COMUNICADO DERLIM DE 22.03.2024
DIRIGENTE/GABINETE
Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Edital Diretor de Escola – EE. Prof. Roberto Garcia Losz
O Dirigente Regional de Ensino da Região de Limeira, torna público a relação de vagas de Diretor de Escola/Diretor Escolar, a ser preenchido mediante designação, na(s) unidade(s) escolar(es) participantes do Programa Ensino Integral (PEI) sob sua jurisdição, nos termos da Resolução SEDUC – 41 de, 15-9-2023. O preenchimento das vagas será realizado em conformidade com as normas e requisitos estabelecidos no Edital, anexo I e II.
2. Assunto: Edital CGP – EE. Prof. Zita de Godoy Camargo
A EE. Prof. Zita de Godoy Camargo, nos termos da Resolução SEDUC nº 52, de 29-06-2022, torna pública a abertura do período de recebimento de propostas de trabalho e realização de entrevistas para docentes interessados em exercer junto à esta Unidade Escolar a função gratificada de COORDENADOR DE GESTÃO PEDAGÓGICA. Segue edital enviado pela Unidade Escolar, anexo III.
3. Assunto: Pílulas de Qualidade de Vida 03-04 Março Lilás e Amarelo
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE
Fone 3404.2970/2971– delim@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Apoio Presencial
Em virtude da digitalização do instrumento de Apoio Presencial, compartilhamos os seguintes materiais de apoio:
● Tutorial de uso da plataforma de Apoio Presencial: O tutorial de utilização do instrumento está disponibilizado no acervo digital no Centro de Mídias podendo ser acessado pelo site: https://sed.educacao.sp.gov.br por meio do caminho:
> Centro de Mídias
> Repositório Centralizado
> Acervo Digital
> Tutoriais
> Instrumento de Apoio Presencial Também disponível pelo link: https://efape.educacao.sp.gov.br/wpcontent/uploads/2024/02/apoio-presencial-2024-V8.pdf
● LIVE realizada em 15-03-2024:
Link da live, para aqueles que não conseguiram participar ao vivo e querem assistir ou aqueles que querem rever algum trecho: https://www.youtube.com/watch?v=SyMxxgieRDE
● Apresentação utilizada na live de 15-03-2024:
● FAQ de Apoio Presencial: https://docs.google.com/document/d/1nU8cISVRLnaw3iY8rLYboqbfK82OFF8bxilb8tpQciA/edit?usp=sharing
Qualquer dúvida pode ser consultada pelo canal de Suporte Técnico da Central de Atendimento da SEDUC, por meio do telefone 0800-770-0012 (de segunda a sexta, das 07h às 19h), ou pelo link: https://atendimento.educacao.sp.gov.br
2. Assunto: Prontos pro Mundo – Direcionamento para Alunos Selecionados
Queremos agradecer o empenho e dedicação de todos vocês na fase de ativação das inscrições dos alunos no Programa Prontos Pro Mundo!
Agora, estamos na fase inicial do curso de inglês online da Wizard. Para isso, deixamos abaixo as informações necessárias para que consigam instruir seus alunos sobre como acessar a plataforma e realizar as aulas:
➔ Quais são os alunos que devem acessar a aula do curso online de inglês?
-Confira a lista dos alunos que iniciaram as aulas em 11/03:
-Confira a lista dos alunos que iniciaram as aulas em 18/03:
-Lista de alunos com início das aulas em 25/03 será divulgada ao longo da semana
➔ Em que fase do calendário acadêmico este aluno está?
*Os links para acesso à aula zero serão disponibilizados para os PECs embaixadores do Programa Prontos Pro Mundo;
**Peça ao estudante que acesse o e-mail Microsoft, confira o e-mail enviado pela Wizard com turma, dia e horário de aula.
➔ Como acessar as aulas de inglês online com a Wizard? O estudante deve acessar a conta do seu e-mail institucional da Microsoft: @educacao.sp.gov.br e localizar o e-mail da Wizard que contém um link para o aluno cadastrar sua senha de entrada. Importante: o cadastro é essencial para que o aluno consiga acessar as aulas, sem ele o aluno não terá acesso.
Após o cadastro da senha, o aluno poderá acessar o curso online diretamente pela plataforma da Wizard pelo link
https://ensino.pearson.com.br/prontospromundo
➔ O aluno não recebeu a senha da Wizard, o que fazer? O aluno esqueceu a senha, o que fazer? A senha do aluno está bloqueada no site da Wizard, o que fazer? Para todos os casos, o aluno deverá acessar o site da Pearson e escrever para o Fale Conosco pelo link
https://ensino.pearson.com.br/fale_conosco_prontospromundo
➔ Como eu faço para direcionar as minhas dúvidas sobre o Programa Prontos Pro Mundo?
-Existe um canal de comunicação direto com PECs embaixadores do programa e supervisores, as demandas devem ser direcionadas para eles:
– A equipe Prontos Pro Mundo passa orientações para os PECs via whatsapp diariamente.
– Um canal online chamado Plantão de dúvidas é aberto, semanalmente, de segunda à quinta-feira, das 15h às 16h. A participação no plantão não é obrigatória.
– Reuniões de alinhamento semanal, às terças-feiras, das 10h às 11h. A participação nesta reunião é essencial para o alinhamento das atividades e próximos passos do programa.
Reiteramos o pedido para aqueles que estão tendo dificuldades com o processo, que entrem em contato diretamente com o PEC embaixador Prontos Pro Mundo, que deverão encaminhar as questões para a equipe Prontos Pro Mundo, assim garantimos um fluxo claro de informações e alinhamento de combinados.
Além disso, para auxiliar os estudantes no momento das aulas de inglês online, é possível solicitar o envio de chips de internet para que ninguém fique de fora mesmo. Pedimos que acionem o PEC embaixador para solicitar os chips junto às diretorias de ensino e Nit correspondentes. Caso a escola não tenha disponível é possível fazer um remanejo dentro da própria diretoria de ensino.
Agradecemos o empenho e contamos com a participação de todas as unidades escolares selecionadas para o Prontos Pro Mundo.
