DIRIGENTE/ GABINETE
Fone: 3404-2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
Fone: 3404-2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br
Fone: 3404-2964 (Vera) – delimat@educacao.sp.gov.br
- ASSUNTO: A Pílula de Gestão #25
Esse recurso de mapeamento de processos ajuda a enxergar, de forma rápida e visual, os principais elementos de uma entrega, desde quem fornece os recursos até quem se beneficia do resultado.
Na prática, ele está diretamente ligado ao princípio da eficiência na Administração Pública, pois favorece clareza, reduz desperdícios e apoia o uso estratégico dos recursos da URE.
Segue anexo I.
- ASSUNTO: Ginástica Laboral
Conforme o Comunicado Externo Conjunto Subsecretaria/CGRH – 2025 – Nº 024, publicado no Boletim Nº 04 de 31 de janeiro de 2025, disponibilizamos o link das aulas: https://drive.google.com/file/d/1V3u5CiKIAJA9ff8smR-CJMhrnl-dZZ4e/view?usp=sharing
Para o sucesso do projeto, é fundamental que cada Diretoria de Ensino e Unidade Escolar tenha um responsável para gerenciar e reproduzir os vídeos em suas respectivas unidades. Caso a unidade disponha de um profissional de Educação Física, este poderá ministrar as atividades diretamente, sem necessidade do vídeo.
Cada unidade tem autonomia para definir o melhor dia, horário e frequência semanal, sendo, no mínimo, uma vez por semana.
Solicitamos que registrem a realização do projeto e nos enviem fotos ou vídeos para incentivarmos a prática.
- ASSUNTO: A SEDUC está no LinkedIn
Este será o nosso novo espaço de conexão com gestores, educadores, servidores públicos, parceiros e toda a sociedade que acredita no poder transformador da Educação.
No LinkedIn, vamos compartilhar como a Educação de São Paulo está em constante movimento, com planejamento, criatividade e soluções que impactam mais de 3,5 milhões de estudantes e 200 mil educadores em todo o estado.
Siga a página, acompanhe as novidades e junte-se a nós nessa jornada de transformação!
Além disso, aproveite para manter seu perfil sempre atualizado. Insira em suas experiências e cargo dentro da Secretaria da Educação, para que possamos compartilhar no perfil da SEDUC-SP.
Confira neste vídeo como atualizar corretamente suas informações no LinkedIn:
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE LIM
Fone: 3404-2970/3404-2971 – delim@educacao.sp.gov.br
- ASSUNTO: Convocação PEI
Prezados (as) Diretores(as)
A Coordenadora Geral da Unidade Regional de Limeira convoca para uma reunião os Diretores de Escola/Escolar e Supervisores de Ensino/Escolar das seguintes Escolas do Programa de Ensino Integral.
Alberto Fierz
Arlindo Silvestre Prof.
Armando Falcone Prof.
Castello Branco
Cesarino Borba
Dom Idílio José Soares
Gabriel Pozzi Prof.
João Batista Gazzola
João Ometto
Joaquim Ribeiro
Joaquim Salles Coronel
José Amaro Rodrigues
Marcelo de Mesquita Prof.
Maria de Sto Inocêncio Lima Irmã
Michel Antonio Alem Prof.
Nelson Stroili Prof.
Raul Fernandes Chanceler
Data: 19/09/2025 – sexta-feira.
Horário: 9h às 12h.
Local: Unidade Regional de Ensino de Limeira.
Solicitamos que cada Diretor(a) traga um estudo/análise elaborado em conjunto com sua equipe, a partir dos dados do 2º Simulado SAEB. Esse levantamento deve verificar detalhadamente se os pilares da jornada foram cumpridos e de que forma.
É necessário identificar:
• as disciplinas que apresentam resultados insatisfatórios;
• as turmas e os(as) estudantes que apresentam maiores dificuldades;
• a natureza dessas dificuldades.
Além disso, devem ser propostas as intervenções que serão implementadas até a data da aplicação do SAEB, com o objetivo de atingir as metas estabelecidas.
EQUIPE DE ESPECIALISTAS EM CURRÍCULO – EEC
Fone: 3404-2955 (Viviana) – delimnpe@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: CONVIVA – Encontro presencial (POC)
A Coordenadora da Unidade Regional de Ensino de Limeira convoca os Professores Orientadores de Convivência (POC), abaixo discriminados, para o encontro formativo:
17/09 – Local: EE Gustavo Piccinini das 8h às 11h – Danise Aparecida Ferreira Fagundes, Juliana de Oliveira Da Silva, Rafael Luiz Stabellini e Regiane Aparecida Goes.
