COMUNICADO URELIM DE 19.09.2025

COMUNICADO URELIM DE 19.09.2025
 
COORDENADORA/ GABINETE
Fone: 3404-2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
Fone: 3404-2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br
Fone: 3404-2964 (Vera) – delimat@educacao.sp.gov.br
  1. Assunto: Processo Seletivo prontos pro Mundo
Prezado(a), Servidor(a),
O Programa Prontos pro Mundo, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, está com processo seletivo aberto para a composição de sua Equipe Técnica, com uma vaga para profissionais do Quadro do Magistério, em regime de dedicação exclusiva.
Inscrições: 12/09/2025 a 13/10/2025
Participe do Processo Seletivo!
Local de atuação: Praça da República, 53 – São Paulo/SP
Jornada: 40 horas semanais (das 8h às 17h ou das 9h às 18h)
Benefícios: Gratificação de Atividade Pedagógica (GAP) + vale-refeição
Vaga disponível:
Operacional – Inglês fluente
Planejamento e execução de ações do Programa
Reuniões de alinhamento
Interlocução com estudantes, supervisores e empresas
Ateste e conferência de serviços prestados
Se você deseja contribuir diretamente com um programa que transforma vidas e amplia horizontes, esta é uma excelente oportunidade. Esperamos sua inscrição!
 
 
2. Assunto: Setembro Azul: Mês da Consciência e Cultura Surda
 
Setembro chega tingido de azul — não por acaso, mas por escolha de resistência e orgulho. Essa cor remete à memória dos tempos de opressão, quando surdos eram marcados com uma faixa azul durante a Segunda Guerra Mundial. Hoje, o azul simboliza orgulho, pertencimento e luta.
Ao longo do mês, celebramos momentos fundamentais que construíram a história da comunidade surda no Brasil e no mundo:
• 6 a 11 de setembro: marco da opressão — o Congresso de Milão (1880), onde línguas de sinais foram proibidas na educação, ecoando por décadas. Um lembrete para erguer novas vozes.
• 23 de setembro: Dia Internacional das Línguas de Sinais, criado pela ONU, celebrando a riqueza e unicidade das línguas visuais
 • 26 de setembro: Dia Nacional do Surdo — data que lembra a fundação do Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES e fortalece a luta por direitos linguísticos e culturais.
• 30 de setembro: Dia Internacional do Surdo e Dia do Tradutor-Intérprete de Libras, homenageando agentes de acesso e mediação cultural.
Que o Setembro Azul nos inspire a ampliar o diálogo, a garantir acessibilidade e a valorizar a riqueza da Libras e da cultura surda em nossas escolas.
Convidamos todos a acessar o link para aprofundar-se em reflexões, histórias e práticas que fortalecem a inclusão.
  1. Assunto:  Concurso de Fotografia “Palácio dos Campos Elíseos e Direitos Humanos
 Prezados (as),
 Em celebração ao Dia Nacional dos Direitos Humanos, a Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), por meio da Coordenadoria Geral de Cidadania e Direitos Humanos (CGCDH), convida fotógrafos profissionais, amadores, estudantes e interessados em cultura e memória a participar do Concurso de Fotografia “Palácio dos Campos Elíseos e Direitos Humanos”.
 Essa iniciativa valoriza diferentes olhares sobre o Palácio dos Campos Elíseos, sede da SJC e patrimônio histórico do século XIX, retratando sua relação simbólica com os direitos humanos, a dignidade, a inclusão e a cidadania.
“O concurso surge como uma ação de valorização desse patrimônio, promovendo o olhar sensível e crítico da sociedade sobre os vínculos entre arquitetura, memória e direitos”, destaca Maísa Costa, coordenadora da CGCDH.
 As inscrições estão abertas até 30 de setembro e podem ser feitas pelo site: www.justica.sp.gov.br/sec_justica
Participe e ajude a fortalecer o diálogo entre arquitetura, memória e direitos humanos!
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE LIM
Fone: 3404-2970/3404-2971 – delim@educacao.sp.gov.br
  1. Assunto: Sala do Futuro
A Coordenadora de Unidade Regional convoca o(a) Gerente de Organização Escolar das unidades escolares e convida os Diretores de Escola/Escolar, para a reunião on-line de orientações da Sala do Futuro.
Público-alvo: Gerente de Organização Escolar
Data: 23/09/2025 (terça-feira)
Horário: 10h às 11h00
  1. Assunto: Lives SARESP/Provão Paulista Seriado 2025
 
