COMUNICADO DERLIM DE 03.04.2018

COMUNICADO DERLIM DE 03.04.2018

   

DIRIGENTE/GABINETE

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

NÚCLEO DE APOIO – NA

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

Fone 3404.2985/2986 (Graco/Marcela) – delimat@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Curso Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas Especificações −1ª Edição/2018 Nova oferta de curso da EFAP!

     Solicitamos especial atenção ao boletim nº1. Anexo I

 

 

2. Assunto: Agenda de Videoconferência

Data

Horário

Curso/Tema

Público Alvo

Localidade

    05/04/2018

Das 09h20 às 11h50

Feira de Ciências das Escolas Estaduais de Sâo Paulo – FeCEESP

Professores Coordenadores e público em geral

Por Streaming: www.rededosaber.sp.gov.br

 

Interação e-mail: faleconosco@rededosaber.sp.gov.br

 04/04/2018

Das 8h30 às 18h00

II Seminário Estadual e I Internacional de Educação em Redução de Riscos e Desastres

Equipes gestoras e professores

Por Streaming: www.rededosaber.sp.gov.br

 

Interação e-mail: faleconosco@rededosaber.sp.gov.br

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: I Festival de Teatro Estudantil do CPP – Limeira

    Ainda dá tempo de sua escola participar!

    Conforme informado no comunicado de 08/02/2018 o Centro de Professorado Paulista de Limeira em parceria com a Diretoria de Ensino e Prefeitura Municipal de Limeira, realizará em 2018 o “I Festival de Teatro Estudantil do CPP”, com objetivo de promover o intercâmbio entre escolas da cidade, além de valorizar e incentivar as manifestações culturais por meio da leitura e das artes cênicas.

    Encaminhamos em Anexo II Regulamento, Ficha de inscrição e Autorização de imagem.

 

 

2. Assunto: Projeto de Prevenção às Drogas nas Escolas

    Equipe gestora, conforme orientado no Planejamento 2018, todas as escolas deverão desenvolver projetos sobre a temática “Prevenção às drogas lícitas”, podendo abranger também as ilícitas. Para subsidiar esse trabalho, o Núcleo Pedagógico ofereceu em 27/03/2018 a OT “Prevenção ao uso de substâncias psicoativas”. Considerando que para a eficácia dos projetos nas escolas devemos pensar a causa e o contexto em que nos encontramos, os fatores de risco para o uso das drogas e fatores de proteção, orientamos que todas as escolas trabalhem a temática em seus ATPCs durante o mês de abril. Assim, para auxiliar o trabalho do Professor Coordenador, disponibilizamos a pauta formativa (Anexo III) e demais materiais no link abaixo:

https://drive.google.com/drive/folders/11g-iIyOsqtsLiRZdOkrE6heXc0NZG138?usp=sharing

    Atenção: Lembre-se de registrar essa formação em ata.

    Maiores informações: 34042988/34042958 – Angelo, Carine e Nidia.

3. Assunto: Orientação Técnica – Sala de Leitura

     Prezados Professores (as) da Sala de Leitura,

     A equipe de formação da Sala de Leitura da Diretoria de Ensino de Limeira realizará a 1ª Orientação Técnica/2018 – “A importância de compartilhar experiências da sala de leitura como instrumento de formação”, como segue abaixo:

     Dia: 13/04/2018 (sexta-feira).

    Horário: das 8h30 às 16h00.

    Local: Rua Melvin Jones, 330 – Vila Piza (Sala de Leitura da E.E. Gabriel Pozzi).

    Público alvo: Professores da Sala de Leitura.

     Material que deverá ser trazido para a formação:

    1.  Registro de uma ação bem-sucedida na Sala de Leitura em 2017 (ou 1º semestre de 2018), podendo ser apresentada em: power point, vídeos, fotos, portfólio, ata de reuniões, pautas, dentre outros materiais que versam sobre atividades voltadas para a literatura infanto-juvenil, a poesia, jogos educativos, feira de trocas ou exposições, sarau, organização da Sala de Leitura e assim por diante. Cada apresentação deve ter duração de 10 minutos no máximo.

      O café será uma ação coletiva, portanto solicitamos a costumeira organização e colaboração de todos.  Está prevista a participação de aproximadamente 15 pessoas. Ressaltamos a importância da participação de todos.

