COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 30.04.2025
DIRIGENTE/ GABINETE
Fone: 3404-2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE LIM
Fone: 3404-2970/3404-2971 – delim@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Aluno Monitor do BEEM – URGENTE
Prezados diretores e pontos focais,
Informamos que terá uma segunda chamada para envio de relatórios dos Alunos Monitores do BEEM. Estudantes com relatórios aprovados na 1ª chamada receberão a bolsa antes dos que enviarem na 2ª chamada.
Atenção aos prazos:
Relatórios de Março:
- 1ª chamada (até 25/04): pagamento previsto para 07/mai.
- 2ª chamada (até 09/05): pagamento previsto para 15/mai.
Relatórios de Abril:
- 1ª chamada (até 30/04): pagamento previsto para 09/mai.
- 2ª chamada (até 09/05): pagamento previsto para 15/mai.
✅ Após 9 de maio, relatórios aprovados serão desconsiderados.
Segue o percentual de envio das escolas da Diretoria de Ensino de Limeira em anexo I.
Sobre abertura de contas no Banco do Brasil:
A abertura das contas é responsabilidade da SEDUC junto ao banco. Será encaminhada a data para o comparecimento dos Alunos Monitores à agência para assinatura dos termos e acesso às bolsas posteriormente. Serão enviados todos os detalhes sobre este fluxo em e-mail específico sobre recebimento das bolsas, na terça-feira.
COMUNICADO EXTRARODINÁRIO II DERLIM DE 30.04.2025
DIRIGENTE/ GABINETE
Fone: 3404-2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE LIM
Fone: 3404-2970/3404-2971 – delim@educacao.sp.gov.br
Informações do Centro de Apoio Pedagógico Especializado.
1.1. Acompanhamento das instituições privadas, da rede estadual de ensino e oferta do Atendimento Educacional Especializado – AEE
Prezados (as),
Com o compromisso de garantir uma educação de qualidade para todos os estudantes, o Centro de Apoio Pedagógico Educacional (CAPE), vinculado ao Departamento de Modalidades Educacionais e Atendimento Especializado (DEMOD), ambos órgãos técnicos da Coordenadoria Pedagógica (COPED), desenvolve ações para atender, orientar e acompanhar pedagogicamente, promovendo a inclusão e os direitos dos estudantes, conforme previsto na Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015).
Em conformidade com o Artigo 28 §1º, às , II, III, V, VII, VIII, IX, X, XI, XII, XIII, XIV, XV, XVI, XVII e XVIII deste artigo, sendo vedada a cobrança de valores adicionais de qualquer natureza em suas mensalidades, anuidades e matrículas no cumprimento dessas determinações.
Em consonância com a RESOLUÇÃO Nº 4, de 2 de Outubro de 2009, que dispõe em seu artigo. 5º:
Art. 5º O AEE é realizado, prioritariamente, na sala de recursos multifuncionais da própria escola ou em outra escola de ensino regular, no turno inverso da escolarização, não sendo substitutivo às classes comuns, podendo ser realizado, também, em centro de Atendimento Educacional Especializado da rede pública ou de instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos, conveniadas com a Secretaria de Educação ou órgão equivalente dos Estados, Distrito Federal ou dos Municípios.
Bem com os artigos 4º e 5º da Deliberação CEE nº149/2016
Art. 4º As escolas que integram o sistema estadual de ensino, com a colaboração do Estado, da família e da sociedade, deverão:
[…]IX – garantir apoios pedagógicos, tais como: a) oferta de apoios didático-pedagógicos necessários à aprendizagem, à comunicação, com utilização de linguagens e códigos aplicáveis; b) atendimento educacional especializado em sala de recursos na escola onde o aluno frequenta, em outras escolas ou em instituição que ofereça o atendimento em sala de recursos no contraturno de sua frequência na sala regular com a utilização de procedimentos, equipamentos e materiais próprios, por meio da atuação de professor especializado para orientação, complementação ou suplementação das atividades curriculares, em período diverso da classe comum em que o aluno estiver matriculado; c) atendimento itinerante de professor especializado que, em atuação colaborativa com os
professores das classes comuns, assistirá os alunos que não puderem contar, em seu processo de escolarização, com o apoio da sala de recursos ou instituição especializada.
Art. 5º Para atender às disposições da presente Deliberação, as escolas que integram o sistema estadual de ensino não poderão realizar cobrança de valores adicionais como estabelecido no art. 28, § 1º da Lei Federal 13.146, de 6 de julho de 2015.
Para garantir o acesso e diminuir as barreiras da inclusão educacional, solicitamos aos supervisores de ensino da pasta de educação especial que oriente às escolas privadas acerca da oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE), bem como façam o upload de documentos como laudos, hipótese diagnóstica, autodeclaração dos responsáveis, bem como Estudo de Caso e o Plano de Atendimento Educacional Especializado (PAEE), conforme disposto no Art. 28, Inciso VII, da LBI 13.146/2015. Ressaltamos que essas medidas estão alinhadas com os procedimentos adotados na rede pública estadual, que incluem a Avaliação Pedagógica Inicial (API) e o Plano de Atendimento Educacional Especializado ( PAEE).
