COMUNICADO URELIM DE 09.09.2025
DIRIGENTE/ GABINETE
Fone: 3404-2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
Fone: 3404-2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br
Fone: 3404-2964 (Vera) – delimat@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Edital – CGP – EE Jardim Paineiras
Professor de Coordenador de Gestão Pedagógica
A E.E. Jardim Paineiras nos termos da Resolução SEDUC nº 52, de 29-06-2022, torna pública a abertura do período de recebimento de propostas de trabalho e realização de entrevistas para docentes interessados em exercer junto à esta Unidade Escolar a função gratificada Coordenador de Gestão Pedagógica – CGP. Segue edital enviado pela Unidade Escolar, anexo I.
2. Assunto: Edital – CGP – EE Profa. Maria Aparecida Soares de Lucca
A E.E. Profa. Maria Aparecida Soares de Lucca nos termos da Resolução SEDUC nº 52, de 29-06-2022, torna pública a abertura do período de recebimento de propostas de trabalho e realização de entrevistas para docentes interessados em exercer junto à esta Unidade Escolar a função gratificada Coordenador de Gestão Pedagógica – CGP. Segue edital enviado pela Unidade Escolar, anexo II.
3. Assunto: Edital – CGP – EE Luigino Burigotto
A E.E. Luigino Burigotto nos termos da Resolução SEDUC nº 52, de 29-06-2022, torna pública a abertura do período de recebimento de propostas de trabalho e realização de entrevistas para docentes interessados em exercer junto à esta Unidade Escolar a função gratificada Coordenador de Gestão Pedagógica – CGP. Segue edital enviado pela Unidade Escolar, anexo III.
4. Assunto: Edital – Vice Diretor – EE Prof. Antonio de Queiroz
A E.E. Prof. Antônio de Queiroz, nos termos da Resolução SEDUC nº 52, de 29-06-2022, torna pública a abertura do período de recebimento de propostas de trabalho e realização de entrevistas para docentes interessados em exercer junto à esta Unidade Escolar a função gratificada de Vice-Diretor Escolar. Segue edital enviado pela Unidade Escolar, anexo IV.
5. Assunto: Curso Ame Sua Mente na Escola – 2ª Edição/2025
Público-alvo: Servidores da SEDUC-SP que fizerem parte do Quadro de Apoio Escolar (QAE), Quadro da Secretaria da Educação (QSE) e Todos os integrantes do Quadro do Magistério (QM), incluindo todos os servidores afastados em Órgão Central.
Datas: Inscrições até dia 10/09/2025
Informações: O curso será oferecido a distância, no formato de estudos autônomos, por meio da plataforma Thinkific https://amesuamente.thinkific.com/
do Instituto Ame Sua Mente. Cursistas que participaram do curso em 2023, 2024 ou na 1ª edição de 2025 e foram aprovados não poderão participar da 2ª edição de 2025, pois o conteúdo é o mesmo.
Quer participar? Consulte as regras e orientações no Regulamento e preencha o formulário de inscrição. Estamos te esperando! Para mais informações, acesse a página do Cardápio Formativo EFAPE: https://efape.educacao.sp.gov.br/cardapio-formativo/
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE LIM
Fone: 3404-2970/3404-2971 – delim@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Percurso Programa Ensino Integral
Prezados (as) Diretores(as) das Escolas PEI
Está disponibilizado no AVA-EFAPE o Percurso Programa Ensino Integral com a Apresentação do Percurso PEI e o Ciclo de Aprendizagem e Melhoria Contínua (CAM) e Tutoria. Princípios, Premissas e Projeto de Vida estarão disponíveis em breve.
Recomendamos que todos das Escolas do Programa Ensino Integral se atualizem através da trilha formativa.
Seguem as telas abaixo para indicar o caminho a ser seguido:
Equipe de Formação PEI
2. Assunto: Fechamento do Diário de Classe (3º Bimestre)
Considerando que as notas das turmas de expansão migram via API para o Diário de Classe e necessitam de um período específico para consolidação no sistema, o prazo inicialmente estabelecido para o fechamento do 3º bimestre não atende integralmente essas turmas. Para garantir que os professores visualizem corretamente as notas lançadas e que o fechamento das turmas regulares e de expansão ocorra no mesmo período, o prazo de lançamento do fechamento – módulo do Diário de Classe, referente ao 3º bimestre de 2025 – foi ajustado para:
• Professores: 07 a 17/10/2025
• Gestão Escolar: 20 a 31/10/2025
Compromissos (conforme Resolução do Diário de Classe – SEDUC/SP)
• O(a) professor(a) deve registrar, dentro do prazo, todas as avaliações e a frequência dos estudantes.
• A gestão escolar é responsável por validar e encerrar os lançamentos, assegurando a integridade dos dados.
• A Supervisão/URE deve acompanhar e apoiar o cumprimento dessas etapas pelas unidades escolares.
