COMUNICADO DERLIM DE 16.08.2024

COMUNICADO DERLIM DE 16.08.2024
 
DIRIGENTE/ GABINETE
Fone: 3404-2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
Fone: 3404-2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Edital – CGP – EE. Prof. Odécio Lucke
A E.E. Prof. Odécio Lucke nos termos da Resolução SEDUC nº 52, de 29- 06-2022, torna pública a abertura do período de recebimento de propostas de trabalho e realização de entrevistas para docentes interessados em exercer junto à esta Unidade Escolar a função gratificada Coordenador de Gestão Pedagógica – CGP. Segue edital enviado pela Unidade Escolar, anexo I.
2. Assunto: Edital – CGP – EE. Jamil Abrahão Saad
A EE. Jamil Abrahão Saad nos termos da Resolução SEDUC nº 52, de 29- 06-2022, torna pública a abertura do período de recebimento de propostas de trabalho e realização de entrevistas para docentes interessados em exercer junto à esta Unidade Escolar a função gratificada Coordenador de Gestão Pedagógica – CGP. Segue edital enviado pela Unidade Escolar, anexo II.
3. Assunto: Edital – CGP – EE. Prof. João Baptista Negrão Filho
A E.E. Prof. João Baptista Negrão Filho nos termos da Resolução SEDUC nº 52, de 29-06-2022, torna pública a abertura do período de recebimento de propostas de trabalho e realização de entrevistas para docentes interessados em exercer junto à esta Unidade Escolar a função gratificada Coordenador de Gestão Pedagógica – CGP. Segue edital enviado pela Unidade Escolar, anexo III.
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE LIM
Fone: 3404-2970/3404-2971 – delim@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Material – Reunião sobre “Escolha dos Itinerários Formativos para 2025” e “Educação Profissional”
Encaminha-se às Escolas que ofertam Ensino Médio desta Diretoria, material utilizado na Reunião sobre “Escolha dos Itinerários Formativos para 2025” e “Educação Profissional” realizada em 15/08/2024 na EE Antônio de Queiroz, a saber:
  • Escolha dos Itinerários Formativos 2025 – PPT – Anexo IV;
  • Slide “Conhecendo as disciplinas” – PPT com exemplos de aulas estudadas nos componentes dos Itinerários Formativos Acadêmicos – Anexo V;
  • Material Digital: “Escolhas e decisões” – Aula 2 PV – Anexo VI;
  • Cartazes com as opções de cursos técnicos por município que serão ofertados em 2025 pelas Escolas da DE de Limeira – Anexo VII;
  • Textos e vídeos sobre os Cursos Técnicos – Anexo VIII
  • Formação Diretores e PAEETs sobre a Educação Profissional – PPT – Anexo IX;
  • Modelos de Sugestão de documentos de alteração regimental para fins de autorização de curso profissionalizante – Escolas aderentes 2025 – Anexo X;
  • Sugestão de texto para alteração regimental para fins de maior abrangência da Educação Profissional no documento escolar – Anexo XI;
  • PADLET com divulgação da Educação Profissional e das Escolas que ofertarão cursos profissionalizantes na DE de Limeira: https://padlet.com/4xgsb6kprb/educa-o-profissional-5zhboar00u6zpx8e
  • Vídeo da Live de 13/08/2024: Vídeo da live do dia 13/08: https://www.youtube.com/live/rvG-3aqseDo
  • Lives com Estudantes – 19/08/2024:
  •  
  •  IMPORTANTE: Conforme previamente combinado com as Equipes, ao término das lives de 2ª feira, os mediadores que estão nas turmas de 1ªs séries devem acessar a reunião pelo TEAMS onde apresentaremos as opções de escolha da Diretoria de Limeira para os nossos estudantes. Para tanto, solicitamos que sejam orientados a ingressarem na reunião, tão logo tenha terminado a LIVE no CMSP, através do LINK:
2. Assunto: Programa Multiplica SP 2024 #Coordeandores (1ª Edição/2024) e #Diretores (2ª Edição/2024)
● Ação: Programa Multiplica SP 2024 #Coordenadores (1ª edição/2024) e #Diretores (2ª edição/2024): Início dos Encontros Formativos semanais.
● Formato: Síncrono, via Microsoft Teams.
● Status: Em andamento
● Data: De 13/08 a 29/11/2024
● Público-alvo: Diretores Multiplicadores, Diretores/Vice-Diretores Cursistas, Coordenadores Multiplicadores e Coordenadores Cursistas.
