COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 28.02.2025

COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 28.02.2025
 
DIRIGENTE/ GABINETE
Fone: 3404-2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
Fone: 3404-2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Pesquisa – Comunicação DERLIM
Retificamos informação publicada no COMUNICADO DERLIM de 27.02.2025. Onde se lê 27/02/2025. Leia-se 28/02/2025.
ATENÇÃO
Em pesquisa realizada recentemente, as escolas indicaram que há satisfação com a forma e modo de comunicação utilizados pela Diretoria. No entanto há falhas nas entregas e/ou atrasos no atendimento das demandas; para que possamos melhorar mais a comunicação é muito importante que as escolas respondam, até hoje, dia 28/02/2025, esse formulário, isso irá tomar apenas cinco minutos do seu tempo.
Desde já agradecemos parceria
COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO II DERLIM DE 28.02.2025
DIRIGENTE/ GABINETE
Fone: 3404-2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
Fone: 3404-2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br
CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE
Fone: 3404-2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br
Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula – NRM
Fone: 3404-2976 (Ana Lúcia) – delimnrm@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Material Ampliação/Adequação de Ambientes
Prezados Diretores,
Estamos encaminhando, anexo I, o material utilizado na Orientação Técnica: Ampliação/Adequações de Ambientes, solicitamos que os procedimentos sejam feitos dentro do prazo estipulado: até 07/03/2025.
Qualquer dúvida me encontro à disposição.
COMUNICADO DERLIM DE 28.02.2025
DIRIGENTE/ GABINETE
Fone: 3404-2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
Fone: 3404-2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE LIM
Fone: 3404-2970/3404-2971 – delim@educacao.sp.gov.br
1.Assunto: Estágio supervisionado de Licenciatura
Prezados Diretores,
O estágio supervisionado de licenciatura (não remunerado) continua sendo diretamente na escola, isto é, os alunos de graduação entregam a documentação na unidade escolar sem precisar passar pela Diretoria de Ensino.
Os 4 documentos principais são:
-Cópia da apólice de seguro (verificar data de vigência);
-Atestado ou declaração de matrícula da Universidade (atualizado);
-Termo de Compromisso assinado pelo orientador, pelo aluno e pela direção da escola;
-Plano de Estágio.
Sugerimos que a escola registre num livro a frequência dos estagiários para posterior consulta. Não será necessário abrir expediente no Sistema SEI.
Orientamos que arquivem a referida documentação na escola, e ao término do estágio pelo licenciando, enviar para a Diretoria os anexos I e II aprovando o plano de estágio e validando as horas realizadas pelos alunos, através do e-maildelimat@educacao.sp.gov.br
Lembramos que é muito importante as unidades escolares acolherem os estagiários, pois muitos deles serão professores da nossa rede.
Obs.1: Estagiários de Psicologia não farão estágio nas escolas estaduais, uma vez que não há disciplina específica na grade curricular que abrangeria o referido Curso.
Obs.2: O Supervisor de Ensino responsável pelo estágio supervisionado é o Sr Ricardo. 
2. Assunto: Distribuição da carga horária de professores orientadores de convivência
COMUNICADO EXTERNO CONJUNTO SUBSECRETARIA / CONVIVA – 2025 – Nº 49 São Paulo, 28 de fevereiro de 2025
Considerando as dúvidas recorrentes acerca da distribuição da carga horária dos Professores Orientadores de Convivência, estamos divulgando o quadro a seguir para melhor ilustrar a divisão da jornada de trabalho. Destacamos que, considerando que cada aula tem duração de 50 minutos, a carga horária semanal corresponde a 24 aulas para quem possui jornada de 20 horas relógio e 48 aulas para quem possui jornada de 40 horas relógio.
Além disso, informamos que será publicada uma alteração às Resoluções SEDUC 73 e 110 de 2024, eliminando a obrigatoriedade de cumprimento das horas de planejamento e estudo dentro da unidade escolar, permitindo que essa decisão fique a critério do professor.
