COMUNICADO DERLIM DE 12.04.2024

COMUNICADO DERLIM DE 12.04.2024

DIRIGENTE/GABINETE

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Pílulas de Qualidade de Vida 01/03 – ABRIL AZUL Mês de Conscientização do Autismo

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971 delim@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto:  Conselho de Escola – Check List

Prezado Diretor/Vice-Diretor:

A equipe de Supervisores Articuladores do Conselho de Escola da Diretoria de Ensino de Limeira está verificando junto a SED, as inserções dos cadastros dos documentos das escolas, conforme lista abaixo:

  • Ata da Assembleia de Composição do Conselho de Escola
  • Cadastro dos Representantes do Conselho
  • Cadastro de Reuniões
  • Ata de Reunião do Conselho (1° bimestre)
  • Estatuto
  • Plano de Ação

Solicitamos que os Senhores verifiquem os cadastros e caso falte algum documento, que seja providenciado e inserido na SED o quanto antes.

Importante:

  • Todas as escolas deverão elaborar e subir no SGCE/SED o Plano de Ação do Conselho de Escola. (Prazo final 25/04).
  • Todos os atos do Conselho de Escola deverão estar registrados também no livro físico.

Plano de Ação – (Anexo I)

 

 

2. Assunto: Prova Paulista – Educação Profissional

Os estudantes da 2ª série do EM em turmas do técnico atendidas por escolas técnicas parceiras (ETECs/CPS, FIEC, Proz e Sequencial) devem realizar apenas a prova referente aos conteúdos de FGB nesta aplicação da Prova Paulista (1º bimestre). A partir das próximas aplicações, os estudantes atendidos por escolas técnicas parceiras também realizarão provas do Itinerário Técnico. Os estudantes da 2ª série do EM do Itinerário Técnico em modelo de oferta direta (sem o intermédio de escola técnica parceira) devem realizar as provas referentes aos conteúdos da FGB e dos cursos técnicos.”

 

 

3. Assunto: Resultados Preliminares do SAEB

Conforme prevê a Portaria INEP Nº 267, de 21 de junho de 2023, que estabelece as diretrizes de realização do Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB no ano de 2023, os resultados preliminares estarão disponíveis aos diretores de escola, para interposição de recursos, no período de 16 a 26 de abril de 2024, sendo que o sistema ficará disponível até as 17 horas do dia 26 de abril no endereço eletrônico: http://saeb.inep.gov.br/saeb/.

Os critérios de divulgação dos resultados determinados pela Portaria nº 2672023 são:

– Registrar um mínimo de 10 estudantes da série avaliada presentes no dia da avaliação

– Registrar pelo menos 80% dos estudantes da turma avaliada participando da avaliação, conforme dados declarados pela escola ao Censo Escolar 2023.

 

 

4. Assunto: Apoio Presencial

Informamos que a plataforma de Apoio Presencial está com as seguintes melhorias no perfil do gestor:

1. Painel inicial: Card de acesso via painel da SED

2. Painel inicial: Nova nomenclatura dos filtros de status

3. Painel inicial: Novo totalizador com o acumulado de apoios realizados durante o ano

4. Painel inicial: Alteração na coluna de status do feedback: informando quando o feedback foi realizado e disponibilizado para o docente concluir

5. Painel inicial: Nova coluna “Gerar PDF” com histórico de apoios disponível para consulta do gestor e impressão

6. Formulário de apoio: Possibilidade de registrar o formulário de apoio com até dois dias retroativos

7. Formulário de apoio: Aumento no número de caracteres permitido no campo de observação

8. Feedback: Cabeçalho com informações de nome do gestor que realizou o apoio, cargo, data do apoio e data prevista do feedback

Melhorias no perfil de professor:

1. Os combinados para as próximas semanas registrados no momento do feedback ficarão disponibilizados para consulta do professor, mesmo após a conclusão do ciclo de apoio.

2. Os combinados para as próximas semanas agora estão disponibilizados também no relatório em PDF

Disponibilizados os seguintes materiais de apoio:

● Vídeo tutorial de uso da plataforma de Apoio Presencial: https://www.loom.com/share/dd34814043e54225943a89ba39cd6253?sid=d92abf70-9c5a-45a9-b49a-6a35d77fdc1c

● Atualização do FAQ de Apoio Presencial e informações sobre o BI de Apoio Presencial

Qualquer dúvida pode ser enviada pelo canal de Suporte Técnico da Central de Atendimento da SEDUC, por meio do telefone 0800-770-0012 ou pelo link: https://atendimento.educacao.sp.gov.br

(de segunda a sexta, das 07h às 19h).

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Plataforma Leia SP: alinhamento entre PEC e Unidades Escolares

Na próxima semana (16 e 17/04), realizaremos encontros online com o objetivo de alinharmos ações para o segundo bimestre em relação à Plataforma Leia SP.

Público-alvo: 1 CGP ou CGPG de cada Unidade Escolar.