Prezados (as),
Tendo em vista a proximidade da aplicação do SARESP e do Provão Paulista Seriado 2025 e considerando a
necessidade de organização dos procedimentos relativos à aplicação, à vista da Resolução SEDUC nº 109/2005
e Edital SEDUC Nº 4/2025, estão previstas as seguintes lives:
  1. Provão Paulista Seriado 2025
 
Data: 25 de setembro
Horário: 11 horas
Canal: Gestão
Público-alvo: Trio Gestor e Supervisores
  1. Saresp 2025: procedimentos de aplicação
 
Data: 26 de setembro
Horário: 11 horas
Canal: Gestão
Público-alvo: Trio Gestor e Supervisores
3. Provão Paulista Seriado: escolha de cursos
Data: 7 de outubro
Horário: 11 horas
Canal: Gestão
Público-alvo: Trio Gestor e Supervisores
 
EQUIPE DE ESPECIALISTAS EM CURRÍCULO – EEC
Fone: 3404-2955 (Viviana) – delimnpe@educacao.sp.gov.br
  1. Assunto: Protocolos de segurança em casos de ameaças ao ambiente escolar
 
A Coordenadoria de Proteção Escolar (COPES), vinculada à Diretoria de Clima, Convivência e Proteção Escolar (DICLIPE), que abarca o Programa Conviva SP, reforça as orientações já compartilhadas em documentos orientadores, assim como, em formações centralizadas (SEDUC/SP) e regionais (em nível de URE). Enfatizamos que, em casos de ciência da equipe gestora sobre potenciais situações de ameaças ao ambiente escolar, sejam seguidos os encaminhamentos protocolares que constam no Boletim 179 – 2ª edição – documento norteador em vigência – popularmente chamado de “Protocolo Conviva” ou “Protocolo 179” –, disponível na aba “Nossa Atuação”
“Materiais de Apoio” – do site do Conviva.
Em tempo, destacamos a importância e a obrigatoriedade em realizar o devido registro da ocorrência na Plataforma Conviva, assim como, conscientizar a comunidade escolar sobre o uso adequado e apropriado do “Botão do Pânico” para situações emergenciais – conforme descrito na página 10 do referido protocolo supracitado, que agora passa a compor a plataforma/app Sala do Futuro.
Por conseguinte, reforçamos também a importância em protocolar ofício na Delegacia e/ou Batalhão que atenda a região/território onde a unidade escolar está inserida, solicitando reforço no policiamento sempre que a equipe julgar necessário. Assim como, registrar o Boletim de Ocorrência encartando todas as evidências e/ou materialidades que convalidem a ameaça recebida e possam auxiliar as autoridades policiais no âmbito da investigação criminal.
Oportunamente, destacamos que situações que exijam acolhimento psicológico dos envolvidos poderão ser compartilhadas com o profissional integrante do programa Psicólogos na Escola, em articulação com a equipe Conviva Regional (URE), para agendar o atendimento especializado de acordo com a urgência de cada caso.
Por fim, recordamos e reiteramos que todos somos agentes de mediação no ambiente escolar e que a ação da equipe gestora deverá ser compartilhada com a Supervisão de rotina da unidade escolar que, após análise da situação, poderá acionar a equipe Conviva Regional para o apoio, orientações esclarecimentos que se fizerem necessários. Destacamos que o Assessor Técnico de Segurança, integrante do Conviva Central, também poderá prestar auxílio à equipe regional, na articulação de ações e contatos com a rede de segurança, sempre que for acionado.
  1. Vídeo Monitoramento Conviva/SEDUC: cameras.conviva@educacao.sp.gov.br
  1. Assunto: ConvivaCast – Episódio 2: Valorização da Vida – O papel da Escola no Setembro Amarelo
 O ConvivaCast deste mês, abriu espaço para uma conversa sensível e necessária sobre a valorização da vida, incentivando ações de prevenção ao suicídio no Setembro Amarelo nas escolas. Para este segundo episódio, o convidado foi o Dr. Anderson Rosa, especialista em saúde mental e a conversa, conduzida por Edison de Almeida, formador do Conviva SP. O objetivo é enriquecer, com conhecimento e reflexão, o repertório de educadores e servidores sobre esta temática. Para acessar o Conviva Cast e este episódio “Valorização da Vida – O papel da Escola no Setembro Amarelo” acesse o site do Conviva SP em https://efape.educacao.sp.gov.br/convivasp/
  1. Assunto: Reunião com os Estudantes Representantes de Polo do Conselho Estadual do Grêmio Estudantil Paulista
Prezados(as),
A equipe central de articulação dos Grêmios Estudantis Paulista informa a realização da próxima reunião do Conselho Estadual dos Grêmios Estudantis Paulista, nos dias 23 e 25 de setembro de 2025, com o objetivo de ouvir os representantes de polo, orientar sobre o desenvolvimento de suas funções e fortalecer a representatividade regional do Conselho.
Participantes:
 
