COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 28.03.2025

COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 28.03.2025
 
DIRIGENTE/ GABINETE
Fone: 3404-2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
Fone: 3404-2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE LIM
Fone: 3404-2970/3404-2971 – delim@educacao.sp.gov.br
 
1. Assunto: Escola de Gestão
Caro cursista, continue engajado! O curso está passando por remodelação e deve ficar com menos inconsistências.
Sabemos que o curso representa um importante desafio frente a todas as nossas demandas diárias, e por isso, para estimularmos você a continuar e não desistir, contribuindo com essa trajetória, seguem algumas orientações:
·       Reprovado no Módulo 1: Siga avançando no curso, iniciando o Módulo 2. Haverá momentos oportunos ao longo do percurso para retomar o Módulo 1 e superar os conteúdos pendentes (refazimento).
·       Em Curso no Módulo 1: Agora, o importante é se dedicar à elaboração do vídeo (que pode ser simples), que deve ser postado até o dia 31/03 (o prazo final foi estendido). Em seguida, é essencial assistir e avaliar o vídeo de um(a) colega até 03/04.  Valorize os seus avanços já conquistados, siga firme na jornada e conclua sua jornada!
Vamos juntos no compromisso com a formação dos(as) gestores(as) escolares!
Estamos à disposição para o que precisar.
Time Escola de Gestão e Diretoria de Ensino -Região de Limeira
COMUNICADO DERLIM DE 28.03.2025
 
DIRIGENTE/ GABINETE
Fone: 3404-2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
Fone: 3404-2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Vagas para Supervisores de Ensino e Professores no Centro de Apoio Pedagógico (CAPE)
Segue anexo I, COMUNICADO EXTERNO CONJUNTO SUBSECRETARIA-COPED Nº 78-2025.
  1. –  Vagas para Supervisores de Ensino no Centro de Apoio Pedagógico (CAPE)
  2.  – Vagas para Professores no Centro de Apoio Pedagógico (CAPE)
2. Assunto: Fim de bimestre para o Planejamento de Aula. Aproveite para revisar os conteúdos!
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE LIM
Fone: 3404-2970/3404-2971 – delim@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Edital de Alocação de Vagas para Atuação em Escolar Participantes do Programa Ensino Integral 2025 – Sala de Leitura
Comunica-se que está aberto o EDITAL DE ALOCAÇÃO DE VAGAS PARA ATUAÇÃO EM ESCOLAS PARTICIPANTES DO PROGRAMA ENSINO INTEGRAL 2025 – SALA DE LEITURA
Segue, em anexo, o Edital (anexo II).
A Manifestação de Interesse poderá ser realizada de 28/03/2025 a 31/03/2025, até 18h00, no link: https://forms.gle/XndPmFjYLwZNfmb19
O período de seleção: 01/04/2025 a 02/04/2025, pelo Diretor de Escola/Escolar.
A alocação do docente da Sala de Leitura devidamente selecionado pelo Diretor de Escola/Diretor Escolar, na etapa anterior, será realizada na Diretoria de Ensino – Região de Limeira, localizada à Rua Cesarino Ferreira, 145, Vila Piza, Limeira/SP, CEP 13486-159, no dia 03/04/2025 (quinta-feira), às 9h00.
Equipe de Sala de Leitura
2. Assunto: Edital 7ª Alocação PEI
Senhores Diretores,
A Dirigente Regional de Ensino de Limeira, nos termos do Decreto nº 66.799, de 31-05-2022, Resolução SEDUC nº 77, de 24-10-2024, Resolução SEDUC nº 93, de 07-11-2024, CONVOCA docentes e Diretores de Escola/Diretor Escolar para as etapas de alocação de vagas – atuação em escolas participantes do Programa Ensino Integral 2025, conforme Edital anexo III.
3. Assunto: Últimos dias para inscrições dos estudantes no Programa Bolsa Estágio Ensino Médio (BEEM)
Neste semestre, são 10 mil oportunidades para estudantes das 2ª e 3ª séries matriculados no itinerário de formação técnico profissional do Ensino Médio em escolas da rede estadual.
Para participar do BEEM, os candidatos precisam:
• ter 16 anos completos;
• estar matriculado na 2ª ou 3ª série do itinerário de formação técnico profissional do Ensino Médio;
• ter frequência regular igual ou superior a 85% no semestre anterior à seleção;
• ter feito, no ano anterior, o Provão Paulista Seriado;
• possuir CPF.
Atenção: o período de inscrições vai até 31 de março no site www.beem.sp.gov.br.
Os estudantes serão admitidos na condição de estagiários, nos moldes da Lei de Estágio Federal n º11.788/08 (Lei de Estágio). Para isso, deverão cumprir uma jornada entre 12 e 20 horas semanais. Os valores das bolsas variam de R$ 422,03 a R$ 851,46, de acordo com o curso e a carga horária.
O edital de seleção e a tabela com a lista de cursos e bolsa-auxílio podem ser consultados no Diário Oficial do Estado na edição de 13 de fevereiro, com retificação do cronograma em 11 de março. Tutoriais de Cadastro na plataforma do BEEM
• Cadastro do Estudante menor de Idade: https://www.youtube.com/watch?v=5BAaJ_FIXQc&t=4s
• Cadastro do Estudante maior de Idade: https://www.youtube.com/watch?v=VQtwLgF_NUA&t=3s
• Cadastro do Estudante com usuário no CIEE: https://www.youtube.com/watch?v=r5pISZsK6Pw&t=1s
Se a página não abrir corretamente, igual a sequência apresentada nos vídeos, é necessário limpar o cache e os cookies em “Excluir dados de navegação”, seja no computador ou celular.
