COMUNICADO DERLIM DE 14-09-2023 

 

COMUNICADO DERLIM DE 14-09-2023 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Setembro Amarelo 

Segue anexo I Cartilha “SETEMBRO AMARELO – Prevenção ao suicídio “ 

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Levantamento de Dados Professores de Língua Portuguesa 

 

Solicitamos ampla divulgação junto aos professores de Língua Portuguesa, para preenchimento do formulário (link abaixo).  

Favor preencher até: 20/09/2023. 

link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd4ngf5_PrUaE4ZB-cuKZZ7WeFyjHVfzlehLIdz9z9pqRq-HQ/viewform?usp=sf_link  

 

2. Assunto: Prova Paulista 

Prezados(as), 

A Prova Paulista acompanha o desenvolvimento do currículo, em todas as áreas, apoiando os professores na identificação mais precisa dos conteúdos que os estudantes aprenderam ao longo do 3o bimestre, pela aplicação de instrumentos padronizados de avaliação. 

A Prova é voltada aos estudantes do 5o ano do ensino fundamental até a 3a série do ensino médio, e terá como referencial os conteúdos curriculares do Material Digital, que podem ser aferidos por itens de múltipla escolha. 

A Prova Paulista será realizada no aplicativo do Centro de Mídias da Educação de São Paulo – CMSP ou em sua versão web por meio do link CMSP Web (ip.tv). O estudante deve acessar o CMSP com seu 

login e senha habituais (da SED). Ao entrar na turma, basta clicar em “Prova Paulista”. 

Segue o cronograma de aplicação: 

 

 

As provas do 5º ano contarão com 30 questões de múltipla escolha para cada dia de aplicação, do 6º ao 9º ano serão 40 questões para cada dia e 45 para as séries do ensino médio, por dia. A aplicação das provas digitais aos estudantes elegíveis da Educação Especial seguirá o mesmo cronograma. Para a realização dessas provas é necessário disponibilizar as acessibilidades de acordo com a necessidade educacional dos estudantes, respeitando-se as especificidades de cada um, com a adoção  

das mesmas estratégias utilizadas em sala de aula, bem como os apoios, recursos e serviços já ofertados aos estudantes elegíveis aos serviços da Educação Especial. 

Ressalta-se que é essencial a permanência do professor especializado que já atende aos estudantes elegíveis aos serviços da Educação Especial. Nesse sentido, cabe à Equipe de Educação Especial das Diretorias de Ensino atuar em colaboração com os professores especializados e a equipe gestora das unidades escolares, na antecipação das ações e adoção de estratégias que apoiarão esses estudantes na realização das avaliações, incluindo a disponibilização de espaço e equipamentos adequados. 

As provas devem ser acessibilidades de acordo com a necessidade educacional do estudante, respeitando-se as seguintes especificidades:  

1. Estudante com Deficiência Visual  

● ledor; 

● escriba. 

2. Estudante com Baixa Visão  

● ledor; 

● escriba; 

● uso de tablet – ampliação ou outros equipamentos adequados. 

3. Estudante com Surdez/Deficiência Auditiva  

● apoio do professor intérprete, na tradução e interpretação na Língua Brasileira de  

Sinais – LIBRAS. 

4. Estudante com Deficiência Física:  

● ledor; 

● escriba; 

● uso de tablet – ampliação ou outros equipamentos adequados. 

5. Estudante com Deficiência Intelectual e TEA  

● seguir o proposto para a sala em que está inserido, no entanto esses estudantes  

precisam de apoio individualizado para compreensão das comandas e tempo maior  

para a realização da prova.  

A devolutiva de resultados da Prova Paulista será disponibilizada pelo Painel Escola Total (https://escolatotal.educacao.sp.gov.br/), logo após o término das aplicações.  

Ainda após o término das aplicações, serão disponibilizados na Intranet – Espaço do Servidor (Biblioteca COPED) os arquivos em PDF da Prova, com seus respectivos gabaritos, além dos itens comentados, oferecendo mais um subsídio para a análise e intervenção pedagógica a partir da avaliação. 

Considerando o regime de colaboração entre o estado e os municípios, os arquivos em PDF podem ser oferecidos para as redes municipais de educação de cidades de sua circunscrição que eventualmente solicitarem tais materiais. 

Ressaltamos a importância das avaliações processuais, pois seus indicadores subsidiam as correções de rumo, o planejamento de ações pedagógicas interventivas e imediatas ao desenvolvimento da aprendizagem e ao aprimoramento das aulas. Para tanto, a mobilização e o engajamento de todos os estudantes são fundamentais para que estabeleçamos novo ciclo orientado à qualidade educacional oferecida em nossa rede. 

Permanecemos à disposição das Diretorias de Ensino, nos seguintes canais: 

● dúvidas e esclarecimentos sobre a Prova Paulista – rova.paulista@educacao.sp.gov.br 

● questões ligadas ao acesso da ferramenta de aplicação – Portal de Atendimento SEDUC. 

CUMPRIMENTOS: 

 

Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidades por mais um ano de vida à: 

 Patricia Helena Breda – Diretor de Escola da EE José Marciliano da Costa Jr.-Prof. – 15/09 (sexta-feira) 

– Maísa Boschiero – Nutricionista/CAF – 18/09 (segunda-feira) 

CONFIRA O ANEXO AQUI

 

Atenciosamente,

Profa. Gilssara Cavalcanti de Lima Bandeira

Dirigente Regional de Ensino