Além disso, é necessário atualizar a lista de alunos na matrícula para garantir a conformidade com a Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146/2015), que assegura o direito à educação inclusiva para todos os estudantes com o desenvolvimento das potencialidades dos educandos com deficiência física, intelectual, sensorial ou múltipla, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, com fundamento no artigo 9º da Lei 10.403/1971 e na Deliberação CEE 149/2016, que “Estabelece normas para a educação especial no sistema estadual de ensino”.
Reitera-se que incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar o Projeto Político Pedagógico (PPP) que institucionalize o atendimento educacional especializado, e deixem acessível à consulta, como também seus Regimentos Escolares (Artigo 28 da Lei 13.146/2015).
Contamos com a colaboração de todos para garantir que os direitos dos estudantes sejam respeitados e que a inclusão educacional seja efetivamente implementada em todas as instituições de ensino.
1.2. Projeção Professor auxiliar para estudantes Elegíveis à Educação Especial
Prezados (as),
O Centro de Apoio Pedagógico (CAPE), em 17 de janeiro de 2025, enviou, via Boletim Subsecretaria, informações acerca da Projeção de Estudantes Elegíveis à Educação Especial em 2025. Isto posto e, mediante às dúvidas apresentadas pela rede acerca do compartilhamento de Professores Auxiliares e Profissionais de Apoio Escolar – Atividades Escolares (PAE-AE), queremos esclarecer :
- O agrupamento dos estudantes elegíveis aos serviços de educação especial, por turma, deve observar a Avaliação Pedagógica Inicial (API) e Plano Educacional Individualizado (PAEE), instrumentos que apontam as especificidades, habilidades e nível de apoio de cada estudante.
- Havendo na turma Profissional de Apoio Escolar – Atividades Escolares (PAE-AE) ou Professor Auxiliar atribuído, cuja medida judicial não aponta exclusividade, este profissional será compartilhado para atendimento de 3 a 5 estudantes, considerando:
- o compartilhamento não poderá representar prejuízo ao estudante;
- estudantes com necessidades muito substanciais de apoio, poderão ser atendidos individualmente ou em dupla;
- estudantes com necessidades substanciais de apoio (nível 2 ou nível 3 de apoio), poderão compartilhar o profissional entre 2 a 3 estudantes, a depender das especificidades de cada aluno, e
- turmas com 1 ou 2 estudantes que necessitem de apoio substancial, poderão contar com alocação de um PAE-AE ou professor auxiliar, sendo possível compartilhar este profissional com outros estudantes (sendo no máximo mais 3 estudantes), desde que estes tenham pouca ou baixíssima necessidade de apoio.
- é necessário revisar as ordens judiciais para assegurar que as que tenham previsão de exclusividade de atendimento não sejam descumpridas;
Em resumo, o apoio dos estudantes não está respaldado exclusivamente ao cumprimento de ações judiciais, mas sim na disponibilidade de profissionais em sala de aula. Portanto, o compartilhamento de um profissional contratado por ação judicial, DEVERÁ beneficiar os demais estudantes da mesma turma, mesmo que o apoio destes não seja objeto de medida judicial e, respeite as premissas acima dispostas.
Ressaltamos a importância da garantia de qualidade dos serviços de apoio aos estudantes elegíveis e, reiteramos a necessidade de que estas diretrizes sejam amplamente divulgadas para a Rede, para que a alocação assertiva e eficiente dos nossos serviços possam abranger o atendimento da maior quantidade de estudantes elegíveis possível.
Desta forma, asseguramos a implantação da política pública vigente e, acima de tudo, direcionamos nossos apoios e recursos para o desenvolvimento integral de nossos estudantes.
Comissão de Educação Especial
COMUNICADO DERLIM DE 30.04.2025
DIRIGENTE/ GABINETE
Fone: 3404-2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
Fone: 3404-2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Saúde mental na rede estadual: saiba como utilizar corretamente o atendimento por telemedicina
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE LIM
Fone: 3404-2970/3404-2971 – delim@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Edital – Diretor – EE. Prof. Leovegildo Chagas Santos
A Dirigente Regional de Ensino da Região de Limeira, torna público a relação de vagas de Diretor de Escola/Diretor Escolar, a serem preenchidas mediante designação, nas unidades escolares sob sua jurisdição, nos termos da Resolução Seduc 28, de 25 de julho de 2023. O preenchimento das vagas será realizado em conformidade com as normas e requisitos estabelecidos no Edital anexo I. Segue, anexo II, modelo currículo.
2. Assunto: Encontro Prontos Pro Mundo
Retificação do assunto publicado no COMUNICADO DERLIM de 29/04/2025.
Conforme consta no EDITAL N.º 03/2024 de 05 DE SETEMBRO de 2024 e EDITAL Nº 04/2024, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2024, ser embaixador do Programa de Intercâmbio Internacional Prontos Pro Mundo é uma das atribuições do estudante intercambista.