3. Assunto: PAF Conectada
Caros Diretores,
Segue, anexo XII, lista de itens atualizada do PAF CONECTADA. Apesar dos itens serem permitidos pelo programa federal, a SEDUC não permite que sejam adquiridos por uma questão de normas de segurança e/ou por atas de preços que estão em aberto no momento. Por favor compartilhar com as escolas. Os itens são da natureza de capital e são para as escolas que ainda tem recursos de anos anteriores.
Os itens vetados estão com a célula em vermelho.
 
 
4. Assunto: SARESP/Provão Paulista
Conforme comunicado externo conjunto subsecretaria / CITEM – 2024 Nº 38, reforçamos a necessidade do preenchimento e atualização e/ou atualização dos dados dos alunos, devidamente matriculados nas unidades escolares do Estado de São Paulo, na plataforma Secretaria Escolar Digital (SED). Os dados utilizados para a realização das avaliações são aqueles existentes no Sistema Cadastro de Alunos:
• Matrícula dos Alunos
o Todos os alunos matriculados até 22/08/2024 dos ano/série participantes do SARESP/Provão Paulista 2024, deverão estar devidamente com os seus dados atualizados na Secretaria escolar Digital (SED) até o dia 22/08/2024.
• Ficha dos Alunos
o Nome completo corretamente preenchido.
o Nome social deve ser preenchido somente quando dentro dos requisitos legais previstos pelo Decreto 55.588/10, Deliberação CEE 125/14, Resolução SE 45/2014 e Parecer CNE/CP nº 14/2017;
o Documentos de identificação, tais como RG, CPF e data de nascimento, atualizados.
• Informações de Deficiência e Recursos
o Quando necessário, preencher o campo de deficiência sempre atentando para a informação do recurso necessário para a execução da prova.
Cabe salientar que os dados necessários para a execução de forma coerente e fidedigna tomarão como base as informações incluídas até 22/08/2024. (ESTA DATA NÃO SERÁ PRORROGADA).
Pedimos que reportem este comunicado as Prefeituras e/ou Secretarias Municipais de Educação de sua jurisdição.
  
 
NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE
Fone: 3404-2955 (Viviana) – delimnpe@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Convocação 4º Encontro Formativo – Programa Alfabetiza Juntos SP – Anos Iniciais
A Dirigente Regional de Ensino convoca os professores do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Coordenadores de Gestão Pedagógica dos Anos Iniciais para o 4º Encontro Formativo – Programa Alfabetiza Juntos SP, conforme segue:
Grupo 1 – um professor do 1º ano
Data: 22/08/2024
Horário: das 11h30 às 17h30
Local: E.E. Professora Maria Aparecida Soares de Lucca
Endereço: Rua Leontina Ibanez Rueda, 240 – Jardim Glória
Limeira – SP
Grupo 2 – um professor do 2º ano e um Coordenador de Gestão Pedagógica
Data: 23/08/2024
Horário: das 11h30 às 17h30
Local: EE. Professora Maria Aparecida Soares de Lucca
Endereço: Rua Leontina Ibanez Rueda, 240 – Jardim Glória
Limeira – SP
O café será comunitário. Contamos com a colaboração de todos.  
2. Assunto: REDASP – Eventuais Ocorrências
Para otimizar a comunicação e a resolução de eventuais problemas encaminhamos, anexo XIII, documento de alinhamento a ser utilizado no período de aplicação REDASP.
3. Assunto: Olimpiadas de Redação São Paulo (REDASP) / 2024: Orientações para a aplicação da prova da Olimpíada de Redação São Paulo – REDASP e Divulgação da lista de Avaliadores de Redação
A REDASP acontece na próxima semana e, por isso, solicitamos divulgação em todas as unidades escolares das Diretorias de Ensino do calendário da Fase Única. Lembramos que cada ano/série faz a prova da Olimpíada de Redação em um dia específico e que não haverá repescagem:
● 19/08: 6° ano do EF
● 20/08: 7° ano do EF
● 21/08: 8° ano do EF
● 22/08: 9° ano do EF
● 23/08: 1ª série do EM
● 26/08: 2ª série do EM
● 27/08: 3ª série do EM
A escrita de texto deverá acontecer na plataforma de Redação Paulista, ferramenta já usada no ambiente virtual escolar. Os estudantes deverão escrever, na plataforma, texto sobre tema específico elaborado para a Olimpíada de Redação. Lembramos também que os estudantes do 6° ao 8° ano terão como gênero de escrita a carta do leitor e os estudantes do 9° ano e do Ensino Médio, artigo de opinião. Pedimos a todas as escolas que reportem quaisquer intercorrências na hora da aplicação da Olimpíada para os pontos focais que acompanham a REDASP na sua DE. Teremos um fluxo para comunicar imprevistos.
