COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 29.05.2023

COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 29.05.2023

DIRIGENTE/GABINETE

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971 delim@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Manifestação de Interesse dos Alunos das 1ªs Séries no Itinerário Técnico para 2024

Aos Diretores das Escolas que ofertam classes do Ensino Médio:

Agradecemos os esforços empreendidos pelas Equipes Escolares na aplicação do Questionário da manifestação de interesse dos alunos das 1ªs séries do Ensino Médio em cursar os Itinerários Técnicos em 2024 e solicitamos que as Escolas continuem estimulando e oportunizando que todos os alunos matriculados na série se manifestem através da pesquisa. Lembramos que o prazo para a aplicação do Questionário termina no dia 31/05/2023 (Quarta-feira) e disponibilizamos a listagem por escola dos alunos que até 26/05, haviam respondido à pesquisa, através do link:

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1Ar78m6Wb3MYFPewfbOLWJcdOOXm9KUNU/edit?usp=sharing&ouid=107518965525389697618&rtpof=true&sd=true

Abaixo, síntese da quantidade por Escola dos respondentes até 26/05/2023:

ESCOLAS COM 1ª SÉRIE DO E.M.

ALUNOS MATRICULADOS

ALUNOS RESONDERAM

% DE ALUNOS QUE RESPONDERAM

ALBERTO FIERZ

131

91

69

ANTONIO ALVES CAVALHEIRO

173

120

69

ANTONIO DE QUEIROZ PROFESSOR

88

66

75

ANTONIO PERCHES LORDELLO PROFESSOR

296

14

5

ARLINDO SILVESTRE PROFESSOR

73

18

25

ARMANDO FALCONE PROFESSOR

106

5

5

ARY LEITE PEREIRA PROFESSOR

58

54

93

BRASIL

85

1

1

CAROLINA ARRUDA VASCONCELLOS PROFESSORA

124

1

1

CASTELLO BRANCO

58

25

43

CELIO RODRIGUES ALVES

121

46

38

DELCIO BACCARO PROFESSOR

99

27

27

DORIVALDO DAMM

87

0

0

ELY DE ALMEIDA CAMPOS PROFESSOR

130

3

2

GABRIEL POZZI PROFESSOR

82

68

83

GUSTAVO PECCININI

302

2

1

HELOISA LEMENHE MARASCA PROFESSORA

76

50

66

IDILIO JOSE SOARES DOM

79

0

0

IVETE SALA DE QUEIROZ PROFESSORA

120

99

83

JAMIL ABRAHÃO SAAD

153

0

0

JANUARIO SYLVIO PEZZOTTI PROFESSOR

135

87

64

JARDIM PAINEIRAS

192

1

1

JOAO BAPTISTA NEGRAO FILHO PROFESSOR

54

42

78

JOAO BATISTA LEME PROFESSOR

54

9

17

JOAO OMETTO

171

114

67

JOAQUIM RIBEIRO

82

37

45

JOSE AMARO RODRIGUES

224

147

66

JOSE APPARECIDO MUNHOZ PROFESSOR

118

67

57

JOSE CARDOSO PROFESSOR

163

120

74

JOSE FERNANDES PROFESSOR

60

57

95

JOSÉ LEVY CORONEL

71

0

0

LAZARO DUARTE PATEO

143

0

0

LEONTINA SILVA BUSCH PROFESSORA

32

26

81

LEOVEGILDO CHAGAS SANTOS PROFESSOR

151

92

61

LIDIA ONELIA KALIL AUN CREPALDI PROFESSORA

352

164

47

MAGDALENA SANSEVERINO GROSSO PROFESSORA

169

125

74

MARCELO DE MESQUITA PROFESSOR

47

25

53

MARCIANO DE TOLEDO PIZA PROFESSOR

78

23

29

MARGARIDA PAROLI SOARES PROFESSORA

162

65

40

MARIA CARMEN CODO JACOMINI

157

139

89

MARIA DE SANTO INOCENCIO LIMA IRMA

145

115

79

MICHEL ANTONIO ALEM PROFESSOR

130

93

72

NELSON STROILI

74

0

0

ODECIO LUCKE PROFESSOR

52

6

12

ODILON CORREA PROFESSOR

132

102

77

OSCALIA GOES CORREA SANTOS PROFESSORA

215

130

60

OSCAR DE ALMEIDA PROFESSOR

27

0

0

PAULO CHAVES PROFESSOR

188

53

28

PAULO DE ALMEIDA NOGUEIRA DOUTOR

119

102

86

PEDRO RAPHAEL DA ROCHA

161

100

62

RAUL FERNANDES CHANCELER

160

12

8

SILVIA APARECIDA BUENO ORTOLAN

41

37

90

WILLIAM SILVA PROFESSOR

123

46

37

ZITA DE GODOY CAMARGO PROFESSORA

154

96

62

TOTAIS – DE

6777

2922

43

Certos em contar com os esforços de todas as Equipes, agradecemos a atenção e colaboração de todos.