3. Assunto: Prontos pro Mundo – Direcionamento para Professores Selecionados
Agora, estamos na fase inicial do curso de inglês online da Wizard. Para isso, deixamos abaixo as informações necessárias para que consigam instruir seus professores selecionados para o Programa Prontos Pro Mundo sobre como acessar a plataforma e realizar as aulas:
➔ Quais são os professores que devem acessar a aula do curso online de inglês?
-Confira a lista dos professores selecionados e que foram matriculados automaticamente no curso de inglês. Eles terão início das aulas em 25/03: https://efape.educacao.sp.gov.br/wpcontent/uploads/2024/03/Lista_Ingles_Curso_de_Capacitacao_v03.pdf
-Será enviada uma lista atualizada ao longo da semana.
➔ Em que fase do calendário acadêmico o professor está?
*Os links para acesso à aula zero serão disponibilizados para os PECs embaixadores do Programa Prontos Pro Mundo;
**Peça ao estudante que acesse o e-mail Microsoft, confira o e-mail enviado pela Wizard com turma, dia e horário de aula.
➔ Como acessar as aulas de inglês online com a Wizard? O professor deve acessar a conta do seu e-mail institucional da Microsoft: @professor.educacao.sp.gov.br e localizar o e-mail da Wizard que contém um link para o professor cadastrar sua senha de entrada.
Importante: o cadastro é essencial para que o professor consiga acessar as aulas, sem ele o professor não terá acesso.
Após o cadastro da senha, o professor poderá acessar o curso online diretamente pela plataforma da Wizard por meio do link
https://ensino.pearson.com.br/prontospromundo
➔ O professor não recebeu a senha da Wizard, o que fazer? O professor esqueceu a senha, o que fazer? A senha do professor está bloqueada no site da Wizard, o que fazer? Para todos os casos, o professor deverá acessar o site da Pearson e escrever para o Fale Conosco pelo link https://ensino.pearson.com.br/fale_conosco_prontospromundo
➔ Como eu faço para direcionar as minhas dúvidas sobre o Programa Prontos Pro Mundo?
-Existe um canal de comunicação direto com PECs embaixadores do programa e supervisores, as demandas devem ser direcionadas para eles:
– A equipe Prontos Pro Mundo passa orientações para os PECs via whatsapp diariamente.
– Um canal online chamado Plantão de dúvidas é aberto, semanalmente, de segunda à quinta-feira, das 15h às 16h. A participação no plantão não é obrigatória.
– Reuniões de alinhamento semanal, às terças-feiras, das 10h às 11h. A participação nesta reunião é essencial para o alinhamento das atividades e próximos passos do programa.
Reiteramos o pedido para aqueles que estão tendo dificuldades com o processo, que entrem em contato diretamente com o PEC embaixador Prontos Pro Mundo, que deverão encaminhar as questões para a equipe Prontos Pro Mundo, assim garantimos um fluxo claro de informações e alinhamento de combinados.
Agradecemos o empenho e contamos com a participação de todas as unidades escolares selecionadas para o Prontos Pro Mundo.
4. Assunto: Orientações para Atendimento para Atendimento ao Estágio Supervisionado Obrigatório
● Ação: Estágio Supervisionado para estudantes de curso de licenciaturas
● Formato: presencial
● Status: atendimento contínuo
● Público-alvo: graduandos das licenciaturas
● Mais informações: A SEDUC/SP, em resposta às consultas feitas pela Rede e com intuito de uniformizar os procedimentos para atendimento ao Estágio Supervisionado Obrigatório nas unidades escolares, orienta que sejam seguidos os seguintes procedimentos:
1. Licenciando providencia junto à Instituição de Ensino Superior (IES) a documentação necessária para realização do estágio.
2. Licenciando apresenta a documentação na escola de seu interesse (Termo de compromisso, Apólice de seguros e Plano de Estágio) e, após acolhimento e autorização do Diretor Escolar, inicia seu estágio.
3. Diretor monta expediente com toda documentação do estagiário no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e informa a DE, via sistema, o início do estágio na unidade escolar.
4. Licenciando realiza o estágio e registra em livro próprio da unidade escolar a sua frequência.
5. Concluído o estágio, o Diretor e/ou professor preceptor assina(m) os documentos de conclusão de estágio.
6. Licenciando apresenta os documentos à IES.
7. Diretor atualiza o expediente no SEI e informa a finalização do estágio à DE. IMPORTANTE: Não existe estágio remoto/a distância/virtual em hipótese alguma. Todo estágio é presencial, mesmo para os licenciandos que realizam seus cursos inteiramente a distância, incluindo UNIVESP.
5. Assunto: Comunicado EFAPE: Dirigentes, Supervisores e Diretores PEI
A Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” – EFAPE orienta aos gestores unidades escolares do Programa Ensino Integral – PEI, sobre os docentes que estão vinculados ao Programa Multiplica SP #Professores, especialmente envolvendo o momento em que:
(1) O Professor Multiplicador recebe formação do PEC Multiplica e quando o
(2) O Professor Cursista recebe formação do Professor Multiplicador.
Diante da importância e relevância ao processo formativo e de aperfeiçoamento do Professor Multiplicador e do Professor Cursista, orientamos que na ocasião da ausência de docente em sala de aula, que gere a necessidade da sua substituição, priorizem substituí-los estrategicamente por profissionais que não estejam vinculados ao Programa Multiplica SP #Professores.
Assim, reforçamos que havendo 2 (dois) professores disponíveis, sendo um professor que atua no Multiplica e um que não participa do respectivo Programa, o diretor deverá assegurar, prioritariamente, que a substituição seja realizada pelo professor que não participa do Multiplica.
Desse modo, o Professor Multiplicador e o Professor Cursista manterão a linearidade da formação entre pares, visto que se trata de um Programa prioritário da SEDUC-SP, com foco no aprimoramento das práticas docentes em sala de aula.
NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE
Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: “Formação Sala de Leitura – Projeto Mediação e Linguagem”
A Dirigente Regional de Ensino convoca o Professor da Sala de Leitura, das escolas que contam com esse profissional, para a reunião de apresentação do Projeto Mediação e Linguagem.