Para conferir mais detalhes, acesse o regulamento no site oficial e as orientações para aplicação da prova.
Além disso, para aqueles que participaram do processo de seleção para Banca Avaliadora, lembramos que o resultado foi divulgado, no Banco de Talentos, no mesmo card da inscrição, no dia 09 de agosto. Confira se você é um dos professores selecionados. Os Avaliadores aprovados, conforme consta no edital, devem, por gentileza, se atentar aos próximos comunicados que enviaremos, nas próximas semanas.
 
4. Assunto: Clube dos Estudos – Prepara SP
Apresentamos a iniciativa – “Clube de Estudos – Prepara SP”, destinada a fortalecer a preparação acadêmica e pessoal dos estudantes da rede pública de ensino do estado de São Paulo para os desafios de ingresso no Ensino Superior. A finalidade central é proporcionar um ambiente de estudos favorável para que o estudante permaneça engajado na preparação para o ENEM, Provão Paulista e vestibulares, no contraturno escolar e/ou no momento de encontro dos clubes nas escolas do Programa de Ensino Integral.
Tal ação ocorrerá por meio de adesão voluntária das escolas, com a decisão consensual entre a gestão escolar e a coordenação gremista da unidade escolar. Solicitamos que a gestão escolar, junto da coordenação gremista, leia o termo de adesão para participação e realizem o processo de decisão pela adesão ou não na unidade de acordo com o fluxo previsto.
Link do edital de participação:
5. Assunto: Divulgação para o 1º Prêmio Escola da Cidadania Ativa!, Politize! – Prorrogação do prazo para inscrições
Informamos que foram prorrogadas, até 26 de agosto de 2024, as inscrições para participar do 1º Prêmio Escola da Cidadania Ativa! Professor(a) Inspirador(a) na Educação Política, https://drive.google.com/file/d/1NTDx4JGq19x4_aGCr29-x3jE4Q9KScuX/view?usp=sharing  promovido pela Politize! e apoiado pelo National Endowment for Democracy (NED).
Quem pode participar?
Professores(as) que trabalharam ou trabalham os materiais pedagógicos do Programa Escola da Cidadania Ativa!, seja nas Disciplinas Eletivas https://drive.google.com/drive/folders/1HPBr-7jIT8IMJULmQad7LpV6fuJS8UWg ou na Trilha de Aprofundamento “Liderança e Cidadania”. https://drive.google.com/file/d/1yoE8Fu1iCbl0E61_z8d-A7Pr6P-k5-PX/view
Para quaisquer dúvidas, entre em contato pelo e-mail: educacao@politize.com.br.
6. Assunto: 30º Prémio Jovem Cientista – Conectividade e Inclusão Digital
Informamos que estão abertas as inscrições para a 30ª edição do Prêmio Jovem Cientista com o tema: Conectividade e Inclusão Digital.
Público-alvo: estudantes matriculados no Ensino Médio
Período de Inscrição: 10/07/2024 até 04/10/2024
7. Assunto: Divulgação – Prémio de Boas Práticas Pedagógicas Inovadoras
Divulgamos o Prêmio de Boas Práticas Pedagógicas Inovadora, realizado pelo Instituto Sonho Grande, voltado aos professores de Ensino Médio do Programa Ensino Integral (PEI), que visa potencializar práticas pedagógicas inovadoras na sala de aula, para participar da iniciativa: “Boas Práticas Pedagógicas Inovadoras: Inspirando o Futuro do Ensino Médio Integral”.
A ação será dividida em dois momentos: Trilhas Formativas e Premiação.
Trilha Formativa:
A trilha contará com dois blocos autoinstrucionais seguidos por lives formativas que visam revisitar o conteúdo teórico trabalhado nos materiais de estudos e complementá-lo com exemplos de práticas para a diversificação da aprendizagem.
Premiação:
Os participantes receberão um certificado de participação de 20h e os 10 primeiros colocados receberão notebooks, tablets e celulares, além de vouchers para compra de equipamentos.
Faça sua inscrição até 23/08.
Para mais informações: https://linktr.ee/inspiraintegral
8. Assunto: Processo Seletivo COPED – Equipe Curricular Anos Iniciais
A Coordenadoria Pedagógica – COPED está selecionando Professores de Educação Básica, do Quadro de Magistério (QM), efetivos, interessados em atuar como Técnico Curricular, para, por meio de afastamento, compor equipe do Ensino Fundamental Anos Iniciais.
