COMUNICADO URELIM DE 29.08.2025
DIRIGENTE/ GABINETE
Fone: 3404-2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
Fone: 3404-2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br
Fone: 3404-2964 (Vera) – delimat@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Formação para o Desenvolvimento dos Integrantes do Quadro de Apoio Escolar, com ênfase em Certificação Ocupacional
Público-alvo: Servidores do Quadro de Apoio Escolar (QAE): Agente de Organização Escolar (AOE), Gerente de Organização Escolar (GOE), Secretário de Escola, Assistente Administrativo Escolar e Agente de Serviços Escolares (ASE), incluindo efetivos, estáveis, contratados e readaptados, conforme base DIPES de 31/07/2025.
Datas: 27/08 a 05/09
Informações: O curso será oferecido pela Universidade UNIFECAF, instituição parceira da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP), na modalidade Educação a Distância (EAD).
As inscrições e o acesso ao curso serão realizados por meio da plataforma da universidade, com direcionamento via card dentro da plataforma AVA/EFAPE, no período de 27/08/2025 a 05/09/2025, através do link: https://efape.educacao.sp.gov.br/acao-formacao/formacao-para-o-desenvolvimento-dashabilidades-dos-integrantes-do-qae-parte-1-1a-edicao-2025/
O programa está estruturado em duas partes, sendo que cada uma delas compreende três módulos. Os módulos 1 a 3 estarão disponíveis para todos os servidores do Quadro de Apoio Escolar (QAE), incluindo tanto os servidores ativos quanto os contratados. O tópico 3.1, presente no Módulo 3, será exclusivo para os servidores elegíveis à certificação ocupacional de Gerente de Organização Escolar (GOE).
Os módulos 4, 5 e 6 terão inscrições e matrículas abertas no primeiro semestre de 2026. A seguir, apresentamos as temáticas da primeira parte do curso:
● Módulo 1: A Jornada do QAE: Estruturas e Práticas (60h)
● Módulo 2: A Jornada do QAE: O Conhecimento em Ação (60h)
● Módulo 3: Gestão Estratégica e Liderança Situacional (60h) – Certificação Ocupacional de Gerente de Organização Escolar (GOE)
2. Assunto: Edital – GOE – EE Octavio Pimenta Reis
A Direção da EE Octavio Pimenta Reis, no uso de suas atribuições legais e de acordo com a Lei Complementar Nº 1.144/2011, alterado pelo Decreto Nº 64.902/2020 e Resolução SEDUC Nº 93/2020 torna público o presente edital de abertura do processo de atribuição e designação para a função de Gerente de Organização Escolar nesta Unidade Escolar. Segue edital enviado pela Unidade Escolar, anexo I.
3. Assunto: Edital – CGP – EE Prof. Antonio Perches Lordello
A E.E. Prof. Antônio Perches Lordello nos termos da Resolução SEDUC nº 52, de 29-06-2022, torna pública a abertura do período de recebimento de propostas de trabalho e realização de entrevistas para docentes interessados em exercer junto à esta Unidade Escolar a função gratificada Coordenador de Gestão Pedagógica – CGP. Segue edital enviado pela Unidade Escolar, anexo II.
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE LIM
Fone: 3404-2970/3404-2971 – delim@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Material da Reunião de Trabalho com a Coordenadora Geral 04/2025
A Coordenadora Geral encaminha, por meio do link abaixo, os materiais referentes à Reunião de Trabalho realizada nos dias 28 e 29 de agosto, aos Diretores de Escola/Escolar. Ressalta-se a importância de que o conteúdo seja replicado aos demais membros da equipe gestora.
2. Assunto: Expansão Ensino Médio Noturno
Prezadas(os) Diretores,
Informamos que já estão disponíveis no AVA EFAPE as formações de planejamento de aula específicas para o Ensino Médio Noturno, contemplando suas particularidades e demandas pedagógicas.
Solicitamos que orientem os professores mediadores a acessarem o conteúdo.
Reforçamos ainda que os documentos das formações estão disponíveis na aba “MATERIAIS” desta equipe, para consulta e apoio.
Contamos com a colaboração de todos na ampla divulgação.
3. Assunto: Monitoramento – Programa Escolas das Adolescências
Informamos que está aberto, até 11/09, o Monitoramento das 387 escolas participantes do Programa Escola das Adolescências que receberam recursos via PDDE em 2023 e 2024.
Essa ação é de extrema importância, pois garante a continuidade, o acompanhamento e a avaliação das ações desenvolvidas em cada escola. Não deixe para a última hora! Para realizar o monitoramento, siga o passo a passo abaixo:
1. Acesse a plataforma do PDDE Interativo com o login da conta gov.br;
2. Clique na aba Gestão 2024;
3. Clique em Programas;
4. Selecione Programa Escola das Adolescências;
5. Clique em Diagnóstico e preencha todas as informações solicitadas.
Contamos com o empenho de todos(as) para o cumprimento desse prazo e a consolidação dessa importante política educacional.