 

2. Assunto: Saldo de Aulas para Retirada em Ordem Inversa

     Prezada Direção,

A Comissão de atribuição de Aulas da Diretoria de Ensino da Região de Limeira solicita às Unidade Escolares localizadas no município de LIMEIRA, o preenchimento, ATÉ AS 12H00 DO DIA 31/05/2023, da planilha online conforme link: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1aYzwSvaE4zinn1JC9NYAqjiVE4DfIxNM3HvzppsyBVw/edit?usp=sharing

Na planilha deve constar:

·      Todas as aulas livres da disciplina sem professor atribuído, se houver;

·           Todos os professores da categoria “O”, que ministram aulas livres das disciplinas de LÍNGUA PORTUGUESA e ARTE na Unidade Escolar, com seus dados e horários, para atendimento de CARGA HORÁRIA DE OPÇÃO de professor CATEGORIA  “F”.

Informamos que a planilha foi desenvolvida buscando garantir maior agilidade e praticidade no processo de retirada de aulas em ordem inversa e solicitamos a atenção de todos no que se refere a:

·      Editar apenas a página referente à Escola que pertence;

·      Preencher todos os dados requeridos na planilha;

·      Registrar PREJUDICADO no campo NOME DO PROFESSOR, se a Escola não contar com nenhuma aula atribuída nas condições explicitadas neste comunicado.

·      Em caso de dúvidas sobre o preenchimento, entrar em contato com Supervisor Rodrigo através do WhatsApp (Plantão da atribuição).

Se o diretor de escola não preencher o documento online solicitado até o prazo estabelecido, ficará entendido que a escola não possui professores na condição citada acima. 

Agradecemos a colaboração de todos.

Comissão de Atribuição de Aulas 

 

TODOS OS ANEXOS AQUI

      

COMUNICADO DERLIM DE 29.05.2023

DIRIGENTE/GABINETE

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Documentos – SEI

·      Informamos que encaminharemos o procedimento para inserção do Plano de Transporte Mensal no sistema SEI, assim, solicitamos que aguardem estas orientações.

·      Os documentos que demandam ratificação/ homologação, tais como: Anexo ao Plano Gestor, Visitas Pedagógicas, Horário da Equipe Gestora, etc, devem ser encaminhados diretamente, através do sistema SEI, para a supervisão de ensino, e na descrição do Bloco de Assinatura colocar, por exemplo, “Para o supervisor xxxxxxx”; salvo quando houver procedimento específico do setor responsável pela documentação. Quaisquer dúvidas entrar com o setor solicitante.

2. Assunto:  Reunião de Alinhamento Diretores de Escola/Escolar

      Lembramos convocação publicado no COMUNICADO DERLIM de 26.05.2023.

      A Dirigente Regional de Ensino convoca os Diretores de Escola/Escolar para reunião de alinhamento, conforme cronograma abaixo: 

  

POLO 1 – Escolas de Limeira  

Data: 30/05/2023 (terça-feira)     

Horário: das 8h30 às 13h00    

Local:  Diretoria de Ensino – Região de Limeira – Rede do Saber   

   

POLO 2 –Escolas de Rio Claro, Ipeúna e Santa Gertrudes 

Data: 31/05/2023 (quarta-feira)     

Horário: das 8h30 às 13h00     

Local:  Diretoria de Ensino – Região de Limeira – Rede do Saber  

 

POLO 3 – Escolas dCosmópolis, Artur Nogueira, Eng. Coelho, Iracemápolis e Cordeirópolis  

Data: 01/06/2023 (quinta-feira)     

Horário: das 8h30 às 13h00    

Local:  Diretoria de Ensino – Região de Limeira – Rede do Saber   

 

OBS: O café será uma ação coletiva, portanto solicitamos a costumeira colaboração de todos.    

