COMUNICADO URELIM DE 01.09.2025

COMUNICADO URELIM DE 01.09.2025
 
 
DIRIGENTE/ GABINETE
Fone: 3404-2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
Fone: 3404-2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br
Fone: 3404-2964 (Vera) – delimat@educacao.sp.gov.br
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE LIM
Fone: 3404-2970/3404-2971 – delim@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Programa Prontos Pro Mundo – Intercâmbio Internacional 2026
Prezados gestores,
A equipe de supervisão encaminha as informações relevantes sobre o Programa Prontos Pro Mundo.
Informamos que foi publicada no DOE de 19 de agosto de 2025 a alteração do cronograma do Edital 05/2025, referente ao processo seletivo de 500 intercambistas do Programa Prontos Pro Mundo.
 
Contamos com o apoio de todos para estimular os estudantes a participarem desta oportunidade única de crescimento acadêmico e cultural. Incentivem a leitura do edital e o envolvimento com o programa!
Saiba mais: prontospromundo.educacao.sp.gov.br
Supervisores Pontos Focais do Programa Prontos Pro Mundo- Unidade Regional de Ensino – Região de Limeira
-Waldyrene P. L Goncalves
-Quelli Cristina Santos
2. Assunto: Reinserção de cartões-resposta do Simulado SAEB
Em complemento ao assunto Publicado no COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO II URELIM de 01/09/2025.
Apenas reforçando o passo a passo para a escola conferir os cartões!
1. Pelo computador, acesse a ClickSaber – Inserção de Respostas
2. Selecione Componente e digite o Código da Prova
3. Selecione a Turma, Iniciar correção
4. Clique em ENVIADAS PARA CORREÇÃO e clique em “Ver Correção” para conferir o cartão de um estudante
5. Se você notar um erro, EXCLUA o cartão desse estudante
6. O estudante vai voltar para a coluna PENDENTE e insira novamente o cartão daquele estudante específico
7. Confira se o cartão subiu corretamente antes de finalizar o processo!
 
 
3. Assunto: Relatórios Aluno Monitor – Mês de Agosto!
Hoje, segunda-feira (01/set), é o último dia para aprovação dos relatórios de agosto em 1ª chamada, com previsão de recebimento da bolsa em 08/set.
As aprovações realizadas até 07/set serão consideradas em 2ª chamada, com previsão de recebimento em 25/set.
É muito importante cumprir o cronograma, garantindo que os estudantes recebam a bolsa na 1ª ou na 2ª chamada.
Qualquer dúvida entrar em contato com a supervisora Quelli.
4. Assunto: Urgente: Monitoramento do Programa Escola das Adolescências 2024 – Ação Necessária
Identificamos que, até o momento, apenas 24 das 387 escolas contempladas responderam ao Monitoramento do Programa Escola das Adolescências 2024 na plataforma do PDDE Interativo.
É fundamental que todas as escolas participantes realizem o preenchimento para assegurar o acompanhamento adequado do Programa e o fortalecimento das ações planejadas.
Passos para preenchimento do Monitoramento:
 
  1. Acesse a plataforma do PDDE Interativo com o login da conta gov.br;
  2. Clique na aba Gestão 2024;
  3. Clique em Programas;
  4. Selecione Programa Escola das Adolescências;
  5. Clique em Diagnóstico e preencha as informações solicitadas.
Prazo final para preenchimento: 11/09/2025
5. Assunto: URGENTE – Monitoramento obrigatório do Programa Escola das Adolescências (Adesão 2024)
Prezados(as) Gestores(as) e Interlocutores(as) dos Programas MEC das UREs,
Solicitamos, com a máxima urgência, que todas as escolas que receberam recursos em 2024 e no 1º semestre de 2025, referentes à adesão de 2024 do Programa Escola das Adolescências, realizem o monitoramento na Plataforma do PDDE Interativo, conforme o passo a passo:
  1. Acessar a Plataforma do PDDE Interativo com o login gov.br;
  2. Clicar na aba Gestão – ano de 2024;
  3. Selecionar a aba Programas;
  4. Clicar em Programa Escola das Adolescências;
  5. Acessar a aba Diagnóstico e efetivar o monitoramento.
Esse procedimento é essencial para que o MEC assegure a correta utilização dos valores repassados às escolas, garantindo transparência e eficiência na execução do Programa.
