COMUNICADO DERLIM DE 07.05.2021 

COMUNICADO DERLIM DE 07.05.2021 

DIRIGENTE/GABINETE

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br 

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971 – delim@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Docentes Categoria O em Interrupção de Exercício 

     Sr. Diretor,

     Novamente solicitamos o preenchimento da planilha de docentes pois, tendo em vista o último arquivo encaminhado pelo CGRH com a data base de 30-04-2021, referente aos docentes categoria O que estão em interrupção de exercício, bem como a necessidade de mantermos nossos docentes contratados com aulas atribuídas para o atendimento dos nossos estudantes, a Comissão de Atribuição de Classes e Aulas encaminha essa nova planilha através do link:

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1WSUi-x6gLjkWKXsboCYjYR79MVsParVP363G4VRP9hs/edit?usp=sharing, para as seguintes providências:

1.    Contatar o docente contratado em interrupção de exercício pertencente a sua unidade escolar, para que o mesmo seja orientado quanto à manifestação de interesse por aulas atribuídas, conforme tutorial contido no link:

https://drive.google.com/file/d/19j2kI8ldKuQJYSz_KGXpzC4vQ7CoZFIG/view?usp=sharing;

2.    Responder as três últimas colunas da planilha, no prazo de até 10 dias a partir da data desse Comunicado, com as datas das ações de retorno do professor, data que iniciou a manifestação de interesse na SED ou a data de solicitação de extinção contratual.

      Contamos com o empenho e celeridade de todos vocês para que essa planilha retorne para a Comissão de Atribuição totalmente preenchida com os dados solicitados desses 63 docentes categoria O em interrupção de exercício.

     Solicitamos, ainda, que os docentes contratados que estejam com carga horária inferior a 19 aulassejam notificados, por escrito, a participarem também da manifestação de interesse na SED, diariamente e até completar a carga horária exigida nos termos da Resolução SEDUC 72-2020, ou aumentá-la se, assim desejarem.

     Bom trabalho a todos!

     Comissão de Atribuição de Classes e Aulas da DERLIM

2. Assunto: Conselho de Classe 

     Reiteramos o Comunicado enviado em 29/04/2021, solicitando que aguardem definição de nova data para o Conselho de Classe.

     Novo calendário será encaminhado pela Diretoria de Ensino e a data do Conselho de Classe deverá ser seguida uniformemente por todas as escolas.

3. Assunto: Escuta dos estudantes – Novo Ensino Médio 

     Senhores(as) Diretores (as),

    Encaminhamos em anexo I planilha com quantitativo de respostas enviadas pelos alunos, contendo resultado parcial da Escuta dos Estudantes sobre o Novo Ensino Médio. Ressaltamos que os dados coletados, referem-se até às 12h00, do dia 06/05/2021. Solicitamos que as unidades escolares analisem as informações e realizem todos os esforços para garantir que o formulário seja preenchido pela totalidade de alunos matriculados em cada uma das escolas estaduais jurisdicionadas à Diretoria de Ensino de Limeira.  Vale ressaltar que o formulário permanecerá aberto até o dia 10/05/2021 (segunda-feira).

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE  

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br  

 

1. Assunto: Pesquisa de Opinião sobre o material Aprender Sempre e orientações para desenvolvimento de competências socioemocionais a ele articuladas do 1º bimestre de 2021  

     A opinião dos profissionais da rede é fundamental para o aperfeiçoamento do material didático Aprender Sempre e as orientações para desenvolvimento de competências socioemocionais a ele articuladas. Por isso, gostaríamos de escutar os profissionais da rede a respeito desses materiais por meio do formulário disponível neste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdC94srI-LJcBEMFqWwCe7KLzVI_GAQpwRulryIu95Vce0PSw/viewform. A pesquisa destina-se aos profissionais que conheçam os materiais, especialmente:

• Professores(as) de Língua Portuguesa

• Professores(as) de Matemática

• Diretores(as) de escola

• Vice-diretores(as)

• Professores Coordenadores

• Professores Coordenadores para acompanhamento de um agrupamento de unidades escolares

• Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico

• Diretores(as) do Núcleo Pedagógico

• Supervisores(as) de Ensino

     As contribuições de cada um serão essenciais para que possamos produzir materiais que atendam cada vez mais às necessidades da rede. 