Acesso e Funcionalidades da Plataforma
• Acesso ao BEEM após o Cadastro: https://youtu.be/PiL9XHB2YmQ
• Conheça as Funcionalidades da Plataforma: https://youtu.be/W8li1_gIUUQ
Live Tira-Dúvidas do BEEM: https://www.youtube.com/watch?v=gPhnVv26nrk
As empresas podem buscar diretamente os estudantes na plataforma ou publicar oportunidades até 04/06/2025. Por esse motivo, nem sempre haverá vagas disponíveis após a inscrição. Caso algum estudante enfrente dificuldades no cadastro, pedimos que esses casos pontuais sejam reportados pelo formulário abaixo, para análise e correção: https://docs.google.com/forms/d/1Bv3BQZQ9JErfJZ6Kq8LUvU9_Qo_Lzo1vXLljjEPYHK8/viewform?edit_requested=true
Formulário de suporte e solicitação de visita para as escolas com um grande número de estudantes enfrentando dificuldades no cadastro: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe-cnOKlWH0xN5BZ5l_efS4ygBBOZlbexYZogh2v1HcT1Ziw/viewform
Canal de atendimento do BEEM disponível via WhatsApp: (11) 94145-6287.
 
 
4. Assunto: Programa Multiplica SP #Coordenadores 1ª Edição/2025: As formações para Coordenador Cursista já começaram!
Público-alvo: Todos os coordenadores multiplicadores, cursistas líderes e coordenadores cursistas que estão no Programa Multiplica SP #Coordenadores 2025.
Datas: a partir de 17 de março de 2025
Informações: As formações serão realizadas pelo Microsoft Teams, para acessar sugerimos o seguinte passo a passo:
● O participante abra o navegador Microsoft Edge.
● Clique nos três pontinhos no canto superior direito e selecione Nova Janela InPrivate.
● Na barra de pesquisa, digite Office 365.
● Clique em Entrar e insira seu e-mail institucional.
● Ao acessar a plataforma, clique nos nove pontinhos (menu de aplicativos) e selecione o ícone do Teams e entre com o seu e-mail @professor.educacao.sp.gov.br.
5. Assunto: Programa Multiplica SP #Professores e #Coordenadores 1ª Edição/2025: Orientação para abertura de chamado em caso de dúvidas e inconsistências durante as formações
Público-alvo: Todos os Professores e Coordenadores que estão atuando no Programa Multiplica SP #Professores e #Coordenadores 2025.
Informações: Se houver alguma inconsistência na plataforma Microsoft Teams ou dúvida durante as formações, solicitamos que abra um chamado seguindo o passo a passo abaixo:
2. Clique em “ENTRAR” (botão azul no topo direito)
3. Caso seja seu primeiro acesso, cadastre-se
4. Escolha o perfil “PROFESSOR” e utilize seu e-mail institucional
5. Selecione a opção “PRECISO DE AJUDA”
6. Clique em “ABRIR NOVO CHAMADO”
7. Escolha o assunto desejado
8. Descreva sua dúvida e clique em “ENVIAR”.
PRONTO! Seu chamado foi enviado e será analisado.
6. Assunto: Encerramento Contratual com as Instituições ESSA Educação e Sequencial e Transferência de Estudantes
O Programa de Educação Profissional Paulista informa que, em decorrência do encerramento contratual com as instituições ESSA Educação e Sequencial, será necessário proceder com a transferência dos estudantes atendidos pelo modelo intercomplementar/oferta por parceria para o modelo integrado/oferta direta. Essa medida visa aprimorar a qualidade pedagógica, garantir maior uniformidade curricular e fortalecer a formação técnica dos estudantes, em alinhamento com as diretrizes da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC) e as demandas do mercado de trabalho.
Conforme orientado em reunião com os Supervisores, encaminhamos detalhes acerca do processo de transição que envolve as Unidades Escolares e suas respectivas Diretorias.
Procedimentos para a Transferência dos Estudantes
A oferta do Itinerário de Formação Técnica e Profissional ocorre em dois modelos:
• Oferta Direta (Modelo Integrado): Nos cursos ofertados diretamente pela SEDUC-SP, todas as aulas e componentes curriculares são ministrados nas unidades escolares da rede estadual de ensino, integrando a formação técnica à Formação Geral Básica.
• Oferta por Parceria (Modelo Intercomplementar): As instituições parceiras são responsáveis por ministrar as aulas do itinerário de formação técnica em colaboração com as escolas estaduais.
 A transição dos estudantes da Oferta por Parceria (Modelo Intercomplementar) para a Oferta Direta (Modelo Integrado) deve seguir as seguintes etapas:
 1. Autorização de Funcionamento do Curso
Unidades que já possuem autorização para oferta do curso em questão devem prosseguir com a transição normalmente.
Unidades sem autorização em conformidade com a legislação vigente deverão encaminhar requerimento à Diretoria de Ensino, incluindo:
▪ Regimento Escolar adequado;
▪ Proposta Pedagógica;
▪ Relatório e Plano de Curso;
▪ Plano de estágio (se aplicável);
▪ Documentação de ambientes e laboratórios externos (se aplicável).
A Diretoria de Ensino deverá:
▪ Receber e analisar o Requerimento de Autorização de Funcionamento de Novos Cursos;
▪ Instituir Comissão de Supervisores de Ensino para avaliação e acompanhamento;
▪ Expedir e publicar no Diário Oficial a decisão final sobre a autorização de funcionamento dos novos cursos.
2. Coleta do 99 e Vinculação dos Estudantes:
• A Diretoria de Ensino, por meio do CIE, deve realizar a coleta do tipo de ensino 99.