O fechamento é ato oficial da escola, devendo refletir o processo avaliativo com fidedignidade e transparência. Suporte:
Em caso de dúvidas ou problemas técnicos (ex.: turmas de expansão não visíveis, notas não refletidas), abrir ocorrência no Portal de Atendimento:
3. Assunto: Listas de exercícios SAEB
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC – SP), por meio da Diretoria de Avaliações (DIAVAL), informa que no dia 21 de agosto de 2025 foram disponibilizadas novas listas de exercícios para permitir a prática de atividades alinhadas ao Sistema de Avaliação Básica (Saeb).
As listas de exercícios são destinadas a 5º ano, 9º ano e 3ª série para os componentes de Língua Portuguesa e Matemática.
O material pode ser acessado através do link:
4. Assunto: Prova Paulista – 3º bimestre de 2025
A Prova Paulista acompanha o desenvolvimento do currículo, em todas as áreas, apoiando os professores na identificação mais precisa dos conteúdos que os estudantes aprenderam ao longo do bimestre, pela aplicação de instrumentos padronizados.
A avaliação é voltada aos estudantes do 4º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio, e terá como referencial os conteúdos curriculares do Material Digital. Como de costume, a Prova será realizada no aplicativo Sala do Futuro.
A Prova Paulista do 3º bimestre traz como novidade a presença de algumas questões do tipo de lacuna, que desafiam o estudante a encontrar a opção de resposta que completa corretamente o enunciado, ampliando-se as possibilidades de mobilização dos conhecimentos pelos estudantes dos 6º, 7º e 8º anos do ensino fundamental. Sugerimos, portanto, que orientem os estudantes para que respondam com bastante atenção a todas as questões.
Como no bimestre anterior, além dos componentes curriculares da Formação Geral Básica, os estudantes do ensino médio também realizarão as provas dos Itinerários Formativos, de acordo com a sua opção e matrícula. Para tanto, é de extrema importância que os registros de matrícula estejam atualizados.
A composição das provas permanece inalterada da edição do 2º bimestre.
A devolutiva de resultados da Prova Paulista será disponibilizada pelo Painel Escola Total (https://escolatotal.educacao.sp.gov.br/), logo após o término das aplicações.
5. Assunto: Planejamento de Aula: Expansão do Ensino Médio Noturno
Público-alvo: Professores com aulas atribuídas na Expansão do Ensino Médio Noturno
Datas: semana de 08/09 a 12/09 e semana de 15/09 a 19/09
Informações: Informamos que, excepcionalmente nas próximas semanas, a oferta do planejamento de aulas para os professores com aulas atribuídas da Expansão do Ensino Médio Noturno seguirá o cronograma abaixo:
● 08/09 a 12/09 – Plataformas: do acesso ao acompanhamento
● 15/09 a 19/09 – Plataforma Expansão Noturno: foco na jornada do estudante
Após esse período, a oferta retomará sua periodicidade quinzenal.
Destacamos ainda que, embora a oferta de planejamentos de aula para a expansão do ensino médio tenha sido iniciada em 04 de agosto, a partir de outubro haverá reprises das primeiras temáticas desenvolvidas, possibilitando que todos os interessados tenham acesso ao conteúdo.
6. Assunto: Curso Específico de Formação para Professores de Ensino Fundamental e Médio Ingressantes – 1ª Edição / 2025
Público-alvo: Professores Ingressantes do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio.
Datas: a partir de 10/02/2025, com término em três anos
Informações:
Informamos que o Módulo 2 e as Unidades 3 e 4 do Módulo 3 Unidade 1 do Curso Específico de Formação para Professores de Ensino Fundamental e Médio já encontram-se disponíveis no AVA EFAPE. Não perca tempo! Acesse aqui o curso e bons estudos! https://efape.educacao.sp.gov.br/acao-formacao/curso-especifico-de-formacao-para-professores-de-ensino-fundamental-e-medio-ingressantes-1a-edicao-2025/
7. Assunto: Curso: Escola de Gestão 1ª edição/2025 – Cronograma da Semana
Público-alvo: Cursistas do Curso Escola de Gestão 1ª edição/2025
Datas: 08 a 12 de setembro
Informações: Os cursistas devem observar o cronograma referente ao Módulo 7, atualmente em desenvolvimento.
Para a semana de 08 a 12 de setembro, estão previstas as seguintes Atividades Avaliativas: Orientações para Análise e Avaliação do Vídeo do Colega.
➢ As rubricas devem ser utilizadas como referência para a atribuição de notas
➢ O vídeo deve ser assistido integralmente antes da avaliação.
➢ Recomenda-se uma segunda visualização, pausando para observar e fazer anotações:
○ Clareza na apresentação do tema.
○ Presença da sequência antes → ação → resultados.
○ Evidências de aprendizagem (registros, trabalhos, indicadores, relatos).