19-09 – EE Januário Sylvio Pezzotti das 13h às 16h – Laercio Nadai, Luciana Cristina do Nascimento Barbosa
Assuntos:
– Ações “setembro amarelo”
– Plataforma Conviva/ atividades diárias
– ATPC / ações e projetos desenvolvidos na unidade escolar
– Parceria -com psicólogos do Programa Conviva e Rede Protetiva
2. Assunto: Planejamento de Aula
O Planejamento de Aula é parte de um processo formativo contínuo, cujo objetivo é apoiar a prática pedagógica docente. Ele contribui diretamente para a elaboração dos planos de aulas, colaborando para a escolha de estratégias de ensino adequadas e a melhoria da aprendizagem dos estudantes. Nesse sentido, reforçamos a importância da realização do Planejamento de Aula, inclusive durante a semana da Prova Paulista.
SERVIÇO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E TECNOLOGIA – SEINTEC
Fone: 3404-5816 / 2953 (Tiago) – delimnit@educacao.sp.gov.br
- ASSUNTO: Verificação de Equipamentos – SARESP Digital 2025
Em preparação para a aplicação digital do SARESP 2025, a Fundação VUNESP, em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, solicita que seja realizada a verificação dos equipamentos de informática disponíveis em cada unidade escolar.
A checagem poderá ser feita por qualquer funcionário ou professor que tenha familiaridade com o uso de computadores, notebooks ou tablets.
Para realizar a verificação, siga os passos abaixo:
Acesse o endereço: https://provadigital.vunesp.com.br/escola
Assista ao vídeo explicativo com as orientações sobre o sistema.
Informe o CIE (conforme e-mail enviado em 15/09/2025) e, em seguida, o código de acesso (também enviado no mesmo e-mail).
Data limite para a conclusão da verificação: 30 de setembro de 2025
SERVIÇO DE PESSOAS – SEPES
Fone: 2904-2961 (Aline) – delim@educacao.sp.gov.br
-
Assunto: Processo Seletivo – Agente de Organização Escolar 2025.
Edital de Convocação para Sessão de Escolha de Vagas que ocorrerá em 22/09/2025, anexo II
Solicitamos a gentileza de ampla divulgação.
Seção de Frequência e Pagamento – SEFREP
Fone: 3404-2995 / 2994 / 2969/ 2982 (Rafaela) – delimnfp@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Rejeitados no 2º Processamento de CH – 16/09/2025
Retransmitimos as informações da DFOLP em relação aos REJEITADOS NO 2º PROCESSAMENTO DE CH – 16/09/2025:
Segue, anexo III a este, o arquivo do 2º processamento de Carga Horária – SETEMBRO de 2025. No arquivo, estão os casos de Carga Horária rejeitadas na Educação e na Fazenda.
Desta forma, orientamos que verifiquem as situações juntamente às Unidades Escolares e que as devidas correções pertinentes sejam realizadas. Para isso, consulte as funcionalidades da SED: Consulta Substituição; Funcional > Carga Horária; Funcional > Carga Afastamento; Histórico de Associações.
ATENÇÃO AS DESCRIÇÕES DOS ERROS:
COD.V/D JA EXISTE NO BANCO(FINANC) COM PERIODO INFORMADO: Diz que a carga horária enviada da SED já está cadastrada na FAZENDA. Verifique se há alguma divergência entre a carga da SED e da FAZENDA utilizando a opção 12.6 e 12.7.2 do PAPC. Caso tenha divergência, corrigir através do e-folha (aulas livres) ou envie formulário para a FAZENDA (aulas em substituição).
QUANTIDADE DE HORAS INVALIDA: Favor validar se realmente há estouro de horas, caso contrário favor desconsiderar. Comparar a CH que consta no histórico de associações/CH Funcional com a carga que está na FAZENDA, através das opções 11.2.1, 12.6 e 12.7.2, e também se consta a informação de acúmulo através da opção 11.3.1 (ou 12.6). Se estiver correta, desconsiderar o erro. Caso contrário, providenciar o acerto.
ERRO-RS/PV NÃO ENCONTRADA: Consultar a opção 11.2.1 do PAPC para verificar se o vínculo está ativo ou se está com a data de início de exercício divergente. Casos de rejeição de contrato, enviar documento para a SEFAZ.
O NOVO VALOR DE QUANT-HORAS-TRAB MES MAIOR QUE O LIMITE: (i) Verificar na opção 12.6 do PAPC se consta a ampliação do limite de CH (325 ou 420); (ii) Comparar a quantidade horas que há nos dois vínculos do docente: Corrigir associação, reprocessar na CH prévia, corrigir através do e-folha (aulas livres) ou envie formulário para a FAZENDA (aulas em substituição).
FUNC/SERV OU NAO SERVIDOR COM SITUACAO IGUAL A EXCLUIDO: (i) Consultar a opção 11.2.1 do PAPC com o objetivo de verificar a situação (ATIVO ou EXCLUIDO); (ii) Verificar o status da funcional na SED para verificar se está na mesma condição. Em caso de divergência, lançar a dispensa/exoneração no PAEF.
OBSERVAÇÃO: o acesso aos sistemas PAPC e E-Folha foram descontinuados em 01/09/2025. Não há previsão da SEDUC para liberação do acesso ao atual Sistema de Gestão de Pessoal – SGP para as unidades escolares.
Atenciosamente,
Gilssara Cavalcanti de Lima Bandeira
Coordenador Geral