COMUNICADO DERLIM DE 04.08.2021 

COMUNICADO DERLIM DE 04.08.2021 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Requisição TCE

     Com a finalidade de instruir o relatório de fiscalização operacional, no que se refere ao programa “Ensino a Distância”, ao retorno do ensino presencial, às ações específicas de recuperação de aprendizagem, e outros programas relevantes desenvolvidas no âmbito da rede de ensino estadual durante o período excepcional de pandemia no ano de 2021, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo – TCE/SP requisitou um levantamento de todas as escolas da rede estadual, com as seguintes informações:

 

     1. Data de reabertura no ano de 2021  

     1.1. Se for o caso: Informar se houve, após a abertura em 2021, interrupção/suspensão do funcionamento da escola em algum momento e o intervalo em dias desse fechamento;

     • Deve-se considerar apenas como “interrupção/suspensão” os períodos em que as escolas permaneceram fechadas para qualquer atividade.

     • Não é necessário incluir os períodos em que houve “interrupção/suspensão” em função dos recessos escolares, o que inclui a antecipação do recesso escolar durante a fase emergencial do Plano São Paulo, que ocorreu entre os dias 15 e 28 de março

 

     2. Se ofereceu atividades de ensino regular presencial;  

     • Por atividades de ensino regular, entenda-se aquelas atividades que compõem a carga horária anual mínima obrigatória do estudante.

 

     3. Se ofereceu atividades complementares, como ações de acolhimento social, de merenda escolar, atendimento psicossocial, entrega e retirada de materiais impressos, utilização da sala de informática, aulas de reforço e recuperação, etc;  

     Dessa forma, para construir a resposta solicitamos que as Unidades Escolares preencham as informações supracitadas, informando a data de reabertura das escolas, bem como os períodos de “interrupção/suspensão” e se houve a oferta de atividades regulares e complementares nestes períodos.

    O formulário está disponível no link https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=mHe4FhdFLESSAM4cypMlnN7HbW0_pE5OgGPtOQOuN8lUOUxaWEI2SzE3UlVDMzY1SzhFTk81MjQzMi4u

    Prazo para resposta: 06/08/2021 (sexta-feira), às 12h00 

 

 

2. Assunto: Currículo Em Ação – Nivelamento – 1ª Edição/2021 | Inscrições Abertas 

    Solicitamos especial atenção ao Boletim nº 03. Anexo I.

 

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971 – delim@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Programa Bolsa do Povo Educação

    Retransmitimos informação CITEM referente à Ação Bolsa do Povo Educação:

    Prezadas equipes escolares,

    Encaminhamos no link: https://drive.google.com/drive/folders/1LpmIbUUf7aWzqg08rpbWw4WOmbr4L0NP?usp=sharing, os seguintes documentos referentes à Ação Bolsa do Povo Educação:

    1. Decreto nº 65.868/2021, Bolsa do Povo Educação;

    2. Resolução SEDUC nº 62, de 20 de julho de 2020;

    3. Resolução SEDUC nº 66, de 29 de julho de 2020

    4. Edital da Ação Bolsa do Povo Educação, com o Termo de Compromisso e Termo de Responsabilidade;

     5. Manual de Cadastro na Plataforma Bolsa do Povo Educação;

    6. Manual de Uso da Plataforma;

     7. Perguntas e respostas;

    8. Material utilizado na live do dia 29 de julho de 2021.

    A Plataforma pode ser acessada pelo https://www.bolsadopovo.sp.gov.br/ estará disponível para uso hoje, 04/08/2021, no período da tarde. Os diretores, vice-diretores e GOEs terão acesso ao perfil da escola na Plataforma.

   Atentem-se especialmente ao Manual de Uso da Plataforma, pois cada etapa é de suma importância.

   Caso tenham quaisquer dúvidas, seguimos à disposição.

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Concursos de Redação

    1.1 Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP)

    Professor(a) participante da 7ª Olimpíada de Língua Portuguesa, você já preparou o seu Relato de Prática? 

    O relato, que é um texto reflexivo escrito por você, contando como o trabalho foi desenvolvido com sua turma, deve ser encaminhado para a direção da escola até o dia 05 de agosto.

