COMUNICADO DERLIM DE 04.01.2021 

COMUNICADO DERLIM DE 04.01.2021 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971– delim@educacao.sp.gov.br  

1. Assunto: Atribuição de Aulas – Projeto de Recuperação Intensiva – Janeiro 2021 – Orientações Complementares  

     Senhores Diretores,  

      A Comissão de Atribuição de Classes e Aulas orienta o que segue quanto à atribuição para o Projeto de Recuperação Intensiva de Janeiro de 2021 – PRI, conforme novas orientações enviadas em Comunicado Externo Conjunto Subsecretaria / COPED 2020.2 – nº 328, a saber:  

  

 […] para otimizar a atribuição de aulas e viabilizar o atendimento de todos os estudantes, especialmente em contextos em que há um número reduzido de estudantes em cada ano/série e restrições de professores, passamos a permitir também a atribuição em mais casos dentro da mesma etapa e fase de ensino:  

  • Do 1º ao 4º anos do ensino fundamental 
  • Do 6º ao 9º anos do ensino fundamental 
  • Da 1ª à 3ª série do ensino médio. (GN)  

    Dessa forma, por exemplo, caso uma escola tenha apenas um aluno do 1º ano, um do 2º ano, um do 3º ano, e um do 4º ano, esses quatro alunos podem ser agrupados em conjunto, de forma a otimizar a atribuição de aulas dos professores. Além disso, podem ser organizados grupos contemplando estudantes de três desses anos/séries (por exemplo, alunos do 1º, 2º e 3º anos em um mesmo grupo), de dois desses anos/séries (por exemplo, 1º e 2º anos), ou de um único ano série (por exemplo, apenas alunos do 1º ano). A mesma lógica aplica-se aos anos finais do ensino fundamental, e ao ensino médio:  

  • nos anos finais do ensino fundamental,  (6º, 7º, 8º e 9º anos) 
  • nos anos finais do ensino fundamental, os agrupamentos de estudantes podem ser organizados contemplando estudantes de: 
  • um único ano 
  • dois anos diferentes (por exemplo, 6º e 7º anos, 7º e 8º, 8º e 9º) 
  • três anos diferentes (por exemplo, 6º, 7º e 8º anos, ou 7º, 8º e 9º anos) 
  • quatro anos diferentes (6º, 7º, 8º e 9º anos) 
  • no ensino médio, os agrupamentos de estudantes podem ser organizados contemplando estudantes de: 
  • uma única série 
  • duas séries diferentes (por exemplo, 1ª e 2ª séries, ou 2ª e 3ª séries) 
  • três séries diferentes (1ª, 2ª e 3ª séries) 

    Destaca-se que nos casos em que os agrupamentos de estudantes forem compostos por diferentes anos/séries, será essencial que os professores planejem atividades personalizadas para os estudantes, respeitando o desenvolvimento das habilidades previstas para cada ano/série. 

     Em casos em que houver um número considerável de alunos por ano/série e disponibilidade de professores, indicamos que sejam organizados grupos e  por ano/série ou que contemplem estudantes de anos/séries mais próximos (por exemplo, 1º e 2º anos do ensino fundamental), de forma a viabilizar um melhor atendimento dos estudantes de acordo com suas necessidades. (GN). 

     A atribuição de aulas ocorre manualmente. Já o registro das aulas atribuídas ocorre no sistema Associação Professor na Classe, por atribuição especial  do PRI. Considerando estes novos agrupamentos, o sistema está sendo adequado para permitir esses registros. […]

    […] a escola deverá organizar os horários a serem realizadas as reuniões de ATPC, conforme a carga horária dos professores atribuídas para a Recuperação Intensiva de janeiro […] (GN). 

     […] No caso específico da Recuperação Intensiva de Janeiro, não é necessário que os professores tenham realizado o curso do Inova Educação para que tenham as aulas de Projeto de Vida atribuídas. […] (GN).   