• Estudantes Conselheiros Estaduais eleitos para representar suas Unidades Regionais de Ensino;
 • Pontos focais dos Grêmios Estudantis de cada unidade regional;
Organização das falas
• Cada representante terá 2min30seg para manifestação;
 • A ordem de fala seguirá os 16 polos, de 1 a 16;
 • Representantes ausentes terão sua fala realocada ao final da rodada.
Programação
• 23/09: Dinâmica de apresentação, divisão dos conselheiros em salas no Teams e falas dos polos (1 a 16) – Horário: das 14h00 às 16h30;
• 25/09: Reunião de alinhamento conduzida pela equipe central, para definir papéis, expectativas e próximos encaminhamentos a partir dos pontos discutidos – Horário: das 14h00 às 16h30.
Orientações às Unidades Regionais de Ensino:
• Garantir que os estudantes recebam o convite e o link da reunião (enviados via e-mail pela equipe central) e confirmar o recebimento;
 • Organizar um espaço calmo e acolhedor na escola, assegurando internet estável, câmera e áudio em funcionamento;
 
• Caso o conselheiro eleito esteja participando de avaliação externa, deve ser substituído por outro conselheiro, indicado previamente;
 • Confirmar os representantes no formulário, que deve ser aberto pelo Chromes, de coleta de dados dos conselheiros, disponível em: https://forms.gle/MrjJ95bJdzDtdpTs9  (a Unidades Regionais de Ensino deverá editar a resposta já enviada);
• Seguir as orientações do Boletim nº 1/2025 (10/01/2025), que regulamenta a realização das reuniões do Conselho Estadual.
Contamos com o apoio das Unidades Regionais de Ensino para que os estudantes estejam plenamente acomodados e possam se dedicar integralmente à reunião, garantindo a efetividade da participação estudantil.
  1. Assunto: Aulas de OE 9º ano e 3ª série – Jornada 90 dias SAEB
Visando oferecer mais insumos para as aulas de Orientação de Estudos Língua Portuguesa, Orientação de Estudos Matemática, Língua Portuguesa (FGB), Matemática (FGB), descrevemos a seguir algumas boas práticas para a realização da Etapa 2 dos Planos de Aprendizagem, e alguns pontos de atenção que devem ser abordados com os professores dos componentes.
 