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971 delim@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Curso Específico de Formação aos Ingressantes Diretores de Escola – 1ª Edição/2023 | Início das atividades

     Retransmitimos comunicado EFAPE.

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) apresenta o Curso Específico de Formação aos Ingressantes Diretores de Escola – 1ª Edição/2023. Este é parte integrante do estágio probatório, e tem como objetivo potencializar a ação dos diretores de escola da Rede Pública Estadual Paulista.

Este curso será destinado aos(às) ingressantes diretores(as) de escola aprovados(as) no Concurso Público para provimento do cargo de Diretor(a) de Escola – SQC – II – QM de 2017, em efetivo exercício na Seduc-SP, e não atendidos no público-alvo das edições ofertadas anteriormente, conforme a base da Coordenadoria Geral de Recursos Humanos.

Não haverá mais exclusões, e o(a) cursista dará continuidade aos estudos, mesmo estando afastado(a) para exercício em outro cargo e/ou outra função na Seduc-SP.

Como e quando será realizado?

Período de realização: de 23 de maio de 2023 a 15 de abril de 2024.

O curso será semipresencial, com carga horária de 360 horas, assim distribuídas:

·                       Atividade Presencial substituídas pelas atividades de aplicação online: serão 88 horas de atividades divididas em onze Encontros Presenciais (EP), substituídos pela realização de atividades de aplicação online, que serão inseridas no AVA-E-FAPE, na página que orienta para a realização dos encontros;

·                       Atividades a distância: serão 272 horas de atividades a distância, na modalidade autoinstrucional (sem tutoria, interação ou mediação), a serem realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem da EFAPE (AVA-EFAPE).

 Para acessar o curso no AVA-EFAPE 

1.        Acesse o site da EFAPE (https://efape.educacao.sp.gov.br);

2.        No canal “Cursos e Formações”, localize o CURSO ESPECÍFICO DE FORMAÇÃO AOS INGRESSANTES DIRETORES DE ESCOLA – 1ª EDIÇÃO/2023 ;

3.        Na área “Acesse”, clique em AVA-EFAPE;

4.        Para mais informações, consulte todas as regras e as orientações desta ação clicando em “Regulamento”;

Outra opção: se preferir, será entrar diretamente no AVA-EFAPE: https://avaefape2.educacao.sp.gov.br/

INFORMAÇÕES IMPORTANTES!

·           Cada módulo do curso contará com atividades avaliativas compostas por questões objetivas relacionadas aos seus conteúdos desenvolvidos e validadas pelo próprio sistema;

·           Será necessário visualizar todas as páginas de conteúdo de cada módulo para respondê-las;

·           O envio destas atividades será contabilizado como frequência em cada módulo do curso;

·           Você terá até três tentativas para realizar cada atividade avaliativa dentro do período indicado no cronograma;

·           Após as tentativas disponibilizadas, será considerada a maior nota, a ser representada pelos conceitos Insatisfatório (entre 0% e 59%) e Satisfatório (entre 60% e 100%);

·           As atividades avaliativas não poderão ser realizadas após os prazos estipulados no cronograma disposto no Regulamento;

·           Para obter o atestado de participação do Curso Específico de Formação aos Ingressantes Diretores de Escola – 1ª Edição/2023, o(a) cursista deverá:

a.        realizar, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) do total das atividades avaliativas propostas;

b.        ter média de aproveitamento com conceito “Satisfatório”, no total de atividades avaliativas do curso, isto é, ter um aproveitamento mínimo de 60% das atividades.

Como serão realizadas as inscrições?

Todos os profissionais, público-alvo desta ação, serão inscritos automaticamente e terão acesso ao curso no AVA-EFAPE a partir da data início da referida formação.

Para mais informações sobre o curso, acesse o site da EFAPE: efape.educacao.sp.gov.br, localize o Curso Específico de Formação aos Ingressantes Diretores de Escola – 1ª Edição/2023 e leia na íntegra o Regulamento.

Em caso de dúvidas, você deverá abrir uma ocorrência por meio do “Atendimento”, pelo endereço https://atendimento.educacao.sp.gov.br/ ou pelo telefone 0800 77 000 12.

Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza”

2. Assunto: Material do Encontro CONVIVA: “Protocolos de Segurança, Replicabilidade de Boas Práticas e Campanha Maio Laranja”

     Encaminhamos material do Encontro CONVIVA: “Protocolos de Segurança, Replicabilidade de Boas Práticas e Campanha Maio Laranja”.

