COMUNICADO URELIM DE 03.10.2025
DIRIGENTE/ GABINETE
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Assunto: COMUNICADO PORTAL DE ATENDIMENTO
Com o intuito de agilizar o atendimento e garantir a melhoria dos processos, a Diretoria de Infraestrutura e Serviços Escolares, através da Coordenadoria de Serviços de Apoio ao Estudante, comunica que todas as ocorrências relacionadas ao sistema Contratos Gov a partir do dia 03/10/2025 deverão ser registradas por meio do PORTAL DE ATENDIMENTO (imagem 1) disponível diretamente pelo link: atendimento.educacao.sp.gov.br ou pela Secretaria Escolar Digital (SED), no botão “Fale com a SEDUC” (imagem 2). (imagem 1)
Esse sistema tem como principal finalidade agilizar o fluxo de informações entre as unidades escolares e a Divisão de Serviços Prediais e de Apoio, permitindo uma atuação mais rápida e eficaz.
Recomendamos firmemente que o chamado seja aberto no sistema com a maior brevidade possível, favorecendo a adoção tempestiva das medidas necessárias, sempre que identificadas ocorrências como:
• Link incorreto: quando o usuário não conseguir acessar o sistema em razão da abertura de uma página totalmente diferente da esperada;
• Senha: quando o usuário não se recorda da senha de acesso ao sistema;
• E-mail para acesso: quando houver dúvida sobre qual e-mail deve ser utilizado para realizar o login no sistema;
• Recuperação de senha: quando o usuário esquecer a senha e não souber como realizar o processo de recuperação.
• Alteração de Dados Pessoais: Quando o usuário estiver com dúvida sobre como mudar os seus dados no sistema
• Fiscalização Mensal: quando o usuário não conseguir realizar determinada atividade no sistema em razão de dúvidas ou erros que impeçam o avanço do processo;
• Fiscalização Semanal: quando o usuário não conseguir realizar determinada atividade no sistema em razão de dúvidas ou erros que impeçam o avanço do processo;
• Inconsistência: quando, ao realizar alguma atividade no sistema, o usuário identificar falhas, como travamentos;
• Dados Incorretos: quando o usuário identifica informações cadastradas de forma incorreta no sistema.
• Substituição de Usuário: quando houver a necessidade de troca do responsável pelas atividades no sistema;
• Inclusão de Usuário: quando for necessário conceder acesso a um novo usuário para utilização do sistema;
• Exclusão de Usuário: quando for identificado que há o registro de um funcionário desatualizado, devendo ser informados os dados do profissional que permanece ativo para a devida alteração.
Na abertura dos chamados devem ser observadas as seguintes orientações:
• Selecionar o assunto (Contratosgov);
• Indicar a Categoria (problema enfrentado) e a Subcategoria (a ocorrência identificada);
• Descrever com o máximo de detalhes o fato ocorrido, registrando todas as informações relevantes;
• Em situações de inconsistência do sistema ou dificuldades de acesso, é imprescindível relatar todas as tentativas realizadas, anexando prints dos erros apresentados;
• Sempre que possível, anexar documentos ou relatórios que possam subsidiar as tratativas para resolução do problema.
IMPORTANTE: todas as tratativas serão realizadas e acompanhadas com base no número do chamado gerado pelo PORTAL DE ATENDIMENTO (SEE-0000000-XXXX), razão pela qual o registro adequado é indispensável.
Após abrir o chamado, não será necessário enviar e-mails, já que os registros ficarão disponíveis para consulta.
Reiteramos que a qualidade e a integridade das informações prestadas são indispensáveis para a atuação célere e eficaz da Secretaria, garantindo maior agilidade e rastreabilidade de todas as solicitações.
Contamos com a habitual colaboração e comprometimento de todos!
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE LIM
2. ASSUNTO: Ensino Médio Noturno – EXPANSÃO
LIVE – Expansão noturno – Orientações 3º e 4º Bimestre
Segue Card da Live Expansão noturno – Orientações 3º e 4º Bimestre
Público Alvo: Ensino Médio Noturno – Professores Mediadores, Equipe Gestora, PEC e Supervisor.
