COMUNICADO DERLIM DE 01.06.2020

COMUNICADO DERLIM DE 01.06.2020 

DIRIGENTE/GABINETE

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE

Fone 3404.2970/2971– delim@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Calendário Escolar

Prezados Diretores,

Segue em anexo I o modelo de calendário escolar a ser inserido pelas unidades escolares, com as alterações ocorridas ao longo do primeiro semestre de 2020.

Pontos de Atenção

  • As reuniões do conselho de escola devem ser cadastradas, conforme as datas constantes no modelo encaminhado por todas as unidades escolares, como LETIVAS, de modo a garantir o cumprimento da carga horária do ensino médio noturno regular e EJA Totalizando 99 dias no primeiro semestre e 99 no segundo. Ao cadastrar tal evento, no campo observação, inserir a informação letivo com atividade;
  • A reunião de Eleição do Conselho de Escola deve ser cadastrada no primeiro mês letivo do ano;
  • A Reunião de Eleição da APM deverá inserida de acordo com o vencimento da ATA de eleição.
  • Prazo para unidade escolar inserir as alterações na SED, até o dia 08/06/2020;
  •  As escolas não precisam incluir o evento “Planejamento Letivo” no período de 01/06 a 05/06 no calendário escolar da Plataforma SED pois essa atualização será automática via sistema. Lembrando que a semana de replanejamento é considerado como dia letivo;

 

Orientações encaminhadas pela SEDUC

O prazo para alteração dos calendários para adequação relativa às alterações nos feriados estaduais e municipais fica ampliado nos seguintes termos:

– Ajuste do Calendário escolar na plataforma Secretaria Escolar Digital – SED, para a Rede Pública de ensino, até o dia 08/06/2020;

– Após essa data, o calendário escolar deverá ser submetido para prévia manifestação do Supervisor de Ensino da unidade escolar e posterior homologação do Dirigente Regional de Ensino, até o dia 12/06/2020;

– A semana do dia 01/06 a 05/06 será voltada para o planejamento do 2º bimestre. Os professores estão convocados para este planejamento, na medida de sua carga horária atribuída. A semana será letiva para os estudantes, que terão mantidas as programações para desenvolvimento das habilidades prioritárias do 1º bimestre no Centro de Mídias SP.

– As escolas não precisam incluir o evento “Planejamento Letivo” no período de 01/06 a 05/06 no calendário escolar da Plataforma SED pois essa atualização será automática via sistema;

– Os conselhos de classe do 1º bimestre podem ser realizados até o dia 12/06/2020;

– Será publicada resolução, considerando as alterações aqui dispostas e já comunicadas para a rede.

– Para facilitar a atualização do calendário escolar na Plataforma SED, realizamos algumas melhorias no sistema como simplificar o fluxo e permitir a homologação em lote.

    OBS: Solicitamos que todas as orientações contidas no mesmo sejam repassadas à todas as escolas de sua jurisdição.

Para atualizar o calendário siga os passos abaixo:

    Escola (GOE, Agente de Organização Escolar, Diretor de Escola ou Vice-diretor):

1)  Se necessário alterar período dos bimestres, acesse o menu Gestão Escolar > Calendário escolar > Bimestres, edite os períodos dos bimestres e clique em “salvar”.

2)  Acesse o menu Gestão Escolar > Calendário escolar > Calendário, edite os eventos necessários e clique em “enviar para aprovação”.

    Supervisor de Ensino:

3) Acesse o menu Gestão Escolar > Calendário Escolar > Fluxo, pesquise a escola, clique no ícone do lápis, preencha o campo observação e clique em “Ratificar”.

    Dirigente:

4)  Acesse o menu Gestão Escolar > Calendário Escolar > Homologação em Lote, selecione as escolas que deseja homologar e clique em “Homologar em Lote”.

