COMUNICADO URELIM DE 24.09.2025
DIRIGENTE/ GABINETE
Fone: 3404-2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
Fone: 3404-2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br
Fone: 3404-2964 (Vera) – delimat@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Edital – CGPG – E.E. Irmã Maria Gertrudes Cardoso Rebello
A E.E. Irmã Maria Gertrudes Cardoso Rebello nos termos da Resolução SEDUC nº 52, de 29-06-2022, torna pública a abertura do período de recebimento de propostas de trabalho e realização de entrevistas para docentes interessados em exercer junto à esta Unidade Escolar a função gratificada Coordenador de Gestão Pedagógica – CGPG. Segue edital enviado pela Unidade Escolar, anexo I.
2. Assunto: Convite especial: Concurso de Fotografia “Palácio dos Campos Elíseos e Direitos Humanos”
Prezado(a), Servidor(a),
Em celebração ao Dia Nacional dos Direitos Humanos, a Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), por meio da Coordenadoria Geral de Cidadania e Direitos Humanos (CGCDH), convida fotógrafos profissionais, amadores, estudantes e interessados em cultura e memória a participar do Concurso de Fotografia “Palácio dos Campos Elíseos e Direitos Humanos”.
Essa iniciativa valoriza diferentes olhares sobre o Palácio dos Campos Elíseos, sede da SJC e patrimônio histórico do século XIX, retratando sua relação simbólica com os direitos humanos, a dignidade, a inclusão e a cidadania.
“O concurso surge como uma ação de valorização desse patrimônio, promovendo o olhar sensível e crítico da sociedade sobre os vínculos entre arquitetura, memória e direitos”, destaca Maísa Costa, coordenadora da CGCDH. nscrições abertas!
As inscrições estão abertas até 30 de setembro e podem ser feitas pelo site.
Participe e ajude a fortalecer o diálogo entre arquitetura, memória e direitos humanos!
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE LIM
Fone: 3404-2970/3404-2971 – delim@educacao.sp.gov.br
1.Assunto: Alteração da data do conselho de classe/série/ano.
Prezadas equipes gestoras,
Considerando que o período de repescagem de aplicação da Prova Paulista se estenderá até o dia 26/09/2025 (sexta-feira), objetivando garantir a participação de todos os estudantes, assim como, de que a nota da referida avaliação seja utilizada no fechamento das sínteses do bimestre, e conforme Comunicado Externo SUPED/SUPLAN n° 232/2025, que prevê a alteração de prazo para digitação das notas do 3° Bimestre, a fim de dirimir dúvidas e padronizar procedimentos a serem adotados pelas unidades escolares jurisdicionadas à URELIM, orientamos o que segue:
1) Digitação de notas no módulo diário de classe (Sala do Futuro) – Professores: de 07 a 17/10/2025;
2) Gestão Escolar: de 21 a 31/10/202;
3) Conselho de Classe/série/ano anteriormente previsto para ocorrer em 30/09/2025 (terça-feira): Nova data de realização em 10/10/2025(sexta-feira);
Nesse sentido, as unidades escolares deverão realizar a alteração do calendário escolar na Secretaria Escolar Digital – SED, iniciando um novo fluxo de homologação, a saber: Unidade altera calendário com nova data do conselho (10/10/2025), Supervisor de Ensino ratifica e Coordenadora Geral homologa.
· Prazo para alteração do calendário na SED: até 26/09/2025
Em tempo, salientamos que a nova data do Conselho de Classe deve ser considerada como dia letivo.
2. Assunto: INSCRIÇÃO / SELEÇÃO DE FISCAIS – SARESP 2025
A Fundação VUNESP selecionará Fiscais para atuarem nas escolas estaduais, municipais, técnicas e particulares do Estado de São Paulo, durante a aplicação das provas do SARESP 2025.
– Requisitos
Escolaridade em nível de graduação, em qualquer área de formação, ou estar cursando o último ano da faculdade.
Não possuir vínculo de trabalho, de qualquer natureza, com as redes de ensino do Estado de São Paulo.
Dispor de endereço eletrônico para fins de comunicação com as equipes de coordenação e acesso a computador com conexão à Internet.
Possuir conta corrente bancária em seu nome.
Possuir nº de telefone celular para contato com as equipes de coordenação.
Estar cadastrado no Portal do colaborador da VUNESP (https://colaborador.vunesp.com.br/), informando os dados pessoais, o nº do PIS/PASEP/NIT, e os dados bancários.
Estar com seus dados cadastrais regulares no e-social.
2. – Atividades
Participar, obrigatoriamente, de capacitação oferecida pelo Agente Vunesp.
Ser o elo entre a escola, a Diretoria de Ensino, a Secretaria Municipal-Polo e a Vunesp.
Retomar, com os Aplicadores, em conjunto com o Diretor de Escola, os procedimentos básicos de avaliação, no horário que antecede ao da aplicação das provas.
Verificar, nas escolas, se as aplicações das provas estão ocorrendo de maneira padronizada.
Preencher o Formulário do Fiscal, de acordo com as orientações estabelecidas no treinamento.