Data : 08/10
Horário: 19h15
Canal: Gestão, Formação dos Professores e You Tube.

EQUIPE DE ESPECIALISTAS EM CURRÍCULO – EEC
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Assunto: ERRATA – Livro do estudante – Currículo em Ação – Volume 4 – Anos Iniciais – Língua Inglesa
Prezados (as),
Informamos a seguinte errata para o material do Currículo em Ação – Livro do Estudante, Língua Inglesa – Volume 4 – 3º Ano:
Aula 5, Atividade 6, página 175.
Acesse o link com as orientações:
2. Errata – Currículo em Ação – Livro do Estudante
Por questões de sensibilidade, comunicamos que a aula 20, do 9º ano de Língua Portuguesa, 4º bimestre, foi devidamente ajustada e substituída tanto em sua versão do material digital quanto na versão em PDF do “Currículo em Ação – Livro do Estudante” (professor e estudante).
A versão atualizada pode ser consultada e baixada no Centro de Mídias.
3. Assunto: Live do componente de Educação Financeira e o aprofundamento entre séries
Prezados (as),
Na próxima quarta-feira (08/10), às 10h, realizaremos a live do componente de Educação Financeira, que terá como foco o ensino espiral e o aprofundamento entre séries.
Contamos com a participação de todos e reforçamos que a gravação da live e o material utilizado ficarão disponíveis posteriormente no repositório (CMSP) para consulta.
4. Assunto: Conceito base – vídeos de aprofundamento conceitual
Prezados (as),
Disponibilizamos uma amostra com três vídeos curtos de Física, voltados a docentes da área, que aprofundam conceitos estruturantes do componente e que podem ser considerados por vocês.
Nos materiais de 2026, a proposta é que esses vídeos sejam sugeridos no novo tópico “Conceito base”, localizado na seção “Para professores” do material digital. Esse tópico tem a função de apresentar e retomar conceitos necessários à condução das sequências de conteúdo das aulas, utilizando recursos semelhantes aos desta amostra.
Caso sejam considerados relevantes, os vídeos poderão ser utilizados para apoiar o seu trabalho em sala de aula.
Para a avaliação, elaboramos um formulário no Google Forms que reúne, além de perguntas sobre a utilidade dos vídeos para a aprendizagem dos estudantes, uma lista abrangente de conteúdos de Física. Essa lista foi elaborada para facilitar a indicação dos temas que vocês consideram mais relevantes para serem abordados em produções futuras. Cabe destacar que o formulário estará aberto até o dia 20/10/2025.
A participação no preenchimento do formulário é voluntária, mas será extremamente valiosa para o aprimoramento deste projeto piloto e para subsidiar outras ações que contribuam de forma efetiva para o ensino de Física na rede estadual paulista.
Link para acessar os vídeos amostrais:
5. Assunto: Conduta indevida no uso de plataformas educacionais
Prezados (as),
Informamos que, após apurações técnicas e pedagógicas realizadas entre os dias 3 de agosto e 27 de setembro de 2025, foram identificadas condutas indevidas com o objetivo de simular participação ou obter vantagens nas plataformas educacionais da rede. Para isso, foram utilizados recursos automatizados ou artifícios não autorizados, como scripts, extensões e ferramentas externas, afetando os sistemas Leia SP, Matific, Khan Academy, Alura e SPeak.
Esse tipo de conduta compromete seriamente a integridade dos dados, viola os termos de uso das plataformas e representa infração às diretrizes de uso responsável estabelecidas pela Seduc-SP.
Com o objetivo de manter a integridade dos registros e a equidade no monitoramento pedagógico, todas as interações realizadas pelos estudantes identificados com comportamentos irregulares serão desconsideradas no sistema de monitoramento (BI) durante o período citado. Essa ação poderá impactar diretamente os registros de desempenho e as notas desses alunos.