9. Assunto: Programa Multiplica SP – #Professores/2024 – 2ª  Edição: Inicio das formações e divulgação do tutorial de acesso ao Microsoft Teams
● Ação: As formações entre Professor Multiplicador e Professor Cursista da 2ª Edição/2024, já iniciaram! clique aqui https://guide.trivium.com.br/showcase/cly90vl7d02b5gai5p8kqwil3 e conheça o tutorial que disponibilizamos para auxiliá-los no acesso ao Microsoft Teams
● Formato: Síncrono, via Microsoft Teams.
● Status: Em andamento
● Público-alvo: Todos os professores participantes da 2ºEdição/2024
● Data: De 12/08 a 06/12/24
● Mais informações: Para leitura de documentos relacionados ao Programa Multiplica SP #Professores, acesse: https://multiplicasp.educacao.sp.gov.br/professores/professormultiplicador/#informacoes-importantes-multi
10. Assunto: ATPC 2024 – Professor Tutor para Anos iniciais
● Ação: Disponibilização de ATPC direcionados a ação – Professor Tutor para Anos Iniciais
● Formato: Online, via AVA EFAPE
● Status: Em andamento
● Público-alvo: Professores do 1º ao 3º ano que atuarão diretamente na ação – Professor Tutor dos Anos Iniciais segundo a Resolução SEDUC 42/2024
● Data: No ar a partir de 29 de julho
● Mais informações: As ATPC estão disponibilizadas, no AVA EFAPE, semanalmente de forma alternada Língua Portuguesa / Matemática em uma aba específica para a formação e visa subsidiar os professores no processo de recuperação dos estudantes, disponibilizando recursos didáticos e estratégias pedagógicas eficazes que procuram promover a superação das dificuldades de aprendizagem e garantir que todos os alunos alcancem o pleno desenvolvimento de suas competências e habilidades acadêmicas.
11. Assunto: ATPC 2024 – Temas Transversais
● Ação: Disponibilização de ATPC de Educação Especial e Educação Antirracista em aba específica.
● Formato: Online, via AVA EFAPE
● Status: Em andamento
● Público-alvo:
○ SEDUC-SP: Aos servidores do Quadro do Magistério (QM);
○ Municípios: Aos profissionais das redes municipais de ensino do estado de São Paulo
● Data: No ar a partir de 29 de julho
● Mais informações: As ATPC estão disponibilizadas, no AVA EFAPE, semanalmente em uma aba específica, a oferta será de 3 (três) ATPC semanais; 2 (dois) de Educação Especial onde 1 (um) será para Professor Especializado na área da Educação Especial e 1 (um) para Professor Regente, além de 1 (um) ATPC de Educação Antirracista.
12. Assunto: Concurso de Redação China e Brasil “50 anos de amizade para além das fronteiras”
● Ação: Divulgação do Concurso de redação em parceria com o Consulado da China
● Status: Em andamento
● Público-alvo: Professores e estudantes das Unidades Escolares
● Data: FASE ESCOLA de 15/08 a 20/09 (período para produção e seleção das redações nas escolas)
● Mais informações: Podem participar do Concurso de Redação China e Brasil “50 anos de amizade para além das fronteiras” os estudantes matriculados nas escolas da rede pública estadual de ensino em duas categorias:
○ Categoria I – Anos Finais do Ensino Fundamental (8º e 9º anos);
○ Categoria II – Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª séries).
O regulamento com cronograma completo e demais informações podem ser consultado no site do CREMChttp://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=9391
13. Assunto: Divulgação da Convocação 1ª chamada da Pós-Graduação em Matemática – Parceria SEDUC/EFAPE e SESI-SP
● Ação: Para acessar a lista dos convocados, acesse https://www.faculdadesesi.edu.br/posmatematica/#convocados.
As informações estarão disponíveis conforme destaque abaixo.
● Formato: Presencial. Polos: Catumbi – São Paulo, Sorocaba e Campinas.
● Status: Em andamento
● Público-alvo: Professores de Matemática da rede estadual
14. Assunto: Curso Da Educação Integral ao Ensino Integral 2 – 1ª Edição/2024
● Ação: Curso Da Educação Integral ao Ensino Integral 2 – 1ª Edição/2024.
● Formato: EaD, no AVA-EFAPE.
● Status: Em andamento.
● Público-alvo:
○ SEDUC-SP: Aos servidores do Quadro do Magistério (QM), do Quadro de Apoio Escolar (QAE) e do Quadro da Secretaria da Educação (QSE);
○ Municípios: Aos profissionais das redes municipais de ensino do estado de São Paulo, exceto o secretário de escola.
