COMUNICADO DERLIM DE 15.05.2023
DIRIGENTE/GABINETE
Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Apresentação SEI – Sistema Eletrônico de Informações
A Dirigente Regional de Ensino convoca os Diretores de Escola e os GOEs das escolas estaduais para apresentação do SEI – Sistema Eletrônico de Informações. Conforme cronograma abaixo:
Data: 16/05/2023 (terça-feira)
Horário: das 09h30 às 11h30
Local: Diretoria de Ensino – Região de Limeira – Rede do Saber
Endereço: R. Cesarino Ferreira, 145 – Vila Piza, Limeira – SP
Unidades Escolares:
- Barão de Piracicaba
- Carolina Augusta Seraphim Profa.
- Délcio Báccaro Prof.
- Heloisa Lemenhe Marasca Profa.
- Januário Sylvio Pezzotti Prof.
- João Baptista Negrão Filho Prof.
- Joaquim Ribeiro
- Joaquim Salles Cel.
- José Cardoso Prof.
- Odilon Corrêa Prof.
- Oscar de Almeida Prof.
Data: 16/05/2023 (terça-feira) Horário: das 14h00 às 16h00 Local: Diretoria de Ensino – Região de Limeira – Rede do Saber Endereço: R. Cesarino Ferreira, 145 – Vila Piza, Limeira – SP
Unidades Escolares:
- João Batista Leme Prof.
- José Fernandes Prof.
- Marciano de Toledo Piza Prof.
- Michel Antonio Alem Prof.
- Nelson Stroili Prof.
- Oscália Goes Correa Santos Profa.
- Raul Fernandes Chanceler
- Roberto Garcia Losz Prof.
- Zita de Godoy Camargo Profa. Data: 17/05/2023 (quarta-feira) Horário: das 09h30 às 11h30 Local: Diretoria de Ensino – Região de Limeira – Rede do Saber Endereço: R. Cesarino Ferreira, 145 – Vila Piza, Limeira – SP
Unidades Escolares:
- Antonio de Queiroz Prof.
- Antonio Perches Lordello Prof.
- Arlindo Silvestre Prof.
- Ary Leite Pereira Prof.
- Ataliba Pires do Amaral Prof.
- Brasil
- Carolina Arruda Vasconcellos Profa.
- Castello Branco
- Dorivaldo Damm Prof.
- Ely de Almeida Campos Prof.
Data: 17/05/2023 (quarta-feira) Horário: das 14h0 às 16h00 Local: Diretoria de Ensino – Região de Limeira – Rede do Saber Endereço: R. Cesarino Ferreira, 145 – Vila Piza, Limeira – SP
Unidades Escolares:
- Gabriel Pozzi Prof.
- Gustavo Peccinini
- Idilio José Soares Dom
- Jardim Paineiras
- José Ferraz Sampaio Penteado Prof.
- José Marciliano da Costa Jr. Prof.
- Lázaro Duarte do Páteo Prof.
- Leontina Silva Busch Profa.
- Leovegildo Chagas Santos Prof.
- Luigino Burigotto
Data: 18/05/2023 (quinta-feira) Horário: das 09h30 às 11h30 Local: Diretoria de Ensino – Região de Limeira – Rede do Saber Endereço: R. Cesarino Ferreira, 145 – Vila Piza, Limeira – SP
Unidades Escolares:
- Jamil Abrahão Saad
- José Levy Cel.
- Odécio Lucke Prof.
- Maria Carmen Codo Jaconimi
- Pedro Raphael da Rocha
- Alberto Fierz
- Célio Rodrigues Alves
- Ivete Sala de Queiroz Profa.
- Lidia Onelia Kalil Aun Crepaldi Profa.
- Paulo de Almeida Nogueira Dr Data: 18/05/2023 (quinta-feira) Horário: das 14h00 às 16h00 Local: Diretoria de Ensino – Região de Limeira – Rede do Saber Endereço: R. Cesarino Ferreira, 145 – Vila Piza, Limeira – SP
Unidades Escolares:
- Armando Falcone Prof.
- João Baptista Gazzola
- José Amaro Rodrigues
- José Apparecido Munhoz Prof.
- Magdalena Sanseverino Grosso Profa.
