COMUNICADO DERLIM DE 03.08.2020 

COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 03.08.2020  

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) delim@educacao.sp.gov.br

Fone 3404.2986 (Fabiola) delimat@educacao.sp.gov.br

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 

Fone 3404.2955 delimnpe@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: AAP 2º Bimestre –DIGITAL 

Conforme COMUNICADO EXTERNO CONJUNTO COPED/SUBSECRETARIA 2020 – Nº 34 (em anexo I) a SEE está disponibilizando a versão digital da AAP 2º Bimestre.

A aplicação poderá ocorrer na semana de 10 a 14/08/2020, onde os estudantes realizarão remotamente, se possível com orientação do professor e  respeitando as peculiaridades de cada  unidade escolar.

A escola poderá entregar a AAP (formato impresso) somente para o estudante que não tenha condições de realizar a versão digital e todo o material disponível na escola terá possibilidade de ser utilizado no retorno presencial, como atividade de retomada.

Destacamos que a AAP têm como papéis acompanhar o desenvolvimento e apoiar a consolidação das aprendizagens dos estudantes.

 

 

COMUNICADO DERLIM DE 03.08.2020 

 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) delim@educacao.sp.gov.br

Fone 3404.2986 (Fabiola) delimat@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Boletim 18 – Divulgação do Programa Educação Alimentar – Integrando Ciência, Escola e Saúde – 1ª Edição/2020

Solicitamos especial atenção ao boletim nº 18, FAQ e Tutorial. Anexo I.

 

 

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971delim@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Programa Mais Alfabetização 

Informamos às escolas que possuem recursos do Programa Mais Alfabetização, na conta do PDDE Qualidade, que deverão dar início às atividades com os assistentes de alfabetização assim que houver o retorno presencial das aulas, até dezembro de 2020.

A título de exemplo: se as aulas retornarem em setembro, as atividades deverão ser desenvolvidas de setembro a dezembro.

Concomitante ao desenvolvimento das atividades com os assistentes, fica autorizada a compra de materiais pedagógicos voltados para a alfabetização dos anos iniciais.

Caso não haja a previsão de retorno ainda esse ano, recomendamos que os recursos sejam reprogramados para 2021, dando início as atividades já nos primeiros dias letivos.

 

2. Assunto: Agenda integrada – Conviva SP – DER Norte 2 e DER Piracicaba 

Encaminhamos convite do CONVIVA.

     Em continuidade a nossa ação de divulgação de uma agenda integrada de orientações e formações, compartilhamos as iniciativas das seguintes diretorias: Diretoria de Ensino de Piracicaba e Diretoria de Ensino Norte 2.

Por ser inerente ao nosso Programa, pedimos que repassem o convite às Unidades Escolares, principalmente aos vice-diretores e PMECs.

Compartilhem, prestigiem, participem!

 

 

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 

Fone 3404.2955 delimnpe@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Materiais de Apoio ao Currículo – 3° Bimestre 

A Coordenadoria Pedagógica informa que os materiais de apoio ao Currículo, referentes ao 3º bimestre, serão disponibilizados para a rede na seguinte conformidade:

• Cadernos do Aluno (em formato digital) – disponíveis em:

o site da EFAPE – Página do Currículo Paulista, acesso por meio do link: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/, clicando na aba Materiais → Materiais de apoio.

o Intranet – Espaço do Servidor, acesso por meio do link: https://seesp.sharepoint.com/sites/intranet/noticias/Paginas/professores-cadernos-do-sp-faz-escola-volume3-do-ensino-fundamental-anos-finais-e-ensino-medio-estao-disponiveis.aspx .

• Cadernos do Aluno (impresso): serão entregues nas unidades escolares durante o mês de agosto.

• Cadernos do Professor (em formato digital): estarão disponíveis no início do 3º bimestre na página do Currículo Paulista e na Intranet, mesmos endereços disponibilizados acima.

Solicitamos que o conteúdo deste comunicado seja amplamente divulgado.

