COMUNICADO URELIM DE 17.10.2025

COMUNICADO URELIM DE 17.10.2025
DIRIGENTE/ GABINETE
Fone: 3404-2952 (Gracielle) – lim@educacao.sp.gov.br
Fone: 3404-2986 (Fabiola) – lim.asure@educacao.sp.gov.br
Fone: 3404-2964 (Vera) – lim.asure@educacao.sp.gov.br
  1. Assunto: Edital Vice Diretor Escolar – EE Dom Idílio José Soares
A E E Dom Idílio José Soares nos termos da Resolução SEDUC nº 52, de 29-06-2022, torna pública a abertura do período de recebimento de propostas de trabalho e realização de entrevistas para docentes interessados em exercer junto à esta Unidade Escolar a função gratificada de Vice Diretor Escolar. Segue edital enviado pela Unidade Escolar, anexo I.
  1. Informações referentes à Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” (EFAPE)
A EFAPE divulga informações atualizadas sobre as formações em andamento e as ações voltadas ao desenvolvimento profissional dos educadores da rede estadual. Entre os destaques, estão a Formação para o Desenvolvimento das Habilidades dos Integrantes do QAE – Parte 1, o Curso Específico para Professores de Ensino Fundamental e Médio Ingressantes e as novas etapas do curso Escola de Gestão, incluindo o cronograma da semana e o período de refazimento.
A EFAPE divulga as principais atualizações do Boletim nº 41, com informações sobre formações, orientações técnicas e ações estratégicas em andamento voltadas ao desenvolvimento profissional dos educadores da rede estadual. Entre os destaques desta edição estão os esclarecimentos sobre os critérios de desenvolvimento para o Processo Anual de Atribuição de Classes e Aulas de 2026, com orientações sobre as formações válidas para pontuação e prazos de regularização.
O boletim também apresenta o cronograma do Curso Escola de Gestão (1ª Edição/2025) referente à semana de 20 a 24 de outubro, a reoferta do Planejamento de Aula da modalidade EJA, e o acesso ao PdA pelos gestores escolares no AVA-EFAPE, ampliando a transparência das formações e informações sobre a pausa temporária das formações do Programa Multiplica SP, além das etapas de socialização de práticas formativas e entrega do portfólio formativo para professores e coordenadores participantes.. Outros temas incluem o novo episódio do Gato Preto Cast.
Por fim, o boletim apresenta os manuais de vínculo e desvinculo de usuários e equipamentos voltados às unidades SEINTEC, com orientações padronizadas para gestão e controle de notebooks do Programa Multiplica SP..
3. Assunto: Processo Seletivo 

Prezado(a), Servidor(a),
O Programa de Ação de Parceria Educacional Estado-Município para Atendimento do Ensino
Fundamental, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, está com processo
seletivo aberto para complementação de sua Equipe Técnica, com vagas
para profissionais do Quadro do Magistério, em regime de dedicação exclusiva.
Inscrições: 20/10/2025 a 07/11/2025. (Etapa 1)
Local de atuação: Praça da República, 53 – São Paulo/SP.
Jornada: 40 horas semanais (das 8h às 17h ou das 9h às 18h).
Benefícios: Gratificação de Atividade Pedagógica (GAP) + vale-refeição.
Fique atento, pois inscrições fora do prazo não serão aceitas.
As etapas 2 e 3 do processo seletivo ocorreram entre os dias 10 e 27/11/2025 (etapas 2 e 3) Caso você não seja chamado até o dia 28/11/2025, significa que, infelizmente, não foi selecionado desta vez.
Antecipadamente, agradecemos muito a cada um que manifestar interesse e por querer
fazer parte da nossa equipe! Esperamos ter a oportunidade de contar com você nesta ou em futuras oportunidades.
Quer saber mais ou fazer sua inscrição no Processo Seletivo? Use o QR CODE ou
clique no link abaixo!