- Severino Tagliari
- Antonio Alves Cavalheiro
- Marcelo de Mesquita Prof.
- Silvia Aparecida Bueno Ortolan
Data: 19/05/2023 (quinta-feira) Horário: das 09h30 às 11h30 Local: Diretoria de Ensino – Região de Limeira – Rede do Saber Endereço: R. Cesarino Ferreira, 145 – Vila Piza, Limeira – SP
Unidades Escolares:
- Manuel Alves Cônego
- Margarida Paroli Soares Profa.
- Maria Aparecida Soares de Lucca Profa.
- Maria de Santo Inocêncio Lima Irmã
- Maria Gertrudes Cardoso Rebello Irmã
- Octávio Pimenta Reis
- Paulo Chaves Prof.
- Ruth Ramos Cappi Profa.
- Tarcísio Ariovaldo do Amaral Dom
- William Silva Prof.
- Cesarino Borba
- João Ometto
- Joaquina de Castro Azevedo
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE
Fone 3404.2970/2971– delim@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Live – Manifestação de Interesse dos alunos pela Educação Profissional
Diretores de todas as Escolas que ofertam Ensino Médio:
Informamos que será realizada uma live com orientações técnicas para as escolas que ofertam classes de Ensino Médio sobre como será realizada a manifestação de interesse dos estudantes das 1ªs séries pelo Itinerário Formativo Profissional.
Data: 17/05/2023(Quarta-feira);
Horário: 11h00;
Público-alvo: Gestão Escolar das UEs que ofertam Ensino Médio
A live será transmitida pelo CMSP através do canal Trio Gestor.
2. Assunto: Recuperação de Progressão Parcial do Ensino Médio – 2023 (Referente ao ano letivo de 2023 e períodos anteriores)
Interessados: Equipe Gestora da Unidade Escolar Prezados(as),
Em consonância com as Resoluções Seduc nº 143/2021 e sua alteração na Resolução Seduc nº 64/2022 e o disposto na Indicação CEE nº 180/2019, comunicamos que a Recuperação de Progressão Parcial (RPP) dos estudantes em regime de progressão parcial, no ano de 2022, nas unidades curriculares UC1, UC2 e UC7 e nos componentes Curriculares da Formação Geral Básica (FGB), acontecerá em 2023 de acordo com cronograma e as orientações abaixo:
* Considerando que os conteúdos da FGB e UC7 não serão ofertados pelo CMSP, ressaltamos que a recuperação neste caso deverá ser realizada com atividades flexibilizadas.
ORIENTAÇÕES:
– Referente ao período anterior ao ano letivo de 2023
Os alunos que precisarem realizar as atividades de recuperação das Unidades Curriculares UC1, UC2, UC7 e Componentes Curriculares da FGB, referente ao período anterior ao ano de 2023, a critério da equipe gestora, poderão realizar essas atividades das seguintes formas:
I. Atividades realizadas via Centro de Mídias-CMSP (UC 1 e UC2).
II. Atividades flexibilizadas pela própria Unidade Escolar.
I. A Recuperação de Itinerário Formativo realizada via Centro de Mídias (CMSP):
1. A unidade escolar deverá realizar a enturmação dos alunos que realizarão a recuperação das Unidades Curriculares (UC) dos Itinerários Formativos (IF) em suas respectivas turmas de recuperação que devem ser cadastradas na SED de acordo com o tutorial abaixo.
2. No dia seguinte à enturmação, os estudantes serão alocados em turmas dentro do CMSP, onde receberão as tarefas de recuperação de acordo com a UC selecionada na SED. 3. O acompanhamento será feito pela Unidade Escolar no Relatório de Recuperação – RPP disponível na SED e também exemplificado nos tutoriais abaixo.
4. Caso o estudante mude de escola, ele deverá ser enturmado pela nova unidade escolar, seja na turma presencial onde haverá atividades flexibilizadas considerando as particularidades de cada situação, seja no CMSP. No caso da escola atual não ofertar a Unidade Curricular que o aluno esteja em recuperação, ela pode realizar a enturmação do estudante em uma turma do CMSP, uma vez que todas as Unidades Curriculares 1 e 2 possuem tarefas disponibilizadas no aplicativo do CMSP.