A Dirigente Regional de Ensino convoca os estudantes intercambistas e os pontos focais das Unidades Escolares responsáveis pelo Programa Prontos Pro Mundo para um encontro na Diretoria de Ensino da Região de Limeira. O objetivo é promover um diálogo entre os alunos intercambistas, supervisores e PECs, proporcionando aos alunos que participaram do intercâmbio a oportunidade de compartilhar suas experiências com toda a equipe.
A presença e a participação de todos é imprescindível para fortalecer essa troca de conhecimentos e experiências.
Data: 12/05/2025 – Horário: 9h30 – Local: Rede do Saber
ALUNOS
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ESCOLA
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PAIS
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MARIA EDUARDA ALMEIDA DE CAMPOS
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E.E. CELIO RODRIGUES ALVES
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CANADA
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OTAVIO DOS SANTOS ANDRADE EMÍDIO
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E.E. ODECIO LUCKE
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CANADA
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LUCAS DE OLOVERIA OS SANTOS
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E.E. CHANCELLER RAUL FERNANDES
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CANADA
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ISABELY CRISTINE CEREGATTO MODELLI
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E.E. CHANCELLER RAUL FERNANDES
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CANADA
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ANABEL SOARES COSTA
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E.E. ANTÔNIO ALVES CAVALHEIRO
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CANADA
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MARIA CLARA MONTEIRO
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E.E. ANTÔNIO PERCHES LORDELLO
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CANADA
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EDUARDO FUZATTO
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E.E. JOAQUINA DE CASTRO AZEVEDO
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CANADA
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Data: 12/05/2025 – Horário: 10h00 – Local: Rede do Saber
ALUNO
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ESCOLA
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PAÍS
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PEDRO HENRIQUE O. SANTOS
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E.E. DORIVALDODAM
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AUSTRALIA
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NICOLLY S. VIEIRA
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E.E. JOSE LEVY CORONEL
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REINO UNIDO
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THIAGO LEONARDO S. ARAUJO
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E.E. PROF. DELCIO BACCARO
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CANADÁ
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CAROLINE D FACIOLI
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E.E. MAGDALENA S. GROSSO
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AUSTRALIA
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VICTOR ALEXANDRE PRASER
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E.E. ANTONIO ALVES CAVALHEIRO
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CANADÁ
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MOISES S.R. FERREIRA
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E.E. CELIO RODRIGUES ALVES
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CANADÁ
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ANA LARA S. LEITE
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E.E. SILVIA BUENO ORTOLAN
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CANADÁ
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MARIA CECILIA CORTE
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E.E. JOSE LEVY CORONEL
|
CANADÁ
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OTÁVIO A. ALMEIDA
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E.E. JOAO BATISTA LEME
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REINO UNIDO
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HELOÁ BORGES RODRIGUES
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E.E. PERCHES ORDELLO
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N. ZELANDIA
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BHAYON ROBERTO R.S. OLIVEIRA
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E.E. JOAO BATISTA LEME
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CANADÁ
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JENNIFER VITÓRIA NUNES D. DO PRADO
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E.E. JOSÉ AMARO RODRIGUES
|
CANADÁ
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Solicitamos a contribuição para um café comunitário.
3. Assunto: Live sobre o Tarefa SP – 2º Bimestre
Em 2025, a plataforma Tarefa SP passa por mudanças que incorporam novas ferramentas para aprimorar a experiência de aprendizagem dos estudantes e professores. Para apresentar as novidades para o 2º Bimestre e reforçar outros lançamentos já realizados, faremos uma live no dia 05/05/2025, às 14 horas.
Agenda da live Tarefa SP: 2º Bimestre
· Data: 05/05/2025
· Onde: Canais: Gestão, Diretoria de Ensino, Trio Gestor, Professores.
· Horário: das 14h às 15h.
· Público-alvo: Professores do 6º ano Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio, Trio Gestor, Dirigentes de Ensino, Supervisores de Ensino, Núcleo Pedagógico.
A live ficará disponível no repositório do CMSP.
Contamos com a divulgação e a ampla participação.
4. Assunto: Processo seletivo – Programa Prontos pro Mundo
O Programa Prontos pro Mundo da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo está selecionando 02 (dois) profissionais do quadro do magistério para compor sua Equipe Técnica.
Os profissionais selecionados por este processo serão afastados na Coordenadoria Pedagógica, para trabalho presencial, em dedicação exclusiva, de jornada integral, e farão jus à Gratificação de Atividade Pedagógica (GAP) e vale-refeição.
Período de inscrição: de 30 de abril de 2025 a 19 de maio de 2025.
Relacionamos a seguir, os procedimentos para atuação na referida Equipe.
I – Objeto Seleção de profissional do Quadro do Magistério, titulares de cargo, para compor equipe de técnicos para atuação na Equipe Prontos pro Mundo/COPED
II – Requisitos mínimos para atuar na SEDUC Os candidatos deverão atender aos seguintes requisitos obrigatórios que especificam as condições funcionais necessárias para o afastamento: – Ser titular de cargo do quadro do magistério; – Ter concluído estágio probatório; – Obter anuência do Superior hierárquico; – Não estar em processo de aposentadoria; – Ter disponibilidade para trabalhar presencialmente, em jornada integral, nas dependências da sede da SEDUC-SP – Praça da República, 53, São Paulo – SP.
