COMUNICADO URELIM DE 06.08.2025

COMUNICADO URELIM DE 06.08.2025
 
DIRIGENTE/ GABINETE – ASURE
Fone: 3404-2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
Fone: 3404-2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Edital – CGP – EE Prof. Antonio Perches Lordello
A EE. Prof. Antônio Perches Lordello nos termos da Resolução SEDUC nº 52, de 29-06-2022, torna pública a abertura do período de recebimento de propostas de trabalho e realização de entrevistas para docentes interessados em exercer junto à esta Unidade Escolar a função gratificada Coordenador de Gestão Pedagógica – CGP. Segue edital enviado pela Unidade Escolar, anexo I.
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE LIM
Fone: 3404-2970/3404-2971 – delim@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Edital Credenciamento Emergencial PEI – 2º semestre 2025
A Diretoria de Ensino – Região Limeira torna pública a abertura de inscrições e a realização do Processo de Credenciamento Emergencial para Língua Portuguesa / Língua Inglesa e Matemática para atuação em Regime de Dedicação Exclusiva – RDE, nas escolas estaduais do Programa Ensino Integral, conforme previstos no Decreto nº 66.799, de 31-05-2022, Resolução SEDUC nº 77, de 24-10-2024 e a Resolução SEDUC 93, de 07-11-2024, cujo objetivo é credenciar docentes para concorrer ao preenchimento de vagas existentes para o 2º semestre do ano letivo de 2025, conforme Edital anexo II.
2. Assunto: Informes CONVIVA
2.1- A Coordenadora da Unidade Regional de Ensino e a Equipe do Conviva solicita Especial Atenção para o cronograma de reuniões de Micro -Rede, tendo em vista indicadores de baixa participação.
Segue abaixo os cronogramas de reuniões por município (Limeira, Rio Claro).
Ressaltamos a necessidade de verificar o CRAS pertencente a unidade escolar. Com relação aos demais municípios é importante a aproximação com os Atores da Rede Protetiva e verificar se as reuniões estão ocorrendo para que possam participar.
  
2.2 – A Equipe Conviva reforça que é imprescindível realizar na PLATAFORMA CONVIVA os registros de TODAS as mediações efetuadas pela equipe gestora e ENCERRAR OS CHAMADOS assim que efetuado, pois o sistema fica aberto para adicionar informações posteriores.
3. Assunto: Programas MEC
URGENTE: Elaboração do Plano de Aplicação Financeira – Programa Escola das Adolescências
Prezados,
Gostaríamos de parabenizar as suas unidades escolares por ter aderido, na primeira etapa, ao Programa Escola das Adolescências. Essa adesão é reflexo do compromisso com uma escola que valoriza o protagonismo juvenil, o letramento crítico e o acolhimento das juventudes.
No entanto, gostaríamos de reforçar a urgência na elaboração do Plano de Aplicação Financeira (PAF) na Plataforma PDDE Interativo. Até o momento, observamos que o número de escolas que concluíram essa etapa está muito abaixo do esperado, o que pode comprometer o repasse dos recursos destinados ao desenvolvimento das ações do programa, especialmente no que se refere aos Clubes de Letramento.
Lista das escolas que aderiram e não finalizaram o Plano de Aplicação Financeira:
⚠️Informamos que o prazo final para o preenchimento do Plano é 18 de agosto de 2025.
A não elaboração do PAF até essa data impossibilitará a liberação dos recursos financeiros, o que impactará diretamente na execução das atividades planejadas no âmbito do Programa.
Reiteramos que este momento é fundamental para garantir o sucesso das ações e a efetivação das propostas pedagógicas voltadas aos adolescentes.
Contamos com o engajamento da equipe gestora para que o Plano seja elaborado com atenção e responsabilidade. Em caso de dúvidas, a equipe da Diretoria de Ensino está à disposição para orientações.
Seguimos juntos pela valorização das adolescências em nossas escolas!
Segue em anexo III e IV, o Guia de Execução Financeira do Programa escola das Adolescências e a etapa de elaboração do Programa.
PDDE Interativo – Gestão Escolar 2025 – Programas – Escola das Adolescências – Planejamento.
 