○ Engajamento de estudantes e professores.
➢ A nota deve refletir exclusivamente o que está visível no vídeo, de acordo com as rubricas.
Link de Acesso ao Cronograma de cada turma: https://escoladegestao.educacao.sp.gov.br/documentos/
➢ O vídeo deve contemplar o tema do módulo, apresentando a sequência antes → ação → resultados, evidências de aprendizagem e, sempre que possível, a participação de estudantes, professores e comunidade.
➢ É necessário verificar se o envio foi realizado tanto para o Formador FGV quanto para a Avaliação entre Pares.
➢ Deve-se confirmar se o arquivo postado corresponde ao vídeo gravado e se está no formato adequado.
➢ A postagem deve ocorrer dentro do prazo estabelecido no cronograma.
Cursistas devem acessar o Vídeo Tutorial que apresenta orientações completas sobre a elaboração e gravação do vídeo. No material, os tutores explicam o conteúdo, a abordagem adequada, os elementos que devem estar presentes, a forma de organização das informações, bem como as ações e evidências necessárias. Trata-se de um tutorial detalhado, pensado para apoiar os cursistas na realização da atividade e favorecer a conquista de uma nota excelente. Link para o vídeo. https://youtu.be/ARjiVvVbAgc?si=Gk65_k9FwSE0C5ld
8. Assunto: Pesquisa de Opinião – Curso Escola de Gestão 1ª Edição/2026 – Formulário para preenchimento por Diretores, Vice-Diretores e Supervisores – via SED
Público-alvo: Diretor Escolar ou Diretor de Escola; Vice-Diretor de Escola e Supervisor de Ensino ou Supervisor Educacional
Datas: De 01 a 10/09/2025
Informações: Participe da Pesquisa de Opinião da Escola de Gestão – 1ª edição 2026. Sua contribuição é fundamental para aprimorarmos a próxima edição do curso.
Até 10/09, ao acessar a SED, responda ao formulário que aparecerá em pop-up. Participe e registre suas sugestões!
Você também pode acessar pelo link ou pelo QR Code abaixo.
Com sua colaboração, construiremos uma jornada formativa ainda mais significativa, que apoie o desenvolvimento pessoal e profissional dos gestores e, ao mesmo tempo, contribua para o alcance de melhores resultados de aprendizagem pelos estudantes.
Clique aqui para acessar o formulário. https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=mHe4FhdFLESSAM4cypMlnEFlwDuZke5KtBPt–vSF-xUMFZaWUtDNU9NMENYVkRGNDVBWUU0UklSOC4u&route=shorturl
9. Assunto: Relatórios Aluno Monitor – Mês de Agosto!
Devido a um bug na SED na semana passada, o prazo para envio e aprovação dos relatórios de agosto em 2ª chamada foi prorrogado para 10/09. Então, ainda há tempo para regularizar as pendências.
Outro ponto de atenção:
18% dos Alunos Monitores aprovados em agosto ainda estão sem monitorados vinculados na SED.
Essa alocação é essencial para a atuação dos Monitores e para o preenchimento do relatório mensal.
Acompanhe o status de aprovação dos relatórios de suas escolas.
Caso haja alguma dúvida, entrem em contato urgente comigo.
Quelli Santos – Supervisora Ponto Focal do programa.
10. Assunto: Edital 22ª Alocação PEI 2025
A Coordenadora Geral da Unidade Regional de Ensino – Limeira, nos termos do Decreto nº 66.799, de 31-05-2022, Resolução SEDUC nº 77, de 24-10-2024, Resolução SEDUC nº 93, de 07-11-2024, CONVOCA docentes e Diretores de Escola/Diretor Escolar para as etapas de alocação de vagas – atuação em escolas participantes do Programa Ensino Integral 2025, conforme Edital anexo V.
Comissão Credenciamento PEI
11. Assunto: Prova Paulista 3º Bimestre – Material
Segue, anexo VI, os documentos referentes a Live do dia 05/09 e a formação realizada pela equipe da Supervisão responsável pela Prova Paulista da Unidade Regional de Limeira.
EQUIPE DE ESPECIALISTAS EM CURRÍCULO – EEC
Fone: 3404-2955 (Viviana) – delimnpe@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Dia Internacional das Mulheres Indígenas
No dia 05 de setembro, celebra-se o Dia Internacional das Mulheres Indígenas, data importante para o resgate e valorização da contribuição das mulheres indígenas ao longo da nossa história. Tendo em vista a importância do tema, a equipe da Coordenadoria de Educação Inclusiva — COEIN, da Diretoria de Educação Especial e Inclusão — DIESPI, da Subsecretaria de Articulação da Rede de Ensino — SUART, elaborou um informativo pautado na escrita e produção acadêmica de Sandra Benites, ativista e pesquisadora Guarani Nhandeva que atua na luta por uma educação intercultural e pela preservação do conhecimento e das tradições do povo Guarani.