Reforçamos que o prazo limite para cumprimento desta ação é 11/09/2025.
6. Assunto: Estreia do Podcast ConvivaSP: um diálogo urgente sobre segurança de meninas e mulheres
Estreia do Podcast ConvivaCast
Prezado(a), Servidor(a),
Temos uma novidade importante para compartilhar: o ConvivaSP lançou seu podcast oficial. O objetivo é criar um espaço de diálogo que traga mais clareza e reflexão sobre temas que atravessam a convivência escolar e impactam diretamente nossas comunidades.
Para o episódio de estreia, contamos com a participação de Cristine Costa, Delegada da Primeira Delegacia da Mulher. Em uma conversa necessária e urgente, ela nos ajuda a compreender os desafios relacionados à segurança de meninas e mulheres.
O episódio aborda:
Esse debate é essencial todos os dias, mas ganha ainda mais destaque em agosto, mês dedicado ao enfrentamento à violência contra a mulher.
7. Assunto: Orientações sobre a Escolha dos Itinerários Formativo – 2026 
Informamos que, no período de 22 de agosto a 14 de setembro de 2025, os estudantes matriculados na 1ª série do Ensino Médio deverão realizar, por meio da Secretaria Escolar Digital (SED), a escolha do Itinerário Formativo que cursarão na 2ª série, com vigência a partir do ano letivo de 2026.
Em anexo I, segue material de apoio para auxiliar nesse processo.
A escolha do Itinerário Formativo constitui uma etapa fundamental na construção do percurso de formação do estudante, considerando seus interesses, aptidões, talentos e projeto de vida.
A oferta seguirá os parâmetros legais vigentes, em conformidade com a Lei nº 14.945/2024 e a Resolução CNE/CEB nº 4, de 12 de maio de 2025.
 
 
EQUIPE DE ESPECIALISTAS EM CURRÍCULO – EEC
Fone: 3404-2955 (Viviana) – delimnpe@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Live Jornada 90 dias SAEB – Orientação Técnica Planos de Aprendizagem
2. Assunto: Início da Etapa 2 dos Planos de Aprendizagem – Jornada 90 dias SAEB
A Etapa 2 dos Planos de Aprendizagem para Orientação de Estudos – São Paulo em Ação inicia dia 08/set e vai até o dia 19/out.
Os planos estarão disponíveis para consulta e planejamento dos professores a partir de 04/set e contarão também com mais três quinzenas.
Quer compreender como vai ser a virada de etapa, a mudança de nível das turmas e como agir caso a turma permaneça no mesmo nível?
Assista ao vídeo disponível no drive a seguir, consulte os planos e se aproprie da orientação e de todos os detalhes do processo:
3. Assunto: Live Prova Paulista 3º bimestre
4. Assunto: Prova Paulista 3º bimestre alinhada ao SAEB (5º, 9º EF e 3ª EM)
A Prova Paulista do 3º bimestre acontecerá no período de 15 a 24 de setembro.
Para os 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio, nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática, os conteúdos estarão alinhados aos descritores do SAEB.
Encaminhamos em anexo II a apresentação utilizada na live realizada em 07/08 sobre a Prova Paulista, na qual os professores podem ter acesso aos conteúdos previstos e possibilidades de preparação dos estudantes para a prova.
O vídeo completo da live pode ser acessado pelo link: < https://repositorio.educacao.sp.gov.br/videoPlay?id=141935 >
  • Listas de Exercícios SAEB: entre os recursos indicados para a preparação dos estudantes, recomenda-se a utilização das listas de exercícios SAEB, que estão organizadas por temas aderentes aos descritores do SAEB e, logo, aos conteúdos da Prova Paulista.
  • Orientação de Estudos: assim como no segundo bimestre, o componente de Orientação de Estudos também será avaliado, agora em correspondência conteúdos quinzenais previstos nos Planos de Aprendizagem.
Solicitamos que essas informações sejam amplamente divulgadas aos professores de Língua Portuguesa e Matemática dos 5º, 9º anos e 3ª séries, para planejamento e revisão dos conteúdos nas aulas que antecedem a Prova Paulista.
