COMUNICADO DERLIM DE 31.10.2023 e 01.11.2023
DIRIGENTE/GABINETE
Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: SAEB e SARESP
A Dirigente Regional de Ensino convoca os Diretores de Escola/Diretor Escolar para reunião sobre o SAEB e o SARESP, conforme segue:
Dia: 06/11/2023
Horário: 15h00
Local: Plataforma Teams –link: https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_Nzc1YTRlMTctYjEzZS00YjU2LTk5MDctYTAxNzkxOTNhZTll%40thread.v2/0?context=%7b%22Tid%22%3a%2216b87798-4517-442c-9200-ce1cca93259c%22%2c%22Oid%22%3a%2285dd1447-9822-43e6-bc1e-5931de8b5aad%22%7d
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE
Fone 3404.2970/2971– delim@educacao.sp.gov.br
1, Assunto: Edital – Supervisor de Ensino/Supervisor Educacional
A Dirigente Regional de Ensino da Região de Limeira, torna pública a relação de vagas de Supervisor de Ensino / Supervisor Educacional, a ser preenchida mediante designação, nesta Diretoria de Ensino, nos termos da Resolução SEDUC 28, de 25 de julho de 2023. O preenchimento das vagas será realizado em conformidade com as normas e requisitos estabelecidos neste Edital, anexo I.
Período de inscrição: De 02/11/2023 a 08/11/2023.
2, Assunto: Edital – COE – EE. Gustavo Peccinini
A E.E. GUSTAVO PECCININI nos termos da Resolução SEDUC nº 52, de 29-06-2022, torna pública a abertura do período de recebimento de propostas de trabalho e realização de entrevistas para docentes interessados em exercer junto a Unidade Escolar a função gratificada de Coordenador de Organização Escolar – COE. Edital, anexo II.
NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE
Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Orientações Importantes sobre a Redação Paulista
1- Metas
a) A Plataforma da Redação Paulista deve ser utilizada por 100% dos estudantes matriculados nas Unidades Escolares.
b) Todos os estudantes devem digitar na Plataforma Redação Paulista ao menos 1 (uma) redação por mês.
c) Os professores de Língua Portuguesa das Unidades Escolares devem corrigir 100% das redações até o final de cada mês.
2- Prazos
a) 100% das redações concluídas ao final de cada mês.
Lembrete: para uma redação ser concluída no sistema é necessário que o (a) professor (a) tenha a corrigido.
Segundo Semestre 2023
Agosto/setembro |
outubro |
novembro |
total |
1 redação por turma/aluno |
1 redação por turma /aluno |
1 redação por turma/aluno |
3 redações por turma/ aluno |
IMPORTANTE: As redações de agosto/ setembro que ainda não foram finalizadas devem URGENTEMENTE serem concluídas.
3- Cronograma de aplicação da Redação Paulista
É necessário que o acompanhamento das publicações e das digitações até a finalização da correção por parte do professor sejam sistemáticas a fim de que o processo e o resultado não fiquem comprometidos durante o mês em vigor.
Para o acompanhamento sistemático sugerimos a elaboração de um cronograma de aplicação mensal, pois assim conseguimos diminuir ou evitar atrasos. Por exemplo se fôssemos elaborar um cronograma para o mês de novembro:
Cronograma Predação Paulista mês de novembro |
||
DATAS |
AÇÃO |
METAS |
01/11 a 06/11 |
Disparar redação para as turmas (gerenciador de tarefas |
100% das turmas recebem a redação no CMSP |
07/11 a 13/11 |
Professores trabalham o tema/tipo textual em sala de aula |
100% dos estudantes formados e alimentados sobre o tema/tipo de texto que irão escrever |
14/11 a 20/11 |
Alunos digitam a redação na plataforma |
100% dos alunos digitam a redação |
21/11 a 30/11 |
Professores corrigem a redação e finalizam o processo |
100% das redações corrigidas pelo professor |
4- Evitando duplicação de redação
Quando o (a) professor (a) de Língua Portuguesa dispara uma redação para uma determinada turma, é necessário agendar no sistema um prazo de entrega dessas redações, ou seja, uma data limite de digitação dessa redação. Porém, muitas vezes esses prazos não são suficientes e o (a) professor (a) decide ampliar esse prazo para que o maior número de estudantes tenha a chance de realizar a redação.