A partir da perspectiva dessa importante pesquisadora indígena, elaboraram-se três movimentos neste informativo:
● Resgate das perspectivas femininas e uma reflexão sobre os conhecimentos das mulheres indígenas, tendo em vista a centralidade da Lei nº 14.986/24, que torna obrigatório o ensino das experiências e perspectivas das mulheres em todas as áreas do conhecimento.
● Reconhecimento das falas e posições das mulheres indígenas, por meio de entrevistas com as lideranças Zélia Terena e Poty Poran.
● Propostas de práticas pedagógicas a partir das obras da artista indígena contemporânea, Yacunã Tuxá.
O objetivo principal é, para além de ampliar o repertório sobre a temática indígena, dar visibilidade aos conhecimentos e às vozes das mulheres originárias através das entrevistas e das práticas pedagógicas propostas. Essa ação também está em consonância com a Lei nº 11.645/08, que torna obrigatório o ensino da história e cultura indígena em todas as áreas do conhecimento.
A iniciativa busca reforçar o compromisso desta Secretaria com a promoção da diversidade, oferecendo aos profissionais da rede estadual de ensino perspectivas pedagógicas e de aporte teórico alinhados à Lei nº11.645/08 e à Lei nº 14.986/24.
Acesse o informativo através do link:
2. Assunto: ConvivaCast – Episódio 1: Violência contra meninas e Mulheres
No último dia 27 de agosto, o Conviva lançou o primeiro episódio do ConvivaCast, um novo espaço de informação e diálogo criado para debater temas urgentes que atravessam o cotidiano da Rede Estadual de Educação de São Paulo. O objetivo é enriquecer, com conhecimento e reflexão, as vivências de educadores, servidores e estudantes.
Para inaugurar o videocast do Conviva, a convidada foi Cristine Costa, delegada da 1ª Delegacia de Defesa da Mulher. A conversa, conduzida por Isis Ferrari, formadora do Conviva SP, abriu espaço para um mergulho amplo, sensível e necessário sobre o combate ao feminicídio e à violência contra meninas e mulheres.
Para acessar o ConvivaCast e este episódio “violência contra meninas e mulheres acesse o site do conviva https://efape.educacao.sp.gov.br/convivasp/
3. Assunto: PNLD 2026 – Ensino Médio – Processo e registro de escolha pelas unidades escolares
Informamos que a data de registro e escolha do PNLD Ensino Médio 2026-2029 foi prorrogada para o dia 12 de setembro.
Reiteramos a necessidade de não deixar para os últimos dias, pois a plataforma poderá apresentar inconsistências.
As Unidades Regionais de Ensino podem acompanhar o registro de suas escolas pelo link do Power BI disponibilizado pelo FNDE. Ele é atualizado duas vezes ao dia. Os números do Estado de São Paulo ainda estão abaixo do esperado para a data, com cerca de 26% das escolas finalizadas. https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiOTIyZDUxYzItNmEwMC00YTUyLTg2Y2UtOWNkNzEwMjJmODI1IiwidCI6ImNmODQ1NGQzLWUwMTItNGE5ZC05NWIzLTcwYmRiNmY0NTlkNSJ9
4. Assunto: Educação Financeira – Aprender Valor
Aprender Valor é um programa https://aprendervalor.bcb.gov.br/site/aprendervalor/videos gratuito do Banco Central https://www.bcb.gov.br/ que ajuda professores, escolas e redes de ensino a levarem educação financeira a estudantes do ensino fundamental de todo o país. Qualquer pessoa pode ter acesso ao programa, basta acessar a plataforma usando uma Conta gov.br, https://www.gov.br/governodigital/pt-br/identidade/conta-gov-br nível prata ou ouro.
Compartilhamos alguns links com vídeos que podem ser úteis sobre programa:
• Sobre o programa: https://www.youtube.com/watch?v=GkkuUSbtokU&t=1s
• Como são os projetos? https://www.youtube.com/watch?v=HKT3gl8Co8Y&t=1s
• Como se cadastrar na plataforma? https://www.youtube.com/watch?v=MLxYvt4jpy4&t=13s
• Adesão da escola pelo Diretor(a). https://www.youtube.com/watch?v=oMCpWvsSw6k&t=1s
• Avaliações de aprendizagem (entrada e saída). https://www.youtube.com/watch?v=VOlCtlBJ4Uo&t=1s
• Aprender Valor: aplicação de projetos – passo a passo https://www.youtube.com/watch?v=pAKbZQs72Us&t=4367s
No link, disponibilizamos um material para apresentação do programa nas escolas: Aprender Valor_Anos Iniciais e Finais https://seesp-my.sharepoint.com/:p:/g/personal/isaac_dias_educacao_sp_gov_br/EaZqTmUbGb5FiOdzrm-sO2YBt5v5IGVHRJ6nNSY_5WBvjg?e=cqVBJe
5. Assunto: Olimpíadas Científicas SEDUC 2025: OMASP: Curso da Starboard para medalhistas da Fase III da OMASP
A lista dos medalhistas da Fase III da OMASP está publicada no site oficial (confira aqui: https://olimpiadassp.educacao.sp.gov.br/omasp-historico/). Com o anúncio dos medalhistas, é hora de darmos início às ações que dizem respeito às premiações dos medalhistas e uma delas é o curso preparatório da Starboard Academy, para todos os medalhistas. A seguir, detalhamos sobre o curso.
