COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 24.06.2025

COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 24.06.2025

DIRIGENTE/ GABINETE
Fone: 3404-2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
Fone: 3404-2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br
Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula – NRM
Fone: 3404-2976 (Ana Lúcia) – delimnrm@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Alteração da data – Cadastro de Escolas – Planejamento de Dependências 2026
O Centro de Informações Educacionais – CIE convoca os Senhores Diretores e Supervisores de Ensino para participarem da Orientação Técnica – Planejamento de Dependências 2026, que será realizada no dia 25/06/2025, às 09h30, através do aplicativo TEAMS.
O acesso será feito através do seguinte link:
COMUNICADO DERLIM DE 24.06.2025
 
DIRIGENTE/GABINETE
Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br
 
1-Assunto: Virada de Autenticação da SED com gov.br
 
Prezadas(os),
Informamos que, como parte do processo de modernização e integração dos sistemas da Secretaria Escolar Digital (SED), será realizada a virada de autenticação para o gov.br como mecanismo oficial de login.
Essa mudança tem como objetivo garantir maior segurança, padronização e integração com os serviços digitais do Governo Federal e Estadual, além de facilitar o acesso dos usuários por meio de uma identidade digital única.
 Data prevista para a virada: 01/07/2025.
Novo método de acesso: Autenticação via gov.br (nível bronze)
O que muda:
•             O login atual da SED será substituído pela autenticação gov.br.
•             Usuários deverão possuir conta gov.br ativa e validada.
Ações necessárias:
1.            Divulgação interna e externa: As equipes responsáveis devem comunicar amplamente a mudança aos usuários finais.
2.            Validação de contas: Recomenda-se que todos os usuários validem previamente suas contas gov.br.
3.            Suporte técnico: Um canal de atendimento será disponibilizado para dúvidas e suporte durante o processo de transição.
Link de acesso as dúvidas referentes a conta gov.br:
Demais dúvidas referentes ao acesso da SED:
Contamos com o apoio de todas as áreas envolvidas para garantir uma transição tranquila e segura. Em caso de dúvidas ou necessidade de apoio, entre em contato com a equipe técnica responsável.
Atenciosamente,
CITEM -Coordenadoria de Informação e Educacionais, Tecnologia, Evidencias e Matrícula.
DETEC- Departamento de Tecnologia
CPLIS – Centro de Planejamento e Integração de Sistemas
 
2- Assunto: Palestra sobre Engenharia Social e Ameaças Cibernéticas!
 
Prezado(a), Servidor(a), 
Você sabe como se proteger de golpes e ameaças cibernéticas?
Participe da palestra “Engenharia Social e Ameaças Cibernéticas” e aprenda como estar sempre um passo à frente dos hackers!
Nesta palestra, você vai conhecer um dos métodos mais utilizados pelos cibercriminosos: a engenharia social, técnica que tem você como foco. Além disso, será possível entender como os golpes acontecem, como se blindar e por que até os mais experientes podem ser vítimas.
Data: 27/06 (sexta-feira) | Horário: 14h 
Palestrantes: 
Tiago Romio – Especialista em operações do mercado financeiro, e projetos de alta complexidade de tecnologia e cibersegurança na prevenção de dados e gestão de identidades.
Marina Rocha – grande experiência nas áreas de Segurança da Informação, Auditoria, Controles Internos, Riscos e Governança.
Acompanhem preferencialmente a transmissão ao vivo pelo Centro de Mídias SP, via Canal Gestão. Acesse aqui!
Alternativamente, é possível acompanhar pelo Microsoft Teams, acessando aqui.
Encaminhe suas dúvidas para: perguntas_palestra@educacao.sp.gov.br
Essa é uma excelente oportunidade para se informar, tirar dúvidas e fortalecer a sua segurança digital.
Contamos com sua participação!
 
 EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 
Fone 3404.2970/2971– delim@educacao.sp.gov.br  
1-Assunto: Abertura do período de Adesão Programa de Inovação Educação Conectada (PIEC)
Prezados,
Conforme a reunião realizada na última quarta-feira, informamos que o MEC sinalizou que alguns Planos de Aplicação Financeira (PAF) foram devolvidos para correção e ajustes.
A seguir, apresentamos algumas orientações para auxiliar no preenchimento:
Utilização prioritária do recurso:
1 – Contratação do link de internet – Natureza da despesa: Custeio;
2 – Pequenas manutenções – Natureza da despesa: Custeio;
3 – Compra de equipamentos – Natureza da despesa: Capital.
Solicitamos que todas as escolas acessem o sistema do PDDE Interativo para realizar o preenchimento ou a correção, mesmo aquelas que já enviaram anteriormente, a fim de conferência.
Ademais, informamos que as escolas que já atendem aos parâmetros mínimos estabelecidos pelo MEC – 1 Mbps por aluno no maior turno – não foram autorizadas a utilizar o recurso para contratação de link de internet, podendo, no entanto, utilizá-lo para manutenção e aquisição de equipamentos.
Lembramos que o prazo para preenchimento e envio do PAF encerra dia 27/06, próxima sexta-feira.
Atenciosamente,
Equipe Programas MEC
 