5. Por padrão, todas as unidades curriculares, seja a UC1 ou a UC2, terão 20 tarefas.
6. As tarefas têm duas questões valendo 5 pontos cada uma, sendo assim a soma delas resultará no valor total da tarefa (10 pontos). As atividades são corrigidas pelo sistema e ao fim do período de vigência das tarefas as notas são migradas automaticamente como aproveitamento (menção) no diário de classe.
7. Os gestores ou professor (POE) deverão acompanhar se os estudantes estão realizando as tarefas e qual pontuação estão atingindo. No Relatório de Recuperação – Itinerário Formativo na SED é possível acompanhar a porcentagem desta pontuação em relação ao valor total das tarefas (20 tarefas x 10 pontos = 200 pontos no máximo). O relatório deverá ser acessado por meio da SED/menu: Centro de Mídias >> Relatório de Tarefas CMSP – Recuperação Itinerário Formativo. O CMSP não faz envio automático desse relatório para as unidades escolares, o mesmo deve ser acessado conforme descrito anteriormente.
As unidades escolares que possuem estudantes em recuperação no Novotec Expresso também deverão realizar esses mesmos procedimentos.
Materiais sobre Enturmação de Estudantes na Recuperação de Progressão Parcial (RPP) do Ensino Médio da UC1 e UC2
● Público-alvo: Diretor de Escola/Escolar.
● O CMSP receberá apenas enturmações para a UC1 e UC2.
● Tutorial para enturmação: clique aqui https://drive.google.com/file/d/1H25QXyFawID5FMTgh-6PvtSixb1Qc_kO/view para acessar.
Materiais sobre Como Acessar a Tarefa e Como Consultar o Relatório de Tarefas da RPP via CMSP – UC1
● Tutorial sobre como acessar as tarefas pelo aplicativo: clique aqui https://drive.google.com/file/d/1PDvDT6DZOEQrqt_wyCGJi0pePBXOqzAV/view para acessar
● Tutorial sobre como consultar o relatório de tarefas: clique aqui https://drive.google.com/file/d/1Jgl87eiLdKVoS5lw0H4wbe4UwwVSyqFy/view
para acessar. No caso de dúvidas, registre sua ocorrência no Portal de Atendimento da SEDUC-SP por meio do link: https://atendimento.educacao.sp.gov.br/
II. Atividades flexibilizadas pela própria Unidade Escolar.
Considerando a diversidade de situações, e visando garantir a participação exitosa do estudante, a unidade escolar poderá buscar caminhos para atendê-lo e garantir seu direito à recuperação. Na elaboração da Proposta Pedagógica de Recuperação de Aprendizagem, podem ser consideradas algumas possibilidades, como uso de tecnologias digitais de comunicação, encontros presenciais ou mediados por tecnologia para orientação de estudos ou outros recursos que a equipe gestora julgar necessário considerando as habilidades e conhecimentos previstos no Currículo.
1. A unidade escolar onde o aluno está matriculado deverá realizar a enturmação dos estudantes que cumprirão a recuperação das Unidades Curriculares dos Itinerários Formativos (IF) e dos componentes Curriculares da Formação Geral Básica (FGB) em suas respectivas turmas de recuperação cadastradas na SED.
2. Distribuir as tarefas conforme Unidade Curricular (UC) e Componentes Curriculares da FGB e permitir acompanhamento do aluno através do Relatório de Recuperação.
3. Caso mude de escola, o estudante deverá ser enturmado pela nova unidade escolar. No caso da escola atual não ofertar a unidade curricular, em que o aluno esteja em recuperação, ela ainda assim pode realizar a sua enturmação, uma vez que todas as unidades curriculares serão disponibilizadas no aplicativo do CMSP, e ou ainda a escola poderá propor atividades flexibilizadas, observando as particularidades de cada caso.
4. A equipe gestora ou os docentes indicados por ela como responsáveis pela recuperação dos estudantes, irão avaliar as atividades realizadas pelo estudante, bem como a sua frequência, emitindo parecer a ser encaminhado ao Conselho de Classe/Série que deliberará sobre a promoção ou retenção do estudante.
5. Recomendamos que o cômputo da frequência seja feito por meio da entrega das atividades realizadas pelo estudante, e que esta informação seja registrada em ata pelo Conselho.