3. Assunto: Revogação da Necessidade de Termo de Autorização para Atuação do Psicólogo no Ambiente Escolar
Comunicamos a revogação da exigência do termo de autorização dos responsáveis para a atuação do psicólogo no ambiente escolar, essa revogação foi feita a partir de orientações entre o CRP-SP com os responsáveis pelo programa do Conviva Central e Med+. Essa decisão é fundamentada na estrutura do programa Psicólogos na Escola, que já prevê a atuação dos psicólogos no contexto escolar, garantindo acesso universal ao serviço psicológico a todos os estudantes que dele necessitem, garantindo uma atuação de qualidade para toda a comunidade escolar por parte do psicólogo.
A obrigatoriedade da autorização permanece restrita a casos de atendimentos não eventuais, ou seja, aqueles que ultrapassam a atuação habitual do psicólogo escolar e envolvem continuidade ou regularidade no acompanhamento psicológico. Nessas situações específicas, cabe ao psicólogo avaliar a necessidade de intervenção e, se aplicável, providenciar a autorização, embasando-a em referenciais teóricos e práticos.
No contexto do programa, os atendimentos não eventuais são entendidos como intervenções que demandam acompanhamento contínuo e devem ser encaminhados para a rede protetiva. O psicólogo poderá realizar atendimentos individualizados nesses casos, desde que necessário, com o objetivo de orientar e encaminhar os estudantes adequadamente.
A necessidade de solicitar ou não a autorização dos responsáveis legais para atendimentos não eventuais recai sobre a análise do profissional, que deve considerar o escopo de trabalho e a especificidade de cada situação. Caso o psicólogo identifique a necessidade da autorização, esta deve ser: Elaborada por escrito; Datada e assinada por pelo menos um dos responsáveis legais da criança ou adolescente e Registrada no prontuário do atendimento, com justificativa clara e detalhada sobre os motivos que levaram à solicitação.
Essa exigência está respaldada no Artigo 8º do Código de Ética Profissional da Psicologia, que determina:
● Para atendimentos não eventuais de crianças, adolescentes ou interditos, o psicólogo deve obter autorização de ao menos um responsável, observando a legislação vigente.
● Na ausência de um responsável legal, o atendimento deve ser realizado e comunicado às autoridades competentes.
● O psicólogo é responsável pelos encaminhamentos necessários para garantir a proteção integral do atendido.
Com isso, reforçamos que não há mais a necessidade de solicitação prévia de autorização para a atuação habitual no programa Psicólogos na Escola, garantindo maior eficiência, qualidade e acessibilidade ao serviço para todos os estudantes. Além disso, todas as autorizações anteriormente solicitadas, sejam assinadas ou não, estão oficialmente revogadas, promovendo alinhamento com as diretrizes do programa. Conviva Central – Programa Psicólogos na Escola
Equipe Conviva Central
4. Assunto: Documento Orientador Expansão Noturno
Com o objetivo de apoiar a organização da Diretoria de Ensino e subsidiar o trabalho do Professor Mediador, do Diretor Escolar/Diretor de Escola e do Coordenador de Gestão Pedagógica nas aulas do Ensino Médio Noturno, informamos que está disponível, no link https://drive.google.com/file/d/1AGX9B3c-WABBpAcvS92EHnyces0cihJN/view?usp=drive_link– Documento Orientador – Expansão Noturno
O material serve como referência para todos os profissionais envolvidos no atendimento aos estudantes do período noturno.
5. Assunto: Aulas Olímpicas 2025 – seleção e atribuição de professores
Nesta semana, encerramos o processo de inscrição dos estudantes para as Escolas Olímpicas. Durante duas semanas, por meio da Secretaria Escolar Digital, mais de 25.700 estudantes, do 6° ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, se inscreveram para participar das Aulas Olímpica, com foco em matemática e áreas correlatas. Com o fim das inscrições, entramos em um novo momento importante – atribuição de aulas para os professores selecionados pelas Diretorias de Ensino. A atribuição está marcada para os dias 10 e 11 de março e deverá seguir o edital norteador:https://www.doe.sp.gov.br/executivo/secretaria-da-educacao/edital-n02- fevereiro-2025-2025020413216862548.
