COMUNICADO URELIM DE 15.08.2025
DIRIGENTE/ GABINETE
Fone: 3404-2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
Fone: 3404-2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Agosto Lilás – Mês da conscientização pelo fim da violência contra a mulher
Segue, anexo I, material sobre a conscientização da violência contra a mulher para que consiga identificar algum tipo de situação similar e principalmente ter a certeza de não estar sozinha.
Divisão de Saúde Ocupacional/ Diretoria de Pessoas – COGEF
2. Assunto: – Vice-Diretor – EE Prof. Antonio Perches Lordello
A E.E. Prof. Antônio Perches Lordello nos termos da Resolução SEDUC nº 52, de 29-06-2022, torna pública a abertura do período de recebimento de propostas de trabalho e realização de entrevistas para docentes interessados em exercer junto à esta Unidade Escolar a função gratificada Vice-diretor Escolar. Segue edital enviado pela Unidade Escolar, anexo II.
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE LIM
Fone: 3404-2970/3404-2971 – delim@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Edital – 19ª Alocação PEI
A Coordenadora Geral da Unidade Regional de Ensino – Limeira, nos termos do Decreto nº 66.799, de 31-05-2022, Resolução SEDUC nº 77, de 24-10-2024, Resolução SEDUC nº 93, de 07-11-2024, CONVOCA docentes e Diretores de Escola/Diretor Escolar para as etapas de alocação de vagas – atuação em escolas participantes do Programa Ensino Integral 2025, conforme edital, anexo III.
2. Assunto: Lista Credenciados – Cadastro Emergencial PEI
Encaminhamos, anexo IV, lista dos credenciados do Edital de Credenciamento Emergencial para Língua Portuguesa / Língua Inglesa e Matemática.
3. Assunto: Edital de Credenciamento nº 03 – Fundação CASA 2025
A Coordenadora Geral – da Unidade Regional de Ensino – Limeira torna público o Edital de Credenciamento para professores de Educação Básica – Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Finais e Ensino Médio, efetivos, ocupantes de função atividade – Categoria “F”, docentes Categoria “O” (com contrato ativo ou em interrupção de exercício) e Candidatos à Contratação interessados em atuar nos Centros de Internação da Fundação Casa, na cidade de Limeira, nos termos da Lei Complementar 1.093/2009, Resolução SEDUC 95 de 07/11/2024, Resolução SEDUC 44 de 14/06/2024, Resolução Conjunta SE-SJDC- 1/2017 e Resolução Conjunta SE-SJDC-2/2017, anexo V.
4. Assunto: Relatório do Tarefa SP
Com o intuito de apresentar os recentes aprimoramentos na plataforma Tarefa SP, incluindo os novos Relatórios para acompanhar com maior precisão a rotina de estudos e a aprendizagem dos estudantes, realizaremos uma live que contará com a participação do Secretário.
· Data: 20/08/2025
· Horário: 10 horas
· Canais: Diretoria de Ensino; Gestão; Núcleo Pedagógico e Trio Gestor
· Público-alvo: Professores, Trio Gestor, Dirigentes de Ensino, Supervisores, Núcleo Pedagógico das URE.
Contamos com a divulgação e a ampla participação.
Aproveitamos a oportunidade para compartilhar um tutorial https://drive.google.com/drive/folders/1eWh8fzTL9bbKQuTtbCSh4uMgqn1TjHim sobre o Relatório de Tarefas.
DIRETORIA DE AVALIAÇÃO – DIAVAL
SUBSECRETARIA PEDAGÓGICA – SUPED
5. Assunto: Material – Orientação Técnica – Educação Profissionalizante
A Comissão responsável pela Educação Profissionalizante URELim, compartilha material, anexo VI, utilizado na Orientação Técnica, ocorrida no dia de hoje.
6. Assunto: Contabilização de Planejamentos de Aula para professores atribuídos por Ação Judicial
Informamos que, conforme diretriz vigente, professores atribuídos exclusivamente por Ação Judicial, como professor auxiliar, não têm essa carga horária considerada para fins de contabilização dos Planejamentos de Aula (PdA).
A quantidade de PdAs a realizar deve ser calculada com base no número de aulas efetivamente ministradas para alunos em turma. Por esse motivo, professores que possuem somente aulas oriundas de Ação Judicial não serão exibidos no BI de PdA.
Caso o professor possua, além das aulas por Ação Judicial, aulas que interagem com estudantes, ele será incluído no BI e a contabilização considerará apenas essas aulas, garantindo que não haja prejuízo na avaliação de suas entregas.
Por fim, ressaltamos que, caso seja de interesse do professor, ele poderá realizar os Planejamentos, os quais poderão ter sua conclusão verificada por meio de relatório disponível no AVA.
7. Assunto: Alteração no cronograma de fechamento – Recuperação Semestral
Informamos que houve prorrogação do período de fechamento da Recuperação Semestral para o intervalo de 18 a 29 de agosto, destinado a gestores e professores.
As notas estão disponíveis na Sala do Futuro, na aba de Fechamento do Segundo Bimestre, no campo Nota Recuperação, assim como nos últimos lançamentos. Ressaltamos que esse campo serve apenas para consulta.
O modo de inserção permanece inalterado: cada professor(a) deve avaliar em qual bimestre o(a) estudante obteve a menor nota e realizar o ajuste manualmente, com base na nota adquirida na recuperação.
Ensino Médio Noturno Expansão
Devido à alteração no cronograma de recuperação, o fechamento do Refazimento do 1º bimestre também seguirá as mesmas datas da Recuperação Semestral.