6. Após decisão do Conselho de Classe/Série, o fechamento (menção) da recuperação será lançado na SED pelo docente ou pelo Diretor de Escola/Diretor Escolar.
As unidades escolares que possuem estudantes em recuperação no Novotec Expresso também deverão realizar esse mesmo procedimento.
Atribuição de Professor Orientador Escolar (POE)
Para acompanhamento das Atividades de Recuperação (Atividades realizadas via Centro de Mídias – CMSP ou Atividades flexibilizadas pela própria Unidade Escolar), poderá ser atribuída 2 (duas) aulas por área de conhecimento como Professor Orientador Escolar (POE), de acordo com a classificação do processo regular de atribuição de classes e aulas, e, em breve, a Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos – CGRH encaminhará orientações quanto à associação da carga horária atribuída, para fins de pagamento.
Assim, a escola poderá ter até quatro professores, com 2 (duas) aulas cada um, para atender os estudantes em recuperação das quatro áreas, caso necessário. São atribuições do Professor Orientador Escolar-POE
● Acompanhar e orientar os estudantes quanto à entrega das atividades de recuperação realizadas via Centro de Mídias-CMSP;
● Propor e acompanhar as atividades flexibilizadas pela própria unidade escolar;
● Fornecer as informações necessárias à apreciação do Conselho de Classe/Série;
● Registrar na SED, o rendimento do estudante após a deliberação do conselho.
O Conselho de Classe/Série deverá analisar a frequência no cômputo geral da carga horária da série e o aproveitamento escolar do estudante nas atividades de compensação de ausências e deliberar sobre o rendimento final do estudante.
Referente ao ano letivo de 2023
Para as turmas de 2023, recomendamos fortemente que a recuperação das aprendizagens seja realizada por cada professor e faça parte do planejamento das aulas, para que ocorra de forma contínua e permanente, integrando o processo educativo, a fim de assegurar aos estudantes o direito à recuperação da aprendizagem.
Componentes Técnicos do Novotec Integrado
Os estudantes das turmas de Novotec Integrado aprovados, em regime de progressão parcial, segundo os critérios estabelecidos pelo Programa, deverão realizar a recuperação dos componentes em que tiveram aproveitamento insuficiente. No caso dos componentes técnicos, os estudantes deverão realizar atividades para desenvolvimento das competências, conforme Plano de Acompanhamento Pedagógico da Progressão Parcial da escola técnica.
COPED/DECEGEP
Face à necessidade de Realização da Recuperação de Progressão Parcial do Ensino Médio -2023 (Referente ao ano letivo de 2023 e períodos anteriores), solicitamos que todas as Unidades Escolares, que possuam Classes de Ensino Médio, tendo ou não a necessidade da realização da Recuperação de Progressão Parcial do Ensino Médio, preencham o formulário no link abaixo, impreterivelmente, até dia 18/05/2023 (5ª feira).
Link: https://forms.gle/SwPQmKShaQheh3P26
3. Assunto: Cronograma para Organização das Classes de Educação Para Jovens e Adultos – 2° semestre
A equipe CEJA reforça o comunicado CITEM/COPED referente ao Cronograma para organização das classes de Educação para Jovens e Adultos – 2° semestre.
A primeira etapa a ser realizada para a coleta de turmas da EJANEM é a definição de itinerários formativos. A escolha de dois itinerários formativos é obrigatória, conforme a Deliberação CEE 186 de 2020 e deve ser realizada na SED pelas escolas e em seguida, ser homologados pelo Supervisor de Ensino Responsável no período de 15/05 a 02/06.
Para a escolha a ser realizada dos itinerários na SED, a escola deverá acessar:
– Gestão Escolar;
– Novo Ensino Médio;
– Definição dos Itinerários na Unidade Escolar EJA;
– Selecionar a unidade escolar; – Clicar nas escolhas das UC;
– Selecionar as quantidades de turmas no diurno ou no noturno e salvar.
O Supervisor de Ensino deverá acessar:
– Gestão Escolar;
– Novo Ensino Médio;
– Definição dos Itinerários na Unidade Escolar EJA;
– Selecionar a unidade escolar;
– Homologar ou não homologar as UC selecionadas pela escola;
– Salvar.