CRONOGRAMA

Data: 16/04/2024

Horário: 08h30

Local: Plataforma Microsoft Teams

Mediação: Thaini

Link de acesso: https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_YmFiMjY5YmEtZmQ2ZC00MzI3LTk3ODEtMmU1NjBhZTI3NTI0%40thread.v2/0?context=%7b%22Tid%22%3a%2250762edc-f950-4f48-b439-ec342282600c%22%2c%22Oid%22%3a%2204ce15be-dc06-4553-a741-3b17694937c8%22%7d

 

Unidade Escolar
EE Alberto Fierz
EE Antônio de Queiroz
EE Antônio Perches Lordello
EE Arlindo Silvestre
EE Brasil
EE Carolina Arruda Vasconcellos
EE Castello Branco

 

 

Data: 16/04/2024

Horário: 08h30

Local: Plataforma Microsoft Teams

Mediação: Daniela

Link de acesso: https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_ZjZlNTUzYTgtODUwZi00Y2M1LThhZjktYjI4NWEyMWViMTMw%40thread.v2/0?context=%7b%22Tid%22%3a%2216b87798-4517-442c-9200-ce1cca93259c%22%2c%22Oid%22%3a%2256c8fe24-9184-48af-8cef-8a7d2daf70ff%22%7d

Unidade Escolar
EE Antônio Alves Cavalheiro
EE Ary Leite
EE Ataliba P. do Amaral
EE Barão de Piracicaba
EE Carolina A. Seraphim
EE Cônego Manuel Alves
EE José Fernandes

 

 

Data: 16/04/2024

Horário: 10h00

Local: Plataforma Microsoft Teams

Mediação: Thaini

Link de acesso: https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_YmFiMjY5YmEtZmQ2ZC00MzI3LTk3ODEtMmU1NjBhZTI3NTI0%40thread.v2/0?context=%7b%22Tid%22%3a%2250762edc-f950-4f48-b439-ec342282600c%22%2c%22Oid%22%3a%2204ce15be-dc06-4553-a741-3b17694937c8%22%7d

Unidade Escolar
EE Célio Rodrigues Alves
EE Cesarino Borba
EE Décio Báccaro
EE Dom Idílio J. Soares
EE Dom Tarcísio A. Amaral
EE Dorivaldo Damm
EE Ely de Almeida Campos

 

 

Data: 16/04/2024

Horário: 10h00

Local: Plataforma Microsoft Teams

Mediação: Daniela

Link de acesso: https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_ZjZlNTUzYTgtODUwZi00Y2M1LThhZjktYjI4NWEyMWViMTMw%40thread.v2/0?context=%7b%22Tid%22%3a%2216b87798-4517-442c-9200-ce1cca93259c%22%2c%22Oid%22%3a%2256c8fe24-9184-48af-8cef-8a7d2daf70ff%22%7d

Unidade Escolar
EE José Ferraz S. Penteado
EE José Marciliano da Costa Junior
EE Lázaro Duarte do Páteo
EE Leontina Silva Bush
EE Leovegildo Chagas Santos
EE Lídia Onélia K. Aun Crepaldi
EE Luigino Burigotto

 

  

Data: 16/04/2024

Horário: 14h00

Local: Plataforma Microsoft Teams

Mediação: Thaini

Link de acesso: https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_YmFiMjY5YmEtZmQ2ZC00MzI3LTk3ODEtMmU1NjBhZTI3NTI0%40thread.v2/0?context=%7b%22Tid%22%3a%2250762edc-f950-4f48-b439-ec342282600c%22%2c%22Oid%22%3a%2204ce15be-dc06-4553-a741-3b17694937c8%22%7d

Unidade Escolar
EE Gabriel Pozzi
EE Gustavo Peccinini
EE Heloísa Lemenhe  Marasca
EE Irmã Maria de Santo I. Lima
EE Irmã Maria Gertrudes C. Rebello
EE Ivete Sala
EE Jamil Abrahão Saad

 

 

Data: 16/04/2024

Horário: 14h00

Local: Plataforma Microsoft Teams

Mediação: Daniela

Link de acesso: https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_ZjZlNTUzYTgtODUwZi00Y2M1LThhZjktYjI4NWEyMWViMTMw%40thread.v2/0?context=%7b%22Tid%22%3a%2216b87798-4517-442c-9200-ce1cca93259c%22%2c%22Oid%22%3a%2256c8fe24-9184-48af-8cef-8a7d2daf70ff%22%7d

Unidade Escolar
EE Marcelo de Mesquita
EE Margarida P. Soares
EE Maria Ap. Soares de Lucca
EE Michel A. Álem
EE Nelson Stroille
EE Octávio Pimenta Reis
EE Odécio Lucke

 

 