Dia: 26/03/2024 (terça-feira)
Horário: das 14h00 às 16h00
Local: Plataforma Microsoft Teams
Segue Link da reunião:
2. Assunto: Prazos para aplicação da Avaliação Pedagógica Inicial e orientações para a Organização do Horário do Atendimento Educacional Especializado Interessados: Trio Gestor de todas as unidades escolares
Este comunicado visa a uniformização dos procedimentos relativos ao atendimento dos estudantes elegíveis aos serviços da Educação Especial que estão ou irão frequentar a rede pública estadual de ensino de São Paulo no ano letivo de 2024.
A Comissão de Educação Especial orienta as Unidades Escolares quanto aos prazos e procedimentos para a realização da Avaliação Pedagógica Inicial – API e quanto à organização do horário do Atendimento Educacional Especializado em Sala de Recursos Multifuncionais ou na Modalidade Itinerante.
Sobre a organização do horário do Atendimento Educacional Especializado realizado em Sala de Recursos Multifuncionais ou na Modalidade Itinerante por professor especializado, considerando as disposições especificadas nos incisos IV, VII e VIII do artigo 13º da Resolução SEDUC 21/2023 e o item 5.1 da instrução COPED nº 03 de 24/11/2023, recomenda-se que os professores que ministram aulas nestas turmas reservem uma parcela de suas aulas designadas para formar agrupamentos, limitando-se a, no máximo, 03 (três) turmas por período.
A criação desses agrupamentos produtivos deve ser fundamentada nas necessidades identificadas durante a Avaliação Pedagógica Inicial – API, com o intuito de promover a socialização e otimizar o desenvolvimento pedagógico das atividades planejadas.
Esta iniciativa visa facilitar o fornecimento de atendimento em grupo, com o propósito de fomentar a troca e compartilhamento de conhecimentos. Dessa forma, busca-se criar um ambiente propício para a interação entre os estudantes, incentivando a troca de saberes e o compartilhamento de experiências. Além disso, a estratégia proposta visa otimizar o desenvolvimento pedagógico das atividades programadas, proporcionando um ambiente educacional mais enriquecedor e colaborativo.
Exemplifica-se: – Na terça-feira, existem 02 turmas de 02 aulas com 01 aluno em cada, para ser atendido no período da manhã, das 07h às 10h00. Caso seja conveniente para ambas as partes pelos motivos citados acima, pode-se atender os 02 alunos ao mesmo tempo durante as 04 aulas.
BOLETIM SEMANAL SUBSECRETARIA 19.01.2024 8 3.08.2022.07.
Sobre a Avaliação Pedagógica Inicial – API que, conforme anexo I da Resolução SEDUC nº 21/2023, trata-se de um registro educacional elaborado por um professor especializado, apresentado sob a forma de estudo de caso, seu propósito principal é identificar, conceber e estruturar os apoios, recursos e serviços pedagógicos, bem como elementos de acessibilidade. O foco é proporcionar condições que favoreçam a participação plena dos estudantes qualificados para os serviços de Educação Especial, em concordância com a o item 10.2 da Instrução COPED nº 03 de 24/11/2023:
A Avaliação Pedagógica Inicial – API é o eixo central para a oferta dos apoios, recursos e serviços determinados pelo Decreto nº 67.635/2023 e pela Resolução SEDUC 21/2023 e caracteriza-se como um documento pedagógico fundamental para que o estudante elegível aos serviços da Educação Especial tenha acesso aos apoios, recursos e serviços necessários para o desenvolvimento e potencialização de suas habilidades. Por sua importância, todos os estudantes com deficiência, com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e/ou com altas habilidades/superdotação devem realizar a Avaliação Pedagógica Inicial – API, conforme o anexo I da Resolução SEDUC nº 21/2023 e o item 10 da Instrução COPED nº 03 de 24/11/2023. O prazo para que a Avaliação Pedagógica Inicial – API seja aplicada a estes estudantes elegíveis é de 30 dias letivos a partir do início da frequência do estudante, de acordo com o parágrafo único do artigo 4º da Resolução SEDUC nº 21/2023: Parágrafo único – a elaboração ou reestruturação da Avaliação Pedagógica Inicial – API e do Plano de Atendimento Educacional Especializado – PAEE é de responsabilidade do Professor Especializado, que será realizada em conjunto com os Professores Regentes, a Equipe Gestora, o Professor Especializado do Ensino Colaborativo, a família e os profissionais que acompanham o estudante, e deverá acontecer dentro do prazo de 30 dias letivos após o início da frequência do estudante elegível aos serviços da Educação Especial, prorrogáveis mediante justificativa fundamentada do Dirigente Regional de Ensino. Prazo final até sexta-feira, dia 27/03/2024.
Desta forma, caso o estudante elegível inicie sua frequência escolar no primeiro dia letivo de 2024, ou seja, no dia 15 de fevereiro, então a Avaliação Pedagógica Inicial – API do estudante deverá ser aplicada até o dia 27 de março de 2024. Após a conclusão da Avaliação Pedagógica Inicial (API) do estudante, é necessário anexar o documento em formato PDF na Secretaria Escolar Digital (SED).
Esse procedimento deve ser realizado na seção “Ficha do aluno”, na aba “Deficiência”. Inicialmente, selecione “Cadastrar Informações/Anexo”, o que abrirá um menu, conforme imagem abaixo. Escolha “Avaliação Pedagógica” como tipo de informação, indique a “Data Referência” correspondente à realização da API. Caso haja informações adicionais, preencha o campo “Observações”. Em seguida, faça o upload do documento e clique em “Salvar”. Diante das validações no fluxo da elegibilidade dos estudantes no sistema da Secretaria Escolar Digital (SED), o “Relatório de Alunos Elegíveis” está desativado. Todas as alterações quanto à elegibilidade do estudante deverão ser feitas diretamente na “Ficha do aluno”, na aba “Deficiência”.
Esta Comissão permanece a disposição para eventuais dúvidas.
3. Consulta – Programa Escola da Família
COMUNICADO EXTERNO CONJUNTO SUBSECRETARIA /FDE – 2024 – Nº 73
A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo solicita a colaboração de cada gestor escolar para responder à consulta sobre o Programa Escola da Família, que está sendo realizada pela FDE – Fundação para o Desenvolvimento da Educação.