     POLO 1 – Escolas de Limeira e Iracemápolis, anexo I;

POLO 2 –Escolas de Cosmópolis, Artur Nogueira e Eng. Coelho, anexo II;

POLO 3 – Escolas de Rio Claro, Ipeúna, Santa Gertrudes e Cordeirópolis, anexo III. 

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br 

1. Assunto: Inscrições – 2ª Olimpíada Mirim – OBMEP 2023

Informamos que estão abertas as inscrições para a 2ª Olimpíada Mirim (OBMEP). As inscrições serão feitas exclusivamente pelas escolas e o prazo vai até 16 de junho de 2023.

A Olimpíada Mirim – OBMEP é uma realização da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da B3 Social e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), promovida também com recursos oriundos do contrato de gestão firmado pelo IMPA com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e com o Ministério da Educação (MEC).

É dirigida aos(as) alunos(as) dos 2º, 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental de escolas públicas municipais, estaduais e federais e de escolas privadas, localizadas no território brasileiro.

A inscrição deve ser feita pelas escolas, por meio do preenchimento da ficha de inscrição disponível no site https://olimpiadamirim.obmep.org.br/. No regulamento, os representantes das escolas irão encontrar todas as informações acerca de condições, prazos, datas e regras previstas para participação na OBMEP. Clique aqui https://olimpiadamirim.obmep.org.br/regulamento para acessar o regulamento.

A Olimpíada Mirim – OBMEP é composta de 2 (duas) Fases: 1ª Fase e 2ª Fase. Todos os alunos inscritos pela escola na Olimpíada Mirim – OBMEP farão a prova da 1ª Fase e apenas os classificados realizarão a prova da 2ª Fase.

prova da 1ª Fase é composta de 15 (quinze) questões objetivas (múltipla escolha), valendo 1 (um) ponto cada uma, totalizando 15 (quinze) pontos, sendo certo que cada questão dispõe de 5 (cinco) opções de resposta (A, B, C, D e E), dentre as quais apenas uma delas é a correta.

prova da 2ª Fase é composta de 15 (quinze) questões objetivas (múltipla escolha) que totalizam 15 (quinze) pontos, sendo atribuído um ponto para cada questão, sendo que cada questão dispõe de 5 (cinco) opções de resposta (A, B, C, D e E), dentre as quais apenas uma delas é a correta.

OBMEP Mirim ocorrerá neste ano letivo, 2023: a 1ª fase será realizada em 28 de agosto e os classificados para a 2ª fase realizarão a prova em 9 de novembro.

Solicitamos ampla divulgação.

2. Assunto: ERRATA

Informamos a seguinte ERRATA para o Material de Apoio ao Planejamento e Práticas de Aprofundamento (MAPPA) – Matemática Conectada – Unidade Curricular 4.

Atividade: Atividade 1 do Componente 2: Geometria e Equilíbrio, página 52, etapa de Desenvolvimento. Imagem 2: Triângulo Equilátero

Acesse o link https://drive.google.com/file/d/1-N4JlrJJd25KSTy0GlgHMAqnrtdi48Md/view?usp=share_link com as orientações: MAPPA UC4 MAT – Componente 2

3. Assunto: Centro de Estudo de Línguas – CEL: Glossário All the stars of the CEL

De modo a apoiar o processo de ensino e aprendizagem nos cursos de Língua Inglesa, oferecidos pelos Centros de Estudos de Línguas – CEL da Rede, disponibilizamos um glossário https://drive.google.com/file/d/1-5qx-oj4mNFwBCdKBBwQZ7HjD71dF_Wp/view?usp=share_link referente ao material de apoio, All the star of the CEL – volume 1

3. Assunto: Programa Multiplica SP #Professores – Inscrições Prorrogadas!

• Ação: Prorrogação das inscrições para Formador DE e Professor Multiplicador no Programa Multiplica SP #Professores.

• Formato: remoto via Secretaria Escolar Digital (SED) – https://sed.educacao.sp.gov.br/.

• Status: em andamento.

• Prazo: Inscrições prorrogadas até às 23h59 do dia 13/06/2023.

• Público-alvo: Professores Especialistas em Currículo, Professores de Educação Básica I, Professores Educação Básica II, Professores do Ensino Fundamental e Médio (Titular de cargo ou ocupante de funçãoatividade).