Data: 17/04/2024

Horário: 08h30

Local: Plataforma Microsoft Teams

Mediação: Thaini

Link de acesso: https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_YjI1MjZjMmMtMTA1Yi00NjY5LTk2MjctYzZlMWFjMzBhMWQz%40thread.v2/0?context=%7b%22Tid%22%3a%2250762edc-f950-4f48-b439-ec342282600c%22%2c%22Oid%22%3a%2204ce15be-dc06-4553-a741-3b17694937c8%22%7d

Unidade Escolar
EE Januário S. Pezzotti
EE Jardim Paineras
EE João Negrão
EE João B. Leme
EE João Ometto
EE Joaquim Ribeiro
EE Joaquim Salles

 

 

Data: 17/04/2024

Horário: 08h30

Local: Plataforma Microsoft Teams

Mediação: Daniela

Link de acesso: https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_ZjZlNTUzYTgtODUwZi00Y2M1LThhZjktYjI4NWEyMWViMTMw%40thread.v2/0?context=%7b%22Tid%22%3a%2216b87798-4517-442c-9200-ce1cca93259c%22%2c%22Oid%22%3a%2256c8fe24-9184-48af-8cef-8a7d2daf70ff%22%7d

Unidade Escolar
EE Odilon Corrêa
EE Oscália G. C. Santos
EE Oscar de Almeida
EE Paulo Chaves
EE Roberto Garcia Losz
EE Ruth Ramos Cappi
EE Silvia Ap. Ortolan

 

 

Data: 17/04/2024

Horário: 10h00

Local: Plataforma Microsoft Teams

Mediação: Thaini

Link de acesso: https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_YjI1MjZjMmMtMTA1Yi00NjY5LTk2MjctYzZlMWFjMzBhMWQz%40thread.v2/0?context=%7b%22Tid%22%3a%2250762edc-f950-4f48-b439-ec342282600c%22%2c%22Oid%22%3a%2204ce15be-dc06-4553-a741-3b17694937c8%22%7d

Unidade Escolar
EE Joaquina de Castro Azevedo
EE José Cardoso
EE José Levy
EE Marciano de Toledo Piza
EE Maria Carmem Codo
EE Paulo de Almeida Nogueira
EE Pedro Raphael da Rocha
EE Raul Fernandes Chanceler

 

 

Data: 17/04/2024

Horário: 10h00

Local: Plataforma Microsoft Teams

Mediação: Daniela

Link de acesso:  https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_ZjZlNTUzYTgtODUwZi00Y2M1LThhZjktYjI4NWEyMWViMTMw%40thread.v2/0?context=%7b%22Tid%22%3a%2216b87798-4517-442c-9200-ce1cca93259c%22%2c%22Oid%22%3a%2256c8fe24-9184-48af-8cef-8a7d2daf70ff%22%7d

Unidade Escolar
EE João B. Gazzola
EE José Amaro Rodrigues
EE José Ap. Munhoz
EE Magdalena S. Grosso
EE Severino Tagliari
EE Armando Falcone
EE William Silva
EE Zita de Godoy Camargo

 

 

2. Assunto: 2ª Reunião de Trabalho – Grêmio Estudantil 2024

A Dirigente Regional de Ensino convoca (01) um Vice-diretor, responsável pela articulação do Grêmio Estudantil e Comissão dos Direitos Humanos, para a 2ª Reunião de Trabalho do ano de 2024, a ser realizada através da ferramenta Microsoft Temas.

Dia: 17/04/2024 (Quarta-feira)

Horário: 8h00

Link: https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_YjBjZWRmNDctMTJkYy00NmU4LTkyOGYtOTM1Mjk3ZTE3ZjNj%40thread.v2/0?context=%7b%22Tid%22%3a%2250762edc-f950-4f48-b439-ec342282600c%22%2c%22Oid%22%3a%22a77f5e10-2f2e-4c88-8b27-218967f1a963%22%7d

 

 

3. Assunto“OT – Sala de Leitura – Mediação e Linguagem”

Para a convocação da OT solicitamos que cada professor da Sala de Leitura traga um notebook.

Dia: 18/04/2024 (quinta-feira)

Horário: das 8h00 às 17h00

Local: Diretoria Regional de Ensino – Rede do Saber

Rua Cesarino Ferreira, 145 – Vila Piza, Limeira- SP

O café será comunitário. Contamos com a colaboração de todos.

 

 

4. Assunto: XII Concurso de Redação Hospital do Amor

Reiterando comunicado DERLIM de 05/04/2024

Prezada equipe gestora,

Para viabilizarmos a participação das escolas no XII Concurso de Redação do Hospital do Amor de Barretos, que tem por objetivo difundir o conhecimento, popularizar a ciência e estimular os jovens talentos na investigação científica, para que no futuro possam gerar inovações que beneficiem toda a sociedade, seguem algumas instruções.

É necessário e importante a leitura do regulamento na íntegra (anexo II).