Como proceder nesse caso?
Alterando a data de uma atividade com prazo expirado.
Evitar: nunca publicar novamente a mesma redação para a turma na tentativa de ampliar o prazo de entrega. Isso gera duplicidade de informação, tornando os dados do BI alarmantes. Portanto, apenas edite o prazo.
5- Construindo um modelo Autoral
O (a) professor (a) de Língua Portuguesa tem total liberdade de construir um modelo autoral de redação, mas CUIDADO!
Ao definir as configurações no campo “tipo de questão” sempre selecione “Redação”, pois caso contrário essa atividade será entendida como uma tarefa e os seus dados não serão computados no BI Redação Paulista.
6- Problemas com a plataforma
Qualquer tipo de problema referente à Plataforma Redação Paulista deverá ser reportado à central de atendimento: Portal de Atendimento – Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (educacao.sp.gov.br)
(Tutorial para abrir chamado em anexo III)
7- Tutorial Redação Paulista
Ainda tem dificuldades com o processo? Acesse os tutoriais disponíveis:
a) Tutorial 1: ( anexo IV)
b) Tutorial 2: https://drive.google.com/file/d/1Y5p8y2K1pAWUN-LGruBtS8qVwcRskkEM/view?usp=sharing
2. Assunto: Resolução Conjunta SEDPCD/SEDUC nº 002, de 09-10-2023 – Institui o Prêmio de Educação em Direitos das Pessoas com Deficiência Interessados: Dirigentes Regionais de Ensino e Interlocutores de Educação Especial nas Diretorias de Ensino
COMUNICADO EXTERNO CONJUNTO SUBSECRETARIA – 2023 – Nº 249 São Paulo, 1º de novembro de 2023 2.
No dia 21-09-2023 foi realizada a live “Prêmio de Educação em Direitos das Pessoas com Deficiência”, que contou com a participação do Secretário da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Senhor Marcos da Costa, e Secretário da Educação, Senhor Renato Feder.
No D.O.E. de 30-10-2023 foi publicada a Resolução Conjunta SEDPCD/SEDUC nº 002, de 09-10-2023, que institui o Prêmio de Educação em Direitos das Pessoas com Deficiência, com o objetivo de incentivar, promover e fomentar a educação em direitos humanos, com o foco na pessoa com deficiência, junto à rede de ensino do Estado de São Paulo.
O Prêmio tem por finalidade incentivar, promover e fomentar a implementação de projetos educacionais e culturais voltados à difusão dos direitos da Pessoa com Deficiência junto à rede estadual de ensino, valorizando e divulgando projetos com a temática dos direitos da Pessoa com Deficiência que sejam realizados em escolas públicas da Secretaria de Estado da Educação.
A SEDPCD deverá lançar, a cada ano, em parceria com a SEDUC-SP, um Edital de Chamamento Público para as escolas da rede estadual, estabelecendo o regulamento e as normas específicas para a abertura de inscrições e realização do Prêmio, que será composto por cinco categorias de participação:
I – Diretorias de Ensino;
II – Unidades Educacionais;
III – Professores/as;
IV – Estudantes;
V – Grêmios Estudantis.
De acordo com o § 1º do artigo 9º da Resolução Conjunta SEDPCD/SEDUC nº 002, de 09-10-2023, os projetos premiados poderão ser divulgados nos Portais das respectivas Secretarias de Estado como referência de boas práticas em educação e em direitos da pessoa com deficiência.
Saiba mais – Links de acesso: Live: Prêmio de Educação em Direitos da Pessoa com Deficiência – realizada no dia 21-09-2023.
