COMUNICADO DERLIM DE 04.08.2017

COMUNICADO DERLIM DE 04.08.2017

 

  

DIRIGENTE/GABINETE

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE

Fone 3404.2970/2971delim@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Inscrição de docentes para o Processo de Atribuição de Classes e Aulas para o Ano Letivo de 2018

     1.1- Reunião de Diretores –Inscrição de Docentes para o Processo de Atribuição de Classes e Aulas para o ano letivo de 2018.

      A Dirigente Regional de Ensino, no uso de suas atribuições legais, convoca o Diretor de Escola e convida o Gerente de Organização Escolar para reunião sobre Inscrição de Docentes para o Processo de Atribuição de Classes e Aulas para o ano letivo de 2018. Informamos que não haverá pagamento de diária e/ou transporte, porém solicitamos aos Senhores Diretores que viabilizem a presença dos GOEs, pois o assunto a ser tratado é de grande relevância e responsabilidade.

 

DATA

HORÁRIO

LOCAL

ESCOLAS

 

 

08/08/2017

 

 

 

8h30 às 17h30

 

FAAL

Av. Engenheiro Antonio Eugênio Lucatto, 2515 | Vila Camargo

Limeira   

– Todas as escolas da Diretoria de Ensino Região de Limeira, inclusive as Escolas do Programa de Ensino Integral – PEI

 – Trazer impresso todos os anexos encaminhados no comunicado DERLim de 04/08/2017, referentes ao processo de inscrição Docentes 2018.

     1.2 – INSCRIÇÃO DE DOCENTES PARA O PROCESSO DE ATRIBUIÇÃO DE CLASSES E AULAS PARA O ANO LETIVO DE 2018.

     A Comissão de Atribuição de Aulas, nos termos da Portaria CGRH-7, período de 2-8-2017 e comunicado CGRH de 02/08/2017, comunica a abertura de inscrições para o processo anual de atribuição de classes e aulas para o ano letivo de 2018.

     Solicitamos aos Senhores Diretores que leiam na íntegra a Portaria CGRH-7/2017 (Anexo I) com o Gerente de Organização Escolar, dar ciência por escrito para todos os professores de sua UE e acompanhar todo o processo de inscrição, inclusive as solicitações de acerto no site do portalnet que deverão ser realizadas até 15-08-2017 a 11-09-2017.

     Orientar os professores quanto às indicações e opções constantes de suas inscrições à luz do Portaria CGRH – 7, de 02/08/2017. Recomendamos que, inicialmente solicitem aos professores para entrarem no sistema, verificarem todos os dados, antes da confirmação da inscrição e identificarem os possíveis erros e solicitarem acerto.

     Destacamos também a necessidade da revisão da formação curricular do docente, antes da confirmação da inscrição, de acordo com a nova legislação vigente, Indicação CEE nº 157/2016 e Res.SE de 26/12/2016 (Anexo II). Após essa revisão, trazer para a reunião de Diretores e GOEs (08/08/2017) alguns casos específicos (dúvidas), para análise conjunta.

     Posteriormente, caso necessário, outras orientações complementares serão enviadas pelo Centro de Recursos Humanos da DERLIM.

    A responsabilidade da confirmação da inscrição é do próprio interessado, seja candidato ou docente.

   Orientamos os GOEs quanto aos procedimentos a serem seguidos pelos docentes:

   – PRÉ-CADASTRO: 04/08/2017 a 14/08/2017

   Quem poderá se cadastrar:

  • Candidatos sem vínculo ativo no cadastro funcional da SEE (novos);
  • Docentes Efetivos e Ocupantes de Função atividade (Categoria “F”) com um único vínculo ativo na SEE, que pretendem acumular;
  • Docentes Categoria “O” e “V”, com contrato celebrado em 2014 que será encerrado em dezembro de 2017;
  • Docentes Categoria “S” que pretendem acumular;

   O PRÉ-CADASTRO será realizado diretamente no site: https://sed.educacao.sp.gov.br, no período de 04/08/2017 a 14/08/2017, de acordo com o seguinte cronograma:

       a) 04/08/2017 a 14/08/2017- Candidato: Efetuar o pré-cadastro;

       b) 04/08/2017 a 18/08/2017 – Diretoria de Ensino: Deferir o pré-cadastro após a análise dos documentos apresentados pelo candidato;

       c) 04/08/2017 a 18/08/2017- Diretoria de Ensino: Inserir/Atualizar Formação Curricular dos candidatos que tiveram o pré-cadastro deferido;