Boas práticas na realização do plano de aprendizagem
1) A realização do plano de aprendizagem deve ocorrer prioritariamente nas aulas de Orientação de Estudos no 9º ano e 3ª série. No entanto, caso a turma/escola esteja em uma das situações abaixo, ela pode seguir um modelo alternativo.
· Na ausência de atribuição de professores de Orientação de Estudos Língua Portuguesa ou Orientação de Estudos Matemática, os professores de Língua Portuguesa e Matemática da Formação Geral Básica podem incorporar o plano de aprendizagem nas suas aulas semanais, de forma que os estudantes tenham a oportunidade de realizar a recomposição das aprendizagens.
· Caso a turma possua ambos os professores da formação geral básica e de Orientação de Estudos da área do conhecimento, mas a coordenação pedagógica entender que os professores da formação geral básica conseguirão oferecer um apoio mais holístico aos estudantes na recomposição das aprendizagens, é possível que o plano de aprendizagem seja conduzido pelo professor da formação geral básica nas suas aulas semanais.
2) Caso o professor e a escola entendam ser possível, é recomendado realizar a tarefa da quinzena para verificação da aprendizagem na última aula de Orientação de Estudos da quinzena. Assim, o professor poderá simular um ambiente monitorado e com limitação temporal para as questões semelhante ao tempo disponível no dia da avaliação para cada questão.
Pontos de atenção na realização do plano de aprendizagem
  1. É possível que um mesmo professor tenha turmas do mesmo ano/série em diferentes níveis de proficiência. Portanto, ao planejar as aulas de Orientação de Estudos do 9º ano e da 3ª série, o professor deve se atentar ao nível de cada turma disponível no BI Aprendizagem SAEB (Escola Total).
2) As tarefas ao fim de cada quinzena no plano possuem um objetivo importante de verificação da aprendizagem dos estudantes, possibilitando ao professor identificar se houve evolução no descritor trabalhado. Por isso, é importante reforçar que o professor não deve apoiar os estudantes na realização das tarefas, a fim de ter uma visão correta do que foi aprendido.
3) Na ocasião de o professor já ter trabalhado a missão/jornada prevista no plano de aprendizagem anteriormente, ainda assim ele deve trabalhar a missão/jornada e seus descritores. Uma vez que o estudante ainda não alcançou aquele marco de aprendizagem, é necessário utilizar novas metodologias e abordagens contextualizadas com a realidade da escola para que o estudante seja exposto àquele descritor novamente.
Boas práticas na utilização das listas de exercícios
1) Os exercícios presentes na lista devem ser realizados prioritariamente nas aulas de Língua Portuguesa e Matemática da formação geral básica. No entanto, elas poderão ser utilizadas pelos professores de Orientação de Estudos nos casos abaixo:
· Caso o professor já tenha trabalhado o conteúdo e as tarefas da quinzena vigente previstos no plano de aprendizagem.
· Caso os professores da formação geral básica estejam conduzindo o plano de aprendizagem nas suas aulas por algum dos motivos mencionados anteriormente, os professores de Orientação de Estudos podem trabalhar as listas em suas aulas.
2) Os professores podem selecionar questões das listas que abordem descritores semelhantes aos presentes no plano de aprendizagem da turma para apoiarem no processo de recomposição.
3) As listas podem ser trabalhadas em pequenos recortes ao longo das aulas, permitindo que o professor realize a correção por blocos com os estudantes.
Ponto de atenção na utilização das listas de exercícios
 