(i) Link de acesso ao repositório do CMSP: https://repositorio.educacao.sp.gov.br/MidiasCMSP/Midia?videoPlay=101765
(ii) Link de acesso ao Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=dgIApPE3-2Q
Em breve divulgaremos o Edital de Chamamento Público para as escolas da rede estadual de ensino, o qual será lançado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e irá estabelecer o regulamento e as normas para abertura de inscrições e realização do Prêmio de Educação em Direitos da Pessoa com Deficiência.
3. Assunto: Sistema de Acompanhamento de Atividades dos Psicólogos para Registro de Frequência
Tem este a finalidade de informar e orientar sobre o Programa de Psicólogos nas Escolas e sobre o sistema de acompanhamento das atividades para registro de frequência.
Informamos que a partir de 01/10/2023 está disponível na SED o menu “Psicólogos nas Escolas” para o registro das atividades realizadas pelo psicólogo em cada escola e nas reuniões de alinhamento nas Diretorias de Ensino.
O registro de atividades estará disponível para o Fiscal do contrato, que deverá preencher o sistema embasado no relatório Adendo 1.3 – Relatório de Atividades, em até 1 dia após a realização da atividade e realizar a validação do documento.
O diretor da unidade escolar atendida deverá realizar a avaliação do psicólogo mensalmente até o 5º dia útil do mês subsequente ao atendimento. Esta avaliação é muito importante para mensurarmos a atuação dos psicólogos e possíveis ajustes de orientações para correção de rumos nos atendimentos.
Estarão disponíveis também os relatórios para consulta das atividades desenvolvidas nas unidades escolares para acompanhamento dos fiscais e Diretores Escolares.
O manual de utilização do sistema está disponível no link: Manual SED Psicólogos.pdf e posteriormente no menu de acesso “Psicólogos nas Escolas”. Link: https://drive.google.com/file/d/1u0qUplDJDET-VMkMZr8G7H8QL7eup4KE/view?usp=sharing
Com relação à frequência dos Psicólogos, orientamos que:
1. O psicólogo poderá se ausentar até 2 dois dias ao mês, mediante compensação das horas no mesmo mês, preferencialmente na mesma semana da ausência. O Psicólogo deverá cuidar para que nenhuma escola fique sem atendimento, ou seja, haverá apenas alteração no dia do cronograma de atendimento. Exemplo: PSI que for se ausentar na segunda-feira, deverá compensa 3H na terça e 3H na quarta possibilitando realizar a visita nas escolas do cronograma de segunda da ausência na mesma semana;
2. A compensação não poderá exceder o máximo de 10H trabalhadas por dia;
3. A ausência deverá ser previamente acordada e validada pela Diretoria de Ensino mediante o seguinte fluxo: Psicólogo leva a necessidade para o Psicólogo Líder supervisor do polo, que fará a análise da necessidade, feito isso o Líder deverá enviar via e-mail justificando a solicitação para autorização da DE, que poderá validar ou não. O psicólogo só poderá ter sua ausência compensada após resposta com da autorização da Diretoria de Ensino;
4. Os psicólogos não farão as compensações das emendas de feriados realizadas pelas unidades escolares. Estas datas deverão ser utilizadas para a confecção de relatórios diagnósticos e planos de ações;
5. Em atendimento ao item 4.1.2 do Termo de Referência, o psicólogo não poderá prestar serviços aos sábados, deverá respeitar o período de segunda à sexta feira, de acordo com o horário de funcionamento das unidades escolares, salvo para atendimentos emergenciais.
4. Assunto: Atendimento ao pesquisador: Campo das Ciências da Natureza
● Ação: Divulgação do Questionário de pesquisa de Doutorado para professores do campo das Ciências da Natureza.
● Formato: Remoto. Para acessar a pesquisa, clique no link do formulário: https://forms.gle/fn7hfFKDB4Urjifb6
● Status: Em andamento.
● Público-alvo: TODOS os professores que lecionam os componentes curriculares Química, Física e Biologia na Rede Estadual de Ensino de São Paulo.
