COMUNICADO DERLIM DE 12.04.2023 

COMUNICADO DERLIM DE 12.04.2023

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Doenças virais – Pílula 02/04 

 

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE  

Fone 3404.2970/2971 delim@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Cadastro Emergencial – Inscrições  

Sr. Diretor, 

Comunicamos que estarão abertas as inscrições para o Cadastro Emergencial na Diretoria de Ensino Região de Limeira, a partir de 25-04-2023 e até 27-04-2023. 

Solicitamos a divulgação do Edital, Anexo I, para todos os interessados em reger classe e ministrar aulas, conforme segue: 

  • Para classe do Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1º ao 5º ano)    Portadores de diploma de: 
  1. Curso Normal Superior; 

    b) Licenciatura em Pedagogia / Pedagogia para atuação na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental / Pedagogia – Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental;         c) Habilitação Específica para o Magistério (HEM) e Diploma do Curso Normal de Nível Médio;         d) Licenciatura em Educação do Campo, com habilitação em Docência nos Anos Iniciais;         e) Programa Especial de Formação Pedagógica Superior, qualquer que seja a nomenclatura do Curso, com habilitação em Magistério dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.  

     

     

Para as disciplinas do Ensino Fundamental – Anos Finais (6º ao 9º ano) e do Ensino Médio   Portadores de diploma de Licenciatura Plena;          – Os Portadores de Diploma ou Certificado de Licenciatura Plena, obtido nos termos das Resoluções do Conselho Nacional de Educação – CNE, ou seja, segunda licenciatura (acompanhado do diploma e histórico) ou Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes (R2), com certificado ou diploma do curso, acompanhado do diploma e histórico do curso de Bacharel ou Tecnólogo que deu origem a licenciatura plena;           – Portadores de diploma de Licenciatura Curta;           – Estudantes de Licenciatura, que apresentem a carga horária mínima de 160 horas no histórico escolar na mesma área da disciplina;           – Portadores de diploma de Bacharel ou de Tecnólogo de nível superior, desde que apresente 160 (cento e sessenta) horas de estudos, na área de conhecimento ou disciplina a ser atribuída, identificada pelo histórico do curso;          – Estudantes de Bacharelado ou de Tecnologia de nível superior, desde que apresente 160 (cento e sessenta) horas de estudos na área de conhecimento ou disciplina a ser atribuída, identificada pelo histórico do curso.  
         Estamos disponibilizando, também, o Anexo II– Contagem de Tempo para Atribuição de Classes e Aulas 2023, caso o docente interessado em se inscrever solicite essa contagem. 
Comissão de Atribuição de Classes e Aulas da DERLIM  NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE  
Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br  
1. Assunto: Jogos Escolares do Estado de São Paulo – JEESP 2023  Unidades inscritas no JEESP – 2023,  Informamos que a entrega das Relações Nominais (modelo em arquivo no comunicado de 30.03) foi prorrogada:    – Categoria infantil: 20/04/23 (quinta-feira);  
– Categoria mirim: 05/05/23 (sexta-feira). 
Documentos já finalizados poderão ser encaminhados com antecedência para conferência e possíveis correções.  Instrução: nomear o arquivo com o nome da escola-modalidade-categoria-sexo (abreviado).   Exemplo: NOME UE-ATL-INF-MASC  
Possibilidades para entrega:  – Documento físico, impresso e com relação de remessa.   Local:  Diretoria de Ensino da Região de Limeira – A/C Maria Emília – PEC Educação Física, Núcleo Pedagógico (NPE).  – Por e-mail: emilialeite@professor.educacao.sp.gov.br.   Encaminhar a Relação Nominal assinada pelo Diretor e Professor, com o carimbo da escola e digitalizado (boa visualização para impressão).  
2. Assunto: PLANO DE CONTINGÊNCIA – Programa Escola + Segura em Educação para Redução de Riscos e Desastres (ERRD) O Programa Escola + Segura em Educação para Redução de Riscos e Desastres (ERRD) é uma iniciativa que visa ao aumento da resiliência da comunidade escolar, por intermédio de ações relacionadas com a promoção do conhecimento sobre riscos e desastres, com a comunicação de risco e com a prática de exercícios simulados de situações emergenciais. O programa é desenvolvido pelas Secretarias de Estado da Educação e Segurança Pública e pela Casa Militar, por meio da Defesa Civil Estadual, baseando-se em princípios internacionais de construção da resiliência a desastres.
O Programa Escola + Segura está estruturado em três frentes de atuação: 1. Educação para Redução de Riscos e Desastres – ERRD. 2. Alerta sobre Riscos e Desastres. 3. Protocolo de Proteção e Defesa da Vida nas Escolas. 

Para subsidiar os profissionais da Educação com a temática da ERRD, no desenvolvimento de projetos e ações de intervenção nas unidades escolares, foram realizados os encontros de Treinamento BAEP no dia 28/09/22, com o público-alvo os Diretores Escolares, e o encontro Formativo ERRD Escola + Segura realizados nos dias 29/09 (Polo Limeira) e 19/10 (Polo Rio Claro) com os Coordenadores de Gestão Pedagógica.  Além dos encontros formativos proporcionados pela DERLim, contamos com as trilhas formativas transmitidas pelo CMSP que estão disponíveis no repositório do CMSP e no Youtube: 

 

Eixo Formativo  No Eixo Formativo do programa foram realizadas Trilhas Formativas para profissionais da Educação e estudantes objetivando: fortalecer a educação para redução de riscos e para resiliência; proteger os estudantes e a comunidade escolar contra riscos e desastres; garantir o planejamento de ações pedagógicas junto à comunidade escolar em face dos possíveis perigos e/ou adversidades. 