Para auxiliar no processo, a CGRH preparou um tutorial. Na segunda página, está a indicação do perfil que pode realizar a atribuição. Sugerimos que o processo seja realizado pelo Supervisor de atribuição ou por outros perfis administrativos da Diretoria de Ensino. O tutorial pode ser acessado por meio deste link: https://seespmy.sharepoint.com/:b:/g/personal/rubia_prado_educacao_sp_gov_br/ESxdswlJyNdNkZzl9slrl_QBj7T5PxSkbP4cZ_haOltOQ?e=DEe6dx. Como indicado no tutorial, na tela de atribuição especial – projetos e modalidades, há a opção “Projeto de Olimpíadas Científicas”, ambiente em que será feito o cadastro do docente selecionado. Ressaltamos que, para os docentes do projeto, serão atribuídas 4 (quatro) horas semanais de trabalho, sendo 3 (três) delas, aos sábados especificados, na Escola Olímpica.
Para maior detalhamento de todo o Projeto, é imprescindível a leitura da RESOLUÇÃO SEDUC N° 01, DE 6 DE JANEIRO DE 2025 (e de sua retificação), que dispõe sobre o Projeto de Olimpíadas Científicas, no âmbito da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo – SEDUC-SP e dá providências correlatas, que pode ser lida na íntegra nestes links: https://doe.sp.gov.br/executivo/secretaria-da-educacao/resolucao-seduc-n-01-de-6-dejaneiro-de-2025-2025010611231220807843https://www.doe.sp.gov.br/executivo/secretaria-daeducacao/resolucao-seduc-n-15-de-28-de-janeiro-de-2025-2025012811231220846588.
6. Assunto: Materiais de apoio – OE SP em Ação e Aluno Monitor do BEEM
Informamos que as estratégias de Recomposição das Aprendizagens, por meio do componente Orientação de Estudos SP em Ação (para o 9º ano do EFAF e a 3ª série do Ensino Médio) e do Projeto Aluno Monitor, contam com uma série de materiais de apoio para auxiliar sua implementação e esclarecer dúvidas frequentes.
Para facilitar o acesso a esses recursos, recomendamos a consulta aos seguintes materiais:
Pasta no Drive https://drive.google.com/drive/folders/1_bjmXRaoKFbCZ8YR5NqMBN0WmpYo-Gs5– Contém documentos orientadores, guias complementares e vídeos tutoriais.
FAQ Orientação de Estudos SP em Ação https://sites.google.com/view/avalicoesoe/– Perguntas frequentes sobre o componente, bem como suas avaliações.
FAQ Aluno Monitor do BEEM 2025 https://sites.google.com/view/alunomonitordobeem/– Esclarecimentos sobre o projeto.
Aproveitem esses materiais para otimizar a implementação das estratégias.
7. Assunto: Conselho de Escola
O Centro de Projetos e Articulação de Iniciativas com Pais e Alunos – CEART:
• De acordo com a Resolução SEDUC nº 19 de 08 de março de 2022, é função entre outros objetivos do Conselho de Escola, promover o fortalecimento da Gestão Participativa com a Comunidade Escolar.
• Com a proposta de melhorar a Educação Pública com Efetividade, Qualidade e Acesso Ampliado por meio do fortalecimento de parcerias entre a Gestão Escolar e a família,
Informa que acontecerá uma live pelo CMSP sobre a inserção da composição do Conselho de Escola 2025 no SGCE/SED.
Canal: Diretoria de Ensino e Trio Gestor
Público-alvo: Equipe Gestora Escolar e Supervisão de Ensino/Escolar
Data: 10/03/2025
Horário: 10h00 às 11h00
8. Assunto: Prorrogação do prazo da inscrição para aluno monitor
Chegamos à marca de 50 mil estudantes inscritos e mais de 95% das escolas com alunos interessados em participar do programa! Para conseguirmos mobilizar ainda mais estudantes, o prazo de inscrição foi prorrogado por mais alguns dias.
Seguem as novas datas:
Inscrições: até o dia 07/março/2025
Seleção e Aprovação: dia 10 a 14/março/2025
Início das monitorias: dia 17/março/2025
9. Assunto: Programa Multiplica SP #Coordenadores 2025: Início das formações para Coordenador Multiplicador e Coordenador Cursista Líder
● Público-alvo: Todos os coordenadores multiplicadores e coordenadores líderes que atuarão no Programa SP #Coordenadores 2025. No âmbito do Programa Multiplica SP #Coordenadores, o Coordenador Cursista Líder, Coordenador de Gestão Pedagógica/Coordenador de Gestão Pedagógica Geral, em exercício na respectiva função, é o participante das formações mediadas pelo EFAPE Multiplica, indicado pela Diretoria de Ensino para substituir o Coordenador Multiplicador nas suas ausências ou em casos de desligamento no decorrer do Programa.