Comunicamos aos Diretores que não responderam à pesquisa que o prazo foi estendido até o dia 27/03/2024.
A consulta online tem o objetivo de obter informações para subsidiar e aprimorar o planejamento de ações relativas a esse Programa. Busca captar informações junto a dois grupos distintos de escolas: um composto por aquelas ofertantes do PEF em 2024 e, outro, para as unidades que atualmente não participam do programa. O intuito básico para o primeiro grupo é conhecer alguns aspectos pertinentes ao trabalho realizado nos finais de semana e, para o segundo, buscar dimensionar o interesse em aderir ao Programa Escola da Família, considerando as características atuais do programa.
O Diretor ou Vice-diretor poderá expressar sua opinião preenchendo um questionário disponibilizado por meio de um link encaminhado ao e-mail administrativo da escola no dia 12/03/2024. Reforçamos a importância de o questionário ser respondido utilizando o e-mail da escola e não do Diretor para que possamos identificar a escola respondente.
Agradecemos desde já a sua colaboração.
4. Assunto: Escopo-Sequência 2° Bimestre
Estamos compartilhando o escopo-sequência referente ao 2° bimestre.
O material está disponível no link: Escopo-sequência 2024 https://drive.google.com/drive/folders/1hirmkBZ1yfAAb9iKJ-mrh7xHQVYmUt8N
Informamos que, especialmente até o início do bimestre, o documento pode sofrer leves alterações em função de possíveis mudanças nos Materiais Digitais.
Além do acesso realizado pelo link indicado, é possível acessar o arquivo através do Repositório do Centro de Mídias, disponível em: Acervo Digital > Materiais Pedagógicos > Ementas e escopo-sequência > 2024.
5. Assunto: LIVE Programa Sala de Leitura – A Teia Literária: Leitura em movimento – Orientação e Práticas de Leitura
A Coordenadoria Pedagógica, por meio do Programa Sala de Leitura, solicita a participação do PEC – Ponto Focal do Programa Sala de Leitura, Professores do Programa Sala de Leitura e Professor de Língua Portuguesa (quando possível no horário da formação) para acompanhar a reunião, via CMSP, canal Sala de Leitura, sobre Orientação e Práticas de Leitura.
Data: 27 de março de 2024
Local: CMSP – canal Sala de Leitura
Horário: 14h30 às 15h30
Público: PEC Ponto Focal Programa Sala de Leitura, Professor da Sala de Leitura e do Professor de Língua Portuguesa e demais interessados.
6. Assunto: Prova Paulista – 1º Bimestre de 2024
A Prova Paulista acompanha o desenvolvimento do currículo, em todas as áreas, apoiando os professores na identificação mais precisa dos conteúdos que os estudantes aprenderam ao longo do bimestre, pela aplicação de instrumentos padronizados.
A avaliação é voltada aos estudantes do 5º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio e terá como referencial os conteúdos curriculares do Material Digital, que podem ser aferidos por itens de múltipla escolha.
Como de costume, a Prova será realizada no aplicativo do Centro de Mídias da Educação de São Paulo – CMSP ou em sua versão web por meio do link https://cmspweb.ip.tv/. O estudante deve acessar o CMSP com seu login e senha habituais (da SED). Ao entrar na turma, basta clicar em “Prova Paulista”.
Para o ano de 2024, a Prova Paulista traz algumas novidades:
1. Itinerários formativos
Para o ensino médio, além da Formação Geral Básica, serão avaliados alguns componentes dos Itinerários Formativos, conforme a matriz das aulas, a saber: Educação Financeira, Inglês, Tecnologia e Robótica, Empreendedorismo, Biotecnologia, Química Aplicada, Arte e Mídias Digitais, Liderança, Oratória, Geopolítica, Filosofia e Sociedade Moderna. Os estudantes que optaram pelo ensino médio profissionalizante realizarão as provas dos respectivos componentes do Itinerário de Formação Técnica Profissional.
Os estudantes realizarão as provas do Itinerário Formativo de acordo com a sua opção e registro de matrícula. Para tanto, cada estudante do ensino médio deve acessar a sua prova da Formação Geral Básica e do Itinerário Formativo correspondente à sua matrícula.
Para elucidar, segue o tutorial de acesso no seguinte link: https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/wp-content/uploads/2024/03/Prova-Paulista_2024.pdf
2. Modelo da prova
Outra novidade para a edição de 2024 será o modelo de prova, que foi aprimorado abrangendo questões com gabarito único e com gabarito múltiplo, ou seja, podendo apresentar uma, duas ou até três alternativas corretas de resposta, ampliando as possibilidades de mobilização dos conhecimentos, pelos estudantes, para resolver as tarefas de leitura e raciocínio propostas.
Sugerimos que orientem os estudantes para que respondam com bastante atenção a todas as questões.
3. Cronograma sugerido de aplicação
O cronograma de aplicação a ser apresentado a seguir é oferecido como uma sugestão, sendo que cada unidade escolar poderá organizar a sua aplicação dentro do período estipulado, ou seja, entre os dias 08 e 15 de abril.
Cronograma de aplicação da Prova Paulista do 1º bimestre:
Composição das provas por ano/série e dia de aplicação:
As provas do 5º ano contarão com 30 questões de múltipla escolha para cada dia de aplicação, do 6º ao 9º ano serão 40 questões para cada dia e 45 para as séries do ensino médio, por dia.
4. Itinerário de Formação Técnica Profissional
A Prova Paulista do Itinerário de Formação Técnica Profissional é exclusiva para estudantes da 2ª série do Ensino Médio.
Os estudantes realizarão as provas de acordo com o curso técnico em que estão matriculados: Administração, Agronomia, Ciência de Dados, Desenvolvimento de Sistemas, Enfermagem, Farmácia, Hospedagem, Logística ou Vendas.
No total, serão 27 questões de múltipla escolha, distribuídas em 12 questões no primeiro dia de aplicação e 15 no segundo. É importante considerar que todos os componentes curriculares serão avaliados, utilizando conteúdos do material digital.