Neste período, gestores e professores deverão realizar os ajustes necessários no sistema, conforme as orientações a seguir:
Para os componentes curriculares ofertados tanto na modalidade presencial quanto na Expansão Noturno, o fechamento do bimestre deverá ser registrado exclusivamente na turma regular, sendo eles:
1ª série: Língua Inglesa, Arte e Filosofia
2ª série: Língua Inglesa
Essa responsabilidade é compartilhada entre o professor da modalidade presencial e o professor mediador da Expansão.
Orientações Finais
Esta medida é excepcional e tem como objetivo assegurar a coerência e a integridade dos registros. Além de garantir a equidade no processo avaliativo, visa promover transparência.
Recomenda-se atenção especial por parte das equipes escolares e das Unidade Regionais de Ensino, a fim de evitar inconsistências no registro dessas informações.
8. Assunto: Material Didático – Projeto de Convivência
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC – SP), por meio da Coordenadoria de Anos Iniciais do Ensino Fundamental (COAIN), informa que entre os dias 28/07/2025 e 08/08/2025, promoveu Orientações Técnicas voltadas aos Coordenadores de Gestão Pedagógica (CGP) e Coordenadores de Gestão Pedagógica Geral (CGPG), dos Anos Iniciais/EF.
A iniciativa visou subsidiar os Coordenadores de Gestão Pedagógica das unidades escolares quanto ao uso dos livros, jogos e pelúcias do material didático do componente “Projeto de Convivência”, a fim de prepará-los para capacitar suas equipes a reconhecer a importância da educação socioemocional no desenvolvimento integral dos estudantes, compreender de que forma os jogos podem ser utilizados como instrumentos eficazes para o fortalecimento de habilidades socioemocionais e potencializar o impacto do projeto, promovendo ambientes de aprendizagem mais envolventes e colaborativos.
Seguimos comprometidos com a qualidade da educação. Que venham mais encontros inspiradores como este! Confira no link o material apresentado durante o encontro:
9. Assunto: Escolha do Itinerário Formativo – 1ª Série do Ensino Médio
Na próxima semana, os (as), estudantes da 1ª série do Ensino Médio iniciarão o processo de escolha do Itinerário Formativo que cursarão a partir da 2ª série do Ensino Médio.
O período de escolha será de 22/08 a 14/09. Esse é um passo fundamental na trajetória dos estudantes, por isso, contamos com a colaboração de todos(as) no apoio e acompanhamento do processo.
Nesse período, os (as) estudantes da 1ª série do Ensino Médio deverão acessar a plataforma Secretaria Escolar Digital (SED) para realizar a escolha do Itinerário Formativo que será cursado na 2ª e 3ª séries, a partir de 2026.
No ambiente de escolha da SED (https://sed.educacao.sp.gov.br/), os estudantes deverão indicar quatro opções, organizadas por ordem de prioridade, conforme sua preferência. A primeira opção não precisa, necessariamente, corresponder a um dos Itinerários de Áreas do Conhecimento. Os estudantes da *1ª série do EM poderão escolher entre as duas opções abaixo:
● Itinerário Técnico Profissional: Os estudantes deverão escolher os cursos considerando a oferta e a disponibilidade na região.
● Itinerários de Áreas do Conhecimento: Os estudantes deverão escolher o Itinerário Formativo integrado das áreas de conhecimento – Matemática e Ciências da Natureza (MAT/CNT) ou Linguagens e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (LGG/CHS).
*Lembrando que os estudantes da 2ª série continuarão a cursar os itinerários que escolheram em 2024.
Recursos para apoio dos professores e estudantes:
O site do Ensino Médio Paulista está organizado para oferecer informações que auxiliem os(as) estudantes nesse processo. É importante que eles(as) acessem a ferramenta para conhecer mais detalhes sobre os Itinerários de Áreas do Conhecimento e Técnico Profissional:
Para que professores(as) e estudantes relembrem as novidades previstas para 2026 e outras informações relevantes, indicamos o acesso às lives realizadas como parte das ações de divulgação:
● Para professores: https://www.youtube.com/live/T9A0Jyi4xto
● Para estudantes: https://www.youtube.com/watch?v=xtW3-hMH3rQ
10. Assunto: Curso Escola de Gestão – 1ª edição/2025
● Público-alvo: Profissionais inscritos no curso
● Datas: de 11/08 a 19/09/2025
● Informações: O Módulo 7 do Curso Escola de Gestão – 1ª edição/2025 terá início em 11 de agosto de 2025. Cursistas devem ficar atentos ao cronograma de sua turma, disponível no site oficial da Escola de Gestão: https://escoladegestao.educacao.sp.gov.br/documentos
Para as turmas de terça-feira: O cronograma das turmas de terça-feira foi ajustado. A partir do 2º Encontro Síncrono do Módulo 7, em 26/08, as datas previstas foram alteradas em razão de ajustes necessários. O novo cronograma está disponível para consulta no site oficial: https://escoladegestao.educacao.sp.gov.br/wp-content/uploads/2025/08/cronograma-turma-teraia2025.pdf
Início do Refazimento – Módulos 01, 02 e 03: A partir de 11/08/2025, no AVA EFAPE, estarão disponíveis dois acessos: um referente ao Módulo 7 (regular) e outro referente ao módulo indicado na inscrição para o refazimento. Os cursistas deverão realizar as atividades conforme o cronograma específico de cada inscrição, respeitando o período de vigência do Módulo 7.