● Datas: A partir de 11/03/2025
10 .Assunto: Programa Multiplica SP #Coordenadores 2025: Início das formações para Coordenador Cursista
● Público-alvo: Todos os coordenadores cursistas que se inscreveram no Programa SP #Coordenadores 2025
● Data: A partir de 17/03/2025
NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE
Fone: 3404-2955 (Viviana) – delimnpe@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Orientação Técnica Robótica 2025 – Material
Encaminhamos material utilizado na Orientação Técnica Tecnologia 2025 dos dias 26 e 27 de Fevereiro de 2025 para docentes das escolas PEI e Regulares, através do link abaixo:
2. Assunto: Multiplica-SP#Professor e #Coordenador Premiação 2024
Parabenizamos os Professores Multiplicadores DERLim, premiados pela EFAPE (Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo) em 27/02/2025, quais se destacaram no desenvolvimento do Programa Multiplica#professor durante o ano de 2024. Agradecemos a cada um o empenho e contribuição.
Escola Nome
ANTONIO PERCHES LORDELLO PROFESSOR – ANDRE MARCIEL BONINI
BRASIL – NAYRA RAFAELA VIDO
CASTELLO BRANCO – WLADMIR EDSON FAUSTINO
CELIO RODRIGUES ALVES – LEANDRO MATHEUS AGOSTINIS
GUSTAVO PECCININI – VILMAR DO NASCIMENTO ROCHA
JOSE APPARECIDO MUNHOZ PROFESSOR – EMERSON CANDIDO DA SILVA
ODILON CORREA PROFESSOR – ANDERSON CARLOS DE SOUZA
RUTH RAMOS CAPPI PROFESSORA – FREDY RAVAZZI LIMA
Do mesmo modo, ofertamos nosso reconhecimento às Coordenadoras Multiplicadoras, também premiadas pela EFAPE (Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo) em 27/02/2025, pelo excelente trabalho desenvolvido durante o ano de 2024, no Programa Multiplica#Coordenador.
Escola Nome
BRASIL – NELSI APARECIDA STRASSER
SILVIA APARECIDA BUENO ORTOLAN – CACILDA DE OLIVEIRA TONCHIS
3. Assunto: Plataforma – Redação Paulista
Em 2025, a plataforma Redação Paulista passou por mudanças e incorporará novas ferramentas para aprimorar a experiência de aprendizagem de estudantes e professores, incluindo novas rubricas, mais específicas, para uma correção mais acurada pelo assistente de correção. Diante deste cenário, solicitamos que os professores, provisoriamente, não publiquem propostas autorais, até que liberemos novos recursos que permitirão a atuação sem prejuízos à correção.
O período para o desenvolvimento das propostas de redação na plataforma também foi alterado. Em 2025, teremos cinco semanas para que o processo de escrita das produções seja finalizado pelo aluno e concluído pelo professor.
Segue calendário de conclusão das propostas do 1º bimestre.
4. Assunto: Componente de Redação e Leitura na EJA
Na Educação de Jovens e Adultos a leitura e a escrita necessitam ser articuladas de forma contextualizada, tendo em vistas as experiências dos estudantes com sua diversidade sociocultural, levando-os ao desenvolvimento de habilidades que possibilitem leitura crítica, a reflexão e a ampliação dos conhecimentos formais e não formais numa perspectiva integrada.
Nos anos finais do Ensino Fundamental, a aula do componente Redação e Leitura está inserida nos 4 (quatro) termos, com 2 aulas semanais trabalhadas durante o turno das aulas regulares, podendo ou não ser aplicadas pelo mesmo professor do componente Língua Portuguesa.
No Ensino Médio, a aula do componente Redação e Leitura está inserida no 3º Termo, com 1 (uma) aula semanal. Para as turmas do período noturno, esta aula é ministrada em expansão.
Em se tratando das estratégias pedagógicas para o componente Redação e Leitura, além das apontadas no documento escopo/frequência para o Fundamental II e documento escopo/frequência para o Ensino Médio, propomos, junto aos estudantes, um levantamento visando compreender os hábitos de leitura dos estudantes da EJA, o grau de familiaridade deles com as obras existentes, seus anseios em relação ao componente valorizando, assim, suas necessidades e o atendimento de suas expectativas.