Ao acessar a plataforma da Prova Paulista, cada estudante terá acesso à avaliação do curso técnico em que está matriculado, bem como à avaliação da Formação Geral Básica.
5. Educação Especial
A aplicação das provas digitais aos estudantes elegíveis da Educação Especial seguirá o mesmo cronograma. Para a realização dessas provas é necessário disponibilizar as acessibilidades de acordo com a necessidade educacional dos estudantes, respeitando-se as especificidades de cada um, com a adoção das mesmas estratégias utilizadas em sala de aula, bem como os apoios, recursos e serviços já ofertados aos estudantes elegíveis aos serviços da Educação Especial.
Ressalta-se que é essencial a permanência do professor especializado que já atende aos estudantes elegíveis aos serviços da Educação Especial. Nesse sentido, cabe à Equipe de Educação Especial das Diretorias de Ensino atuar em colaboração com os professores especializados e a equipe gestora das unidades escolares, na antecipação das ações e adoção de estratégias que apoiarão esses estudantes na realização das avaliações, incluindo a disponibilização de espaço e equipamentos adequados.
As provas devem ser acessibilidades de acordo com a necessidade educacional do estudante, respeitando-se as seguintes especificidades:
A. Estudante com Deficiência Visual
• ledor;
• escriba.
B. Estudante com Baixa Visão
• ledor;
• escriba;
• uso de tablet – ampliação ou outros equipamentos adequados.
C. Estudante com Surdez/Deficiência Auditiva
• apoio do professor intérprete, na tradução e interpretação na Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS.
D. Estudante com Deficiência Física:
• ledor;
• escriba;
• uso de tablet – ampliação ou outros equipamentos adequados.
E. Estudante com Deficiência Intelectual e TEA
• seguir o proposto para a sala em que está inserido, no entanto esses estudantes precisam de apoio individualizado para compreensão das comandas e tempo maior para a realização da prova. O professor especializado que acompanha o estudante poderá oferecer esse apoio individualizado.
6. Devolutiva de resultados
A devolutiva de resultados da Prova Paulista será disponibilizada pelo Painel Escola Total (https://escolatotal.educacao.sp.gov.br/), logo após o término das aplicações.
Ainda após o término das aplicações, serão disponibilizados na Intranet – Espaço do Servidor (Biblioteca COPED) os arquivos em PDF da Prova, com seus respectivos gabaritos, além dos itens comentados, oferecendo mais um subsídio para a análise e intervenção pedagógica a partir da avaliação.
Considerando o regime de colaboração entre o estado e os municípios, os arquivos em PDF podem ser oferecidos para as redes municipais de educação de cidades de sua circunscrição que eventualmente solicitarem tais materiais.
Ressaltamos a importância das avaliações processuais, pois seus indicadores subsidiam as correções de rumo, o planejamento de ações pedagógicas interventivas e imediatas ao desenvolvimento da aprendizagem e ao aprimoramento das aulas. Para tanto, a mobilização e o engajamento de todos os estudantes são fundamentais para que estabeleçamos novo ciclo orientado à qualidade educacional oferecida em nossa rede.
7. Assunto: Programa Jovem Senador 2024
O Programa Jovem Senador, promovido pelo Senado Federal, permite que estudantes com até 19 anos, matriculados no Ensino Médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal possam conhecer a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo no Brasil.
Para participar, as unidades escolares (UE) estão convidadas a promover internamente a produção de redações com o tema: “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”.
As escolas deverão selecionar uma única redação dentre aquelas redigidas pelos estudantes e encaminhar para a Diretoria de Ensino da sua região até o dia 30 de abril de 2024 juntamente com os demais documentos, abaixo listados:
• Ficha de inscrição disponível no site do programa Jovem Senador;
• Cópia do RG do aluno e do professor orientador;
• Cópia do CPF do aluno e do professor orientador;
• Folha de redação disponível no site do programa Jovem Senador (https://www12.senado.leg.br/jovemsenador)
Caberá à Diretoria de Ensino selecionar uma única redação, dentre todas aquelas envidadas pelas escolas, e encaminhá-la para a Coordenação Estadual, até o dia 10 de maio.
O estudante que tiver sua redação selecionada pelo Senado Federal participará da “Semana de Vivência em Brasília”, de 5 a 9 de agosto de 2024, em Brasília-DF, juntamente com o seu professor orientador. As despesas decorrentes de transporte, alimentação e hospedagem serão custeadas pelo Senado Federal.
Para maiores informações sobre o programa, acesse o site: https://www12.senado.leg.br/jovemsenador ou envie sua dúvida para coped.decegep.cem@educacao.sp.gov.br.
8. Assunto: Lei Maria da Penha nas Escolas
No estado de São Paulo, a Lei nº 17.431 de 2021, que consolida a legislação paulista relativa à proteção da mulher, instituiu a Campanha Estadual da Lei Maria da Penha nas escolas públicas e particulares, para contribuir com o conhecimento da comunidade escolar acerca da Lei, impulsionar as reflexões sobre o combate à violência contra a mulher, conscientizar a comunidade escolar da importância do respeito aos Direitos Humanos e da Lei do Feminicídio, prevenindo e evitando as práticas de violência contra a mulher.
Nesse sentido, o Centro de Inclusão Educacional (CINC), do Departamento de Modalidades Educacionais e Atendimento Especializado (DEMOD), elaborou o Boletim CINC n. 01/2024, para apoiar e inspirar o desenvolvimento de atividades sobre a Lei Maria da Penha, tanto nas Diretorias de Ensino como nas escolas, com estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como com servidoras/es e familiares das/os estudantes.
O documento está disponível neste Link https://drive.google.com/file/d/1_GW8AfpDrCyzYMgjgMQMrRf4usrbOEey/view?usp=drive_link
Recomendamos que esse boletim seja compartilhado com as unidades escolares e que as experiências exitosas desenvolvidas, ao longo do ano letivo, sejam compartilhadas conosco no e-mail coped.demod.cinc@educacao.sp.gov.br.