Para apoiar as escolas, preparamos cartilhas de boas práticas e ética no ambiente digital direcionadas a estudantes, professores e famílias. Pedimos que divulguem amplamente nas unidades, em reuniões pedagógicas e canais oficiais (murais, agendas, grupos, etc.) e que reforcem com as turmas as regras de uso, os riscos de “atalhos” e os procedimentos de segurança.
Contamos com o comprometimento e a liderança de todas as equipes gestoras para garantir um ambiente digital seguro, ético e justo para todos os estudantes.
6. Assunto: Programa Multiplicaprofessor
Prezados(as),
Informamos que, no período de 13 a 31 de outubro e de 17 a 21 de novembro, haverá recesso das pautas do Programa Multiplica #Professores.
Assim, os docentes que realizam a troca entre o Multiplica e a ATPC, conforme previsto no
Documento Orientador ATPC e ATPL/APD 2025, deverão cumprir a ATPC presencialmente em suas respectivas Unidades Escolares.
7. Assunto: Formação para o Desenvolvimento das Habilidades dos Integrantes do QAE – Parte 1 – 1ª Edição/2025
Datas:
– Prova Final do Módulo 2: 02/10/2025 a 06/10/2025
– Publicação do gabarito: 07/10/2025 às 20h
Informações: A certificação é obrigatória para os servidores que desejam manter a designação de Gerente de Organização Escolar (GOE) a partir de janeiro de 2026. Além de ser requisito legal, a formação representa um marco para a valorização dos profissionais do QAE, reforçando seu papel estratégico na gestão escolar.
8. Assunto: Curso Específico de Formação para Professores de Ensino Fundamental e Médio Ingressantes – 1ª Edição/2025.
Público-alvo: destinado a professores de Ensino Fundamental e Médio ingressantes, aprovados no Concurso Público para provimento de cargo efetivo, realizado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP) em 2023.
Datas: Módulos 2 e 3 – 10/10/2025.
Informações: Nos módulos 2 e 3, os professores terão acesso aos seguintes temas:
Módulo 2 – Política Educacional e Proposta Pedagógica SEDUC: Materiais Digitais, Materiais Impressos e Recursos.
Módulo 3 – Práticas Pedagógicas, Gestão de Sala de Aula e Metodologias Ativas.
9. Assunto: Curso “Escola de Gestão – 1ª Edição – 2025 – Cronograma da semana de 06 a 10 de Outubro
Datas: Semana de 06 a 10 de outubro
Informações: Atenção, Cursistas!
O curso Escola de Gestão está em sua reta final. O Módulo 8 segue em andamento e, na semana de 06 a 10 de outubro, as turmas de segunda, terça e quarta-feira iniciam as atividades do Módulo 9, com acesso ao material teórico. Já as turmas de quinta e sexta-feira caminham para a conclusão do Módulo 8, com as atividades de produção e postagem dupla do vídeo para avaliação do especialista e dos pares.
Estamos na fase decisiva da edição 2025. É hora de acelerar o passo, manter o foco e concluir com qualidade. Cada entrega é fundamental — não deixe nada para trás. Vamos juntos até o final, transformando esforço em conquista.
A seguir, confira o cronograma das atividades da semana de 06 a 10 de outubro.
10. Curso “Escola de Gestão – 1ª Edição – 2025 – Período de 2º Refazimento – Vigência do Módulo 9
Informações: Caros Cursistas, está se aproximando o período de Refazimento, que acontece concomitantemente ao Módulo 9. O Refazimento é a oportunidade de retomar o percurso com firmeza, aparar as arestas e seguir com determinação. Aproveite cada entrega para demonstrar sua evolução e concluir o curso de forma consistente, com segurança e a satisfação de ver o esforço transformado em conquista.
Orientações Gerais:
O 2º Período de Refazimento será realizado simultaneamente ao Módulo 9, em trilha separada e em dia e horário alternativos ao módulo regular. Cada cursista poderá refazer apenas um (1) módulo.
