COMUNICADO DERLIM DE 06.10.2021

COMUNICADO DERLIM DE 06.10.2021

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971 delim@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Bolsa do Povo – Novas funcionalidades

Prezadas equipes gestoras,

Seguem algumas informações importantes sobre o Programa Bolsa do Povo Educação – Responsáveis:

Novas funcionalidades

Disponibilizamos duas novas funcionalidades na Plataforma Bolsa do Povo: desligamento e apontamento de frequência.

funcionalidade de desligamento permite às unidades escolares fazerem a exclusão de beneficiários do Bolsa do Povo Educação – Responsáveis. Mais informações sobre o funcionamento, acesse o manual de desligamento clicando aqui.

Para finalizar o desligamento, o sistema exige a anexação de um modelo de termo de desligamento. O termo segue em anexo I.

Para o apontamento de frequência de setembro, as escolas devem fazer o preenchimento na Plataforma até 08/10 às 17h. Para acessar o manual de frequência, clique aqui.

Recebemos no dia 05/10 a informação de que há instabilidades na Plataforma no que diz respeito ao apontamento de frequência, especialmente na “Situação Atual” do beneficiário. Apesar do preenchimento completo, o status apresentado é de “Frequência Insatisfatória”. A equipe técnica já solucionou o problema.

As unidades escolares precisam verificar se as informações de frequência estão corretas e clicar novamente no botão “Apontar Frequência” que está no fim da página.

Compensação de horas

O Decreto nº 66.078, de 4 de outubro de 2021, estabeleceu a suspensão do expediente nas repartições públicas, prevendo a compensação de 1 (uma) hora diária para o dia não trabalhado.

Os beneficiários do Programa não devem exercer as atividades nos dias de suspensão do expediente, tampouco devem fazer a compensação prevista no Decreto, mantendo sua jornada de atividades de 4 (quatro) horas diárias, conforme previsto na Resolução SEDUC nº 62/2021, nos dias úteis do mês de outubro.

Pagamento referente ao mês de agosto 

O mês de referência e a data de recebimento do benefício são condicionadas pela data de início e de término da formação do beneficiário, conforme segue:

  • O beneficiário que iniciou a formação em agosto e finalizou na primeira chance teve o benefício disponibilizado em setembro;
  • O beneficiário que iniciou a formação em agosto e finalizou na segunda chance terá o benefício, referente aos meses de agosto e setembro, disponibilizado em outubro;
  • O beneficiário que iniciou e concluiu a formação em setembro receberá a parcela em outubro (o recebimento ocorre no dia 20 do mês subsequente ao mês de entrada no programa);
  • O beneficiário que iniciou a formação em setembro e concluiu a formação em outubro  terá o benefício, referente aos meses de agosto e setembro, disponibilizado em novembro.

Quaisquer dúvidas, seguimos à disposição.

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Novo Ensino Médio 

Informamos que amanhã haverá plantão de dúvidas sobre assunto abordado em Serra Negra e também sobre os processos de coleta de turmas.

Canais: Diretoria de Ensino e Trio Gestor

Público-alvo: Trio Gestor, Supervisores e PCNP

Horário: 10h30 às 12h30

   

2. Assunto: BOLETIM INOVAÇÃO Nº 12 

Vem por aí …

Programas Mão na Massa: Segundas e terças-feiras, das 13h às 14h

No app CMSP: todos os canais dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA

04/10/2021 – Parceira Fundação Telefônica Vivo – Hackeando Futuros

                             Acha programação difícil? Mas já parou para pensar que a todo momento você usa a lógica em sua vida? Então, venha conferir dicas básicas sobre a resolução de problemas usando a lógica, além de refletir sobre as futuras profissões.

05/10/2021 – Ponte H – um jeito fácil de controlar motores!

Já pensou em dar movimento ao seu carrinho? Então não perca o Mão na Massa, nele você vai aprender a girar a roda usando a Ponte H, um componente eletrônico que ajuda na rotação do motor DC. Venha conferir e colocar a mão na massa.