9. Assunto: Documento Orientador – CEIAI Língua Inglesa
Em apoio à Orientação Técnica de Língua Inglesa para os Anos Iniciais referente a utilização do Material Digital, realizada em 20 de março do corrente, disponibilizamos o Documento Orientador 01/2024 – CEIAI Língua Inglesa. https://drive.google.com/file/d/1bzAGzXce_2NSqwPNI2EMDCd6W-D8vfJI/view?usp=sharing
Segue, também, a apresentação https://docs.google.com/presentation/d/1aD0zN5iFMgmt15wTzUC8m_V2UTXVgxJa/edit?usp=drive_link&ouid=102821045204563699221&rtpof=true&sd=true utilizada na OT contendo o passo a passo https://docs.google.com/presentation/d/11Cd-ysiTIoHyLdJtGvq0_WiyCP22Tik3/edit?usp=drive_link&ouid=102821045204563699221&rtpof=true&sd=true para o acesso ao Repositório CMSP. É essencial que o Material Digital seja utilizado em formato PPTX no modo “apresentação” para que todos os recursos, como áudios, animações e links, possam estar disponibilizados.
10. Assunto: Curso da Educação Integral ao Ensino Integral – 2ª Edição/2023
● Ação: Curso prorrogado até 28/03/2024.
● Formato: EaD, no AVA-EFAPE.
● Status: Em andamento.
● Público-alvo: ○ SEDUC-SP: Aos servidores do Quadro do Magistério (QM), do Quadro de Apoio Escolar (QAE) e do Quadro da Secretaria da Educação (QSE); ○ Municípios: Aos profissionais das redes municipais de ensino do estado de São Paulo, exceto o secretário de escola.
● Data: Término até 28/03/2024.
● Mais informações:
11. Assunto: Programa de Desenvolvimento de Liderança (PDL): Curso 2 – 1ª Edição/2024
● Ação: As atividades deverão ser realizadas até 31/07/2024.
● Formato: EaD, no AVA-EFAPE.
● Status: Em andamento.
● Público-alvo: Servidores da SEDUC-SP, integrantes do Quadro do Magistério (QM) e do Quadro da Secretaria da Educação (QSE).
● Data: Até 31/07/2024.
● Mais informações:
12. Assunto: Diálogos do Programa Alfabetização Ambiental – Conservação da Biodiversidade
● Ação: Live sobre Conservação da Biodiversidade do Programa Alfabetização Ambiental
● Formato: on-line (via CMSP no canal de Desenvolvimento Profissional)
● Status: previsto
● Público-alvo: Professores Especialistas em Currículo de todas as áreas, em especial dos Anos Iniciais e das áreas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas, inclusive Interlocutores de Educação Ambiental; Professores das redes estadual e municipal; Coordenadores de Gestão Pedagógica, Coordenadores de Gestão Pedagógica Geral, Coordenadores de Gestão Pedagógica por Área de Conhecimento, Diretores Escolares/Diretor de Escola e Vice-Diretor Escolar
● Data: 26 de março de 2024 (Terça-feira)
● Mais informações: O programa Alfabetização Ambiental é uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, com o objetivo de promover o desenvolvimento de temáticas socioambientais nos processos de ensino e de aprendizagem de professores e de alunos da rede pública estadual, além de valorizar as áreas protegidas como espaços educadores e promover os espaços escolares como locais de aprendizagem socioambiental.
13. Assunto: Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo – A REDE NA EFAPE
● Ação: Oportunidade para os professores da Rede Estadual compartilhar suas experiências, com base no material digital utilizado em sala de aula. Participe conosco!
● Formato: remoto, via Plataforma ZOOM ou por meio de envio de vídeo
● Status: Em andamento.
● Público-alvo: Todos os professores em exercício na sala de aula (SEDUC-SP)
● Mais informações: Para participar e contribuir com sua prática pedagógica enriquecendo o repertório de outros professores da rede ampliando as concepções metodológicas, estratégias e técnicas didático – pedagógica, bem como utilizar o material digital, acesse o formulário a seguir: https://bit.ly/Participacao_ATPC_EFAPE_2024 e https://drive.google.com/file/d/1kgcpH9mOL3czFJ_FN7rU7dcB1In8pOCr/view?usp=sharing . Caso prefira, você pode acessar o formulário pelo QR CODE abaixo:
14. Assunto: Formação Inicial: Educação Profissional Paulista -1ºEdição/2024
● Ação: divulgar curso para professores que tem aulas atribuídas nos componentes curriculares do Itinerário de Formação Técnica Profissional
● Formato: EaD, no AVA-EFAPE.
● Status: em andamento.
● Público-alvo: Servidores da SEDUC-SP integrantes do Quadro do Magistério (QM): professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e Professores de Educação Básica (PEB II) com aulas atribuídas nos componentes curriculares do Itinerário de Formação Técnica Profissional
● Datas: de 07/02 até 15/04/2024
● Mais informações: Para mais informações sobre essa formação, acesse: https://efape.educacao.sp.gov.br/acao-formacao/formacao-inicial-educacao-profissional-paulista-1a-edicao2024/
15. Assunto: Divulgação do “Documento Orientador – ATPC/Atividade Pedagógica de Caráter Formativo 2024”
● Ação: divulgar as orientações para organização da ATPC/Atividade Pedagógica de Caráter Formativo 2024
● Formato: arquivo online arquivo online, no site da EFAPE https://efape.educacao.sp.gov.br/wpcontent/uploads/2024/02/Documento-Orientador-ATPC_Carater-Formativo_2024_v08-1.pdf e no AVA-EFAPE 2 e
(ATPC -2024)
● Status: em andamento
● Público-alvo: Todos os profissionais da educação da Rede Estadual (SEDUC)
16. Assunto: ATPC para Professores de Anos Iniciais e Professores especialistas em Língua Inglesa de Anos Iniciais
● Ação: Nova organização de ATPC para formação de professores de Anos Iniciais e Língua Inglesa dos Anos Iniciais. Em 2024, as ATPC/Atividade Pedagógica de Caráter Formativo de Língua Inglesa serão disponibilizadas a cada três semanas, devido ao revezamento com os componentes curriculares de Arte e Educação Física.
● Formato: via CMSP e AVA-EFAPE.