     A Trilha Profissionais Escola + Segura em ERRD – Primeiros Socorros está disponível  

https://www.youtube.com/live/lm2BQwAmiro?feature=share A Trilha dos Estudantes Escola + Segura em ERRD – Lei Lucas e Primeiros Socorros está disponível https://www.youtube.com/live/o68NPuHicjc?feature=share 30/03/21 – Conviva / Escola + Segura 

01/04/21 – Conviva / Escola + Segura 07/02/22 – ATPC – Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar: Conviva SP 27/09/21 – Conviva – Práticas em sala de aula para lidar com ansiedade e depressão 08/02/22 – ATPC – Conviva SP e Escola + Segura Para mais auxílio, sugerimos também os links de acesso:  Defesa Civilhttp://www.defesacivil.sp.gov.br/ Simulado de Abandono Emergencial Escolar: https://youtu.be/Y5LodLR011o   CEMADEN: https://www.gov.br/cemaden/pt-br   Instituto Geológico: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/institutogeologico/  Instituto de Pesquisas Tecnológicas: https://www.ipt.br/   Corpo de Bombeiros da Polícia Militar SP: http://www.ccb.policiamilitar.sp.gov.br/portalcb/_educacao-publica/Desta forma, conforme orientado nos encontros formativos, as Unidades Escolares deverão elaborar seu Plano de Contingência juntamente com cópia de seu croqui (espaço físico) de acordo com seu contexto e necessidades e enviá-los para a DERLim através do link:  

https://forms.office.com/r/fz5JGgFWWDcom prazo máximo para responder até dia 02/05/2023.  
Em Anexo III, segue modelo do Plano de Contingência e materiais utilizados no Encontro Formativo. 
3. Assunto: PNLD Carga CPF  A plataforma PDDE Interativo/SIMEC está aberta para que as escolas cadastrem os dados dos seus estudantes (CPF e ano/série) matriculados em todas as etapas de ensino – Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio – incluindo estudantes de 1º a 5º ano não cadastrados em janeiro. Esse é um primeiro passo para que eles tenham acesso às obras digitais do PNLD no Portal do Livro. Os estudantes que ainda não possuem número de CPF podem solicitá-lo junto à Receita Federal por meio do link    https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/InscricaoPublica/inscricao.asp  

 Ainda que o envio dos dados se refira a todas as etapas da educação, lembramos que, neste primeiro momento, estarão disponíveis no Portal do Livro somente as obras digitais do PNLD 2023, destinadas aos estudantes e professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O acesso aos materiais digitais para as demais etapas da educação ocorrerá de acordo com os cronogramas de distribuição de cada segmento da Educação Básica. A inserção dos dados estará aberta até o dia 24 de abril de 2023 por meio da funcionalidade “Carga de Estudantes”, no PDDE Interativo/SIMEC. O acesso de professores ao material digital no Portal do Livro será feito por meio do gov.br, não havendo necessidade do envio de seus dados. Segue Anexo IV – manual.  

4. Assunto: Palestra Teatro Inclusivo 

Professores da rede pública de ensino de Limeira e pessoas interessadas na área cultural poderão acompanhar uma palestra gratuita e bate papo sobre Teatro Inclusivo ministrada pelo diretor, ator e mestre em Artes da Cena Alexandre Souzah. O evento terá acessibilidade em libras e as vagas são limitadas. O encontro tem como objetivo promover a reflexão e qualificação de profissionais de ensino e estudantes das artes sobre a inclusão na cultura, com ênfase nas artes cênicas. Inclusão, acessibilidade, direitos de pessoas com deficiência e elaboração de jogos teatrais para promover a reflexão sobre o que é uma sociedade inclusiva serão os temas do evento.  Data: 29 de abril (sábado), das 9 às 12 horas Local: Palacete Levy Endereço: Largo da Boa Morte, n°11, Centro – Limeira Informações: (19) 3495-2765 ou no site www.mercuriocultural.com.br Inscrições pelo link: https://forms.gle/wrFa3qwPqbg6YxgT6 Vagas Limitadas   

5.Assunto: Prova Paulista 

A nova avaliação bimestral das escolas da rede estadual de São Paulo acontece de forma digital, por meio do aplicativo ou versão web do Centro de Mídias de São Paulo (CMSP). A aplicação da Prova Paulista segue nesta semana conforme cronograma: 

 

Em caso de alguma excepcionalidade durante a aplicação, as provas estarão disponíveis em uma segunda oportunidade nos dias 17 e 18 de abril, no mesmo ambiente de aplicação do CMSP. Solicitamos o empenho das unidades na realização de 100% de participação dos estudantes. 

 

CUMPRIMENTOS: 

Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidades por mais um ano de vida à: 

– Gracielle Cristina Vieira de Mattos, Diretora do Núcleo de Apoio Administrativo/Gabinete – 13/04 (quinta-feira) 

TODOS OS ANEXOS AQUI

Atenciosamente, 

Gabriel Prochnou Vieira 

Dirigente Regional de Ensino