COMUNICADO DERLIM DE 05.07.2021 

COMUNICADO DERLIM DE 05.07.2021 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Reunião – Diretores de Escola – ALTERAÇÃO DE DATA 

    Retransmitimos assunto publicado no COMUNICADO DERLIM de 02.07.2021, com alteração da data.

    A Dirigente Regional de Ensino convoca todos os Diretores de Escola, Diretores de Centro e Supervisores de Ensino para reunião que ocorrerá dia 07/07/2021 (quarta-feira), às 15h00, através da ferramenta Google Teams, para tratar de assuntos diversos.

    O link de acesso foi encaminhado no email.

    Solicitamos, por favor, que ingressem com antecedência, de modo a evitar eventuais atrasos.

    OBS.: Será disponibilizada um formulário para registro da presença da reunião, solicitamos que façam o preenchimento.

2. Assunto: Curso EJATEC – Práticas de Orientação de Estudos – 1ª Edição/2021! 

     Solicitamos especial atenção ao Boletim nº 1. Anexo I.

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971– delim@educacao.sp.gov.br  

 

1. Assunto: Plano de Recuperação Intensiva de Julho de 2021 

      Senhores (as) Diretores (as), encaminhamos orientações sobre o Projeto Recuperação Intensiva de Julho de 2021, de acordo com material disponibilizado pela SEDUC após lives realizadas através do CMSP.

        Atenção: Novas orientações serão encaminhadas as unidades escolares após a publicação de Resolução pela SEDUC normatizando e estabelecendo procedimentos para viabilização do processo disposto nesse material.

       Orientamos que todas as Unidades Escolares devem elaborar o Plano de Recuperação Intensiva e que ao elaborarem conforme modelo, anexo II.

       Obs. Todas as Unidades Escolas com exceção dos municípios de Rio Claro e Iracemápolis, devem elaborar o Plano de Recuperação.

       O Plano de Recuperação Intensiva deve considerar os itens abaixo, conforme segue:

      O Projeto de Recuperação Intensiva de julho de 2021 aplica-se tanto nas unidades escolares regulares de tempo parcial, quanto nas escolas participantes do Programa de Ensino Integral e não se aplica para o EJA, ao Atendimento Socioeducativo, ao Programa de Educação nas Prisões e CEL.

       – Período de realização: de 19 a 30 de julho.

       –  Serão priorizados na Recuperação de julho, os estudantes:

– com desempenho escolar insatisfatório em Língua Portuguesa e Matemática no 1º e 2º bimestres;

     – com frequência inferior a 75% em Língua Portuguesa e Matemática no 1º e 2º bimestres.

      – O Projeto de Recuperação será ofertado forma presencial, tendo o Centro de Mídias como apoio complementar (municípios sem decreto de retorno não ofertarão essa recuperação intensiva);

      – No dia 12 de julho estará disponível no CMSP a programação completa, vídeos e materiais de apoio as aulas no CMSP.

      – A unidade escolar deverá divulgar junto à comunidade escolar as aulas de Recuperação Intensiva de Julho, para obter a confirmação de interesse dos estudantes (se maior) e diretamente com os responsáveis legais, quando menores de idade, de modo a verificar a demanda existente (é essencial essa confirmação antes da atribuição das aulas);
– A carga horária para o desenvolvimento das atividades para o Projeto de Recuperação Intensiva será de 25 aulas semanais (no diurno) e 20 (no noturno), podendo serem realizadas em cada um dos três turnos, distribuídas em 5 aulas diárias;

      – As unidades escolares ao organizarem as turmas de Recuperação Intensiva deverão respeitar o limite de estudantes por agrupamento, de modo a respeitar os protocolos sanitários previstos no Plano São Paulo;

   – CRONOGRAMA: 

Atividade 

Período 

Escola elabora plano da recuperação de julho 

até 9/jul 

Atribuição de aulas na escola 

5 a 9/jul 

Atribuição de aulas na DE 

até 16/jul 

Realização de formação para professores que atuarão 

nas férias de julho 

12 a 16/jul 

Realização do conselho de classe/ano/série e ratificação ou 

retificação dos estudantes que participarão da recuperação 

até 15/jul 

“Repescagem” da atribuição na DE 

19/jul. 