Os participantes terão, portanto, duas trilhas ativas:
● uma referente ao Módulo Regular (Módulo 9);
● outra referente ao módulo escolhido para o Refazimento.
É importante acompanhar o calendário e os prazos de cada trilha, disponibilizados no site:
https://escoladegestao.educacao.sp.gov.br/documentos/ , pois as atividades devem ser concluídas separadamente, com registros de presença e entregas feitas de forma independente.
Convidamos todos os cursistas a aproveitarem o Refazimento como mais uma oportunidade de consolidar seus aprendizados e avançar com segurança. Compartilhem essa oportunidade com seus colegas: quando um apoia o outro, todos ganham e a Rede avança unida.

11. Assunto: Atualização da Plataforma de Planejamento de aula – 29 de setembro
Data: a partir de 29 de setembro
Informações: No intuito de garantir maior eficiência e praticidade na organização de suas aulas, no dia 29 de setembro, a plataforma de Planejamento de Aula foi aprimorada.
Principais melhorias implementadas:
● Visualização Personalizada: Cada professor terá acesso às aulas atribuídas, além dos temas transversais já conhecidos proporcionando foco total nas suas disciplinas.
● Plataforma Otimizada: Sistema mais leve e responsivo, garantindo navegação mais rápida e interface mais fluida para suas atividades diárias.
● Acesso Ampliado ao Histórico: Liberação completa do acesso aos planejamentos anteriores, removendo a restrição das duas semanas.
12. Programa Multiplica SP | 2ª Edição 2025: Semana sem formações
Público-alvo: todos os participantes do programa
13. Assunto: . Programa Multiplica SP | 2ª Edição 2025: Socialização de Práticas #Professores
Datas: de 06/10 a 03/11
Informações: Em breve terá início o período de socialização das práticas do Programa Multiplica. Assim que iniciado o processo, todos os professores receberão em seu e-mail institucional o Documento Orientador, com prazos e orientações detalhadas para a participação.
Esse será o momento em que professores cursistas e multiplicadores poderão registrar e compartilhar experiências pedagógicas inspiradas nas formações realizadas ao longo do semestre. A socialização busca valorizar os aprendizados, evidenciar os resultados e fortalecer o trabalho colaborativo entre os educadores da rede estadual e municipal (Alfabetização). Para participar, basta acessar o formulário eletrônico disponível neste link
https://forms.office.com/r/ZAKS3LJi9G utilizando o e-mail institucional (@professor.educacao.sp.gov.br).
*Ressaltamos a importância da socialização para finalização do percurso formativo 2025.2 e certificação.
14. Assunto: Programa Multiplica SP | 2ª Edição 2025: Entrega de Portfólio #Coordenadores
Datas: de 11/11 a 14/11
Informações: Na última semana de formação, os participantes do grupo #Coordenadores realizarão a entrega de seus portfólios formativos.
O portfólio é mais do que um simples compilado: ele representa a trajetória vivida no Programa Multiplica, reunindo práticas, escolhas e aprendizados construídos ao longo das pautas, além de mostrar como esses conhecimentos se traduziram em ações reais no cotidiano escolar.
Neste momento, os participantes estão recebendo orientações sobre a elaboração do portfólio. Em breve, serão divulgadas as informações sobre o local e a forma de entrega.
