COMUNICADO URELIM DE 12.09.2025
DIRIGENTE/ GABINETE
Fone: 3404-2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
Fone: 3404-2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br
Fone: 3404-2964 (Vera) – delimat@educacao.sp.gov.br
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE LIM
Fone: 3404-2970/3404-2971 – delim@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Prorrogação Escolha do Itinerário Formativo
Informamos que o prazo para a escolha dos Itinerários Formativos foi prorrogado até o dia 19/09.
Contamos com o apoio de vocês, para garantir que todos os estudantes tenham a oportunidade de concluir suas escolhas dentro do novo prazo estabelecido.
Agradecemos a parceria de sempre!
Equipe IF
2. Assunto: Compartilhamento de Vídeo – Escolha dos Itinerários de Áreas do Conhecimento
Compartilhamos vídeo elaborado pelos(as) estudantes do Grêmio da URE de Diamantina. No material, eles apresentam de forma clara as diferenças entre os Itinerários de Áreas do Conhecimento.
O vídeo pode ser exibido para os(as) estudantes da 1ª série do Ensino Médio, especialmente para os (as) alunos(as) que ainda estão com dúvidas e não realizaram a escolha do Itinerário Formativo.
Vídeo disponível em:
Agradecemos o empenho dos estudantes na realização do material e o suporte do núcleo pedagógico no processo de organização e divulgação. Ressaltamos que esse recurso pode contribuir para reflexões significativas sobre as escolhas acadêmicas e profissionais dos estudantes.
3. Assunto: Ensino Médio Noturno – Expansão
Informamos que o período de abertura das atividades do 3º bimestre de 2025 na plataforma Expansão e demais plataformas será de 23 de julho a 19 de setembro, totalizando 60 dias.
Solicitamos que esta informação seja prontamente compartilhada com os professores mediadores, para que todos estejam cientes do cronograma e possam organizar suas ações pedagógicas com antecedência e alinhamento.
Equipe Ensino Médio Noturno – Expansão
4. Assunto: Materiais de orientação – Prova Paulista – 3º bimestre de 2025
No dia 5 de setembro, a equipe da Diretoria de Avaliações (DIAVAL) realizou uma live para tratar do cronograma e das principais novidades da Prova Paulista do 3º bimestre.
Disponibilizamos neste link https://drive.google.com/drive/folders/1RZ0YPahKDJLYE8_UZb7vdQtFBa-GMv0m o material apresentado e demais orientações. Solicitamos a ampla divulgação.
5. Assunto: Verificação dos equipamentos para a aplicação do SARESP digital
Como já realizado em edições anteriores e com vistas à aplicação digital do SARESP 2025, informamos que será necessário realizar a verificação dos equipamentos de informática disponíveis nas escolas. Essa ação é uma parceria da Fundação VUNESP e da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
A verificação pode ser realizada por qualquer funcionário da unidade escolar que tenha familiaridade com o uso de computadores. Para realizar a verificação dos equipamentos, siga os passos abaixo:
1. Acesse o endereço: https://provadigital.vunesp.com.br/escola;
2. Assista ao vídeo explicativo com as orientações sobre o uso do sistema, no link: https://player.vimeo.com/video/1005526101?h=24f1ca7478;
3. Informe o CIE da escola e, em seguida, o código de acesso.
Importante:
• A data limite para conclusão da verificação dos equipamentos é 30 de setembro de 2025.
Contamos com o apoio de todos para garantir que os equipamentos estejam devidamente preparados para a aplicação da prova digital.
6. Assunto: Informativo – Estágio e responsabilidades das unidades escolares
Transmitimos orientações acerca da realização de estágio:
- BASE LEGAL
De acordo com a Lei Federal nº 11.788/2008 (Lei de Estágio):
• Art. 7º – As instituições de ensino devem celebrar o Termo de Compromisso com o estudante (ou seu responsável legal, quando for o caso) e com a parte concedente do estágio.
• Esse documento deve indicar:
o A compatibilidade do estágio com a proposta pedagógica do curso;
o A etapa e modalidade da formação escolar;
o A adequação ao horário e calendário escolar.
• Art. 8º – É facultado às instituições de ensino firmar convênios de concessão de estágio com entes públicos e privados, explicitando o processo educativo e as condições previstas nos arts. 6º a 14 da Lei.
o Parágrafo único: O convênio não substitui a obrigatoriedade do Termo de Compromisso Estágio (TCE).
2) NORMAS ESTADUAIS
Segundo a Resolução SE nº 40/2009:
• O estágio deve estar contextualizado na proposta pedagógica da unidade escolar, incluindo natureza, duração e formas de supervisão, alinhado aos objetivos do Ensino Médio (Art. 2º).