VISITE O CIEBP E EXPLORE, POR OPÇÃO, O ACERVO CULTURAL DE SÃO PAULO

No espaço do Sesc Pompéia, localizado na rua Clélia, Pompeia – SP, próximo à estação CPTM Água Branca, os estudantes e professores podem prestigiar a exposição “Lamento das imagens”, estudado e criado por Alfredo Jaar, artista chileno, que investigou ao longo de anos a respeito do controle social e manutenção da desigualdade por meio de imagens.

As obras são vistas em forma de pôsteres, textos e projeções de vídeos. O interessante é que o visitante pode mergulhar no pensamento do artista durante as quatro décadas de sua reflexão política, que, combinadas com a tecnologia e com a arte, demonstram o pensamento contemporâneo de Jaar acerca da organização da sociedade. Umas das obras que apresentam essa discussão é “O silêncio” (The Sound Silence), o autor constrói em uma única imagem um teatro, retirada do registro do fotojornalista, Kevin Carter, que evidencia um garoto faminto do Sudão sendo observado por um abutre, no curta apresenta os visitantes podem refletir sobre vários impactos que o vídeo traz como análise.

                             Jaar dizia que: “Nenhuma fotografia é inocente”, assim como podemos destacar que nenhum ato ou fala pode ser inocente, tudo expressa algo ou tem um sentido naquilo que se quer dizer. Além da obra citada, o visitante pode conferir outras que expressam dor e agonia de um regime autoritário de Somoza. Portanto, tem muitas obras para se debruçar e refletir de forma real a respeito dos acontecimentos do mundo contemporâneo. É importante lembrar que o agendamento e a visita são de responsabilidade do visitante.

Aconteceu no CIEBP: Visita da Comitiva do Estado do Rio Grande do Sul

O CIEBP está conquistando todo o Brasil!

Desta vez tivemos a visita da Sra. Raquel Teixeira, atual Secretária da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, e comitiva. O seleto grupo veio conferir de perto o funcionamento desta política pública, com o intuito de compartilhar suas experiências e utilizar as ideias e iniciativas aqui aplicadas, em projetos daquele estado.

Vivenciando momentos de experimentação junto aos estudantes que visitavam os espaços na ocasião, a comitiva pôde compreender, na prática, a diferença que o CIEBP está fazendo na vida de toda a rede escolar do Estado de São Paulo e o quanto mais ela pode contribuir para a formação integral dos estudantes.

Aconteceu no CIESP: Visita da EE Miguel Oliva Feitosa

Nessa semana pudemos compartilhar experiências e oferecer trilhas formativas a mais professores da rede. Destacamos a vez da Escola Estadual Miguel Oliva Feitosa, que, representada pela sua diretora, vice-diretora e o PROATEC, conheceram o trabalho do Centro de Inovação (CIEBP) e encontraram nele um vasto potencial para desenvolver os projetos inovadores em sua Unidade Escolar. Os profissionais da educação puderam visualizar os recursos tecnológicos disponíveis para futuramente retornar e participar de outras trilhas formativas e mentorias com seus estudantes e seus pares.

Estamos contentes por colaborar com esses projetos!

Você sabia?

Alguns empreendedores que sonham em abrir startups e inovar, ficam perdidos quando vão colocar suas ideias em prática. Estudar sobre recursos e gestão de negócios é essencial para se ter sucesso. Cursos como Contabilidade e Administração são importantes para realizar esses sonhos.

Quer saber mais sobre o assunto? Visite o Hub de Inovação do CIEBP!

Se Liga! Registre suas boas práticas

Se você desenvolveu entre 2020 e 2021 algum projeto dentro ou fora da sala de aula, ligado à Tecnologia e Inovação, seja como aluno, seja como professor, em uma das unidades escolares da rede pública paulista, queremos conhecer seu projeto. Conte sua história!