• Os estudantes deverão ser vinculados às turmas do tipo de ensino 99.
3. Atribuição de Aulas
• A atribuição de aulas seguirá os termos estabelecidos pela Resolução SEDUC nº 95/2024, respeitando a ordem de atendimento dos docentes e as exigências de habilitação e experiência profissional.
• Atender primeiramente os docentes da unidade escolar que tenham disponibilidade para ter as aulas atribuídas (analisando devidamente a Formação Curricular e as habilidades pedagógicas para cumprimento do plano de curso), caso não haja docentes na unidade escolar, a atribuição deve ocorrer na Diretoria de Ensino, considerando os candidatos da FGV e, posteriormente, utilizar os candidatos inscritos no Banco de Talentos.
4. Certificação e Histórico Escolar
o Conforme Resolução SEDUC nº 73/2023, a certificação dos estudantes será realizada pela unidade escolar estadual responsável pela oferta direta.
O histórico escolar deverá conter:
• Componentes curriculares da Formação Geral Básica e do Itinerário de Formação Técnica;
• Registros de avaliações, frequências e rendimentos;
• Certificações intermediárias obtidas pelo estudante.
• As instituições parceiras deverão garantir a emissão dos documentos acadêmicos, assegurando a regularidade dos registros no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC).
5. Responsabilidades das Instituições Parceiras As instituições ESSA Educação e Sequencial deverão:
• Fornecer toda a documentação acadêmica necessária;
• Garantir a correta certificação dos estudantes;
• Disponibilizar históricos escolares assinados. 6. Apoio da Equipe do Programa de Educação Profissional Paulista
A equipe do Programa de Educação Profissional Paulista está à disposição para auxiliar no processo de transição, esclarecendo dúvidas e resolvendo eventuais intercorrências.
 
 
 
NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE
Fone: 3404-2955 (Viviana) – delimnpe@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Encontro Formativo Tecnologia – Índices e Avaliação
Encaminhamos material utilizado na formação do dia 27/03/2025 para Coordenadores e tutoriais, através do link abaixo: https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1hR0pnF6UQC3-WBjXJ8JQbwgKc69cdmEC
 
2. Assunto: Mapa foco Simulado SAEB, link e ppt da live de 27 de março
Aqui está o link da live de ontem, focada na análise dos resultados do Simulado SAEB e Dia D da Recomposição das Aprendizagens: https://www.youtube.com/watch?v=xdR_Si-IkqQ
Tudo está disponível na seguinte pasta compartilhada, assim como o Mapa Foco do Simulado SAEB do 9º ano e da 3ª série: https://drive.google.com/drive/folders/1wY9WdqEW1fAQJKDu9xhrzkCSKccXkatK?usp=drive_link
3. Assunto: Datas da Avaliação Digital de OE – 9º ano e 3ª série
Todas as turmas do 9º ano e da 3ª série que possuem na grade o componente de Orientação de Estudos de Língua Portuguesa e Matemática devem realizar as avaliações digitais dos dois componentes via plataforma SP em Ação entre os dias 10 e 11 de abril. Também abriremos dois dias de repescagem, nos dias 14 e 15 de abril.
– A avaliação é composta por 26 questões de múltipla escolha para cada componente (Língua Portuguesa e Matemática)
– O tempo máximo de realização da avaliação é 1h30 por componente
– O aceso à plataforma SP em Ação será feita pela Sala do Futuro
– As notas das avaliações serão disponibilizadas para o professor também na plataforma SP em Ação no dia seguinte da realização da prova pelo estudante (portanto, se o aluno fez a prova no dia 10, a nota dele estará disponível no dia 11)
– Os professores devem consultar a nota da avaliação na plataforma SP em Ação e digitá-la na Sala do Futuro até o dia 17 de abril, prazo limite para subida das notas
Na pasta compartilhada sobre o componente de OE SP em Ação, temos um documento orientador que detalha todo o processo da avaliação: https://drive.google.com/drive/folders/1WZsym-y7T7DbdCeltH4yNWyMCd9YHvVn?usp=drive_link
4. Assunto: Lives Itinerário Formativos de Área do Conhecimento
Estão sendo realizadas lives orientativas para os professores dos componentes dos Itinerários Formativos de Área do Conhecimento e da parte diversificada do currículo.
As transmissões ocorrem pelo canal Gestão do CMSP e abordam as estratégias pedagógicas que estão sendo trabalhadas nesses componentes do material digital. Todas as lives ocorrerão às 9h30 da manhã.
A série de lives têm o seguinte cronograma:
24 de março de 2025 – Preparando Jogos de Empresa de Empreendedorismo (2ª série do Ensino Médio) Link da live realizada: https://youtube.com/live/82R4bb8wH8M?feature=share
25 de março de 2025 – Projeto de Vida nos Anos Finais e no Ensino Médio Link da live realizada: https://youtube.com/live/8q-P0HCA4QM?feature=share
27 de março de 2025 – O componente de Liderança Link da live: https://www.youtube.com/live/wuw2kjUhh0g
Lives de abril
01 de abril de 2025 – As Unidades Temáticas de Biotecnologia
02 de abril de 2025 – O componente de Oratória
03 de abril de 2025 – Arte e Mídias Digitais
04 de abril de 2025 – Geopolítica
07 de abril de 2025 – O componente de Filosofia e Sociedade Moderna
08 de abril de 2025 – Química Aplicada As lives ficarão disponíveis também no repositório do CMSP.
5. Assunto: Documento Orientador de Orientação de Estudos – versão 2
No link a seguir apresentamos uma nova versão do “Documento Orientador de Orientação de Estudos”, aprimorada e atualizada conforme solicitações.
