COMUNICADO DERLIM DE 02.08.2021 

COMUNICADO DERLIM DE 02.08.2021 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br 

 

CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF 

Fone 3404.2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br 

 

Núcleo de Obras e Manutenção Escolar – NOM 

Fone 3404.2942 – (Reinaldo) – delimnom@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Descarte de lâmpadas 2021 

     Solicitamos às escolas jurisdicionadas a Diretoria de Ensino Região Limeira, que nos informe através do e-mail delimnom@educacao.sp.gov.br até o dia 03/08/2021, a quantidade de lâmpadas (tubulares e de bulbos) disponíveis para remoção

Em atendimento a solicitação, e considerando o novo procedimento de remoção das lâmpadas nas escolas, que deverão ser retiradas fazendo uso de embalagem própria da empresa contratada pela FDE, para efetuar a retirada e a descontaminação de lâmpadas, solicitamos considerar como mínima a quantidade total de 20 lâmpadas, considerando a soma de tubulares e de bulbos.

Caixas Tipo 1 e 2: neste novo convênio, houve uma alteração no procedimento do uso das caixas pelas unidades, conforme descrito a seguir:

As atuais caixas disponíveis nas escolas que estejam acondicionando os respectivos estoques de lâmpadas descartadas não deverão ser entregues ao motorista da empresa contratada pela FDE para a remoção das lâmpadas. Pelo novo procedimento, o motorista deverá ser conduzido até o local na escola onde as lâmpadas estejam estocadas, acondicionadas ou a granel. Caberá ao motorista retirar as lâmpadas que estejam armazenadas nas caixas ou colher as que eventualmente estejam a granel e proceder o recolhimento em embalagem própria da empresa. Em nenhuma hipótese deverá ser permitida a retirada de caixa ou sua entrega ao motorista. As caixas que foram utilizadas pelas escolas para o adequado acondicionamento das lâmpadas descartadas deverão ser mantidas nas escolas que deverão continuar a utilizá-las para o armazenamento paulatino de novas lâmpadas que vierem a ser descartadas futuramente. Na hipótese da existência de caixas que não apresentarem condições de uso, as escolas não deverão entregá-las ao motorista, devendo proceder o descarte das caixas inservíveis pelas próprias unidades escolares.

 

COMUNICADO DERLIM DE 02.08.2021 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br 

 

 

1. Assunto: Inova Educação – Formação Básica – 2ª Edição/2021 – Inscrições Abertas! 

    Solicitamos especial atenção ao boletim nº 1. Anexo I.

2. Assunto: Novo Ensino Médio 

    Segue informação da COPED.

    Nessa sexta-feira, dia 06/08/2021, teremos a formação sobre o Novo Ensino Médio com todas as escolas da rede e havia sido solicitado que os estudantes de ensino médio ficassem em casa nesse dia, fazendo atividades pelo CMSP, para que os professores pudessem participar da formação e discussão.

     Após solicitações com relação aos professores que tem aulas no Ensino Médio e nos Anos Finais na sexta-feira, as escolas podem se organizar para que esses estudantes de anos finais também assistam as aulas de casa, para que seus professores participem adequadamente da formação e discussão sobre os itinerários formativos.

     Aproveitando: as escolas cujos municípios estiverem em feriado na sexta-feira devem se organizar, nos mesmos moldes, para realizar a formação e discussão de maneira assíncrona na segunda-feira, dia 9 de agosto.

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971  delim@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Jornal Programas MEC – Julho/2021 

    Resumo dos programas:

Programa Mais Educação/ Novo Mais Educação: PNME – Conta PDEE Integral –Como o programa não está mais em atividade, as escolas deveriam ter zerados os saldos em 2020. Porém, se a escola ainda possui valores desse repasse, devem utilizar, respeitando custeio e capital. Importante: não precisa mais formar oficinas com monitores no contraturno, podem comprar materiais e realizar pequenos serviços nos ambientes pedagógicos, respeitando a Resolução 8, de 16/12/2016. Ressaltamos que o programa é de cunho pedagógico e deve ser executado nessa função, não em manutenção. Saldos insuficientes devem ser devolvidos via GRU, e encaminhar cópia ao delimnfi@educacao.sp.gov.br.
b) Programa Ensino Médio Inovador: PROEMI – Conta PDDE Qualidade – Como o programa não está mais em atividade, as escolas deveriam ter zerado os saldos em 2020. Porém, se a escola ainda possui valores desse repasse, devem utilizar, respeitando custeio e capital. Ressaltamos que o programa é de cunho pedagógico e deve ser executado nessa função, não em manutenção. Saldos insuficientes devem ser devolvidos via GRU, e encaminhar cópia para delimnfi@educacao.sp.gov.br.
c) Escola Conectada – Conta PDDE Qualidade – As escolas que já receberam o repasse podem seguir o PAF elaborado, se for necessário modificar as ações via reunião do Conselho e registro em ata, as naturezas de capital e custeio devem ser respeitadas. As escolas receberam um comunicado sobre preenchimento do monitoramento, vamos encaminhar o tutorial anexo II.
d) Programa Mais Alfabetização: PMALFA – Conta PDDE Qualidade – Como o programa não está mais em atividade, as escolas deveriam ter zerado os saldos em 2020. Porém, se a escola ainda possui valores desse repasse, devem utilizar até dezembro do corrente ano. Importante: não precisa mais ser de uso exclusivo do ressarcimento do professor auxiliar, podem comprar materiais que auxiliem nas atividades híbridas.
e) Programa Novo Ensino Médio – Conta PDDE Qualidade – Escolas podem executar o plano já elaborado, ou fazer alterações que atendam melhor as necessidades da escola. Importante ressaltar que o recurso é pedagógico e não de manutenção. Foi realizada uma reunião via TEAMS com os gestores das escolas e responsáveis na Diretoria de Ensino informando sobre a necessidade de preenchimento de um questionário socioambiental até 15/07. As informações já foram encaminhadas por e-mail.
f) Programa PDDE Emergencial – Conta PDDE Qualidade – Contribui para manutenção física e pedagógica dos estabelecimentos de ensino. É possível também fomentar atividades on line e para quem não tem o programa Escola Conectada, pode custear o pagamento da internet. Como gastar: na reestruturação dos projetos pedagógicos; no desenvolvimento das atividades educacionais; em pequenos reparos, adequações ou serviços necessários à manutenção dos procedimentos de segurança; na contratação de serviços para desinfecção dos ambientes; na aquisição de itens de higiene geral e individual; nos gastos na melhoria de conectividade e acesso à internet para alunos e professores; na aquisição de materiais permanentes. Cabe ao gestor e ao Conselho de escola a capacidade de decidir o que é melhor para a escola, com autonomia e responsabilidade. Registrar tudo em ata, e anexar à prestação de contas. ATENÇÃO: O REPASSE JÁ VEM DIVIDIDO EM CUSTEIO E CAPITAL, E DEVE SER RESPEITADO.

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 
Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Gravação do Plantão de Dúvidas sobre Organização das Escolas para o 2º Semestre, com Apresentações Utilizadas e Compilado de Referências para Organização Pedagógica do 2º Semestre de 2021  
Para apoiar na organização das escolas para o 2º semestre de 2021, disponibilizamos:
• Neste link https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=18882&id=0, gravação do plantão de dúvidas sobre organização pedagógica do 2º semestre para escolas, realizado no Canal Trio Gestor do CMSP no dia 29 de julho às 10h. Foram também disponibilizados no Repositório a apresentação utilizada durante a transmissão (neste link https://drive.google.com/file/d/1ay_r2BKklpXjaUiTvObUIDw5SMuZ_jIP/view ), e o “Compilado de referências para organização pedagógica do 2º semestre” (neste link https://drive.google.com/file/d/1tReor40o9QzRf7sYJzRrTH8zLh6vAnwl/view ). o Sugerimos que os PC (Professores Coordenadores), PCNP (Professores Coordenadores do Núcleo Pedagógico), PCAE (Professores Coordenadores para acompanhamento de um agrupamento de unidades escolares), assim como outros profissionais envolvidos com a gestão pedagógica das escolas que não assistiram à transmissão ao vivo por estarem em férias, assistam à sua gravação.
• Nos links abaixo, compartilhamos as gravações dos plantões de dúvidas sobre gestão administrativa das escolas, realizadas no dia 28 de julho, no canal Trio Gestor do CMSP.
o Gestão de pessoas e sistemas – link https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=18883&id=0
o Financeiro, infraestrutura e serviços – link https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=18884&id=0