Seção de Compras e Serviços – SECOMSE
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Assunto: COMUNICADO PORTAL DE ATENDIMENTO
Com o intuito de garantir o efetivo acompanhamento da execução contratual e contribuir para a melhoria contínua dos serviços prestados nas unidades escolares, a Diretoria de Infraestrutura e Serviços Escolares, através da Coordenadoria de Serviços de Apoio ao Estudante, comunica que todas as ocorrências relacionadas ao serviço terceirizado de PROFISSIONAL DE APOIO ESCOLAR – ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA – PAE/AVD a partir do dia 03/10/2025 deverão ser registradas por meio do PORTAL DE ATENDIMENTO (imagem 1) disponível diretamente pelo link: atendimento.educacao.sp.gov.br ou pela Secretaria Escolar Digital (SED), no botão “Fale com a SEDUC” (imagem 2). (imagem 1)

Para auxiliar no correto preenchimento, disponibilizamos o Manual de Utilização do Sistema PORTAL DE ATENDIMENTO através do link
Esse sistema tem como principal finalidade agilizar o fluxo de informações entre as unidades escolares e a Divisão de Serviços Prediais e de Apoio, permitindo uma atuação mais rápida e eficaz junto às empresas contratadas.
Recomendamos firmemente que o chamado seja aberto no sistema com a maior brevidade possível, favorecendo a adoção tempestiva das medidas necessárias, sempre que identificadas ocorrências como:
• Ausência de Profissional Total: quando não houver nenhum colaborador da empresa terceirizada na unidade escolar;
• Disciplina: quando houver comportamentos incompatíveis com o ambiente escolar, postura inadequada, condutas e hábitos que possam comprometer o processo educativo dos alunos;
• Falta de Insumos: quando houver ausência de itens obrigatórios (máscara descartável, luva descartável, lençol hospitalar descartável, fralda descartável e lenço umedecido);
• Inconsistências em salários ou benefícios: quando constatados atrasos ou problemas nos pagamentos e concessões dos funcionários terceirizados;
• Quadro Incompleto de Profissional: quando o número de colaboradores for inferior ao previsto no mapeamento;
• Qualidade do serviço: para ocorrências relacionadas ao desempenho inadequado das atividades;
• Solicitação de Atendimento Exclusivo: quando a necessidade de atendimento exclusivo decorrer das especificidades do aluno, que demandem acompanhamento individualizado para garantir seu acesso e permanência na unidade escolar. Assim, para solicitação de atendimento exclusivo deve ser encaminhado parecer da PEC de educação especial justificando a exclusividade no atendimento do estudante;
• Solicitação de Substituição de Profissional de Apoio: deve-se indicar o motivo de forma clara, como: “afastamento, desligamento, incompatibilidade no atendimento” ou outra situação que possa comprometer a continuidade e qualidade do serviço prestado ao aluno;
• Solicitação Encerramento de Atendimento: registrar o motivo que levou à finalização do serviço, como: conclusão do período letivo, mudança de escola ou qualquer outra situação que torne desnecessária a continuidade do acompanhamento;
• Solicitação Remanejamento de Profissional de Apoio Exclusivo: deve-se informar de forma clara o motivo que justifica a necessidade de remanejamento do cuidador exclusivo, como, por exemplo, a transferência do aluno para outra unidade escolar, ou qualquer outra situação que exija o reposicionamento do profissional a fim de garantir a continuidade e a qualidade do atendimento prestado ao estudante;
• Solicitação Transferência: deve-se informar de forma clara e detalhada o motivo do remanejamento do profissional, como transferência de aluno, alteração na carga horária, situações que possam comprometer a continuidade ou qualidade do atendimento. A descrição deve permitir compreensão completa da necessidade do remanejamento e garantir a adequada distribuição do serviço;
Na abertura dos chamados devem ser observadas as seguintes orientações:
• Selecionar o assunto (Profissional de Apoio – Atividades de Vida Diária);
• Categoria (problema enfrentado) e Subcategoria (a empresa contratada que gerou a ocorrência);
• Constatada a ausência total de funcionários (quando não houver nenhum funcionário da empresa terceirizada presente na escola), o chamado deverá ser ABERTO IMEDIATAMENTE, permitindo maior rapidez na regularização da situação;
• Descrever com o máximo de detalhes o fato ocorrido, registrando todas as informações relevantes; em situação de inconsistência de salários e/ou benefícios é imprescindível informar os nomes dos funcionários;
• Será permitido anexar documentos que corroborem a ocorrência. Nos casos relacionados à qualidade dos serviços, recomenda-se incluir relatórios que possam subsidiar as tratativas junto à empresa terceirizada.