3) OBRIGAÇÕES DAS UNIDADES ESCOLARES
As escolas devem:
1. Celebrar o Termo de Compromisso entre aluno (ou responsável), parte concedente e unidade escolar;
2. Designar um professor orientador responsável pelo acompanhamento e avaliação das atividades do estagiário;
3. Exigir, semestralmente, relatório das atividades de estágio;
4. Zelar pelo cumprimento do Termo, podendo realocar o estudante em caso de descumprimento;
5. Comunicar à parte concedente as datas das avaliações escolares.
4) SUPERVISÃO DO ESTÁGIO
• A supervisão deve ser realizada pelo professor orientador.
• Na ausência deste (ou do professor do PAEET na Educação Profissional, conforme Resolução SEDUC nº 11/2024), a responsabilidade passa ao Vice-Diretor ou Diretor da escola.
5) AGENTES DE INTEGRAÇÃO
• A utilização de serviços de agentes de integração é permitida, desde que não haja cobrança de taxas adicionais ao aluno (Art. 7º da Resolução SE nº 40/2009).
6) FORMALIZAÇÃO DO TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO Caso o estudante, regularmente matriculado e frequentando o Ensino Médio, com idade superior a 16 anos, apresente um Termo de Compromisso de Estágio (TCE), a escola não pode recusar a assinatura. A supervisão deverá avaliar o Termo de Compromisso de Estágio, que deve conter obrigatoriamente:
• Dados de identificação das partes, com o cargo e função do supervisor do estágio da parte concedente;
• Responsabilidades de cada uma das partes;
• Objetivo do estágio;
• Definição da área do estágio;
• Atividades a serem desenvolvidas (parágrafo único do art. 7º da Lei nº 11.788/2008);
• Jornada de atividades do estagiário limitada a 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais;
• Horário da realização das atividades de estágio;
• Definição do intervalo na jornada diária se for o caso;
• Vigência do Termo de Compromisso de Estágio;
• Motivos de rescisão;
• Concessão do recesso dentro do período de vigência do Termo de Compromisso de Estágio;
• Valor da bolsa-auxílio, nos termos do art. 12 da Lei nº 11.788/2008;
• Valor do auxílio-transporte, nos termos do art. 12 da Lei nº 11.788/2008;
• Eventual concessão de benefícios, nos termos do § 1º do art. 12 da Lei.
• Número da apólice e a companhia de seguros.
• Assinatura dos representantes ou assistentes legais pelo estudante, quando este for absolutamente ou relativamente incapaz;
Para o estágio com duração superior a seis meses, a empresa/instituição deve apresentar um novo plano de atividades com atividades diferenciadas, de forma a apresentar evolução no aprendizado do estudante estagiário.
Importante: em caso de inconsistências no documento apresentado, a escola deverá apenas indicar as condições necessárias para assegurar a adequação do estágio à proposta pedagógica do curso, à etapa e modalidade da formação escolar do estudante, bem como ao horário e calendário escolar.
O prazo para a assinatura do Termo de Compromisso de Estágio deve ser estabelecido pelas unidades escolares, a fim de que o estágio não se inicie antes dessa mencionada assinatura.
EM RESUMO
O estágio é uma atividade educativa obrigatoriamente supervisionada e formalizada por meio do Termo de Compromisso, com responsabilidades compartilhadas entre aluno, concedente e escola.
Atenção final: A escola deve resguardar-se de que todos os documentos estejam corretos, assegurando que a carga horária do estágio seja compatível com as aulas dos estudantes e que, no caso de alunos dos cursos técnicos, as atividades estejam alinhadas à formação pretendida.
Toda a documentação deve ser devidamente arquivada.
7. Assunto: Curso Escola de Gestão 1ª edição/2025 – 2° Período de Refazimento
Público- Alvo: Cursistas do Escola de Gestão 1ª Edição/2025 – com reprovação entre os Módulos 1 e 6
Datas: As inscrições ocorrem de 15/09 a 19/09 de 2025 – na SED
Informações: O 2º Período de Refazimento é destinado aos cursistas que não atingiram aprovação em algum dos módulos de 1 a 6. As vagas são limitadas e cada participante pode se inscrever para refazer apenas um módulo. O Refazimento ocorre em dia e horário alternativo ao do módulo regular, simultaneamente ao Módulo 9, de acordo com o cronograma de cada turma. Divulgue entre os pares!
Para facilitar a divulgação entre pares, segue o CARD com informações:
8. Assunto: Curso Escola de Gestão 1ª Edição/2025 – Cronograma
Público-Alvo: Cursistas da Escola de Gestão – Cronograma para a semana de 15 a 19 de setembro
Informações:
Caros cursistas, na semana de 15 a 19, as turmas de 5ª e 6ª feira, se encontram em fase de conclusão de atividades para o módulo 7. Já as turmas de 2ª, 3ª e 4ª feira, partem para o Módulo 8. É necessário que todos os cursistas fiquem atentos ao Cronograma Oficial de sua turma, disponível no site da EFAPE – Escola de Gestão – Documentos: https://escoladegestao.educacao.sp.gov.br/documentos/
Importante: Lembramos a todos que as turmas de 5ª e 6ª feira estão em período de desenvolvimento e conclusão do Módulo 7. As turmas de 2ª, 3ª e 4ª, já partem para o início das atividades do Módulo 8.