É de extrema importância que as equipes responsáveis fiquem atentas aos prazos, pois sem a definição de itinerários, a escola não consegue dar continuidade às demais etapas para a coleta de turmas da EJA.
NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE
Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER): reflexões sobre o combate ao racismo no mês de maio
O mês de maio é marcado historicamente pelas lutas abolicionistas em nosso país. A Lei n.º 3.353 de 13 de maio de 1888, conhecida como Lei Áurea, foi a lei que extinguiu a escravização no Brasil, como resultado de um longo processo de tensões sociais, luta do movimento abolicionista, sendo precedida pela Lei Eusébio de Queirós (que proibiu a entrada de escravizados africanos no Brasil -1850), pela Lei do Ventre Livre (que libertou as crianças nascidas de mães escravizadas a partir de 1871); e pela Lei dos Sexagenários, (que tornou livre os escravizados com mais de 60 anos a partir de 1885).
Para além de uma data cívica, o 13 de maio é um marco legal do último país independente da América Latina e do Ocidente a abolir completamente a escravização. Ainda assim, faz-se necessário que haja reflexões profundas sobre quais são os impactos gerados por todo esse movimento de luta até hoje em nossa sociedade. Para isso, sugerimos que as diretorias regionais e unidades escolares, proponham durante este mês reflexões sobre o racismo, seja ele, estrutural, institucional, individual, cultural, religioso, ambiental, recreativo ou outros, direcionando com ações, para combatê-lo. As escolas poderão ser orientadas a trabalhar o tema a partir de tópicos como a violência contra pessoas negras (articulando passado e presente), o que foi a escravização e suas consequências, a inserção das pessoas negras na sociedade brasileira, o reconhecimento dos descendentes africanos e seu protagonismo na construção da sociedade brasileira etc. Pontos de discussão que integram as diversas atividades culturais e de debates que compõem a reflexão no mês, de modo a combater o racismo, promover a consciência negra e beneficiar a convivência entre todas as pessoas.
Também podem contribuir com esse trabalho, o ensino da arte, da literatura e de histórias brasileiras; a superação da visão de mundo que coloca o europeu como o único protagonista da história do homem e a Europa como elemento fundamental na constituição da sociedade moderna, reconhecendo as pessoas negras também como protagonistas na produção do conhecimento científico e tecnológico da humanidade, com suas incontáveis contribuições nas áreas social, econômica e política.
Para isso, temos as habilidades do Currículo Paulista nos componentes curriculares de todas as áreas de conhecimento, que fomentam ações de respeito aos Direitos Humanos e a valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, sendo fundamental para a promoção de uma cultura antirracista na escola.
A compreensão das diversidades e pluralidades identitárias e culturais, tendo a lei federal 10.639/2003 (que esse ano completa 20 anos), que torna obrigatória a temática “História e Cultura Afro-Brasileira” nos currículos escolares de todo o país apresenta-se como referencial legal para planejar, diversas atividades e projetos a fim de celebrar a luta dos afrodescendentes, durante todo ano letivo.
Dessa forma, esperamos que as ações voltadas para ERER nas diretorias e escolas no mês de maio, sejam realizadas com sensibilidade, respeito e compromisso, promovendo o diálogo e o entendimento mútuo entre estudantes, profissionais e toda a comunidade escolar.
COPED/DEMOD/CINC
2. Assunto: Dia do Desafio
No dia 31/05/2023 (última quarta-feira do mês de maio) acontecerá a 29ª edição do Dia do Desafio, campanha mundial de incentivo à prática de esportes e atividades físicas realizada por instituições públicas e privadas em 14 países da América Latina.
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo apoia esta importante iniciativa global, coordenada pela TAFISA (The Association For International Sport for All) e no Continente Americano coordenada pelo SESC SP, contando com apoio institucional da ISCA (International Sport and Culture Association) e da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
O tema desta edição do Dia do Desafio é “Muito mais que um dia!”.
A 29ª edição do Dia do Desafio terá duas frentes que poderão ser desenvolvidas na escola:
• Urbanismo Tático: metodologia global de estímulo à ocupação de espaços urbanos voltados para as pessoas. Nas escolas, nossos estudantes podem reaproveitar os espaços, estendendo-se ao entorno, caso haja essa possibilidade.