IMPORTANTE: todas as tratativas junto às empresas serão realizadas e acompanhadas com base no número do chamado gerado pelo PORTAL DE ATENDIMENTO (SEE-0000000-XXXX), razão pela qual o registro adequado é indispensável. Após abrir o chamado, não será necessário enviar e-mails, já que os registros ficarão disponíveis para consulta. Reiteramos que a qualidade e a integridade das informações prestadas são indispensáveis para a atuação célere e eficaz da Secretaria, refletindo diretamente na regularidade contratual e na continuidade dos serviços de Profissional de Apoio Escolar – Atividades de Vida Diária – PAE/AVD nas unidades escolares.
Reforçamos a orientação para que as unidades escolares e Unidades Regionais de Ensino utilizem o Portal de Atendimento para abertura de chamados relacionados aos serviços de Limpeza em Ambiente Escolar e Vigilância e Segurança Patrimonial.
Contamos com a habitual colaboração e comprometimento de todos!
Seção de Frequência e Pagamento – SEFREP
1. Assunto: Cronograma Pagamento – Outubro/2025
Encaminhamos (anexo I) o Cronograma para Digitação de Pagamento – OUTUBRO/2025.
BFE:
Com a finalidade de prevenir eventuais bloqueios e inconsistências, solicitamos empenho no acompanhamento da digitação do BFE pelas Unidades Escolares. Havendo dúvidas ou problemas na digitação, deverá ser comunicado esta Seção de Frequência e Pagamento, em tempo hábil para análise e solução, através do e-mail <lim.sefrep@educacao.sp.gov.br>. Orientamos não deixar para o último dia do cronograma.
Os casos em que os servidores indevidamente constam na tela de BFE da Unidade Escolar, em duplicidade ou demais situações, encaminhar através do lim.sefrep@educacao.sp.gov.br os dados do servidor (Nome, RG, Código da UA, situação / frequência) e print da tela do BFE.
Lembrando que a ausência da digitação da frequência e a digitação em PV divergente, ocasiona o bloqueio de pagamento. Importante atentar-se ao PV que está ativo no BFE / PAPC / SED > FUNCIONAL > CONV FAZENDA. Atentar-se à digitação da frequência, respeitando a data limite.
ATENÇÃO: a digitação da frequência é referente ao mês de SETEMBRO de 2025.
- Atentar-se à digitação da frequência, respeitando a data limite;
- Consultar, diariamente a opção 2.5.1 e 2.5.2 do PAEC e verificar as pendências de digitação do BFE;
- Atentar-se ao PV que está ativo no BFE (CONV);
- Enviar designações e desbloqueio de PV à SEFAZ.
BOLETIM DE OCORRÊNCIA – FREQUÊNCIA
Lembramos que, em casos de ocorrência de ausência, licença, auxílios ou qualquer outro tipo de situação ou afastamento envolvendo um servidor com exercício em mais de uma unidade escolar, as informações devem ser imediatamente notificadas a unidade escolar sede de classificação ou as demais unidades escolares em que o servidor ministra aulas para que não ocorra descumprimento de suas obrigações legais em relação a frequência e ocorrências a qual faz jus, conforme legislação, e para que sejam adotados os tramites de atualização do sistema ou demais regularizações necessárias a cada situação, como abertura de processos ou regularização de frequência dos servidores.
O Boletim de Ocorrência deve ser encaminhado pela Unidade Escolar sede de exercício até o terceiro dia útil do mês seguinte a frequência e ocorrência, para que todos os prazos e inclusões sejam devidamente realizados pela Unidade Escolar sede de classificação. Dessa forma, referente as aulas eventuais ministradas e ocorrências do mês de Setembro, encaminhar o B.O. até 03/10/2025 para a Unidade Escolar sede de classificação.
Atenciosamente,
Gilssara Cavalcanti de Lima Bandeira
Coordenadora Geral