Confiram a seguir, o cronograma de Atividades para a semana de 15 a 19 de setembro
EQUIPE DE ESPECIALISTAS EM CURRÍCULO – EEC
Fone: 3404-2955 (Viviana) – delimnpe@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Novidades na Plataforma Leia SP
A partir de 16 de setembro, a plataforma LeiaSP lança uma gamificação especial para estudantes e professores da rede estadual, trazendo desafios e missões interativas, onde o objetivo é construir uma floresta — página por página, árvore por árvore.
Por que participar?
Porque aprender pode (e deve!) ser divertido. A primavera é tempo de renovação, e assim como as árvores ganham novas folhas, nossos hábitos de leitura também podem se fortalecer. Vamos juntos cultivar o gosto pela leitura e fazer crescer uma floresta de saberes em nossas escolas!
Quem pode participar?
Estudantes e Professores que têm acesso a Plataforma do LeiaSP.
Quando?
Disponível a partir de 16/09 na plataforma LeiaSP. Preparem-se para embarcar nessa aventura literária e fazer da primavera o palco do seu protagonismo!
Compartilhamos no link a seguir os tutoriais em vídeo e pdf dessa nova funcionalidade: https://drive.google.com/drive/folders/1DtTzWFQMO_zlhunAF91orAlH0TY-Ndz-
Solicitamos ampla divulgação desse material aos Professores de Redação e Leitura e Professores Articuladores da Sala de Leitura.
2. Assunto: Divulgação – Olimpíada Nacional de Eficiência Energética 2025: chegou a vez do 8º e 9º ano mostrar seu brilho!
Professores e estudantes do 8º e 9º ano: chegou a hora de brilhar na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE)!
Organizada pela ANEEL e totalmente gratuita, a competição oferece uma jornada gamificada sobre sustentabilidade e uso consciente da energia, com prêmios que vão de medalhas e notebooks a uma viagem com tudo pago à cerimônia nacional em Brasília.
Não percam! As inscrições vão até 30 de setembro, então não deixe sua escola de fora dessa experiência transformadora. Acesse o site e inscreva-se já para aprender de forma divertida e colaborar com um futuro mais eficiente e consciente para todo mundo!
A maior olimpíada do setor elétrico está de volta com mais desafios e impacto!
Cronograma ONEE 2025:
01/08 – Início das inscrições (em andamento)
30/09 – Encerramento das inscrições
06 a 10/10 – Fases 1 e 2 (desafios gamificados + prova)
20/10 – Divulgação dos resultados
06/11 – Fase 3 e cerimônia de premiação em Brasília Acesse e saiba mais: https://onee.org.br/
3. Assunto: OBMEP 2025 – locais das provas (2ª fase)
Informamos que já estão disponíveis no site da OBMEP http://www.obmep.org.br/, os locais de provas dos estudantes classificados para a 2ª fase, que será no dia 25 de outubro às 14h30min (horário de Brasília). A indicação pelas escolas dos professores de estudantes classificados para a 2ª fase, solicitação das provas em trânsito e transferência dos estudantes, encerra-se no próximo dia 18 de setembro. Reforçamos a importância das escolas incentivarem o comparecimento dos estudantes nos locais de provas. Lembrando que estudantes medalhistas (e em alguns casos com menção honrosa), têm a chance de participar de diversos programas como:
• Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) – Com a finalidade de propiciar ao estudante contato com interessantes questões no ramo da Matemática. É concedido um incentivo financeiro por meio do CNPq (Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico). O valor do incentivo financeiro conforme consta no site é de R$ 300,00 atualmente;
• Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME) – O programa oferece aos estudantes universitários medalhistas de alguma edição da OBMEP ou da OBM, bolsas de estudo por meio do CNPq e da CAPES (Mestrado e Doutorado). O valor das bolsas de acordo com o site, é de R$ 700,00 atualmente.
Deixamos à disposição alguns links que para serem compartilhados com as escolas, de materiais da 2ª fase de edições anteriores, entre outros que podem ser explorados por professores e estudantes, como o objetivo de preparo para as provas:
• Provas: https://www.obmep.org.br/provas.htm;
• Portal da OBMEP: https://portaldaobmep.impa.br/index.php/site/index?a=1;
• Apostilas do PIC: http://www.obmep.org.br/apostilas.htm;
• Banco de questões: http://www.obmep.org.br/banco.htm.
4. Assunto: Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (OLITEF)
Informamos que o prazo para envio das respostas dos estudantes que participaram da 2ª edição da OLITEF inicia no dia 15 de setembro e termina no dia 06 de outubro.