Tema da produção textual

O tema da produção textual desse ano é “Infecção e Câncer: cuide, combata, previna”

Público- Alvo

Podem participar deste Concurso de Redação, todos os estudantes matriculados nas 91 Diretorias Regionais de Ensino da Rede Pública Estadual e estudantes matriculados nas Escolas Públicas Municipais e Privadas da Cidade de Barretos-SP, nas seguintes categorias:

  • Anos Finais do Ensino Fundamental (9º ano) – Tempo Parcial e Integral (7h e 9h);

•          Ensino Médio – Tempo Parcial e Integral (7h e 9h);

•          Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Anos Finais do Ensino Fundamental (9º ano) e Ensino Médio.

Premiação

  • 1° Colocado de cada categoria

Um notebook (estudante)

Um notebook (professor orientador)

  • 2° Colocado

Um tablet (estudante)

  • 6 Finalistas

Estágio no Centro de Pesquisa em Oncologia

Molecular (CPOM) – Hospital de Amor

Os dois finalistas de cada uma das categorias 9º ano do Ensino Fundamental/Anos Finais, Ensino Médio Regular, Integral e EJA, bem como seus respectivos acompanhantes, virão a Barretos participar da cerimônia de premiação e da visita monitorada de três dias, durante os quais desenvolverão várias atividades científicas e laboratoriais, além de serem estimulados a respeito da conscientização sobre os fatores ambientais que provocam o câncer e as suas medidas de prevenção. Essa ação será organizada e de responsabilidade do Hospital de Amor.

 

Período de realização: De 03/04/2024 a 07/06/2024

Prazo de envio das redações para a Diretoria de Ensino:

As redações selecionadas pelas escolas deverão ser digitalizadas e encaminhadas aos cuidados da PEC Língua Portuguesa – Daniela (Núcleo Pedagógico) até o dia 21/06/2024 no e-mail: daniela.passo@servidor.educacao.sp.gov.br

Preencher e enviar as informações imprescindíveis no corpo do email:

 

Nome da escola Município Nº de professores envolvidos Nº de redações produzidas na Unidade Escolar Nº de redações enviadas à DE
 

 

 

 

 

 

Contamos com a participação de todos!

 

 

5. Assunto: Psicólogos na Escola

O psicólogo deve conhecer e se inteirar da atividade educacional, para assim desenvolver mais adequadamente determinadas áreas de intervenção e um trabalho envolvendo toda a comunidade escolar – professores, pais, funcionários, estudantes. Qualquer trabalho realizado com um desses segmentos deve ter como princípio a coletividade, visando o bem de todos e todas;

b) Desconstrução de violências e preconceitos e acolhimento das imprevisibilidades;

c) Compreensão e inclusão da diversidade humana;

d) resolução de conflitos;

d.1) realizar a mediação nos diversos espaços de formação dos servidores, estudantes, famílias e educadores;

e) Desenvolvimento das habilidades socioemocionais não só com o indivíduo, mas principalmente com a coletividade escolar;

f) Melhorias no processo de escolarização;

f.1) Contribuir com sua especialidade na observação e no diálogo sobre os

processos psicológicos contidos nas relações família-escola e didático pedagógicas, compreendidas na individualidade de cada criança e de cada grupo/turma;

g) Compreensão das desigualdades sociais e direitos humanos;

h) Criação de grupos de apoio;

É imprescindível que todos os estudantes tenham autorização, anexo III, dos responsáveis para participar das ações dos psicólogos.

 

 

6. Assunto: 02 de abril – Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Divulgada a importância do dia 02 de abril – Dia Mundial de Conscientização do Autismo, data escolhida com o propósito de dar visibilidade, conscientizar e promover o conhecimento sobre a garantia de direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA.

Durante a “I Jornada Estadual de Conscientização do Autismo”, realizada no dia 02 de abril, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPCD) realizou o lançamento do Guia “Transtorno do Espectro Autista (TEA) – Orientações para as escolas estaduais de Ensino Fundamental e Médio de São Paulo”, em parceria com a UNESP – contendo diretrizes a estudantes e seus responsáveis, professores e demais integrantes da comunidade escolar. Para possibilitar a ampla divulgação e diálogo sobre o material, inspirando a todos na construção de práticas inclusivas, o Guia segue disponível por meio deste Link  https://bit.ly/4aPW5O0?r=qr (conforme QR Code, abaixo).

 

 

7. Assunto: Prontos pro Mundo – direcionamento para alunos e professores selecionados

Nesta semana participamos da live da subsecretaria e passamos recados importantes a respeito do Programa Prontos Pro Mundo. Queremos, novamente, agradecer a dedicação e esforço, principalmente dos PECs e Supervisores pontos focais do programa, para fazer essa experiência incrível ser possível aos nossos alunos.

Para oferecer mais uma chance a estudantes e professores, decidimos estender o prazo para a realização do teste de nivelamento até sexta-feira, 12/04, às 23h59. Assim, para todos os alunos e professores que realizarem o teste até esta data, as aulas do curso de inglês oferecido pela Wizard terão início na semana do dia 15/04, de acordo com a enturmação de cada um.