      Manual de acesso ao Sistema SED (Secretaria Escolar Digital) para a realização do Pré-Cadastro: (Anexo III_)

      O Sistema acima mencionado foi construído para possibilitar ao candidato à contratação, realizar pré-cadastro para inscrição, registrando todas as informações pertinentes a dados pessoais, formação acadêmica e condições especiais para realização de prova no processo seletivo, encaminhando documentos comprobatórios digitalizadosdeste modo os documentos não serão entregues nas Diretorias Regionais de Ensino como usualmente ocorria em anos anteriores.

     No Processo de Pré – Cadastro atentar para os Campos de Atuação, de forma que não inviabilize a inscrição, a saber:

     – Classe: para os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano);

     – Aulas: para os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e séries do Ensino Médio e Libras.

     – Educação Especial:  docentes das áreas de DI, DV e DA – na área da especialidade.

    Observação: o docente pode realizar pré-cadastro em mais de um campo de atuação.

     – Após a realização e envio do Pré-Cadastro, os dados do Candidato serão analisados pela Diretoria de Ensino;

     – Após análise do pré-Cadastro o candidato será notificado, via e-mail,do deferimento ou do indeferimento (correção).

     – Finalizado esse procedimento deverá ser realizada a inscrição do candidato.

     B – INSCRIÇÃO15/08/2017 a 11/09/2017

     – PARA DOCENTES QUE JÁ POSSUEM VÍNCULO COM O ESTADO E DOCENTES COM PRÉ – CADASTRO APROVADO:

       A Portaria estabelece datas, prazos e diretrizes para este processo, sendo operacionalizada no site http://portalnet.educacao.sp.gov.bro no período de 15/08/2017 a 11/09/2017.

Quem deverá se inscrever:

  • Docentes Efetivos;
  • Docentes não efetivos – Categoria “F”;
  • Docentes Categoria “S”, exclusivamente para atuar em caráter eventual;
  • Docentes Categoria “O”, com contrato vigente, celebrado em 2015,2016 ou 2017;
  • Docentes Categoria “V”, com contrato vigente, celebrado em 2015,2016 ou 2017;
  • Docentes candidatos a contratação que realizaram e tiveram deferido o pré-cadastro.

    A responsabilidade da confirmação da inscrição é do próprio interessado, seja candidato ou docente.

   Deverá ser observado na inscrição o seguinte cronograma:

   a) 15/08/2017 a 11/09/2017- Candidatos e Docentes: Inscrever/Solicitar Acerto.

   b) 15/08/2017 a 11/09/2017- Candidatos que indicaram necessidade especial no pré-cadastro e não anexaram o laudo médico: Entregar na Diretoria Regional de Ensino indicada no pré- cadastro;

   c) 15/08/2017 a 13/09/2017 -Diretoria de Ensino: Deferir/Indeferir laudo médico;

   d) Até 14/09/2017-Candidatos e Docentes que solicitaram acerto: Confirmar Inscrição (ainda que indeferida a solicitação de acerto);

    e) Até 15/09/2017-Diretoria de Ensino: Deferir solicitações de acertos e inscrições pendentes.

    C- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO: Somente após realização de Pré-Cadastro e confirmação da inscrição, os docentes estarão inscritos para o processo seletivo simplificado que será realizado no corrente ano (2017).

     A Comissão de Atribuição de Aulas DERLim.

2. Assunto: Mediotec EAD – Prorrogação Prazo Inscrições

    Senhores Diretores, agradecemos e solicitamos a continuação do empenho na divulgação desta oportunidade aos alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio para realização de cursos técnicos, pedimos que deem ciência a eles. Informamos que o prazo foi prorrogado até dia 09/08/2017.

    O Instituto Federal do Sul de Minas, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação está oferecendo 3750 vagas no Mediotec, para cursos Técnicos de Nível Médio, na modalidade Ensino a Distância. Os cursos têm duração de 18 a 20 meses, com carga horária de 1.000 até 1.200 horas, sendo 20% das aulas presenciais (na EE. Prof. Gabriel Pozzi e EE. Prof. João Baptista Gazzola). Além disto, haverá estágio profissional supervisionado, quando previsto no projeto do curso.