6. Assunto: Eletivas – 2º semestre de 2025
Este formulário tem como objetivo conhecer os interesses dos estudantes da rede Estadual de São Paulo e também ofertar Eletivas alinhadas aos seus Projetos de Vida e áreas de interesse. As informações coletadas serão utilizadas para planejar e implementar iniciativas que proporcionem uma experiência mais significativa e conectada com suas expectativas e aspirações.
Sua participação é fundamental para que possamos criar propostas que reflitam suas preferências e contribuam para seu desenvolvimento pessoal e acadêmico. Contamos com as suas respostas para colocar esse plano em ação e oferecer oportunidades que dialoguem com seus objetivos!
7. Assunto: Chamamento para compartilhamento de boas práticas: Eletivas -2º semestre de 2025
Gostaríamos de renovar o convite aos docentes interessados em contribuir com a atualização do repertório de Eletivas das escolas do Programa Ensino Integral (PEI) para o 2º semestre de 2025. Assim como realizado em 2024, os docentes interessados em compartilhar suas práticas com outras escolas, devem responder a este formulário. Esta ação busca valorizar práticas pedagógicas exitosas, incentivando o compartilhamento de experiências entre a rede.
Entraremos em contato com os autores das Eletivas selecionadas para aprofundar as informações e compreender melhor as propostas. Além disso, estamos aplicando um formulário com os estudantes para cruzar as informações e alinhar as Eletivas aos interesses, expectativas e Projetos de Vida deles, garantindo um repertório mais diversificado e conectado com a realidade escolar.
Contamos com a participação de todos para construirmos, juntos, uma oferta de Eletivas ainda mais significativa para os nossos estudantes! A seguir, apresentamos os critérios que serão considerados na seleção:
1. A Eletiva proposta atende as premissas do componente;
2. A Eletiva proposta fomenta o protagonismo e a autonomia dos estudantes;
3. A Eletiva proposta culmina em diálogo com os estudantes;
4. A Eletiva proposta possui um contexto amplo de aplicação capaz de se adequar a diferentes realidades da rede;
5. A Eletiva proposta trabalha com práticas pedagógicas que envolvem metodologias ativas de ensino e aprendizagem;
6. A temática norteadora da Eletiva proposta é pertinente para o contexto da contemporaneidade, trabalhando conteúdos que impactam a sociedade atual;
7. A Eletiva proposta possui materiais e recursos pedagógicos que norteiam a prática e que podem ser adaptados e/ou compartilhados integralmente com a rede.
Para efetivar a sua participação, por favor, preencha o formulário abaixo:
8. Assunto: Avaliação da unidade da Start By Alura
Prepare-se, está chegando a avaliação da unidade da Start By Alura
A partir de 2025, para os componentes de Tecnologia e Inovação e Programação, suportados pela plataforma Start By Alura, contaremos com uma avaliação de unidade bimestral. Essa avaliação tem como objetivo:
• Medir a proficiência em habilidades da BNCC relacionadas à computação;
• Avaliar conteúdos-chave, como lógica computacional, sintaxe e resolução de problemas, buscando alinhar as competências e os conteúdos trabalhados na plataforma com padrões avaliativos amplamente reconhecidos;
• Permitir que professores adaptem estratégias de ensino com base em evidências reais de desempenho.
• Validar o aprendizado ao longo das aulas/unidades, conectando os conhecimentos práticos e teóricos. Abaixo uma tabela que diferencia os tipos de avaliações oferecidos nesses componentes:
Essa funcionalidade será disponibilizada na plataforma da Start By Alura em duas etapas, para os 6º, 7º e Ensino Médio no dia 26/03, já para os 8º e 9º no dia 31/03. Lembrando que o professor que faz liberação da avaliação para suas turmas, definindo a data e hora de aplicação.
As unidades avaliadas serão:
6º – Lógica de programação: exploração criativa
7º – Lógica de programação: desenvolvendo a missão labirinto
8º – Listas: lógica e magia na programação
9º- Autômatos: criando uma simulação de um Robô em Marte
Ensino Médio: Lógica de programação: criando arte interativa com P5.js
A avaliação será composta de 10 questões de múltipla escolha e deve ser feita de forma individual por cada estudante. De acordo com o escopo-sequência, orientamos que a aplicação ocorra na semana 10, de 7 a 11 de Abril.
Para organização das unidades escolares, sugerimos o seguinte cronograma nas próximas semanas:
Para se preparar para este momento de avaliação, reforçamos os materiais disponíveis:
– ATPL – Planejamento de Aula semana 7 – 17 a 21/03
– Guia do professor das unidades de avaliadas
Em casos de dúvidas, busque seu PEC Desenvolvimento Curricular. COPED/CEIN – Equipe de Tecnologias Educacionais / Plataformas – Frente SPTEC
9. Assunto: Olimpíadas Científicas SEDUC 2025: publicação do regulamento da OMASP – Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais de São Paulo
Comunicamos que o regulamento da Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais de São Paulo – OMASP – foi publicado. Para conferir, acesse o site oficial da Olimpíada: https://olimpiadassp.educacao.sp.gov.br/omasp-regulamento/. A segunda edição da OMASP acontece em três fases e será organizada por comissão específica sob responsabilidade da SEDUC-SP.
Público: participarão da FASE I da Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais de São Paulo os estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º, 7º, 8º e 9º anos) e do Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª séries) que realizarem a Prova Paulista do 1º Bimestre de 2025.
Fases:
Fase I: Prova Paulista (entre os dias 31/03 e 09/04) – serão selecionados para a Fase II 30% do total de estudantes participantes por escola, por ano/série, com o maior número de acertos na prova de matemática. O resultado dos aprovados para a FASE II será divulgado pela comissão organizadora em até 10 dias úteis após fim da Prova Paulista do 1º Bimestre de 2025.