• Projeto Fit For Life, da UNESCO: formulação de políticas inclusivas e integradas e melhoria do bem-estar dos jovens em todo o mundo para promover intervenções esportivas baseadas em dados para combater a inatividade física e a desigualdade, auxiliando na saúde mental.
As duas frentes são abordagens de boas práticas em ressignificação de espaços, além de possibilitar o relato de experiências em projetos sociais, cidades e instituições. Para dar continuidade às ações de sensibilização e conscientização de toda a comunidade escolar, com relação aos inúmeros benefícios que a prática regular da atividade física traz a todos, espera-se poder contar com o empenho dos Núcleos Pedagógicos, a fim de que promovam a sensibilização de todos os integrantes das escolas, por meio do engajamento na divulgação do evento, nas estratégias de planejamento e na participação.
Como sugestão, para acompanhamento das ações nas escolas, por meio dos PEC de Educação Física das Diretorias Regionais de Ensino, solicitem às unidades escolares o envio antecipado da programação do seu Dia do Desafio, a ser planejada em conjunto pelo Coordenador de Gestão Pedagógica e professores. Vale lembrar que essas atividades deverão ser contextualizadas, uma vez que o “Dia do Desafio” é um dia de reflexão e de celebração da importância da atividade física para a saúde dos indivíduos, e que as atividades a serem realizadas fazem parte do Currículo de Educação Física das escolas estaduais.
As Escolas deverão registrar sua participação, até às 18h do dia 31/05/2023 através do formulário de registro de atividade que consta no site e que pode ser acessado no link “REGISTRE SUA PARTICIPAÇÃO – CLICK NO FORMULÁRIO” https://www.diadodesafio.org.br/registre-sua-participacao/registre-sua-participacao-click-no-formulario/ (o link será disponibilizado em breve, no site).
Para maiores informações, acesse o site: https://www.diadodesafio.org.br/sobre-o-dia-do-desafio/
COPED/DECEGEP
3. Assunto: Vem aí – Cursos Currículo em Ação – Formação Básica para Gestão – 1ª Edição/2023
• Ação: em breve serão ofertados cursos do Currículo em Ação – Básico – 1ª Edição/2023.
• Formato: remoto via Ambiente Virtual de Aprendizagem (EaD) da EFAPE. Inscrições via: https://efape.educacao.sp.gov.br.
• Status: a ser realizado em breve.
• Público-alvo e Datas:
• Mais informações:
• Dando continuidade aos cursos do Currículo em Ação, a EFAPE iniciará a oferta dos cursos da Formação Básica para Gestão. Atenção: o curso com carga horária de 30h será ofertado com o serviço de tutoria. Aproveite o suporte dado pelos tutores nos fóruns de discussão e ao longo do curso como um todo.
• Pedimos a colaboração de todos na divulgação dos referidos cursos. Por gentileza, compartilhem a notícia com suas equipes.
• Para mais informações, consulte o site da EFAPE em: https://efape.educacao.sp.gov.br.
4. Assunto: Ações Formativas: Modalidade e Atendimentos Educacionais – Pesquisa de Opinião
• Ação: Pesquisa de Opinião sobre a 1ª Live da Trilha de Modalidades e Atendimentos Educacionais – Educação com Qualidade e Equidade.
• Formato: remoto via formulário (https://bit.ly/live-modalidades).
• Status: em andamento.
• Público-alvo: professores, gestores e profissionais da educação.
• Data: prazo para respostas até 25/05/2023.
• Mais informações:
• Para iniciar a trilha formativa Modalidades e Atendimentos Educacionais, que tem como objetivos a ampliação da compreensão acerca da importância pedagógica das Modalidades e Atendimentos Educacionais, foi realizada a live Educação com Qualidade e Equidade no dia 28/04/2023.
• Com o intuito de aprimorar as próximas ações, a EFAPE compartilha o acesso para pesquisa de opinião sobre esta atividade que poderá ser respondida por meio do link (https://bit.ly/livemodalidades) ou do QR Code disponibilizado abaixo.
• PERDEU A LIVE?
A ação já está disponível no Repositório do CMSP. Acesse pelo link: https://repositorio.educacao.sp.gov.br/MidiasCMSP/Midia?videoPlay=94196.