Se tiver dúvidas, ligue para 0800-7700012 ou acesse o Portal de Atendimento da SEDUC-
Se você é comprometido com a educação pública, tem perfil e gosta de trabalhar em
equipe, superando desafios, venha fazer parte deste Programa transformador!
4. Assunto: Curso Escola de Gestão – 1a Edição 2025 – Cronograma referente à semana de 20 a 24 de Outubro.
Período: Semana de 20 a 24 de outubro de 2025
Módulo 9 – Regular e Refazimento
Informações: Caros cursistas, pedimos atenção!
Na semana de 20 a 24 de outubro, as turmas de 2ª e 3ª feira seguem para o 2º
Encontro Síncrono do Módulo 9, enquanto as turmas de 4ª, 5ª e 6ª feira participam do 1º Encontro Síncrono.
Durante o Módulo 9, ocorre também o Refazimento, realizado em dia e horário
alternativos ao módulo regular, conforme o cronograma disponível no site da Escola de Gestão.
Estamos na reta final do curso — momento de consolidar aprendizados, concluir as
atividades e celebrar o percurso trilhado até aqui.
Cada entrega concluída representa um avanço coletivo e individual. Sigamos firmes
até o encerramento, fazendo valer o esforço de todo esse percurso formativo.
Para melhor visualização, confira abaixo as datas e atividades previstas para o
período.
Fiquem atentos aos prazos e concluam suas etapas dentro do período indicado!

Estamos quase lá!
Sigamos com orgulho de nossa caminhada, honrando o compromisso assumido e celebrando, juntos, o que construímos ao longo dessa jornada formativa.
5. Assunto: Acesso ao PdA – Gestores
Datas: A partir de 20 de outubro de 2025
Informações:
Como parte das ações de aprimoramento do Ambiente Virtual de Aprendizagem da EFAPE (AVA EFAPE), informamos que, a partir de 20 de outubro de 2025, os gestores escolares passarão a visualizar às pautas do Planejamentos de Aula (PdA).
A iniciativa tem como objetivo ampliar a transparência das ações formativas,
possibilitando que os gestores conheçam os PdA ofertados aos docentes.
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE LIM
Fone: 3404-2970 / 2971 – lim@educacao.sp.gov.br
  1. Assunto: Material da Reunião – Educação para as Relações Étnico-Raciais
Compartilha-se o material usado na Reunião sobre Educação para as Relações Étnico-Raciais (anexo II).
  1.  Assunto: Autodiagnóstico de Saberes Digitais
Prezados (as),
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo convida todos os professores da rede estadual a participarem do Autodiagnóstico de Saberes Digitais Docentes — uma
importante iniciativa que busca conhecer melhor as competências digitais dos educadores e orientar futuras ações de formação.
Realizado em parceria com o CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira), o autodiagnóstico é um questionário online simples, autodeclaratório e confidencial.
Em aproximadamente 30 minutos, o participante responde a perguntas sobre o uso
pedagógico das tecnologias digitais, cidadania digital e desenvolvimento profissional.
Ao concluir, o(a) professor(a) recebe uma devolutiva personalizada, com sugestões
práticas e trilhas formativas que apoiam o aprimoramento do uso das tecnologias em sala de aula e na gestão da aprendizagem.
Por que participar?
✓ Autoconhecimento profissional: descubra seus pontos fortes e oportunidades de
desenvolvimento nas competências digitais.
✓ Apoio à prática docente: receba orientações para potencializar o uso pedagógico
das tecnologias.
✓ Contribuição coletiva: sua participação é essencial para que a Seduc-SP fortaleça
políticas de formação que dialoguem com a realidade das escolas.
Período de participação: de 8 de setembro a 8 de novembro de 2025
Acesso:
1. Professores com aulas atribuídas: pelo ambiente Sala do Futuro, clicando no
banner Autodiagnóstico. Ou Professores em outras funções: pela Secretaria
Escolar Digital (SED), acessando o pop-up “Professor, participe do Mapeamento
de Saberes Digitais”.