     Equipe de Formação da Sala de Leitura.

 

4. Assunto: Inscrições no curso Internet das Coisas – CODE IoT

    O Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI TEC-POLI/USP), link: http://www.lsitec.org.br/, em conjunto com a Samsung Eletrônica, está promovendo o curso Internet das Coisas, no âmbito do Projeto CODE IoT. A formação será presencial e gratuita, na cidade de São Paulo, com duração de um dia (data a escolher), entre os meses de abril e outubro. Os interessados podem se inscrever pelo endereço: http://codeiot.febrace.org.br/.

    Para apoiar o evento, solicitamos a colaboração na divulgação, incentivo e apoio à participação dos professores, que deverá ser por adesão. Salientamos que as despesas com transporte e demais gastos ficam a cargo dos interessados.

 

 

5. Assunto: Inscrições para a 29ª edição do Prêmio Jovem Cientista – até 31/07

    O Prêmio Jovem Cientista tem o objetivo de impulsionar a pesquisa científica no país e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram soluções inovadoras para desafios da sociedade. A 29ª edição do prêmio terá como tema: “Inovações para Conservação da Natureza e Transformação Social”.

    O trabalho de pesquisa deve ser original (com no mínimo 3 páginas e no máximo 10 páginas, em tamanho A4, fonte Arial, corpo 12 e espaçamento 1,5), contendo:

    • Nome do aluno, título do trabalho de pesquisa, nome do orientador e nome da escola (endereço, telefone, e-mail);

    • Apresentação (problema, justificativa e objetivos), desenvolvimento (metodologia e análise) e conclusão (resultados da pesquisa).

   As inscrições se encerram no dia 31 de julho, às 18h (horário de Brasília). Podem concorrer alunos regularmente matriculados em escolas públicas ou privadas de Ensino Médio e Profissional e Tecnológico e que tenham menos de 25 anos de idade em 31 de dezembro de 2018. As inscrições podem ser feitas por meio do site: http://www.jovemcientista.cnpq.br/.

6. Assunto: Concurso de Desenho para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – até 05/04

     Como forma de estímulo à criatividade, difusão e divulgação da ciência no Brasil, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC realizará um concurso para premiar o desenho que representará a identidade visual da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2018 (SNCT 2018). O tema deste ano é “Ciência para a Redução das Desigualdades”.

    Serão selecionados dez desenhos para exposição na galeria do site da SNCT 2018. O aluno vencedor será premiado com uma viagem a Brasília durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia para participar da cerimônia de abertura do evento; um notebook; e um kit científico. Terá ainda certificado de participação e seu nome divulgado no site e eventos relacionados às atividades da SNCT 2018.

    O público-alvo são alunos do Ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante de escolas públicas e privadas. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 05/04 por meio do site: http://snct.museu.cp.ufmg.br/.

7. Assunto: Colóquio “A Contribuição de Stephen Hawking para a Compreensão das Leis que Regem o Cosmo” – IFUSP – 05/04

     No dia 5 de abril, às 16h00, o Prof. Dr. Elcio Abdalla, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo – IFUSP, participará do Colóquio IFUSP, abordando o tema “A contribuição de Stephen Hawking para a compreensão das Leis que regem o Cosmo”.

     Segue um resumo do colóquio: a Teoria da Gravitação sempre foi uma grande estrela na compreensão da física teórica e teve papel primordial na formulação da Mecânica. No século XX, tivemos o advento da Relatividade e da Mecânica Quântica, que se fundiram na Teoria Quântica de Campos. Esta, por sua vez, levou ao Modelo Padrão das Partículas Elementares e se tornou possível a descrição da Cosmologia desde os primórdios. Onze anos depois do “Annus Mirabilis”, de Einstein (1905), veio a Relatividade Geral, que descreve o Cosmos. A fusão da Relatividade Geral com a Mecânica Quântica deveria levar à Teoria de Todas as Coisas. A Teoria Quântica da Gravitação e a Teoria da Gravitação em limites extremos foram os instrumentos de trabalho de Hawking. Tentaremos dar uma descrição ilustrativa de suas contribuições.