Em caso de dúvidas entrar em conto com os Supervisores Wanderley ou Gabriel, através do  e-mail gabriel.vieira@educacao.sp.gov.br ou wanderley.silva@educacao.sp.gov.br

 

 

2. Assunto: Monitoramento Programas MEC – 1º Semestre de 2020

Com intuito de darmos continuidade às atividades de Monitoramento dos Programas MEC, elaboramos os primeiros questionários dos Programas Mais Educação, Novo Mais Educação, Ensino Médio Inovador (PROEMI), Mais Alfabetização, Acessível e Conectada.

Apenas as escolas com saldo deverão responder os questionários até a data de 19 de junho de 2020, impreterivelmente.

As escolas que possuem saldos acima de R$ 1.000,00 (MIL REAIS) nos programas PME/PNME, PROEMI e PMALFA, deverão também encaminhar as atas para os e-mails mencionados explicando como serão gastos os recursos.

Os links disponibilizados abaixo, deverão ser copiados e colados no GOOGLE CHROME.

• PME/PNME:

https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=mHe4FhdFLESSAM4cypMlnAsHIuGh7M9KhBzf3QtW hF9UM1RXMVQ5STA5SzZRSFVaNFUxQ0lNTDZKOS4u

• PROEMI:

https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=mHe4FhdFLESSAM4cypMlnAsHIuGh7M9KhBzf3QtW hF9UNktCU0VHRkROSk9OMDJKUzRPS1NEVUkzQS4u

• PMALFA:

https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=mHe4FhdFLESSAM4cypMlnAsHIuGh7M9KhBzf3QtW hF9UNk5MMVgwRVA0VjJYSjlIWENSRjJJWVFHVC4u

• ESCOLA ACESSÍVEL:

https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=mHe4FhdFLESSAM4cypMlnAsHIuGh7M9KhBzf3QtW hF9URU9HQ01GNE9FVEZCQ05ONUlSTE01V044RS4u

• EDUCACAO CONECTADA:

https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=mHe4FhdFLESSAM4cypMlnAsHIuGh7M9KhBzf3QtW hF9UMzUxSUJGQkxYR1gxQTUyMDRNWEtKNlY1TC4u

 

 

3. Assunto: Convite aos Professores e Educadores para Responderem a uma Pesquisa

Retransmitimos convite do CONVIVA.

    Caros Diretores,

Solicitamos que enviem aos professores o Convite para participação em pesquisa não oficial online sobre “Educação, docência e a COVID-19”.

A pesquisa estará disponível para contribuição até o dia 07/06.

   Basta acessar o link bit.ly/docenciaecovid, rolar a tela até o final e responder a primeira questão.

Agradecemos a colaboração.

CONVIVA

 

 

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Utilização do Nome Social no ENEM-2020

Informamos que entre os dias 01/06/2020 a 05/06/2020 participantes inscritos/as no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 que quiserem atendimento pelo nome social devem fazer a solicitação na página do Participante, disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação.

Lembramos que o nome social é a forma pela qual travestis ou pessoas transexuais escolheram ser chamados, por ser a denominação que condiz com sua identidade de gênero e permite combater o preconceito e o constrangimento na aplicação do Exame.

Para realizar a solicitação, o/a inscrito/a deverá acessar a página do/a Participante, cujo acesso acontece mediante CPF e senha cadastrados no ato da inscrição, no menu “alterar dados”. Além de informar nome social, os candidatos e candidatas deverão determinar se querem que este nome apareça na lista de sua sala e indicar o ambiente sanitário (masculino ou feminino) a ser utilizado nos dias do exame.

Também será necessário apresentação de documentos, na Página do/a Participante:

▪ Foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares);

▪ Cópia digitalizada, frente e verso, de um dos documentos de identificação oficiais com foto, válido.

O INEP informa que não serão aceitas solicitação e/ou inserção de documentos fora do endereço <enem.inep.gov.br/participante> e/ou fora do período, e a previsão de divulgação dos resultados será 12 de junho.

As solicitações indeferidas deverão ser consultadas no mesmo sistema. Em caso de reprovação, o/a participante será comunicado/a, por meio do e-mail ou SMS – dados que devem ser informados no ato da inscrição. Nesse caso, o período para apresentação de recursos será entre 15 e 19 de junho e a disponibilização dos resultados finais será em 25 de junho.