  1. As listas de exercícios são um recurso importante para a prática do estudante, mas elas não substituem a recomposição realizada por meio dos planos de aprendizagem. As coordenações pedagógicas devem alinhar constantemente com os professores de Orientação de Estudos e da formação geral básica para garantir que o processo de recomposição das aprendizagens esteja ocorrendo conforme o esperado.
  1. Assunto: Redação Paulista – verificação das redações em rascunho
A equipe de plataformas da SEDUC identificou um elevado número de redações em rascunho no acumulado do ano nas escolas da Unidade Regional de Limeira. São textos iniciados pelos estudantes que não foram enviados aos professores para correção.
Com o objetivo de oferecer uma nova oportunidade de finalização dessas produções, solicitamos que os Professores de Redação e Leitura realizem as ações descritas no anexo I
Esperamos, assim, garantir aos estudantes a conclusão do ciclo de produção textual e contribuir para a melhoria dos índices da Plataforma Redação Paulista nas nossas escolas.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a PEC Helen Fernandes pelo whatsapp: (19) 99414-8048.
  1. Assunto: CONVOCAÇÃO – Formação PEI “Acompanhando Resultados”
A Coordenadora Geral da Unidade Regional de Limeira convoca os CGPG das Escolas do Programa de Ensino Integral e PECs Qualidade de Aula conforme segue:
Dia 25/09/2025 (quinta-feira)
Horário: 8h30 às 12h00
Local: Unidade Regional de Ensino de Limeira
EE Alberto Fierz
EE Arlindo Silvestre
EE Armando Falcone
EE Brasil
EE Castello Branco
EE Cesarino Borba
EE Gabriel Pozzi
EE Dom Idilio José Soares
EE João Baptista Gazzola
EE João Ometto
EE Joaquim Ribeiro
EE Joaquim Salles
EE Maria de Santo Inocencio Lima
EE Maria Gertrudes Cardoso Rebello
EE Michel Antonio Alem
EE Nelson Stroili
EE Raul Fernandes, Chanceler
Dia 25/09/2025 (quinta-feira)
Horário: 13h30 às 17h00
Local: Unidade Regional de Ensino de Limeira
EE Ataliba Pires do Amaral
EE Brasil
EE Carolina Arruda Vasconcellos
EE Carolina Augusta Seraphim
EE Heloisa Lemenhe Marasca
EE Ivete Sala de Queiroz
EE João Batista Leme
EE José Apparecido Munhoz
EE José Ferraz Sampaio Penteado
EE José Levy
EE José Marciliano da Costa Jr.
EE Leontina Silva Busch
EE Marcelo de Mesquita
EE Marciano de Toledo Piza
EE Maria Carmen Codo Jacomini
EE Paulo de Almeida Nogueira
EE Roberto Garcia Losz
EE Ruth Ramos Cappi
EE Silvia Aparecida Bueno Ortolan
EE William Silva
  1. Assunto: Materiais usados na Reunião SAEB de 19/09/2025
Prezados,
Seguem, em anexo II e III, o arquivo dos materiais usados na Reunião SAEB de 19/09/2025.
  1. Assunto: Formação – PROFMAT – Mestrado Profissional de Matemática em Rede Nacional
 
Prezados (as),
Informamos que estão abertas as inscrições para o Exame Nacional de Acesso ao PROFMAT 2026.
Professores de Matemática da Educação Básica de todo o Brasil podem se inscrever até 30 de setembro de 2025.
A prova será realizada em 1º de novembro de 2025.
Reconhecido pela Capes e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), o PROFMAT é um mestrado gratuito, financiado pelo ProEB, que já formou milhares de docentes em todo o país.
Acesse o edital completo e garanta sua inscrição: https://profmat-sbm.org.br/ingresso-2026/ .
Solicitamos ampla divulgação para os(as) professores(as) nas escolas!
  1. Assunto: Desafio Global – Ciena Solutions Challenge
Prezados (as),
 Participe do Ciena Solutions Challenge!
 