11. Assunto: Comunicado Planejamento de Aula
● Público-alvo: Diretores de Escola/Diretores Escolares e Dirigentes Regionais de Ensino
● Datas:
○ Semana 1: de 28/07 a 01/08
○ Semana 2: de 04/08 a 08/08
● Informações: Durante uma verificação recente em nossos sistemas, identificamos uma inconsistência na contabilização dos acessos ao módulo de Planejamento de Aula, no AVA EFAPE
Devido a esse problema, alguns docentes tiveram dificuldades de acesso à plataforma na semana 1 ( de 28/07 a 01/08) e na semana 2 (de 04/08 a 08/08), o que pode afetar a contabilização de sua frequência no BI e gerar interpretações equivocadas sobre o cumprimento de suas atividades nesse período.
A EFAPE está atuando para solucionar o problema. Assim que tivermos a lista completa dos docentes impactados, faremos um novo comunicado.
Solicitamos, por gentileza, que informem os Diretores das unidades escolares de sua jurisdição para realizar a suspensão temporária do procedimento de desconto relacionado à ausência de registro de acessos, evitando qualquer prejuízo ou desconto indevido ao docente em ATPL/APD.
Agradecemos pela compreensão e colaboração de todos enquanto trabalhamos para restabelecer a normalidade do processo.
EQUIPE DE ESPECIALISTAS EM CURRÍCULO – EEC
Fone: 3404-2955 (Viviana) – delimnpe@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Prorrogação da Inserção dos Carões-Resposta do Simulado SAEB: 18 de agosto, segunda-feira
O prazo para subida dos cartões-resposta na plataforma SP em Ação será prorrogado até segunda-feira, dia 18 de agosto, às 23h59.
Até o momento, temos 994 mil cartões já inseridos na plataforma, o que representa 77% do total esperado.
Em caso de dúvidas ou problemas, orientem as escolas a abrir um chamado no portal de atendimento: https://atendimento.educacao.sp.gov.br
Caminho: Portal de Atendimento > Orientação de Estudos SP em Ação
2. Assunto: Websérie Grêmio Estudantil Paulista
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, por meio da Equipe Central de Grêmios Estudantis, apresenta às escolas a metodologia de webséries educativas produzidas com o objetivo de estimular a reflexão, o diálogo e o protagonismo juvenil sobre temas relevantes para a convivência e a cidadania.
Os episódios abordam, de forma dinâmica e acessível, questões como respeito às diferenças, inclusão, empatia, prevenção de violências, valorização da vida, entre outros temas que dialogam diretamente com o dia a dia dos(as) estudantes.
Roteiro disponível para as escolas:
Para potencializar o uso pedagógico das webséries, disponibilizamos um roteiro estruturado que orienta:
• Contextualização do episódio;
• Propostas de atividades antes e depois da exibição;
• Sugestões de perguntas para debate;
• Registro das percepções e ideias dos(as) estudantes.
Objetivo:
Favorecer espaços de escuta, participação e diálogo, fortalecendo o papel das escolas como ambientes de aprendizado crítico e construção de soluções coletivas.
Como utilizar:
1. Exiba o episódio em sala de aula, no Grêmio Estudantil ou em espaços coletivos da escola;
2. Siga as orientações do roteiro para preparar a discussão;
3. Registre as contribuições e encaminhamentos surgidos no debate.
Acesse o roteiro e os episódios no link abaixo:
Vamos juntos fortalecer a voz dos estudantes e ampliar o olhar sobre os desafios e possibilidades de transformação em nossa comunidade escolar.
3. Assunto: Informes e primeiras instruções sobre o processo de escolha e registro da escolha do PNLD 26 Ensino Médio
Data Prevista para a escolha e registro: de 25 de agosto a 5 de setembro
Unificação de Títulos: por solicitação do “Informe n. 21/2025 – EQUIPE DO LIVRO/FNDE Modelo de escolha – PNLD ENSINO MÉDIO- Obras Didáticas (Objeto 1) – Atendimento de 2026 a 2029 Livros didáticos destinados aos estudantes e professores do Ensino Médio”, a Pasta procedeu a uma consulta às unidades escolares que ofertam Ensino Médio, incluindo as Escolas de Aplicação e as unidades do Centro Paula Souza. Foi sugerido a todos os gestores reunir o corpo docente que atua nas salas de Ensino Médio e durante reunião pedagógica debater a possibilidade de adoção de material unificado do PNLD. Após a discussão foi designada uma pessoa para anotar os argumentos expostos na discussão e registrar em ata a escolha com sua respectiva justificativa. Por fim, o gestor da escola foi orientado a acessar formulário Google e preenchê-lo com a decisão da unidade escolar.
Participaram da pesquisa 3673 escolas. Delas, 853 (23,2%) optaram por não unificar. Já 2820 escolas (76,8%) optaram por unificar. Do universo de escolas que concordaram com a ideia de unificação, 2.467 unidades (87,5%) optaram pela unificação extensiva a todas as escolas estaduais, enquanto 353 unidades (12,5%) optaram pela unificação regional.
A unificação não altera a rotina do processo de escolha, pois todas as escolas devem acessar a plataforma e indicar as obras de sua preferência. Somente após concluído o processo de indicação dos títulos, o sistema identificará e contabilizará o mais indicado dentre as escolas, para que seja distribuído ao conjunto da rede estadual paulista.
A expectativa com essa decisão é a de padronizar o uso dos recursos didáticos, estabelecendo uma maior coesão, otimizar o processo de ensino-aprendizagem do Ensino Médio oferecido a todos os estudantes da rede, além de favorecer a continuidade do aprendizado para estudantes transferidos e a logística de remanejamento dos livros.