4. Assunto: Saeb 2025 – Guias de Cadastro do Sistema Saeb
Para garantirmos uma boa aplicação do Saeb 2025, é fundamental que todos os diretores, professores e secretários municipais, estejam com o cadastro no Sistema Saeb atualizados. Por isso, encaminhamos os Guias de Cadastro do Sistema Saeb, disponíveis para os seguintes perfis:
Guia de Cadastro do(a)Diretor(a) de Escola de Educação Infantil: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educacao_basica/guia_d e_cadastro_do_diretor_da_ed_infantil_no_sistema_saeb.pdf
Guia de Cadastro do(a) Diretor(a) de Escola de Ensino Fundamental e Médio:
Guia de Cadastro do(a) Professor(a):
Guia de Cadastro do(a) Secretário(a) Municipal de Educação:
Diretores e professores que ainda não possuem cadastro devem realizá-lo no Sistema Saeb, acessando: http://saeb.inep.gov.br/saeb/, no menu correspondente ao seu perfil.
Para diretores ou responsáveis legais já cadastrados, mas que não se recordam da senha, orientamos realizar a recuperação conforme os passos abaixo (preferencialmente no navegador Google Chrome):
1. Acesse o Sistema Saeb http://saeb.inep.gov.br/saeb/
2. Clique em Login (atenção: NÃO ACESSAR PELO GOV.BR)
3. Clique em Esqueceu a senha?
4. Em nome de usuário, informe seu CPF (Somente números)
5. Clique em Enviar
6. Feito esse procedimento, um e-mail de alteração da senha será encaminhado para o e-mail cadastrado. Caso não receba o e-mail na caixa de entrada, verifique no lixo eletrônico e/ou no spam.
Dúvidas referentes a aplicação do Saeb 2025, consultar a Portaria da edição. Portaria Nº 435, de 3 de julho de 2025 https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-435-de-3-de-julho-de-2025-640262289
5. Assunto: Curso: Escola de Gestão – Cronograma para a 1ª semana de setembro
Público-alvo: Cursistas – Escola de Gestão
Datas: Vigência do Módulo 7 – de acordo com o Cronograma de cada Turma
Informações: O Módulo 7 está em pleno desenvolvimento, juntamente com o Refazimento. Para a primeira semana de setembro, o cronograma segue conforme tabela abaixo:
Lembramos a todos de que o cronograma de cada turma, bem como a documentação referente ao curso se encontra no site Escola de Gestão. https://escoladegestao.educacao.sp.gov.br/documentos/
EQUIPE DE ESPECIALISTAS EM CURRÍCULO – EEC
Fone: 3404-2955 (Viviana) – delimnpe@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Plataforma Planejamento de Aula
Prezados(as),
Solicitamos às Unidades Escolares que possuem docentes, cujos nomes não constam na plataforma Planejamento de Aula, que realizem o preenchimento do link a seguir https://forms.gle/g6DA4UaR5vmmc7kw7 até o dia 01/09.
2. Assunto: PNLD 2026 – Ensino Médio – Processo e registro de escolha pelas unidades escolares
Reiteramos que o período de escolha e registro do PNLD – EM é de 25 de agosto a 05 de setembro. O registro da escolha deverá ser feito na plataforma PNLD digital https://pnlddigital.fnde.gov.br/login
Não deixem para os últimos dias, pois a plataforma poderá apresentar instabilidade!
Documentos a serem compartilhados com os gestores das unidades escolares participantes:
1. O acesso dos professores à plataforma para ter acesso às obras na íntegra (Guia Digital PNLD https://seesp-my.sharepoint.com/:b:/g/personal/valeria_georgel_educacao_sp_gov_br/ESaxvr35uQJAnh03qWiF-MMBIplCaxzWQkInijuBccJb4g?e=X1VXSh)
2. O acesso dos diretores e vinculação à nova escola (cadastro diretores 2025 https://seesp-my.sharepoint.com/:b:/g/personal/valeria_georgel_educacao_sp_gov_br/EZRaNLTFE81Jh1zKkjejU4UBjnyyZsee9aAZn0H_URFW2g?e=L7mNJc)
3. O registro das obras na plataforma (REgistro da escolha https://seesp-my.sharepoint.com/:b:/g/personal/valeria_georgel_educacao_sp_gov_br/EaIWMyaYlhNAn26hmC-15oQBkXAU391GlZgEDDPksRS7eg?e=7U157H) Reforçamos para que os gestores escolares não utilizem a funcionalidade “Solicitação de Reabertura de Escolha”, pois a validação depende da anuência do senhor Secretário acompanhada de justificativa para reabertura. Portanto, rigor, precisão e atenção no momento de registar as indicações da escolha para não utilizar esse dispositivo.
3. Assunto: Live – Química Aplicada e Biotecnologia: Projetos e culminâncias – 3ª Série do Ensino Médio
Na próxima terça-feira (02/09), às 10h00, teremos a live dos componentes Química Aplicada e Biotecnologia, com foco nos Projetos e culminâncias do bimestre.