 O Ciena Solutions Challenge é um desafio global de design que convida estudantes de todo o mundo a usar a aprendizagem baseada em desafios para projetar soluções que atendam aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Os estudantes podem desenvolver projetos como dispositivos, campanhas ou mídias, experiências, sistemas, dentre outros, que utilizem ferramentas e tecnologias digitais.
 Até 5 de março de 2026, educadores que trabalham com estudantes de 11 a 19 anos podem enviar projetos para a galeria online de boas práticas e concorrer a um Prêmio de Sustentabilidade do Ciena Solutions Challenge de US$ 3.000 para manter ou ampliar as atividades dos estudantes.
Saiba mais no site www.cienachallenge.org ou entre em contato no e-mail : CienaChallenge@digitalpromise.org.  Para tutorias em português, contate: edmundogomes@prof.educacao.sp.gov.br
SERVIÇO DE GESTÃO DA REDE ESCOLAR – SEGRE
Fone: 3404-2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br
Seção de Matrícula – SEMAT
Fone: 3404-2976 (Ana Lúcia) – delimnrm@educacao.sp.gov.br
  1. Assunto: Nome Social na Ficha do Aluno
Prezados Senhores,
Informamos que foi atualizado o procedimento para inclusão de Nome Social na Ficha do Aluno na SED.
Agora, na Ficha do Aluno será necessário informar, além do Nome Social, a data do requerimento e anexar a solicitação do requerente. Se alguma das informações estiver faltante, não será possível realizar o salvamento das informações da ficha. Caso o requerimento do aluno não esteja disponível no prontuário, peça que entregue um atualizado para permitir o salvamento da ficha.
Informações importantes:
 O campo “Nome Social” em si não teve alterações em seu funcionamento.
O campo “Data do Requerimento” deve ser sempre a data de entrega do requerimento na secretaria da   escola, mesmo que tenha sido em datas anteriores.
O anexo aceita arquivos de imagem e PDF de no máximo 5mb.
Em momento oportuno, orientaremos quanto ao período de preenchimento de informações de forma retroativa.
Complementamos que o procedimento está de acordo com a Resolução SE 45, de 18/08/2014 permitindo um acompanhamento fidedigno das informações preenchidas em sistema.
   Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais, se necessário.
  1. Assunto: Canal de Comunicação via WhatsApp para Estudantes Coordenadores do Grêmio
 
Prezados(as),
A Equipe Central de Articulação do Grêmios Estudantis Paulista informa a criação do Canal de Comunicação Oficial do Grêmio Estudantil Paulista no WhatsApp, ferramenta que permitirá uma comunicação direta, rápida e acessível com toda a rede e, em especial, com os estudantes coordenadores de Grêmio.
Objetivo do Canal:
• Divulgar informações oficiais sobre o Grêmio Estudantil;
• Compartilhar ações, eventos e materiais de apoio;
 • Garantir que os comunicados cheguem de forma clara e ágil aos estudantes e às escolas.
Como acessar:
 
O acesso ao canal pode ser feito de duas formas:
• Pelo celular, clicando diretamente no link;
 • Pelo WhatsApp Web, no computador. Link do Canal: https://whatsapp.com/channel/0029Vb6Np4n0rGiFJsS1O934
 Orientações às Unidades Regionais de Ensino:
 Solicitamos o apoio das Unidades Regionais de Ensino para:
1. Divulgar o link do canal aos estudantes coordenadores e às escolas da rede;
2. Garantir que os pontos focais do Grêmio Estudantil estejam cientes e reforcem a divulgação junto aos seus polos;
3. Estimular os estudantes a acompanharem o canal, assegurando maior integração e engajamento.
Materiais de Divulgação:
 
Para auxiliar na ampla divulgação, preparamos uma pasta com peças de comunicação digitais (para Instagram, WhatsApp e outras redes sociais), que podem ser utilizadas livremente pelas Unidades Regionais de Ensino e pelas escolas.
Acesse os materiais: Clique aqui https://drive.google.com/drive/folders/1FlEui8sjZn2r9i98vxLvjNa2PUi1BkaC  para acessar a pasta Observação:
A ampla participação no canal garantirá que as informações cheguem a mais estudantes e fortaleçam a rede de Grêmios Estudantis em todo o Estado.
  1. Assunto: Validação da Escolha do Itinerário Formativo
Prezados Diretores
Informamos que houve uma atualização nas regras de alocação dos Itinerários Formativos para o próximo ano letivo.
Com o objetivo de garantir maior eficiência no processo de alocação, destacamos que a validação pelos responsáveis continua sendo necessária. Entretanto, nos casos em que o estudante tenha escolhido um itinerário formativo (técnico ou propedêutico) na própria escola de continuidade e essa validação não ocorra, a escolha registrada será considerada validada automaticamente, de modo a evitar prejuízos e assegurar a permanência do aluno no itinerário selecionado.
Caso não seja realizada a validação da escolha do estudante por um itinerário formativo em outra unidade escolar —configurando a transferência de escola — o estudante será alocado automaticamente em um dos itinerários formativos escolhidos na escola de continuidade (seja técnico ou propedêutico).
Por fim, nos casos em que o responsável não tenha validado a escolha em outra unidade escolar e não tenha sido registrada nenhuma opção de itinerário na escola de continuidade, a alocação será feita em um dos itinerários ofertados pela própria unidade de continuidade.
  Ficamos à disposição para auxiliá-los com qualquer tipo de dúvidas ou dificuldades.
SERVIÇO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E TECNOLOGIA – SEINTEC
Fone: 3404-5816 / 2953 (Tiago) – delimnit@educacao.sp.gov.br
 