Guia do Livro: a divulgação do guia e respectivo acesso às obras já permite que as escolas iniciem o processo de escolha. O guia é o documento oficial que deve ser estudado pelos professores e equipe de gestão para garantir uma escolha consciente daquela que deve ser a obra adotada pela rede, não mais somente pela escola. Antes de registrar a escolha é importante analisá-lo para que sejam selecionados, pelos professores, os materiais que melhor atendam ao projeto pedagógico e aos objetivos dessa vez considerando toda a rede estadual paulista. Por ser a fonte oficial do Programa, o guia garante acesso seguro ao conteúdo dos materiais que serão adquiridos pelo FNDE. Seguem o anexo em PDF “PNLD 26 guia digital” https://drive.google.com/file/d/1-uWQkcBJitsV9OQ5sGmp2N2CogzgxNyx/view?usp=sharing e o link https://pnlddigital.fnde.gov.br/login
Acesso às Obras: a liberação do acesso às obras na íntegra requer o cadastro do professor na plataforma Portal do Livro Digital e respectiva liberação pelo diretor da unidade escolar. Caberá, portanto, ao gestor acessar a plataforma, clicar no “sino” e verificar se há solicitação de professor. O acesso é feito pelo Portal do Livro Digital utilizando o Gov.br, o qual será concedido pelo diretor da escola. Seguem PDF https://drive.google.com/file/d/1Ng5tDBsmbcM9cy1u1_AArg9BjISI94Xy/view?usp=sharing e o link https://pnld.fnde.gov.br/login?redirectTo=%2F
Registro: a escolha será registrada no sistema PNLD Digital e somente poderá ser efetuada via acesso Gov.BR mediante CPF e senha do gestor da escola. No cadastro, utilizar endereço eletrônico corporativo/institucional. Com o objetivo de aprimorar as funcionalidades do PNLD Digital, o sistema foi atualizado. A partir de agora, cada usuário terá autonomia em seu perfil, para realizar a atualização de seus dados, alterar seu perfil, efetuar vinculações e desvinculações. Desse modo, considerando que a escolha para o Ensino Médio 2026-2029 está prevista para ocorrer de 25 de agosto a 05 de setembro, solicitamos, gentilmente, que as escolas verifiquem e atualizem seus cadastros previamente ao início da escolha a fim de garantir agilidade no momento do registro.
Visita de Editoras: o acesso presencial e/ou virtual de detentores de direitos autorais, representantes de editoras ou autores de livros em seus ambientes físicos e/ou digitais está proibido em observância às normas de conduta do programa. Rememoramos que as fontes oficiais de informação sobre o programa são as publicações da Pasta e do FNDE.
4. Assunto: Processo Seletivo
A Diretoria de Materiais didáticos – DIMAD está selecionando professores de Língua Portuguesa, do Quadro do Magistério (QM), efetivos, interessados em atuar como Técnico Curricular de Língua Portuguesa na equipe de produção de materiais didáticos de Anos Finais do Ensino Fundamental, para, por meio de afastamento, compor a Coordenadoria de Anos Finais do Ensino Fundamental.
Os interessados devem preencher o formulário. https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfZFQFHX4V5FzTj5IIj2sVomdSC6or6H6qwB6O3pbksDItG3g/viewform?usp=sharing&ouid=112533556762969957601
Obrigada e boa sorte! Dúvidas: coped_decegep_ceiai@educacao.sp.gov.br
5. Assunto: Live – Ferramentas para Entrevista de emprego com Fundação
Na próxima terça-feira, 19/08, às 10h00, realizaremos uma live para os professores de Projeto de Vida e Carreiras e Competências para o Mercado de Trabalho. O encontro, em parceria com a Fundação Wadhwani, abordará ferramentas para entrevista de emprego e apresentará as novidades da ferramenta, que estarão disponíveis nas aulas do Material Digital.
Contamos com a participação de vocês.
Ressaltamos que a gravação da live ficará disponível posteriormente no repositório (CMSP).
6. Assunto: Errata – Currículo em Ação – Livro do Estudante
Informamos a seguinte errata:
7. Assunto: Olimpíadas Científicas SEDUC 2025: Atualização da enturmação para a Segunda Fase da OLISP – Olimpíada Interpreta SP
A equipe do Projeto de Olimpíadas Científicas da SEDUC comunica que os alunos classificados para a Olímpiada Interpreta SP – OLISP – estão enturmados na Secretaria Escolar Digital. A enturmação foi realizada com os dados do dia 10 de agosto para minimizar as questões relativas a transferências de estudantes entre as unidades escolares e o uso do token no dia da aplicação da Olimpíada. Para conferir como consultar o Diário de Classe da Olimpíada e a enturmação dos estudantes, siga este passo a passo:
VEJA O EXEMPLO ABAIXO:
Essa e outras informações importantes sobre a Olimpíada e sobre a aplicação da prova estão compiladas neste link: https://linktr.ee/OLISP2025.
A Olimpíada Interpreta SP reforça uma importante frente do currículo de Linguagens, pois incentiva, principalmente, a competência leitora, a interpretação textual, o entendimento do funcionamento das diferentes linguagens e da língua como como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica. Em 2025, foram classificados para a Fase II da competição 30% dos estudantes com as melhores notas no componente curricular de Língua Portuguesa da Prova Paulista do segundo bimestre.
A Fase II, classificação municipal, será realizada por meio de prova on-line, objetiva, com 20 questões de resposta única, elaborada por comissão específica da SEDUC-SP, considerando o nível correspondente ao ano/série avaliado. A saber: Nível I: 6° e 7° anos; Nível 2: 8° e 9° anos; Nível 3: Ensino Médio.
A prova on-line será realizada, na Sala do Futuro, nos dias 25, 26 e 27 de agosto de 2025, conforme cronograma:
Serão premiados, em cerimônias regionais, com medalhas e com camisetas, os estudantes que estiverem entre os 5% mais bem classificados por município, sendo:
• Medalha de OURO para os estudantes que estiverem entre os 0,6% mais bem classificados no município;
• Medalha de PRATA para os estudantes com classificação acima de 0,6% até 2%;
• Medalha de BRONZE para os estudantes com classificação acima de 2% até 5%. Observação: O percentual é calculado de acordo com número total de estudantes do município para cada ano/série.