     O evento será gratuito e ocorrerá no Auditório Abrahão de Moraes, Rua do Matão, 1371, travessa R, Cidade Universitária, São Paulo-SP. O evento também será transmitido ao vivo, pelo site http://iptv.usp.br/portal/transmission.action?idItem=38691. Notificamos que a participação presencial ou virtual é por adesão e de responsabilidade dos interessados. Para mais informações acesse o site http://portal.if.usp.br/pesquisa/pt-br/node/1710.

     Em caso de dúvidas sobre o evento, entre em contato com a Secretaria da Comissão de Pesquisa do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF/USP), pelo e-mail cpqif@if.usp.br, telefones (11) 3091-7119/7114.

8. Assunto: Palestra “O estudo de raios-X na escola” – Projeto Física para Todos – 07/04

    No dia 7 de abril (sábado), das 10h30 às 12h00, o Prof. Dr. Fernando Garcia, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP), participará da palestra “Xperimentando com o invisível: o estudo de raios-X na escola”, no âmbito do Projeto Física para Todos.

    Confira o resumo da palestra: Se você não é um estudante ou um profissional de áreas científicas, como a Física, Química ou Biologia, é bastante difícil convencê-lo de que a ciência dos raios-X é regida pelas mesmas leis e modelos que estão por trás da formação de um arco-íris ou do padrão de cores na superfície de uma bolha de sabão. O raio-X, afinal, é invisível. Porém, tanto a luz quanto os raios-X são radiações eletromagnéticas e, portanto, sujeitas às mesmas leis. Como introduzir e trabalhar essa ideia com estudantes de Ensino Médio? No instituto de Física da USP, desenvolvemos o Projeto Xperiência, visamos apresentar a ciência de raios-X como um campo interdisciplinar, dando ao estudante a oportunidade de colocar a “mão na massa”. Afinal, se você não pode ver os raios, que ao menos você possa colocar suas mãos em algum instrumento que os “enxerga”.

    As inscrições podem ser realizadas no site https://portal.if.usp.br/extensao/ptbr/node/348. Notificamos que a participação é por adesão e de responsabilidade dos interessados. O evento será gratuito e ocorrerá no Auditório da Biblioteca Mário de Andrade, Rua da Consolação, 94, Centro, São Paulo-SP.

     Em caso de dúvidas sobre o evento, entre em contato com a Comissão de Cultura e Extensão (CCEx) do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP), pelo e-mail ccex@if.usp.br, ou telefones (11) 3091-6681/6682.

9. Assunto: Seminário de Educação em Redução de Riscos e Desastres (RRD) – 03 e 04/04

    A Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEE-SP) e a Casa Militar, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), em parceria com a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP), o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), e o Office of US Foreign Disaster Assistance (USAID/OFDA) organizaram o II Seminário Estadual e I Seminário Internacional de Educação em Redução de Riscos e Desastres (RRD). O evento acontecerá em dois dias: 03 e 04 de abril de 2018.

    Informamos que o início do seminário (dia 03/04, das 9h30 às 12h) será realizado por meio de videoconferência, com transmissão ao vivo, pelo site da Rede do Saber (www.rededosaber.sp.gov.br), com link aberto (streaming) para as 91 DE, integrantes do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, pesquisadores e público em geral.

    A proposta consiste em abordar o percurso iniciado com o I Seminário Estadual de Educação em RRD (2016), o Fórum Local – Brasil em RRD (2017) e a participação da delegação paulista no I Fórum Cone Sul RRD (2017), contextualizando com os eixos: Desenvolvimento Curricular em RRD, Segurança Escolar, Cultura e Comunidade, População com Deficiência e RRD e Qualidade da RRD nas Escolas.

10. Assunto: V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) – Calendário

     Informamos que o calendário da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente – CNIJMA, segue conforme as datas apresentadas no Regulamento Estadual:

• 31/03 – Prazo para Escola realizar sua Conferência

• 03/04 – Prazo para Escola registrar Conferência no site da V CNIJMA (http://conferenciainfanto.mec.gov.br)

• 06/04 – Prazo para Escola enviar documentação à Diretoria de Ensino da região

• 13/04 – Prazo para Diretoria de Ensino encaminhar documentação das escolas à COE-SP

• 24/04 – Prazo para COE-SP divulgar as delegações regionais que participarão da Conferência Estadual

• 09/05 – Prazo para realização da Conferência Estadual

11. Assunto: 6º Concurso de Redação – SEE/Hospital de Amor – Barretos

    Estão abertas as inscrições para o 6º Concurso de Redação promovido pela Secretaria Estadual da Educação (SEE) e Hospital de Amor, em Barretos.

    Estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental das escolas estaduais de São Paulo podem participar juntamente com seus professores. Neste ano, o tema é “Câncer de pele: Um olhar para a sua pele pode mudar a sua vida”.

    No site do concurso é possível encontrar o regulamento e uma sugestão de grade de correção de texto (aluno/professor), que levam em conta os critérios de escolha do concurso e informações de anos anteriores.

    Para ter acesso a mais informações, acesse: https://hcancerbarretos.com.br/concurso-de-redacaonec/2169-concurso-de-redacao-2018.

12. Assunto: Instruções para o remanejamento de livros do PNLD no Sistema PDDE Interativo

      Solicitamos informar a todas as unidades escolares de sua DE que a ferramenta de remanejamento de livros do Programa Nacional de Livro Didático – PNLD está disponível no sistema no PDDE Interativo, no link http://pddeinterativo.mec.gov.br.

     Ao acessar o sistema, que foi atualizado e segue em aprimoramento, a escola deverá, em primeiro lugar, ofertar ao menos um livro para desbloqueio. A troca de livros é uma iniciativa entre as escolas, e os custos e os meios associados à permuta deverão ser acordados entre as partes.

     A plataforma é nacional e oferece informações sobre as redes Federal, Estadual e Municipal, ou seja, poderá ser promovido remanejamento entre todas as escolas. Segue anexo IV um manual com o passo a passo do remanejamento.

CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE

Fone 3404.2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br

Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula – NRM

Fone 3404.2978/2991 (Andréia) – delimnrm@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Ficha do Aluno – Campo Raça/Cor

O Centro de Informações Educacionais, a fim de cumprir determinações previstas no Estatuto da Igualdade Racial (Lei 12.288/2010), incentiva e relembra as unidades escolares que preencham ou atualizem o campo denominado raça/cor na Ficha de Cadastro do Aluno.

Em caso de dúvidas, entrar em contato com o Centro de Informações Educacionais/Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula.

 

 

2. Orientações sobre a garantia da matrícula de estudantes nos Centros de Internação Provisória da Fundação CASA

O Núcleo de Inclusão Educacional (NINC), desta Coordenadoria, e o Departamento de Informação e Monitoramento (DEINF), da Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional (CIMA), ambas da Secretaria de Estado da Educação (SEE), encaminham orientações que devem ser observadas por todas as Diretorias de Ensino sobre a garantia da matrícula de estudantes que se encontram nos Centros de Internação Provisória (CIP) da Fundação CASA.

• SOBRE O PÚBLICO-ALVO: adolescentes que aguardam decisão judicial sobre a aplicação ou não de medida socioeducativa de internação pelo Sistema de Justiça, enquanto são apurados os fatos e a responsabilidade. Neste período, permanecem até 45 dias em um CIP, segundo a legislação, e deve ser garantido o atendimento escolar. No Estado de São Paulo, esse atendimento é realizado por meio do Projeto Explorando o Currículo (PEC) instituído pela Resolução Conjunta SE-SJDC nº 1/2017, em que atuam professores da Rede estadual em classes desseriadas vinculadas a escolas estaduais.

• SOBRE A MATRÍCULA: esse público-alvo pode ter ou não matrícula antes de ser submetido à internação provisória.

    1) Caso tenha matrícula anterior: é necessário efetuar a inserção da matrícula do estudante em classe do CIP, bem como mantê-la na escola de origem (mesmo sendo Diretoria de Ensino diferente de onde o CIP se vincula). Não podem ser lançadas faltas, na escola de origem/matrícula anterior, no período de permanência do estudante no CIP, como prevê a normativa nacional e estadual.