  1. Assunto: Nova nomenclatura dos e-mails
A partir de 29/09/2025, os endereços de e-mails setoriais das Diretorias de Ensino serão alterados, o histórico de e-mails, arquivos em drive e demais conteúdos serão preservados nos novos endereços, entretanto, poderá haver impacto em links previamente compartilhados.
Os endereços atuais permanecerão ativos para recebimento de mensagens até 24/10/2025período destinado à ampla comunicação e divulgação dos novos endereços aos interessados. Após essa data, os endereços antigos deixarão de receber mensagens, retornando erro ao remetente. Destacamos que, neste primeiro momento, as senhas permanecerão inalteradas.
E-mail atual
Nome Atual
Nova Sigla
Ação
Novo E-mail
Novo Nome
DELIM@educacao.sp.gov.br
DE LIMEIRA
DE-PARA
lim@educacao.sp.gov.br
URE LIMEIRA
delimatr@educacao.sp.gov.br
DE LIMEIRA – ATRIBUICAO
ATR
DE-PARA
lim.atr@educacao.sp.gov.br
URE LIMEIRA – ATRIBUICAO
delimcipa@educacao.sp.gov.br
DE LIMEIRA – CIPA
CIPA
DE-PARA
lim.cipa@educacao.sp.gov.br
URE LIMEIRA – CIPA
delimconviva@educacao.sp.gov.br
DE LIMEIRA – CONVIVA
Conviva
DE-PARA
lim.conviva@educacao.sp.gov.br
URE LIMEIRA – CONVIVA
delimsei@educacao.sp.gov.br
DE LIMEIRA – SEI
SEI
DE-PARA
lim.sei@educacao.sp.gov.br
URE LIMEIRA – SEI
delimcad@educacao.sp.gov.br
DE LIMEIRA – SUBCADA
SUBCADA
DE-PARA
lim.subcada@educacao.sp.gov.br
URE LIMEIRA – SUBCADA
delimat@educacao.sp.gov.br
DE LIMEIRA AT
ASURE
DE-PARA
lim.asure@educacao.sp.gov.br
URE LIMEIRA ASURE
delimbib@educacao.sp.gov.br
DE LIMEIRA BIBLIOTECA
BIB
DE-PARA
lim.bib@educacao.sp.gov.br
URE LIMEIRA BIBLIOTECA
delimcaf@educacao.sp.gov.br
DE LIMEIRA CAF
SEAFIN
DE-PARA
lim.seafin@educacao.sp.gov.br
URE LIMEIRA SEAFIN
delimcie@educacao.sp.gov.br
DE LIMEIRA CIE
SEGRE
DE-PARA
lim.segre@educacao.sp.gov.br
URE LIMEIRA SEGRE
delimcrh@educacao.sp.gov.br
DE LIMEIRA CRH
SEPES
DE-PARA
lim.sepes@educacao.sp.gov.br
URE LIMEIRA SEPES
delimese@educacao.sp.gov.br
DE LIMEIRA ESE
ESE
DE-PARA
lim.ese@educacao.sp.gov.br
URE LIMEIRA ESE
delimna@educacao.sp.gov.br
DE LIMEIRA NA
Consulta
E-mail ficará apenas para consulta
delimnad@educacao.sp.gov.br
DE LIMEIRA NAD
SEFISC
DE-PARA
lim.sefisc@educacao.sp.gov.br
URE LIMEIRA SEFISC
delimnap@educacao.sp.gov.br
DE LIMEIRA NAP
SEAPE
DE-PARA
lim.seape@educacao.sp.gov.br
URE LIMEIRA SEAPE
delimncs@educacao.sp.gov.br
DE LIMEIRA NCS
SECOMSE
DE-PARA
lim.secomse@educacao.sp.gov.br
URE LIMEIRA SECOMSE
delimnfi@educacao.sp.gov.br
DE LIMEIRA NFI
SEFIN
DE-PARA
lim.sefin@educacao.sp.gov.br
URE LIMEIRA SEFIN
delimnfp@educacao.sp.gov.br
DE LIMEIRA NFP
SEFREP
DE-PARA
lim.sefrep@educacao.sp.gov.br
URE LIMEIRA SEFREP
delimnit@educacao.sp.gov.br
DE LIMEIRA NIT
SEINTEC
DE-PARA
lim.seintec@educacao.sp.gov.br
URE LIMEIRA SEINTEC
delimnom@educacao.sp.gov.br
DE LIMEIRA NOM
SEOM
DE-PARA
lim.seom@educacao.sp.gov.br
URE LIMEIRA SEOM
delimnpe@educacao.sp.gov.br
DE LIMEIRA NPE
EEC
DE-PARA
lim.eec@educacao.sp.gov.br
URE LIMEIRA EEC
delimnrm@educacao.sp.gov.br
DE LIMEIRA NRM
SEMAT
DE-PARA
lim.semat@educacao.sp.gov.br
URE LIMEIRA SEMAT
delimnut@educacao.sp.gov.br
DE LIMEIRA NUTRICAO
NUT
DE-PARA
lim.nut@educacao.sp.gov.br
URE LIMEIRA NUTRICAO
delimnve@educacao.sp.gov.br
DE LIMEIRA NVE
SEVESC
DE-PARA
lim.sevesc@educacao.sp.gov.br
URE LIMEIRA SEVESC
delimsic@educacao.sp.gov.br
DE LIMEIRA SIC
SIC
DE-PARA
lim.sic@educacao.sp.gov.br
URE LIMEIRA SIC
 