III – Da inscrição e análise das candidaturas
As inscrições serão feitas por meio do preenchimento do formulário abaixo: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf8x6nPXltSzLRDcbXT1h2vZUgErMV5Orz29kdjIiaUC2IyLQ/viewf orm?usp=header
Ao final, haverá um campo para a inclusão do currículo profissional, no qual deverá constar a formação e a experiência profissional tanto na Secretaria da Educação quanto em outras instituições.
IV – Das disposições gerais sobre as vagas
As oportunidades de trabalho estão localizadas no município de São Paulo, Praça da República, 53 – Jornada de 40 horas semanais a serem cumpridas entre às 08h e 17h ou 09h e 18h, para realizar atividades Administrativas e/ou Operacionais relacionadas ao Programa Prontos pro Mundo.
V – Etapas do processo seletivo
Etapa 1 – Análise curricular; Etapa 2 – Entrevistas.
VI – Das disposições gerais
A participação neste processo de cadastramento não implica, necessariamente, no seu afastamento para as Coordenadorias ou qualquer outro Órgão da Secretaria ou em garantia de contato.
A sua inscrição não implica em qualquer comprometimento prévio de sua parte com este Órgão, apenas uma intenção.
Interessados que já estejam afastados nos Órgãos centrais ou Diretorias de Ensino poderão participar desta chamada mediante anuência do superior hierárquico.
Considerando o tamanho da rede, não será possível contatar individualmente todos os interessados na seleção. Assim, antecipadamente, agradecemos a atenção e o interesse em trabalhar conosco.
Agradecemos a atenção e colaboração.
Em caso de dúvidas, permanecemos à disposição.
Para mais informações sobre o Programa, acesse:
5. Assunto: Curso Escola de Gestão – Informações Módulo 3
Público-alvo: Todos os cursistas da Escola de Gestão
Informações: Para as turmas de quinta e sexta-feira, devido ao feriado de 01 de maio, o 1° encontro síncrono do módulo 3 será realizado nos dias 08 e 09 de maio. Para estarem aptos a participar deste encontro, é indispensável: Concluir a trilha que inclui o Mapeamento de Saberes I, o Estudo do caso e o Material Teórico. Para as turmas de segunda, terça e quarta-feira, o 2° encontro síncrono ocorrerá nos dias 05, 06 e 07 de maio. Para as turmas de quinta e sexta-feira, o 2º encontro síncrono ocorrerá respectivamente nos dias 15 e 16 de maio. Lembramos que, para participar do 2° encontro síncrono, é essencial:
– Realizar as avaliações de múltipla escolha que estarão disponíveis após o 1° encontro síncrono.
– Obter um desempenho igual ou superior a 7,0 nas avaliações.
NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE
Fone: 3404-2955 (Viviana) – delimnpe@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Publicação do regulamento da OMASP – Orientações para a aplicação da Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais de São Paulo
A Fase II da OMASP, Olimpíada de Matemática, está se aproximando. Por isso, algumas orientações são fundamentais para organizar as escolas para o momento de prova. Pedimos, por isso, que atentem para as seguintes orientações, já enviadas anteriormente.
Além disso, reforçamos a importância do lançamento da presença ou da ausência dos estudantes no Diário de Classe preparado para as Olimpíadas. Nele, estão enturmados os alunos classificados para a Fase II. Para acessá-lo, basta seguir este passo a passo:
Orientações para a FASE II:
-
As escolas da rede estadual devem aplicar as avaliações para os estudantes seguindo a seguinte proposição de data e de horário por segmento e por turno escolar:
CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES SOBRE O HORÁRIO:
• as PEI deverão iniciar a prova no turno de ingresso dos estudantes, pois a prova não ficará aberta ao longo do dia. Não será feita nenhuma exceção em relação a isso. Por exemplo, escolas PEI que iniciam no turno da manhã deverão aplicar a prova no horário da manhã. Em casos de exceção, a escola poderá aplicar a prova para um segundo grupo de estudantes no mesmo turno, logo após o primeiro horário, sendo o horário de término estendido para essas escolas.
• Coleta de dados na SED: aconselhamos que todas as escolas, por meio dos trios gestores e dos GOE verifiquem se a coleta de classe está correta na SED. Isso porque os horários de abertura e de fechamento das provas da OMASP obedecem ao que foi reportado nessa tela. Qualquer inconsistência, pode prejudicar a aplicação da prova – e o estudante não poderá realizar a Olimpíada em outro momento.
• As Diretorias de Ensino que reportaram feriados municipais em um dos dias da prova realizarão a prova no dia 08 de maio. A saber: Diretoria de Mogi das Cruzes: cidade com feriado – Biritiba Mirim (05/05); Diretoria de Marília: cidade com feriado – Garça (05/05); Diretoria de Adamantina: cidade com feriado – Irapuru (06/05).