Curso da Starboard Academy
A Starboard Academy, em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP), está oferecendo um curso gratuito e on-line de preparação para a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e outras competições acadêmicas da área da matemática. Para participar, é importante que os responsáveis autorizem o estudante, por meio do mesmo link de inscrição, etapa fundamental para que o aluno conclua a inscrição.
O que é o curso? O programa é um treinamento com duração de 6 semanas, incluindo aulas, listas de exercício e ambientes de discussões, coordenadas pelo Projeto CQD. O treinamento é dividido entre participantes de Nível 1 (6º e 7º ano do Ensino Fundamental), Nível 2 (8º e 9º ano do Ensino Fundamental) e Nível 3 (1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio).
Quem pode participar? Apenas os medalhistas (ouro, prata ou bronze) da 3ª fase da Olimpíada de Matemática do Estado de São Paulo (OMASP) estão habilitados a participar do Starboard Academy.
Como é feita a inscrição? A inscrição é realizada por meio do link: https://starboardacademy.com.br/cadastro, sendo necessária a criação de um cadastro na plataforma. É imprescindível colocar as informações do participante e do respectivo responsável legal nos campos pedidos. Feito isso, o próximo passo é a assinatura do Termo de Consentimento e Compromisso pelo responsável legal, que é enviado automaticamente ao email do responsável legal. Em caso de algum problema com a assinatura do documento, é preciso entrar em contato com contato@starboardscience.com.br. Após a assinatura, o acesso à plataforma do projeto será automaticamente liberado ao participante.
Como é o treinamento? O treinamento possui duração de 6 semanas. Serão ministradas 2 aulas por semana de 1h30 cada, para cada um dos três níveis. Em cada semana, será dada uma lista de exercícios para cada nível. Adicionalmente, os estudantes medalhistas de ouro na OMASP receberão um problema semanal discursivo, a ser corrigido com feedback. Ao final do treinamento, será realizada a Olimpíada de Matemática do Starboard Academy (OMSA), de fase única.
Os estudantes medalhistas receberam, por meio da Sala do Futuro, o link para a inscrição. Mas é importante que as Unidades Regionais de Ensino, junto às escolas, comuniquem aos medalhistas sobre a inscrição a fim de divulgar a oportunidade e de apoiar no processo. Reforçamos aqui o link da inscrição: https://starboardacademy.com.br/cadastro.
6. Assunto: Olimpíadas Científicas SEDUC 2025: Olimpíada Nacional de Eficiência Energética 2025
A Equipe de Olimpíadas Científicas da SEDUC, com o compromisso de estimular a cultura olímpica na rede pública estadual de ensino, divulga e incentiva a inscrição dos estudantes para a ONEE. A Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) chega à sua 4ª edição com um grande objetivo: envolver mais de 500 mil estudantes de todo o Brasil em uma jornada de descobertas sobre energia, consumo consciente e sustentabilidade.
Promovida pela ANEEL, com coordenação do Instituto Abradee e realização do Instituto Crescer, a ONEE é gratuita e aberta a escolas públicas e privadas. Além de estimular o aprendizado, a olimpíada reconhece o esforço de professores com curso exclusivo, materiais de apoio e premiações. E tem mais: estudantes medalhistas garantem classificação direta para a 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), ampliando suas oportunidades acadêmicas. Fique atento às informações essenciais:
Público: estudantes do oitavo e do nono ano dos anos finais do Ensino Fundamental.
Inscrições: 01 de agosto a 30 de setembro, feitas pela escola do estudante, de forma gratuita.
Fases 1 e 2: 06 a 10 de outubro, preferencialmente de forma on-line.
Divulgação dos resultados: 20 de outubro – anúncio dos 27 finalistas (um de cada estado e do Distrito Federal.
Entre os dias 05 e 06 de novembro, acontecerá a fase 3, que definirá o Grande Campeão da ONEE 2025. Haverá também uma cerimônia de premiação com participação dos estudantes, professores e autoridades parceiras.
Regulamento completo: https://onee.org.br/regulamento/.