● Datas:
● Mais informações: Os cursistas aprovados em edições anteriores do curso Da Educação Integral ao Ensino Integral, poderão se inscrever e participar desta nova edição, visto que o curso passou por adequações em seu conteúdo. https://efape.educacao.sp.gov.br/acao-formacao/da-educacao-integral-ao-ensino-integral2-1a-edicao-2024/
15. Assunto: Curso Storytelling e o Percurso do Herói em Aulas e Cursos – 1ª Edição/2024
● Ação: Curso Storytelling e o Percurso do Herói em Aulas e Cursos – 1ª Edição/2024.
● Formato: EaD, no AVA-EFAPE.
● Status: Em andamento.
● Público-alvo: Servidores da SEDUC-SP integrantes do Quadro do Magistério (QM) e Servidores da EFAPE.
● Datas:
 
CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE
Fone: 3404-2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br
Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula – NRM
Fone: 3404-2976 (Ana Lúcia) – delimnrm@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Chamada Publica de Matrícula – 2025
Prezados Diretores.
Lembramos que conforme cronograma constante no anexo III da Resolução Seduc n° 55, de 07 de agosto de 2024, que durante o período de 19 de agosto a 13 de setembro de 2024, ocorrerá a Chamada Pública de Matrícula, com ações importantes para a organização e planejamento do ano letivo de 2025, contemplando as seguintes ações:
  1. Escolha do Itinerário Formativo:
    • Para estudantes com matrícula ativa na 1ª série do ensino médio da rede estadual de ensino.
    • Para estudantes com matrícula ativa no 12º termo do ensino fundamental e 1° e 2° termos do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da rede estadual de ensino.
  2. Intenção de Transferência:
    • Para todos os estudantes da rede estadual de ensino com resultado de matrícula publicado para o ano letivo de 2025.
    • Atentar-se para o ano da inscrição na SED, uma vez que estarão habilitadas as transferências para o ano 2024 e 2025.
  3. Inscrição de Aluno Fora da Rede:
    • Para candidatos às vagas na rede pública de ensino para o ano letivo de 2025.
A realização da Chamada Pública de Matrícula é uma inovação possibilitada pela rematrícula automática dos estudantes da rede estadual de ensino, permitindo, de forma inédita, que os responsáveis possam indicar o interesse de transferência na rede estadual de ensino antecipadamente.
Agradecemos a colaboração e pedimos que fiquem atentos aos prazos estabelecidos para garantir a melhor organização para o próximo ano letivo.
CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF
Fone: 3404-2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br
 
Núcleo de Compras e Serviços – NCS
Fone: 3404-2945 / 2948 (Sandra) – delimncs@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Indicação de Fiscal Setorial – CUIDADOR
Prezados
Solicitamos o preenchimento do formulário abaixo até 19/08/2024, segunda-feira.
Núcleo de Finanças – NFI
Fone: 3404-2949 / 2980 (Kaio) – delimnfi@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Prestações de Contas do PDDE Federal – Solução BB Gestão Ágil
Reiteramos que conforme a Resolução CD/FNDE nº 7, de 2 de maio de 2024, https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cd/fnde-n-7-de-2-de-maio-de-2024-557685634 que instituiu a Solução BB Gestão Ágil como ferramenta para fins de prestação de contas dos recursos financeiros repassados pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e Ações Integradas, no âmbito Federal, reiteramos que as unidades executoras deverão lançar os comprovantes das despesas relativas à execução dos recursos transferidos pelo PDDE Federal durante exercício 2023 e durante o período de janeiro a junho de 2024 no sistema BB Gestão Ágil até 31 de agosto de 2024.
As unidades escolares deverão realizar a categorização dos débitos em consonância com o estabelecido na Portaria nº 548, de 2 de julho de 2024. https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-548-de-2-de-julho-de-2024-570315119
Informamos que diferentemente do PDDE Paulista, os lançamentos dos gastos efetuados no exercício de 2023 na Solução BB Gestão Ágil, relativos ao PDDE Federal, NÃO MIGRARÃO automaticamente para a Secretaria Escolar Digital (SED), portanto, a APM/Escola deverá realizar, excepcionalmente, os lançamentos em ambas as plataformas.
As orientações relativas às prestações de contas do exercício financeiro de 2024 serão encaminhadas posteriormente à rede.
CUMPRIMENTOS:
Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidade por Mais um Ano de Vida à:
– Aline Felipe Fierz Sales, Diretora do Centro de Recursos Humanos/CRH – 18/08 (domingo)
– Ligia Maria Muller Cesar, Supervisora de Ensino – 19/08 (segunda-feira)
Atenciosamente,
Gilssara Cavalcante de Lima Bandeira
Dirigente Regional de Ensino