2. As avaliações deverão ocorrer, obrigatoriamente, na escola, por isso, criamos um Diário de Classe Digital das Olimpíadas, na SED, a fim de comprovar a presença do estudante, as orientações de como acessá-lo estão nos tópicos do item 6;
3. Os estudantes classificados para a Fase I I estão enturmados no Diário de Classe Digital das Olimpíadas;
4. Professores e demais servidores do próprio quadro escolar acompanharão a aplicação da Olimpíada e serão os nossos Fiscais.
5. A prova estará disponível na Sala do Futuro. O estudante deverá acessar o menu Prova, assim como fez na Prova Paulista.
6. Box de orientações para o dia da prova: recomendamos que as unidades escolares divulguem este box para os professores ou demais colaboradores que aplicarão as avaliações:
Para mais informações, consulte estes documentos:
2. Assunto: Convite às escolas: Lançamento do e-book “Do Local ao Global: Mudanças Climáticas e Gestão de Risco de Desastres”
A Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Bauru – SP e o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) apresentam o e-book “Do Local ao Global: Mudanças Climáticas e Gestão de Risco de Desastres”. O foco do e-book é a difusão e popularização do conhecimento técnico-científico multidisciplinar.
Link para acessar a versão final do e-book: https://doi.org/10.57243/DLAG2025
O e-book “Do Local ao Global: mudanças Climáticas e Gestão de Risco de Desastres” foi organizando por:
• Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Bauru (AGB/Bauru);
• Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Inova Centro Paula Souza)
• Escola Técnica Estadual de Cabrália Paulista – SP;
• Escola Técnica Estadual de Bauru – SP;
• Faculdade de Tecnologia de Lins – SP;
• Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos – SP
• Escritório das Nações Unidas para a Redução de Desastres (UNDRR) das Américas e Caribe;
• Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica da Faculdade de Ciências da UNESP/Bauru.
Além disso, o e-book conta com as seguintes parcerias nacionais e internacionais:
• Aldeia Kopenoti – Povo Terena Terra Indígena Araribá – Avaí – SP;
• Associação Espanhola de Geografia (AGE);
• Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde (CEPEDES) – Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz);
• Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN);
• Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo;
• Departamento de Física da Universidade de Aveiro – Portugal;
• Grupo Coordenado em Gestão de Riscos e Desastres da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEPED/UDESC);
• Instituto Superior Politécnico de Ndalatando (ISPNd) – Angola;
• Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (LAPIS) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL);
• Organização Europeia para a Exploração de Satélites Meteorológicos (EUMETSAT);
• Programa de Análise da Resiliência a Desastres no Contexto Municipal da Universidade Federal de Juiz de Fora – MG;
• Programa de Pós-Graduação em Geografia, Natureza e Dinâmica do Espaço da Universidade Estadual do Maranhão (PPGeo/UEMA);
• Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Amapá (PPGEO/UNIFAP);
• R-STAG/UNDRR – Grupo Assessor Regional de Ciência e Tecnologia;
• Secretaria de Políticas e Programas Estratégicos / Departamento de Clima e Sustentabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI);
• União Geográfica Internacional (UGI).
3. Assunto: Vagas disponíveis na Universidade federal de São Carlos para cursos na perspectiva inclusiva
INSCRIÇÕES ABERTAS! Informamos que o Programa de Pós-Graduação em Educação Especial – PPGEEs, da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar está com inscrições abertas para os Cursos de Aperfeiçoamento em: Alfabetização para Educandos com Deficiência (8a Edição), Gestão e Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (2a Edição) , Coensino (2a Edição) e Gestão e Educação Especial: foco na perspectiva inclusiva (1a Edição) da Universidade Federal de São Carlos. As inscrições deverão ser realizadas no período de 28/04/2025 a 09/05/2025, através dos sites:
Os cursos serão gratuitos e oferecidos na modalidade a distância, com uma carga horária de 180 horas. O início está previsto para junho de 2025, com duração de 6 meses.
4. Assunto: Clube de Leitura Gato Preto de Maio – Incidente em Antares, de Erico Verissimo
Público-alvo: Todos os servidores da SEDUC-SP
Datas: Inscrições para participação online e presencial abertas até 19/05/2025.
Informações: Inscrições via formulário https://forms.gle/z7miQvaKXBF1j2wK8. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo email nucleodebibliotecacre@educacao.sp.gov.br
5. Assunto: Concurso de Redação China e Brasil: “uma amizade que atravessa montanhas e mares”
Público-alvo: Diretorias de Ensino, Unidades Escolares, Grêmios Estudantis
Datas: Período para produção e seleção das redações nas escolas até 06/06/2025
Informações: O Concurso de Redação China e Brasil: “uma amizade que atravessa montanhas e mares” é realizado a partir de uma parceria com o Consulado Geral da República Popular da China em São Paulo. Podem participar deste Concurso de Redação todos os estudantes matriculados nas escolas da rede pública estadual, jurisdicionadas as 91 Diretorias Regionais de Ensino do Estado de São Paulo, divididos em duas categorias:
● Categoria I – Anos Finais do Ensino Fundamental (8º e 9º anos);
● Categoria II – Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª séries).