    Fique atento aos prazos e não deixe de participar de nenhuma etapa!

    Acesse para saber mais e compartilhe para que seus colegas sejam lembrados: https://bit.ly/3eXGdid

    Confira o especial sobre Geni Guimarães, escritora homenageada da 7ª Olimpíada clicando no link:

 

    https://www.escrevendoofuturo.org.br/blog/literatura-em-movimento/especial-geni-guimaraes/ 

    Conheça as próximas etapas da 7ª Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro! 

    Os (As) professores(as) entregam os materiais (Relato de prática, Linha do tempo e Álbum da turma) para a direção da sua escola até 5 de agosto;

    Após a entrega dos materiais, acontece a Etapa Escolar, quando a direção da escola organiza a Comissão Julgadora Escolar para selecionar os materiais por gênero, de 6 a 16 de agosto.

    Saiba como organizar a comissão julgadora escolar próxima etapa da olimpíada: 

 

    https://www.escrevendoofuturo.org.br/conteudo/noticias/sobre-o-programa/artigo/2914/saiba-como-organizar-a-comissao-julgadora-escolar-proxima-etapa-da-olimpiada

 

    Na sequência, é realizada a Etapa Municipal, de 20 a 31 de agosto, quando a Comissão Julgadora Municipal selecionará os materiais que representarão o município no concurso.

    Os municípios: Artur Nogueira, Cosmópolis, Ipeúna, Rio Claro e Santa Gertrudes deverão encaminhar o material para a Diretoria de Ensino Regional de Limeira impreterivelmente até 16/08/2021 (segunda-feira) aos cuidados do NPE (Núcleo Pedagógico) – LÍNGUA PORTUGUESA, uma vez que estes municípios não realizarão as adesões municipais as Olimpíadas, sendo assim, os outros municípios devem encaminhar os materiais para suas respectivas Secretarias Municipais de Educação.
Anexos II, III e IV

    1.2 Concurso de Redação – Hospital de Amor

     O IX Concurso de Redação será promovido pelo NEC – Núcleo de Educação em Câncer do Hospital de Amor e Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP) com o intuito de por meio do desenvolvimento deste projeto, os estudantes possam conhecer as principais características, benefícios e contexto histórico das vacinas, principalmente as em evidência atualmente, voltadas para a prevenção do coronavírus. Desta forma, poderão contribuir para a prevenção de possíveis desencadeamentos da doença COVID-19.

 

     Solicitamos que continuem divulgando e estimulando os professores de Língua Portuguesa e Ciências dos 9º anos do Ensino Fundamental a participarem… Ainda dá tempo!!!

     Segue em Anexo V e VI o Regulamento e Cronograma Atualizados.

    Tema: “Vacina: uma dose de amor da ciência para a Humanidade”  

     Período de Produção da Redação: de 28/05/2021 a 06/08/2021

     Para saber mais: www.bit.ly/CONCURSODEREDACAOHA

    Enviar as produções para a Diretoria de Ensino junto com os dados da escola, através do Google Forms: https://forms.gle/9pZKPA6iz96Jnxp6A, impreterivelmente até dia 20/08/2021 – 17h00 (sexta-feira).   

    Em folha oficial para produção textual:

    https://iep.hospitaldeamor.com.br/wp-content/uploads/2021/05/3.-Folha-de-Redacao.pdf   

    Contamos com a participação de todos!

    1.3. Concurso de Redação – EPTV NA ESCOLA

 

     O EPTV na Escola envolve os alunos dos 9º anos do Ensino Fundamental com objetivo de promover a interatividade entre os alunos e um veículo de comunicação e desenvolver a integração entre as escolas propiciando aos alunos o contato com a pesquisa e a aquisição  de conhecimento.

    Tema: Pandemia da Intolerância  

 

    Atenção: 

    A Diretoria de Ensino ficará responsável pela seleção das redações dos municípios de Cordeirópolis (Escolas Estaduais) e Limeira (Escolas Estaduais e Colégios particulares). As demais cidades terão suas redações selecionadas pelas Secretarias Municipais de Educação.