5. Assunto: Semana Estadual do Livro e de Incentivo à Leitura e à Escrita
Encaminhamos em anexo III o material e a seguir o link da live realizada em 29/08/2025 sobre a Lei nº 18.179, que institui a “Semana Estadual do Livro e de Incentivo à Leitura e à Escrita”: <https://www.youtube.com/watch?v=ZIFHRfhOEdw>
No período de 08 a 15 de setembro as escolas e salas de leitura são convidadas a promover atividades que coloquem o livro, a leitura e a escrita em destaque.
  • As atividades referentes a essa semana deverão ser cadastradas pelos professores articuladores da Sala de Leitura na SED e homologadas pelo diretor da unidade escolar em: SED > Gestão Escolar > Sala de Leitura.
  • As evidências das atividades realizadas deverão ser postadas no padlet: <https://padlet.com/helennisa/SemanaEstadualdoLivro>, com a identificação da escola.
Solicitamos que encaminhem as informações aos professores da Sala de Leitura de sua UE.
6. Assunto: Sou +Recomposição: Orientações à Equipe Gestora e Professores Articuladores da Sala de Leitura
O Projeto Sou +Recomposição tem como objetivo oferecer apoio aos estudantes que necessitam recuperar aprendizagens associadas à leitura, escrita e ao letramento. O projeto é desenvolvido pelos Professores Articuladores da Sala de Leitura durante 12 aulas semanais, em momentos específicos e previamente definidos pela equipe gestora.
Esses profissionais devem atuar em parcerias colaborativas com os professores regentes, definindo as prioridades de atendimento aos estudantes. Nesse sentido, recomendamos que a equipe avalie, em conformidade aos planos de aulas dos professores regentes, a melhor estratégia para atuação do professor articulador, não sendo indicado, por exemplo, que os estudantes deixem de participar das aulas de Língua Portuguesa ou Orientação de Estudos, em que novos conteúdos são apresentados, para participar do agrupamento na Sala de Leitura.
Com relação aos materiais indicados pela Seduc, para os Anos Iniciais é sugerida a Coleção Coruja e, para os Anos Finais e Ensino Médio, a Coleção Horizonte. No entanto, outros materiais também podem ser utilizados, como acervo literário da Sala de Leitura, Plataforma Digital Leia SP e atividades autorais elaboradas pelos próprios professores articuladores.
7. Assunto: Painel Leia SP no BI – Visão Escola
Informamos aos gestores e professores que não estavam conseguindo visualizar os resultados das turmas no Painel Leia SP pelo BI que o problema foi resolvido e agora já é possível consultar o tempo de leitura e atividades realizadas em todas as semanas.
SERVIÇO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E TECNOLOGIA – SEINTEC
Fone: 3404-5816 / 2953 (Tiago) – delimnit@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Acesso à Plataforma Prepara SP
Prezados gestores,
Pedimos que orientem as equipes do PROATI a solicitarem que os alunos do 2º e 3º anos do ensino médio acessem a plataforma PREPARA SP e respondam à pesquisa. Ainda temos 24 escolas com menos de 10% de acessos.
Lembramos que os estudantes que mais utilizarem a plataforma, poderão receber prêmios.
Para consulta, encaminhamos o comunicado da COPED (anexo IV) e o relatório atualizado de acessos por escola (anexo V).
Segue o vídeo do passo a passo dos procedimentos a serem seguidos:
Contamos com a colaboração de todos!
SERVIÇO DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS – SEAFIN
Fone: 3404-2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br
 
Seção de Compras e Serviços – SECOMSE
Fone: 3404-2942 / 2945 / 2948 (Tatiana) – delimncs@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Notificação de Encerramento de Convênio
Prezados Diretores,
A FDE está enviando às Unidades Escolares, por meio do Sistema SEI, um processo referente à Notificação de Encerramento de Convênio. Solicitamos que, ao receber o processo, a escola apenas proceda com o arquivamento, sem necessidade de outras providências.
Informamos que a FDE mantinha um convênio com as APMs para repasse de recursos diretamente às escolas. Com a implantação do PDDE Paulista, esse convênio foi extinto. Dessa forma, o envio da documentação atual tem como objetivo formalizar o encerramento do referido convênio.