Os estudantes finalistas do Concurso receberão prêmios como smartphones, tablets e pulseiras inteligentes. O regulamento completo está disponível no link https://drive.google.com/drive/folders/1o8yxIkA4RvPodHXpu_R2gasNSsTNLsRZ?usp=drive_link. Para mais informações, envie o seu e-mail para premioseconcursoscre@educacao.sp.gov.br.
6. Assunto: XIII Concurso de Redação do Hospital de Amor
Público-alvo: Diretorias de Ensino, Unidades Escolares, Grêmios Estudantis
Datas: Período para produção das redações até 16/05/2025
Informações: O XIII Concurso de Redação do Hospital de Amor tem como tema “Vacina contra o HPV: a prevenção do câncer pode estar no seu braço”. Podem participar deste Concurso de Redação, todos os estudantes matriculados nas 91 Diretorias Regionais de Ensino da Rede Pública Estadual e estudantes matriculados nas Escolas Públicas Municipais e Privadas da cidade de Barretos-SP, nas seguintes categorias:
● Ensino Fundamental Anos Finais (9º ano);
● Ensino Médio. Para mais informações, acesse o site do Hospital de Amor https://iep.hospitaldeamor.com.br/projetos/concurso-de-redacao/. Em caso de dúvidas, envie o seu e-mail para premioseconcursoscre@educacao.sp.gov.br.
7. Assunto: Concurso de desenho Toyama 2025
Público-alvo: Diretorias de Ensino, Unidades Escolares, Grêmios Estudantis
Datas: Período para produção e seleção dos desenhos nas escolas até 30/05/2025
Informações: O Concurso de desenho Toyama 2025 tem como tema “Jardim Japonês”. Podem participar do concurso os estudantes com até 15 anos de idade das escolas da rede pública estadual de ensino, regularmente matriculados nos Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e no Centro de Estudos de Línguas (CEL) – japonês. Especificações sobre o tema, formato do desenho e informações de como participar estão disponíveis no regulamento e anexos do concurso https://efape.educacao.sp.gov.br/concurso-de-desenho/. Em caso de dúvidas, envie o seu e-mail para premioseconcursoscre@educacao.sp.gov.br.
8. Assunto: Concurso de música Faça (A Sua) Parte, em parceria com o TCESP
Público-alvo: Diretorias de Ensino, Unidades Escolares, Grêmios Estudantis
Datas: O prazo para produção e seleção nas escolas vai até 30 de maio de 2025
Informações: O tema do Concurso de música Faça (A Sua) Parte é “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”. Para produção e gravação das composições musicais, os estudantes deverão formar um grupo composto por três estudantes e, com auxílio de um(a) professor(a) orientador(a), escolher um dos ODS, ODS 12 ou ODS 13 ou ODS 16. Acesse o site da EFAPE https://efape.educacao.sp.gov.br/faca-a-sua-parte/ para mais informações sobre o concurso, ou envie seu e-mail para premioseconcursoscre@educacao.sp.gov.br.
9. Assunto: Assunto: Divulgação dos Cursos da ENAP no AVA-EFAPE
Público-alvo: Quadro de Apoio Escolar (QAE) e Quadro da Secretaria Escolar (QSE)
Datas: 05/05/2025 no AVA-EFAPE
Informações: A EFAPE, em parceria com a ENAP (Escola Nacional de Administração Pública), oferece cursos de capacitação contínua, com inscrição e realização flexíveis — você pode se inscrever e começar a qualquer momento, de acordo com sua disponibilidade. Além disso, possui flexibilidade, por ser um curso contínuo e EaD via AVA-EFAPE, tem certificação gratuita e foco em habilidades essenciais para atuação no serviço público. Destaque de Cursos QAE/QSE:
● Comunicação Pública e Gestão de Relacionamento com o Cidadão (20h)
● Comunicação Não-Violenta (20h)
● Linguagem Simples: Como Usar? (20h)
● Português: Interpretação de Texto e Gramática (40h)
● Gestão do Conhecimento no Setor Público (20h)
● Ética e Serviço Público (20h)
● Assédio Moral: O que Saber e Fazer (12h)
● Gestão do Tempo e Produtividade (40h)
● Gestão de Conflitos e Negociação (20h)
● Introdução ao Excel (25h)
Exclusivamente QSE:
● Planejamento Governamental (20h)
● Introdução à Gestão de Processos (25h)
● Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos (40h)
● Liderança e Gestão de Equipes (30h)
● Introdução à Gestão de Riscos (40h)
● Boas Práticas em Contratos Terceirizados (20h)
● Nova Lei de Licitações (25h a 40h, diversos módulos)
● Aplicação do Power BI para Gestão (25h)
10. Assunto: Divulgação – Inscrições para o prêmio Zayed 2025
Estão abertas as inscrições para o prêmio Zayed 2025.
Encaminho material de divulgação, anexo III.