• Mais informações:

• CONHEÇA O PROGRAMA: A iniciativa permite a formação entre pares, buscando soluções e aprimorando estratégias de forma colaborativa, a partir do aprendizado e da troca de experiências sobre a prática cotidiana de ensino, ou seja, a Rede formando a Rede.

• PERDEU A LIVE SOBRE O PROGRAMA? As transmissões já estão disponíveis no Repositório do CMSP:

• Live 19/05 – Conhecendo o Programa Multiplica SP #Professores: https://repositorio.educacao.sp.gov.br/MidiasCMSP/Midia?videoPlay=96306

• Live 22/05 – Por dentro do Programa Multiplica SP #Professores: https://repositorio.educacao.sp.gov.br/MidiasCMSP/Midia?videoPlay=96371

• AINDA COM DÚVIDAS? Confira o Perguntas e Respostas de cada perfil.

PERFIL

FAQ

 

Formador DE

https://efape.educacao.sp.gov.br/wp-content/uploads/2023/05/FAQ-FormadorDE_VF.pdf

Professor Multiplicador

https://efape.educacao.sp.gov.br/wp-content/uploads/2023/05/FAQ-ProfessorMultiplicador_VF.pdf

Professor Cursista

https://efape.educacao.sp.gov.br/wp-content/uploads/2023/05/FAQCursista_VF.pdf

 

4. Assunto: Ações Formativas: Modalidades e Atendimentos Educacionais – Pesquisa de Opinião

• Ação: Pesquisa de Opinião sobre a 2ª Live da Trilha de Modalidades e Atendimentos Educacionais – Educação de Jovens e Adultos.

• Formato: remoto via formulário (https://bit.ly/lives_modalidades).

• Status: em andamento.

• Público-alvo: professores, gestores e profissionais da educação.

• Data: prazo para respostas até 29/06/2023.

• Mais informações:

• Dando continuidade com a trilha formativa Modalidades e Atendimentos Educacionais, que tem como objetivos a ampliação da compreensão acerca da importância pedagógica das Modalidades e Atendimentos Educacionais, teremos a live Educação de Jovens e Adultos. Confira a programação:

• Com o intuito de aprimorar as próximas ações, a EFAPE compartilha o acesso para pesquisa de opinião sobre esta atividade que poderá ser respondida por meio do link (https://bit.ly/lives_modalidades) ou do QR Code disponibilizado abaixo.

 

5. Assunto: Divulgação – 23º Encontro USP Escola

• Ação: divulgação do 23º Encontro USP Escola, ação que oferece mais de 80 atividades de formação continuada para professores da educação básica.

• Formato: presencial na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH).

• Status: em andamento.

• Público-alvo: professores de educação básica.

• Data: inscrições abertas até dia 12/06.

• Mais informações:

• Estão abertas até o dia 12 de junho inscrições gratuitas para o 23º Encontro USP Escola. O projeto de extensão universitária, realizado há 12 anos, oferece mais de 80 atividades de formação continuada para docentes da educação básica das redes pública e privada de ensino. As inscrições são realizadas on-line pelo sistema Apolo da USP neste link com prioridade para professores em efetiva atuação.

• Destacamos que o encontro é responsabilidade da Universidade de São Paulo (USP), sendo realizada apenas a divulgação no presente boletim por parte da EFAPE. Para mais informações, acesse: https://uspescolaencontro.wixsite.com/encontrouspescola.

6. Assunto: Clube de Leitura Gato Preto – Capitães da Areia, de Jorge Amado

• Ação: divulgação da leitura de maio do Clube de Leitura Gato Preto – Capitães da Areia, de Jorge Amado.

• Formato: remoto via CMSP (Canal Desenvolvimento Profissional 2).

• Público-alvo: todos os profissionais da SEDUC-SP.

• Data: 31/05/2023 (quarta-feira).

• Horário: das 15h às 16h30.

• Mais informações: O Clube de Leitura “Gato Preto” conta com a mediação da equipe técnica da EFAPE. Os encontros acontecem sempre na última quarta-feira do mês, das 15h às 16h30, com transmissão ao vivo via CMSP, Canal de Desenvolvimento Profissional 2. Acompanhe a programação através do site do CRE Mario Covas: http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=7484&EntryId=4916

7. Assunto: Atendimento a Pesquisadores Externos – Participe da Pesquisa “Pedagogias Decoloniais e Professores de Língua Portuguesa: a desconstrução da história única na escola”

• Ação: compartilhamento da pesquisa de Aline Belle Legramandi denominada “Pedagogias decoloniais e professores de Língua Portuguesa: a desconstrução da história única na escola”.

