COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO URELIM DE 12.08.2025
DIRIGENTE/ GABINETE
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE LIM
1. Assunto: Atribuição Sala de leitura – PEI e Parcial
A fim de esclarecer as dúvidas que estão chegando aqui sobre Sala de Leitura, informamos que o Programa Sala de Leitura está temporariamente suspenso de novas atribuições / alocação, uma vez que está sendo reavaliado.
Lembramos que, na Plataforma SED já consta a suspensão para novas associações, no entanto, caso precise fazer edições nas associações já existentes, como final de vigência, seguir o caminho: RECURSOS HUMANOS –> ASSOCIAÇÃO DO PROFESSOR NA CLASSE –> ATRIBUIÇÃO ESPECIAL –> PESQUISAR (Sem selecionar o tipo de atribuição). Neste caminho, é possível visualizar todas as associações já existentes, então é só localizar o docente que precisa de edições na associação.
2. Assunto: Etapa Conferência de Dados – Disponibilização de novas funcionalidades
Prezados(as),
Informamos que, a partir das 8h00 desta quarta-feira (13/08/2025) estará disponível na Secretaria Escolar Digital (SED) as funcionalidades Conferência de Dados – Diretor e Conferência de Dados – Relatório 2026.
As novas funcionalidades estão disponíveis no Menu Inicial > Atribuição Inicial 2026:
I – Conferência de Dados – Diretor: Funcionalidade para inclusão de quantidade de Certificados de Aprovação em Concurso Público de Docente, desta Secretaria do Estado da Educação. Ressaltamos que, esta funcionalidade está disponível, neste momento, para os docentes que ainda não confirmaram a etapa Conferência de Dados.
No período de 18 a 22/08, as escolas poderão inserir a quantidade de certificados dos demais docentes que, na presente data, já confirmaram a conferência.
Disponível perfil: Diretor de Escola e Vice-Diretor de Escola.
II – Conferência de Dados – Relatório 2026:
Esta funcionalidade disponibiliza o status da etapa Conferência de Dados, relacionando os docentes que realizaram e não realizaram a mesma. Disponível perfil: Dirigente Regional de Ensino. Supervisor de Ensino, Diretor de Escola e Vice-diretor de Escola.
Informamos também que, foi solicitada uma atualização no sistema e, portanto, os dados inseridos, atualizados e/ou corrigidos junto ao PortalNet migraram para a funcionalidade Conferência de Dados na presente data, assim como, a regularização dos campos Tempo do Cargo ou da Função e Tempo de Magistério, de acordo com a Portaria CGRH nº 145 de 31 de julho de 2025.
Destacamos que, as atualizações e correções realizadas junto ao sistema Portal Net, a partir de hoje, não surtirão efeito de imediato, como já foi dito anteriormente.
No entanto, na próxima etapa de confirmação, que ocorrerá em setembro/2025, estas informações serão atualizadas
Reiterando, esta Etapa de Conferência de Dados é uma ação importante, quando o docente poderá visualizar seus dados pessoais e funcionais, solicitando correções ou atualizações, preventivamente ao ato de confirmar os dados, que só virá na próxima etapa, e assim minimizar o fluxo de acertos que poderão ocorrer no processo. Solicitamos especial atenção ao conteúdo e ampla divulgação junto às Unidades Escolares, servidores e demais públicos envolvidos, a fim de sanar dúvidas e garantir que todos confirmem esta etapa até o final do prazo estipulado.
COMUNICADO URELIM DE 12.08.2025
DIRIGENTE/ GABINETE
1. Assunto: Edital – CGP – EE Prof. Antonio Perches Lordello
A E.E. Prof. Antônio Perches Lordello nos termos da Resolução SEDUC nº 52, de 29-06-2022, torna pública a abertura do período de recebimento de propostas de trabalho e realização de entrevistas para docentes interessados em exercer junto à esta Unidade Escolar a função gratificada Coordenador de Gestão Pedagógica – CGP. Segue edital enviado pela Unidade Escolar, anexo I.
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE LIM
1. Assunto: Provão Paulista Seriado – Mobilização
A Coordenadora Geral da Unidade Regional de Limeira, CONVOCA o/a Vice-diretor/a das escolas que ofertam Ensino Médio, para reunião com a equipe de Supervisores responsáveis pelo SARESP/PROVÃO PAULISTA SERIADO – 2025, a ser realizada pela Plataforma Teams.