Já para os estudantes que possuem facilidade de acesso às tecnologias digitais, os professores poderão utilizarse de outros meios digitais como a produção de vídeos, nuvens de palavras, animações, podcasts, memes, quizzes e outros, possibilitando aulas mais dinâmicas e colaborativas.
Para as aulas em expansão, ofertadas no contraturno, recomenda-se que o professor utilize ferramentas digitais para facilitar a comunicação, permitindo o compartilhamento de conteúdos, atividades colaborativas e feedback em tempo real.
Salientamos que a SEDUC disponibiliza também duas plataformas que poderão auxiliar no processo de ensino e aprendizado dos estudantes. São elas:
  1. Plataforma Redação
A plataforma Redação tem como objetivo principal fortalecer a competência escrita dos estudantes, oferecendo um ambiente digital para a produção e correção de textos. A plataforma é especialmente útil para aulas fora do horário regular, pois permite que os estudantes desenvolvam suas redações de forma autônoma, enquanto o professor pode sugerir um tema já estabelecido na plataforma, sugerir uma redação autoral e acompanhar e corrigir as produções de maneira remota.
  1. Plataforma Leia SP
A plataforma Leia SP é um recurso digital que oferece acesso ilimitado a mais de 100 títulos literários selecionados pela SEDUC. A plataforma é voltada para o desenvolvimento das competências leitoras, incentivando a leitura por fruição e a análise crítica dos textos. Para aulas fora do horário regular, o Leia SP permite que os estudantes acessem os livros e realizem atividades de leitura de forma autônoma, enquanto o professor monitora o engajamento e o progresso por meio de relatórios.
Trabalho do Professor
Ambas as plataformas, Redação e Leia SP, oferecem recursos que permitem ao professor acompanhar o progresso dos estudantes de forma remota, facilitando o trabalho em situações em que o estudante não está presente fisicamente na sala de aula. Dentre as vantagens, destaca-se:
● Autonomia do Estudante: Os estudantes podem acessar as plataformas fora do horário de aula, desenvolvendo suas redações e realizando atividades de leitura de forma autônoma.
● Acompanhamento Remoto: O professor pode monitorar o progresso dos estudantes por meio de relatórios e realizar correções e devolutivas de forma remota.
● Personalização: As plataformas permitem que o professor identifique as necessidades individuais dos estudantes, oferecendo intervenções pedagógicas mais assertivas.
5. Assunto: Ampliação do prazo para inserção das respostas do Simulado SAEB
O prazo para a inserção das respostas do simulado SAEB, voltado para turmas do 9º ano e 3ª série, foi prorrogado até o dia 07 de março de 2025, devido às instabilidades na plataforma.
Estamos cientes dos desafios que têm sido enfrentados pelas escolas ao longo do processo, especialmente com o sistema de leitura do cartão. A equipe da SEDUC está trabalhando para solucionar todos os problemas de forma definitiva e o mais breve possível. Destacamos o empenho da rede na realização do Simulado SAEB e na inserção das respostas na plataforma São Paulo em Ação, disponível via Sala do Futuro. Mesmo com os percalços que surgiram, já foi ultrapassada a marca de 200 mil cartões de respostas inseridos no sistema.
Para facilitar o mapeamento das ocorrências e dar celeridade à resolução, também criamos um formulário: https://forms.gle/mJZf5fNebiaHKmAY9
Todos os problemas serão analisados e solucionados.
Além disso, estamos reunindo alguns encaminhamentos para os problemas, assim como o fluxo de detalhado de leitura do cartão aqui: https://bit.ly/4igRNmB
6. Assunto: Card Professor Tutor na Sala do Futuro
Informamos que foi disponibilizado o card de acesso para o projeto piloto Professor Tutor – Anos Finais no aplicativo Sala do Futuro para toda a rede. Contudo, enfatizamos que o acesso e realização das atividades se restringe às escolas, professores e estudantes atendidos pelo projeto piloto no ano letivo de 2025. Aqueles que não estão inseridos no contexto do Professor Tutor – Anos Finais não têm demanda a ser cumprida neste ambiente.