Link do formulário para divulgação: https://cutt.ly/on2HQQc

 

3. Assunto: Avaliação de Fluência Leitora – Rede Estadual 

No âmbito das avaliações processuais e formativas em desenvolvimento pela SEDUC para apoio ao Programa de Recuperação e Aprofundamento, está inclusa a “Avaliação da Fluência Leitora”, inédita em nosso estado.

Esta avaliação está voltada à identificação do nível de fluência leitora de nossos estudantes, constituindo-se essa capacidade em condição básica para compreensão de textos e interação subsequente com o conjunto de conhecimentos aos quais os estudantes passam a ter acesso ao longo do processo de escolarização. Neste sentido, fornecerá um diagnóstico fundamental para a efetividade do trabalho pedagógico em nossas escolas.

No Comunicado do Boletim COPED número 31 informamos sobre as duas lives formativas e preparatórias para a concretização desta avaliação. Seguem links do CMSP para acessar tanto as lives como os respectivos materiais, sempre que necessário. Todo o processo operacional está detalhado na apresentação em PPT para consulta durante o processo avaliativo.

Live de 21/09/21 – Diretoria de Ensino

Live de 23/09/21– Escolas

Apresentação em PPT  

O período para aplicação do teste de fluência leitora nas unidades da rede estadual se inicia em 27 de setembro e ficará disponível até 30 de novembro, sendo voltada aos estudantes dos 2°. 3°. e 6º. anos do ensino fundamental.

A organização da aplicação da Fluência Leitora nas escolas deve ser feita pelos Diretores, de modo a respeitar as características de cada unidade, seus recursos humanos, espaços e atividades programadas para o ano. A aplicação será realizada presencialmente pelos docentes que atuam na própria escola/classe/sala/turma ou turmas diferentes e possuam perfil para realizar a aplicação, considerando em caso de necessidade, ainda, o previsto nas Resoluções SEDUC 88 e 89, de 22/09/2021.

SUBSECRETARIA/COPED

4. Assunto: Alterações na resolução e portaria do PRR (Projeto de Reforço e Recuperação) – Atribuição do PEB I para 6º ano 

 

Com o intuito de minimizar o impacto negativo da pandemia sobre a aprendizagem dos estudantes, especialmente com relação à alfabetização e ao letramento matemático, bem como a necessidade de oferecer apoio à aprendizagem aos estudantes do 6º ano do ensino fundamental, especialmente aos que apresentam defasagens de aprendizagem relacionadas às habilidades fundamentais dos anos iniciais do ensino, a SEDUC publicou a Resolução 89/2021, que altera a Resolução 37/2019, do Projeto de Reforço e Recuperação (PRR), permitindo a atribuição do PEB I (Professor Educação Básica I) a turmas do 6º ano.

Além disso, alterou a Portaria COPED/CGRH s/nº, de de 26-1-2021, que estabelece os anos/séries que podem ter aulas atribuídas para o ano de 2021, incluindo o 6º ano. Essa alteração foi realizada para permitir a atuação de professores com mais experiência com a recuperação de habilidades relacionadas aos anos iniciais do ensino fundamental, para apoiar os estudantes em um momento de transição importante na sua trajetória escolar.

Com isso, os estudantes terão um apoio adicional para a consolidação da alfabetização, o letramento das diversas formas de expressão de modo a capacitá-los para continuidade de sua trajetória escolar fazendo o uso da leitura, da linguagem escrita e das diversas linguagens utilizadas nas diferentes situações de vida, dentro e fora do ambiente escolar.

Com essas atualizações na resolução e na portaria, priorizou-se para 2021 a atribuição de aulas presenciais durante o período regular de aulas relativas à atuação no Projeto de Reforço e Recuperação das aprendizagens, podendo ser atribuídas 2 aulas semanais de Língua Portuguesa e 2 aulas semanais de Matemática para os seguintes anos/séries:

– 2º, 5º, 6º, 7º e 9º anos do ensino fundamental, – 2ª e 3ª séries ensino médio.