Os resultados individuais são sigilosos e os dados agregados serão utilizados pela Seduc-
SP para planejar formações continuadas mais alinhadas às necessidades reais da rede.
Participe e fortaleça sua prática com tecnologia! Sua contribuição é fundamental para
construirmos uma rede cada vez mais preparada para os desafios da educação digital.
Vamos juntos impulsionar a inovação nas salas de aula e garantir uma formação integral
e contemporânea para nossos estudantes!
Dúvidas: Helena Cláudia Soares Achilles – suped.corric@educacao.sp.gov.br
  1.  Assunto: Vídeo orientativo – Componente de Arte e Mídias Digitais 
Prezados (as),
O vídeo orientativo, Construindo um game digital no 4o bimestre, do componente de
Arte e Mídias Digitais, foi elaborado para apoiar a produção do jogo no bimestre. Nele
é possível encontrar dicas para auxiliar os professores na mediação das etapas de
criação, desde o roteiro, até no game design e nas mecânicas de jogabilidade.
Nesta etapa final de produção, o objetivo é transformar as ideias dos estudantes em
experiências interativas, consolidando o aprendizado de forma prática e significativa.
Não deixem de assistir!
O vídeo está disponível no link:
Reforçamos que o material também está disponível no repositório (CMSP), pelo caminho: Materiais pedagógicos > Vídeos orientativos.
4. Assunto: 20ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas – OBMEP – Segunda Fase
Prezados (as),
No próximo dia 25 de outubro (sábado) às 14:30h (horário de Brasília), estudantes de todo o país participarão da prova referente a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (20a edição OBMEP).
Lembramos que o responsável pelo programa em cada escola, precisa informar aos
estudantes onde será o local de aplicação das provas, distribuindo o cartão informativo disponível no site da OBMEP, inserindo o código INEP da escola. Os estudantes também podem acessar o site e verificar o local da prova.
Os estudantes selecionados para a segunda fase deverão comparecer ao local de prova
munidos de documento de identificação com foto, lápis, borracha e caneta esferográfica azul ou preta.
As provas da segunda fase de edições anteriores, materiais ou vídeos que possam auxiliar no estudo dos estudantes, estão disponíveis nos links
• Banco de questões: http://www.obmep.org.br/banco.htm.
Reforçamos que estudantes medalhistas tem direito a diversos benefícios como:
• Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) – Propicia ao estudante premiado da
OBMEP, entrarem contato com interessantes questões no ramo da Matemática. É
concedido um incentivo financeiro por meio CNPq (Conselho Nacional do
Desenvolvimento Científico e Tecnológico). O valor do incentivo financeiro conforme
consta no site é atualmente de R$ 300,00;
• Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME) – Este programa oferece aos
estudantes universitários medalhistas de alguma edição OBMEP ou OBM, bolsas de
estudos por meio do CNPq e com a CAPES (Mestrado e Doutorado). O valor da bolsa
de acordo com o site é atualmente de R$ 700,00.
Obs.: Os estudantes premiados com menção honrosa também têm a oportunidade de
participar do PIC quando há desistência de estudantes medalhistas.
Para mais informações, entrar em contato no seguinte e-mail ou telefone:
Isaac Cei Dias – isaac.dias@educacao.sp.gov.br
5. Assunto: Processo Seletivo COEM – Coordenadoria de Ensino Médio
Prezados (as),
A Subsecretaria Pedagógica – SUPED está selecionando professores, do Quadro do
Magistério (QM), efetivos, interessados em atuar na equipe técnica de produção de
materiais didáticos de Ensino Médio (Biologia).
Os profissionais selecionados por este processo serão afastados na Subsecretaria
Pedagógica, para trabalho presencial, em dedicação exclusiva, de jornada integral, e
farão jus à Gratificação de Atividade Pedagógica (GAP) e vale-refeição.