Para os interessados em enviar trabalhos, haverá um webinar de orientação na semana que vem conforme datas e horários do card.
CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF
Fone: 3404-2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br
Núcleo de Compras e Serviços – NCS
Fone: 3404-2945 / 2948 (Sandra) – delimncs@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Formulário de Avaliação Profissionais de Apoio Escolar – Atividades de Vida Diária – PAE/AVD
Segue abaixo, formulário a ser preenchido para avaliação dos serviços do Profissional de Apoio Escolar – Atividades de Vida Diária – PAE/AVD SOMENTE pelas unidades escolares que possuem tais profissionais.
Ressaltamos que o formulário estará disponível para preenchimento a partir do dia 30/04/2025 e encerrará no dia 06/05/2025 (após essa data, não será possível o preenchimento).
2. Assunto: Inclusão do Contratos GOV na guia inicial do navegador de internet
Informamos que, no dia 24/04/2025, foi realizada a inclusão da plataforma Contratos Gov nas contas setoriais de todos os usuários da rede. Com essa configuração, o site passará a ser exibido automaticamente ao iniciar o navegador, seja no Microsoft Edge ou no Google Chrome.
Essa medida visa facilitar e padronizar o acesso à plataforma, garantindo que todos os usuários — incluindo os fiscais técnicos, setoriais e administrativos — possam acessar o sistema de forma mais rápida, prática e segura, evitando, assim, eventuais erros ao acessar endereços incorretos.
Destacamos que, dentro do sistema Contratos Gov, cada servidor poderá visualizar e acompanhar suas respectivas demandas, conforme definidas pelos centros com os quais a Diretoria de Ensino mantém contratos ativos. Dessa forma, o sistema contribui para uma melhor organização e transparência no acompanhamento dos contratos firmados, promovendo maior eficiência na fiscalização e execução dos serviços contratados.
Para acessar a plataforma, utilize o link a seguir:
3. Assunto: Alimentação escolar – Semana de Educação Alimentar
O Departamento de Alimentação Escolar da Coordenadoria de Infraestrutura e Serviços Escolares e a Coordenadoria Pedagógica, no uso de suas atribuições, comunica às Diretorias de Ensino que, na terceira semana do mês de maio, celebramos a Semana de Educação Alimentar instituída no Calendário Oficial do Estado de São Paulo, pela lei nº 12.230/2006.
Esse ano, o tema da Semana será “Alimentação Sustentável”. Este tema aborda a relação entre a alimentação e a sustentabilidade, destacando hábitos alimentares que contribuem para a preservação do meio ambiente, como: uso integral dos alimentos, redução do desperdício, compra da agricultura familiar, consumo de alimentos regionais e criação de hortas escolares e comunitárias.
O DAESC sugere que as escolas realizem ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) durante o mês de maio, envolvendo o tema escolhido. O material de apoio para a realização dessas atividades está disponível aqui https://drive.google.com/file/d/1jWCWZn3y9psZYIcw9U8cUHTdM29hH3st/view?usp=drive_link. Compartilhe conosco quais ações foram realizadas durante a Semana de Educação Alimentação e Nutricional acessando o formulário, até 31/05: https://forms.gle/P2FKF3jkakP2L2Es9
CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH
Fone: 2904-2961 (Aline) – delim@educacao.sp.gov.br
Núcleo de Administração de Pessoal – NAP
Fone: 2968 /2992 / 2990 / 2967 / 5814 (Ana Claudia – delimnap@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Conferência de Designação e Cessação – 2025
Prezados,
Solicitamos que as Unidades Escolares, verifiquem a vida funcional dos docentes designados e cessados constantes na planilha: Designação e Cessação Abril 2025.xlsx
preenchendo os campos conforme segue abaixo:
Incluído na SED: Sim ou Não.
Data publicação DOE: Copiar a data do DOE.
Precisa Retificar DOE: Sim ou Não – Informar o que precisa retificar, Ex: Sim, RG.
GDE/ACG – Janeiro/2025: Recebeu as Gratificações/ Não Recebeu as Gratificações/Recebeu Parcial.
GDE/ACG – Fevereiro/2025: Recebeu as Gratificações/ Não Recebeu as Gratificações/Recebeu Parcial.
GDE/ACG – Março/2025: Recebeu as Gratificações/ Não Recebeu as Gratificações/Recebeu Parcial.
GDE/ACG – Abril/2025: Recebeu as Gratificações/ Não Recebeu as Gratificações/Recebeu Parcial.
RS/PV: Colocar o Número do RS/PV do docente.
Consta PV ativo na SEFAZ: Sim ou Não.
Ressaltamos que o envio da Portaria a Secretaria da Fazenda dar-se após PV ativo.
Observações: Caso tenha necessidade de fazer algum apontamento do docente.
Caso a Unidade Escolar verificar que há docentes que não receberam o ACG/GDE e não constam na planilha favor encaminhar e-mail ao daniele.santiago@educacao.sp.gov.br.
A referida ação deve ser realizada até o dia 06/04/2025, em virtude do envio das Portarias a Secretaria da Fazenda.