Além disso, há a possibilidade de atribuição de 21 aulas semanais para 1º ao 5º ano do ensino fundamental, para turmas com professores regentes de classe que não podem ministrar aulas presenciais. Destaca-se que, nos casos de retorno desses docentes às atividades presenciais, não se aplica a atribuição de 21 aulas semanais para o PRR , sendo possível somente a atribuição no máximo 4 aulas semanais do Projeto para cada turma. A atribuição de 21 aulas semanais permanece apenas para casos excepcionais em que os professores regentes permanecem com restrições ao retorno presencial, tais como os casos de docentes que fazem parte do grupo de risco e também não podem ser vacinados, conforme prescrição médica, devendo apresentar documento comprobatório.

No caso da atribuição de aulas organizadas como “Monitoria de Estudos”, destinadas ao apoio aos estudantes do Além da Escola, podem ser atribuídas duas aulas semanais para atender a todos os estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, isto é, do 6º ao 9º anos do ensino fundamental, e da 1ª à 3ª série do ensino médio.

Nesses anos/séries, as aulas podem ser atribuídas aos professores na seguinte conformidade:

– nos anos iniciais do ensino fundamental: ao Professor Educação Básica I – com magistério ou licenciatura plena em Pedagogia;

– no 6º ano do Ensino Fundamental: conforme as necessidades de aprendizagem dos estudantes, ao Professor Educação Básica I, com magistério ou licenciatura plena em Pedagogia, ou ao docente devidamente habilitado/qualificado nos componentes curriculares em que terão aulas atribuídas; – ou seja: caso o estudante tenha dificuldades relacionadas aos anos iniciais do ensino fundamental, tais como as ligadas à alfabetização e ao letramento matemático, podem ser atribuídas aulas ao PEB I;

– caso os estudantes tenham dificuldades de aprendizagem relacionadas às habilidades específicas do 6º ano do ensino fundamental, podem ser atribuídas aulas ao docente devidamente habilitado/qualificado nos componentes curriculares em que terão aulas atribuídas – Língua Portuguesa ou Matemática.

– no 7º a 9º anos do ensino fundamental e na 2ª ou 3ª séries do ensino médio: ao docente devidamente habilitado/qualificado nos componentes curriculares em que terão aulas atribuídas.

As aulas das turmas organizadas como “Monitoria de Estudos” podem ser atribuídas a professores habilitados e qualificados de todos componentes curriculares, que tenham participado do Curso “Ensino Híbrido: Práticas de Orientação de Estudos”, ofertado pela EFAPE, ou que se comprometam a realizar o respectivo curso, nesta ordem.

Por fim, disponibilizamos a atualização do documento orientador do Projeto de Reforço e Recuperação, neste link, considerando as regras atuais do projeto.

SUBSECRETARIA/COPED/CGRH

5. Assunto: Orientações sobre atuação do PEB I no horário das aulas de Arte e Educação Física a partir da Resolução SEDUC 88/2021 

Considerando a implementação do documento curricular “Currículo em Ação” e por conta do contexto de pandemia e seus impactos sobre a aprendizagem dos estudantes, se faz essencial o fortalecimento da formação de professores e a intensificação das ações de recuperação e aprofundamento da aprendizagem para que os estudantes possam avançar em sua trajetória escolar com sucesso. Para tanto, a SEDUC publicou a Resolução SEDUC nº 88/20221 para que os professores regentes possam participar de ações formativas que ampliem seu repertório dialogando com as necessidades e realidades da escola nesse contexto.

Com a publicação da Resolução SEDUC 88/2021, os professores regentes de classe nos anos iniciais do ensino fundamental deixam de acompanhar os estudantes de suas turmas no horário das aulas de Educação Física e Arte e passarão a realizar atividades voltadas ao seu próprio desenvolvimento profissional para a recuperação da aprendizagem dos estudantes.

Vale ressaltar que, na ausência desses professores especialistas, o professor regente de classe deve assumir o horário das aulas de Arte e Educação Física, oferecendo aulas e atividades relacionadas ao escopo de sua atuação, não para oferecer aulas específicas de Arte e Educação Física.