Compartilhamos no link a seguir um arquivo que apresenta as duas maneiras de envio das respostas dos estudantes (a partir da página 9): [OLITEF] Download das Provas https://seesp-my.sharepoint.com/:b:/g/personal/isaac_dias_educacao_sp_gov_br/EdIj4GOBAqtGiIrJbETRtMkBYki3To9kR3aOaP2rxjrHsA?e=unwTFn
Os resultados serão divulgados no site da OLITEF https://www.olitef.com.br/ a partir do dia 30 de outubro.
5. Assunto: Projeto “Com escorpião não se brinca” – divulgação de materiais e link para informar as ações desenvolvidas na escola
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC), por meio da Coordenadoria de Anos Iniciais do Ensino Fundamental (COAIN), informa que já está disponível a gravação da live realizada no dia 26 de agosto, do projeto “Com escorpião não se brinca”. Essa ação faz parte da parceria entre a Secretaria da Educação e a Secretaria da Saúde, e tem sido uma importante iniciativa para sensibilizar e informar toda a comunidade escolar.
Vale lembrar, que o link para registrar as ações desenvolvidas nas escolas continua disponível. Se a sua escola já realizou alguma atividade ligada ao projeto, é só acessar e fazer o registro. Isso ajuda a mantermos o acompanhamento atualizado e, claro, a reconhecer o trabalho de cada unidade nessa mobilização tão importante.
Caso sua escola ainda não tenha conseguido organizar uma ação específica, o tema pode ser trabalhado também nas aulas, com o apoio dos nossos Materiais Digitais (específico de cada componente curricular) já disponibilizados. No link a seguir, há algumas sugestões, que podem contribuir durante a prática docente para abordar sobre o tema.
Contamos com a participação de todos nessa jornada. Com informação, cuidado e trabalho em rede, fortalecemos ainda mais o compromisso com a saúde, a educação e o bem-estar dos nossos estudantes. Link da Live: https://www.youtube.com/watch?v=CeXudAezIDk
Link do formulário para as escolas preencherem: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdiR_gIHNt14KWh9UPApm3KtYck4QlH2RKajy5uai6wRhkQpQ/viewform?usp=header
Link com sugestões para o momento da aula: https://drive.google.com/file/d/1tsv3BK0QmijVq9bs6UIWwLUXbv1uxwv/view?usp=sharing
6. Assunto: Processo Seletivo COAIN – Coordenadoria de Anos Iniciais do Ensino Fundamental
A Subsecretaria Pedagógica (SUPED) está selecionando professores, do Quadro do Magistério (QM), efetivos, interessados em atuar na equipe técnica de produção de materiais didáticos de anos iniciais do Ensino Fundamental.
Os profissionais selecionados por este processo serão afastados na Subsecretaria Pedagógica, para trabalho presencial, em dedicação exclusiva, de jornada integral, e farão jus à Gratificação de Atividade Pedagógica (GAP) e vale-refeição.
Período de inscrição: de 12 de setembro de 2025 a 30 de setembro de 2025.
Os interessados devem preencher o formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScnpePiixynKGbyGAgVa72fb8LSOFh6P49EaDEgHePt30JUg/viewform?usp=sf_link
Para mais informações, entrar em contato no telefone: (11) 2075-4871
7. Assunto: Live do Componente de Geopolítica – Jogo- Negociações Comerciais e Geopolíticas
Na próxima terça-feira (16/9), às 10h, realizaremos a live do componente de Geopolítica, que terá como foco o jogo das aulas finais do bimestre – Negociações Comerciais e Geopolíticas.
Contamos com a participação de vocês e reforçamos que a gravação da live e o material utilizado ficarão disponíveis posteriormente no repositório (CMSP) para consulta.
8. Assunto: Prepara SP – pauta do dia 5 de setembro de 2025
Realizamos, na última sexta-feira, dia 5/9/2025 às 10h, via Canal de Gestão no CMSP e via YouTube (https://www.youtube.com/live/6RQyJW2CyxE?si=fkX6FYC5_koZ3W2_), atualizações da plataforma Prepara SP e desta vez trouxemos algumas novidades importantes que impactarão muito o engajamento dos estudantes no Enem e demais vestibulares.
– Abordarmos a importância do envolvimento de toda a comunidade escolar inclusive após os exames de admissão para que os estudantes se sintam seguros para acompanhar as chamadas e assumir a vaga na instituição de ensino superior.
– Ressaltamos que desde o dia 1/9/2025 estão abertos os simulados completos com redação do Enem. Cada estudante poderá encaminhar uma redação para correção e verificar seu desempenho inclusive contando com verificação por meio da Teoria de Resposta ao Item (calibragem utilizada pelo Inep para identificação da complexidade das questões).
– Trouxemos, com a Diretoria de Avaliações da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, informações essenciais sobre as próximas ações relacionadas ao Provão Paulista (datas, processo de escolha de curso e ações).
Caso tenha perdido vale rever!
