COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 22.04.2025
DIRIGENTE/GABINETE
Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE
Fone 3404.2970/2971– delim@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Atualização dos Cronogramas Semanais – Curso Escola de Gestão
Os cronogramas semanais do curso foram revisados para evitar a sobreposição entre os módulos
formativos e garantir uma melhor organização do percurso de aprendizagem.
Confira os cronogramas atualizados no link abaixo:
Disponibilização do Módulo 3 do curso Escola de Gestão no AVA-EFAPE
Público-alvo: todos os cursistas da Escola de Gestão
Informações: O terceiro módulo estará disponível no AVA-EFAPE a partir da semana do dia 21 de abril. Para garantir a participação no primeiro encontro síncrono deste módulo, é imprescindível que os cursistas realizem,
previamente, as seguintes atividades:
● Mapeamento de Saberes I
● Assistir ao vídeo do caso
● Estudo da parte teórica
Reforçamos a importância do cumprimento dessas etapas para o pleno aproveitamento do percurso formativo
DIRIGENTE/GABINETE
Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Pílula de Gestão #11: Kanban
Na semana passada, a pílula de gestão abordou um tema fundamental na gestão de projetos: a metodologia cascata, na qual as etapas são bem definidas e consecutivas – uma etapa só começa quando a anterior termina. A pílula dessa semana é uma continuidade, apresentando uma poderosa metodologia para acompanhar o andamento de projetos e processos: o Kanban! Anexo I. Enquanto a cascata permite definir “o que” e “quando”, o Kanban possibilita acompanhar “como está indo”.
Como vocês vão perceber, é uma metodologia muito simples, e fácil de ser aplicada. É possível incorporá-la no cotidiano dos centros, núcleos e escolas da forma que se adequar melhor à realidade de cada um, seja com ferramentas virtuais (como o Asana, Trello ou ferramentas do Office) ou até mesmo, com quadros e cartolinas.
Se sintam livres para compartilhar esse material com suas equipes. Esperamos que facilite a gestão dos projetos e planos de intervenção importantíssimos que vocês têm implementado!
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE
Fone 3404.2970/2971– delim@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Aluno Monitor – Envio de Relatórios
Informamos que o relatório de março já está disponível para preenchimento pelos Alunos Monitores.
Os monitores devem preencher o relatório até o dia 25/abr, que é também a data limite para a aprovação pela Unidade Escolar.
Os monitores devem preencher o relatório até o dia 25/abr, que é também a data limite para a aprovação pela Unidade Escolar.
Passo 1: Preenchimento pelo Aluno Monitor
O Aluno Monitor deve acessar: SED > Aluno > Aluno Monitor > Enviar relatório
Selecionar o mês de março e preencher todas as informações solicitadas.
Passo 2 – Aprovação pelo Trio Gestor
Um dos membros do trio gestor deve acessar: SED > Pedagógico > Aluno Monitor > Aprovar Relatório
Em seguida, localizar o relatório e realizar a aprovação.
Para problemas técnicos, enviar via Portal de Atendimento. Estamos com um plantão por lá durante este período, até o dia 25/abr.
2. Assunto: Formulário Aluno Presente.
Solicitamos aos Vices Diretores de Escola, responsáveis pelas ações de busca ativa, que preencham o formulário abaixo, a fim de que a Diretoria de Ensino possa acompanhar o percentual de registro de não comparecimento das unidades escolares, assim como, a situação atual quanto à matrícula do estudante, que teve inserido na SED a baixa de NCOM.
Salientamos, que conforme previsto na Resolução SEDUC 35/2023, antes de efetuar o lançamento do não comparecimento, as unidades escolares devem realizar os procedimentos elencados nos artigos 7°, 8°, 9°, da referida legislação.
Prazo para preenchimento: 24/04/2025 (quinta-feira)
Link de acesso ao formulário:
3. Assunto: Divulgação de candidatos POC
A Equipe Regional CONVIVA divulga a lista de candidatos a Professor Orientador de Convivência nesta Diretoria de Ensino, conforme segue:
EE “Profa. Zita de Godoy Camargo” – Luciana Cristina do Nascimento Barbosa, RG: 28.971.606-8
EE “Prof. Paulo Chaves” – Rafael Luiz Stabellini, RG: 43.561.529-4
NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE
Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br
1. Assunto 2ª Edição da Live Formativa – Sextou com o Grêmio!
Prezados(as), temos o prazer de convidá-los para a segunda edição da live formativa “Sextou com o Grêmio!”, que acontecerá no dia 25 de abril (sexta-feira), às 11h, com transmissão ao vivo pelo YouTube e pelo Canal Gestão do CMSP.
Essa iniciativa tem como objetivo fortalecer a atuação dos Grêmios Estudantis nas escolas, promovendo o diálogo, a troca de experiências e o protagonismo juvenil. Lembramos que a live ficará gravada, permitindo que todos(as) possam acessá-la posteriormente.
Resumo das informações principais:
- Live: Sextou com o Grêmio!