Link para inscrição:
Não fique de fora: inscreva sua escola e faça parte dessa rede de transformação rumo a um futuro mais eficiente e sustentável
7. Assunto: Cursos Alfabetiza Juntos SP 1º e 2º Ano e 3º ao 5º Ano – 1ª Edição / 2025
Público-alvo: Quadro do Magistério da Rede Estadual e Municipal de Ensino
Datas: Inscrições de 29/08/2025 a 27/11/2025
Informações: Já estão abertas as inscrições para os Cursos Alfabetiza Juntos SP 1º e 2º Ano e Alfabetiza Juntos SP 3º ao 5º Ano – 1ª Edição / 2025.
Se você já realizou edições anteriores, não se preocupe, estamos com conteúdos totalmente novos, alinhados com as formações presenciais de 2025. Acesse o site https://efape.educacao.sp.gov.br e faça agora mesmo sua inscrição.
8. Assunto: Live Diálogos do Programa Alfabetização Ambiental
Público-alvo: Professores Especialistas em Currículo de todas as áreas, em especial dos Anos Iniciais e das áreas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas, inclusive Interlocutores de Educação Ambiental; Professores das redes estadual e municipal; Coordenadores de Gestão Pedagógica, Coordenadores de Gestão Pedagógica Geral, Coordenadores de Gestão Pedagógica por Área de Conhecimento, Diretores Escolares/Diretor de Escola e Vice Diretor de escola.
Datas: 09 de Setembro de 2025 (terça-feira) das 14h00 às 15h00
Informações: A live do Programa Alfabetização Ambiental abordará o tema “Hortas pedagógicas e seus benefícios para aprendizagem” e terá como convidada a Cofundadora e Diretora Executiva do Pé de Feijão, Luísa Haddad. A live será transmitida no CMSP, no canal de desenvolvimento profissional.
O programa Alfabetização Ambiental é uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, com o objetivo de promover o desenvolvimento de temáticas socioambientais nos processos de ensino e de aprendizagem de professores e de alunos da rede pública estadual, além de valorizar as áreas protegidas como espaços educadores e promover os espaços escolares como locais de aprendizagem socioambiental.
9. Assunto: Planejamento de Aula: Educação de Jovens e Adultos
Público-alvo: Professores que atuam na EJA, CEEJA e Escolas Vinculadas
Datas: Quinzenal
Informações: Quinzenalmente são ofertados Planejamentos de Aula cuidadosamente pensados à realidade de vocês, com temas relevantes para a atuação junto aos estudantes da EJA, CEEJA e Escolas Vinculadas. Fique de olho!
10. Assunto: Formação para o Desenvolvimento dos Integrantes do Quadro de Apoio Escolar, com ênfase em Certificação Ocupacional
Público-alvo: Servidores do Quadro de Apoio Escolar (QAE): Agente de Organização Escolar (AOE), Gerente de Organização Escolar (GOE), Secretário de Escola, Assistente Administrativo Escolar e Agente de Serviços Escolares (ASE), incluindo efetivos, estáveis, contratados e readaptados, conforme base DIPES de 31/07/2025.
Data: Módulo 1: “A Jornada do QAE: estruturas e práticas na educação” (60 horas)
Início do módulo: 05/09/2025
Término do módulo: 16/09/25
Realização da prova: 17/09/2025 até 21/09/25
Publicação gabarito: 22/09/2025
Informações:
O curso é oferecido pela Universidade UNIFECAF, instituição parceira da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP), na modalidade Educação a Distância (EAD).
Acesso ao curso será realizado por meio da plataforma da universidade, com direcionamento via card dentro da plataforma AVA/EFAPE, através do link: https://efape.educacao.sp.gov.br/acao-formacao/formacao-para-odesenvolvimento-das-habilidades-dos-integrantes-do-qae-parte-1-1a-edicao-2025/
11. Assunto: Curso Educação Menstrual: Promovendo Saúde e Respeito – 1ª Edição/2025: Módulo 4 – Tema: Boas Práticas para uma Escola em Ação na Educação Menstrual
Público-alvo: É direcionado aos servidores da SEDUC-SP, integrantes do Quadro do Magistério (QM) Quadro de Apoio Escolar (QAE), Quadro da Secretaria da Educação (QSE) e servidores da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação Paulo Renato.
Datas: Disponível a partir de 09/09/2025(atualizado)
Informações: A partir de 09/09/2025, o Módulo 4 – Tema: Boas Práticas para uma Escola em Ação na Educação Menstrual estará disponível!
Não perca tempo: acesse agora e continue sua jornada de aprendizado.
Este curso é voltado para profissionais de todos os níveis da educação estadual paulista e tem como objetivo capacitar para a promoção de um ambiente escolar seguro, saudável e acolhedor para pessoas que menstruam. O módulo aborda conteúdos essenciais, contemplando todas as áreas e especificidades, incluindo: · Contextualização do ciclo menstrual;
· Combate à pobreza menstrual;
· Impactos da pobreza menstrual, como a evasão escolar.