OBSERVAÇÃO: Os participantes na reunião atuarão como ponto focal da mobilização do Provão Paulista Seriado nas escolas que ofertam Ensino Médio.
Data: 15/08/2025
Horário: das 9h00 às 10h00
Equipe de Supervisoras responsáveis pelo SARESP/PROVÃO PAULISTA SERIADO – 2025 (ARIANA/CLAUDINÉIA)
2. Assunto: URGENTE: Elaboração do Plano de Aplicação Financeira – Programa Escola das Adolescências
Prezados,
Gostaríamos de parabenizar as suas unidades escolares por ter aderido, na primeira etapa, ao Programa Escola das Adolescências. Essa adesão é reflexo do compromisso com uma escola que valoriza o protagonismo juvenil, o letramento crítico e o acolhimento das juventudes.
No entanto, gostaríamos de reforçar a urgência na elaboração do Plano de Aplicação Financeira (PAF) na Plataforma PDDE Interativo. Até o momento, observamos que o número de escolas que concluíram essa etapa está muito abaixo do esperado, o que pode comprometer o repasse dos recursos destinados ao desenvolvimento das ações do programa, especialmente no que se refere aos Clubes de Letramento.
Listas das escolas que aderiram e não finalizaram o Plano de Aplicação Financeira:
Informamos que o prazo final para o preenchimento do Plano é 18 de agosto de 2025.
A não elaboração do PAF até essa data impossibilitará a liberação dos recursos financeiros, o que impactará diretamente na execução das atividades planejadas no âmbito do Programa.
Reiteramos que este momento é fundamental para garantir o sucesso das ações e a efetivação das propostas pedagógicas voltadas aos adolescentes.
Contamos com o engajamento da equipe gestora para que o Plano seja elaborado com atenção e responsabilidade. Em caso de dúvidas, a equipe da Diretoria de Ensino está à disposição para orientações.
Seguimos juntos pela valorização das adolescências em nossas escolas!
Segue, anexo II e III, o Guia de Execução Financeira do Programa escola das Adolescências e a etapa de elaboração do Programa.
PDDE Interativo – Gestão Escolar 2025 – Programas – Escola das Adolescências – Planejamento.
EQUIPE DE ESPECIALISTAS EM CURRÍCULO – EEC
1. Assunto: PNLD 2026 – Ensino Médio
Abaixo segue informes e primeiras instruções sobre o processo de escolha e registro do PNLD 26 Ensino Médio.
Data Prevista para a escolha e registro: de 25 de agosto a 5 de setembro.
Unificação de Títulos: por solicitação do “Informe n. 21/2025 – EQUIPE DO LIVRO/FNDE Modelo de escolha – PNLD ENSINO MÉDIO- Obras Didáticas (Objeto 1) – Atendimento de 2026 a 2029 Livros didáticos destinados aos estudantes e professores do Ensino Médio” a Pasta procedeu a uma consulta às unidades escolares que ofertam Ensino Médio, incluindo as Escolas de Aplicação e as unidades do Centro Paula Souza. Foi sugerido a todos os gestores reunir o corpo docente que atua nas salas de Ensino Médio e durante reunião pedagógica debater a possibilidade de adoção de material unificado do PNLD. Após a discussão foi designada uma pessoa para anotar os argumentos expostos na discussão e registrar em ata a escolha com sua respectiva justificativa. Por fim, o gestor da escola foi orientado a acessar formulário Google e preenchê-lo com a decisão da unidade escolar.
Participaram da pesquisa 3673 escolas. Delas 853 ou 23,2% optaram por não unificar. Já 2820 escolas ou 76,8% optaram por unificar. Do universo de escolas que concordaram com a ideia de unificar optaram pela unificação extensiva a todas as escolas estaduais 2467 unidades ou 87,5% e por unificação regional 353 unidades perfazendo 12,5%.
A unificação não altera a rotina do processo de escolha, pois todas as escolas devem acessar a plataforma e indicar as obras de sua preferência. Somente após concluído o processo de indicação dos títulos, o sistema identificará e contabilizará o mais indicado dentre as escolas, para que seja distribuído ao conjunto da rede estadual paulista.
A expectativa com essa decisão é a de padronizar o uso dos recursos didáticos estabelecendo uma maior coesão, otimizar o processo de ensino-aprendizagem do Ensino Médio oferecido a todos os estudantes da rede, além de favorecer a continuidade do aprendizado para estudantes transferidos e a logística de remanejamento dos livros.