Contamos com a participação de vocês e reforçamos que a gravação da live e o material utilizado ficarão disponíveis posteriormente no repositório (CMSP) para consulta.
4. Assunto: Plataforma de Leitura – Fluência Leitora
Comunicamos que não será realizada a aplicação do 2º teste de fluência leitora para os estudantes do 6º ano.
Dessa forma, as unidades escolares poderão avaliar suas ações a partir dos resultados obtidos no 1º teste, considerando as orientações e sugestões encaminhadas no COMUNICADO URELIM de 15.08.2025.
5. Assunto: Plataforma de Leitura – Conexão Leitora e a Semana Estadual do Livro e de Incentivo à Leitura e à Escrita
Lei nº 18.179, de 21/08/2025 https://doe.sp.gov.br/executivo/leis/lei-n-18179-de-21-de-agosto-de-2025- 202508221152101287603
A Semana Estadual do Livro e de Incentivo à Leitura e à Escrita é mais do que uma celebração, Período: 8 a 15 de setembro: é um convite à transformação. Neste período, escolas, bibliotecas e instituições educacionais têm a oportunidade de colocar o livro, a leitura e a escrita no centro das experiências formativas, promovendo ações que despertam o prazer de ler, o poder de imaginar e a força de narrar. Para apoiá-los nesta ação, a Equipe de Plataforma Educacionais preparou algumas indicações a partir do Projeto “Conexão Leitora da Plataforma a Sala de Aula” e do acervo disponível no “Leia SP”.
Conceição Evaristo: escrevivência como resistência e afeto
O vídeo da Live com a escritora Conceição Evaristo, que ocorreu dia 20 de agosto de 2020, nos possibilita mergulhar nos bastidores de suas criações, conhecer os caminhos do seu processo criativo e refletir sobre como suas histórias dialogam com os acervos das Plataformas Digitais de Leitura — aproximando a autora dos leitores em sala de aula.
Seu conceito de escrevivência — a escrita que nasce da vivência — revela como a oralidade, os saberes populares e a ancestralidade moldam sua linguagem. Ao entrelaçar o íntimo com o coletivo, Evaristo nos mostra que a literatura pode ser ao mesmo tempo denúncia social e gesto de afeto.
Para promover atividades que coloquem o livro, a leitura e a escrita em destaque, sugerimos a partir da conversa com a escritora Conceição Evaristo, as seguintes atividades:
“Minha História merece ser contada” – Promova rodas de conversa com os estudantes sobre suas próprias escrevivências. Incentive a escrita de textos que partam da experiência pessoal que dialoguem com o mundo ao redor
“ Que injustiças aparecem na história e como elas se conectam com o mundo atual?”, “Como a autora transforma dor e denúncia social em beleza poética?” – A partir de um dos contos da obra os estudantes respondem algumas perguntas provocativas.
Acesse a live aqui: https://www.youtube.com/live/mTbiaS9AXFQ
Veja algumas fotos do dia da Live:
Autores falam aos educadores:
Assista ao vídeo que o escritor Daniel Munduruku, gravou especialmente para essa semana, compartilhando uma mensagem aos professores e PECs, destacando a importância de seus livros serem indicados como um importante recurso literário.
No acervo do LeiaSP, está disponível “O Karaiba”, livro indicado para o plano de aula de Redação e Leitura
O Karaíba, de Daniel Munduruku, convida à valorização das culturas indígenas e à reflexão sobre identidade, território e ancestralidade. Uma leitura essencial para fortalecer o respeito à diversidade.
Acesse o vídeo aqui: https://bit.ly/4oRBmRF
6. Assunto: Plataforma Start By Alura – Acompanhamento do BI e Avaliação da Unidade
Conforme disposto no escopo e sequência das disciplinas Tecnologia e Inovação (6º ao 9º ano) e Programação (Itinerário Formativo de Exatas – 2ª e 3ª séries), que utilizam a Plataforma Start By Alura, as avaliações de unidade acontecerão entre os dias 08 e 12 de setembro.
A avaliação bimestral de unidade tem como objetivos:
· Medir a proficiência em habilidades da BNCC relacionadas à computação;
· Avaliar conteúdos-chave, como lógica computacional, sintaxe e resolução de problemas, buscando alinhar as competências e os conteúdos trabalhados na plataforma com padrões avaliativos amplamente reconhecidos;
· Permitir que os professores adaptem estratégias de ensino com base em evidências reais de desempenho;
· Validar o aprendizado ao longo das aulas/unidades, conectando conhecimentos práticos e teóricos.
A aplicação das avaliações é essencial para preparar os estudantes para um bom desempenho na Prova Paulista.
Esclarecemos, ainda, que o acompanhamento da Plataforma Start By Alura por meio do Painel Escola Total deve levar em consideração que, nas aulas destinadas à aplicação da avaliação, os exercícios regulares das unidades e aulas não serão realizados. Consequentemente, haverá impacto em nosso BI, o qual é esperado e deve ser interpretado com base no painel de gestão da Start By Alura, observando a adesão a avaliação da unidade.