    Envio das redações em folha oficial da EPTV deve ser feito de 09/08 até 16/08/2021 – 17h00 através do Google Forms: http://bit.ly/EPTVnaEscolaFormDERLim2021

    Link para as Folhas Oficiais da EPTV – Campinas:

    Para escrever: https://projetos.eptv.com.br/eptvnaescola/cps/2021/Formul%C3%A1rio_EPTV_na_Escola-_com%20linhas.docx  

    Para digitar: https://projetos.eptv.com.br/eptvnaescola/cps/2021/Formul%C3%A1rio_EPTV_na_Escola-_sem%20linhas.docx  

    Seleção pela Comissão da Diretoria de Ensino de 16/08 até 27/08 – 14h00. 

    1.4. Concurso de Redação – Vinícius de Moraes (Limeira)

    Estamos reencaminhando o regulamento para a participação do Concurso de Redação “Vinícius De Moraes”.

    O tema a ser tratado nesse concurso é:

    Reflexos da pandemia na educação: Qual o destino do ensino no Brasil?  

    Quem pode se inscrever: alunos do 9º Ano do E.F.; alunos do E.M. e alunos de Pré-Vestibular matriculados em Escolas Públicas e Particulares da cidade de Limeira.

     Período de inscrições: 02 de agosto a 21 de agosto de 2021.

     Acesse o regulamento: http://concursoredacao.limeira.sp.leg.br/regulamento 

     Inscrição do concurso o aluno deverá acessar o hotsite: http://concursoredacao.limeira.sp.leg.br/ 

     Encaminhar para o e-mail: concursoredacao@limeira.sp.leg.br    

2. Assunto: Aprender Valor

    Para as escolas que aderiram ao Programa Aprender Valor, no dia 6 de agosto as 15h00 acontecerá o lançamento das formações do Aprender Valor.

    Não percam!

    Acesse https://youtu.be/EgspyOhnYKg

 

 

CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF 

Fone 3404.2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br

 

Núcleo de Administração – NAD 

Fone 3404.2947 (Patrícia) – delimnad@educacao.sp.gov.br

 

1.Assunto: Planilha CEQUI 

   Amanhã estará disponível no e-mail das Unidades Escolares uma planilha para preenchimento sobre mobiliário escolar, segue abaixo considerações importantes para o preenchimento da planilha:

  1. Verificar a caixa de spam ou lixo eletrônico, e, caso o e-mail esteja lá salvar como remetente confiável, pois as pesquisas serão encaminhadas no e-mail;
  2. Ler a planilha “INSTRUÇÕES” presente no arquivo;
  3. Realizar o preenchimento em conformidade com as instruções;

Caso a escola não receba, por favor, entrem em contato através do e-mail: delimnad@educacao.sp.gov.br.

 

2. Assunto: Baixa no Matpedagogico 
Lembrando as Unidades Escolares para não se esquecer de acessar o link abaixo para efetuar a baixa no Matpedagogico e, caso seja necessário imprimir a GPB (lembrando que o Matpedagogico deverá ser acessado pelointernet Explorer).
http://matpedagogico.fde.sp.gov.br/ASPX/logon.aspx

     Orientações para dar baixa no sistema; 
     Login: código CIE da escola  
     Senha: caso a escola não lembre a senha solicitar pelo whats (19) 99616-7956 informando a escola e o código CIE que eu restauro a senha 
Ao logar o sistema aparecerá o ícone para dar baixa ao bem recebido, clicando aparecerá a opção Selecione – clicando aparecerá o bem para a baixa no item Recebimento Total possui irregularidades? Não ou Sim. Nesse momento, se o material descrito na nota não bater com o recebido clicar no sim, caso esteja correto clicar no não, e a baixa será efetuada. Caso precise imprimir a GPB, clicar e reemitir GPB, no quadradinho colocar o número referente a GPB a ser impressa, em seguida pesquisar, ela aparecerá, selecione e solicite a impressão.

TODOS OS ANEXOS AQUI.

Atenciosamente,
Magda de Moraes
Dirigente Regional de Ensino