• Acesse aqui o regulamento: https://olimpiadassp.educacao.sp.gov.br/olisp-sobre/.
• Acesse aqui as principais informações sobre OLISP e sobre a dinâmica de aplicação da Olimpíada: https://linktr.ee/OLISP2025.
8. Assunto: Olimpíadas Científicas SEDUC 2025: divulgação da Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (OLITEF) 2025
Estão abertas as inscrições para a Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (OLITEF) 2025, promovida pelo Tesouro Nacional em parceria com a B3. A competição será realizada em 9 de setembro e é voltada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas. Todos os inscritos terão acesso gratuito a materiais preparatórios, resultados e certificado de participação.
Após o sucesso da primeira edição, em 2024, que reuniu mais de 546 mil alunos de 2.234 cidades, a meta agora é alcançar 5 milhões de participantes. A olimpíada busca ensinar finanças pessoais, matemática financeira e investimentos de forma acessível e prática. Na última edição, mais de 61 mil estudantes foram premiados com medalhas, e 54 escolas públicas receberam R$ 100 mil cada para melhorias na infraestrutura, como laboratórios e materiais esportivos. Estudantes representantes também ganharam um Gift Card de R$ 320 do Tesouro Direto.
A inscrição, gratuita, deve ser feita pelo site e pela escola no seguinte endereço: https://gestao.upmat.com.br/sales/olitef
Imagem cedida pela organização da OLITEF e preparada especialmente para a Live.
Participe da LIVE- Planejando o sucesso das Escolas na OLITEF no dia 19 de agosto, das 15 às 15:30hs, pensada especialmente para as unidades escolares da rede estadual, para saber mais sobre essa incrível iniciativa e como trazer sua escola para ganhar muitos prêmios com a OLITEF 2025.
Link de acesso: meet.google.com/mdj-yetn-sgw
Contamos com a divulgação e participação das unidades escolares na OLITEF, iniciativa que tem apoio do MEC, Banco Central, Consed e UNDIME, e é organizada pela UpMat Educacional.
9. Assunto: Programa Multiplica – Tema Programação e Robótica – Data do Encontro Formativo Presencial – 29/8
Informamos que, conforme consta no edital do Programa Multiplica, os Professores Multiplicadores do Tema Programação e Robótica, serão convocados para um encontro formativo presencial em São Paulo – https://multiplicasp.educacao.sp.gov.br/wp-content/uploads/2025/07/20250728-edital-012025-3aretifica.pdf
O encontro, que anteriormente seria realizado no dia 25/8, teve sua data alterada para o dia 29/8.
Em parceria com a EFAPE, estamos cuidando da convocação, mas pedimos de antemão que os Professores Multiplicadores do tema Programação e Robótica já reservem essa data (26/08) para estar em São Paulo (Av. Lins de Vasconcelos, 1222 – Aclimação, São Paulo – SP, 01538-001).
Além dos Professores Multiplicadores do tema Programação e Robótica, convocaremos também os PEC de Desenvolvimento Curricular de Tecnologia participantes do Programa de Formação Continuada.
10. Assunto: Trilhas de Aprofundamento Start by Alura, com certificação EFAPE
Conforme comunicado na live para Professores Multiplicadores do tema Programação e Robótica, e aos PEC de Desenvolvimento Curricular de Tecnologia em Orientação Técnica via teams, as 4 trilhas de aprofundamento estão sendo homologadas e em breve estarão disponíveis.
Entretanto, no primeiro momento, as trilhas estarão disponíveis apenas para:
– PEC de Desenvolvimento Curricular de Tecnologia.
– Professores com aula atribuída de Tecnologia e Inovação e Programação
– Professores Formadores do CIEBP;
– Outros perfis que já possuem acesso a Start By Alura.
Aos professores que não se encaixam nos critérios listados acima, comunicaremos em breve o recebimento de acesso. Contamos com a compreensão de todos no processo de liberação das trilhas.
11. Assunto: Plataformas de Leitura
1.Divulgação dos Vídeos formativos da Série “Conexão Leitora: da Plataforma à Sala de aula”, no apoio dos descritores do SAEB e Tutorial- plataformas e suas funcionalidades
Informamos que estão disponíveis os vídeos da série “Conexão Leitora: da Plataforma à Sala de Aula”, na sequência a divulgação dos resultados da Fluência Leitora e propostas de encaminhamentos. Abaixo, seguem os materiais organizados por assunto:
VÍDEOS FORMATIVOS
Eixo I – Plataformas de Leitura e suas Funcionalidades
LeiaSP: A Plataforma e suas funcionalidades Acesse o vídeo aqui: https://youtu.be/jaZAJzZt0n0
Eixo IV – Plataformas de Leitura e Conexões com a Avaliação
Contribuições do acervo LeiaSP para os descritores do SAEB – 9º ano EF e 3ª série EM
● LeiaSP SAEB 9º ano EF – Obras sugeridas: Alice no País das Maravilhas, 1984, A Vida Não é Útil Acesse o vídeo aqui https://youtu.be/HFuh2WR2u0Y
● LeiaSP SAEB 3ª série do EM – Balada de Amor ao Vento, Morangos Mofados e Olhos d’Água. Acesse o vídeo aqui https://youtu.be/hryRhNodNL4
2. Convite: Live Conceição Evaristo
TÍTULO: Série Conexão Leitora: da Plataforma a Sala de Aula – Autores em Conexão: Conceição Evaristo
PÚBLICO: Estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, Professores que ministram aulas no componente de Redação e Leitura. Equipe Gestora. Equipes das Diretorias de Ensino e Agentes Regionais da PNEERQ (Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-raciais e Educação Escolar Quilombola)
DATA: 20/08/2025
FORMATO: On- line
HORÁRIO: 15h às 16h30
CANAL DO CMSP: Gestão, Trio gestor, Formação de Professores, Desenvolvimento Profissional 1 e 2, estudantes do 6 ao 9 ano EF e 1 a 3ª série EM
OBJETIVO: Fomentar a reflexão e o debate sobre o desenvolvimento das competências leitoras dos estudantes frente aos desafios da cultura digital. Este encontro integra a série de vídeos “Conexão Leitora: da Plataforma à Sala de Aula”. Este Eixo chamado “Autores em Conexão” é uma iniciativa que dá voz aos autores promovendo a presença ativa no processo educativo.