Conforme o disposto na Resolução, no horário das aulas de Arte e de Educação Física dos anos iniciais do ensino fundamental ministradas por professor especialista, os professores regentes de classe poderão:

● participar de formações:

○ parte desse tempo poderá ser destinado a formações a serem oferecidas pela EFAPE, pelas Diretorias de Ensino, ou pela escola, conforme orientações da SEDUC, das equipes das Diretorias de Ensino ou da equipe gestora da escola em que atua;

● aplicar avaliações de aprendizagem:

○ por exemplo, no horário das aulas de Arte e Educação Física para a sua turma, os docentes poderão aplicar a avaliação de fluência. A aplicação nesses moldes pode ocorrer tanto para os estudantes de sua própria turma, em que o docente tira temporariamente um estudante por vez durante parte da aula de Arte e Educação Física para que realizem a avaliação de fluência, quanto para estudantes de outras turmas, que podem ser destacados temporariamente durante suas aulas para realizar a avaliação;

● realizar atividades de recuperação:

○ para apoiar atividades de recuperação e aprofundamento da aprendizagem dos estudantes de outras turmas. Por exemplo, caso em uma escola haja duas turmas do 3º ano do ensino fundamental, o professor do 3º A pode apoiar o docente do 3º B no horário das aulas de Arte e Educação Física da sua turma para oferecer atividades de recuperação da aprendizagem com um apoio mais personalizado às necessidades dos estudantes, e vice-versa.

● participar de outras atividades pedagógicas além das especificadas anteriormente:

○ para apoiar a aprendizagem dos estudantes.

SUBSECRETARIA/COPED/CGRH/EFAPE

6. Assunto: 1º Congresso Brasileiro de Metodologias Ativas na Educação Básica – Inscrições abertas 

Que tal transformar a sala de aula em um ambiente mais participativo e motivador com o uso de metodologias ativas?

Entre os dias 12/10, o tema estará em debate no 1º Congresso Brasileiro de Metodologias Ativas na Educação Básica, uma iniciativa do Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas da Universidade de São Paulo (NAP/USP), da Association of Problem-Based Learning and Active Learning Methodologies (PANPBL) e do Instituto iungo.

Sobre o Congresso 

A proposta é reunir os profissionais da Educação para o debate em torno do desenvolvimento de estratégias ativas pautadas na busca de soluções para problemas concretos, por meio de caminhos metodológicos ativos conectados com as atuais maneiras de ver, sentir e praticar os processos de aprendizagens. Além disso, serão tratadas propostas de construção de projetos de vida docentes pautados na ética, no engajamento e na excelência.

Além de ser um espaço de encontro de profissionais com grande diversidade de experiências, pretende-se criar oportunidades online interativas de construção de práticas inovadoras para os processos e espaços educacionais brasileiros.

Confira a seguir alguns dos temas previstos:

 

 

Anote na agenda 

Data: de 9 a 12/10 Horário: das 8h30 às 16h, de acordo com a programação As inscrições podem ser realizadas por meio do endereço: https://educacaoativa.panpbl.org/inscricoes2/.

Para mais detalhes sobre a programação, acesse: https://educacaoativa.panpbl.org.

Atenção: O Instituto iungo disponibilizará bolsas a 200 profissionais da Rede de Ensino Estadual de São Paulo para participar das oficinas. Acesse o formulário de inscrições até o dia 30/09, em: https://pt.surveymonkey.com/r/EducAtivaSP.

Aproveite esta oportunidade! Será uma experiência para aprendizagens e trocas de conhecimento.

7. Assunto: Programação – Profissionais da Educação – CMSP 

Para você ficar por dentro de todas as pautas que serão trabalhadas nesta semana, de 04 08 de outubro, a EFAPE preparou e disponibilizou a programação de Formação no site do CMSP.

Com essa programação, além de conteúdos inéditos, você poderá se organizar para assistir às reprises, ficar por dentro de algum assunto que você perdeu ou até assisti-las novamente e aprofundar-se nos temas já trabalhados.

Acesse https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/programacao-profissionais-da-educacao/ e confira!