QUER ACOMPANHAR A PRÓXIMA?
A live ocorre a cada última sexta-feira do mês, das 14h30 às 16h no canal Desenvolvimento Profissional 1. O tema da próxima é Educação de Jovens e Adultos.
5. Aproveite o Período de Inscrição dos Cursos Currículo em Ação – Nivelamento – 1ª Edição/2023
• Ação: divulgação das inscrições para Currículo em Ação – Nivelamento – 1ª Edição/2023, composto pelos cursos:
o Educação Infantil e Anos Iniciais (60h);
o Anos Finais e Ensino Médio (60h).
• Formato: remoto via Ambiente Virtual de Aprendizagem da EFAPE (AVA-EFAPE), com inscrições no site: https://efape.educacao.sp.gov.br/acao-formacao/curriculo-em-acao-nivelamento-1a-edicao-2023-seduc-esme/
• Status: em andamento.
• Público-alvo:
o Da Seduc-SP: Quadro Magistério (QM), Quadro de Apoio Escolar (QAE) e Quadro da Secretaria da Educação (QSE). o Dos Municípios: profissionais responsáveis pela formação do Currículo em Ação de cada município, conforme indicação do Dirigente Municipal de Educação. O curso também está disponível para Auxiliar, Cuidador(a), Diretor(a), Monitor(a), professores de Educação Básica I e II, Professores(as) Coordenadores(as) Pedagógicos(as) e Vice-Diretores(as).
• Datas:
o Período de inscrições: de 19/04 a 30/06/2023.
o Período de realização: de 19/04/ a 31/07/2023.
• Mais informações:
o Os “Cursos do Currículo em Ação – Nivelamento” tem como objetivo ampliar os conhecimentos dos profissionais da educação acerca dos fundamentos do Currículo Paulista.
o Atenção: em decorrência da similaridade dos conteúdos, reorganizados nesta nova edição, estarão impedidos de se inscrever os cursistas que já tenham sido aprovados nas edições realizadas em 2021 e 2022 dos cursos: Currículo em Ação (Público Escola – Nivelamento) e Currículo em Ação (Gestores e Formadores) – Nivelamento.
6. Assunto: Aproveite o Período de Inscrições dos Cursos Currículo em Ação – Formação Básica (Ensino Médio) – 1ª Edição/2023
• Ação: divulgação das inscrições para os Cursos Currículo em Ação – Formação Básica (Ensino Médio) – 1ª Edição/2023, composto por cursos dos componentes:
o Língua Portuguesa – 85h
o Língua Inglesa – 55h
o Educação Física – 55h
o Arte – 55h
o Sociologia – 55h
o História – 55h o Geografia – 55h
o Filosofia -55h
o Matemática – 55h o Física – 55h
o Biologia – 55h o Química – 55h
• Formato: remoto via Ambiente Virtual de Aprendizagem da EFAPE (AVA-EFAPE), com inscrições no site: https://efape.educacao.sp.gov.br/acao-formacao/curriculo-em-acao-formacao-basica-ensino-medio-1aedicao-2023/
• Status: em andamento.
• Público-alvo: o Da Seduc-SP: todos(as) Professores(as) de Educação Básica II e Professores(as) de Ensino Fundamental e Médio, incluindo afastados(as) e designados(as). o Dos Municípios: Diretor(a), Vice-diretor(a), Professor(a) Coordenador(a) Pedagógico(a), professores de Educação Básica I e II, Monitora(a) e Auxiliar.
• Datas:
o Período de inscrições: de 19/04 a 30/06/2023.
o Período de realização: de 19/04/ a 31/07/2023.
• Mais informações:
o Em continuidade aos conteúdos oferecidos no ciclo nivelamento, os Cursos Currículo em Ação
– Formação Básica tem como objetivo a ampliação de conhecimentos acerca de pressupostos dos componentes curriculares do Currículo Paulista – Etapa Ensino Médio.
o Destacamos que em breve também estarão disponíveis os Cursos Currículo em Ação – Formação Básica para demais etapas de ensino.
7. Assunto: Concurso de Desenho Toyama 2023
• Ação: seguem abertas as inscrições para o Concurso de Desenho Toyama 2023.