Aqueles que não realizarem o teste de nivelamento até o dia 12/04 às 23h59, ainda poderão fazê-lo, porém ingressarão no curso ao longo do cronograma regular de aulas da Wizard. Nesse caso, as faltas serão contabilizadas e as reposições de aulas serão propostas posteriormente.

A partir das próximas semanas, será iniciado o processo de análise da performance dos estudantes para a seleção daqueles que irão para o intercâmbio em 2025. O resultado será divulgado por meio de edital a ser publicado pela Secretaria de Educação.

Os desafios que temos pela frente e que demandam um forte e contínuo trabalho de engajamento junto aos nossos alunos, são:

• Acompanhar e motivar os estudantes para que participem das aulas com entusiasmo, interesse e bom desempenho.

• Manter os alunos motivados e acreditando que o sonho de fazer intercâmbio é possível agora, e que eles estarão preparados e receberão suporte para viver essa experiência.

Desde já agradecemos e nos colocamos à disposição.

 

 

8. Assunto: Jornada do ENEM 2024

Nesta segunda-feira, dia 15 de abril, começaremos a jornada do ENEM com os estudantes da 3ª série do Ensino Médio.

A jornada do ENEM será marcada por cinco fases distintas que se desdobrarão em outras fases menores:

1ª Etapa: Solicitação de Isenção;

2ª Etapa: Inscrição no ENEM;

3ª Etapa: Realização da prova;

4ª Etapa: Escolha das universidades;

5ª Etapa: Entrega da documentação para matrícula na universidade.

Entre os dias 15 e 26 de abril ocorre a 1ª Etapa, na qual TODOS OS ESTUDANTES MATRICULADOS NA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL SÃO ELEGÍVEIS À GRATUIDADE NA TAXA DE INSCRIÇÃO PARA O ENEM.

O estudante precisará dos seguintes dados e comprovantes:

● CPF;

● Data de Nascimento;

● Telefone atualizado;

● E-mail atualizado;

● Declaração de matrícula ativa na 3ª série do Ensino Médio em uma escola da rede estadual;

● Justificativa de ausência, caso o estudante tenha se inscrito e não comparecido ao ENEM/2023.

Assim, dentro do período determinado, deve acessar a Página do Participante do ENEM http://enem.inep.gov.br/participante e realizar o login por meio da sua conta Gov.br. Caso o estudante não lembre sua senha ou não possua uma conta do Gov.br, ele poderá resetar a senha ou criar uma conta seguindo as orientações do portal. Vale ressaltar que não é possível realizar alterações nas informações do estudante após a finalização do pedido de isenção.

No dia 22/04/2024 faremos uma live às 11h, com reprise às 13h45min e às 19h30min, para compartilharmos o tutorial de pedido de isenção. Enviaremos também o tutorial com orientações aos PEC Plataforma Prepara SP, para ser compartilhado com os professores de Aceleração para Vestibular.

Além disso, solicitamos que esses professores separem uma das aulas entre 15 e 26 de abril para apoio aos estudantes na solicitação de isenção da taxa de inscrição.

 

 

9. Assunto: Plataforma EF – Língua Inglesa

Visando fortalecer o ensino-aprendizagem da língua inglesa e o desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas, iniciaremos a implantação da plataforma EF (Língua Inglesa) no 2º bimestre para 8º ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio.

Ao longo do bimestre teremos dois formatos propostos para as aulas semanais de língua inglesa:

● Aulas espelhadas: Material digital disponível para apoio ao professor na utilização da plataforma e consolidação de habilidades de forma coletiva.

● Aulas no nível de proficiência: Trilha de aprendizagem individual do estudante apartir do seu nível de proficiência.

O escopo-sequência do 2º bimestre foi atualizado para refletir os formatos apresentados, e o material digital já se encontra atualizado no repositório do CMSP. O acesso à plataforma se dará por meio do CMSP.

Recomendamos que os professores de língua inglesa acessem a plataforma previamente para familiarização e realizem as unidades 1 a 3 do nível 1 para conhecimento e liberação do material abordado nas primeiras aulas do material digital.

A plataforma EF terá um ponto focal na Diretoria de Ensino, sendo o PEC Plataforma Língua Inglesa/Intercâmbio a referência para professores sobre a temática.

 

 

10. Assunto: Acervo Bibliográfico para Itinerários de Formação Técnica Profissional

Informamos que, neste mês de abril, os livros físicos começaram a ser entregues nas escolas para uso dos estudantes e professores dos Itinerários de Formação Técnica Profissional.

É importante informar aos professores do Ensino Técnico que façam uso desse material para enriquecer a experiência de aprendizado, proporcionando discernimentos sobre a aplicação prática dos conceitos teóricos, como também preparando os estudantes para as adversidades tangíveis que encontrarão em seus itinerários profissionais.