● Status: em andamento
● Público-alvo: Professores de Anos Iniciais e Professores especialistas em Língua Inglesa dos Anos Iniciais
● Mais informações: De acordo com a Resolução SEDUC nº 133, de 29-11-2021, os docentes interessados em ampliar sua formação profissional podem opcionalmente fazer jus às duas ATPC semanais adicionais de Língua Inglesa. As duas ATPC semanais, a serem acrescidas à carga horária total atribuída, deverão ser cumpridas na Unidade Escolar, mas fora do horário regular de funcionamento da classe.
Os(as) professores(as) regentes com duas ATPC/Atividades Pedagógicas de Caráter Formativo adicionais de Língua Inglesa dos Anos Iniciais poderão acompanhar as formações produzidas em 2022 e 2023. As formações de 2022 e 2023 poderão ser acessadas por meio do link: https://drive.google.com/file/d/1ZTJ8xD0ZsrqFiWDuFmFPVvSnQdinXH8j/view?usp=shari
17. Assunto: Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa do Ensino Médio
● Ação: divulgar o Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa do Ensino Médio. A inscrição deve ser feita utilizando a conta Microsoft de Professor (@professor.educacao.sp.gov.br), por meio do link: https://bit.ly/Fulbright_DAI_2024
● Formato: presencial, Intercâmbio nos Estados Unidos
● Status: em andamento
● Público-alvo: professores efetivos de inglês do ensino médio regular da rede pública estadual e/ ou municipal.
● Mais informações: A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP) participará do Programa Fulbright DAI – Fulbright Distinguished Awards in Teaching Program for International Teachers 2024-2025 Programa de aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa. O Programa Fulbright de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa (Fulbright DAI) é uma oportunidade para que professores efetivos de inglês do ensino médio regular da rede pública estadual e/ ou municipal realizem um curso de aperfeiçoamento de até 5 (cinco) meses nos Estados Unidos.
O programa possui duração de um semestre acadêmico em universidade americana e inclui aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança, e uso de tecnologias em educação. As atividades nos Estados Unidos acontecerão entre agosto e dezembro de 2025 e incluirão também estágio supervisionado em escola de ensino médio para que os participantes do programa tenham a oportunidade de interagir e praticar seus novos conhecimentos com colegas de profissão e alunos nos Estados Unidos.
CRONOGRAMA
18. Assunto: Curso de Capacitação de Inglês on-line no Contraturno Escolar
● Ação: divulgar curso de capacitação de inglês on-line no contraturno escolar
● Formato: on-line
● Status: em andamento
● Público-alvo: Os servidores do Quadro do Magistério (QM), professores de Educação Básica II (PEB II) e professores de Ensino Fundamental e Médio da rede pública estadual. Para participar, basta atender aos seguintes requisitos: Habilitação na Língua Estrangeira Moderna – Inglês; Ausência de licenças e/ou afastamentos superiores a 60 dias;Ter aulas do idioma atribuídas conforme a base de dados da CGRH de dezembro de 2023.
● Datas: A partir do dia 28/02/2024 a 08/03/2024 – Chamamento dos professores e adesão ao curso e teste de nivelamento.
● Mais informações: A inscrição é simples e se dá por adesão, mediante a realização de um teste de nivelamento do idioma. As informações de acesso à plataforma e participação serão enviadas para o e-mail institucional dos professores que preencherem os requisitos. Dúvidas entrar em contato pelo e-mail: atendimentogoverno@pearson.com.br
19. Assunto: Programa Multiplica SP #Professores 2024 – Início das formações para os Cursistas
● Ação: divulgar o ínicio das formações para os Professores Cursistas
● Formato: remoto, via CMSP
● Status: previsto
● Público-alvo: Todos os Professores cursistas do Programa Multiplica SP #Professores 2024
● Data: 25/03/2024
● Mais informações: Para maiores informações, acesse: https://efape.educacao.sp.gov.br/programamultiplica-sp-professores/ ou https://efape.educacao.sp.gov.br/nao-fique-de-fora/
20. Assunto: Programa Multiplica SP #Professores 2024 – Início das formações para Professor Multiplicador
● Ação: divulgar a data que as formações do Professor Multiplicador começaram, se você ainda não acessou sua formação, ainda dá tempo!
● Formato: remoto, via CMSP
● Status: em andamento
● Público-alvo: todos os Professores Multiplicadores que irão atuar no Programa Multiplica SP
● Data: 18/03/2024
● Mais informações: Para maiores informações, acesse: https://multiplicasp.educacao.sp.gov.br/ ou envie e-mail para multiplica.professor@educacao.sp.gov.br
CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF
Fone 3404.2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br
Núcleo de Finanças – NFI
Fone 3404.2949/2950/2980 (Kaio)- delimnfi@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Repasse de recurso financeiro via PDDE Paulista para implantação do itinerário de formação profissional – Programa de Educação Profissional Paulista
Considerando a necessidade de viabilização da implantação do itinerário de formação profissional, através do Programa de Educação Profissional Paulista a fim de adotar-lhes dê condições favoráveis à realização das atividades pedagógicas e administrativas relacionadas aos cursos técnicos, será realizado repasse via PDDE – Manutenção para aquisição de itens específicos, de papelaria, informática, reposição de insumos e EPIs, manutenção de equipamentos nos laboratórios, dentre outros, considerando o curso ofertado e quantidade de turmas:
O Valor do recurso será disponibilizado em duas parcelas sendo: 1° parcela – Início do primeiro semestre (fevereiro de 2024) 2° parcela- Início do segundo semestre (a definir) Deverão ser priorizados:
• Itens específicos conforme orientação posterior;
• Reposição de Insumos e EPIs;
• Manutenção de equipamentos nos laboratórios específicos dos cursos do eixo ambiente e saúde;
Ressaltamos que a execução dos recursos deve ser acompanhada pelo CAF, NOM, NFI e Supervisores, inclusive na realização dos lançamentos dos comprovantes das despesas no sistema BB Gestão.
Com o propósito de fornecer diretrizes às Associações de Pais e Mestres (APMs) acerca da utilização dos recursos provenientes do Programa Dinheiro Direto na Escola Paulista (PDDE Paulista) e repassados pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo para as escolas que ofertam o Itinerário de Formação Técnica Profissional, elaborou-se a presente orientação em relação ao PDDE Educação Profissional.