• Formato: remoto (https://forms.gle/VY9DdXobnTAxqPCVA).

• Status: em andamento.

• Público-alvo: Diretorias de Ensino, gestores e gestoras escolares e, sobretudo, professores e professoras Língua Portuguesa que estão atuando no Ensino Médio da rede pública estadual de São Paulo.

• Prazo: 04/06/2023.

• Mais informações:

• A Unidade de Cooperação Técnica e Pesquisa (UCTEC), parte integrante da EFAPE, é a área responsável pelo atendimento a pesquisadores externos. Neste âmbito, divulgamos a pesquisa da estudante em nível de doutoramento Aline Belle Legramandi.

• Vale ressaltar a importância das pesquisas que são feitas junto à rede, sobretudo com esse tema, e o papel importante dos gestores para que a informação chegue ao público-alvo objeto dessa pesquisa. Sendo assim, solicitamos o apoio de todos no compartilhamento e preenchimento da pesquisa.

Agradecemos.

8. Assunto: Concursos para Estudantes com Inscrições Abertas – Participem!

• Ação: divulgação dos concursos para estudantes com inscrições abertas.

• Status: em andamento.

• Público-alvo e datas: conforme detalhamento abaixo.

Concurso

Público-Alvo

Prazo para Produção

Informações e Regulamento

Concurso de Desenho Toyama 2023

Estudantes com até 15 anos de idade, regularmente matriculados no Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais (jornada parcial ou integral) e no Centro de Estudos de Línguas (CEL) – Japonês da rede pública estadual de ensino.

31/05/2023

Clique aqui http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=9367 para acessar.

XI Concurso de Redação do Hospital de Amor de Barretos

Estudantes matriculados na rede pública estadual de ensino e escolas públicas municipais e privadas da cidade de Barretos. Os estudantes serão divididos nas seguintes categorias:

• Ensino Fundamental Anos Finais (9º ano);

• Ensino Médio;

• EJA – Ensino Fundamental Anos Finais (09º ano) e Ensino Médio.

07/06/2023

Clique aqui http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=9364 para acessar.

Concurso de Desenho do Consulado da China

Estudantes regularmente matriculados no Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais e Ensino Médio (contemplados, em ambos os casos, jornada parcial, integral e EJA) e em outras modalidades de ensino (como educação escolar indígena, programa de educação nas prisões etc.) da Rede Pública Estadual do Estado de São Paulo. Os estudantes serão divididos em três grupos:

• Grupo A: Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º ano);

• Grupo B: Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano);

• Grupo C: Ensino Médio (1ª a 3ª série).

15/06/2023

Clique aqui http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=9365 para acessar.

Concurso de Música Vozes pela Igualdade de Gênero – 6ª Edição

Estudantes do Ensino Médio (Jornada Parcial e Integral) e Educação de Jovens e Adultos (EJAEM) regularmente matriculados nas Escolas da Rede Pública Estadual de Ensino.

06/09/2023

Clique aqui http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=9369 para acessar.

CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE 

Fone 3404.2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br 

1. Assunto: Censo Escolar

Informamos que a partir do dia 31/05/2023 o Sistema Educacenso estará disponível. Neste período, o INEP encaminhará diversos e-mails, com campanhas de conscientização e acesso ao sistema, porém, fica vetado o acesso de toda e qualquer instituição de ensino, devido ao processo de migração de dados entre a SED e o Educacenso, por parte da Coordenação Estadual do Censo Escolar no estado de São Paulo. Pedimos que ao receber esse tipo de comunicação não acessem o Educacenso, a menos que a Coordenação Estadual do Censo Escolar no estado de São Paulo, encaminhe alguma orientação por meio de comunicado, informando o início das verificações, correções/retificações necessárias. 

Caso alguma escola acesse o sistema durante esse período e insira dados de forma manual, correrão altíssimo risco de sobreposição de dados, acarretando possíveis divergências. 

Aproveitamos para ressaltar que se a Coordenação Estadual do Censo Escolar concluir a migração das informações antes do prazo estimado (31/07) e, após a publicação dos dados preliminares, o sistema Educacenso será disponibilizado para retificação durante 30 dias, respeitando a previsão (entre setembro e outubro) estabelecida na Portaria 73 de fevereiro de 2023, que substituiu a Portaria 578 de dezembro de 2022. É de extrema importância que aguardem os comunicados desta Coordenação com as devidas informações, para que as retificações possam ser realizadas com precisão.