Para mais informações, acesse a página do Cardápio Formativo EFAPE: https://efape.educacao.sp.gov.br/cardapio-formativo/
12. Assunto: Participe do Autodiagnóstico de Saberes Digitais
Professores da rede estadual já podem realizar autodiagnóstico para mapear seus saberes digitais
Dia 08/09 (segunda-feira), lançamos a pesquisa “Autodiagnótico de Saberes Digitais Docentes”.
Por que mobilizar sua equipe?
-A autoavaliação ajuda os professores a entenderem onde estão em sua jornada digital e como podem evoluir com mais propósito.
-A devolutiva oferece caminhos concretos para o desenvolvimento profissional, com foco em práticas pedagógicas mais eficazes e conectadas.
-Os dados agregados vão orientar a Seduc-SP na construção de formações mais alinhadas às necessidades reais das escolas.
-A ação reforça o compromisso da rede com a valorização docente e a inovação educacional.
Como funciona?
O questionário é simples, auto declaratório e leva cerca de 30 minutos para ser preenchido. Os dados são sigilosos e utilizados exclusivamente para fins educacionais.
Período de participação: de 8 de setembro a 8 de novembro
Acesse o card “Saberes Digitais na Sala do Futuro ou por pop-up na SED. Em seguida, o professor vai ser redirecionado(a) para a plataforma de preenchimento.
Juntos, podemos construir uma educação mais conectada, crítica e inclusiva.
SERVIÇO DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS – SEAFIN
Fone: 3404-2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Nova Rede de Suprimentos / Insumos / PDDE / Correios
A Coordenadoria de Serviços de Apoio ao Estudante (COSAE), vem por meio deste, informar sobre o as entregas dos insumos pela nova Rede de Suprimentos.
Para acessar corretamente o conteúdo, disponibilizamos um novo link com a relação atualizada do Kit em formato PDF para conferência.
Para acessar o novo Kit atualizado, clique no link:
- O kit de SETEMBRO terá os seguintes insumos:
Papel Higiênico (ROLO C/300 METROS)
Papel toalha (PACOTE C/1.000 FOLHAS)
Papel Sulfite (RESMA C/500 FOLHAS) ***
Pasta prontuário (UNIDADES) Álcool em Gel (GALÃO C/5 LITROS)
Açúcar (PACOTE C/1KG)
Copo descartável (PACOTE C/100 UNIDADES)
Filtro de café (CAIXA C/30 UNIDADES)
Pincel preto e vermelho para quadro branco (UNIDADES)
Caneta azul (UNIDADES)
Folha EVA cores diversas (PACOTE C/5 UNIDADES)
Lápis preto (UNIDADES)
Corretivo em fita (UNIDADES)
Apagador para quadro branco (UNIDADES)
Cartolina cores diversas (PACOTE C/100 FOLHAS)
Chá de camomila (CAIXA C/15 UNIDADES)
Clips nº 04 (CAIXA C/50 UNIDADES)
Fita de polipropileno (UNIDADES)
Grampo (CAIXA C/1.000 UNIDADES)
Pasta portfólio (UNIDADES)
Refil preto e vermelho para pincel quadro branco (UNIDADES)
Régua 30 cm (UNIDADES)
Sabonete Líquido (GALÃO C/5 LITROS)
Tesoura pequena (UNIDADES)Café 500gr (UNIDADES) ***
Informamos que, devido à limitação de saldo na ata de papel sulfite, o item não será entregue às unidades que compõem os seguintes kits: 3F, 4A, 4B, 4C, 5A, 6A, 7A, 8A e 9A.
• Unidades do kit 3F serão contempladas com repasse de recurso via Programa PDDE Paulista, para que realizem a aquisição do papel sulfite necessário para o mês de setembro.
• Unidades Regionais de Ensino, caso necessário, deverão realizar a aquisição por conta própria.
• Classes vinculadas (5A, 6A, 7A e 8A) devem solicitar o papel sulfite diretamente às suas unidades vinculadoras.
A lista de unidades que receberão o recurso está disponível no link abaixo:
Lista de escolas com repasse PDDE https://docs.google.com/document/d/1DAiqPsbDn523DePqoNzexHRUal8YRdSmDWo0UezAo7o/edit?usp=sharing
2. Para as unidades que não têm limpeza terceirizada:
Desinfetante (GALÃO C/5 LITROS)
Água sanitária (GALÃO C/5 LITROS)
Detergente Líquido (GALÃO C/5 LITROS)
Esponja (UNIDADES)
3. Para as unidades que têm lousa verde:
Apagador com depósito para giz (UNIDADES)
Giz branco (UNIDADES) ***
Atenção, escolas que utilizam apagador e giz: caso não estejam recebendo esses materiais, solicitamos que informem a situação por meio do Portal de Atendimento. É importante que nos deem retorno para que possamos verificar a necessidade de envio.
• O que fazer se a quantidade for insuficiente?