Para maiores esclarecimentos sobre a Avaliação de Unidade, solicitamos a consulta ao Documento Orientativo.
7. Assunto: Plataforma Start By Alura – Disponibilização da LURI para alunos do Ensino Médio
Visando aprimorar a experiência de aprendizagem de nossos estudantes, disponibilizaremos a LURI, inteligência artificial da Start By Alura, para os alunos do Ensino Médio (Itinerário Formativo de Exatas – 2ª e 3ª séries)
A LURI utiliza tecnologia baseada nos modelos de inteligência artificial mais avançados e reúne o conhecimento de milhares de professores. Dessa forma, contribui para enriquecer a aprendizagem dos estudantes e potencializar o trabalho docente, possibilitando:
· aprofundamento no conteúdo;
· personalização da aprendizagem;
· otimização do tempo do(a) professor(a).
Os alunos poderão usar a LURI durante as aulas a partir do início de setembro, sendo bloqueada durante os períodos de avaliação, e os professores podem conferir no planejamento de aula da semana 22 a 26 de setembro mais informações sobre como usar essa ferramenta.
8. Assunto: Nova página no ar: Planejamento de Aula no AVA-EFAPE
Público-alvo: Professores e Coordenadores de Gestão Pedagógica.
Informações: Já está disponível uma página especial no site da EFAPE para apoiar os docentes na utilização do Planejamento de Aula no AVA-EFAPE. O espaço reúne, de forma clara e interativa, todas as orientações sobre:
● O que é o Planejamento de Aula;
● Como acessá-lo e registrá-lo;
● Etapas que o compõem;
● Possibilidades de integração à rotina docente nos momentos de ATPL ou APD.
O conteúdo foi elaborado para fortalecer a autonomia dos professores, oferecendo um passo a passo completo que favorece a intencionalidade pedagógica e o alcance dos objetivos de aprendizagem. Acesse em: https://efape.educacao.sp.gov.br/planejamentodeaula/
9. Assunto: Curso Alfabetiza Juntos SP Público-alvo: Quadro do Magistério (QM)
Datas: A partir de 29/08/2025
Informações: O período de inscrições para os Cursos Alfabetiza Juntos SP – 1º e 2º Ano e Alfabetiza Juntos SP – 3º ao 5º Ano inicia dia 29/08/2025 e finaliza no dia 27/11/2025 e deve ser realizado pelo link https://efape.educacao.sp.gov.br > Cardápio Formativo. Trata-se de um curso a distância (EaD), via AVA EFAPE, com carga horária de 60 horas.
10. Assunto: Planejamento de Aula: Coordenação Pedagógica
Público-alvo: Coordenação Pedagógica
Datas: A partir da semana do dia 28/08
Informações: A EFAPE passa a ofertar, quinzenalmente, o Planejamento de Aula: Coordenação Pedagógica, ação formativa destinada aos Coordenadores de Gestão Pedagógica das escolas estaduais. O objetivo é fortalecer a integração entre as formações promovidas pela EFAPE e aquelas realizadas localmente (ATPC), promovendo maior coerência entre os momentos formativos e as práticas pedagógicas desenvolvidas na escola.
A participação nesta ação não é contabilizada no BI – Escola Total.
11. Assunto: Clube de Leitura Gato Preto de setembro – A queda do céu: Palavras de um xamã yanomami – Inscrições abertas!
Público-alvo: todos os servidores da SEDUC-SP.
Datas: Inscrições até 15/09
Encontro remoto: 18/09
Live 25/09/2025, das 15h às 16h30
Informações: Para a edição de setembro, o Clube de Leitura Gato Preto irá discutir a obra A queda do céu: palavras de um xamã yanomami, de Davi Kopenawa e Bruce Albert. Os interessados em participar devem realizar a inscrição até o dia 15/09, por meio do link: https://forms.gle/vQscopkc4YVxLnzo7
12. Assunto: Exposição “Metodologias Ativas”, na biblioteca da EFAPE
Público-alvo: todos os servidores da SEDUC-SP
Informações: Está em cartaz na biblioteca da Divisão Centro de Referência em Educação Mario Covas, na EFAPE, a exposição “Metodologias Ativas”, que reúne livros dedicados a temas como resolução de problemas, pensamento crítico, trabalho em equipe, protagonismo e construção de conhecimento.
Entre os títulos em destaque estão Aula Nota 10, Design Instrucional, Ensino Híbrido, Mentalidades Matemáticas na Sala de Aula, Tecnologias para Transformar a Educação, entre outros.
Todos os exemplares estão disponíveis para consulta e empréstimo aos servidores da SEDUC-SP. Mais informações pelo e-mail: bibliotecacre@educacao.sp.gov.br.
13. Assunto: Programação – Orgulho Nerd SP com programação gratuita no Parque Ibirapuera
Solicitamos ampla divulgação.