 

Núcleo de Informação Educacional e Tecnologia – NIT

Fone 3404. 5816/2953 (Tiago) – delimnrm@educacao.sp.gov.br  

1. Assunto: Acesso SEI

   Comunicamos que não há na DE administrador do SEI (como havia no SPsemPapel). Deste modo, neste momento, enquanto não há um fluxo das solicitações de acesso, pedimos que informem, através do link abaixo, quem da equipe gestora e/ou secretaria que não conseguiu acessar o sistema SEI, que iremos encaminhar a SEDUC para verificação e liberação.

    https://forms.gle/EW2M8HhbK7LGsKwk9

CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH

Fone 3404.2961 (Aline) – delimcrh@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Atribuição substituição/cargo vago Diretor (Escolar ou de Escola), nos termos do disposto na Disposição Transitória da Resolução SE 18, de 31-1-2020

     Segue anexo IV sugestão de termo de anuência e as declarações de parentesco que deverão ser apresentadas no dia da sessão de atribuição. 

Núcleo de Administração de Pessoal – NAP

Fone 3404.2965/2968/2993/2992/2990/2967/5814 (Renata) – delimnap@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Enquadramento Pós Adesão nos termos da LC 1.374/2022

Retransmitimos o Comunicado Externo Conjunto Subsecretaria/CGRH – 2023, n° 105, encaminhadas no Boletim Semanal Subsecretaria, Ano: 2023 – n° 20 de 26 de maio de 2023, referente ao Enquadramento Pós Adesão nos termos da LC 1.374/2022.  

      A Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos, informa que o sistema do Enquadramento Pós Adesão está disponível para os Diretores das Unidades Escolares e Diretorias de Ensino, anexarem os documentos comprobatórios dos servidores que fizeram a solicitação na Plataforma da Secretaria Escolar Digital (SED) https://sed.educacao.sp.gov.br/ e que possuem Mestrado ou Doutorado, conforme disposto nos artigos 5º, 6º e 10ª das Disposições Transitórias da L.C 1.374/2022.  

     Os requerimentos que estão com status “Pendente de Concessão Automática” são de servidores que evoluíram pela via Acadêmica e ficam dispensados da análise do grupo de trabalho, conforme artigo 2ª da Portaria de 19/04/2023. Nesses casos, os superiores imediatos devem apenas informar a data de conclusão do curso, anexar os documentos, clicar em “Parecer da Análise” e “Concessão automática”.  

    Requerimentos com status “Pendente”, após análise da chefia imediata, se corretos, deverão ser liberados para homologação do grupo de trabalho da Diretoria de Ensino. Caso haja pendências, os mesmos devem ser devolvidos para providências do servidor.  

    Os requerimentos deverão ser rejeitados, quando os documentos apresentados não estiverem de acordo com a legislação, ficando assim sem efeito.  

   Caberá ao Grupo de Trabalho, instituído pela Diretoria de Ensino, a análise preliminar dos títulos apresentados, de acordo com o disposto no artigo 6º da Resolução SEDUC 79, de 17-10-2022, com a devida participação de pelo menos 1 (um) Supervisor de Ensino ou Educacional.  

   Desta forma, disponibilizamos o tutorial, com o passo-a-passo, no menu – “Enquadramento L.C. 1.374” no sistema SED. 

  

 

2. Assunto: Recadastramento/2023

Informamos que ainda não se recadastraram 51 servidores até a data de hoje (29/05/2023).

Solicitamos que as unidades escolares desta Diretoria informem os interessados não recadastrados (anexo V) para efetuá-lo impreterivelmente até o dia 31/05/2023.

3. Assunto: Licença Prêmio

     Retransmitimos COMUNICADO EXTERNO CONJUNTO SUBSECRETARIA / CGRH – 2023 – Nº 105 de 26/05/2023:

A Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos – CGRH considerando a necessidade de uniformizar os procedimentos referentes ao perfazimento de blocos de Licença Prêmio, informa que, ao aplicar o Parecer PA nº 36/22, deve-se observar a LC 1.361/21 e a LC Federal nº 173, de 27 de maio de 2020, “Lei do Congelamento”, em consonância com os critérios abaixo:

1.    Para bloco formado anteriormente à vigência da LC 1.361/21, ou seja, anteriormente a

01/11/2021, computam-se as abonadas, no total de 30 ocorrências, lembrando que o período de 28/05/2020 a 31/12/2021 não pode ser computado por força da L.C. Federal 173/2020.