2- Assunto: Adesão PIEC – URGENTE
REITERAMOS COMUNICADO ENVIADO PARA AS ESCOLAS NO DIA 10-06-2025, CONFORME SEGUE:
Estão abertas as adesões ao programa Escola Conectada para todas as escolas da rede estadual. Consultar anexos I, II e III.
Para participar é muito importante seguir todas as instruções:
  1. Acessar o PDDE INTERATIVO com login e senha gov.br que deve ser liberada pelos interlocutores das Diretorias de Ensino;
  2. Responder o monitoramento;
  3. Planejar o PAF seguindo as instruções da CITEM que segue anexo;
  4. A Portaria deixa claro que se não houver recurso suficiente para todas as escolas, aquelas que enviarem o plano primeiro, terão prioridade no pagamento, portanto, não deixem para os últimos dias (art. 10 e 11)
  5. Documentos anexos importantes: adesão ao PIEC 2025 – Comunicado de como utilizar o recurso CITEM – Portaria 108
Segue a lista atualizada com adesão das escolas para o programa Educação Conectada.
O sistema já está bem instável, quanto antes a escola fizer adesão melhor, não deixar para o último dia.
Prazo: 24 de junho!
Segue anexo IV a lista das escolas.
 
NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 
Fone 3404.2955 (Viviana)- delimnpe@educacao.sp.gov.br
 1-Assunto: Orientação Técnica – Modelo Social e Inclusão Escolar
 
Prezados Coordenadores de Gestão Pedagógica e Professores Especializados do Projeto Ensino Colaborativo,
Conforme estabelecido no calendário do Programa Escolas Mais Inclusivas, encaminhamos o link de acesso à Orientação Técnica sobre o Modelo Social e a Inclusão Escolar.
Data: 30 de junho
Plataforma: Microsoft Teams
Horários disponíveis:
* Manhã: das 10h às 12h
* Tarde: das 14h às 16h
O link abaixo será utilizado para participação em ambos os períodos:
Contamos com a participação de todos!
Atenciosamente,
Eliana Moreira da Silva Thomaz
CAPE/ DEMOD
CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE 
Fone 3404.2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br 
Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula – NRM 
Fone 3404. 2976 (Ana Lúcia) – delimnrm@educacao.sp.gov.br
1-Assunto: Pílulas de Matrícula – Busca Ativa
Prezados Diretores,
Para ciência de todos: orientações sobre Busca Ativa.
CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF 
Fone 3404.2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br
1- Assunto: Repasse de recurso financeiro – PDDE manutenção – Dignidade Íntima
As Coordenadorias de Infraestrutura e Serviços Escolares (CISE) e de Orçamento e Finanças (COFI) informam que foi repassado entre os dias 20 e 23 de junho recursos financeiros relativos ao PDDE CUSTEIO – DIGNIDADE ÍNTIMA às unidades executoras das escolas da rede pública estadual.
Os repasses supracitados foram condicionados à regularidade da Associação de Pais e Mestres (APM) e das prestações de contas, sendo o valor mínimo de repasse a cada APM de R$ 540,00 (quinhentos e quarenta reais), direcionado às alunas inscritas no cadastro único, enquadradas em pobreza e extrema pobreza.
Os recursos financeiros deverão ser utilizados em ações voltadas ao fornecimento de produtos de higiene íntima menstrual às alunas matriculadas nas unidades escolares beneficiadas, obedecendo a natureza econômica do repasse, que será de custeio.
 Lembramos que é responsabilidade da APM aprovar em ata as necessidades da sua unidade escolar, dentro dos critérios estabelecidos o ANEXO 9 – Uso dos recursos PDDE Dignidade Íntima.
 Informamos que as equipes técnicas estão à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir. (Anexo V)
CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH
Fone 3404.2961 (Aline) – delimcrh@educacao.sp.gov.br
1-Assunto: Ata de sessão de escolha
Segue ata de sessão de escolha de Agente de Organização Escolar anexo VI, que ocorreu no dia 23-06-2025.
Núcleo de Administração de Pessoal – NAP
Fone 3404.2965/2968/2993/2992/2990/2967/5814 (Ana Claudia) – delimnap@educacao.sp.gov.br
  1. Assunto: Convocação para Treinamento On-line – Novo Regulamento de Perícias Médicas
Retransmitimos a convocação abaixo:
Prezados(as),
Tendo em vista o Decreto nº 69.234/2024, que estabelece o novo Regulamento de Perícias Médicas no Estado de São Paulo, convocamos os(as) profissionais que atuam diretamente com o tema para participarem do Treinamento On-line conforme os dados abaixo:
 Data: 26/06/2025 (quinta-feira)
Horário: 14h às 15h30
Transmissão: Canal Gestão, Trio Gestor e GOE (via CMSP – Web/App)
A participação é obrigatória para os(as) servidores(as) que lidam com processos de perícia médica, a fim de garantir o correto entendimento e aplicação das novas diretrizes.
Contamos com o comprometimento de todos(as) os(as) envolvidos(as).
(Anexo VII)
Atenciosamente,
Gabriel Prochnou Vieira
Dirigente Regional de Ensino