• Formato: a unidade escolar deverá encaminhar os desenhos selecionados para a sua Diretoria de Ensino conforme orientações no regulamento.
• Status: em andamento.
• Público-alvo: estudantes com até 15 anos de idade, regularmente matriculados no Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais (jornada parcial ou integral) e no Centro de Estudos de Línguas (CEL) – Japonês da rede pública estadual de ensino.
• Data: as escolas devem encaminhar os desenhos para a Diretoria de Ensino entre 28/04 e 31/05/2023.
• Mais informações:
• O Concurso de Desenho Toyama irá selecionar 10 (dez) desenhos que serão expostos no Festival de Arte e Cultura da Província de Toyama, no Japão, e no Festival de Artes Cênicas Infantil de Toyama
• O tema para a edição de 2023 do concurso é “Mottainai e o princípio dos 3R (redução, reutilização e reciclagem de materiais)”.
• Mais informações e regulamento disponíveis no site: http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=9367
CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF
Fone 3404.2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br
Núcleo de Compras e Serviços – NCS
Fone 3404.2945/2946/4948 (Sandra) – delimncs@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Semana de Educação Alimentar 2023
Com o propósito de trabalhar o conceito sobre a importância da Alimentação Saudável, promovendo qualidade de vida e fortalecendo ações educativas, o Departamento de Alimentação Escolar propõe o tema da semana de educação alimentar 2023, anexo I, que ocorrerá entre os dias 15 e 19 de maio: “Arroz e feijão: uma dupla perfeita”.
Segue link com o material para embasamento das atividades: https://drive.google.com/drive/folders/1SdXhRMS4mLDZUXwzrcRMhq2WNGk_eXzb
Núcleo de Finanças – NFI
Fone 3404.2949/2950/2980 (Alba) – delimnfi@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Devolução PDDE Descartável 2022
Senhores Diretores,
O Centro de Administração e Finanças – CAF, através do Núcleo de Finanças, solicita a devolução do saldo do PDDE DESCARTAVEL, conforme orientação enviadas por e-mail e comunicados as Unidades Escolares. A devolução deverá ser realizada impreterivelmente a partir de 15/05 a 17/05/2023.
Escolas:
- EE. Maria Carmen Codo Jacomini
- EE. Brasil
- EE. Lazaro Duarte do Pateo Prof.
- EE. Jamil Abrahão Saad
- EE. José Cardoso Prof.
- EE. Paulo Chaves Prof.
- EE. Oscar de Almeida Prof.
- EE. Maria Gertrudes Cardoso Rebello Irmã
- EE. Odécio Lucke Prof.
- EE. José Ferraz Sampaio Penteado Prof.
CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH
Fone 3404.2961 (Aline) – delimcrh@educacao.sp.gov.br
Núcleo de Administração de Pessoal – NAP
Fone 3404.2965/2968/2993/2992/2990/2967/5814 (Renata) – delimnap@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Recadastramento
Informamos que, até a data de hoje (15/05/2023), ainda não se recadastraram 164 servidores conforme Anexo II.
Solicitamos que as unidades informem os interessados sobre a necessidade do recadastramento até o dia 31/05/2023, impreterivelmente.
Núcleo de Frequência e Pagamento – NFP
Fone 3404.2995/2994/2996/2982 (Rafaela) – delimnfp@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Retorno Rejeitados Educação e SEFAZ – Maio 2023
Retransmitimos as orientações da CGRH encaminhadas em 15 de maio de 2023, às 12:15.
Prezados(as), boa tarde! Segue, anexo a este, planilhas com informação do 1º processamento Carga Horária, maio de 2023.
Nas planilhas estão os casos de CH rejeitada na Educação e também na Fazenda.
Desta forma orientamos que verifiquem as situações juntamente às Unidades Escolares e que as devidas correções pertinentes sejam realizadas.
As correções devem ser realizadas até amanhã (dia 16/05/2023), pois enviaremos novamente para 2º processamento no dia 17/05/2023.
Atenciosamente,
CEPAG
|
Segue a planilha:
- RETORNO CARGA HORARIA REJEITADO EDUCACAO 05_023 – Limeira (Anexo III)
- RETORNO CARGA HORÁRIA REJEITADO SEFAZ 05_2023 – Limeira (Anexo IV)