● Data: 01 a 30 de novembro de 2023.
● Mais informações: A EFAPE apoia alunos de pós-graduação, universidades, grupos de pesquisas e instituições interessadas em realizar pesquisas junto à rede estadual de ensino, com garantias de socialização dos resultados obtidos, com vistas a estimular reflexões e indicar possibilidades de melhoria na qualidade da formação de estudantes e educadores. Nesse sentido, solicita às Diretorias de Ensino e escolas que encaminhem o link da presente pesquisa ao público-alvo indicado, referente à pesquisa intitulada “As Representações Sociais de Professores do Campo das Ciências da Natureza sobre a Contextualização no Ensino”, em desenvolvimento no curso de pós-graduação da USP.
5. Assunto: Atendimento ao pesquisador: Professores de Química
● Ação: Nova divulgação do questionário de pesquisa de Mestrado para professores de Química.
● Formato: Remoto. Para acessar a pesquisa, clique no link do formulário: Questionário de Pesquisa para Professores de Química (google.com)
● Status: Em andamento.
● Público-alvo: Professores de Química da Rede Estadual de Ensino de São Paulo
● Data: 01 a 30 de novembro de 2023.
● Mais informações: A EFAPE reitera a solicitação para que os Professores de Química participem da coleta de dados que faz parte da pesquisa de mestrado “Profissionalidade docente e os sentidos atribuídos à experimentação por professores de Química”, em desenvolvimento no curso de pós-graduação da USP.
6. Assunto: Atendimento ao pesquisador: ESPM
● Ação: Nova divulgação do questionário do Grupo de Pesquisa da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) para professores
● Formato: Remoto. Para acessar a pesquisa, clique no link do formulário: Pesquisa com educadores (google.com)
● Status: Em andamento
● Público-alvo: Professores e gestores do Ensino Fundamental e Médio
● Data: 01 a 30 de novembro de 2023
● Mais informações: A EFAPE reitera a solicitação para que todos os professores e gestores do ensino fundamental e médio participem da pesquisa intitulada “Comunicação, Educação e Consumo: inter[1]relações entre mídia e escola”, em desenvolvimento no curso de pós-graduação da ESPM.
7. Assunto: 5º Diálogo do Programa Alfabetização Ambiental – Conservação da Biodiversidade
● Ação: Divulgação do 5º Diálogo do Programa Alfabetização Ambiental
● Formato: Remoto (via CMSP no canal de Desenvolvimento Profissional)
● Status: Realizado. Disponível no repositório ou Youtube
● Público-alvo: Professores Especialistas em Currículo de todas as áreas, em especial dos Anos Iniciais e das áreas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas, inclusive Interlocutores de Educação Ambiental; Professores das redes estadual e municipal; Professores Coordenadores, Diretores escolares e Coordenadores de organização escolar.
● Mais informações:
No dia 17/10/2023 foi realizado o 5 ºDiálogo do Programa Alfabetização Ambiental. O registro da transmissão faz parte da parceria entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, com o objetivo de promover o desenvolvimento de temáticas socioambientais nos processos de ensino e de aprendizagem de professores e de alunos da rede pública estadual, além de valorizar as áreas protegidas como espaços educadores e promover os espaços escolares como locais de aprendizagem socioambiental.
A partir de 2021, o PAA é transmitido via o Centro de Mídias, em seus Diálogos com a Rede de Ensino e ATPCs, abordando as temáticas de
(i) Conservação da Biodiversidade;
(ii) Resíduos Sólidos;
(iii) Mudanças Climáticas e, neste ano, introduzindo a temática de
(iv) Recursos Hídricos, de maneira a incentivar a inserção de práticas pedagógicas socioambientais no Projeto Político Pedagógico das unidades escolares e Diretorias Regionais de Ensino.
8. Assunto: Prorrogação da data de conclusão do Curso – Projeto Ame Sua Mente na Escola
● Ação: Divulgação da prorrogação da data de finalização do Curso
● Formato: Curso remoto, via plataforma Thinkfic, que pode ser acessado por meio do link: https://amesuamente.thinkific.com/users/sign_in
● Status: Em andamento – De 02/05/2023 a 03/12/2023.