 

 

2. Assunto: Física de Fronteira para Professores Online – Inscrições Abertas para Agosto 

Retransmitimos convite do ICTP-SAIFR, que tem oferecido cursos online gratuitos sobre Física Moderna para professores de Ensino Médio aplicarem em suas aulas virtuais. As inscrições para o mês de agosto, com atividades inéditas, estão abertas.

Mecânica quântica, Relatividade, Mudanças climáticas e Buracos Negros são alguns dos temas da edição de agosto do Física de Fronteira para a Sala de Aula.

Os encontros têm duração de 1h30min, e são oferecidos às 15h00 e às 19h00, as quartas e sextas-feiras do mês de agosto, com início no dia 5. Serão apresentadas diferentes estratégias de ensino para aulas on-line, tendo como foco conteúdos de Física Moderna e Contemporânea. Estas atividades foram desenvolvidas pelo reconhecido Perimeter Institute for Theoretical Physics (Canadá) e adaptadas e traduzidas pelo ICTP-SAIFR com apoio do Instituto Serrapilheira, FAPESP e Perimeter Institute.

O curso será realizado com a plataforma Zoom. Ele é gratuito, porém com vagas limitadas. Para realizar a inscrição e ter mais informações, acesse: https://www.ictp-saifr.org/salavirtual. Em caso de dúvidas, escreva para: ensinomedio@ictp-saifr.org. Ao longo da quarentena, o ICTP-SAIFR está organizando diversas atividades online para professores, estudantes de ensino médio e público geral, acesse a programação completa em: outreach.ictp-saifr.org/

 

 

3. Assunto: ERRATA – #ATPC_TutorialEmVídeo 

 

 

CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE 

Fone 3404.2979 (Silvia) delimcie@educacao.sp.gov.br

Núcleo de Informação Educacional e Tecnologia – NIT 

Fone 3404.2953 delimnit@educacao.sp.gov.br    

 

1. Assunto: Infraestrutura Lógica 

Prezados, Diretores,

Considerando o início da possível retomada gradual das atividades vamos dar continuidade em conjunto com a PRODESP às atividades de instalação de novos pontos de infraestrutura lógica. Para isso é necessário preencher o seguinte formulário: https://forms.gle/czkGTJDcU8H9aUQG6 até dia 06/08/2020, para podermos encaminhar para validação pelo CITEM. As Unidades escolares que não preencherem serão contempladas posteriormente.

Os seguintes ambientes serão considerados: Sala dos Professores, Sala de Leitura, 1 espaço de uso pedagógico coletivo definido pela própria escola (Sala multimídia, Biblioteca, entre outros).

Também queremos garantir que os ambientes de uso Administrativo possuam ao menos 1 ponto para equipamento wifi.

 

 

 

CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH 

Fone 3404.2961 (Cecília) 3404.2984 (Madalena) delimcrh@educacao.sp.gov.br

Núcleo de Administração de Pessoal – NAP 

Fone 3404.2965/2968/2993/2992/2990/2967/5814 (Aline) delimnap@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Recadastramento 

Segue (anexo II) lista de servidores que não efetuaram o recadastramento no mês de julho/2020. Favor enviar ofício justificando o não recadastramento ou o formulário (anexo III) preenchido.

 

Núcleo de Frequência e Pagamento – NFP 

Fone 3404.2995/2994/2996/2982 (Rafaela)  delimnfp@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Designação / Cessação de Designação – Alteração de Módulos  

Visando atualizar os módulos de cargos/funções que cada unidade escolar comporta, conforme alterações de classes no início deste segundo semestre, a partir de 03/08/2020, peço a gentileza de analisarem os módulos atuais, conforme legislação e, caso haja necessidade de alteração, enviar a documentação à Diretoria de Ensino para cessação com fundamento legal na redução de módulo, de acordo com as tabelas abaixo:

  • Módulo de Diretor/Vice-diretor nas Unidades Escolares, conforme Resolução SE 69, de 19/12/2016
Nº de Classes Nº Turnos Diretor de Escola Vice-Diretor de Escola
2 a 3 1 ou mais 0 0
4 a 7 1 ou mais 0 1
8 a 15 1 ou 2 1 0
8 a a15 3 1 1
16 a 44 1 ou mais 1 1
mais de 44 1 ou mais 1 2