Período de inscrição: até dia 28 de outubro de 2025.
Os interessados devem preencher o formulário:
6. Assunto: Multiplica SP 25.2 |Semanas sem formações
Período: 13/10 a 31/10
Informações:
O Programa Multiplica SP fará uma pausa nas formações em razão da aplicação do
SAEB, conforme previsto no cronograma oficial disponível em:
formativas serão retomadas normalmente após esse período.
7. Assunto:  Multiplica SP 25.2 | #Professores: Socialização das práticas formativas
Período: 06/10 a 03/11
Informações:
Iniciou o período de socialização das práticas desenvolvidas ao longo das formações
desse semestre. Esse é o momento de compartilhar os aprendizados e mostrar como os conteúdos trabalhados foram aplicados em sala de aula.
Os participantes devem preencher o formulário de socialização, disponível em:
https://forms.office.com/r/ZAKS3LJi9G,  utilizando o e-mail institucional
@professor.educacao.sp.gov.br. A entrega é obrigatória e condição para a certificação final do programa. As socializações que incluírem vídeo também concorrem à premiação de boas práticas.
A socialização se estende também aos professores da rede municipal (Alfabetização)
participantes do programa, exceto aos Multiplicadores de Robótica e ao projeto piloto de Osasco. Não deixe de participar e mostrar o que foi construído ao longo dessa jornada formativa!
8. Assunto: Multiplica SP 25.2 | #Coordenadores: Portfólio Formativo
Datas: 11/11 a 14/11
Informação:
Chegou à etapa de construção do Portfólio Formativo, um registro do percurso e das
aprendizagens vivenciadas pelos grupo #Coordenadores ao longo das formações. O portfólio
deve reunir ações, reflexões e evidências das práticas realizadas, organizadas conforme os
eixos das pautas do curso. Envie seu portfólio pelo formulário:
EQUIPE DE ESPECIALISTAS EM CURRÍCULO – EEC
Fone: 3404-2955 (Viviana) – lim.eec@educacao.sp.gov.br
  1. Assunto: Autodiagnóstico de Saberes Digitais
Prezados (as),
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo convida todos os professores da rede
estadual a participarem do Autodiagnóstico de Saberes Digitais Docentes — uma
importante iniciativa que busca conhecer melhor as competências digitais dos educadores e orientar futuras ações de formação.
Realizado em parceria com o CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira), o
autodiagnóstico é um questionário online simples, autodeclaratório e confidencial.
Em aproximadamente 30 minutos, o participante responde a perguntas sobre o uso
pedagógico das tecnologias digitais, cidadania digital e desenvolvimento profissional.
Ao concluir, o(a) professor(a) recebe uma devolutiva personalizada, com sugestões
práticas e trilhas formativas que apoiam o aprimoramento do uso das tecnologias em sala de aula e na gestão da aprendizagem.
Por que participar?
✓ Autoconhecimento profissional: descubra seus pontos fortes e oportunidades de
desenvolvimento nas competências digitais.
✓ Apoio à prática docente: receba orientações para potencializar o uso pedagógico
das tecnologias.
✓ Contribuição coletiva: sua participação é essencial para que a Seduc-SP fortaleça
políticas de formação que dialoguem com a realidade das escolas.
Período de participação: de 8 de setembro a 8 de novembro de 2025
Acesso:
1. Professores com aulas atribuídas: pelo ambiente Sala do Futuro, clicando no
banner Autodiagnóstico. Ou Professores em outras funções: pela Secretaria
Escolar Digital (SED), acessando o pop-up “Professor, participe do Mapeamento
de Saberes Digitais”.
Os resultados individuais são sigilosos e os dados agregados serão utilizados pela Seduc-
SP para planejar formações continuadas mais alinhadas às necessidades reais da rede.