Guia do Livro: a divulgação do guia e respectivo acesso às obras já permite que as escolas iniciem o processo de escolha. O guia é o documento oficial que deve ser estudado pelos professores e equipe de gestão para garantir uma escolha consciente daquela que deve ser a obra adotada pela rede, não mais somente pela escola. Antes de registrar a escolha é importante analisá-lo para que sejam selecionados, pelos professores, os materiais que melhor atendam ao projeto pedagógico e aos objetivos dessa vez considerando toda a rede estadual paulista. Por ser a fonte oficial do Programa, o guia garante acesso seguro ao conteúdo dos materiais que serão adquiridos pelo FNDE. Segue o anexo IV em PDF “PNLD 26 guia digital” e o link
https://pnlddigital.fnde.gov.br/login
Acesso às Obras: a liberação do acesso às obras na íntegra requer o cadastro do professor na plataforma Portal do Livro Digital e respectiva liberação pelo diretor da unidade escolar. Caberá, portanto, ao gestor acessar a plataforma, clicar no “sino” e verificar se há solicitação de professor. O acesso é feito pelo Portal do Livro Digital utilizando o Gov.br, o qual será concedido pelo diretor da escola. Segue o link
https://pnld.fnde.gov.br/login?redirectTo=%2F
Registro: a escolha será registrada no sistema PNLD Digital e somente poderá ser efetuada via acesso Gov.BR mediante CPF e senha do gestor da escola. No cadastro, utilizar endereço eletrônico corporativo/institucional. Com o objetivo de aprimorar as funcionalidades do PNLD Digital, o sistema foi atualizado. A partir de agora, cada usuário terá autonomia em seu perfil, para realizar a atualização de seus dados, alterar seu perfil, efetuar vinculações e desvinculações. Desse modo, considerando que a escolha para o Ensino Médio 2026-2029 está prevista para ocorrer de 25 de agosto a 05 de setembro, solicitamos, gentilmente, que as escolas verifiquem e atualizem seus cadastros previamente ao início da escolha a fim de garantir agilidade no momento do registro. Confira anexo V “cadastro diretores”.
Visita de Editoras: o acesso presencial e/ou virtual de detentores de direitos autorais, representantes de editoras ou autores de livros em seus ambientes físicos e/ou digitais está proibido em observância às normas de conduta do programa. Rememoramos que as fontes oficiais de informação sobre o programa são as publicações da Pasta e do FNDE.
SERVIÇO DE GESTÃO DA REDE ESCOLAR – SEGRE
Seção de Vida Escolar – SEVESC
1. Assunto: Alteração no cronograma de fechamento – Recuperação Semestral
Prezados Equipes Gestoras das Unidades Escolares
Informamos que houve prorrogação do período de fechamento da Recuperação Semestral para o intervalo de 18 a 29 de agosto, destinado a gestores e professores.
As notas estão disponíveis na Sala do Futuro, na aba de Fechamento do Segundo Bimestre, no campo Nota Recuperação, assim como nos últimos lançamentos. Ressaltamos que esse campo serve apenas para consulta.
O modo de inserção permanece inalterado: cada professor(a) deve avaliar em qual bimestre o(a) estudante obteve a menor nota e realizar o ajuste manualmente, com base na nota adquirida na recuperação.
Ensino Médio Noturno Expansão
Devido à alteração no cronograma de recuperação, o fechamento do Refazimento do 1º bimestre também seguirá as mesmas datas da Recuperação Semestral.
Nesse período, gestores e professores deverão realizar os ajustes necessários no sistema, conforme as orientações a seguir:
Para os componentes curriculares ofertados tanto na modalidade presencial quanto na Expansão Noturno, o fechamento do bimestre deverá ser registrado exclusivamente na turma regular, sendo eles:
- 1ª série: Língua Inglesa, Arte e Filosofia
- 2ª série: Língua Inglesa
Essa responsabilidade é compartilhada entre o professor da modalidade presencial e o professor mediador da Expansão.
Orientações Finais
Esta medida é excepcional e tem como objetivo assegurar a coerência e a integridade dos registros. Além de garantir a equidade no processo avaliativo, visa promover transparência.
Recomenda-se atenção especial a fim de evitar inconsistências no registro dessas informações.
Atenciosamente,
Gilssara Cavalcanti de Lima Bandeira
Coordenador Geral