Aulas de recuperação 

19 a 30/jul. 

A UNIDADE ESCOLAR DEVERÁ: 

Elaborar o Plano de Recuperação Intensiva a ser enviado à Diretoria de Ensino para análise e acompanhamento da Supervisão de Ensino até 08-07-2021 (quinta-feira), e por favor enviar primeiramente no e mail institucional do Supervisor de Ensino da escola para posterior publicação no SPSP. A confirmação e/ou autorização pelos responsáveis pelos indicados para recuperação deverão ser arquivadas na UE para verificação posterior.

 

ORGANIZAÇÃO DAS AULAS  

– Diurno: máximo de 25 aulas semanais, com mínimo de 5 aulas por semana.

– Noturno: máximo de 20 aulas no semanais, com no mínimo de 5 aulas por semana.

Essas aulas poderão ser distribuídas entre 2 e 5 dias na semana.

Exemplo: caso o estudante realize 10 aulas na semana, irá 2 vezes na semana, com 5 aulas diárias.

Obs: no caso dos anos iniciais do ensino fundamental, é importante que organizem o horário correspondente ao horário regular de aulas

– Aulas poderão ser distribuídas entre os componentes de diferentes formas, de acordo com necessidades dos estudantes e disponibilidade de professores, com no mínimo 5 aulas por componente curricular por semana.

Alguns exemplos de formas que as escolas poderão organizar as aulas são: 

Componente curricular: Quantidade de aulas Matemática 15 e Língua Portuguesa 10 Componente curricular: Quantidade de aulas Matemática 10 e Língua Portuguesa 15 Componente curricular:  Quantidade de aulas Matemática 5 e Língua Portuguesa 5

Componente curricular: Quantidade de aulas Matemática 10 e Língua Portuguesa 5

Como se dará a atribuição de aulas:

ATRIBUIÇÃO DE AULAS – ANOS INICIAIS  

PEBI com magistério ou Licenciatura Plena em Pedagogia

ATRIBUIÇÃO DE AULAS – ANOS FINAIS E MÉDIO 

Língua Portuguesa 

1. Habilitados/qualificados em Língua Portuguesa

2. Habilitados/qualificados em Inglês ou Arte

3. Habilitados/qualificados na área de Ciências Humanas

 

Matemática  

1. Habilitados/qualificados em Matemática

2. Habilitados/qualificados na área de Ciências da Natureza

 

6º ano do Ensino Fundamental 

Dependendo das necessidades de aprendizagem dos estudantes, podem ser atribuídas aulas ao PEB I ou ao PEB II

PODEM TER AULAS ATRIBUÍDAS PARA MINISTRAR AULAS EM JULHO: 

Professores com aulas atribuídas, complementando carga horária

1. Titulares de Cargo, na carga suplementar;

2. Categoria F com complementação da carga horária

3. Categoria O (com contrato aberto, de professores da rede): se tiver carga horária inferior a 32 aulas, como complementação

PROFESSORES CONTRATADOS – INCLUSIVE TITULAR E CAT. “F” EM 2º VÍNCULO 

1. Contratação de professores especificamente para esse fim, desde que inscritos no processo de atribuição de classes e aulas.

ATRIBUIÇÃO DE AULAS – EDUCAÇÃO ESPECIAL 

Estudantes com deficiência múltipla, intelectual, visual, física, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação poderão ter apoio de um professor da educação especial que apoiará o professor regente, por meio do ensino colaborativo.

– Caso haja estudantes em alguma das situações acima que realizará a recuperação de apenas Língua Portuguesa ou apenas Matemática: 3 aulas semanais por classe com estudantes em uma das situações acima

– Caso haja estudantes em alguma das situações acima que realizará a recuperação de Língua Portuguesa e Matemática: 5 aulas semanais por classe com estudantes em uma das situações acima

– Caso haja estudantes com deficiência auditiva/surdez que necessitem do apoio do intérprete de libras:

       Cada turma com estudantes que necessitem do apoio do intérprete de libras poderá atribuir aulas na quantidade em que o estudante estiver presente na recuperação de julho

 Exemplo: caso haja uma classe composta por 2 estudantes com deficiência auditiva/surdez que realizarão 15 aulas semanais, poderão ser atribuídas 15 aulas para 1 (um) intérprete de libras

É possível atribuir essas aulas para mais de um profissional, caso seja necessário para garantir o atendimento dos estudantes.

