COMUNICADO URELIM DE 30.10.2025

COMUNICADO URELIM DE 30.10.2025
DIRIGENTE/ GABINETE
Fone: 3404-2952 (Gracielle) – lim@educacao.sp.gov.br
Fone: 3404-2986 (Fabiola) – lim.asure@educacao.sp.gov.br
Fone: 3404-2964 (Vera) – lim.asure@educacao.sp.gov.br
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE LIM
Fone: 3404-2970 / 2971 – lim@educacao.sp.gov.br
Prezados Diretores e Pontos Focais do Programa Aluno Monitor do BEEM,
Vários estudantes ainda estão sem relatórios aprovados. Para que todos recebam suas bolsas em 1ª chamada, é necessário realizar a aprovação até sexta-feira, 31/10/25. Verifique o status de sua escola abaixo:
 Relatórios Aluno Monitor – Outubro
* 31/10: último dia para envio e aprovação em 1ª chamada, com previsão de pagamento em 10/11.
* 07/11: data limite para envio e aprovação em 2ª chamada, com previsão de pagamento em 24/11.
Conto com a participação de todos nesse processo!
Última atualização: 29/out às 12h

  

  1. Assunto: EXPANSÃO ENSINO MÉDIO NOTURNO
Reitera-se que o período de abertura das atividades do 4º bimestre de 2025 na Plataforma Expansão e demais plataformas será de 30 de setembro a 28 de novembro, totalizando 60 dias.
Planilhas de acessos dos Professores Mediadores e Estudantes
Destaca-se que o acesso à Plataforma Expansão, bem como aos componentes atribuídos, constitui parte das atribuições dos Professores Mediadores, conforme disposto no Artigo 11 da Resolução SEDUC nº 84, de 31 de outubro de 2024.
Encaminham-se, em anexo I e II, as planilhas datadas de 30/10/2025, contendo o registro de acessos dos Professores Mediadores, bem como a planilha de acessos dos Estudantes, organizadas por unidade escolar.
Novo canal de comunicação com professores
Informamos que foi disponibilizado na Plataforma Expansão um novo card destinado aos professores, com o objetivo de promover a comunicação direta e o compartilhamento de informações relevantes.
O fórum permitirá o esclarecimento de dúvidas, a divulgação de boas práticas e o acesso a orientações importantes relacionadas à Expansão.
  1. Assunto: RETIFICADO EM 29/10/2025 AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO QUADRO DO MAGISTÉRIO 2025 – FASE FINAL PERGUNTAS FREQUENTES E RESPOSTAS
1) O diretor que assumiu recentemente pode ser definido como diretor avaliador? Resposta: Sim, desde que o cadastro
no funcional jáesteja atualizado pois a funcionalidade Diretor Avaliador só permite indicar membros da equipe
gestora da Unidade Escolar. Todas as Unidades Escolares devem ter um Diretor Avaliador definido,
preferencialmente o Diretor da Unidade Escolar.
2) O diretor de escola PEI de 9h que possui noturno regular será avaliado pelos alunos do noturno?
Resposta: Sim. Todos os profissionais do Magistério devem ser avaliados conforme dispostos em anexo.
3) Professores em licença devem ser retirados automaticamente da função de avaliador?
Resposta: Não necessariamente. Conforme o § 3º do Artigo 2º – Os integrantes do QM que estiverem em ausência ou
licença de qualquer serão avaliados, sendo facultativa sua participação como avaliador.
4) Professores contratados após 18/07/2025 participam da Avaliação de Desempenho?
Resposta: Não. Docentes contratados conforme a LC 1.093/2009, com contrato iniciado a partir de 18/07/2025, não
participarão da Avaliação de Desempenho Final, nem como avaliadores nem como avaliados, devendo ser excluídos
da definição de participantes.
5) Para a participação de um professor afastado pelo Artigo 22, deve-se considerar a Unidade de Exercício ou a Unidade de
Classificação?
Resposta: Neste caso, deve ser considerado como Avaliador e Avaliado apenas a Unidade de Exercício do docente
afastado pelo Artigo 22e deve ser retirado como Avaliado e Avaliador na Unidade de Classificação.
6) Quem deve avaliar o Intérprete de Libras na Avaliação de Desempenho?
Resposta: No segmento Intérprete de Libras o docente deve ser avaliado apenas pelo aluno que atende, para tal o
Diretor avaliador deve remover os demais estudantes da turma como avaliadores.
6) Quem deve avaliar o Intérprete de Libras na Avaliação de Desempenho?
Resposta: No segmento de Intérprete de Libras, o docente deve ser avaliado exclusivamente pelo aluno atendido.
Durante a distribuição dos questionários, será realizado o cruzamento entre os alunos e os docentes que atuam nas
mesmas turmas.
7) O Docente na condição de Adido deve ser definido no segmento “Professor” ou Professor Projetos 1 e 2”?
Resposta: Nesse caso, os docentes adidos serão definidos como avaliados e avaliadores no segmento “Professor”
mãos não serão vinculados a nenhuma turma, não havendo questionários de estudantes.
8) Os docentes que se encontram com Afastamento 202 devem ser definidos como Avaliadores e Avaliados?
Resposta: Não. Devem ser definidos como Avaliadores e Avaliados apenas os docentes que se encontram em
exercício na Unidade Escolar.
  1. Assunto: PROVÃO PAULISTA SERIADO E SARESP DIGITAL – ITINERÁRIO FORMATIVO 2025
O Provão Paulista 2025 está chegando!
Na próxima semana, iniciando dia 04/11 e 05/11 já temos a prova da 3ª série no Provão Paulista Seriado de 2025.
Salva o cronograma para não perder nenhuma data e também nossas dicas para se preparar para este importante dia de prova.
Vamos reforçar com os estudantes que, por ser um vestibular seriado, eles precisam fazer a prova nas 3 séries para se candidatarem às vagas quando chegar o momento.
Estamos na contagem regressiva aqui para ocupar as vagas das universidades públicas, gratuitas e de qualidade com os nossos estudantes da rede.