 

  • Módulo de Professores Coordenadores nas Unidades Escolares, conforme Resolução SE 6, de 20-1-2017
NÚMERO DE CLASSES NÚMERO DE TURNOS NÚMERO DE SEGMENTOS PROFESSOR COORDENADOR
8 a 15 independente independente 1
16 a 30 independente Sem anos iniciais 1
16 a 30 independente Com anos iniciais *2
A partir de 31 independente independente 2

* Somente farão jus a 2 (dois) Professores Coordenadores as escolas que contarem com 16 (dezesseis) a 30 (trinta) classes e que, independente do número de turnos, ofereça Anos Iniciais de Ensino Fundamental, além de outros segmentos/níveis de ensino

 

Caso haja necessidade de cessação de designação em virtude de mudanças de modulo na Unidade Escolar, deverá ser encaminhado ao e-mail <maria.vensel@educacao.sp.gov.br> uma via em formato word da portaria de cessação da designação e um oficio da Unidade Escolar solicitando a cessação de designação,.

 

2. Assunto: Cronograma Pagamento AGOSTO/2020 

Estamos encaminhando, em anexo IV, Cronograma para Digitação Pagamento – Agosto de 2020.

Com a finalidade de prevenir eventuais bloqueios e inconsistências, solicitamos empenho no acompanhamento da digitação do BFE pelas Unidades Escolares e, havendo dúvidas ou problemas na digitação, deverá ser comunicado este Núcleo de Frequência e Pagamento, em tempo hábil para análise e solução, através do e-mail <delimnfp@educacao.sp.gov.br>. Lembramos que ausência da digitação da frequência ocasiona o bloqueio de pagamento.

Neste mês, a digitação da frequência de JULHO de 2020 estará disponível: – de 03 a 17/08/2020, até as 12h00;

Não haverá a Concessão Automática de Vantagens (ATS e 6ª Parte), nessa programação – Lei Complementar 173/2020 de 27/05/2020, publicada em DOE 28/05/2020.

 

3. Assunto: Adicional de Transporte / GTCN / GTC / GESE  

Retransmitimos o Comunicado CGRH de 01/08/2020:

 

Prezados,

Dando continuidade aos procedimentos dos descontos do Adicional de Transporte dos Diretores de Escola e Supervisores de Ensino, que se encontram em cumprimento da jornada laboral por Teletrabalho (378) ou À Disposição da Administração (379), bem como nas situações de apresentação de Atestado Médico – COVID 19 (380), à base de 1/10 mensal, informamos que:

– estamos encaminhando, em anexo V, planilha que deverá ser preenchida com os dados daqueles que sofrerão os descontos do Adicional de Transporte, por estarem em Teletrabalho (378), À Disposição da Administração (379) ou Atestado Médico COVID 19 (380).

(…)

– a SEFAZ providenciará automaticamente o desconto a base de 1/10 mensal.

 

Importante:

No preenchimento da quantidade de dias, deve ser observado que:

– com teletrabalho na sexta e segunda, há também a perda do sábado e domingo, que entram no cálculo dos dias a serem descontados.

– se o teletrabalho acontecer durante todo o mês, serão descontados os 30 dias.

 

Após o preenchimento, a planilha deverá retornar ao NFP, através do e-mail <delimnfp@educacao.sp.gov.br>, impreterivelmente, até 05/08/2020, às 12h00, para que possamos encaminhar ao CGRH. Junto a planilha deverá ser encaminhada a cópia do livro ponto do mês de julho/20.

As Unidades Escolares que não atenderem ao prazo acima estipulado para envio de planilha, proceder com as orientações encaminhadas no COMUNICADO DERLIM DE 15/07/2020 e COMUNICADO DERLIM DE 23.07.2020.

 

Atenciosamente,

Magda de Moraes

Dirigente Regional de Ensino