Fase II: A avaliação da FASE II, classificação municipal, será realizada por meio de prova on-line, elaborada por comissão específica da SEDUC-SP, considerando o nível correspondente ao ano/série avaliado. A saber: Nível I: 6° e 7° anos; Nível 2: 8° e 9° anos; Nível 3: Ensino Médio. A prova on-line será realizada nos dias 05, 06 e 07 de maio de 2025. O cronograma completo está publicado no regulamento.
Fase III: Participarão da FASE III os estudantes que obtiveram medalha de OURO na Fase II da OMASP. A prova será realizada no dia 07 de agosto de 2025, às 9 horas da manhã.
Assim como aconteceu no ano de 2024, da Fase Municipal, serão premiados, em cerimônias regionais, com medalhas e com camisetas, os estudantes que estiverem entre os 5% mais bem classificados por município, sendo:
• Medalha de OURO para os estudantes que estiverem entre os 0,6% mais bem classificados no município;
• Medalha de PRATA para os estudantes com classificação acima de 0,6% até 2%;
• Medalha de BRONZE para os estudantes com classificação acima de 2% até 5%.
Observação: O percentual é calculado de acordo com número total de estudantes do município para cada ano/série.
Contamos com a participação de todos em mais uma edição da OMASP e com a divulgação, nas escolas, da Fase I – Prova Paulista. Para ajudar no engajamento dos estudantes, preparamos algumas peças de divulgação da Olimpíada que podem ser usadas por todas as unidades escolares, seja em meios físicos, sejam em suportes digitais. Para fazer o download, basta acessar este menu do site oficial: https://olimpiadassp.educacao.sp.gov.br/divulgacao/.
Para mais informações, consulte estes documentos:
10. Assunto: Olimpíadas Científicas SEDUC 2025: Escolas Olímpicas 2025 – comunicado conjunto: COPED/CITEM/DGREM/CEPAG
Comunicamos alguns pontos fundamentais para o bom funcionamento das Escolas Olímpicas.
1. Requisitos para o funcionamento do Diário de Classe das Aulas Olímpicas: Para que o Diário de Classe esteja habilitado para o lançamento de frequência e demais atividades, é necessário que estes três requisitos sejam verificados.
1.1. Cadastro da grade horária:
Prezados (as) GOEs e trios gestores das unidades escolares sede das Escolas Olímpicas, Gentileza, cadastrar os seguintes horários para os sábados:
• 9:00 – 9:50
• 9:50 – 10:40
• 10:50 – 11: 40
• Na seleção do tipo de ensino, escolher Aulas Olímpicas. 1.2. Edição do Calendário da Escola Olímpica e homologação do calendário: comunicado da Coordenadoria de Informação, Tecnologia, Evidência e Matrícula (CITEM) e do Departamento de Planejamento e Gestão da Rede Escolar e Matrícula (DGREM)
2. Matrícula dos estudantes:
As inscrições para as Escolas Olímpicas reabriram!
Ao longo do ano, as inscrições para a Escola Olímpica da sua Diretoria de Ensino ficarão abertas. Mas, atenção: matrícula só será efetivada se houver vaga nessa escola.
Se na sua Diretoria de Ensino ainda não tem uma turma disponível, há previsão de abertura de novas turmas no ciclo do segundo semestre!
Conheça mais sobre as Escolas Olímpicas:
A partir de março deste ano, escolas estaduais de SP abrem aos sábados para preparar estudantes para as olimpíadas do conhecimento! O programa da Seduc-SP oferece aulas gratuitas de Matemática e suas Tecnologias para alunos do Ensino Fundamental (6° ao 9° ano) e Médio que desejam aprimorar seus conhecimentos e participar de competições científicas.
As aulas começaram no dia 15 de março e são ministradas por professores da rede que atuam nessa área e contam com material didático exclusivo para uso nas aulas presenciais aos sábados. Para se inscrever, o estudante precisa acessar a SED (Secretaria Escolar Digital), seguindo este passo a passo:
• Gestão Escolar
• Sistema de Olimpíadas
• Aulas Olímpicas – inscrição
Importante: para participar, é necessária a autorização dos responsáveis. O aluno poderá se inscrever o ano todo, mas, claro, só será matriculado se houver vaga.
Para mais informações, consulte o site oficial: https://olimpiadassp.educacao.sp.gov.br/aulas-olimpicas/
11. Assunto: Olimpíadas Científicas SEDUC 2025: divulgação da OBECON – Olimpíada Brasileira de Economia
A Equipe de Olimpíadas Científicas – SEDUC, com o objetivo de fortificar a cultura olímpica nas escolas estaduais de São Paulo, divulga a OBECON – Olimpíada Brasileira de Economia.
Estão abertas as inscrições para a 8ª edição da Olimpíada Brasileira de Economia (OBECON). A prova aborda temas de economia e educação financeira, e pode ser feita online até o dia 6 de abril.
A fase final acontece em São Paulo em parceria com as principais faculdades e empresas do mercado financeiro. Em caso de necessidade de ajuda de custo, a OBECON oferece bolsa cobrindo transporte, alimentação e hospedagem. Os melhores colocados ganham medalhas e podem representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Economia.
Público: Estudantes do 9° do Ensino Fundamental ao último ano do Ensino Médio
Inscrições: realizadas pelas escolas, até o dia 6 de abril, pelo link: https://www.obecon.org.br/para-escolas/
Prova da Primeira Fase: 31 de março até 06 de abril. A avalição pode ser realizada de qualquer local, casa, escola, transporte, desde que tenha acesso à internet
Para mais informações, acesse obecon.org.br.