Esse material é inestimável para os professores pois contribuem para o preparo das aulas, oferecendo materiais de referência confiáveis e atualizados, que podem ser integrados em abordagens pedagógicas eficazes.

Os livros https://drive.google.com/file/d/1WQIvT8Iu4-YJTDfSnkAeiEnx0mClQtnA/view?usp=sharing também devem ser utilizados pelos estudantes como uma ferramenta de aprofundamento de seus estudos, já que este material corresponde à bibliografia que pautou a construção dos currículos técnicos. A disponibilização dos livros nas escolas deve fomentar o estudo autônomo dos estudantes, para que eles possam desenvolver suas habilidades e se tornarem autônomos no seu processo de aprendizagem.

Os livros devem compor a sala de leitura para apoiar o desenvolvimento pedagógico dos componentes curriculares. Orientamos que as unidades escolares reservem um espaço para organizarem o acervo recebido.

As escolas receberão acervos específicos referente aos cursos oferecidos, sendo 3 exemplares de cada título por turma. A entrega será parcelada, ou seja, a unidade escolar não receberá todos os livros de uma única vez, será de acordo com a disponibilidade dos títulos.

Importante que divulguem a chegada deste acervo.

 

 

11. Assunto: Programa de Desenvolvimento de Liderança (PDL): Curso 2 – 1ª Edição/2024  

Ação: As atividades deverão ser realizadas até 31/07/2024.

● Formato: EaD, no AVA-EFAPE.  Status: Em andamento.

● Público-alvo: Servidores da SEDUC-SP, integrantes do Quadro do Magistério (QM) e do Quadro da Secretaria da Educação (QSE).

● Data: Até 31/07/2024.

● Mais informações: https://efape.educacao.sp.gov.br/acao-formacao/programa-dedesenvolvimento-de-lideranca-pdl-curso-2-1a-edicao-2024/

 

 

12. Assunto: Curso da Educação Integral ao Ensino Integral – 2ª Edição/2023

● Ação: Curso prorrogado até 26/04/2024.

● Formato: EaD, no AVA-EFAPE.

● Status: Em andamento.

● Público-alvo: ○ SEDUC-SP: Aos servidores do Quadro do Magistério (QM), do Quadro de Apoio Escolar (QAE) e do Quadro da Secretaria da Educação (QSE); ○ Municípios: Aos profissionais das redes municipais de ensino do estado de São Paulo, exceto o secretário de escola.

● Data: Término até 26/04/2024.

● Mais informações: https://efape.educacao.sp.gov.br/acao-formacao/da-educacaointegral-ao-ensino-integral-2a-edicao-2023/

 

 

13. Assunto: Curso Storytelling e o Percurso do Herói em Aulas e Cursos – 1ª Edição/2024

Ação: Início do curso em 04/04/2024.

● Formato: EaD, no AVA-EFAPE.

● Status: Em andamento.

● Público-alvo: Servidores da SEDUC-SP integrantes do Quadro do Magistério (QM) e Servidores da EFAPE.

● Data: As inscrições ficarão disponíveis de 04/04 a 01/07/2024.

● Mais informações: https://efape.educacao.sp.gov.br/acao-formacao/storytelling-eo-percurso-do-heroi-em-aulas-e-cursos-1a-edicao-2024/

 

 

14. Assunto: Programa Multiplica SP #Professores 2024- Início das formações para os Cursistas

● Ação: divulgar que nossas formações com os cursistas já estão na terceira semana!

● Formato: remoto, via CMSP

● Status: Em andamento.

● Público-alvo: Todos os professores cursistas do Programa Multiplica SP #Professores 2024

● Mais informações: Para acessar o documento orientador do Programa Multiplica SP #Professores 2024, acesse: https://multiplicasp.educacao.sp.gov.br/

 

 

15. Assunto: Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo – A REDE NA EFAPE

Ação: Novidade nas ATPC 2024!

A partir deste ano, vamos oportunizar da Rede Estadual o compartilhamento de suas experiências, com base no material digital utilizado em sala de aula.

Participe conosco!

● Formato: remoto, via plataforma ZOOM ou por meio de envio de vídeo

● Status: Em andamento.

● Público-alvo: Todos os professores em exercício na sala de aula( SEDUC-SP)

● Mais informações: Para participar e contribuir com sua prática pedagógica enriquecendo o repertório de outros professores da rede ampliando as concepções metodológicas, estratégias e técnicas didático – pedagógica, bem como utilizar o material digital, acesse o formulário a seguir: https://bit.ly/Participacao_ATPC_EFAPE_2024

https://drive.google.com/file/d/15_a1gjcLrp6lPtTj1MN-jCCzlYsrT7Te/view?usp=sharing

Caso prefira, você pode acessar o formulário pelo QR CODE abaixo:

 