Acesse o card de divulgação neste link: https://drive.google.com/drive/folders/19RSHNPXvgQFqCedh4TjLTSSu_iT9J3x
3. Fluência Leitora: resultados, encaminhamentos Resultados: Os resultados do 1º teste de Fluência Leitora, aplicados aos estudantes do 6º ano em maio de 2025, será disponibilizado a partir de 15/8/2025, na Plataforma LeiaSP.
Encaminhamentos: Disponibilizamos no link abaixo o Guia Orientador, para ser divulgado aos professores, com informações sobre Fluência Leitora e sua importância para o ensino aprendizagem, os parâmetros avaliados no teste e algumas estratégias para serem utilizadas na sala de aula a partir do acervo do Leia SP.
Acesse o Drive neste link: https://drive.google.com/drive/folders/1CxLiMIEpBMWAHGWDyesdlxkJEelpHZ5Z?usp=sharing
12. Assunto: Processo Seletivo aberto para Técnico Sala de Leitura
Lembramos que esta é a última semana para inscrições no processo seletivo aberto para a composição da Equipe Técnica do Programa Sala de Leitura, da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
Inscrições: 11/08/2025 a 22/08/2025
Local de atuação: Praça da República, 53 – São Paulo/SP
Jornada: 40 horas semanais
Link para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd5jid7yvLBvW9x92plcPKUwYB0nDWcL8Fy_lWaZ1D19pE0eA/viewform
Dúvidas e informações adicionais: saladeleitura@educacao.sp.gov.br
13. Assunto: Atualização do Documento Orientador de ATPC e ATPL/APD 2025
● Público-alvo: Quadro do Magistério (QM)
● Data: 2º semestre de 2025
● Informações: Está disponível a versão atualizada do Documento Orientador das Atividades de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC) e das Atividades de Planejamento Docente (ATPL/APD). Recomendamos que as equipes gestoras e os coordenadores de gestão pedagógica consultem o material para o planejamento das formações no segundo semestre de 2025. Link de acesso ao documento: https://ava-p-efapecdn.educacao.sp.gov.br/ava/atpc-2025/Documento_Orientador_ATPC_e_ATPL_APD_2025_atualizado.pdf
14. Assunto: Cursos (Instituto Ânima): Extensão em Educação Socioemocional – 1ª edição/2025 e Extensão em Educação Financeira – 1ª edição/2025
● Público-alvo: Coordenador de Equipe Curricular; Coordenador de Gestão Pedagógica; Coordenador de Gestão Pedagógica Geral; Coordenador de Gestão Pedagógica por Área de Conhecimento; Diretor de Escola/Diretor Escolar; Vice-Diretor Escolar; Professor de Sala de Recurso; Professor de Ensino Fundamental e Médio; Professor Educação Básica II – PEB II; Professor Especialista em Currículo, Supervisor de Ensino/Supervisor Educacional, integrantes do Quadro de Apoio Escolar -QAE e do Quadro da Secretaria da Educação – QSE.
● Datas:
○ Período de inscrição: até 17/08
○ Período de início e fim do curso: 13/08 a 04/12/2025
● Informações:
15. Assunto: Multiplica SP dá início aos Encontros Formativos da 2ª Edição de 2025
● Público-alvo: PEC Multiplica, Professores Multiplicadores, Coordenadores Multiplicadores, Professores Cursistas e Coordenadores Cursistas.
● Data: a partir de 11/08/25
● Informações: O programa Multiplica SP iniciou suas formações na semana de 11 de agosto com os Encontros Formativos apresentando a Pauta Inaugural voltada aos PECs Multiplica, Professores Multiplicadores e Coordenadores Multiplicadores. A partir da semana de 18 de agosto, será a vez dos Professores e Coordenadores Cursistas participarem dos encontros inaugurais. Esses momentos marcam o início de uma nova jornada de formação em rede, fortalecendo a atuação colaborativa entre os pares.
Não perca! Os encontros são fundamentais para alinhar expectativas, aprofundar práticas e impulsionar a transformação nas escolas.
16. Assunto: Multiplica#professor cursista
Olá, professores cursistas!
Fiquem atentos!
As formações do Programa Multiplica – Edição 2025.2 terão início em 18/08/2025.
Lembramos que, para participar, é necessário estar logado com o e-mail institucional @professor.educacao.sp.gov.br.
Para facilitar seu acesso, disponibilizamos um tutorial passo a passo da Plataforma Microsoft Teams:
Acessar o tutorial
Acessar o tutorial
SERVIÇO DE GESTÃO DA REDE ESCOLAR – SEGRE
Fone: 3404-2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Orientação Técnica de Matrícula e Formação de Classes/2026
A Unidade Regional de Ensino de Limeira CONVOCA os Diretores de Escola e Responsáveis pela matrícula das Unidades Escolares a participarem de Orientação Técnica de Matrícula e Formação de Classes/2026, conforme cronograma abaixo:
Dia 18/08/2025- 13h30
Escolas Estaduais dos municípios de Artur Nogueira, Cordeirópolis, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Ipeúna e Iracemápolis.