O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, promove o Orgulho Nerd SP 2025, evento recheado de cultura pop, tecnologia, música, games e muita diversão. Toda a programação é gratuita e acontece nos dias 13 e 14 de setembro, das 10h às 20h, no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque Ibirapuera. O evento conta com gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA). “O Orgulho Nerd SP foi um sucesso no ano passado, por isso, neste ano ampliamos e agora temos dois dias de evento com uma programação cheia de novidades. Reforçamos nosso compromisso com a política pública voltada para a cultura pop, que é uma grande indústria com muito potencial”, destacou Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Entre as atrações, destaque para a Praça Gamer, com 20 estações de PS5 e lançamento do novo Astro Bot; a Praça Diversão Offline, com jogos de tabuleiro, RPG, card games e muito mais; sessões de cinema; espaços para encontros de fãs, concurso de cosplay, exposição de action figures muita música com temas de animes e tokusatsu.
SERVIÇO DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS – SEAFIN
Fone: 3404-2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br
Seção de Compras e Serviços – SECOMSE
Fone: 3404-2942 / 2945 / 2948 (Tatiana) – delimncs@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Contratos de Limpeza e Vigilância
Reforçando o Comunicado Externo SUCOR/DIISE-2025 – Nº 218, lembramos que todas as ocorrências referentes aos contratos de LIMPEZA e VIGILÂNCIA devem ser registradas exclusivamente no PORTAL DE ATENDIMENTO.
Acesso ao sistema:
• Link direto: atendimento.educacao.sp.gov.br
• Pela Secretaria Escolar Digital (SED), botão “Fale com a SEDUC”
Para auxiliar no uso, segue em anexo o Manual de Utilização do Sistema.
Registre imediatamente situações como:
• Ausência total de profissional;
• Comportamento inadequado;
• Problemas em equipamentos, insumos ou EPI’s;
• Irregularidades em salários/benefícios (informar nomes dos funcionários);
• Quadro de pessoal incompleto;
• Baixa qualidade dos serviços.
Como abrir o chamado:
1. Selecione o assunto (Limpeza ou Vigilância – Serviços Terceirizados);
2. Escolha a categoria (problema) e a subcategoria (empresa);
3. Descreva o ocorrido com detalhes, inclusive não esquecer de mencionar o nome da unidade escolar ;
4. Anexe documentos, se houver.
Acesso ao sistema:
• Link direto: atendimento.educacao.sp.gov.br
• Pela Secretaria Escolar Digital (SED), botão “Fale com a SEDUC”
Para auxiliar no uso, segue em anexo o Manual de Utilização do Sistema.
Registre imediatamente situações como:
• Ausência total de profissional;
• Comportamento inadequado;
• Problemas em equipamentos, insumos ou EPI’s;
• Irregularidades em salários/benefícios (informar nomes dos funcionários);
• Quadro de pessoal incompleto;
• Baixa qualidade dos serviços.
Como abrir o chamado:
1. Selecione o assunto (Limpeza ou Vigilância – Serviços Terceirizados);
2. Escolha a categoria (problema) e a subcategoria (empresa);
3. Descreva o ocorrido com detalhes, inclusive não esquecer de mencionar o nome da unidade escolar ;
4. Anexe documentos, se houver.
MANUAL DE ABERTURA DE CHAMADO
Importante:
• Cada ocorrência gera um número de chamado (SEE-0000000-XXXX), que será a única referência de acompanhamento;
• Não será necessário envio de e-mails adicionais, todas as tratativas ficam registradas no sistema.
• Não será necessário envio de e-mails adicionais, todas as tratativas ficam registradas no sistema.
• Orientamos que assuntos que estejam fora do escopo de fiscalização dos contratos que sejam encaminhados por e-mail pontualmente.
2. Assunto: Fiscalização de Limpeza
Sobre a fiscalização mensal de limpeza, as notificações referentes a avaliações mensais em atraso devem ser desconsideradas pelas escolas neste momento, não sendo necessário realizar as avaliações dos meses anteriores.
O sistema passará por atualização, o que eliminará essas notificações.
3. Assunto: Alimentação Escolar – Semana do Nutricionista 2025
A Coordenadoria de Alimentação Escolar da Diretoria de Infraestrutura e Serviços Escolares – COALE/DIISE, no uso de suas atribuições, comunica às Diretorias de Ensino sobre a SEMANA DO NUTRICIONISTA 2025, em homenagem ao Dia do Nutricionista, comemorado em 31 de agosto.
De 02/09 a 05/09, será promovida uma semana especial com lives e atividades formativas voltadas à valorização dos nutricionistas e demais profissionais da Secretaria de Educação que atuam na alimentação escolar. Será um momento para compartilhamento de saberes nas áreas de alimentação, cultura alimentar, sustentabilidade e saúde integral.
As transmissões ocorrerão por meio de reuniões via Microsoft Teams, conforme cronograma abaixo: Programação SEMANA DO NUTRICIONISTA 2025
• Terça-feira (02/09 às 10h) – Alimentos Regionais e Valorização da Cultura Alimentar, com a nutricionista Jane Glebia
Link da live:
• Quarta-feira (03/09 às 10h) – Projeto CCD Circula: Educação Ambiental e Sustentabilidade, com a pesquisadora Amanda Domingos Maia (ITAL)
Link da live:
• Quinta-feira (04/09 às 10h) – Nutrição e Adolescência, com a nutricionista Ana Laura Amorim
Link da live:
• Sexta-feira (05/09 às 10h) – Aromaterapia & Saúde Integral, com a nutricionista Bianca Fidelis.