 

2. Assunto: OBMEP 16ª edição – Dúvidas Frequentes  

     Atenção Professores(as), Coordenadores(as) e PCNP de Matemática!

     Com a reabertura das inscrições da 16ª OBMEP e com as alterações realizadas no regulamento devido à pandemia causada pelo vírus da Covid-19, surgiram muitas dúvidas em relação à aplicação da 1ª fase da OBMEP. Portanto, encaminhamos abaixo as respostas para as perguntas mais frequentes.

     Como ficaram as inscrições realizadas em 2020 para a 16ª OBMEP?  

      • As escolas que realizaram a inscrição para a 16ª OBMEP no ano de 2020 estão automaticamente inscritas no ano de 2021. Estas escolas tiveram o período de 19 a 30 de abril de 2021 para entrar no site (www.obmep.org.br), com o login e senha (cadastrada em 2020 – caso não tenham podem solicitar à Coordenação Regional), para editar as informações ou número de inscritos, atualizando os dados de acordo com o ano corrente (2021).

      Sobre o cancelamento da inscrição realizada em 2020:  

      • Não será possível o cancelamento da inscrição realizada em 2020. Se a escola optar por não participar da 16ª OBMEP, ela deverá acessar a área restrita e editar a quantidade de alunos informada na inscrição em 2020. O responsável por essa edição deverá alterar a quantidade de alunos inscritos da seguinte forma: Nível 1 – “um” (1); Nível 2 e Nível 3 – “zero” (0) e salvar as informações. A partir daí, será gerada uma ocorrência para tratamento na Central da OBMEP.

      Materiais que a escola receberá na 1ª fase da 16ª OBMEP:  

     • Excepcionalmente, em razão da pandemia causada pelo vírus da Covid-19, nesta edição, a OBMEP não enviará as provas da primeira fase impressas, na quantidade de alunos inscritos.      Será enviada apenas uma cópia impressa de cada nível.

     • Os cartões-respostas serão enviados impressos, por nível, na quantidade de alunos inscritos.

     • Também será enviado impresso na quantidade de alunos que serão classificados para 2° fase, o Termo de Autorização de Publicação de Nome nas Listas de Classificados. Este termo deverá ser devidamente preenchido e assinado pelo responsável legal, se o aluno classificado para a 2ª Fase for menor de idade. No caso de o aluno ser maior de idade, ele próprio realizará o preenchimento do termo.

     As escolas terão acesso ao formato digital da prova e ao Termo de Autorização de Publicação de Nome nas Listas de Classificados?  

     • Sim, além da cópia impressa, será disponibilizada na página restrita da escola inscrita (acesso com login e senha no site: http://www.obmep.org.br/) a versão digital (PDF) da prova de cada nível, com vinte questões, no período estipulado no Calendário Oficial da OBMEP (dia 30/06).

      Aplicação da 1ª Fase  

     Atenção: A escola poderá optar por aplicar a prova presencialmente ou de forma on-line.

     Como a escola poderá disponibilizar a prova para os alunos?  