12. Assunto: CURSO – Educação Profissional em Ação: Formação Docente – 1ª Edição/2025
Interessados: PAEET da Educação Profissional e Professores da Educação Profissional
O curso visa oportunizar uma formação para promover o desenvolvimento e fortalecer a atuação dos docentes da Educação Profissional Paulista. Público: Professor de Ensino Fundamental e Médio, Professor Educação Básica II – PEB II com aulas atribuídas nos componentes curriculares do Itinerário de Formação Técnica Profissional.
Atenção: Este curso soma 106 h divididos em 5 Módulos que serão disponibilizados gradativamente.
Todos os professores que tiveram aulas atribuídas, no Itinerário Técnico, até dia 07 de março estão automaticamente inscritos e já podem iniciar os Módulos 1 e 2. Em breve será disponibilizado o Módulo 3.
Os professores que tiveram aulas atribuídas após esta data deverão aguardar a próxima chamada que inicia em 13/05.
Como acessar o curso no novo AVA-EFAPE
 O acesso ao AVA-EFAPE deve ser realizado por meio do site da EFAPE https://efape.educacao.sp.gov.br/acaoformacao/educacao-profissional-em-acao-formacao-docente-1a-edicao-2025/ ou diretamente pelo endereço https://avaefape.educacao.sp.gov.br/
Para o primeiro login o professor deve utilizar o seu CPF nos campos USUÁRIO e SENHA (com 11 dígitos, sem pontos e sem hífen). É recomendável alterar a senha padrão para uma senha pessoal, e utilizá-la nos acessos posteriores.
13. Assunto: Programa Multiplica SP #Professores 1ª Edição 2025: As formações para Professor Cursista já começaram!
Público-alvo: Todos os professores cursistas que se inscreveram no Programa Multiplica SP #Professores 2025
Datas: A partir de 24/03/2025
Informações: As formações serão realizadas pelo Microsoft Teams, para acessar sugerimos o seguinte passo a passo:
● O participante abra o navegador Microsoft Edge.
● Clique nos três pontinhos no canto superior direito e selecione Nova Janela InPrivate.
● Na barra de pesquisa, digite Office 365.
● Clique em Entrar e insira seu e-mail institucional.
● Ao acessar a plataforma, clique nos nove pontinhos (menu de aplicativos) e selecione o ícone do Teams e entre com o seu e-mail @professor.educacao.sp.gov.br.
14. Assunto: Programa Multiplica SP #Professores 1ª Edição 2025: Guia de Bolso para Professor Multiplicador
Público-alvo: Todos os professores multiplicadores que atuam no Programa Multiplica SP #Professores 2025
Informações: O Guia de Bolso foi enviado por e-mail a todos os Professores Multiplicadores, utilizando o endereço cadastrado na Secretaria Escolar Digital (SED). Caso não tenha recebido, acesse o guia no site do Programa Multiplica, disponível em: https://multiplicasp.educacao.sp.gov.br/wp-content/uploads/2025/03/guia-de-bolsomultiplicasp2025v06.pdf
15. Assunto: Clube de Leitura Gato Preto – inscrições para abril
Público-alvo: Todos os profissionais da SEDUC-SP
Data: Inscrições abertas para participar do encontro até o dia 11 de abril, via formulário em: https://forms.gle/H8x9hRV9d1ttc8Bg8
Informações: Inscrições abertas para os encontros de abril do Clube de Leitura Gato Preto – Leitura de “O caçador cibernético da Rua 13”, de Fábio Kabral. Em caso de dúvidas, escreva para nucleodebibliotecacre@educacao.sp.gov.br
16. Assunto: Concurso de música “Faça (a sua) Parte” – Live de lançamento Público-alvo: Unidades Escolares, Grêmios Estudantis e Diretorias de Ensino
Data: 28/03/2025, 14h30.
Mais informações: A live de lançamento do Concurso de música “Faça (a sua) Parte” será transmitida pelo Canal Gestão e Canal Grêmio Estudantil.
O Concurso de música “Faça (a sua) Parte” é realizado em parceria com o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP). Estudantes do Ensino Médio deverão se organizar em grupos de três pessoas e compor uma música inédita (letra e melodia) sob orientação de um professor. Para a elaboração de sua composição musical, os estudantes deverão optar por um dentre os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ODS 12 – Consumo e produção responsáveis, ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima ou ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes. Informações sobre o concurso estão disponíveis no site do TCESP: https://www.tce.sp.gov.br/facasuaparte. Em caso de dúvidas, envie sua mensagem para premioseconcursoscre@educacao.sp.gov.br
17. Assunto: Planejamento de Aula – Publicação de Conteúdo
Público-alvo: Professores que atuam diretamente com estudantes
Datas: 31/03 a 11/04/2025 e 14/04.
Informações: Entre os dias 31/03 e 11/04 não haverá a publicação de novos conteúdos do Planejamento de Aula no AVA EFAPE. Desta maneira, os professores devem acessar os conteúdos das duas semanas anteriores disponíveis no ambiente virtual, visando compor o seu planejamento de aula. Por fim, no dia 14/04 iniciamos a oferta de novos conteúdos para o 2º bimestre, como habitual, semanalmente.
18. Assunto: Efetivação da matrícula na especialização ofertada pela SEDUC SP em parceria com o Instituto Ânima
Público-alvo: Selecionados para o curso de especialização ofertado pela EFAPE em parceria com o Instituto Ânima
Datas: até 28/03
Informações: Se você recebeu um e-mail informando sua seleção para o curso de especialização ofertado pela EFAPE em parceria com o Instituto Ânima, chegou o momento de efetivar a sua matrícula na especialização para a qual se inscreveu.