Estas ações também poderão ser assistidas em outros momentos, já que ficam disponíveis no Repositório do Centro de Mídias, e também no canal do CMSP no YouTube.

Anote na agenda! 

Série: “Clube de Leitura na Prática – Clube de Leitura Mulheres Negras na Biblioteca – MNB” 

Dia: 07 de outubro de 2021.

Horário: das 14h às 15h30.

Local: no canal Desenvolvimento Profissional 1, do CMSP

Série: Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis Dia Nacional do deficiente físico – ODS 10 

Dia: 08 de outubro de 2021.

Horário: das 15h45 às 17h15.

Local: no canal Desenvolvimento Profissional 1, do CMSP

Palestrante do tema: Ana Lucia Dias da Silva Keunecke – Advogada e membro da Rede Feminista de Juristas

Advogada, membra do Colegiado da REHUNA – Rede Pela Humanização do Parto e Nascimento e da DEFEMDE – Rede Feminista de Juristas. Co-fundadora das ONGs Associação CINEMATERNA, ASSOCIAÇÃO ARTEMIS e MULHER SEM VIOLÊNCIA. Atua na questão dos direitos humanos, sexuais e reprodutivos das mulheres, em esfera pública e privada em âmbito nacional e internacional, incluindo advocacy e ações de fiscalização de cumprimento dos Tratados Internacionais.

Todas as sextas-feiras, das 15h45 às 17h15, o Canal de Desenvolvimento Profissional transmite a série: Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis, produzida em parceria entre as Secretarias da Saúde, Justiça e Educação.

Voltada para os profissionais da Educação, a série abordará os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a forma como podem ser trabalhados na escola.

São 17 ODS ao todo, e foram formulados pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015, de forma a organizar uma agenda mundial a ser desenvolvida até 2030. A intenção é implementar políticas públicas voltadas para os cuidados principais que a humanidade precisa tomar para eliminar a pobreza extrema, a fome, melhorar a qualidade da Educação, proteger o planeta e trabalhar para que as sociedades sejam mais inclusivas e pacíficas.

 

A cada semana, um ou mais ODS serão trabalhados, sempre para trazer elementos que contribuam para que os profissionais da Educação conheçam e reconheçam as formas de contribuir para que a agenda 2030 seja desenvolvida na escola. A nossa formação e a dos nossos estudantes poderão se tornar cada vez mais comprometida com os princípios necessários para melhorar toda sociedade e o nosso planeta.

E anote aí: dia 22/10 o tema será “Dia das meninas, ODS 10”!

 

REPRISES – Percurso formativo sobre práticas de autoconhecimento e desenvolvimento das competências socioemocionais 

Diante da complexidade que temos vivido, são cada vez mais importantes ações para apoiar os educadores no autodesenvolvimento e no autoconhecimento, para que possam lidar de forma construtiva e criativa com os desafios da vida profissional e pessoal.

Pensando nisso, a EFAPE e o Instituto Ayrton Senna elaboraram o percurso “Jornada formativa: práticas de autoconhecimento e desenvolvimento das competências socioemocionais”.

Ao longo dessa jornada, foram apresentadas seis webconferências temáticas, relacionadas ao tema. E para conhecer o percurso e rever as webs, iniciaremos um ciclo de reprises.

Não se esqueça de que, no percurso formativo, no AVA-EFAPE, também estão disponibilizados os materiais complementares, como um “Diário de Bordo” para guiá-lo.

Todas as webconferências serão reprisadas das 14h às 15h30, sempre às sextas-feiras, no Canal Desenvolvimento Profissional 1, no CMSP:

 

8. Assunto: Lives 

 CUMPRIMENTOS: 

Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidades por mais um ano de vida à:

– Thais De Fatima Barboza Vaz, Centro De Administração De Finanças E Infraestrutura – CAF LIM – 07/10/2021 (Quinta-Feira) 

TODOS OS ANEXOS AQUI

Atenciosamente,

Magda de Moraes

Dirigente Regional de Ensino