Dia 19/08/2025- 13h30
Escolas Estaduais do município de Limeira
Dia 20/08/2025- 13h30
Escolas Estaduais dos municípios de Rio Claro e Santa Gertrudes
O café será comunitário. Solicitamos a costumeira colaboração de todos.
SERVIÇO DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS – SEAFIN
Fone: 3404-2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br
Seção de Compras e Serviços – SECOMSE
Fone: 3404-2942 / 3404-2945 / 2948 (Tatiana) – delimncs@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Alimentação escolar – Concurso de Receitas das Cozinheiras Escolares 2ª Edição
A Coordenadoria de Alimentação Escolar da Diretoria de Infraestrutura e Serviços Escolares, no uso de suas atribuições, comunica às Unidades Regionais de Ensino sobre o LANÇAMENTO do:
E-BOOK
SABORES PAULISTAS: PELAS MÃOS DAS COZINHEIRAS ESCOLARES
Trata-se do Livro Digital das 83 Receitas Vencedoras da 1ª edição do Concurso de Receitas das Cozinheiras Escolares. A obra homenageia todas as cozinheiras escolares e celebra a riqueza da culinária das escolas estaduais de São Paulo. Além das receitas, o e-book contém textos de autoras da área de alimentação – Ana Carolina Viotti, Irene Coutinho, Joana Pellerano e Patty Durães – sobre história e cultura paulista.
Compartilhe com as cozinheiras e com a equipe escolar da sua unidade!
ACESSE e BAIXE por aqui: https://sites.google.com/servidor.educacao.sp.gov.br/concurso-cozinheiras/sobrea-1%C2%AA-edi%C3%A7%C3%A3o/e-book-1-edi%C3%A7%C3%A3o?authuser=3
2. Assunto: Alimentação escolar – Concurso de Receitas das Cozinheiras Escolares 2ª Edição
A Coordenadoria de Alimentação Escolar da Diretoria de Infraestrutura e Serviços Escolares, no uso de suas atribuições, comunica às Unidades Regionais de Ensino sobre o LANÇAMENTO do:
CONCURSO DE RECEITAS DAS COZINHEIRAS ESCOLARES – 2ª EDIÇÃO!
Cujo tema é: ALIMENTAÇÃO E SUSTENTABILIDADE.
Site do Concurso: https://sites.google.com/servidor.educacao.sp.gov.br/concurso-cozinheiras/in%C3%ADcio?authuser=3
O Concurso é direcionado a todos os(as) cozinheiros(as) escolares que atuam na Alimentação Escolar das escolas estaduais da Rede Estadual de Educação, tanto das escolas de Gestão Centralizada quanto das escolas de Gestão Descentralizada da alimentação escolar de São Paulo.
Portanto, poderão se inscrever os(as) cozinheiros(as) escolares com: contrato de trabalho ativo com a empresa terceirizada OU servidores estaduais, conhecidos como Agentes de Serviços Escolares (ASE) OU servidores municipais atuantes nas escolas estaduais por meio do sistema descentralizado do PAE.
MATERIAL DE APOIO
Com o intuito de apoiar as escolas e os cozinheiras e cozinheiras na criação da receita sustentável, foi desenvolvido, junto com a EFAPE, uma série com 16 temas sobre “Alimentação e Sustentabilidade” que serão lançados durante o período de inscrições.
Portanto, recomendamos que, durante o mês de agosto, as unidades escolares reservem 15 minutos por dia para ler e assistir o conteúdo junto com a equipe da cozinha.
Acesse por aqui: https://sites.google.com/servidor.educacao.sp.gov.br/concurso-cozinheiras/material-deapoio?authuser=3
ETAPAS DO CONCURSO:
• 12/08/2025 a 05/09/2025
1. Equipe de cozinheiros(as) e escolas, acesse ao site do Concurso e vejam o Material de Apoio;
2. Escolha ou crie uma receita sustentável, usando os alimentos disponíveis na alimentação escolar e em canteiros, pomar e hortas escolares;
Escolas da Gestão Centralizada podem consultar a lista de ingredientes disponíveis nas escolas no período de setembro a novembro de 2025: https://docs.google.com/document/d/1aJEuGyaMV9II7iyyj8z_YJ4TqRpzZWiPLEub_QaLCss/edit?usp=sharing
Escolas da Gestão Descentralizada podem consultar com o seu Município a lista de ingredientes disponíveis na sua escola.
3. Inscreva essa receita sustentável no Concurso! Não deixei de contar qual a relação da receita com a sustentabilidade ambiental. Formulário de inscrição: https://forms.office.com/r/csfkHCw01W
• 08/09/2025 a 14/11/2025 (10 semanas)
1. Apresente, da forma que achar mais conveniente, a receita aos estudantes da sua escola! Fale sobre ela, o motivo da escolha, seus ingredientes, a importância da sustentabilidade… realize alguma atividade com os estudantes!
2. Prepare a sua receita e oferte em um dia da alimentação escolar. Tire fotos do preparo!
3. Escolas: preparem os estudantes para responder uma avaliação sobre a receita, logo após degustação. Tire fotos da avaliação! O Link para avaliação individual dos estudantes será disponibilizado para o e-mail usado na inscrição.