Link da live:
Destaques das Lives
Alimentos Regionais e Valorização da Cultura Alimentar, com Jane Glebia
Jane Glebia é paraense, Mestre em Ciências da Saúde, Nutricionista, Chef de cozinha com especialização em Cozinha Brasileira e Ativista dos movimentos da gastronomia amazônica. Idealizadora e mantenedora do Instituto Laurinda Amazônia, na Vila de Mangabeira-PA. Defende e divulga os pilares da tradição e ancestralidade de cozinhas regionais, com valorização de ingredientes locais e dos pequenos agricultores. Usa a gastronomia como ferramenta para apresentar uma cozinha tradicional, criativa, afetiva e inclusiva.
Projeto CCD Circula: Educação Ambiental e Sustentabilidade, com Amanda Domingos Maia
Amanda Maia é pesquisadora na área de tecnologia de embalagens e tem atuado no projeto CCD Circula, realizado em escolas estaduais de São Paulo. Nessa conversa, ela abordará temas como educação ambiental, sustentabilidade de embalagens, reciclagem e seus impactos na alimentação escolar.
Nutrição e Adolescência, com Ana Laura Amorim
Ana Laura Amorim é nutricionista especializada na área da nutrição materno infantil. Nessa conversa, ela vai abordar os impactos da pressão estética nas escolhas alimentares dos adolescentes . Ela discutirá sobre os riscos de dietas influenciadas por padrões irreais e como a alimentação escolar pode contribuir para a formação de hábitos alimentares saudáveis, a valorização do autocuidado e a promoção de uma relação equilibrada com a comida.
Aromaterapia e Saúde Integral, com Bianca Fidelis
Bianca Fidelis é Nutricionista e tem se aprofundado em estudos na área de Aromaterapia, trazendo reflexões sobre como os óleos essenciais podem contribuir para o cuidado integral à saúde e ao bem-estar. Uma semana para aprender, celebrar e se conectar com os saberes da nutrição!
SERVIÇO DE PESSOAS – SEPES
Fone: 2904-2961 (Aline) – delim@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Ginástica Laboral – Agosto Video 2
Conforme o Comunicado Externo Conjunto Subsecretaria/CGRH – 2025 – Nº 024, publicado no Boletim Nº 04 de 31 de janeiro de 2025, disponibilizamos o link das aulas de Ginástica Laboral.
Para o sucesso do projeto, é fundamental que cada Unidade Escolar tenha um responsável para gerenciar e reproduzir os vídeos em suas respectivas unidades. Caso a unidade disponha de um profissional de Educação Física, este poderá ministrar as atividades diretamente, sem necessidade do vídeo.
Cada unidade tem autonomia para definir o melhor dia, horário e frequência semanal, sendo, no mínimo, uma vez por semana.
Solicitamos que registrem a realização do projeto e nos enviem fotos ou vídeos para incentivarmos a prática para o e-mail delimcrh@educacao.sp.gov.br.
2. Assunto: Recadastramento IAMSPE
Informamos que a partir de 01/09/2025 ocorrerá o Recadastramento para usuários IAMSPE – obrigatório para servidores ativos, conforme RESOLUÇÃO CONJUNTA SGGD E IAMSPE Nº 01, DE 11- 08-2025 (Anexo III). Solicitamos a ampla divulgação do material em anexo IV. Encaminhamos ainda, o link da reunião para auxiliar: https://www.youtube.com/live/uNPBQfcVf90
3. Assunto: Visitas Técnicas – Setembro
Comunicamos que, após a conclusão do processo licitatório, foi contratada uma nova empresa para dar continuidade às ações do SESMT. Dentre as atividades previstas, destacam-se as visitas técnicas para levantamento das condições ambientais de trabalho e a elaboração dos laudos técnicos — PGR, PCMSO e LTCAT — atualmente vencidos. A visita à sua unidade está agendada para esse mês, conforme tabela abaixo.
Nesse sentido, a SEDUC encaminhará mensalmente ao Serviço de Pessoas – SEPES das Unidades Regionais de Ensino e às unidades escolares, conforme cronograma de execução, a relação das escolas que receberão visita técnica, bem como os nomes dos profissionais responsáveis. Os técnicos designados deverão estar uniformizados e devidamente identificados com crachá.
No dia da visita, é imprescindível que um servidor da unidade escolar esteja disponível para acompanhar a equipe técnica.