     • A aplicação da prova, como nas outras edições, é de responsabilidade da escola. A escola irá optar em aplicar a prova da maneira que for mais adequada para a realidade escolar (alunos e professores). Essa aplicação pode ser tanto no formato presencial (xerocando, imprimindo ou apresentado a prova em sala usando uma projeção) como no formato on-line (usando formulários como, por exemplo, o google forms, WhatsApp, e-mail ou disponibilizando a prova em PDF) etc. Estas ferramentas podem e devem ser utilizadas como recursos para a aplicação;

     • Prova Ampliada: em razão da não impressão de provas, não enviaremos provas ampliadas às escolas. • A OBMEP não disponibilizará LINK aos alunos para aplicação on-line das provas. Caso a escola opte por esse formato, ela deverá providenciar o acesso à prova pelos alunos. 10 Tempo de Aplicação das Provas:

     • Em relação ao dia de aplicação da prova, segundo o Regulamento Especial, a duração da prova deverá ser de 2h30min (duas horas e trinta minutos), exceto para os alunos com necessidades especiais que precisarem de auxílio para a realização da prova, tais como prova em Braille, para os quais a duração deverá ser de 3h30min (três horas e trinta minutos). A escola poderá escolher o dia de aplicação da prova dentro do período de 30/06/2021 a 03/08/2021. Ressaltamos que os alunos do mesmo nível devem realizar a prova no mesmo dia.

     Como será o envio dos cartões – resposta para a OBMEP?  

     • Independente do formato de aplicação escolhido pela escola, os cartões-respostas dos alunos classificados devem ser enviados para a OBMEP. Excepcionalmente esse ano, a assinatura do aluno no cartão-resposta não é obrigatória. Com isso, os cartões-respostas não precisam ser preenchidos pelos alunos, qualquer pessoa da escola pode preencher os cartões dos alunos classificados, ou pode até mesmo enviar para a OBMEP os cartõesrespostas impressos digitalizados pelos alunos. Atenção: apesar de não ser necessária a assinatura dos alunos nos cartões-respostas, estes são individualizados, ou seja, cada aluno classificado para 2ª fase tem um cartão-resposta com numeração diferente.  

     • A escola pode optar por enviar os cartões-resposta pelo Aplicativo da OBMEP que será disponibilizado ou via correio.

      Como será o envio do Termo de Autorização de Publicação de nome nas Listas de Alunos Classificados e Premiados?  

     • Trata-se de uma exigência da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – Lei nº 13.709 de 14 de agosto de 2018) e o envio do documento físico não é obrigatório. As formas de envio do formulário são:

     (a) juntamente com os cartões-resposta dos alunos classificados para a 2ª Fase;

     (b) upload do formulário na página restrita da escola na OBMEP;

     (c) a princípio, não será permitido enviar os formulários via aplicativo.

     Para finalizar, mais uma informação importante: os alunos formados em 2020 das escolas que se inscreveram no Nível 3 na inscrição original (2020) poderão, caso haja interesse, participar da 16ª OBMEP na condição de extras. Para saber como funciona, acesse o Regulamento Especial da 16ª OBMEP e conheça as regras.

     Devido a todas essas mudanças, sugerimos que todos leiam atentamente o Regulamento Especial da 16ª OBMEP, link: http://www.obmep.org.br/regulamento.htm disponível para todos os interessados, na página principal do site: http://www.obmep.org.br/index.htm – QUEM SOMOS – REGULAMENTO, ou por meio do QR Code abaixo: REGULAMENTO OBMEP

     Solicitamos ampla divulgação.

3. Assunto: Divulgação Jornada X – Operação Antivírus 2  

     Informamos às Unidades Escolares que as inscrições para a Jornada X – Operação Antivírus 2 estão abertas para rede estadual de ensino. Em março de 2021, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP) iniciou uma parceria com a Livelab, laboratório de inovação social que desenvolve e aplica estratégias de jogos colaborativos para a transformação positiva.

     A Jornada X – Operação Antivírus 2 é uma metodologia ativa de empoderamento e engajamento social que busca criar um espaço de aprendizagem voltado para realizar o novo, colocar a mão na massa e, ao mesmo tempo, desenvolver as competências e habilidades previstas no Currículo Paulista.