9. Assunto: Prepara SP – Acesso para 1ª série e Liga Genial
Neste segundo semestre, disponibilizamos a todas as séries do Ensino Médio o acesso ao Prepara SP para apoiar também os estudantes da 1ª série a iniciarem a preparação para o Enem e ao vestibular seriado.
Aproveitamos para reiterar que estão disponíveis para todo o público com acesso ao Prepara SP os simulados completos do Enem, Saeb e Prova Paulista. Essa campanha deixará o simulado completo do Enem disponível entre o dia 1/9 e 31/10/2025.
Dentro do ambiente do Prepara SP os estudantes podem ainda acessar o regulamento da Liga Genial 2025 que copiamos abaixo e vocês podem encontrar por meio do site: https://www.jovensgenios.com/preparasp/liga-genial
Dicas de uso Prepara SP: https://www.jovensgenios.com/en/prepara-sp/dicas-de-uso
Regulamento Oficial – Competição Liga Genial 2025 Prepara SP
1. Sobre a Competição
A Liga Genial 2025 é uma competição promovida pela Jovens Gênios, gamificada e educativa, voltada para os alunos das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio da rede estadual de São Paulo. Os participantes acumulam pontos entre os dias 11 de agosto e 09 de novembro de 2025.
O objetivo da competição é incentivar o engajamento contínuo dos alunos em atividades escolares, explorando as funcionalidades da plataforma e, consequentemente, contribuir para a preparação para o ENEM e demais exames.
2.Período de Realização
A Liga ocorrerá entre os dias 11 de agosto e 09 de novembro de 2025. A apuração dos resultados será feita após essa data, e a premiação ocorrerá em um evento em São Paulo, entre o final de novembro e início de dezembro, em data a ser definida.
3.Participantes
Estão aptos a participar todos os alunos regularmente matriculados na 2ª e 3ª série do Ensino Médio da rede estadual de ensino de São Paulo.
4.Critérios de Pontuação
A pontuação será atribuída com base na utilização das funcionalidades da plataforma Prepara SP, na participação nos simulados e nas demais funcionalidades disponíveis na plataforma.
4.1 Funcionalidades
Cada funcionalidade contará pontos conforme sua frequência de uso, completude das atividades e desempenho.
4.2 Simulados Agendados
● ENEM
● Provão Paulista
● SAEB
4.1.1 Bônus de Frequência:
Alunos que completarem todos os simulados por tipo, recebem bonificações extras, de acordo com a planilha:
Os simulados serão pontuados tanto pela participação quanto pelo desempenho do aluno (acertos e evolução).
5.Classificação, Resultados e Critérios de Desempate
A classificação geral será definida a partir da soma total dos pontos obtidos pelos alunos ao longo do período. Em caso de empate, poderão ser considerados os seguintes critérios de desempate, nesta ordem:
1. Maior número de dias consecutivos de acesso à plataforma
2. Maior pontuação total nos simulados (ENEM + Provão Paulista + SAEB)
Os simulados serão pontuados tanto pela participação quanto pelo desempenho do aluno (acertos e evolução).
3. Maior número de tópicos concluídos na Trilha da Aprendizagem
6. Ranking oculto Como padrão para os 2 momentos em que o Ranking não estará disponível para o aluno, ou seja:
– na primeira semana da Liga Genial
– na última semana da Liga Genial
O objetivo é gerar expectativa no aluno sobre qual é a sua posição no Ranking.
7. Premiação
A premiação será entregue aos 3 alunos com maior pontuação geral da Rede, por ano escolar, ao final da Liga:
● 1º lugar: iPhone 16
● 2º lugar: PlayStation 5
● 3º lugar: TV 55″ 4K
A entrega dos prêmios será realizada em evento oficial, definido pela Jovens Gênios em parceria com a SEDUC/SP.
7.1. Certificado Digital de Destaque por Escola Além da premiação principal para os melhores colocados no ranking geral, a Liga Genial busca reconhecer o mérito e a dedicação dos estudantes em cada uma das escolas participantes.
Ao final da competição, os 10 (dez) alunos com as maiores pontuações de cada escola receberão um Certificado Digital de Engajamento e Destaque Acadêmico.
Este documento oficial, emitido pelo Prepara SP, servirá como reconhecimento formal pela sua disciplina, consistência e alto desempenho na plataforma ao longo do período da competição. O certificado será enviado por e-mail e ficará disponível para download na área do aluno, podendo ser utilizado para enriquecer seu portfólio de atividades extracurriculares.
8. Disposições Gerais
Jovens Gênios reservam-se ao direito de desclassificar participantes que tentem manipular ou burlar o sistema de avaliação. As atividades devem ser realizadas exclusivamente pelo próprio aluno, sem auxílio externo. Ǫualquer tipo de fraude será investigado e o responsável será desclassificado e poderá sofrer medidas legais. As escolas participantes poderão aplicar regras adicionais, desde que não proporcionem vantagem competitiva entre os participantes.