SERVIÇO DE PESSOAS – SEPES
Fone: 2904-2961 (Aline) – delim@educacao.sp.gov.br
Seção de Administração de Pessoal – SEAPE
Fone: 2968 /2992 / 2990 / 2967 / 5814 (Ana Claudia) – delimnap@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Progressão QAE – 2024 e 2025
Informamos a publicação DA RESOLUÇÃO SEDUC Nº 119, DE 29 DE AGOSTO DE 2025, que dispõe sobre o processo de progressão, relativos aos anos de 2024 e 2025, aplicável aos integrantes
do Quadro de Apoio Escolar abrangidos pela Lei Complementar 1.144/2011 e dá outras providências, no DOE de 01/09/2025.
As inclusões das notas serão realizadas através do link http://portalnet.educacao.sp.gov.br/, pelos Diretores de Escola. A autoavaliação e a avaliação serão feitas manualmente. A Equipe Gestora realizará a avaliação, comunicará o servidor e, se não houver reconsideração da nota, procederá com a inserção no sistema.
Segue o cronograma para a avaliação:
I – Autoavaliação: 02/09/2025 a 16/09/2025.
II – Avaliação pela Equipe Gestora: 18/09/2025 a 02/10/2025.
III – A Equipe Gestora deverá comunicar aos servidores avaliados as pontuações atribuídas até 03/10/2025.
IV – Prazo para Reconsideração da Avaliação:
a) O servidor poderá interpor reconsideração em até 30 dias após tomar ciência da avaliação.
b) A Equipe Gestora terá 7 dias para decidir sobre a reconsideração. Caso acolha o pedido, deverá elaborar nova avaliação e alterar o percentual no sistema.
c) Da decisão da Equipe Gestora não caberá recurso.
V – O Relatório de Ação para o Desenvolvimento (RAD) deverá ser validado pela Equipe Gestora até 15/10/2025.
Obs. Orientamos que as Unidades Escolares fiquem atentas aos servidores que se aposentaram, mas que na data base estavam ativos e cumpriram todos os requisitos. Esses servidores não farão a autoavaliação, mas a Equipe Gestora irá avaliá-los com peso igual a 100%, conforme § 2° inciso II do Artigo 3° do Decreto 63.471/2018.
Ressaltamos que as notas das avaliações deverão ser incluídas em todos os anos do processo.
Após a publicação da relação de aptos no Diário Oficial do Estado, os servidores que não foram habilitados para participar do processo de Progressão do QAE deverão interpor recurso. O recurso deve ser realizado no sistema através do link http://portalnet.educacao.sp.gov.br/. No PortalNet, deverão acessar o menu ‘PROGRESSÃO QAE-RECURSO’ e efetuar a interposição do recurso.
Informamos que os interessados do Quadro de Apoio Escolar (QAE) com estágio probatório pendente, mas que completaram os 3 anos (1.095 dias) de efetivo exercício, e cujo estágio probatório não constam finalizados no sistema, deverão ser concluídos pelas Unidades Escolares e Unidades Regionais de Ensino para que possam participar do processo de progressão, desde que atendam aos requisitos necessários.
Esclarecemos que, se o estágio probatório não foi publicado em DOE, o servidor não poderá participar do processo de progressão.
Solicitamos que as Unidades Escolares divulguem os Manuais de acesso ao sistema PortalNet e os formulários para a avaliação dos servidores.
Disponibilizamos um tutorial detalhado, com orientações para os Diretores de Escola, sobre o passo a passo para a inclusão das notas no sistema. Além disso, também está disponível um guia para os servidores que precisam solicitar recurso em caso de não habilitação para participar do referido processo.
Toda documentação em relação ao Processo de Progressão dos anos de 2024 e 2025 encontra-se em anexo VI.
2. Assunto: Auxílio-Doença
Conforme retransmitimos no Comunicado URELIM de 29/08/2025, os servidores contratados nos termos da LC 1093/2009, passarão por Avaliação de Capacidade Laboral.
Dessa maneira, informamos que ocorrerá inclusão da nova documentação o parecer da ACL.