SARESP DIGITAL – ITINERÁRIO FORMATIVO
ATENÇÃO – ORIENTAÇÕES PARA APLICAÇÃO DIGITAL SARESP EM ANEXO III.
IMPORTANTE:
NÃO SERÁ POSSÍVEL REMANEJAR ESTUDANTES DE SALA QUE NÃO FORAM CONTEMPLADOS COM OS CÓDIGOS RESERVAS, DEVIDO AOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS SEREM DIFERENTES.
EQUIPE DE ESPECIALISTAS EM CURRÍCULO – EEC
Fone: 3404-2955 (Viviana) – lim.eec@educacao.sp.gov.br
  1. AssuntoEncontro Online Grêmio Estudantil
Público-alvo: Vice-diretores e Coordenadores Gremistas da Unidade Regional de Ensino de Limeira.
No dia 31 de outubro, sexta-feira , realizaremos uma reunião com nossos alunos gremistas para conversarmos sobre o SARESP.
Data: 31/10/2025
Horário: 15h
Local: Plataforma Microsoft Teams
SERVIÇO DE PESSOAS – SEPES
Fone: 3404-2961 (Aline) – lim.sepes@educacao.sp.gov.br
Assunto: Recadastramento Anual
Segue em anexo IV a Resolução nº 45 de 24/10/2025 que dispõe sobre canais oficiais e os procedimentos para o Recadastramento Anual no exercício de 2025Solicitamos dar ciência a todos os servidores de sua Unidade Escolar.
Seção de Administração de Pessoal – SEAPE
Fone: 3404-2967 / 2992 / 2990 / 2968 / 2993 (Ana Claudia) – lim.seape@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Conferência de Designação e Cessação – 2025.
Prezados,
Solicitamos que as Unidades Escolares, verifiquem a vida funcional dos docentes designados e cessados constantes na planilha: ​Conferência Designação e Cessação – Outubro 2025​ favor preenchendo os campos conforme segue abaixo:
Incluído na SED:  Sim ou Não.
Data publicação DOE: Copiar a data do DOE.
Precisa Retificar DOE: Sim ou Não – Informar o que precisa retificar, Ex: Sim, RG.
GDE/ACG – Janeiro/2025: Recebeu as Gratificações/ Não Recebeu as Gratificações/Recebeu Parcial.
GDE/ACG – Fevereiro/2025: Recebeu as Gratificações/ Não Recebeu as Gratificações/Recebeu Parcial.
GDE/ACG – Março/2025: Recebeu as Gratificações/ Não Recebeu as Gratificações/Recebeu Parcial.
GDE/ACG – Abril/2025: Recebeu as Gratificações/ Não Recebeu as Gratificações/Recebeu Parcial.
GDE/ACG – Maio/2025: Recebeu as Gratificações/ Não Recebeu as Gratificações/Recebeu Parcial.
GDE/ACG – Junho/2025: Recebeu as Gratificações/ Não Recebeu as Gratificações/Recebeu Parcial.
GDE/ACG – Julho/2025: Recebeu as Gratificações/ Não Recebeu as Gratificações/Recebeu Parcial.
GDE/ACG – Agosto/2025: Recebeu as Gratificações/ Não Recebeu as Gratificações/Recebeu Parcial.
GDE/ACG – Setembro/2025: Recebeu as Gratificações/ Não Recebeu as Gratificações/Recebeu Parcial.
GDE/ACG – Outubro/2025: Recebeu as Gratificações/ Não Recebeu as Gratificações/Recebeu Parcial.
RS/PV: Colocar o Número do RS/PV do docente.
Consta PV ativo na SEFAZ: Sim ou Não.
Ressaltamos que o envio da Portaria a Secretaria da Fazenda dar-se após PV ativo.
Observações: Caso tenha necessidade de fazer algum apontamento do docente.
Caso a Unidade Escolar verificar que há docentes que não receberam o ACG/GDE e não constam na planilha favor encaminhar e-mail ao daniele.santiago@educacao.sp.gov.br.
 A referida ação deve ser realizada até o dia 03/11/2025, em virtude do envio das Portarias a Secretaria da Fazenda.
Seção de Frequência e Pagamento – SEFREP
Fone: 3404-2995 / 2994 / 2982 / 2969 / 2962 (Rafaela) – lim.sefrep@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Projeto Piloto – Professor Presente

