COMUNICADO DERLIM DE 05.03.2021 

COMUNICADO DERLIM DE 05.03.2021 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Comunicado ATPC – Semana de 08 a 12.03 

    Solicitamos especial atenção ao boletimAnexo I.

2. Assunto: Orientações sobre Continuidade das Aulas Durante Novo Período de Combate à Pandemia e Entrega de Chips para Estudantes 

     Retransmitimos Comunicado Externo Conjunto Subsecretaria/COPED/CGRH – 2021 – nº. 290. Anexo II.

3. Assunto: Divulgação | Curso de Extensão Desenvolvimento Profissional em Avaliação Educacional – 1ª Edição/2021 

     Solicitamos especial atenção ao boletim nº 59Anexo III.

4. Assunto: Boletim Educação em Evidências Seduc SP – Edição 23 – Março 2021 

     Solicitamos especial atenção ao boletim nº 23. Anexo IV.

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971 – delim@educacao.sp.gov.br  

 

1. Assunto: Estatuto da APM 

     Senhores Diretores,

     Solicitamos que aguardem orientações referentes à questão apresentada sobre a registro do novo Estatuto da APM, no que se refere ao § 1, do Artigo 8: ‘Serão associados com direito a voto na Assembleia Geral os servidores públicos em exercício na escola, os responsáveis legais pelos alunos nela matriculados e os alunos matriculados maiores de 18 anos”, tendo em vista que os órgãos centrais já foram comunicados sobre o assunto. Encaminhamos abaixo, link de acesso ao Estatuto Padrão das Associações de Pais e Mestres, conforme Decreto no 65.298, de 18 de novembro de 2020 e alterações Decreto 65.346, de 9 de dezembro de 2020.

      Link:    https://drive.google.com/file/d/1zWClymb4G1XbuGe73a_2MLhVTFvtveDL/view 

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto:  Alteração do Período para elaboração do Plano de Melhoria

    Comunicamos que a videoconferência para o Trio Gestor, sobre o “Projeto Acompanhamento Pedagógico Formativo (APF), planejamento para melhoria da aprendizagem e metas” sofreu alteração na data de realização. Ocorreria hoje 5/3 e, agora, está prevista para o dia 12/03/2021 – das 10h00 às 12h00 no canal Trio Gestor.   

     Salientamos que nessa videoconferência o Trio Gestor terá a oportunidade de esclarecer algumas questões sobre as metas IDEB, tema de suma importância para a elaboração do Plano de Melhoria.

    Com vistas nas informações acima, as datas para a elaboração, a validação e a homologação dos planos também sofrerão alteração, sendo:

De 15 de março a 19 de abril

Elaboração, validação e homologação do Plano de Melhoria da unidade escolar.

A partir de 15 de março…

Elaboração do Plano de Melhoria da DE.

Até 1º de abril

Envio do Plano de Melhoria da DE para análise da Equipe Central MMR.

Até 23 de abril

Homologação do Plano de Melhoria da DE.

 

2.Assunto: Escolas que Precisarão de PAE

   Pedimos aos Diretores o levantamento de quais alunos precisarão da permanência dos PAE (ANTIGO CUIDADOR) devido aos alunos com Deficiência utilizarem as escolas para alimentação na cidade de Limeira e Iracemápolis. Após este levantamento solicitamos que enviem por e-mail para michellefontoura@professor.educacao.sp.gov.br para que o PAE seja ou não mantido.

   Equipe de Educação Especial

3. Assunto: ADE – Cronograma de Retirada de Material 

    Senhores Diretores,

    Solicitamos a gentileza de retirar o material de aplicação da ADE, no dia 08.03.2021 (segunda-feira) na Diretoria de Ensino, conforme cronograma em anexo V.

     OBS.: Trazer auxiliar de carregamento

4. Assunto: Autoavaliação Formativa – Preenchimento das Rubricas na SED  

    A Autoavaliação Formativa (Rubricas) é um instrumento importante, pois os estudantes terão a oportunidade de avaliarem seu processo de aprendizagem avançando no desenvolvimento de seus Projetos de Vida.

     A colaboração dos Gestores das escolas e professores(as) de Projeto de Vida são fundamentais no incentivo e auxílio do preenchimento destas rubricas pelos estudantes. E neste bimestre os estudantes farão a Autoavaliação Formativa – Preenchimento das Rubricas na Secretaria Escolar Digital (SED).

     No Projeto de Vida, as orientações sobre a aplicação do instrumento de Avaliação Formativa contam no Caderno do Professor e Caderno do Aluno do 1º bimestre – Caderno de Respostas. Nesta edição, além do preenchimento na SED, os estudantes deverão selecionar as competências priorizadas no ano/série.

     Nas aulas de Projeto de Vida serão disponibilizadas orientações para o preenchimento da Autoavaliação Formativa na Secretaria Escolar Digital (SED). Essas aulas serão transmitidas pelo Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP) nos dias 10 e 17 de março de 2021, para os Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Reiteramos que os dados preenchidos pelos estudantes poderão ser trabalhados posteriormente nas aulas de PV, para apoiá-los no plano de desenvolvimento pessoal, além de serem insumos para o Conselho de Classe que considere a integralidade dos estudantes na perspectiva de educação integral.

     Os estudantes poderão realizar o preenchimento das rubricas na Secretaria Escolar Digital (SED) no período de 17 a 31 de março de 2021.

     Segue o Tutorial, link:  https://drive.google.com/file/d/11iFb5mmtuHJGCbduGaAT6VzTXO7w8xrh/view para a realização da Autoavaliação Formativa (Rubricas), que deverá ser compartilhado com todas as escolas.

     Contamos com a colaboração de todos(as)!