Participe e fortaleça sua prática com tecnologia! Sua contribuição é fundamental para
construirmos uma rede cada vez mais preparada para os desafios da educação digital.
Vamos juntos impulsionar a inovação nas salas de aula e garantir uma formação integral e contemporânea para nossos estudantes!
Dúvidas: Helena Cláudia Soares Achilles – suped.corric@educacao.sp.gov.br
  1. Assunto:  Esclarecimento sobre os critérios de desenvolvimento – Processo Anual de Atribuição de Classes e Aulas de 2026
Prezados(as) profissionais da rede estadual,
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo informa que os pontos de desenvolvimento vinculados às formações estratégicas ofertadas pela SEDUC-SP já estão contabilizados conforme as ações formativas abaixo:
I – Programa Multiplica SP;
II – Pós-Graduação em Matemática do Serviço Social da Indústria – SESI;
III – Escola de Gestão;
IV – Educação Profissional em Ação: Formação Docente.
As bases de dados referentes aos itens acima (I a IV) já foram processadas, e os pontos
correspondentes foram automaticamente integrados ao sistema.
Reforçamos que as escolas não devem solicitar certificados ou comprovantes de
participação dos professores nessas formações, uma vez que a integração dos dados é
automatizada e validada diretamente pela EFAPE e pelas áreas técnicas responsáveis.
Nos casos em que o(a) professor(a) participou de uma das ações formativas
mencionadas e visualizou a falta de pontuação correspondente na SED, orientamos que tire um print da tela de pontuação e encaminhe o registro pelo Fale Conosco da EFAPE até o dia 24/10/2025, para que a situação seja analisada internamente e, se necessário, ajustada.
Importante destacar que, conforme a Resolução SEDUC no 132, de 09 de outubro de
2025, § 9º – O docente somente poderá se valer de um dos incisos previstos no parágrafo anterior (§ 8º), ainda que possua certificação nos demais. Ou seja, o(a) professor(a) poderá utilizar apenas uma dessas formações para pontuar no critério de desenvolvimento, mesmo que tenha participado de mais de uma.
Contamos com a colaboração de todos para manter a fluidez e a integridade das
informações nos sistemas oficiais.
SERVIÇO DE GESTÃO DA REDE ESCOLAR – SEGRE
Fone: 3404-2979 (Silvia) – lim.secre@educacao.sp.gov.br
Srs Diretores
Informo que até o dia 24/10/2025 estará aberta a matrícula 2026, portanto solicito que confiram a lista de alunos na SED, vejam se está faltando alunos, se querem realizar trocas entre classes. Aproveitem esse momento que a opção está disponível.
Seção de Administração de Pessoal – SEAPE
Fone: 3404-2967 / 2992 / 2990 / 2968 / 2993 (Ana Claudia) – lim.seape@educacao.sp.gov.br
  1. ASSUNTO: Decisão Judicial – inclusão de afastamentos/licenças médicas entre as exceções da Resolução SEDUC nº 95/2024
“Encaminhamos, para conhecimento Comunicado referente à decisão judicial proferida em sede de tutela de urgência nos autos da Ação Civil Pública nº 1107698-15.2025.8.26.0053, que trata sobre os critérios de frequência previstos na Resolução SEDUC nº 95/2024, referente ao Projeto Sala de Leitura.
Solicitamos que as unidades escolares verifiquem se há servidores que se enquadrem nas exceções do comunicado, e neste caso, encaminhem e-mail para o lim.seape@educacao.sp.gov.br
Segue  anexo III.
Desenho de personagem de desenho animado

Descrição gerada automaticamente
CUMPRIMENTOS:
Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidade por Mais um Ano de Vida à:
Viviana Fagotti Soares – Coordenadora da Equipe Curricular – CEC (18/10 – Sábado)
Atenciosamente,
Gilssara Cavalcanti de Lima Bandeira
Coordenadora Geral