Aplicação dos recursos do Programa
Os recursos do PDDE Educação Profissional têm como finalidade suportar despesas de custeio, sendo direcionados para pequenos investimentos que contribuam para assegurar o funcionamento e aprimorar a infraestrutura física e pedagógica dos cursos técnicos oferecidos pelo Programa de Educação Profissional Paulista. São elas:
1. Manutenção de equipamentos
Realizar a manutenção, conserto e recuperação dos equipamentos, os quais fazem parte do patrimônio escolar devidamente registrados no GEMAT – Gerência de Bens Materiais:
· Manutenção de equipamentos de informática;
· Manutenção de equipamentos do curso técnico em enfermagem;
· Manutenção de equipamentos do curso técnico em farmácia;
· Manutenção e implementação de infraestrutura lógica e elétrica;
· Manutenção e pequenos reparos Laboratórios específicos;
2. Aquisição de materiais
Adquirir itens de consumo específicos, visando garantir os equipamentos e materiais necessários para o funcionamento pedagógico e administrativo dos cursos técnicos, dentre outros indicamos priorizar as sugestões abaixo:
· Itens específicos curso técnico em enfermagem – Lista Enfermagem https://drive.google.com/file/d/1D3yQCBy1ZgMsRfmcFcqHfKdVU_Hzxg18/view?usp=sharing
· Itens específicos curso técnico em farmácia – Lista Farmácia https://drive.google.com/file/d/10rj9pJBrWElGJzeQOGhDmIfR6eiQmHJK/view?usp=sharing
· Itens específicos curso técnico em logística – Lista Logística https://drive.google.com/file/d/1bXzuIMMb4WzM0z8vCjOUBxeIGZUEntzT/view?usp=sharing
· Itens específicos descritos nos planos de curso – Link Planos de Curso https://drive.google.com/drive/folders/1qO7XfmGqO5sVCrTpO17FEoH6fYwUI1LV
· Aquisição de softwares previstos nos Planos de Curso para a realização de atividades pedagógicas – Link Planos de Curso https://drive.google.com/drive/folders/1qO7XfmGqO5sVCrTpO17FEoH6fYwUI1LV
Recomendamos que as escolas verifiquem os itens já adquiridos e que serão entregues pelo órgão central antes de realizarem suas próprias aquisições, devendo estes serem adquiridos apenas em situações emergenciais ou para reposição:
· Bibliografia conforme plano de curso – Lista do acervo por curso https://drive.google.com/file/d/1UT6fgsuSouDoK4fdnpazlzZ7Ep4jIpU-/view?usp=sharing
· Itens específicos curso técnico em enfermagem adquiridos pelo órgão central – Link https://drive.google.com/file/d/1wpbCIOqAJFc1kV04_c1_kVDFsdhWzNzz/view?usp=sharing
· Itens específicos curso técnico em farmácia adquiridos pelo órgão central – Link https://drive.google.com/file/d/1L2Wd9PzZ53BrsKQ23k34E5c6M95jyrJL/view?usp=sharing
3. Serviços de apoio a ações pedagógicas
Viabilizar a contratação de serviços, com o intuito de garantir uma prática pedagógica de excelência, ampliando as experiências de aprendizagem e garantindo a segurança durante as atividades. Algumas referências de possíveis contratações:
· Serviços gráficos para atividades educacionais, projetos ou avaliação de aprendizagem;
·Serviços de gestão e coleta de resíduos para laboratórios do curso técnico em enfermagem e técnico em farmácia;
· Serviço de lavanderia (destinado aos itens de rouparia e aventais de uso dos estudantes e professores);
· Transporte para visitas técnicas e aulas práticas do curso técnico de hospedagem (apenas na impossibilidade do uso da ata de transporte da Diretoria de Ensino)
Informações Complementares
Os recursos repassados via PDDE Educação Profissional devem ser utilizados observando todas as orientações vigentes e documentos de orientações relacionados ao programa.
CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH
Fone 3404.2961 (Aline) – delimcrh@educacao.sp.gov.br
Núcleo de Frequência e Pagamento – NFP
Fone 3404.2995/2994/2996/2982 (Rafaela) – delimnfp@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Folha-Ponto – Diretor de Escola / Diretor Escolar
Com a finalidade de evitar atrasos no encaminhamento mensal da folha de ponto de Diretores de Escola / Diretores Escolares, para conferência e posterior assinatura da Dirigente de Ensino, solicitamos que o envio do documento físico ocorra dentro da primeira quinzena do mês subsequente, ou seja, até o dia 15 de cada mês.
Informamos que, para os casos de envio após o prazo estabelecido, o Diretor de Escola / Diretor Escolar deverá realizar a entrega da folha-ponto juntamente com um ofício de justificativa de atraso, pessoalmente à Dirigente Regional de Ensino, no gabinete da DE.
2. Assunto: Faltas Diretor de Escola / Diretor Escolar
Reforçamos que os Requerimentos de Falta de Diretor de Escola / Diretor Escolar devem ser encaminhados para análise e deferimento/indeferimento da Dirigente, sempre até o dia 15 de cada mês, juntamente com as folhas-ponto de Diretor. O envio com Relação de Remessa deve ser direcionado ao Núcleo de Frequência e Pagamento.
Atentar-se às orientações e anexos encaminhados no Comunicado DERLIM de 29/09/2022 (Assunto: Faltas Diretor de Escola/Diretor Escolar – a partir da LC 1.374/2022), bem como as orientações em relação à aplicação de ausências aos servidores, encaminhadas no Comunicado DERLIM de 26/10/2022 (Assunto: Resolução Seduc 40/2022 e Resolução SE 73/2007).
3. Assunto: Férias Diretor de Escola / Diretor Escolar
Os Diretores das unidades escolares que tiverem férias com início em Abril/2024 ou Maio/2024, e que não encaminharam o expediente de gozo das férias, encaminhar por e-mail ao NFP até 27/03/2024.
Atenciosamente,
Gilssara Cavalcanti de Lima Bandeira
Dirigente Regional de Ensino