Retransmitimos COMUNICADO DIPES – COMOB referente ao “Projeto Piloto – Professor Presente”, bem como em anexo V  o material orientador.

COMUNICADO DIPES – COAPES

Prezados,

Conforme orientação realizada na data de 29/10/2025 via Teams, informamos que, a partir de 03/11/2025, todos os docentes da rede estadual, exceto aqueles que ministram aulas em projetos e modalidades, deverão realizar seus requerimentos de indicação do tipo de ausência diretamente no Sistema SED, conforme orientações em anexo.

Essa medida tem como objetivo padronizar o processo de registro e análise das ausências, garantindo maior transparência, agilidade e conformidade com as normas vigentes.

Solicitamos que as UREs orientem as escolas quanto a essa nova funcionalidade e assegurem que todos os docentes estejam devidamente informados sobre o novo procedimento.

Ressaltamos que, por se tratar de um Projeto Piloto sem efeito de pagamento, nenhuma ação atualmente em vigor deverá ser desconsiderada. Todos os registros realizados pelos meios já utilizados devem ser mantidos, acrescentando-se apenas esta nova funcionalidade ao processo.

Atenciosamente,

 

DIPES – COAPES

2. Assunto: Orientação Técnica – Projeto Piloto – Professor Presente

Mediante o COMUNICADO DIPES – COAPES, de 30/10/2025, convocamos os Srs. Gerentes e Diretores de Escola/Escolar, para breve orientação sobre o Projeto Piloto – Professor Presente, a ser iniciado a partir de 03/11/2025, por todas as unidades escolares do Estado.

Data31/10/2025.

Horário08h30.

Plataforma: TEAMS – https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_M2UxZjU1YzUtMDg4ZC00NDIzLTg2MDEtY2E3YTMxYzU4NDk5%40thread.v2/0?context=%7b%22Tid%22%3a%2216b87798-4517-442c-9200-ce1cca93259c%22%2c%22Oid%22%3a%224f10ae87-484d-4a25-826d-ff7904d47db6%22%7d

Projeto Piloto – Professor Presente se refere ao registro de Ausência dos docentes através da SED. O docente realiza a requisição da falta, o GOE/Diretor valida a requisição e o Diretor defere/indefere o requerimento.

As unidades escolares deverão instruir seus professores para que, a partir de 03/11/2025, já iniciem o Projeto Piloto – Professor Presente.

Contamos com a colaboração de todos(as).

 

 

Atenciosamente,
Gilssara Cavalcanti de Lima Bandeira
Coordenadora Geral