Encaminhamos, na íntegra, material orientador, anexo III, utilizado nas lives pela SEDUC e disponibilizado a DERLim e reiteramos a informação que novas orientações serão encaminhadas posteriormente.

IMPORTANTE: A atribuição das aulas da Recuperação Intensiva de Julho 2021, no nível Unidade Escolar, deverá ocorrer no dia 08-07 (quinta-feira). Em seguida enviar, até às 18 horas, o saldo de aulas a serem atribuídas (Anexo IV) para saldo.aula@gmail.com em nível de Diretoria de Ensino.

As fichas de Recuperação Intensiva Julho 2021 (Anexo V) deverão ser preenchidas pelos professores que encaminharão os alunos para a recuperação (Campo A) para orientação dos professores que trabalharão junto aos alunos na recuperação (e que preencherão Campo B e C). 

Comissão responsável pelo Projeto de Recuperação Intensiva da DERLim.

 

 2. Assunto: Jornal Programas MEC – Junho/2021 

      Encaminhamos, anexo VI, o Jornal Programas MEC referente a Junho/2021.

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Divulgação do Movimento Escolas pelo Clima 

    Divulgamos para rede estadual de ensino de São Paulo o convite do Movimento Escolas pelo Clima, coordenado e idealizado pela Reconectta (negócio social especializado em Educação para Sustentabilidade), com a parceria do The Climate Reality Project (principal rede internacional de líderes climáticos, fundada pelo ganhador do Prêmio Nobel da Paz, Al Gore). O Movimento Escolas pelo Clima é formado por uma comunidade de escolas que atuam como protagonistas no enfrentamento às Mudanças Climáticas.

     O Movimento, lançado em outubro de 2020, já possui mais de 200 escolas signatárias, públicas e particulares, somando mais de 120.000 estudantes e 17.000 educadores de todas as regiões do Brasil e Portugal.

     A adesão ao movimento é gratuita e visa oferecer, por meio de uma comunidade de práticas, inspiração, conexões e visibilidade para instituições de ensino comprometidas com a temática. O objetivo dos organizadores do movimento é contribuir com a construção de uma comunidade forte e engajada, orgulhosa de ser parte ativa deste desafio tão urgente, e de atuar como agente transformador da educação. Nesse sentido, acreditam no potencial do ensino público, que forma mais de 63% do movimento.

     Para conhecer a iniciativa, acesse @escolaspeloclima ou https://www.reconectta.com/escolaspeloclima

     Para esclarecimentos de dúvidas, entrar em contato com a organização do movimento por meio do seguinte contato: contato@reconectta.com

 

2. Assunto: Publicação do Documento “Práticas Pedagógicas e Metodologias de Ensino das Modalidades e Atendimento Especializado – Volume 1”  

    Prezados(as), Diretores, Vice-Diretores, Professores Coordenadoras e Professores da rede de ensino paulista,

    É com imensa alegria que o Departamento de Modalidades Educacionais e Atendimento Especializado (DEMOD), por meio do Centro de Apoio Pedagógico (CAPE), do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) e do Centro de Inclusão Educacional (CINC), vem divulgar a publicação virtual do documento “PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E METODOLOGIAS DE ENSINO DAS MODALIDADES E ATENDIMENTO ESPECIALIZADO – Volume 1”, link: https://drive.google.com/file/d/1NmKdGXXKzuKqCttYbKp2gWmemYoxbwfi/view. Trata-se de um compilado de ações e estratégias exitosas desenvolvidas pelas Unidades Escolares durante o período de quarentena no ano de 2020.

     Seja por meio das aulas remotas ou durante o período opcional de retomada das aulas presenciais, estes profissionais divulgam em seus artigos científicos práticas de sala de aula realizadas em 2020 e que envolvem as seguintes modalidades, atendimentos e temáticas: EJA (curso presencial e de presença flexível-CEEJA); Programa de Educação nas Prisões (PEP); Atendimento Socioeducativo; Educação Escolar Indígena (EEI); Educação Escolar Quilombola (EEQ); Educação do Campo (Edoc): Acampados, Assentados e Comunidades Tradicionais; Estudantes Migrantes Internacionais; Estudantes Itinerantes; Atendimento Educacional Especializado (AEE); Educação das Relações Étnico[1]Raciais (ERER); Educação para a Diversidade Sexual e de Gênero (EDSG).