Exemplo: período aquisitivo de 18/05/2015 a 15/05/2020, co

-*mo a vigência da certidão é em 15/05/2020 computam-se as abonadas e o total de ausências poderá ser de até 30(trinta) ocorrências.

Frequência:

2015 – 228 dias – FA (03) dias;

2016 – 366 dias – Frequente.

2017- 365 dias – FA (06) dias e LS (05) dias;

2018 – 365 dias – FA (03) dias e FM (03) dias;

2019 – 365 dias – FA (05) dias e FJ (03) dias.

2020 – 136 dias – Frequente.

Total (28) afastamentos.

2.    Para o bloco formado posteriormente à vigência da L.C. 1.361/21, a partir de 01/01/2022 (vez que o período de 28/05/2020 a 31/12/2021 não pode ser computado por força da L.C. Federal 173/2020), NÃO se computam as abonadas, e o total de ausências poderá ser de até 25 ocorrências.

Exemplo: período aquisitivo de 05/06/2015 a 27/05/2020 e de 01/01/2022 a 06/01/2022, como a vigência da certidão (06/01/2022) ou seja, posterior a 01/01/2022, não se computam as abonadas, mesmo que o servidor apresente abonadas neste período e, o total de ausência poderá ser de até 25 (vinte e cinco) dias.

Frequência:

2015 – 210 dias – FA (03) dias;

2016 – 366 dias – Frequente;

2017 – 365 dias FA (04) dias e LS (05) dias;

2018 – 365 dias – FA (03) dias e FM (03) dias;

2019 – 365 dias FA (05) dias, FJ (03) dias.

2020 – 148 dias FA (03) dias (BLOQUEIO DE CÔMPUTO POR LEI DE 28/05/2020 A 31/12/2021);

2021 – 0 dias – (BLOQUEIO DE CÔMPUTO POR LEI DE 28/05/2020 A 31/12/2021);

2022 – 06 dias – Frequente.

Na certidão total (11) afastamentos: LS (05) dias; FM (03) dias e FJ (03) dias, foram excluídas as abonadas(negrito), pois a vigência foi em 06/01/2022.

 

Na existência de certidões elaboradas em desacordo com esse parecer, orientamos que façam a revisão e retifiquem, se necessário.

CEVIF/DEAPE/CGRH

Solicitamos que as unidades escolares revisem a contagem dos servidores para licença prêmio, pois com o entendimento do Parecer PA nº 36/22 alguns passarão a ter direito à concessão do benefício.

Solicitamos também que as unidades escolares revisem os blocos concedidos de licença prêmio cujo período aquisitivo se formou a partir da LC 1361/2021 e solicitem retificação, caso necessário.

Para retificação, será necessário encaminhar requerimento (modelo anexo VI) de próprio punho do interessado, atestado de frequência do novo período constando somente as faltas que serão computadas e Processo Único de Licença Prêmio (PULP).

Dos servidores que tem PULP físico, deverá tramitar no SPdoc e constar os documentos no processo e dos que possuem PULP no SP sem Papel, tramitar pelo referido sistema ao NAP LIM e encaminhar os documentos solicitados ao e-mail 

Deverá ser enviada lauda de retificação em formato word (modelo anexo VII) ao e-mail delimnap@educacao.sp.gov.br.

Núcleo de Frequência e Pagamento – NFP

Fone 3404.2995/2994/2996/2982 (Rafaela)  delimnfp@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: ALE – Adicional de Local de Exercício

Retransmitimos as informações do COMUNICADO EXTERNO CONJUNTO SUBSECRETARIA / CGRH – 2023 – Nº 105, encaminhado através do Boletim Semanal Subsecretaria Ano 2023 – Nº 20, de 26 de maio de 2023, referente a 4. Folha Suplementar – ALE – Adicional de Local de Exercício: 

Interessado: Dirigente de Ensino, Diretor(a) CRH, Equipe de Supervisão e Diretores de unidades escolares.

A Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos informa que o pagamento de ALE – Adicional de Local de Exercício, referente a folha de maio, será pago de forma igual e integralmente por meio de folha suplementar em junho/23. Pedimos que divulguem a informação aos servidores.

TODOS OS ANEXOS AQUI

Atenciosamente,

Gilssara Cavalcanti de Lima Bandeira

Dirigente Regional de Ensino