  • A escola de origem é informada, via documento oficial com o nome da escola vinculadora do CIP, sobre a data de início da internação provisória e a inserção do estudante em classe do PEC, para ciência da gestão da escola e garantia de manutenção da matrícula. Ao final da internação provisória, a escola também é informada.
  • Dessa forma, não se deve realizar nenhum procedimento de baixa de matrícula ou transferência no período de permanência do estudante no CIP.
      2) Caso não tenha matrícula anterior: o adolescente deve ter sua matrícula inserida em classe do Projeto no CIP.
    Em qualquer caso, as atividades escolares realizadas na classe no CIP servirão de subsídios avaliativos, posteriormente, para a continuidade dos estudos pelo adolescente, assim que sair da internação provisória (mediante declaração do período de internação provisória e parecer avaliativo do professor da classe sobre as atividades realizadas pelo estudante, dentre outras informações possíveis que se façam necessárias requisitar ao Centro. Não há lançamento de notas no período da internação provisória). Após a internação provisória, (1) caso seja liberado, o adolescente deve retomar os estudos e garantida matrícula em uma escola; ou, (2) caso seja aplicada judicialmente a medida socioeducativa de internação, será – aí sim – transferida sua matrícula para classe vinculada de Ensino Fundamental ou Médio em um Centro de Internação (CI) onde for cumprir a medida.
    As orientações pedagógicas e o modelo de ofício, dentre outras orientações, estão disponíveis nos seguintes documentos:
    ➢ Documento orientador conjunto SEE/CGEB/NINC e Fundação CASA/Gerência Escolar nº 1/atualizado em agosto de 2017 “Procedimentos para a garantia de acesso à educação básica a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em meio fechado: orientações gerais aos servidores da SEE e da Fundação CASA”. (Disponível na Intranet da SEE –> Biblioteca da CGEB)
    ➢ Documento orientador SEE/CGEB/NINC/setembro de 2016 “Orientações pedagógicas para o atendimento escolar nos Centros de Internação Provisória (CIP) da Fundação CASA: Explorando o Currículo”. (Disponível na Intranet da SEE –> Biblioteca da CGEB)
    ➢ Videoconferência “Orientações sobre o Projeto Explorando o Currículo – Centros de Internação Provisória (CIP) da Fundação CASA”, realizada em 14/03/2017 e disponível na Videoteca online da Rede do Saber.

3. Assunto: Modelo de requerimento para inclusão e uso de nome social de estudantes trans e travestis nos registros da SEE

Para garantir o direito à inclusão do nome social de estudantes trans e travestis no sistema de Cadastro de Alunos e demais registros internos de circulação no âmbito da SEE, tais como Lista de Chamada, Carteirinha Escolar, Boletim Escolar, segue Anexo V o modelo de requerimento que deverá ser preenchido e adicionado ao prontuário do aluno no prazo de sete dias, a partir da data da solicitação.

Acrescentamos que a direção da escola deve orientar os funcionários para utilizarem o nome social no tratamento com o estudante, promover as normas legais e ações pedagógicas, para que haja um ambiente escolar sem discriminação ou constrangimentos, em atendimento às disposições do Decreto nº 55.888, de 17 de março de 2010; Parecer CNE/CP nº 14/2017, de 18/01/2018; Deliberação CEE 125/14; e Resolução SEE nº 45 de 18/08/2014.

CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF

Fone 3404.2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br

Núcleo de Compras e Serviços – NCS

Fone 3404.2945/2946 (Desiléa) – delimncs@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Comunicado Circular CENUT 3/2018

     Srs. Diretores e Responsáveis pela merenda nos municípios de Limeira e Cosmópolis

     Retificação do comunicado Circular – Tempero Alho e Cebola

     O Departamento de Alimentação e Assistência ao Aluno, através do Centro de Serviços de Nutrição – CENUT, vem por meio deste informar que o “Comunicado Circular 0003.2018 – Tempero Alho e Cebola” enviado no dia 28/03/2018 foi encaminhado com intuito de noticiar que este produto estará sendo introduzido na rede de forma gradativa, com objetivo de auxiliar no preparo das refeições, e este terá sua avaliação de aceitação junto às escolas.

    Tendo em vista que este produto estará em fase de avaliação, comunicamos que os itens Alho e Cebola NÃO TERÃO sua compra proibida nas escolas com a utilização da verba PEME.

    Desta forma, retificamos o comunicado enviado anteriormente com o novo arquivo em Anexo VI.

Atenciosamente,
Luísa Valentim

Dirigente Regional de Ensino