    Clique no link: https://drive.google.com/file/d/1NmKdGXXKzuKqCttYbKp2gWmemYoxbwfi/view para acessar o documento “PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E METODOLOGIAS DE ENSINO DAS MODALIDADES E ATENDIMENTO ESPECIALIZADO – Volume 1” ou aponte a câmera do celular para o QR Code abaixo.

 

     Esperamos que as ações inovadoras que compõem esse documento possam inspirar e refletir outras práticas no cotidiano escolar, que visem garantir o direito à educação de todas e todos, em diferentes contextos e públicos, e o fortalecimento dos direitos humanos na educação escolar, que respeitem e contemplem as diferentes culturas e etnias, o enfrentamento aos preconceitos e às discriminações sociais, raciais, de gênero, sexualidade, econômicas, de nacionalidade e relacionadas à privação de liberdade, dentre outras, que perpassam o processo de escolarização.

 

3. Assunto: Aprender Valor

    Prezados(as),

     Está aberto até dia 31 de julho a adesão ao Programa Aprender Valor, iniciativa do Banco Central voltada para escolas de Anos Iniciais e Finais. O Aprender Valor é uma iniciativa do Banco Central do Brasil que tem como objetivo estimular o desenvolvimento de competências e habilidades de Educação Financeira e Educação para o Consumo em estudantes das escolas públicas brasileiras.

     A partir de 2021, a iniciativa entra em fase de expansão nacional, possibilitando que mais escolas e redes municipais e estaduais de educação tenham acesso aos recursos do programa. Dessa forma, conhecimentos sobre formas de melhorar a gestão do dinheiro podem chegar a diretores, professores e estudantes de Ensino Fundamental de todo o país.

     Um dos maiores impactos causados pela pandemia de COVID 2019 foi a gestão dos recursos financeiros das famílias de nossos estudantes. Acreditamos que este programa possa apoiar o planejamento e organização financeira, começando pelo trabalho nas escolas.

     Reforçamos o convite a Diretores de escolas de Anos Iniciais e Finais para a realização da adesão de suas escolas ao programa, caso julguem pertinente.

     Para buscarem maiores informações sobre o programa, convidamos a todas a:

     • Assistirem a Live que aconteceu no dia 1º de julho, através do link https://www.youtube.com/watch?v=lBrzNgXbvPo

     • Participarem do evento Aprender Valor | Passo a passo de adesão e cadastros de estudantes e profissionais – a ser realizado no dia 05 de julho, às 15:00 (horário de Brasília), no canal do Banco Central no Youtube, disponível através do link https://youtu.be/xiNzrkVmVpk

     • Para informações iniciais, sugerimos releitura do COMUNICADO DERLIM de 28.06.2021.

     A participação de todos é muito importante e temos certeza que o programa Aprender Valor poderá contribuir para o alcance das habilidades e competências de nossos estudantes, podendo também ajudar na Educação Financeira de todos os envolvidos. Solicitamos ampla divulgação!

 

4. Assunto: 8ª edição do Solve for Tomorrow – Construindo Respostas para o Amanhã  

    Prezados(as),

    O Prêmio Respostas para o Amanhã, uma iniciativa da Samsung sob coordenação geral do CENPEC Educação, busca estimular e divulgar projetos de investigação científica e/ou tecnológica desenvolvidos por estudantes do Ensino Médio da rede pública de ensino. Com foco na abordagem STEM (sigla em inglês que significa Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) parte de um desafio ou problema que possibilita múltiplas soluções ou respostas. Nessa abordagem, o ensino de Ciências encontra suporte nas Tecnologias, nos processos das Engenharias e na aplicação da Matemática para solucionar problemas reais em situações concretas de forma inovadora.