• 29/09/2025 a 24/11/2025
1. Envie os resultados colocando as fotos das preparações e dos estudantes realizando as avaliações no formulário abaixo. Formulário de envio dos resultados: https://forms.office.com/r/Kq5ZhcbBAd
Após realização de todas as etapas, os(as) cozinheiros(as) receberão Certificado de Menção Honrosa, na semana de 01/12 a 05/12. Em 10/12, serão divulgadas as receitas selecionadas – 1 por Unidade Regional de Ensino – para homenagem com entrega de medalhas aos cozinheiros e troféus às suas escolas, na capital paulista!
Veja as outras premiações:
• A primeira equipe colocada entre as 91 selecionadas ganhará uma experiência ecoturística com atividades relacionadas à natureza, alimentação e sustentabilidade.
• Entre os 91 selecionados, as 10 equipes que tiverem as maiores notas serão convidadas a participar de aula show com a chef de cozinha Elisa Fernandes (primeira ganhadora do MasterChef Brasil)!
• Serão ofertados ingressos¹ para eventos, exposições e peças de teatro em parceria com a Secretaria da Cultura. ¹A disponibilização dos ingressos está condicionada à quantidade ofertada pelos parceiros culturais e será realizada de acordo com a pontuação final obtida pelas equipes, observando-se os critérios de classificação estabelecidos.
• A equipe da Coordenadoria de Alimentação Escolar selecionará 30 receitas, entre as 91 ganhadoras, para compor um e-book sobre alimentação sustentável.
• E as 91 receitas vencedoras serão utilizadas como referência para a elaboração de uma revista infantojuvenil sobre alimentação sustentável, a qual servirá como ferramenta pedagógica para ações de educação alimentar e nutricional voltadas aos estudantes da Rede Estadual de Educação.
Mais informações sobre as regras do Concurso estão disponíveis no Edital: https://sites.google.com/servidor.educacao.sp.gov.br/concurso-cozinheiras/edital?authuser=3
SERVIÇO DE PESSOAS – SEPES
Fone: 2904-2961 (Aline) – delim@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Recadastramento IAMSPE
Prezados,
Segue em anexo VII, para conhecimento a RESOLUÇÃO CONJUNTA SGGD E IAMSPE Nº 01, DE 11- 08-2025, referente ao Recadastramento IAMSPE.
2. Assunto: Ginástica Laboral
Conforme o Comunicado Externo Conjunto Subsecretaria/CGRH – 2025 – Nº 024, publicado no Boletim Nº 04 de 31 de janeiro de 2025, disponibilizamos o link das aulas de Ginástica Laboral.
Para o sucesso do projeto, é fundamental que cada Unidade Escolar tenha um responsável para gerenciar e reproduzir os vídeos em suas respectivas unidades. Caso a unidade disponha de um profissional de Educação Física, este poderá ministrar as atividades diretamente, sem necessidade do vídeo.
Cada unidade tem autonomia para definir o melhor dia, horário e frequência semanal, sendo, no mínimo, uma vez por semana.
Solicitamos que registrem a realização do projeto e nos enviem fotos ou vídeos para incentivarmos a prática ao e-mail delimcrh@educacao.sp.gov.br
3. Assunto: Exames Periódicos – docentes “categoria O” que ingressaram em 2023
Dando continuidade à Campanha de Exames Periódicos, serão iniciados os atendimentos destinados aos docentes “categoria O”. No mês de agosto, o sistema estará parametrizado para os agendamentos dos docentes que ingressaram em 2023.
Este agendamento deverá ser efetuado pelas Unidades Escolares (UE), por meio do sistema da empresa parceira Ambiental (https://sistemas.ambientalqvt.com.br/seduc/#/sign-in), seguindo as orientações do manual em anexo VIII.
O período para agendamento e realização dos exames no sistema será de 18/08 a 29/08. Após esta data, o sistema será bloqueado para novos agendamentos destinados a esses servidores.
Os servidores receberão, em seu e-mail institucional, as informações referentes ao local, data e horário do exame, devendo comparecer portando documento de identificação.
Lembramos que o não comparecimento pode causar a extinção contratual, conforme o § 2º do artigo 6º da Resolução SEDUC – 2, de 18/01/2024:
“§ 2º – Além do exame admissional, caberá ao docente contratado comparecer aos exames periódicos, retorno ao trabalho e demissionais nos dias e horários agendados, sujeitando-se à devolução do valor do exame correspondente e à extinção contratual, quando não houver o devido comparecimento.”
Caso o docente tenha o contrato extinto ou esteja em auxílio-doença ou licença maternidade durante todo o período de realização do exame, esse registro deverá ser efetuado no sistema, conforme orientações do manual.
Para fins de lançamento da frequência no BFE, foi criado o código 450 – Falta Parcial Exames Periódicos – SESMT a fim de registrar as horas de ausência para comparecimento aos exames periódicos.
O código 450 deverá ser informado na frequência – BFE do servidor constando a quantidade total de horas de ausência do mês. Importante atentar que o código poderá ser usado uma vez ao mês, quando for o caso, até 3 (três) horas no mês.
Exemplo: servidor se ausentou durante 3 (três) horas para realizar exame periódico. Dessa forma deverá ser lançado no BFE o código 450 no campo “COD” e informado na frente no campo “DIAS DISCRIMINADOS” a quantidade de horas que o servidor se ausentou. No sistema SED na página abaixo:
Orientamos ainda que deverá ser devidamente registrado no livro ponto as horas de ausência.
Agradecemos a colaboração e o empenho de todos!
DSOC/COGEF/DIPES
CUMPRIMENTOS:
Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidade por Mais um Ano de Vida à:
– Aline Felipe Fierz Sales, Chefe do Serviço de Pessoas/SEPES – 18/08 (segunda-feira)
Atenciosamente,
Gilssara Cavalcanti de Lima Bandeira
Coordenador Geral