     Estes cursos técnicos focam nos aspectos práticos da profissão e têm alta taxa de empregabilidade, pois atendem às necessidades do mercado em cada região do Estado de São Paulo.

     Os cursos são destinados:

     -Aos alunos matriculados na 1ª e 2ª séries do Ensino Médio da rede pública;

     -Alunos que cursaram o Ensino Fundamental em escola pública.

     Obs. Prioritariamente aos alunos beneficiários de programas assistenciais (Ex.: Bolsa Família);

     As inscrições serão prorrogadas até 09/08/2017, no site do Mediotec, no site: http://www.educacao.sp.gov.br/

     Lista de convocados será divulgada a partir de 08 de agosto, e haverá treinamento específico no Ambiente Virtual de Aprendizagem para os alunos, a partir de 14 de agosto.

     Ao final do curso, os alunos receberão Diploma de Curso Técnico de Nível Médio, emitido pelo Instituto Federal de Minas Gerais.

     O curso é de exclusiva responsabilidade do Instituto Federal do Sul de Minas, que fará a contratação de um tutor e de um Apoio (por processo de seleção) para atendimento às demandas do curso. A SEE se responsabilizará apenas pela divulgação, pré-matrícula dos alunos e cessão da sala de informática nas escolas onde funcionará os 20% presencial.

     Solicitamos uma ampla divulgação. Segue abaixo os cursos:

Limeira

Artur Nogueira

Técnico em Química

50

Limeira

Técnico em Química

50

Técnico em Análises Químicas

50

Técnico em Qualidade

50

 

 

 

3. Assunto: Exposição Ser Imigrante (O mesmo e o Outro)

    Encaminhamos convite do Claretiano – Rede de Educação (Colégio e Faculdade) para exposição Ser Imigrante (O mesmo e o Outro), que tem parceria com o Museu da Imigração do Estado de São Paulo.

   Seguem maiores informações em anexo IV.

 

 

NÚCLEO DE APOIO – NA

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

Fone 3404.2985/2986 (Graco/Marcela) – delimat@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Agenda de Videoconferência

Data

Horário

Curso/Tema

Público Alvo

Localidade

   08/08/2017

Das 15h30 às 17h30

Agita Galera

Professores de Educação Física

 

Por Streaming: www.rededosaber.sp.gov.br

 

Interação e-mail: faleconosco@rededosaber.sp.gov.br

CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE

Fone 3404.2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br

Núcleo de Vida Escolar – NVE

Fone 3404.2976/2977 (Walkíria) – delimnve@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Inscrições para o ENCCEJA – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Ensino Fundamental e Ensino Médio

     O Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) e o Núcleo de Inclusão Educacional (NINC), do Centro de Atendimento Especializado (CAESP), da CGEB, comunicam que as inscrições para o ENCCEJA 2017 estarão abertas no período de 7 a 18/08/17, conforme Edital nº 43, de 24 de julho de 2017, Anexo V_. Este ano o exame será aplicado para certificação do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e as provas serão realizadas em 08/10/17, conforme cronograma do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP/MEC.

     Para participar do Exame, o candidato que visa obter certificado do Ensino Fundamental deve ter no mínimo 15 anos completos na data da realização da prova e, para certificação no Ensino Médio, no mínimo 18 anos completos na data da prova.

     Em relação ao ENCCEJA PPL (para pessoas privadas de liberdade), a publicação do edital pelo INEP está prevista para 07/08. A adesão, realizada pelas unidades prisionais e centros de atendimento socioeducativo, deverá ocorrer entre os dias 14 a 25/08; as inscrições no período de 21/08 a 01/09 e a aplicação das provas em 24 e 25/10/17. Recomendamos que os professores, que atuam em classes escolares no sistema prisional e no sistema socioeducativo, fomentem a participação dos alunos.

     Para subsidiar os estudos daqueles que têm interesse em fazer o exame, o MEC está disponibilizando material de apoio no site: http://portal.inep.gov.br/materiais-para-estudo.

     Mais informações sobre a aplicação do ENCCEJA poderão ser obtidas no portal do INEP: http://portal.inep.gov.br/encceja.

Atenciosamente,

Profa. Isabel Cristina Pivetta Fodra

Dirigente Regional de Ensino