     

         Orientação quanto à atribuição de aulas para semana de 04 a 08-01-2021:  

  1. A Comissão de Atribuição de Classes e Aulas da DERLIM divulgará para as escolas e no site o resultado da atribuição fase DE realizada em 04-01-2021 (ata das aulas atribuídas em anexo I); 
  2.  O diretor de escola deverá proceder o reagrupamento dos alunos conforme as novas orientações acima descritas e proceder a atribuição do saldo de aulas a partir do novo reagrupamento, fase UE, no dia 05-01-2021. Oferecer, também, aos professores já com aulas atribuídas do PRI; 
  3. Caso ainda haja saldo remanescente a ser atribuído, encaminhar até 12 horas do dia 05-01/2021 para a DERLim, no email saldo.aula@gmail.com, utilizando modelo próprio (em anexo II);  
  4. Esclarecemos que, caso o saldo de aulas de uma determinada área do conhecimento  não tenha sido atribuído em sua totalidade, em nível de Diretoria de Ensino, no dia 04/01/2020, a unidade escolar deverá, após oferecer novamente aos docentes da casa, reenviar o saldo com aulas restantes, para que as mesmas possam ser atribuídas a outro docente interessado, na fase DE do dia 07/01/2020;  

    Exemplo: Saldo de Linguagens 12 aulas enviadas. Total atribuídas na fase DE: 8 aulas. A unidade escolar deverá oferecer novamente aos docentes da casa e caso as aulas permaneçam sem atribuição, encaminhar essas 4 aulas restantes para atribuição da DE. Salientamos que após a atribuição do dia 07/01/2020, caso as aulas restantes do saldo de determinada área do conhecimento não tenham sido atribuídas,  a Direção da Unidade Escolar deverá proceder a distribuição do horário, conforme o número de aulas que possuem professor.   

A Diretoria de Ensino dará publicidade no site delim@educacao.sp.gov.br  da sessão de atribuição em nível DE 07/01/2021 e demais procedimentos. 

  •   Quanto à atribuição a ser realizada em nível de Unidade ou Diretoria de Ensino: 
     Quem pode atuar no Projeto de Recuperação Intensiva: 
     Para os Anos Iniciais as aulas serão atribuídas aos PEB I com magistério ou licenciatura plena em Pedagogia 
     Para os Anos Finais e Ensino Médio, poderão atuar no Projeto de Recuperação Intensiva os PEB II habilitados/qualificados em pelo menos um dos componentes em que tiver aulas atribuídas. 
 
  •  Quanto à atribuição de aulas para o Projeto de Recuperação Intensiva: 
        As aulas poderão ser atribuídas a: 
  1. – docentes titulares de cargo, na carga suplementar; 
  2. – docentes ocupantes de função-atividade, para complementar a composição da carga horária de trabalho; 
  3. – docentes contratados nos termos da Lei Complementar nº 1.093/2009, para completar a carga horária de trabalho; 
– candidatos à contratação, devidamente inscritos no processo de atribuição de classes e aulas. 
     Para fins de atribuição do referido Projeto, deve-se observar a classificação do processo anual de atribuição de classes e aulas (ano Letivo 2020)
     Recomendamos, ainda, o atendimento ao limite de estudantes por agrupamento, conforme estabelecido no Protocolo Intersetorial do Plano São Paulo e na legislação vigente.  
     Comissão de Atribuição de Classes e Aulas – DERLIM 

2. Assunto Sugestões de Atividades e Materiais de Apoio para Recuperação Intensiva de Janeiro  
Retransmitimos Comunicado Externo Conjunto Subsecretaria/COPED  2021 – nº 1.
Prezadas Equipes Gestoras.
Para apoiar os professores que estão atuando na Recuperação Intensiva de Janeiro de 2021 a preparar e realizar suas aulas, compartilhamos alguns materiais de apoio e sugestões que podem ser acessados conforme indicado abaixo:

·           Para professores dos anos iniciais do ensino fundamental: na planilha disponível neste link: https://drive.google.com/file/d/17bFcY5yeSmJYP9DXNwTQA3H_-34pPjxz/view, foram feitas indicações de possibilidades de trabalho pedagógico com os estudantes para desenvolver as habilidades previstas para a Recuperação Intensiva de Janeiro nos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia e História.