2. Assunto: Eletivas 
Eletivas é um componente curricular que envolve diferentes habilidades e pressupõem a diversificação de situações didáticas, pois visa aprofundar, enriquecer e ampliar o repertório dos estudantes sobre um ou mais componentes curriculares e/ou área do conhecimento do Currículo em Ação de São Paulo. As Eletivas têm como base para sua elaboração, os interesses relacionados aos Projetos de Vida dos estudantes e, como foco, o aprimoramento da autonomia e do protagonismo juvenil.
Com o objetivo de orientar os professores(as), professores(as) coordenadores(as) e gestores(as) da rede estadual paulista, apresentamos orientações e um cronograma para o planejamento e desenvolvimento das Eletivas nas escolas no segundo semestre de 2021.
Neste semestre, de modo a garantir que os protocolos de segurança sanitária sejam seguidos, orientamos que não seja feita a reenturmação dos estudantes para a realização das Eletivas. Sugerimos que os professores levantem os temas de interesse das turmas e proponham uma Eletiva com uma temática mais abrangente, que esteja em consonância com as propostas apresentadas pelos estudantes de determinada turma.
Para auxiliar os professores e ampliar o repertório das Eletivas, disponibilizamos o Cardápio de Eletivas com ementas e planos de aulas que abordam diversos temas como Turismo, Cidadania, Educação Socioambiental, Tecnologia, entre outros. Solicitamos que o Link (https://drive.google.com/drive/folders/1ys2B5ZgjduVD2GfmZJph9-kNaf6VitNc?usp=sharing)  seja encaminhado aos professores das Eletivas para que possam ter acesso ao material que constitui o cardápio.
Sugestão de cronograma para auxiliar as escolas no planejamento e desenvolvimento das Eletivas.

Data: 05/08 e 06/08 – Atividades: Live: Cardápio de Eletivas
Data: 02/08 – 13/08 – Atividades: Planejamento das Eletivas
Data: 09/08 – 20/08 – Atividades: Feirão das Eletivas*
Data: 09/08 – 27/08 – Atividades: Cadastro das Eletivas na SED
Data: 02/08 – 23/12 – Atividades: Vigência das Eletivas
Data: 29/11 – 17/12 – Atividades: Culminância das Eletivas    

Feirão das Eletivas: Para a garantir que os protocolos de segurança sanitária sejam seguidos, orientamos que não seja realizado o Feirão das Eletivas na escola. Sugerimos que os professores levantem os temas de interesse de suas turmas e proponham uma Eletiva que esteja em consonância com os anseios dos estudantes da turma, sem que seja feito o reagrupamento dos estudantes.

 

CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH 
Fone 3404.2961 (Aline) – delimcrh@educacao.sp.gov.br 

Núcleo de Administração de Pessoal – NAP 
Fone 3404.2965/2968/2993/2992/2990/2967/5814 (Renata) – delimnap@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Recadastramento 
Informamos que, até a data de hoje (02.08.2021), ainda não se recadastraram 305 servidores conforme anexo III.
Solicitamos que as unidades informem os interessados sobre a necessidade do recadastramento até o dia 31/07/2021, impreterivelmente. 

 

Núcleo de Frequência e Pagamento – NFP 
Fone 3404.2995/2994/2996/2982 (Rafaela)  delimnfp@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Cronograma Pagamento – Agosto/2021  

     Estamos encaminhando, em anexo IV, Cronograma para Digitação Pagamento – Agosto de 2021.

     Com a finalidade de prevenir eventuais bloqueios e inconsistências, solicitamos empenho no acompanhamento da digitação do BFE pelas Unidades Escolares e, havendo dúvidas ou problemas na digitação, deverá ser comunicado este Núcleo de Frequência e Pagamento, em tempo hábil para análise e solução, através do e-mail <delimnfp@educacao.sp.gov.br>.

      Lembramos que ausência da digitação da frequência ocasiona o bloqueio de pagamento, bem como a digitação em PV divergente. Importante atentar-se ao PV que está ativo no BFE/PAPC.

      A digitação da frequência de Julho de 2021 estará disponível: de 01 a 13/08/2021, até as 12h00.

      Observação:

Informamos que o cronograma está disposto em ORDEM CRONOLÓGICA (por data do evento). Favor atentar aos “eventos”.

Item nº 15 “Alteração de Jornada/TSE Jornada”:

Salientamos que as fases corrigidas ou alteradas dentro do cronograma, terá arquivo de lauda gerado para publicação em DOE conforme mencionado neste novo item.

As planilhas de Alteração de Jornada (vigência diferente do cronograma) e/ou Tornando Sem Efeito enviadas até a data do fechamento do cronograma às 17:00 horas, serão publicadas na data informada no cronograma.

As orientações encaminhadas no comunicado DERLIM de 22/02/2021 devem ser seguidas para regularização da Alteração de Jornada.

 

TODOS OS ANEXOS AQUI.

Atenciosamente,

Magda de Moraes

Dirigente Regional de Ensino