8.1 A empresa Jovens Gênios arcará com os custos de transporte e hospedagem para participação no evento presencial, exclusivamente para o(a) aluno(a) finalista e um(a) responsável legal.
9. Aceite e Confidencialidade
Ao participar da competição, o aluno declara aceitar integralmente todos os termos deste regulamento. Os dados pessoais dos participantes serão tratados em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Fica autorizada, para fins de divulgação oficial da competição, a utilização da imagem, voz e nome dos participantes.
10. Alterações do Regulamento
Por fim e a qualquer tempo, o presente Regulamento poderá ser retificado, revogado ou anulado, no todo ou em parte, sem que isso implique o direito a indenização ou reclamação de qualquer natureza.
10. Assunto: Orientações sobre o uso dos kits de robótica
Compartilhamos orientação essencial para o uso seguro e eficiente dos kits de robótica, especialmente no que se refere ao manejo da bateria da Shield. Essas boas práticas visam garantir a durabilidade dos equipamentos, a segurança dos alunos e a continuidade das atividades pedagógicas com a melhor experiência possível.
Recomendação do fabricante – Uso da bateria:
Para assegurar o pleno funcionamento dos kits e prevenir danos aos componentes, a bateria deve permanecer conectada à Shield tanto durante o uso quanto no armazenamento. A remoção frequente da bateria pode ocasionar riscos como:
• Inversão de polaridade ao reconectar;
• Quedas ou choques físicos acidentais durante a manipulação;
• Danos eventuais por manuseio inadequado.
Segurança e praticidade no dia a dia:
• Carregamento simplificado: O procedimento padrão de carga da bateria é via shield, conectando a mesma com o cabo USB diretamente a um computador ou notebook.
• Armazenamento seguro: manter a bateria conectada não oferece riscos quando a Shield está desligada e guardada, contribuindo para a organização e para a preservação do kit.
Contamos com a colaboração de todos para reforçar essa prática com os alunos. Pequenas ações como essa criam um ambiente de aprendizado mais seguro, otimizam o tempo das aulas e prolongam a vida útil dos equipamentos, garantindo que a robótica continue sendo uma experiência inspiradora para toda a comunidade escolar.
11. Assunto: Formação para o Desenvolvimento das Habilidades dos Integrantes do QAE – Parte 1 – 1ª Edição/2025
Público-alvo: Quadro QAE: Agente de Organização Escolar (AOE), Gerente de Organização Escolar (GOE), Secretário de Escola, Assistente Administrativo Escolar e Agente de Serviços Escolares (ASE)
Datas: Inscrições prorrogadas até 15/09
Módulo 1: 05/09 a 16/09 | Prova: 17/09 a 21/09 | Gabarito: 22/09
Informações: A certificação é obrigatória para os servidores que desejam manter a designação de Gerente de Organização Escolar (GOE) a partir de janeiro de 2026. Além de ser requisito legal, a formação representa um marco para a valorização dos profissionais do QAE, reforçando seu papel estratégico na gestão escolar.
Formação para o Desenvolvimento das Habilidades dos Integrantes do QAE – Parte 1 – 1ª Edição/2025 – EFAPE | Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação https://efape.educacao.sp.gov.br/acao-formacao/formacao-para-o-desenvolvimento-das-habilidades-dos-integrantes-do-qae-parte-1-1a-edicao-2025/
12. Assunto: Multiplica SP: orientações para Professores e Coordenadores sobre o uso do e-mail
Público-alvo: professores e coordenadores participantes do programa
Data: até dezembro de 2025
Informações: O e-mail institucional @professor.educacao.sp.gov.br é a principal ferramenta de comunicação e também a chave de acesso ao Microsoft Teams. A falta de uso pode resultar na inativação da conta, impedindo a participação nas formações do Multiplica SP.
Orientação: Pesquise em seu navegador de internet Login do Outlook | Microsoft 365, clique em entrar, insira seu e-mail @professor.educacao.sp.gov.br e a senha. Observação: a senha é a mesma utilizada no e-mail @educacao.sp.gov.br. Acesse regularmente o seu e-mail institucional e mantenha ativa a sua conexão com o programa.
13. Assunto: Curso Da Educação Integral ao Ensino Integral 2 – 2ª Edição/2025
Público-alvo: Servidores do Quadro do Magistério (QM), do Quadro de Apoio Escolar (QAE) e do Quadro da Secretaria da Educação (QSE).
Datas:
Inscrição: de 21/07/2025 até 30/10/2025
Realização: de 21/07/2025 até 11/12/2025
Informações: Para você, Servidor, que ainda não fez o curso Programa Ensino Integral (PEI), aproveite a oportunidade!
O curso Programa de Ensino Integral foi criado em 2012 como estratégia para a melhoria do ensino, ao promover a Educação Integral dos estudantes em suas múltiplas dimensões (intelectual, física, socioemocional e cultural), por meio de diversas metodologias.