5. Assunto: Programação Especial Semana da Mulher – CMSP 

    O Centro de Mídias está criando uma programação especial voltada para a Semana da Mulher, entre os dias 08 e 12 de março, que será composta de uma série de conteúdos que tem o objetivo de refletir sobre a importância da mulher no mundo atual e principalmente no contexto da educação. Confira abaixo:

Professora Janaína Jardim

Quando: Semana de 08 a 12/03/2021 

Horário: das 12h às 13h

DIA 08/03/2021 

 

Abertura da Programação Especial da Semana da Mulher

Professora CMSP: Maria Fernanda – Filosofia

– Encontro com Prof. Alessandra Teixeira (Universidade Federal do ABC) com o tema: mulheres nas Ciências Sociais

– Encontro com a pesquisadora Regimeire Oliveira (Universidade Federal do ABC) com o tema: o pensamento de Marie de Gournay

 

DIA 09/03/2021 

Professoras CMSP: Luize (História) e Andrea Paulon (Língua Portuguesa)

Tema: Mulheres na história

 

DIA 10/03/2021 

– Professoras: Janaina Jardim – História / Jenifer (Sociologia) / Fernanda (Arte)

Tema: Mulheres no Mundo do Trabalho

– Programa de Entrevistas

 

DIA 11/03/2021 

– Professora CMSP: Maria Fernanda de Filosofia

Tema: Mulheres filósofas

 

DIA 12/03/2021 

Encerramento da Programação e Semana da Mulher

Apresentação: Janaina Jardim e Fabiana Warthon

Atrações:

– Tati Bitar – poesia

– Estudante embaixadora do CMSP entrevista Bruna Waitman (coordenadora do CMSP)

– Apresentação de dança com Aline Cortes

– Musical ao vivo com Tony e Andréa

 

Menu de Conteúdos – Ciclo Temático “Mulheres Filósofas” 

Professora: Maria Fernanda Degan Bocafoli 

 

Série com 6 vídeos:

Ciclo de aulas cujo objetivo principal é o de expor a presença das mulheres na história da filosofia,

buscando dar maior visibilidade ao pensamento e obra de mulheres filósofas e ao impacto que

produziram em diferentes âmbitos sociais.

1 EM: 1) Hannah Arendt: o que é totalitarismo? e 2) Hannah Arendt e a banalidade do mal

2 EM: 1) Marie de Gournay: “Igualdade entre homens e mulheres” e 2) A “Declaração” de Marie

Gouze

3 EM: 1) Angela Davis: “Mulheres, raça e classe” e 2) Angela Davis: “Mulheres raça e classe”

 

Chamadas interprogramas 

Série de depoimentos de mulheres ligadas ao Centro de Mídias que falam sobre a importância da mulher na educação. São 14 temas no total que serão veiculados durante toda a semana.

Em casos de dúvidas, enviar e-mail para centrodemidiasp@educacao.sp.gov.br .

 

CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE 

Fone 3404.2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br 

Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula – NRM 

Fone 3404.2978/2991 (Matilde) – delimnrm@educacao.sp.gov.br  

 

1. Assunto: Classes de Educação Física, no Período Noturno 

Encaminhamos novas orientações a respeito das Turmas de Educação Física do Período Noturno complementando as do Comunicado DERLIM de 04/03.

Considerando a Resolução SEDUC n° 66/2019, a qual estabelece diretrizes para a organização curricular do ensino fundamental e do ensino médio nas escolas estaduais, temos a informar que a formação das turmas de Educação Física do período noturno deve ser realizada de acordo com o referencial numérico disposto na Resolução SE n° 02/2016, que estabelece diretrizes e critérios para a formação de classes de alunos, nas unidades escolares da rede estadual de ensino.

     Entretanto, neste momento e até o retorno das atividades presenciais nas unidades escolares, algumas ações serão tomadas para garantir o atendimento aos estudantes matriculados no período noturno que não possuem dispensa e que deverão participar das aulas Educação Física no contraturno.

     Assim, destacamos que:

     a. as unidades escolares estaduais poderão coletar turmas de até 60 alunos e a Diretoria de Ensino solicitará a coleta de 01 (uma) classe.

     b. as unidades escolares estaduais que excederem o disposto no item “a”, poderão coletar uma segunda turma: a Diretoria de Ensino solicitará a coleta de 02 (duas) classes.

     c. Após a normalização de número de estudantes que poderão frequentar as aulas presenciais, as unidades escolares estaduais deverão reanalisar a constituição das turmas e, se for o caso, reagrupá-las, subdividindo-as, seguindo o referencial numérico para o tipo/modalidade de ensino disposto na resolução SE nº 02/2016.

     Destarte, para a abertura de turmas cujo número de alunos seja muito inferior ou superior ao referencial numérico em questão, pedimos que algumas medidas sejam criteriosamente seguidas, tais como:

     a. Lista dos alunos que integrarão a turma de Educação Física no contraturno ou aos sábados; b. Parecer do Supervisor de Ensino e acompanhamento do Professor Coordenador do Núcleo Pedagógico de Educação Física – quando houver – sobre o pedido inicial, contendo o plano de acompanhamento da Diretoria de Ensino em relação ao desenvolvimento das atividades trabalhadas nestas turmas;

    c. Anuência do Dirigente Regional de Ensino. Estes itens comporão um corpo documental único.

 

   Prazo: até 31/03/2021 para que o expediente seja tramitado ao NRM/LIM ou CIE/LIM para providências.

 

CUMPRIMENTOS: 

Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidades por mais um ano de vida à:

– Marcia Campioto, EE. Prof. Arlindo Silvestre – 06/03 (sábado) 

– Joceline Ferreira do Nascimento Rosada, PCNP de Geografia – 06/03 (sábado) 

 

Atenciosamente,

Magda de Moraes

Dirigente Regional de Ensino