     A gincana tem como objetivo mobilizar os estudantes a criar e aplicar soluções para diferentes situações relacionadas à pandemia, tais como: ajudar grupos de risco, combater fake news, pensar em soluções para a economia de pequenos negócios, combater a falta d’água e fortalecer a saúde emocional da população. Existe, ainda, a possibilidade de os estudantes escolherem outro tema que seja relacionado a um problema na sua escola ou no seu bairro.

     Com o apoio do componente Projeto de Vida, via Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP), em abril, os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental Anos Finais (EFAF) tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais do jogo e as estratégias para contribuir com a transformação do seu entorno sem sair de casa. Contudo, vale lembrar que o jogo contempla competências e habilidades de todas as áreas de conhecimento do Currículo Paulista e tem como público-alvo crianças e jovens de 13 a 25 anos, contemplando estudantes do EFAF e Ensino Médio. Além disso, os professores, pais e responsáveis também podem participar, atuando como Game Master ou Aliados dos jogadores.

     Até o momento, a Jornada X – Operação Antivírus 2 conta com a inscrição de 709 agentes (estudantes jogadores), 27 Game Masters (professores que apoiam os estudantes), de 33 escolas distribuídas no estado de São Paulo. Destacamos que a participação no jogo é por adesão.

     Para conhecer mais sobre o jogo e apresentar aos estudantes da rede estadual, indicamos o site oficial da Jornada X, link: https://www.jornadax.org/. Além disso, os organizadores criaram um grupo no Facebook exclusivo para Game Masters da SEDUCSP para dialogar sobre o jogo e experiências, disponível no link https://www.facebook.com/groups/gamemasterjornadax

Para outros esclarecimentos, recomendamos que entrem em contato com a equipe Livelab por meio do e-mail contato@jornadax.com.br, telefone 11-94207-4109 e Instagram @jornadax .

 

4. Assunto: PNLD livros em Braille 

Os livros em Braille podem ser solicitados na aba “Acessibilidade” para atender os alunos matriculados no Fundamental I (1º ao 5º ano) e Fundamental II (6º ao 9º ano) e ficará aberta até domingo dia 09/05/2021. Segue manuais em anexo II e III.

Para estudantes e professores com cegueira, baixa visão e surdo-cegueira, que não utilizam o sistema Braille, o FNDE distribui o material em formato EPUB. A escola poderá solicitar na aba “EPUB”, para o Fundamental II (6º ao 9º ano) e ensino médio. Para alunos matriculados no fundamental I (1º ao 5º ano) a escola deverá solicitar acesso no e-mail; coled_fnde@fnde.gov.br.

 

5. Assunto: Acesso à ATPC da Diretoria de Ensino da Região de Limeira – Anos Finais e E.M

     Informamos que a realização das ATPC a serem transmitidas pela Diretoria de Ensino da Região de Limeira será via YOUTUBE, cujo acesso se dará às 10h00 pelos seguintes links:

     Tema: Momento ATPC – Acessando aplicações dentro do Classroom 

     11/05 (3ª feira) das 10h00 às 11h30 –  https://youtu.be/9_aGUig7NsI

     12/05 (4ª feira) das 10h00 às 11h30 – https://youtu.be/xHueCr6-I2w

      13/05 (5ª feira) das 10h00 às 11h30 – https://youtu.be/InubWZC5CiM

 

CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE  

Fone 3404.2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br  

 

Núcleo de Informação Educacional e Tecnologia – NIT  

Fone 3404.2953 – delimnit@educacao.sp.gov.br   

1. Assunto:  #computadordoprofessor 

    

 

CUMPRIMENTOS: 

Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidades por mais um ano de vida à:

– Matilde Aparecida Sebastião, Diretora do Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula/CIE – 08/05 (sábado) 

– Bruna Rafaela Medeiros Oliveira, Núcleo de Administração de Pessoal/CRH – 10/05 (segunda-feira) 

 

TODOS OS ANEXOS AQUI.

Atenciosamente,

Magda de Moraes

Dirigente Regional de Ensino