2. Assunto: Concurso de Remoção QAE – 2025
Informamos que o resultado do Concurso de Remoção – QAE 2025 estará disponível no sistema Portalnet a partir de 30 de abril de 2025.
Para consultar o resultado, basta acessar o Portalnet pelo link http://portalnet.educacao.sp.gov.br e clicar na opção “Consulta”.
Salientemos que as movimentações relativas a este certame ocorrerão no segundo semestre de 2025. A publicação oficial do ato de remoção será realizada oportunamente, conforme inciso II do artigo 60 da Lei n° 10.261, de 28 de outubro de 1968.
Núcleo de Frequência e Pagamento – NFP
Fone: 3404-2995 / 2994 / 2969/ 2982 (Rafaela) – delimnfp@educacao.sp.gov.br
1 1. Assunto: Cronograma Pagamento – Maio/2025
Encaminhamos (Anexo IV) o Cronograma para Digitação de Pagamento – MAIO/2025
BFE:
Com a finalidade de prevenir eventuais bloqueios e inconsistências, solicitamos empenho no acompanhamento da digitação do BFE pelas Unidades Escolares. Havendo dúvidas ou problemas na digitação, deverá ser comunicado este Núcleo de Frequência e Pagamento, em tempo hábil para análise e solução, através do e-mail <delimnfp@educacao.sp.gov.br>. Não deixar para o último dia do cronograma.
Os casos em que os servidores indevidamente constam na tela de BFE da Unidade Escolar, em duplicidade ou demais situações, encaminhar através do delimnfp@educacao.sp.gov.br os dados do servidor (Nome, RG, Código da UA, situação / frequência) e print da tela do BFE.
Lembrando que a ausência da digitação da frequência e a digitação em PV divergente, ocasiona o bloqueio de pagamento. Importante atentar-se ao PV que está ativo no BFE / PAPC / SED > FUNCIONAL > CONV FAZENDA. Atentar-se à digitação da frequência, respeitando a data limite.
Atentem-se ao prazo curto do Cronograma devido ao feriado do dia 01/05/2025.
ATENÇÃO: a digitação da frequência é referente ao mês de ABRIL de 2025.
BOLETIM DE OCORRÊNCIA – FREQUÊNCIA
Lembramos que, em casos de ocorrência de ausência, licença, auxílios ou qualquer outro tipo de situação ou afastamento envolvendo um servidor com exercício em mais de uma unidade escolar, as informações devem ser imediatamente notificadas a unidade escolar sede de classificação ou as demais unidades escolares em que o servidor ministra aulas para que não ocorra descumprimento de suas obrigações legais em relação a frequência e ocorrências a qual faz jus, conforme legislação, e para que sejam adotados os tramites de atualização do sistema ou demais regularizações necessárias a cada situação, como abertura de processos ou regularização de frequência dos servidores.
O Boletim de Ocorrência deve ser encaminhado pela Unidade Escolar sede de exercício até o terceiro dia útil do mês seguinte a frequência e ocorrência, para que todos os prazos e inclusões sejam devidamente realizados pela Unidade Escolar sede de classificação. Dessa forma, referente as aulas eventuais ministradas e ocorrências do mês de Abril, encaminhar o B.O. até 07/05/2025 para a Unidade Escolar sede de classificação.
2. Assunto: Bonificação por Resultado 2024 – Imposto de Renda
Em complementação ao COMUNICADO DERLIM DE 25.04.2025 (Assunto: Bonificação por Resultado 2024 – Orientações), retransmitimos as orientações do CEPAG, referentes ao “IR SOBRE BÔNUS – E PAGAMENTO DE AULAS EVENTUAIS – ABRIL/2025 – URGENTE”:
Prezados,
- Fomos informados pela Sefaz que tivemos alguns problemas de cálculo de IR sobre pagamento do Bônus. Os problemas ocorreram principalmente com os interessados que tiveram pagamentos de Progressões na folha de abril e também aqueles com 2 DIs ativos. Ainda conforme a Sefaz, será gerado no mês de Maio, data a ser confirmada, uma Folha Suplementar de pagamentos desses casos.
3. Assunto: Aulas Eventuais – Pagamento Abril/2025:
Retransmitimos as orientações do CEPAG, referentes ao “IR SOBRE BÔNUS – E PAGAMENTO DE AULAS EVENTUAIS – ABRIL/2025 – URGENTE”:
Prezados,
(…)
- Tivemos problema no Processamento das Aulas Eventuais na folha de Abril, não gerou pagamento para nenhum interessado, Para esses casos, também será gerado uma folha Suplementar no mês de Maio, data a ser confirmada.
CUMPRIMENTOS:
Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidade por Mais um Ano de Vida à:
– Camila Aparecida Setim Santos, Professora Especialista em Currículo/NPE – 03/05 (sábado)
– Eliana Regina dos Santos Oliveira de Freitas, Diretora da EE Dom Tarcísio Ariovaldo Amaral – 04/05 (domingo)
Atenciosamente,
Gilssara Cavalcanti de Lima Bandeira
Dirigente Regional de Ensino