LOTE
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TURMA
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VISITA
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DE
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Nome da Escola
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LOTE 2
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2
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01/09/2025
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D.E.REG. LIMEIRA
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EE ANTONIO DE QUEIROZ PROFESSOR
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LOTE 2
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2
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01/09/2025
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D.E.REG. LIMEIRA
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EE ANTONIO PERCHES LORDELLO PROFESSOR
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LOTE 2
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2
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02/09/2025
|
D.E.REG. LIMEIRA
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EE ARLINDO SILVESTRE PROFESSOR
|
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LOTE 2
|
2
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02/09/2025
|
D.E.REG. LIMEIRA
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EE ARY LEITE PEREIRA PROFESSOR
|
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LOTE 2
|
2
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03/09/2025
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D.E.REG. LIMEIRA
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EE ATALIBA PIRES DO AMARAL PROFESSOR
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LOTE 2
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2
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03/09/2025
|
D.E.REG. LIMEIRA
|
EE BARAO DE PIRACICABA
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LOTE 2
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2
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04/09/2025
|
D.E.REG. LIMEIRA
|
EE BRASIL
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LOTE 2
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2
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04/09/2025
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D.E.REG. LIMEIRA
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EE CAROLINA ARRUDA VASCONCELLOS PROFESSORA
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LOTE 2
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2
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05/09/2025
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D.E.REG. LIMEIRA
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EE CAROLINA AUGUSTA SERAPHIM PROFESSORA
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LOTE 2
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2
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05/09/2025
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D.E.REG. LIMEIRA
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EE CASTELLO BRANCO
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LOTE 2
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2
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08/09/2025
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D.E.REG. LIMEIRA
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EE CENTRO DE ATEND SOCIOEDUC AO ADOLESCENTE LIMEIRA CI
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LOTE 2
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2
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08/09/2025
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D.E.REG. LIMEIRA
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EE DELCIO BACCARO PROFESSOR
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LOTE 2
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2
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09/09/2025
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D.E.REG. LIMEIRA
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EE ELY DE ALMEIDA CAMPOS PROFESSOR
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LOTE 2
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2
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09/09/2025
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D.E.REG. LIMEIRA
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EE GABRIEL POZZI PROFESSOR
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LOTE 2
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2
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10/09/2025
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D.E.REG. LIMEIRA
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EE GUSTAVO PECCININI
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LOTE 2
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2
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10/09/2025
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D.E.REG. LIMEIRA
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EE HELOISA LEMENHE MARASCA PROFESSORA
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LOTE 2
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2
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11/09/2025
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D.E.REG. LIMEIRA
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EE IDILIO JOSE SOARES DOM
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LOTE 2
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2
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11/09/2025
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D.E.REG. LIMEIRA
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EE JANUARIO SYLVIO PEZZOTTI PROFESSOR
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LOTE 2
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2
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12/09/2025
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D.E.REG. LIMEIRA
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EE JARDIM PAINEIRAS
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LOTE 2
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2
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12/09/2025
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D.E.REG. LIMEIRA
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EE JOAO BAPTISTA NEGRAO FILHO PROFESSOR
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LOTE 2
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2
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15/09/2025
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D.E.REG. LIMEIRA
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EE JOAO BATISTA LEME PROFESSOR
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LOTE 2
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2
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15/09/2025
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D.E.REG. LIMEIRA
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EE JOAQUIM RIBEIRO
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LOTE 2
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2
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16/09/2025
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D.E.REG. LIMEIRA
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EE JOAQUIM SALLES CORONEL
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LOTE 2
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2
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16/09/2025
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D.E.REG. LIMEIRA
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EE JOSE FERRAZ SAMPAIO PENTEADO PROFESSOR
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LOTE 2
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2
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17/09/2025
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D.E.REG. LIMEIRA
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EE JOSE MARCILIANO DA COSTA JUNIOR PROFESSOR
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LOTE 2
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2
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17/09/2025
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D.E.REG. LIMEIRA
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EE LAZARO DUARTE DO PATEO PROFESSOR
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LOTE 2
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2
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18/09/2025
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D.E.REG. LIMEIRA
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EE LEONTINA SILVA BUSCH PROFESSORA
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LOTE 2
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2
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18/09/2025
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D.E.REG. LIMEIRA