Saiba mais clicando aqui. https://efape.educacao.sp.gov.br/acao-formacao/da-educacao-integral-ao-ensino-integral-2-2a-edicao-2025/
14. Assunto: Curso Programa de Desenvolvimento de Liderança (PDL): Curso 2 – 2ª Edição/2025
Público-alvo: Servidores da SEDUC-SP, integrantes do Quadro do Magistério (QM) e do Quadro da Secretaria da Educação (QSE).
Datas:
Inscrição: de 21/07/2025 até 30/10/2025
Realização: de 21/07/2025 até 11/12/2025
Informações: Quer alavancar sua carreira de Servidor Público da Educação? Não deixe de fazer o curso Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL). O Curso tem Carga Horária de 80 horas e ocorre na Modalidade On-line. Você pode concluir até 11 de dezembro de 2025.
É importante saber:
● Para a realização do Curso 2, não é necessário ter realizado o Curso 1.
● Os servidores que foram aprovados em edições anteriores do Programa de Desenvolvimento de Liderança (PDL): Curso 2 não poderão se inscrever. Importante: o servidor deverá estar obrigatoriamente com seu cadastro ativo na base da Secretaria Escolar Digital (SED).
Saiba mais clicando aqui. https://efape.educacao.sp.gov.br/acao-formacao/programa-de-desenvolvimento-de-lideranca-pdl-curso-2-2a-edicao-2025/
SERVIÇO DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS – SEAFIN
Fone: 3404-2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Nova Rede de Suprimentos / Insumos / PDDE / Correios
A Coordenadoria de Serviços de Apoio ao Estudante (COSAE), vem por meio deste, informar sobre o as entregas dos insumos pela nova Rede de Suprimentos.
Para acessar corretamente o conteúdo, disponibilizamos um novo link com a relação atualizada do Kit em formato PDF para conferência. Para acessar o novo Kit atualizado, clique no link:
Tabela Código kits x Quantidade de Alunos x Periodicidade.
O kit de SETEMBRO terá os seguintes insumos:
Papel Higiênico (ROLO C/300 METROS)
Papel toalha (PACOTE C/1.000 FOLHAS)
Papel Sulfite (RESMA C/500 FOLHAS) ***
Pasta prontuário (UNIDADES)
Álcool em Gel (GALÃO C/5 LITROS)
Açúcar (PACOTE C/1KG)
Copo descartável (PACOTE C/100 UNIDADES)
Filtro de café (CAIXA C/30 UNIDADES)
Pincel preto e vermelho para quadro branco (UNIDADES)
Caneta azul (UNIDADES)
Folha EVA cores diversas (PACOTE C/5 UNIDADES)
Lápis preto (UNIDADES)
Corretivo em fita (UNIDADES)
Apagador para quadro branco (UNIDADES)
Cartolina cores diversas (PACOTE C/100 FOLHAS)
Chá de camomila (CAIXA C/15 UNIDADES)
Clips nº 04 (CAIXA C/50 UNIDADES)
Fita de polipropileno (UNIDADES)
Grampo (CAIXA C/1.000 UNIDADES)
Pasta portfólio (UNIDADES)
Refil preto e vermelho para pincel quadro branco (UNIDADES)
Régua 30 cm (UNIDADES)
Sabonete Líquido (GALÃO C/5 LITROS)
Tesoura pequena (UNIDADES)
Café 500gr (UNIDADES)
*** Informamos que, devido à limitação de saldo na ata de papel sulfite, o item não será entregue às unidades que compõem os seguintes kits: 3F, 4A, 4B, 4C, 5A, 6A, 7A, 8A e 9A.
• Unidades do kit 3F serão contempladas com repasse de recurso via Programa PDDE Paulista, para que realizem a aquisição do papel sulfite necessário para o mês de setembro.
• Unidades Regionais de Ensino, caso necessário, deverão realizar a aquisição por conta própria.
• Classes vinculadas (5A, 6A, 7A e 8A) devem solicitar o papel sulfite diretamente às suas unidades vinculadoras. A lista de unidades que receberão o recurso está disponível no link abaixo:
Lista de escolas com repasse PDDE https://docs.google.com/document/d/1DAiqPsbDn523DePqoNzexHRUal8YRdSmDWo0UezAo7o/edit?usp=sharing
Lista das quantidade de café 500gr por kit está abaixo:
A lista de critérios por kit e o pdf de cada kit está no link abaixo:
Rede de Suprimentos 2025: Planejamento e Abastecimento para a Volta às Aulas
1. Para as unidades que não têm limpeza terceirizada:
Desinfetante (GALÃO C/5 LITROS)
Água sanitária (GALÃO C/5 LITROS)
Detergente Líquido (GALÃO C/5 LITROS)
Esponja (UNIDADES)
2. Para as unidades que têm lousa verde:
Apagador com depósito para giz (UNIDADES) Giz branco (UNIDADES)
*** Atenção, escolas que utilizam apagador e giz: caso não estejam recebendo esses materiais, solicitamos que informem a situação por meio do Portal de Atendimento. É importante que nos deem retorno para que possamos verificar a necessidade de envio.
o O que fazer se a quantidade for insuficiente?