16. Assunto: ATPC para Professores de Anos Iniciais e Professores especialistas em Língua Inglesa de Anos Iniciais

● Ação: Nova organização de ATPC para formação de professores de Anos Iniciais e Língua Inglesa dos Anos Iniciais. Em 2024, as ATPC/Atividade Pedagógica de Caráter Formativo de Língua Inglesa serão disponibilizadas a cada três semanas, devido ao revezamento com os componentes curriculares de Arte e Educação Física

● Formato: Via CMSP, YouTube e AVA-EFAPE

● Status: em andamento

● Público-alvo: Professores de Anos Iniciais e Professores especialistas em Língua Inglesa dos Anos Iniciais

● Mais informações: De acordo com a Resolução SEDUC nº 133, de 29-11-2021, os docentes interessados em ampliar sua formação profissional podem opcionalmente fazer jus às duas ATPC semanais adicionais de Língua Inglesa. As duas ATPC semanais, a serem acrescidas à carga horária total atribuída, deverão ser cumpridas na Unidade Escolar, mas fora do horário regular de funcionamento da classe.

Os(as) professores(as) regentes com duas ATPC/Atividades Pedagógicas de Caráter Formativo adicionais de Língua Inglesa dos Anos Iniciais poderão acompanhar as formações produzidas em 2022 e 2023. As formações de 2022 e 2023 poderão ser acessadas por meio do link: https://drive.google.com/file/d/1ZTJ8xD0ZsrqFiWDuFmFPVvSnQdinXH8j/view?usp=sharing

 

 

17. Assunto: Concurso de Desenho de Toyama – 2024

● Ação: Divulgação do Concurso de Desenho promovido pela Província de Toyama, Japão.

● Status: Em andamento.

● Público-alvo: Estudantes com até 15 anos de idade, regularmente matriculados nos Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental e no Centro de Estudos de Línguas (CEL) – japonês.

● Data: As escolas deverão enviar os desenhos selecionados para a sua Diretoria de Ensino até o dia 31/05/2024.

● Mais informações: O tema para a edição de 2024 do Concurso de Desenho de Toyama é “Lendas da Cultura Japonesa”. Os 10 (dez) desenhos finalistas serão encaminhados para a Província de Toyama, no Japão, e serão expostos no Festival de Arte e Cultura e no Festival de Artes Cênicas Infantil da Província de Toyama. Informações sobre a apresentação do trabalho, critérios de avaliação e cronograma completo estão disponíveis no regulamento do concurso: http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=9379. Envie suas dúvidas para o e-mail: premioseconcursoscre@educacao.sp.gov.br.

 

 

18. Assunto: ATPC AVA EFAPE durante o período de realização da Prova Paulista

● Ação: Orientações para a realização das ATPC AVA-EFAPE durante o período de realização da Prova Paulista

● Formato: EaD, AVA- EFAPE

● Público-alvo: Todos os profissionais da SEDUC-SP

● Data: 08/04/2024 a 17/04/2024

● Mais informações: Em decorrência do bloqueio temporário da plataforma Youtube, durante o período de realização da Prova Paulista, os vídeos da ATPC AVA-EFAPE ficarão indisponíveis somente nas redes administrativa e pedagógica das Unidades Escolares. Nesse período, as ATPC AVA-EFAPE poderão ser realizadas por meio de DISCUSSÕES LOCAIS a partir das necessidades identificadas e orientadas pelo Coordenador de Gestão Pedagógica da Unidade Escolar. Desse modo, a PRESENÇA desse período também estará a cargo dos gestores da Unidade Escolar.

 

 

196. Assunto: Pesquisa Redes Sociais – EFAPE

● Ação: Convidamos os servidores da SEDUC-SP para responder a pesquisa “Redes Sociais – EFAPE”. Para nós é muito importante ouvir sua opinião! A referida pesquisa poderá ser acessada por meio do link https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=mHe4FhdFLESSAM4cypMlnGnyBzP3hE1NvL3F1MvYvIFUMllJOE9HR0dYVExIS1daR1VTVjdBRFNYUy4u

● Formato: via forms

● Público-Alvo: Todos os profissionais da SEDUC-SP

● Data: até 22/04

● Mais informações: Em caso de dúvidas encaminhar para o e-mail socialmidia.efape@educacao.sp.gov.br

 

 

 

CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF 

Fone 3404.2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br 

 

Núcleo de Compras e Serviços – NCS

Fone 3404.2945/2946/4948 (Sandra) – delimncs@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Oferta de escarola na alimentação escolar

Interessados: Unidade Escolares de gestão de alimentação escola centralizada – Limeira, Cosmópolis e Rio Claro

Segue, anexo IV, COMUNICADO EXTERNO CONJUNTO SUBSECRETARIA/CISE – 2024 – Nº 9, referente a oferta de escarola na alimentação escolar, proposta de atividades e formulário para informar a aceitação da verdura pelos estudantes.

