COMUNICADO DERLIM DE 03.03.2021

Fone 3404.2955 delimnpe@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Levantamento Quantitativo para Desfazimento (Ler e Escrever + EMAI e SP Faz Escola) – Versões até 2018

Lembramos que a equipe de materiais está realizando um novo levantamento dos materiais didáticos que se encontram nas escolas e diretorias de ensino que poderão sofrer desfazimento.

De acordo com a resolução nº 83 de 2013, fica proibido realizar os procedimentos de desfazimento em anos eleitorais. Diante disso, necessitam realizar um levantamento com maior precisão (por escola) para melhor auxiliarmos as unidades escolares da rede estadual de São Paulo. Por isso, solicitamos o preenchimento do formulário:

Prazo de resposta05/03/2021

OBS: Para conseguir responder o questionário, o servidor deve estar logado no e-mail institucional (@servidor.educacao.sp.gov.br)

1. Assunto: PNLD 2021

Retransmitimos assunto publicado no COMUNICADO DERLIM de 01.03.2021.

Seguem informações sobre o PNLD: Escolha PNLD 2021 – Ensino Médio: O registro da escolha do PNLD 2021 – Projetos Integradores e Projeto de Vida destinados ao Ensino Médio ocorrerá de 1º a 15 de março. O Guia do PNLD 2021 pode ser acessado aqui: https://drive.google.com/file/d/14T3DMZGBjksuPXemJxymSccb2XRFBI-A/view. A escolha é feita em duas etapas: na primeira, os professores analisam as obras contidas no Guia e, numa segunda, a direção registra a escolha no sistema do FNDE. As escolas deverão registrar a escolha de até 4 (quatro) projetos integradores e 1 (um) projeto de Vida. Caso a escola opte por não utilizar qualquer uma das opções ofertadas, é obrigatório o registro no sistema de que não deseja receber o material daquela(s) opção(ões). Sem esse registro, o SIMEC apontará que deve ser enviado um dos títulos disponíveis de cada opção para todo o alunado. É obrigatória a inclusão da ata de reunião da escolha no Sistema PDDE Interativo/SIMEC. A não inclusão obriga as escolas a apresentar uma justificativa. As escolas precisam informar sobre a visita de representante de editoras que realizou divulgação de material do PNLD em sua unidade. O Guia PNLD 2021 é o documento oficial que orienta a escolha. Nele estão incluídas as resenhas das obras e orientações sobre o registro da escolha. Reiteramos que as fontes de informação são os comunicados internos da Seduc, do FNDE e do MEC. Cuidado com conteúdo disponibilizado pela internet, pois podem ser notícias falsas.

Cadastro: O sistema PDDE Interativo é o principal meio de comunicação entre o FNDE, as redes de ensino e as escolas. Todas as ações referentes à execução do PNLD, como a escolha dos materiais, os pedidos de remanejamento e de reserva técnica, são realizadas neste sistema. É nele também que são geradas as chaves de acesso para a distribuição do livro acessível em formato EPUB 3. Assim, é fundamental que as escolas atualizem o cadastro no sistema. Devem estar sempre atualizadas as informações de e-mail, telefones e nomes de diretores. Anexo I segue o manual que, observamos, onde se lê “ (…) as Secretarias de Educação deverão entrar no endereço 7 eletrônico: http://pddeinterativo.mec.gov.br e efetivar o login utilizando o CPF e a senha do Secretário (a) de educação ou de membros do comitê gestor (…)”, no caso da rede estadual paulista deve ser lido como “supervisor de ensino e/ou demais habilitados da diretoria de ensino na gestão das senhas MEC”. No manual figura a data 2018, mas permanece atualizado.

Fone 3404.2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br

Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula – NRM

Fone 3404.2978/2991 (Matilde) – delimnrm@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Cronograma Matrícula 2021

Segue, anexo II, novamente Cronograma das próximas ações relacionadas à Matrícula 2021, registro de NCOM, Impressão da Lista Oficial, etc, para que não percam os prazos e os registros sejam feitos corretamente.

Fone 3404.2961 (Cecília) 3404.2984 (Madalena) – delimcrh@educacao.sp.gov.br

Núcleo de Frequência e Pagamento – NFP

Fone 3404.2995/2994/2996/2982 (Rafaela)  delimnfp@educacao.sp.gov.br

2. Assunto: Grades de Substituição – Biênio 2020/2022

Solicitamos que as Unidades Escolares realizem o acesso ao PortalNet – Biênio para emissão da Grade de Substituição publicada no DOE de 18-02-2021 (Anexo III), com vigência e alteração ocorrida na escala do biênio 2020/2022.

Devem ser emitidas duas vias da Grade, em formato Paisagem, assinadas e encaminhadas ao CRH – NFP em vias originais.

Na Grade do GOE:

• O GOE Titular deve assinar no campo “Identificação e assinatura autoridade do responsável pela unidade escala”,
  • O Diretor de Escola deve assinar no campo “Identificação e assinatura da autoridade superior”,

Na Grade do Diretor de Escola:

• O Diretor Titular deve assinar no campo “Identificação e assinatura autoridade do responsável pela unidade escala”
  • No caso de Diretor de Escola afastado, deverá ser indicado o motivo do afastamento no campo destinado a assinatura

– Andreia Monfrim Riberto, PCNP de Matemática – 04/03 (quinta-feira)