Para garantir sua vaga na pós-graduação, é fundamental assinar o Termo de Ingresso. Caso contrário, a sua vaga será redirecionada para outro candidato. Essa especialização, totalmente gratuita, é exclusiva para professores e coordenadores pedagógicos da rede pública de ensino. Ao ingressar, você terá a oportunidade de se tornar especialista na temática escolhida, com acesso a aulas síncronas semanais e conteúdos assíncronos, todos alinhados à sua realidade profissional. Além disso, o título de especialista pode contribuir para a sua evolução funcional.
Mais de 28 mil profissionais já demonstraram interesse nesta formação. Não perca esta chance!
Após assinar o Termo de Ingresso, reveja a Aula Inaugural, com o tema “Aprendizagem e Neurociência: O que o cérebro nos ensina sobre gestão do tempo”. O evento aconteceu em 06 de março e estabeleceu o início da jornada acadêmica. É fundamental que você assista a essa aula, a partir dela você se conectará com o curso, com os professores e com a metodologia de ensino. Acesse a gravação em: https://www.youtube.com/live/sHg5scnuSlA?si=qpeTnaOZYYb5bK4v.
Para outras questões, entre em contato através dos seguintes canais de atendimento do Instituto Ânima:
WhatsApp: +55 11 98467-4500
19. Assunto: Processo seletivo – Equipe Programa Ensino Integral
A Equipe responsável pelo Programa Ensino Integral da Coordenadoria Pedagógica busca novos membros da rede! Contamos com a experiência de profissionais do Quadro do Magistério (QM) para avançarmos em nossos desafios e construirmos, juntos, uma educação com o olhar para o estudante e sua aprendizagem.
Relacionamos, a seguir, os procedimentos para atuação na referida Coordenadoria:
I – Objeto
Seleção de profissional do Quadro do Magistério, titulares de cargo, para compor equipe de técnicos para atuação na Equipe PEI / COPED.
II – Requisitos obrigatórios
Os candidatos deverão atender aos seguintes requisitos obrigatórios que especificam as condições funcionais necessárias para o afastamento:
● ser titular de cargo do Quadro do Magistério;
● ter concluído estágio probatório;
● obter anuência do superior hierárquico;
● não estar em procedimento de aposentadoria.
III – Da inscrição e análise das candidaturas
As inscrições serão realizadas por meio do preenchimento deste formulário no período de 28/03/2025 a 07/04/2025.
O formulário tem como objetivo identificá-lo e levantar algumas informações básicas sobre o seu perfil e áreas de interesse de trabalho.
Nenhuma das perguntas é eliminatória.
No formulário, haverá um campo para a inclusão do currículo profissional, no qual deverá constar a formação e a experiência profissional tanto na Secretaria da Educação quanto em outras instituições.
 IV – Das disposições gerais sobre as vagas
As oportunidades de trabalho são presenciais e estão localizadas no município de São Paulo, Praça da República, 53- Centro.
Jornada de 40 horas semanais, a serem cumpridas entre às 8h e 17h ou 9h e 18h.
V – Etapas do processo seletivo
Etapa 1 – Análise Curricular
Etapa 2 – Entrevista
VI – Das disposições gerais
A participação neste processo de cadastramento não implica, necessariamente, no seu afastamento para a Coordenadoria Pedagógica (COPED) ou qualquer outro órgão da Secretaria ou em garantia de contato. A sua inscrição não implica em qualquer comprometimento prévio de sua parte com este órgão, apenas uma intenção. Interessados que já estejam afastados nos órgãos centrais ou Diretorias de Ensino poderão participar desta Chamada mediante anuência do superior hierárquico.
Considerando o tamanho da rede, não será possível contatar individualmente todos os interessados na seleção. Assim, antecipadamente, agradecemos a atenção e o interesse em trabalhar conosco.
 
CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF
Fone: 3404-2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br
 
1. Assunto: Nova Rede de Suprimentos – Operação Março e Abril/2025 – Insumos entregues / Entrega Correios/ PDDE / CRM
 COMUNICADO EXTERNO CONJUNTO SUBSECRETARIA/CISE – 2025 – Nº 75, anexo IV.
A Coordenadoria de Infraestrutura e Serviços Escolares (CISE), comunica sobre o as entregas dos insumos pela nova Rede de Suprimentos.
 
 
Núcleo de Finanças – NFI
Fone: 3404-2949 / 2980 (Kaio) – delimnfi@educacao.sp.gov.br
 
1. Assunto: Aquisição de itens para Sala de Recursos Multifuncionais – PDDE Equidade
COMUNICADO EXTERNO CONJUNTO SUBSECRETARIA/COFI – 2025 – Nº 76, anexo V.
Comunicamos que em decorrência de atualizações na plataforma PDDE Interativo, no módulo utilizado para elaboração do plano de aplicação financeira dos recursos destinados ao Programa Sala de Recursos Multifuncionais, alguns itens tiveram, por um lapso, sua natureza de despesa alterada, fazendo com que materiais considerados como custeio fossem categorizados como bens de investimento (capital).
  
Núcleo de Compras e Serviços – NCS
Fone: 3404-2945 / 2948 (Sandra) – delimncs@educacao.sp.gov.br
Formulário de Avaliação Profissionais de Apoio Escolar – Atividades de Vida Diária – PAE/AVD – março/25
Segue abaixo, formulário a ser preenchido para avaliação dos serviços do Profissional de Apoio Escolar – Atividades de Vida Diária – PAE/AVD
Ressaltamos que o formulário estará disponível para preenchimento a partir do dia 31/03/2025 e encerrará no dia 04/04/2025 (após essa data, não será possível o preenchimento)
Seguem abaixo as Unidades Escolares que deverão preencher o formulário de avaliação.