As escolas participantes do Professor Tutor – Anos Finais encontram-se no Anexo Ihttps://drive.google.com/file/d/19YrhZuUwCWLIgzcTOTCdeFJ6yltVrVws/view?usp=sharingdo edital do edital do projeto piloto.
7. Assunto: Documento Orientador ATPC e ATPL/APD 2025 – versão 3 (atualizado em 25/02/2025)
• Público-alvo: Gestores e professores em exercício na sala de aula.
• Mais Informações: Comunicamos que o Documento Orientador ATPC, ATPL/APD 2025 elaborado conjuntamente pela CGRH, COPED e EFAPE contendo as diretrizes gerais para a realização de Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC) e de Aula de Trabalho Pedagógico em Local de Livre Escolha (ATPL) ou Atividade Pedagógica Diversificada (APD), foi atualizado.
8. Assunto: Planejamento de Aula: Acesso às atividades no AVA EFAPE
• Público-alvo: gestores e professores em exercício na sala de aula
• Datas: disponibilizado semanalmente
• Mais Informações: Comunicamos aos professores que estão com dificuldades em acessar o novo AVA EFAPE para realizar o planejamento de aula que não serão prejudicados. Orientamos aos gestores que não atribuam falta a esses professores, pois estes materiais ficarão disponíveis para que estes professores possam acessá-los oportunamente.
9. Assunto: Orientação para acessar o novo AVA EFAPE
• Público-alvo: todos os servidores da SEDUC-SP
• Mais Informações: Compartilhamos abaixo um tutorial para acessar o novo AVA EFAPE Para acessar o AVA EFAPE, utilize o endereço: https://avaefape.educacao.sp.gov.br/e, nos campos “USUÁRIO” e “SENHA”, digite o seu CPF com 11 dígitos (sem ponto e sem hífen). Lembrando que precisará alterar a sua senha. Sugerimos que utilize, caracteres especiais (@; #; % etc.), letras (maiúsculas e minúsculas) e números.
10. Assunto: Planejamento de Aula: Oferta e Cronograma – 1° e 2° bimestre
● Público-alvo: gestores e professores em exercício na sala de aula
● Datas: disponibilizado semanalmente. De forma excepcional, no primeiro bimestre, a oferta acontecerá até o dia 24/03/2025 e retornará no segundo bimestre, no dia 14/04/2025.
● Mais Informações: Quanto às datas, não haverá oferta na semana de 02 a 08/03/2025 devido ao Carnaval. Além disso, entre os dias 31/03/2025 e 11/04/2025, também não haverá oferta do Planejamento de Aula, em decorrência da aplicação da Prova Paulista.
11. Assunto: Planejamento de Aula: Tutor Anos Finais
● Público-alvo: gestores e professores em exercício na sala de aula
● Datas: disponibilizado semanalmente.
Mais Informações: Anteriormente, o Planejamento de Aula – Tutor Anos Finais acontecia via Teams, agora será via AVA-EFAPE.
12. Assunto: Clube de Leitura Gato Preto – Contos e crônicas – Machado de Assis
● Público-alvo: Todos os servidores da SEDUC-SP
● Data: 26 de março, das 15h às 16h30 – no Canal de Desenvolvimento Profissional 2 do CMSP
● Mais Informações: Inscreva-se pelo formulário https://forms.gle/1PqY1E8t2pAKCa6L9
13. Assunto: Curso Educação Menstrual: Promovendo saúde e respeito
● Público-alvo: Integrantes do Quadro do Magistério (QM), Quadro de Apoio Escolar (QAE), Quadro da Secretaria da Educação (QSE) e servidores da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação Paulo Renato
● Datas: 17/02/2025 a 30/06/2025
● Mais Informações: O curso será realizado via AVA-EFAPE. O acesso às atividades será disponibilizado imediatamente após a confirmação de matrícula, que deverá ser realizada até o dia 16/06/2025. Informações completas sobre este curso poderão ser acessadas pelo link https://efape.educacao.sp.gov.br/acao-formacao/educacao-menstrual-promovendo-saude-e-respeito-1aedicao-2025/
14. Assunto: Programa Multiplica SP #Professores 1ª Edição/2025: Início das formações para Professor Cursista
● Público-alvo: Todos os professores cursistas que se inscreveram no Programa SP #Professores 2025
● Data: a partir de 24/03/2025.
CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF
Fone: 3404-2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br
Núcleo de Finanças – NFI
Fone: 3404-2949 / 2980 (Kaio) – delimnfi@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Repasse de Recursos Financeiros do PDDE Paulista – Custeio e Capital às APMs
COMUNICADO EXTERNO CONJUNTO SUBSECRETARIA/CISE/CITEM/COFI – Repasse de Recursos Financeiros do PDDE Paulista – Custeio e Capital às APMs, destinado ao planejamento e execução das ações de manutenção predial
A Coordenadoria de Infraestrutura e Serviços Escolares (CISE), em conjunto com a Coordenadoria de Informação, Tecnologia, Evidência e Matrícula (CITEM) e a Coordenadoria de Orçamento e Finanças (COFI), comunica aos gestores escolares sobre o repasse de Recursos Financeiros do PDDE Paulista – Custeio e Capital, destinado ao planejamento e execução de ações de manutenção predial. Anexo III.
CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH
Fone: 2904-2961 (Aline) – delim@educacao.sp.gov.br
Núcleo de Administração de Pessoal – NAP
Fone: 2968 /2992 / 2990 / 2967 / 5814 (Ana Claudia – delimnap@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Designação Sala de Leitura – PEI 
Encaminhamos no anexo IV a ata de atribuição de escolha Sala de Leitura – PEI ocorrida em 28-02-2025.
Solicitamos que as unidades escolares verifiquem a listagem e providenciem o envio de documentação de designação dos servidores conforme Comunicado DERLIM 09/12/2024.
Núcleo de Frequência e Pagamento – NFP
Fone: 3404-2995 / 2994 / 2969/ 2982 (Rafaela) – delimnfp@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Cronograma Pagamento – Março/2025
Estamos encaminhando, em anexo V, Cronograma para Digitação Pagamento – Março/2025.
BFE:
Com a finalidade de prevenir eventuais bloqueios e inconsistências, solicitamos empenho no acompanhamento da digitação do BFE pelas Unidades Escolares. Havendo dúvidas ou problemas na digitação, deverá ser comunicado este Núcleo de Frequência e Pagamento, em tempo hábil para análise e solução, através do e-mail <delimnfp@educacao.sp.gov.br>. Não deixar para o último dia do cronograma.
Os casos em que os servidores indevidamente constam na tela de BFE da Unidade Escolar, em duplicidade ou demais situações, encaminhar através do delimnfp@educacao.sp.gov.br os dados do servidor (Nome, RG, Código da UA, situação / frequência) e print da tela do BFE.
Lembrando que a ausência da digitação da frequência e a digitação em PV divergente, ocasiona o bloqueio de pagamento. Importante atentar-se ao PV que está ativo no BFE / PAPC / SED > FUNCIONAL > CONV FAZENDA.  Atentar-se à digitação da frequência, respeitando a data limite.
ATENÇÃO: a digitação da frequência referente ao mês de Fevereiro de 2025 estará disponível: até o dia 11/03/2025, as 12h00.
BOLETIM DE OCORRÊNCIA – FREQUÊNCIA
Lembramos que, em casos de ocorrência de ausência, licença, auxílios ou qualquer outro tipo de situação ou afastamento envolvendo um servidor com exercício em mais de uma unidade escolar, as informações devem ser imediatamente notificadas a unidade escolar sede de classificação ou as demais unidades escolares em que o servidor ministra aulas para que não ocorra descumprimento de suas obrigações legais em relação a frequência e ocorrências a qual faz jus, conforme legislação, e para que sejam adotados os tramites de atualização do sistema ou demais regularizações necessárias a cada situação, como abertura de processos ou regularização de frequência dos servidores.
O Boletim de Ocorrência deve ser encaminhado pela Unidade Escolar sede de exercício até o terceiro dia útil do mês seguinte a frequência e ocorrência, para que todos os prazos e inclusões sejam devidamente realizados pela Unidade Escolar sede de classificação. Dessa forma, referente as aulas eventuais ministradas e ocorrências do mês de Fevereiro, encaminhar o B.O. até 07/03/2025 para a Unidade Escolar sede de classificação.
Atenciosamente,
Gilssara Cavalcanti de Lima Bandeira
Dirigente Regional de Ensino