·           Para professores dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio: documento disponível neste linkhttps://drive.google.com/file/d/1qSFfnTVyihaOKpEyMsusV4rPuVjWOs_3/view com atividades sugeridas para cada área do conhecimento (nos casos de Ciências Humanas, Ciências Naturais e Matemática e Linguagens) ou componente curricular (no caso de Projeto de Vida), a partir das habilidades previstas para serem trabalhadas na recuperação de janeiro. Esse é o mesmo link que já havia sido compartilhado no Comunicado Externo Conjunto Subsecretaria/COPED – 2020.2 nº 328, com orientações complementares sobre Recuperação Intensiva de janeiro de 2021 (linkhttps://drive.google.com/file/d/13HO0oYKOG8Y_T0qkaeU6JOQ6veKankMV/view).

·           Para professores de todas as etapas de ensino: além da programação diária de aulas no Centro de Mídias, que pode ser acessada pelos estudantes, organizamos também links de aulas que dialogam com as habilidades da recuperação de janeiro que podem ser usadas de forma assíncrona. Esses links estão no site do CMSP, na programação diária, disponível neste linkhttps://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/programacao/. Ao clicar na aula escolhida, você será direcionado ao Repositório que contém o vídeo e as aulas em PPT.

Ressaltamos que para que o trabalho pedagógico seja realizado de acordo com as necessidades dos estudantes, podem ser utilizados diversos instrumentos de diagnóstico da aprendizagem, tais como os resultados da avaliação diagnóstica de dezembro, assim como os encaminhamentos dos conselhos de classe/ano/série, para focar a atuação dos professores de acordo com as habilidades que os estudantes precisam de mais apoio para desenvolver.

CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE 
Fone 3404.2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br 
Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula – NRM 
Fone 3404.2978/2991 (Andréia) – delimnrm@educacao.sp.gov.br  

1. Assunto: Inscrição por Deslocamento 2021 
De acordo com as Resoluções SEDUC 69, de 05/10/2020 e 74, de 16/10/2020, a Inscrição por Deslocamento, com alteração de endereço ou sem alteração de endereço, ocorrerá no período de ​05/01/2021 a 12/01/2021.

Neste ano, a inscrição por deslocamento poderá ser realizada de duas formas: presencial ou online.

  • presencial: em qualquer escola pública, pois toda escola é posto de inscrição, na plataforma SED, através da funcionalidade GESTÃO ESCOLAR > CADASTRO DE ALUNOS > MOVIMENTAÇÃO > DESLOCAMENTO/TRANSFERÊNCIA. Sendo que, o deslocamento por interesse, deverá ser realizado na escola pública de preferência.
  • online: realizada pelo responsável pelo aluno ou próprio aluno, quando maior de 18 anos, através da plataforma SED. Segue em anexo III tutorial da inscrição online.

     A divulgação do resultado aos alunos inscritos por deslocamento com e sem alteração de endereço será a partir de 15/01/2021.

     Em caso de dúvidas, entrar em contato com o Centro de Informações Educacionais/Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula.

CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH 

Fone 3404.2961 (Cecília) 3404.2984 (Madalena) – delimcrh@educacao.sp.gov.br 

Núcleo de Administração de Pessoal – NAP 

Fone 3404.2965/2968/2993/2992/2990/2967/5814 (Aline) – delimnap@educacao.sp.gov.br  

1. Assunto: Conclusão de Graduação e Atualização de Semestre Cursado 

     Conforme Portaria CGRH-10, publicada no DOE de 14/11/2020, os docentes categoria “O” com contrato ativo celebrado em 2018, 2019 e 2020 e os candidatos a contratação, que participaram do Processo Seletivo Simplificado para atuação em 2020 e que realizaram as inscrições para atuação em 2021, deverão apresentar, quando for o caso, para fins de atualização de graduação, no prazo de 04 a 06-01-2021, os seguintes documentos:

     · diploma (frente e verso) e/ou certificado de conclusão de graduação, com data de colação de grau, expedida por instituição de ensino superior público ou privado;

     · declaração da instituição superior de ensino, com a atualização para aluno de último ano, no caso de contratos ativos com semestres anteriores ao último ano.

     Solicitamos também que seja anexado o histórico escolar atualizado.

     Enviar documentação através do link: https://forms.gle/XnZRkivyyuKuBtZ7A  

 

 

Atenciosamente,

Magda de Moraes

Dirigente Regional de Ensino