3. – Inscrições
A inscrição deverá ser realizada pela internet de a partir de 22 de setembro de 2025, pelo SIS – Sistema Integrado do SARESP, conforme as instruções a seguir:
Endereço: sis.vunesp.com.br
Assinalar a opção de local de trabalho (município, Diretoria de Ensino, escola) e outros dados necessários para sua alocação.
Concluir e enviar eletronicamente a inscrição.
4. – Seleção
A seleção e a alocação serão realizadas pela equipe da Fundação VUNESP.
O candidato selecionado e alocado será informado por meio de seu endereço eletrônico, a partir de 10 de outubro de 2025.
O candidato deverá acessar o SIS – Sistema Integrado Saresp para a verificação de sua situação cadastral junto à VUNESP, e na tela inicial obter data e local de realização da Reunião de Treinamento.
5. – Desenvolvimento das atividades
Treinamento: até 25 de outubro de 2025 (local, data e horário serão divulgados, oportunamente, pelo SIS).
Aplicação 2º e 5º ano EF – 18/11/2025
Aplicação das Provas digitais do SARESP 2025
6º ano EF – 28/11 e 01/12/2025
7º ano EF – 26 e 27/11/2025
8º ano EF – 24 e 25/11/2025
9º ano EF – 17 e 18/11/2025
IF 2ª séries – 10/11/2025
IF 3ª séries – 03/11/2025
Aplicação Ensino Médio
3ª série – 04 e 05/11/2025
2ª séries – 11 e 12/11/2025
1ª séries – 06 e 07/11/2025
6. – Ajuda de Custo
R$67,00 (sessenta e cinco reais) por período de trabalho, sendo que um Fiscal poderá trabalhar até 41 períodos.
Ajuda transporte quando houver deslocamento de município para participação de treinamento.
O pagamento da ajuda de transporte (somente da reunião de treinamento) e o valor do(s) período (s) trabalhado será creditado em conta corrente no 5º dia útil de janeiro de 2026.
Contato com a Fundação VUNESP para esclarecimento de dúvidas, pelo telefone: (11)3874-6300 ou pelo endereço eletrônico: infosaresp@vunesp.com.br.
EQUIPE DE ESPECIALISTAS EM CURRÍCULO – EEC
Fone: 3404-2955 (Viviana) – delimnpe@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Grêmio Estudantil na SED
Prezados(as), gestores ponto focal do Grêmio Estudantil nas Unidades Escolares.
A Equipe Central de Articulação dos Grêmios Estudantis Paulista informa o funcionamento do Portal do Grêmio Estudantil na SED, ferramenta essencial para a gestão, transparência e fortalecimento da atuação dos Grêmios nas escolas.
Procedimentos:
O diretor ou vice-diretor da escola deve realizar o vínculo dos estudantes coordenadores, comissões,
representantes e líderes de turma do Grêmio na SED;
Após o vínculo, os estudantes coordenadores terão acesso às telas específicas do Grêmio, podendo:
Cadastrar o Estatuto;
Registrar Atas;
Retirar certificado;
Inserir Ações realizadas.
Essas informações irão compor os indicadores oficiais do Grêmio Estudantil, assegurando maior visibilidade e acompanhamento das atividades em toda a rede.
O uso adequado do Portal na SED:
• Garante transparência e credibilidade das ações dos Grêmios;
• Permite o acompanhamento em nível regional e estadual;
• Fortalece a representatividade estudantil dentro da escola e em toda a rede.
Contamos com a colaboração dos gestores pontos focais para que todas as escolas
possam utilizar plenamente essa ferramenta e fortalecer a atuação do Grêmio Estudantil Paulista.
SERVIÇO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E TECNOLOGIA – SEINTEC
Fone: 3404-5816 / 2953 (Tiago) – delimnit@educacao.sp.gov.br
1-Assunto: Reunião com os PROATIS
Amanhã, dia 25/09 (quinta-feira) às 9h30, haverá uma reunião com os PROATIS que puderem participar, por meio da plataforma Teams:
https://teams.microsoft.com/dl/launcher/launcher.html?url=%2F_%23%2Fl%2Fmeetup-join%2F19%3Ameeting_YmU5ZDM4ZmUtY2RkMS00NzkxLTkwZDktOGU4ODhkZjQ4ZmE3%40thread.v2%2F0%3Fcontext%3D%257b%2522Tid%2522%253a%252216b87798-4517-442c-9200-ce1cca93259c%2522%252c%2522Oid%2522%253a%2522badce4ab-c1ae-4874-82bd-3c37395fd554%2522%257d%26anon%3Dtrue&type=meetup-join&deeplinkId=31513842-3fe2-4f44-8573-11e7fbc4dcc7&directDl=true&msLaunch=true&enableMobilePage=true&suppressPrompt=true
Assunto da reunião: Avaliações externas e outros
Anexo I – Edictal – CGPG E E Maria Gertrudes Cardoso Rebello Irma.docx
Atenciosamente,
Gilssara Cavalcanti de Lima Bandeira
Coordenadora Geral