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EE LEOVEGILDO CHAGAS SANTOS PROFESSOR
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LOTE 2
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2
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19/09/2025
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D.E.REG. LIMEIRA
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EE LUIGINO BURIGOTTO
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LOTE 2
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2
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19/09/2025
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D.E.REG. LIMEIRA
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EE MANUEL ALVES CONEGO
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LOTE 2
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2
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22/09/2025
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D.E.REG. LIMEIRA
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EE MARGARIDA PAROLI SOARES PROFESSORA
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LOTE 2
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2
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22/09/2025
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D.E.REG. LIMEIRA
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EE MARIA APARECIDA SOARES DE LUCCA PROFESSORA
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LOTE 2
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2
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23/09/2025
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D.E.REG. LIMEIRA
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EE MARIA DE SANTO INOCENCIO LIMA IRMA
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LOTE 2
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2
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23/09/2025
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D.E.REG. LIMEIRA
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EE MARIA GERTRUDES CARDOSO REBELLO IRMA
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LOTE 2
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2
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24/09/2025
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D.E.REG. LIMEIRA
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EE OCTAVIO PIMENTA REIS
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LOTE 2
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2
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24/09/2025
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D.E.REG. LIMEIRA
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EE OSCAR DE ALMEIDA PROFESSOR
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LOTE 2
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2
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25/09/2025
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D.E.REG. LIMEIRA
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EE PAULO CHAVES PROFESSOR
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LOTE 2
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2
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25/09/2025
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D.E.REG. LIMEIRA
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EE RUTH RAMOS CAPPI PROFESSORA
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LOTE 2
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2
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26/09/2025
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D.E.REG. LIMEIRA
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EE TARCISIO ARIOVALDO AMARAL DOM
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LOTE 2
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2
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26/09/2025
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D.E.REG. LIMEIRA
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EE WILLIAM SILVA PROFESSOR
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LOTE
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Nome
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Cargo
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Nº MTE
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CPF
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LOTE 2
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Mateus Batista da Silva
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Técnico de Segurança do Trabalho
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SP/31335.0
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421.286.828-86
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LOTE 2
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Maik Vitor Barros Cardoso
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Técnico de Segurança do Trabalho
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SP/013369.3
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443.035.638-62
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LOTE 2
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Camila Andrade da Silva Bragança
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Técnico de Segurança do Trabalho
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SP/013012.7
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446.517.688/06
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Seção de Administração de Pessoal – SEAPE
Fone: 2968 /2992 / 2990 / 2967 / 5814 (Ana Claudia) – delimnap@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Orientações – Avaliação de Capacidade Laboral (ACL) aos Contratado nos termos da LC 1093/2009
Senhores Diretores e Gerentes da Unidades Escolares,
Retransmitimos a orientação encaminhada no Divisão de Saúde Ocupacional – DSOC/Coordenadoria de Gestão Funcional – COGEF/Diretoria de Pessoas – DIPES/Subsecretaria de Gestão Corporativa – SUCOR:
A partir de 01/09, passa a vigorar as orientações referentes à Avaliação de Capacidade Laboral (ACL), aplicáveis:
● aos servidores contratados na Categoria O (Agente de Organização Escolar e docentes) e;
● aos comissionados puros, impossibilitados de exercer suas atividades saúde.
A ACL tem como finalidade verificar possíveis doenças relacionadas ao desempenho da função e adotar medidas preventivas. Para isso, o servidor deverá, mediante apresentação de atestado médico, passar por avaliação com o médico do trabalho, conforme descrito abaixo:
Orientações sobre Afastamentos
● Atestados médicos e odontológicos entre 2 a 15 dias → obrigatória a Avaliação de Capacidade Laboral pelo médico do trabalho:
○ 2 a 3 dias de afastamentos → consulta online;
○ A partir de 4 dias → consulta presencial.
O servidor é responsável pelo agendamento da ACL, que deve ser feito imediatamente após o recebimento do atestado, por meio do site da Ambiental: Agendamento ACL – Ambiental QVT https://sistemas.ambientalqvt.com.br/seduc/#/acl
Para apoio ao procedimento, está disponível o Manual de Agendamento anexo V e FAQ (anexo VI ).
Após a consulta, será emitido documento com a seguinte classificação:
● Concede:
– O médico concede o afastamento e informará a quantidade de dias, podendo coincidir com o atestado inicial, ser superior ou inferior.
– Se o afastamento for superior a 15 dias, será indicado o encaminhamento ao INSS.
– Caso identifique comprometimento funcional que demande avaliação de especialista, o médico dará o direcionamento necessário.
● Não concede
– O médico é contrário ao afastamento, não corroborando com a necessidade apresentada no atestado médico assistente.
Atestados acima de 15 dias devem ser encaminhados diretamente ao INSS, sem necessidade de agendamento da ACL.
Importante: servidores da Categoria O que acumulam cargo efetivo na rede estadual e comissionados que também possuam cargo efetivo não realizam a ACL, prevalecendo nesses casos a decisão do DPME.
● Fluxo de informações
● O parecer da ACL será enviado aos responsáveis pelo processo de publicação (unidade escolar), bem como ao próprio servidor.
● O servidor é responsável pelo envio do parecer emitido pela Ambiental ao sistema SOU.SP.GOV.BR.
Para fins de publicação, somente será aceito o documento emitido pela Ambiental (parecer da ACL). O atestado médico assistente não será considerado válido.
Reforçamos que essas orientações terão início em 01/09.
Observação importante
Durante a avaliação, o médico do trabalho poderá concordar ou discordar do afastamento indicado no atestado médico assistente, podendo inclusive aumentar ou reduzir o número de dias de afastamentos inicialmente sugeridos.
Contamos com a colaboração de todos para o cumprimento das orientações.
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2. Assunto: Designação PEI
Encaminhamos no anexo VII a ata de atribuição de escolha PEI ocorrida em 29/08/2025.
Solicitamos que as unidades escolares verifiquem a listagem e providenciem o envio de documentação de designação dos servidores.
Atenciosamente,
Gilssara Cavalcanti de Lima Bandeira
Coordenador Geral