SERVIÇO DE PESSOAS – SEPES
Fone: 2904-2961 (Aline) – delim@educacao.sp.gov.br
  1. Assunto: Recadastramento IAMSPE
O prazo do Recadastramento do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE), de São Paulo, foi estendido até 30 de novembro. A nova data foi estabelecida para garantir que os usuários do Instituto tenham tempo hábil para realizar a atualização cadastral devido à instabilidade do sistema. A equipe do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) do IAMSPE trabalha para normalizar o funcionamento da plataforma.
Seção de Administração de Pessoal – SEAPE
Fone: 2968 /2992 / 2990 / 2967 / 5814 (Ana Claudia) – delimnap@educacao.sp.gov.br
  1. ASSUNTO: Novo Regulamento de Perícias Médicas e Saúde Ocupacional do Estado de São Paulo
 
 Prezados,
 Segue em Anexo IV, o DECRETO N° 69.863, DE 15 DE SETEMBRO DE 2025, altera o Decreto n° 69.234, de 28 de dezembro de 2024, que institui o novo Regulamento de Perícias Médicas e Saúde Ocupacional do Estado de São Paulo.
  1. ASSUNTO: Procedimento para solicitação de emissão de 2ª via de certificados de aprovação em Concurso Público
Prezados,
Conforme Comunicado DMOB de 17/09/2025, considerando a necessidade de padronização e organização dos procedimentos administrativos, informamos que todas as solicitações de emissão de certificado de aprovação em concurso público deverão ser encaminhadas, exclusivamente, por meio do Sistema Eletrônico de Informações – SEI.
O requerimento deverá conter obrigatoriamente as seguintes informações e documentos:
Atenciosamente,
Gilssara Cavalcanti de Lima Bandeira
Coordenadora Geral