 
EQUIPE DE ESPECIALISTAS EM CURRÍCULO – EEC
Fone: 3404-2955 (Viviana) – delimnpe@educacao.sp.gov.br
1. AssuntoEncontro do Grêmio Estudantil com a Dirigente da Diretoria de Ensino de Limeira
Público-alvo: Escolas que receberam a verba do PDDE Grêmio, Vice-diretor e Coordenador Geral do Grêmio.
No dia 08 de agosto próxima sexta-feira realizaremos um encontro na Diretoria de Ensino de Limeira com nossos Coordenadores Gremistas para conhecerem nossa Dirigente de Ensino. Segue a programação:
Dia: 08/08/2025
Horário: 9h30
Escolas:
E.E. Brasil
E.E. Prof. Antônio de Queiróz
E.E. Prof. Arlindo Silvestre
E.E. Castello Branco
E.E. Prof. Leontina da Silva Busch
E.E. Luigino Burigotto
E.E. Irmã Maria do Santo Inocêncio Lima
E.E. Octávio Pimenta Reis
Dia: 05/08/2025
Horário: 13h30
Escolas:
E.E. Barão de Piracicaba
E.E. Prof. Carolina Augusta Seraphim
E. E. Coronel Joaquim Salles
E.E. Marciano de Toledo Piza
E.E. Magdalena Sanseverino Grosso
E.E. Dr. Paulo de Almeida Nogueira
E.E. Prof. João Batista Leme
E.E. Coronel José Levy
Pedimos a colaboração para um lanche coletivo.
Qualquer dúvida, estou à disposição
PEC Ariane Guimarães – 19 994616147
2. Assunto: ENC: Plataforma Prepara SP – Equipe Técnica de Ativação nas Escolas
Para ciência, informamos que a Subsecretaria Pedagógica (SUPED), em parceria com a PLATAFORMA PREPARA SP, está realizando uma ação nas unidades escolares voltada aos alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio, conforme comunicado enviado pelo Boletim Semanal.
A equipe do Prepara SP está entrando em contato com as escolas para agendar as visitas. Para maior agilidade, solicitamos o apoio das equipes de PROATI e demais equipes da unidade escolar, a fim de que os alunos realizem, com antecedência, o teste de acesso e respondam à pesquisa disponibilizada no APP SALA DO FUTURO.
Essa preparação facilitará a efetividade das orientações que serão oferecidas durante a visita.
3. Assunto: Simulado SAEB 2: Orientação para a aplicação e materiais de apoio – Reencaminhando
Informamos que o Simulado SAEB 2 será realizado no período de 12 a 15 de agosto, contemplando duas etapas:
1. Aplicação do Simulado
A aplicação envolve a utilização de cadernos de perguntas e cartões-resposta, seguindo a estrutura do modelo SAEB.
Sugestão de tempo total para aplicação: 2 horas, incluindo o preenchimento dos cartões-resposta. A aplicação deve ser realizada em um único dia.
Distribuição sugerida dos blocos de acordo com o modelo SAEB:
  • Bloco 1 (Língua Portuguesa) – 13 questões – 25 minutos
  • Bloco 2 (Língua Portuguesa) – 13 questões – 25 minutos
  • Preenchimento do cartão-resposta de LP – 10 minutos
  • Bloco 3 (Matemática) – 13 questões – 25 minutos
  • Bloco 4 (Matemática) – 13 questões – 25 minutos
  • Preenchimento do cartão-resposta de Matemática – 10 minutos
2. Inserção dos Cartões-Resposta
A segunda etapa consiste na inserção das respostas dos cartões, por meio da plataforma Sala do Futuro. Para isso, deve-se acessar o card “SP em Ação” e, em seguida, “Inserção de respostas”.
Há duas possibilidades de inserção:
  • Manual, via web;
  • Digital, via aplicativo, utilizando o recurso de leitura dos gabaritos por meio da câmera do dispositivo móvel.
Orientações sobre o cronograma
  • Aplicação sugerida: 12 e 13 de agosto
  • Período para inserção dos cartões: 13 a 15 de agosto
Ressaltamos que, dentro desse intervalo, as escolas têm autonomia para definir a melhor organização das duas etapas, considerando sua realidade.
Todos os tutoriais e materiais de apoio estão disponíveis nesta pasta. https://drive.google.com/drive/folders/1WZsym-y7T7DbdCeltH4yNWyMCd9YHvVn
Em caso de dúvidas ou necessidade de suporte, orientamos que as solicitações sejam registradas no Portal de Atendimento, selecionando o tema Simulado SAEB. https://atendimento.educacao.sp.gov.br/SignIn?ReturnUrl=%2Fsupport%2Fnova-ocorrencia-see%2F
4. AssuntoCONVOCAÇÃO – Reunião online sobre o Simulado SAEB
A Coordenadora de Unidade Regional convoca os CGP e CGPG de todas as unidades escolares para a reunião online de orientações para aplicação do Simulado SAEB:
Público-alvo: CGP e CGPG
Data: 11/08/2025 (segunda-feira)
Horário: 14h00 às 15h00
Local: Plataforma Microsoft Teams
5. Assunto: Turmas com problemas nas Tarefas do Plano de Aprendizagem OE São Paulo em Ação
249 turmas (de 21 mil) receberam as Tarefas erradas do Plano de Aprendizagem nesta primeira quinzena da Jornada 90 dias SAEB.
O nível no BI está correto. Apenas as tarefas publicadas que não.
Neste caso, pedimos que o professor faça a publicação correta utilizando o passo a passo da Página 17 do Guia da Jornada SAEB. Estamos garantindo o ajuste para a Quinzena 2 adiante.
Em nossa URE, as turmas que tiveram tarefas erradas atribuídas e deverão fazer a publicação manualmente são:
 
Neste link vocês conseguem visualizar a lista das 249 turmas no estado: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1IOXmyGTBPBHyA33TYHHxVEB5RNGsZhjCkpP561GLAGM/edit?usp=sharing
Reencaminhamos o link para o drive da Jornada 90 dias SAEB, em que consta o referido Guia: <https://drive.google.com/drive/folders/1TckX8ummoss-97TKoHemV5sPFAzFeCHG>
Atenciosamente,
Gilssara Cavalcanti de Lima Bandeira
Coordenador Geral