EE ANTONIO PERCHES LORDELLO
EE ARMANDO FALCONE
EE BARÃO DE PIRACICABA
EE BRASIL
EE CAROLINA ARRUDA VASCONCELLOS
EE CAROLINA AUGUSTA SERAPHIM
EE CASTELLO BRANCO
EE CEL JOAQUIM SALLES
EE CÉLIO RODRIGUES ALVES
EE CÔNEGO MANUEL ALVES
EE DOM TARCISIO ARIOVALDO AMARAL
EE DORIVALDO DAMM
EE JARDIM PAINEIRAS
EE JOÃO BATISTA LEME
EE JOÃO OMETTO
EE LEONTINA SILVA BUSCH
EE LÍDIA ONÉLIA KALIL AUN CREPALDI
EE MARCELO DE MESQUITA
EE MARCIANO DE TOLEDO PIZA
EE MARGARIDA PAROLI SOARES
EE MARIA CARMEN CODO JACOMINI
EE MICHEL ANTONIO ALEM
EE OCTÁVIO PIMENTA REIS
EE OSCÁLIA GOES CORREA SANTOS
EE PEDRO RAPHAEL DA ROCHA
EE PROF PAULO CHAVES
EE PROF. ALBERTO FIERZ
EE PROF. ANTONIO ALVES CAVALHEIRO
EE PROF. ANTONIO DE QUEIRÓZ
EE PROF. ARLINDO SILVESTRE
EE PROF. ARY LEITE PEREIRA
EE PROF. CESARINO BORBA
EE PROF. DÉLCIO BÁCCARO
EE PROF. ELY DE ALMEIDA CAMPOS
EE PROF. GUSTAVO PECCININI
EE PROF. JAMIL ABRAHAO SAAD
EE PROF. JANUÁRIO SYLVIO PEZZOTTI
EE PROF. JOÃO BAPTISTA NEGRÃO FILHO
EE PROF. JOSÉ AMARO RODRIGUES
EE PROF. JOSÉ CARDOSO
EE PROF. JOSÉ FERNANDES
EE PROF. LÁZARO DUARTE DO PATEO
EE PROF. LÍDIA ONÉLIA KALIL AUN CREPALDI
EE PROF. LUIGINO BURIGOTTO
EE PROF. NELSON STROILI
EE PROF. ODÉCIO LUCKE
EE PROF. ODILON CORRÊA
EE PROF. RUTH RAMOS CAPPI
EE PROF. ZITA DE GODOY CAMARGO
EE PROFª JOAQUINA DE CASTRO AZEVEDO
EE PROFª MAGDALENA SANSEVERINO GROSSO
EE IRMÃ MARIA DE SANTO INOCÊNCIO LIMA
EE PROFa.  HELOÍSA LEMENHE MARASCA
EE PROFª. MARIA APARECIDA SOARES DE LUCCA
EE ROBERTO GARCIA LOSZ
EE WILLIAM SILVA
CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH
Fone: 2904-2961 (Aline) – delim@educacao.sp.gov.br
Núcleo de Administração de Pessoal – NAP
Fone: 2968 /2992 / 2990 / 2967 / 5814 (Ana Claudia – delimnap@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Processo de Promoção QAE – 2019 e 2021, publicado no DOE de 23/12/2024
A Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos, informa que foi publicado no DOE de 23/12/2024 o Edital de Abertura de Promoção do Quadro de Apoio Escolar– QAE, nº 2/2024, anos de 2019 e 2021 de que trata o artigo 25 da LC 1.144/2011, que instituiu o processo de promoção QAE, regulamentada pelo Decreto 58.648/2012 e a Resolução SEDUC nº 43/2024, incluindo a referência do conteúdo bibliográfico e suas retificações.
  1. As inscrições do processo de promoção QAE, devem ser feitas exclusivamente pelo endereço eletrônico http://portalnet.educacao.sp.gov.br, nos períodos a seguir:
  • Processo de Promoção 2019 – das 8h00 do dia 04/04/2025 às 23h45 de 10/04/2025 (horário de Brasília);
  • Processo de Promoção 2021 – das 8h00 do dia 06/05/2025 às 23h45 de 12/05/2025 (horário de Brasília).
  1. As inscrições deverão ser feitas individualmente para cada processo e são de total responsabilidade do requerente.
  2. As provas serão realizadas de acordo com cronograma abaixo, sendo que as datas, locais e horários serão confirmados em Edital de Convocação e site da Vunesp – Área do Candidato, a ser publicado oportunamente.
ATENÇÃO:
Processo 2019 vigência de 01/01/2020
Processo 2021 vigência de 01/01/2022
Para os Agentes de Organização Escolar que foram reenquadrados pela LC 1.361/2021, no ano de 2022, não haverá impedimento da participação no processo de Promoção QAE 2019/2021, desde que preenchidos os requisitos necessários.
Se houver diferença a receber, farão jus no período da vigência da promoção até o dia anterior à vigência do reenquadramento.
 CRONOGRAMA DAS PROVAS:
· Promoção 2019 – 20/07/2025 – Período da Tarde: Agente de Organização Escolar; Agente de Serviços Escolares – em extinção; Secretário de Escola – em extinção;
· Promoção 2021 – 24/08/2025 – Período da Tarde: Agente de Organização Escolar; Agente de Serviços Escolares – em extinção; Secretário de Escola – em extinção.
Em caso de dúvidas, falar com Ana Cláudia, através do e-mail delimnap@educacao.sp.gov.br.
Atenciosamente,
Gilssara Cavalcanti de Lima Bandeira
Dirigente Regional de Ensino