Em anexo VIIseguem os modelos de Lauda para publicação, Portaria do Diretor e lauda de Retificação e Tornando sem efeito juntamente com o Parecer da ACL e seu respectivo atestado médico, no qual devem ser encaminhados pelo sistema SEI , conforme passo a passo abaixo:
COMO CRIAR O EXPEDIENTE SEI:
INICIAR PROCESSO
TIPO DE PROCESSO: ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES
ESPECIFICAÇÃO: AUXÍLIO DOENÇA / NOME DO INTERESSADO
INTERESSADOS: NOME DO INTERESSADO
NÍVEL DE ACESSO: RESTRITO
HIPÓTESE LEGAL: INFORMAÇÃO PESSOAL (ARTIGO 31 DA LEI FEDERAL Nº 12.527/2011)
SALVAR
COMO ANEXAR O EXPEDIENTE NO SEI:
INCLUIR DOCUMENTO (ÍCONE)
TIPO DE DOCUMENTO: EXTERNO
TIPO DE DOCUMENTO: DOCUMENTO
DATA DO DOCUMENTO: DATA DO DOCUMENTO ANEXADO.
FORMATO: DIGITALIZADO NESTA UNIDADE
TIPO DE CONFERÊNCIA: DOCUMENTO ORIGINAL
INTERESSADOS: NOME DO INTERESSADO
NÍVEL DE ACESSO: RESTRITO
HIPÓTESE LEGAL: INFORMAÇÃO PESSOAL (ARTIGO 31 DA LEI FEDERAL Nº 12.527/2011)
ANEXAR ARQUIVO (PORTARIA)
SALVAR
INCLUIR DOCUMENTO (ÍCONE)
TIPO DE DOCUMENTO: EXTERNO
TIPO DE DOCUMENTO: DOCUMENTO
DATA DO DOCUMENTO: DATA DO DOCUMENTO ANEXADO.
FORMATO: DIGITALIZADO NESTA UNIDADE
TIPO DE CONFERÊNCIA: DOCUMENTO ORIGINAL
INTERESSADOS: NOME DO INTERESSADO
NÍVEL DE ACESSO: RESTRITO
HIPÓTESE LEGAL: INFORMAÇÃO PESSOAL (ARTIGO 31 DA LEI FEDERAL Nº 12.527/2011)
ANEXAR ARQUIVO (PARECER ACL)
SALVAR
INCLUIR DOCUMENTO (ÍCONE)
TIPO DE DOCUMENTO: EXTERNO
TIPO DE DOCUMENTO: DOCUMENTO
DATA DO DOCUMENTO: DATA DO DOCUMENTO ANEXADO.
FORMATO: DIGITALIZADO NESTA UNIDADE
TIPO DE CONFERÊNCIA: DOCUMENTO ORIGINAL
INTERESSADOS: NOME DO INTERESSADO
NÍVEL DE ACESSO: RESTRITO
HIPÓTESE LEGAL: INFORMAÇÃO PESSOAL (ARTIGO 31 DA LEI FEDERAL Nº 12.527/2011)
ANEXAR ARQUIVO (ATESTADO MÉDICO)
SALVAR
INCLUIR DOCUMENTO (ÍCONE)
TIPO DE DOCUMENTO: EXTERNO
TIPO DE DOCUMENTO: DOCUMENTO
DATA DO DOCUMENTO: DATA DO DOCUMENTO ANEXADO.
FORMATO: DIGITALIZADO NESTA UNIDADE
TIPO DE CONFERÊNCIA: DOCUMENTO ORIGINAL
INTERESSADOS: NOME DO INTERESSADO
NÍVEL DE ACESSO: RESTRITO
HIPÓTESE LEGAL: INFORMAÇÃO PESSOAL (ARTIGO 31 DA LEI FEDERAL Nº 12.527/2011)
ANEXAR ARQUIVO (LAUDA – WORD)
SALVAR
COMO ENVIAR O PROCESSO NO SEI:
CLICAR NO NÚMERO DO PROCESSO
ENVIAR PROCESSO(ÍCONE)
UNIDADE: SEAPE-LIM
ENVIAR
Após a verificação do expediente será publicado auxílio-doença no Diário Oficial do Estado (DOE) e incluído no PAEC/PAEF.
O expediente será devolvido à unidade escolar pela Unidade Regional de Ensino e em caso de novo afastamento após passar pela Avaliação de Capacidade Laboral, deverá utilizar o mesmo expediente SEI.
 
CUMPRIMENTOS:
Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidade por Mais um Ano de Vida à:
– Rosana Pereira da Silva Mantoan, Diretora da EE Cel. José Levy – 02/09 (terça-feira)
Atenciosamente,
Gilssara Cavalcanti de Lima Bandeira
Coordenador Geral