Solicitamos que as orientações sejam repassadas aos estudantes que utilizam nome social. Orientem seus/suas estudantes com a inscrição e motivá-los/as para realização do ENEM, e assim, criarmos possibilidades para diminuição da discriminação e da exclusão.

 

 

 

CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE

Fone 3404.2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br

Núcleo de Informação Educacional e Tecnologia – NIT

Fone 3404.2953 – delimnit@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Orientações sobre aquisição de Tablets por meio do PDDE Paulista

Retransmitimos Comunicado DETEC/CITEM 011/2020.

    Prezados Diretores e Vice-Diretores de Escola,

    Visto que ocorreram diversas manifestações e dúvidas sobre a aquisição de Tablets com o recurso do PDDE Paulista por parte das Escolas Estaduais, a CITEM, por meio de seu Departamento de Tecnologia de Sistemas, e em parceria com a COPED, elaborou um documento orientador (anexo II) que discorre sobre as possibilidades de aquisição desses equipamentos

Em casos de dúvidas, por favor, entrar em contato através do e-mail: comunica-detec-citem@educacao.sp.gov.br

    Contamos com a sua colaboração.

Atenciosamente.

DETEC – Departamento de Tecnologia de Sistemas

   CITEM – Coordenadoria de Informação, Tecnologia, Evidencia e Matrícula.

 

 

 

CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF

Fone 3404.2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br

Núcleo de Finanças – NFI

Fone 3404.2949/2950/2980 (Alba) – delimnfi@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Prestação de Contas PDDE – 2019

Prezados Senhores Diretores,

Solicitamos às escolas que ainda não prestaram contas das verbas PPDE utilizadas em 2019 o façam até o 06/06/2020. Caso isso não ocorra a Direção responderá e assumirá as responsabilidades.

 

 

 

CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH

Fone 3404.2961 (Cecília) 3404.2984 (Madalena) – delimcrh@educacao.sp.gov.br

Núcleo de Administração de Pessoal – NAP

Fone 3404.2965/2968/2993/2992/2990/2967/5814 (Aline) – delimnap@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Registro de Frequência Docentes

O registro de frequência dos docentes ocorrerá por meio do acesso e permanência no Aplicativo Centro de Mídias SP, cabendo consignação de ausências ao serviço, em caso de não participação efetiva na formação, nos termos da legislação pertinente.

 

 

2. Assunto: Recadastramento

Segue (anexo III) lista de servidores que não efetuaram o recadastramento no mês de Maio/2020. Favor enviar ofício justificando o não recadastramento ou o formulário (anexo IV) preenchido.

 

 

Núcleo de Frequência e Pagamento – NFP

Fone 3404.2995/2994/2996/2982 (Rafaela)  delimnfp@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Cronograma de Pagamento – Junho/20

Estamos encaminhando, em anexo V, Cronograma para Digitação Pagamento – Junho de 2020.

Com a finalidade de prevenir eventuais bloqueios e inconsistências, solicitamos empenho no acompanhamento da digitação do BFE pelas Unidades Escolares e, havendo dúvidas ou problemas na digitação, deverá ser comunicado este Núcleo de Frequência e Pagamento, em tempo hábil para análise e solução através do e-mail delimnfp@educacao.sp.gov.br.

Lembramos que a ausência da digitação da frequência ocasiona o bloqueio de pagamento os servidores da Unidade Escolar. Contamos com a colaboração de todos.

Neste mês, a digitação da frequência de MAIO de 2020 estará disponível: – de 01 a 15/06/2020, até as 12h00;

Para a Concessão Automática de Vantagens (ATS e 6ª Parte), conforme item 16 do cronograma, seguir os prazos: Atualizar a Frequência (BFE) dos servidores até 05/06/2020, até as 12h00.

 

 

Atenciosamente,

Magda de Moraes

Dirigente Regional de Ensino