     Alguns destaques e oportunidades em participar da 8ª edição:

     ➢ Inscrição de uma ideia de projetos realizados por equipes compostas e 3 a 5 estudantes;

    ➢ Publicação do Guia Prático – Inovações no Ensino de Ciências, link: https://respostasparaoamanha.com.br/arquivo/29057/guia-pratico-inovacoes-no-ensino-de-ciencias.pdf ;

    ➢ Mentorias online para as 20 equipes semifinalistas para o desenvolvimento do projeto e, para as 10 finalistas, para o desenvolvimento do modelo/protótipo;

    ➢ Acesso exclusivo para os professores com projetos inscritos do Webinar e infográfico sobre prototipagem;

     Premiação para professores, estudantes e escolas conforme as etapas, sendo:

     o Projetos semifinalistas: um notebook Samsung para o professor orientador e até um professor(a) parceiro(a);

     o Projetos finalistas: participação das 10 equipes na II Mostra do Prêmio Respostas para o Amanhã e um notebook Samsung para cada estudante das 10 equipes finalistas;

     o Projetos vencedores nacionais: prêmios para os estudantes, sendo:

      1º lugar: 1 smartphone Samsung;

      2º lugar: 1 tablet Samsung;

      3º lugar: 1 smartwatch Samsung.

      Inscrições prorrogadas até 19 de julho  

      Somente pelo site www.respostasparaoamanha.com.br.

      Central de Atendimento: 0800-780-0755 de 2ª a 6ª das 9h00 às 18h00

 

      Redes sociais: /premiorespostasparaoamanha

      A prorrogação e peças para as redes sociais poderão também ser acessadas no nosso site: Materiais de divulgação, link: https://respostasparaoamanha.com.br/o-premio/materiais-de-divulgacao e no Aplicativo exclusivo para Android.

 

5. Assunto: Programa Escola + Segura em ERRD 

      Prezados(as),

      Informamos que no dia 7 de julho de 2021, das 13h às 14h, via Centro de Mídias de Educação de São Paulo (CMSP), será transmitida a 4ª trilha formativa do Programa Escola + Segura em ERRD: Mudanças climáticas e desastres.

      Ressaltamos que o Programa Escola + Segura está estruturado em três frentes de atuação: 1) Educação em Redução de Riscos e Desastres – ERRD, 2) Alerta sobre riscos de desastres e 3) Protocolo de Proteção à vida.

      Dentre os objetivos gerais do Programa destacamos: fortalecer a educação para redução de riscos e para resiliência; proteger os estudantes e a comunidade escolar contra riscos e desastres; e garantir o planejamento de ações pedagógicas junto à comunidade escolar em face dos possíveis perigos e/ou adversidades.

      Dando continuidade ao cronograma, a 4ª Trilha Formativa dos Profissionais da Educação tratará da linha temática “Mudanças climáticas e desastres”. A apresentação contará com a participação de Giselle Teles (EFAPE) e Milene Barbosa (Equipe Curricular da COPED), além dos convidados Giovanni Dolif (especialista do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – CEMADEN) e Edson Grandisoli (pesquisador do Programa Cidades Globais da USP e Diretor Educacional da Reconectta).

       A formação é direcionada para o público-alvo: PCNP; Trio Gestor: Diretores, Vice-Diretores e Professores Coordenadores; Professores, em especial das áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHS) e Ciências da Natureza (CN) das redes públicas de ensino estadual e municipais; Colaboradores do Programa Escola da Família (Supervisores, PCNP, Professores Articuladores, Educadores Universitários e Voluntários); Professor Orientador de Convivência (POC), PCNP de Convivência e Supervisor do Conviva e Vice-Diretor, e poderá ser acessada via CMSP por meio do Canal Formação de Professores (rede estadual) e Canal Professor da Rede Municipal.

      Aproveitamos para informar que a 4ª Trilha Formativa dos Estudantes contará com essa mesma temática e será realizada no dia 28/07, via CMSP.

     Para retomar os conteúdos das primeiras trilhas do Programa Escola + Segura em ERRD e compartilhar ideias, percepções e sugestões, consulte o repositório do Centro de Mídias de Educação de São Paulo (CMSP) e os formulários de avaliação por meio dos seguintes endereços:

 

TODOS OS ANEXOS AQUI

Atenciosamente,

Magda de Moraes

Dirigente Regional de Ensino