Contamos com a colaboração e participação de todos

 

 

 

Núcleo de Finanças – NFI 

Fone 3404.2949/2950/2980 (Kaio) – delimnfi@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Prestações de Contas do PDDE Paulista – Exercício financeiro de 2023

Reiteramos que o prazo final para envio das prestações de contas do PDDE Paulista pelas Unidades Escolares se encerra em 30/04/2024. Abaixo, estão listadas as funcionalidades relacionadas à prestação de contas na Secretaria Escolar Digital (SED) que ainda não foram implementadas no sistema:

● Imposto para Recibo de Pessoa Física;

● Repasses indisponíveis para prestação de contas.

Em contrapartida, as seguintes funcionalidades que já foram implementadas:

● Repasse constando em duas contas diferentes;

● Prestação de contas aberta em subprograma distinto ao repasse.

Importante destacar que algumas prestações de contas retornaram ao status “Em revisão” devido aos ajustes realizados no sistema SED para correção das incongruências listadas acima. Portanto, as unidades escolares que tiverem suas prestações de contas nesta condição, deverão encaminhá-las novamente para análise da Diretoria de Ensino.

A relação das prestações de contas que foram alteradas para o status “EM REVISÃO”:

Melhoria nos Módulos Prestação de Contas e Prestar Contas na SED

Alteração de nomenclatura dos repasses

Os repasses creditados na conta 2 (conta PE) tiveram a nomenclatura da prestação de contas atualizada, sendo acrescida a abreviatura de Projetos Especiais (PE). Portanto, recursos relativos ao PDDE Climatização, por exemplo, transferidos na conta 2 (conta PE), tiveram o nome da prestação de contas alterada para “PDDE PE CLIMATIZAÇÃO”.

Importante destacar que tal alteração não causa prejuízos na prestação de contas!

Identificação dos repasses

Agora, nos módulos Prestação de Contas e Prestar Contas, é possível identificar os recursos financeiros transferidos à Associações de Pais e Mestres (APM)/Escola.

Prestação de contas do exercício 2024

Para o exercício 2024, os subprogramas do PDDE Paulista sofrerão alterações.

Neste sentido, tendo em vista que os saldos e repasses financeiros poderão ser realocados no sistema SED, pedimos que as unidades escolares não categorizem nenhum documento relativo a prestação de contas do exercício 2024 no sistema BB Gestão Ágil, até que as alterações sejam concluídas pelo time de desenvolvimento da Prodesp.

IMPORTANTE!

Documentos relativos à prestação de contas do exercício 2024, que, porventura, já tenham sido categorizados pelas unidades escolares, serão deletados do sistema.

 

 

CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH

Fone 3404.2961 (Aline) – delimcrh@educacao.sp.gov.br

 

Núcleo de Administração de Pessoal – NAP

Fone 3404.2965/2968/2993/2992/2990/2967/5814 (Ana Claudia) – delimnap@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Perícia Médica – DPME

Retransmitimos COMUNICADO DPME Nº 001, de 09/04/2024, publicado no DOE de 11/04/2024:

COMUNICADO DPME Nº 001, de 09/04/2024

A Diretora Técnica de Saúde III, do Departamento de Perícias Médicas do Estado – DPME, no uso das competências que lhes são atribuídas, comunica que no período de 11 a 14/04/2024 ficará suspensa a requisição de agendamento por meio do Sistema Informatizado do DPME.

Cabe aos órgãos setoriais e subsetoriais de recursos humanos, tomar as providências para agendamento das perícias médicas no sistema eSisla, disponível por meio da “Área Restrita” do endereço http://periciasmedicas.gestaopublica.sp.gov.br/eSisla, no dia 15/04/2024, ao receber as informações registradas pelo servidor por meio do aplicativo SOU.SP.GOV.BR.

Maiores informações podem ser solicitadas por meio do endereço eletrônico: periciasatendimento@sp.gov.br.

 

2. Assunto: Orientação Técnica – Licença Prêmio

Encaminhamos material utilizado (Anexo V) na Orientação Técnica – Licença Prêmio realizada em 12/04/2024.

 

 

CUMPRIMENTOS:

Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidades por mais um ano de vida à:

– Gracielle Cristiana Vieira de Mattos, Diretora do Núcleo de Apoio Administrativo/Gabinete – 13/04 (sábado)

– Maria Aparecida Carlos, Núcleo de Finanças – 14/04 (domingo)

– Magno da Costa Martins, EE. Prof. Leovegildo Chagas Santos – 14/04 (domingo)

 

 

Anexo I_PLANO DE AÇÃO DO CONSELHO DE ESCOLA.docx

Anexo II_XII Concurso de Redação Hospital do Amor.zip

Anexo III_SEDUC SP 2023 TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA MENORES PROGRAMA PSICÓLOGOS NA ESCOLA (1).pdf

Anexo IV_Alimento – Escarola.pdf

Anexo V_ORIENTAÇÃO TÉCNICA – LICENÇA PRÊMIO 12.04.2024.pptx

Atenciosamente,

Gilssara Cavalcanti de Lima Bandeira

Dirigente Regional de Ensino