● Público-alvo: cursistas das 91 Diretorias de Ensino, já inscritos na formação Ame Sua Mente na Escola
● Mais informações: O Instituto Ame Sua Mente oferece em 2023 a primeira edição do projeto em parceria com a EFAPE. O Projeto Ame sua Mente na Escola tem por objetivo estabelecer uma nova cultura sobre saúde mental e visa favorecer a promoção de saúde mental, a prevenção de transtornos mentais na juventude, a redução dos estigmas relacionados aos transtornos mentais, a resolução de problemas mais leves dentro da própria escola, a identificação precoce e encaminhamento adequado de casos para assistência especializada. A formação conta com objetos autoinstrucionais tais como vídeos, estudos de caso, planos de aula, podcasts e outros materiais desenvolvidos com base científica.
Se você ainda não iniciou a “Formação Ame Sua Mente na Escola” ainda dá tempo! Se você tiver alguma dificuldade de acesso à plataforma, entre em contato conosco através do e-mail suporte@amesuamente.org.br ou WhatsApp (11) 97202-5978, de segunda a sexta, das 8h às 20h.
9. Assunto: Clube de Leitura Gato Preto de Novembro: 1984, de George Orwell
● Ação: Inscrição para o encontro de novembro do Clube de Leitura Gato Preto – 1984, de George Orwell. Para participar ao vivo (em estúdio ou remotamente), inscreva-se pelo formulário: https://forms.gle/jyVhopuDNwqn7xFq8. O prazo para inscrição vai até 06/11/2023.
● Formato: remoto via CMSP (Canal Desenvolvimento Profissional 2).
● Público-alvo: todos os profissionais da SEDUC-SP
● Data: 29/11/2023 (quarta-feira).
● Horário: das 15h às 16h30.
● Mais informações: Para apenas assistir e comentar via chat do CMSP, não é necessário fazer inscrição. Em caso de dúvidas, envie sua mensagem para o e-mail: nucleodebibliotecacre@educacao.sp.gov.br
10. Assunto: Orientações ATPC AVA-EFAPE – Material da Live
• Ação: Divulgação do material utilizado na LIVE apresentada no dia 27 de outubro de 2023, sobre “Orientações ATPC/EFAPE”.
• Formato: remoto
• Status: realizado.
• Público-alvo: professores, gestores e profissionais da educação.
• Mais informações: No dia 27 de outubro foi realizada uma Live de orientação sobre a ATPC/EFAPE, onde foram tratados assuntos referentes ao sistema AVA/EFAPE e pedagógicos. Para acessar tanto da gravação como dos materiais, basta clicar nos seguintes links: Repositório https://repositorio.educacao.sp.gov.br/MidiasCMSP/Midia?videoPlay=103480 ou Youtube https://www.youtube.com/watch?v=1Xon3EvKojo&ab_channel=CMSP-DesenvolvimentoProfissional
Também estamos disponibilizando o FAQ com as principais dúvidas da live realizada no dia 02/10: https://efape.educacao.sp.gov.br/wp-content/uploads/2023/10/FAQ-ATPC.pdf , além do Guia ATPC – AVA EFAPE: https://efape.educacao.sp.gov.br/wp-content/uploads/2023/10/Guia-rapido-para-acesso-aos-ATPC-no-AVA.v1.pdf
CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF
Fone 3404.2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br
Núcleo de Administração – NAD
Fone 3404.2942 (Patrícia) – delimnad@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Zeladoria – DARE
Lembrando às Unidades Escolares que a partir do mês de novembro começará a ser efetuado o pagamento da Zeladoria, no valor de 10% do salário líquido do ocupante, segue, anexo V, o manual de como gerar o DARE (lembrando que só usará esse manual que tem como ocupante funcionário públicos do município).
CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH
Fone 3404.2961 (Aline) – delimcrh@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Incentivo aos servidores sorteados a responder o questionário do PROGRAMA DE PROMOÇÃO DE SAÚDE FÍSICA E MENTAL DOS SERVIDORES ATIVOS DAS SECRETARIAS DO ESTADO DE SÃO PAULO
Prezados(as),
Em atendimento ao solicitado do IAMSPE, pedimos a gentileza de dar ampla divulgação do e-mail abaixo às escolas jurisdicionadas a sua DE – Diretoria de Ensino.
Desde já, agradecemos todo empenho e colaboração.
Núcleo de Administração de Pessoal – NAP
Fone 3404.2965/2968/2993/2992/2990/2967/5814 (Renata) – delimnap@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Recadastramento/2023
Informamos que ainda não se recadastraram 312 servidores até a data de hoje (01/11/2023).
Solicitamos que as unidades escolares desta Diretoria informem os interessados não recadastrados (anexo VI) para efetuá-lo impreterivelmente até o dia 30/11/2023.
Núcleo de Frequência e Pagamento – NFP
Fone 3404.2995/2994/2996/2982 (Rafaela) – delimnfp@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Cronograma Pagamento – Novembro/2023
Estamos encaminhando, anexo VII, Cronograma para Digitação Pagamento – Novembro de 2023.
Alguns eventos foram alterados e haverá a possibilidade de mais de uma correção das situações. Por exemplo: Item 05 – Cadastramento Automático de Docentes. Incluir até dia 08, é gerado retorno (prévia) e, se necessário, corrigir possíveis divergências até dia 13/11.
BFE:
Com a finalidade de prevenir eventuais bloqueios e inconsistências, solicitamos empenho no acompanhamento da digitação do BFE pelas Unidades Escolares. Havendo dúvidas ou problemas na digitação, deverá ser comunicado este Núcleo de Frequência e Pagamento, em tempo hábil para análise e solução, através do e-mail <delimnfp@educacao.sp.gov.br>.
Não deixar para o último dia do cronograma.
Os casos em que os servidores indevidamente constam na tela de BFE da Unidade Escolar, em duplicidade ou demais situações, encaminhar através do e-mail <delimnfp@educacao.sp.gov.br> os dados do servidor (Nome, RG, Código da UA, situação / frequência) e print da tela do BFE.
Lembrando que a ausência da digitação da frequência e a digitação em PV divergente, ocasiona o bloqueio de pagamento. Importante atentar-se ao PV que está ativo no BFE / PAPC / SED > FUNCIONAL > CONV FAZENDA.
ATENÇÃO: A digitação da frequência referente ao mês de OUTUBRO 2023 estará disponível: de 01/11/2023 até 14/11/2023, até às 12h00.
BOLETIM DE OCORRÊNCIA – FREQUÊNCIA
Lembramos que, em casos de ocorrência de ausência, licença, auxílios ou qualquer outro tipo de situação ou afastamento envolvendo um servidor com exercício em mais de uma unidade escolar, as informações devem ser imediatamente notificadas à unidade escolar sede de classificação ou às demais unidades escolares em que o servidor ministra aulas, para que não ocorra descumprimento de suas obrigações legais em relação a frequência e ocorrências à qual faz jus, conforme legislação, e para que sejam adotados os tramites de atualização do sistema ou demais regularizações necessárias a cada situação, como abertura de processos ou regularização de frequência dos servidores.
O Boletim de Ocorrência deve ser encaminhado pela Unidade Escolar sede de exercício até o terceiro dia útil do mês seguinte à frequência e ocorrência, para que todos os prazos e inclusões sejam devidamente realizados pela Unidade Escolar sede de classificação. Dessa forma, referente às aulas eventuais ministradas e ocorrências do mês de Outubro, encaminhar o B.O. até 07/11/2023 para a Unidade Escolar sede de classificação.
TODOS OS ANEXO ABAIXO
Atenciosamente,
Gilssara Cavalcanti de Lima Bandeira
Dirigente Regional de Ensino