→ Abrir chamado pelo Portal de Atendimento solicitando readequação da quantidade dos itens considerados insuficientes.
→ A equipe do DMATESC já está realizando uma avaliação global de todos os chamados registrados, com o objetivo de verificar a real necessidade de alterações ou readequações nos kits, já iniciou-se o levantamento das ATAs disponíveis, com foco em viabilizar, de forma antecipada, os ajustes necessários nos produtos. Esse trabalho está sendo conduzido em conjunto com pesquisas e a cooperação das unidades, para garantir que as readequações reflitam as demandas reais e contribuam para a melhoria contínua do atendimento. → Em caso de extrema urgência, ou total desabastecimento, solicitar entrega emergencial pelo Portal de Atendimento
A entrega será realizada em 72h do momento em que foi identificado o chamado.
3. ATUAÇÃO DOS CORREIOS:
✓ Deve ser realizado em local adequado para conferência das quantidades entregues;
✓ O ajudante/carteiro deve ajudar no descarregamento das caixas.
✓ Mesmo que haja alguma falha ou irregularidade na entrega, orientamos que o kit seja recebido normalmente e que a ocorrência seja registrada no Portal de Atendimento para que possamos realizar os devidos encaminhamentos.
o Portanto, pedimos para:
✓ Não receber o kit fora do endereço da escola;
✓ Não retirar em uma agência dos Correios;
✓ Comunicar a SEDUC via Portal de Atendimento, qualquer divergência, ou inconformidade de atendimento dos Correios;
o O que fazer no caso de divergência de quantidade recebida e quantidade informada no documento de entrega?
→ Receber o que está sendo entregue.
→ Assinalar o que não foi recebido.
→ Realize a captura de uma fotografia do comprovante, a fim de assegurar a veracidade da conferência e anexá-la ao Portal de Atendimento.
→ Caso o carteiro não deixe o comprovante, ao abrir o chamado informe os itens e as quantidades que faltaram.
→ Caso o carteiro não aguarde a conferência dos itens ou não entregue o comprovante de recebimento, a situação deve ser formalmente registrada no Portal de Atendimento.
4. PDDE – O que pode comprar?
→ Não está autorizada a aquisição, por meio do PDDE, dos insumos mencionados no Tópico 1, com exceção do papel sulfite para as unidades escolares que recebem o KIT 3F, uma vez que esses itens já são fornecidos regularmente pela Rede de Suprimentos.
→ Para os demais insumos que eventualmente sejam necessários e não estejam disponíveis na lista da Rede, a solicitação deve ser feita por meio do Portal de Atendimento, para análise e autorização prévia.
Produtos pré-autorizados para aquisição sem a necessidade de consulta prévia
5. CRM (PORTAL DE ATENDIMENTO)
o Para que serve?
Para tirar dúvidas, reportar problemas e intercorrências, reclamações, sugestões, informar a necessidade.
O DMATESC irá verificar a possibilidade de correção na quantidade de produtos dos kits.
o Como acessar?
Link: Portal de Atendimento – Secretaria de Estado da Educação de São Paulo https://atendimento.educacao.sp.gov.br/SignIn?ReturnUrl=%2Fsupport%2F
Anexo passo a passo de como utilizar o Portal de Atendimento.
Link: Manual de Abertura – Rede de Suprimentos https://seesp-my.sharepoint.com/:p:/g/personal/melquiwender_brayner_educacao_sp_gov_br/EQ2xETTwP51DsRe6w-OyhZcBHzIbHLtLMuXyrslW8qruZg?e=nvJRKR&nav=eyJzSWQiOjI1NywiY0lkIjozNTQxMjc4NzQyfQ
o Para Acessar seu Kit, clique no link:
SED-08341 · Portal de Atendimento – Secretaria de Estado da Educação de São Paulo https://atendimento.educacao.sp.gov.br/knowledgebase/article/SED-08341/pt-br
Caso sua solicitação ainda não tenha sido solucionada ou o problema nas entregas persista, solicitamos que registre um novo chamado no Portal de Atendimento. Dessa forma, poderemos dar o devido encaminhamento e garantir uma resolução mais ágil e eficaz para a sua demanda.
SERVIÇO DE PESSOAS – SEPES
Fone: 2904-2961 (Aline) – delim@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Recadastramento IAMSPE
Seção de Administração de Pessoal – SEAPE
Fone: 2968 /2992 / 2990 / 2967 / 5814 (Ana Claudia) – delimnap@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Designação PEI
Encaminhamos no anexo I a ata de atribuição de escolha PEI ocorrida em 12/09/2025.
Solicitamos que as unidades escolares verifiquem a listagem e providenciem o envio de documentação de designação dos servidores.
Atenciosamente,
Gilssara Cavalcanti de Lima Bandeira
Coordenador Geral