• Abrir chamado pelo Portal de Atendimento solicitando readequação da quantidade dos itens considerados insuficientes.
• A equipe do DMATESC já está realizando uma avaliação global de todos os chamados registrados, com o objetivo de verificar a real necessidade de alterações ou readequações nos kits, já iniciou-se o levantamento das ATAs disponíveis, com foco em viabilizar, de forma antecipada, os ajustes necessários nos produtos. Esse trabalho está sendo conduzido em conjunto com pesquisas e a cooperação das unidades, para garantir que as readequações reflitam as demandas reais e contribuam para a melhoria contínua do atendimento.
• Em caso de extrema urgência, ou total desabastecimento, solicitar entrega emergencial pelo Portal de Atendimento.
A entrega será realizada em 72h do momento em que foi identificado o chamado
4. ATUAÇÃO DOS CORREIOS:
✓ Deve ser realizado em local adequado para conferência das quantidades entregues;
✓ O ajudante/carteiro deve ajudar no descarregamento das caixas.
✓ Mesmo que haja alguma falha ou irregularidade na entrega, orientamos que o kit seja recebido normalmente e que a ocorrência seja registrada no Portal de Atendimento para que possamos realizar os devidos encaminhamentos.
o Portanto, pedimos para:
• Não receber o kit fora do endereço da escola;
• Não retirar em uma agência dos Correios;
• Comunicar a SEDUC via Portal de Atendimento, qualquer divergência, ou inconformidade de atendimento dos Correios;
o O que fazer no caso de divergência de quantidade recebida e quantidade informada no documento de entrega?
→ Receber o que está sendo entregue.
→ Assinalar o que não foi recebido.
→ Realize a captura de uma fotografia do comprovante, a fim de assegurar a veracidade da conferência e anexá-la ao Portal de Atendimento.
→ Caso o carteiro não deixe o comprovante, ao abrir o chamado informe os itens e as quantidades que faltaram. → Caso o carteiro não aguarde a conferência dos itens ou não entregue o comprovante de recebimento, a situação deve ser formalmente registrada no Portal de Atendimento.
5. PDDE – O que pode comprar?
• Não está autorizada a aquisição, por meio do PDDE, dos insumos mencionados no Tópico 1, com exceção do papel sulfite para as unidades escolares que recebem o KIT 3F, uma vez que esses itens já são fornecidos regularmente pela Rede de Suprimentos.
• Para os demais insumos que eventualmente sejam necessários e não estejam disponíveis na lista da Rede, a solicitação deve ser feita por meio do Portal de Atendimento, para análise e autorização prévia.
6. CRM (PORTAL DE ATENDIMENTO)
• Para que serve?
Para tirar dúvidas, reportar problemas e intercorrências, reclamações, sugestões, informar a necessidade. O DMATESC irá verificar a possibilidade de correção na quantidade de produtos dos kits.
• Como acessar?
Link:
Portal de Atendimento – Secretaria de Estado da Educação de São Paulo https://atendimento.educacao.sp.gov.br/SignIn?ReturnUrl=%2Fsupport%2F
Anexo passo a passo de como utilizar o Portal de Atendimento.
Link: Manual de Abertura – Rede de Suprimentos https://seesp-my.sharepoint.com/:p:/g/personal/melquiwender_brayner_educacao_sp_gov_br/EQ2xETTwP51DsRe6w-OyhZcBHzIbHLtLMuXyrslW8qruZg?e=nvJRKR&nav=eyJzSWQiOjI1NywiY0lkIjozNTQxMjc4NzQyfQ
• Para Acessar seu Kit, clique no link:
SED-08341 · Portal de Atendimento – Secretaria de Estado da Educação de São Paulo https://seesp-my.sharepoint.com/:p:/g/personal/melquiwender_brayner_educacao_sp_gov_br/EQ2xETTwP51DsRe6w-OyhZcBHzIbHLtLMuXyrslW8qruZg?e=nvJRKR&nav=eyJzSWQiOjI1NywiY0lkIjozNTQxMjc4NzQyfQ
Caso sua solicitação ainda não tenha sido solucionada ou o problema nas entregas persista, solicitamos que registre um novo chamado no Portal de Atendimento.
Dessa forma, poderemos dar o devido encaminhamento e garantir uma resolução mais ágil e eficaz para a sua demanda.
SERVIÇO DE PESSOAS – SEPES
Fone: 2904-2961 (Aline) – delim@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Pagamento Bônus – CGPG
Informamos que, após análise do pagamento do Bônus por Resultado 2024, do CGPG, observamos que o pagamento deveria ser pelo índice da Escola, portanto haverá um acerto de pagamento para esses casos. Favor avisar os interessados.
Esse acerto foi realizado no Lote de Agosto, com previsão de pagamento/estorno, no holerite do mês de setembro.
DFOLP
Atenciosamente,
Gilssara Cavalcanti de Lima Bandeira
Coordenador Geral