- Data: 25/04 (sexta-feira)
- Horário: 11h00
- Transmissão: YouTube (link a ser divulgado) e CMSP (canais Gestão e Grêmio Estudantil)
Contamos com a participação de todos(as)! Essa é uma oportunidade valiosa para fortalecer os Grêmios Estudantis em suas unidades escolares.
2. Assunto: Prepara ENEM – Força tarefa GRESP!
Interessados: Vice-diretores, articuladores gremistas nas escolas e coordenadores gremistas.
Estamos na primeira etapa da jornada rumo ao Ensino Superior!
Convidamos os(as) coordenadores(as) gremistas a dialogarem com a comunidade escolar e mobilizarem forças para garantir que nenhum estudante fique de fora dessa oportunidade!
Sabemos que cada escola tem seus próprios modos de organização, mas sugerimos aqui algumas ações que podem colaborar com esse movimento coletivo!
1º Passo – Organizar o time
Os coordenadores do Grêmio Estudantil podem formar uma comissão com líderes de turma/ representantes de classe e demais estudantes interessados. A ideia é reunir parceiros para mobilizar e orientar os colegas sobre o pedido de isenção do ENEM. Ah, pensem em convidar um(a) professor(a)
2º Passo – Estrutura e cronograma
Com o apoio de um(a) professor(a) ou da equipe gestora, organizem a reserva de equipamentos como notebooks, tablets ou uma sala com computadores, garantindo que todos os estudantes tenham acesso aos recursos necessários para realizar o pedido de isenção dentro do prazo.
Elaborem um cronograma de uso que possibilite a participação dos estudantes sem comprometer a rotina escolar, conciliando os horários com as dinâmicas das aulas e demais atividades da escola.
3º Passo – Comunicação constante
Utilizem o mural dos estudantes para divulgar informações importantes sobre o ENEM: prazos, critérios para isenção e orientações gerais. Vale incluir um calendário visual com as datas principais e manter os avisos atualizados. Materiais de apoio para essa ação para apoiar a mobilização dos estudantes no pedido de isenção da taxa do ENEM, disponibilizamos abaixo materiais importantes que podem ser utilizados pelos Grêmios Estudantis, professores e equipes escolares:
Página oficial do INEP sobre a isenção do ENEM 2025:
Acesse informações atualizadas diretamente no portal do INEP, incluindo prazos, critérios de elegibilidade e documentos necessários:
Fiquem atentos aos prazos e contem conosco nessa caminhada para garantir que todos tenham a oportunidade de acessar o Ensino Superior!
3. Assunto: Orientação Tecnica Educação Profissional
A Dirigente Regional de Ensino convoca os PAEET das Unidades Escolares que oferecem o Ensino Profissionalizante em 2025. Na ausência do PAEET, um gestor da unidade escolar, seja o Diretor Escolar, Vice-Diretor ou Coordenador de Gestão Pedagógica, poderá representá-lo. Também convoca um ponto focal das unidades que ofertam o profissionalizante no modelo de parceria e convidamos os representantes das escolas parceiras da FIEC e do Centro Paula Souza de Rio Claro a participarem da reunião com a Comissão de Educação Profissional para receberem orientações gerais sobre o programa.
Detalhes da reunião:
Data: 25/04/2025
Horário: das 8h30 às 14h30
Local: Diretoria de Ensino Região de Limeira, R. Cesarino Ferreira, 145 – Vila Piza, Limeira – SP, 13486-159
“O café será comunitário. Contamos com a colaboração de todos.”
CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH
Fone 3404.2961 (Aline) – delimcrh@educacao.sp.gov.br
Núcleo de Frequência e Pagamento – NFP
Fone 3404.2995/2994/2996/2982 (Rafaela) – delimnfp@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Assunto: Divergências Cadastrais Impedindo o Pagamento do Abono Salarial de 2023
Retransmitimos as orientações do CEPAG referentes a “Urgente – Divergências Cadastrais Impedindo o Pagamento do Abono Salarial de 2023”:
De acordo com a Secretaria da Fazenda e Planejamento, os servidores listados na planilha anexa apresentam divergências em alguns dados cadastrais nos sistemas da Secretaria da Educação ou na Receita Federal, o que está impedindo o pagamento do abono salarial referente ao ano de 2023.
Solicitamos a gentileza de realizarem um levantamento detalhado para verificar as possíveis divergências e proceder com a correção o quanto antes. Ressaltamos que a folha de pagamento será rodada novamente, e é imprescindível que todas as pendências sejam sanadas o quanto antes.
Destacamos a urgência e a sensibilidade do assunto, pois servidores que têm direito ao Abono PIS/Pasep poderão ser prejudicados caso as informações não estejam corretamente atualizadas nos sistemas, especialmente no e-Social, até a data limite de 20/06/2025.
Após a correção das divergências, solicitamos que anotem as alterações realizadas na planilha AnexoII (Divergencias_Cadastrais_LIMEIRA) e a devolvam o mais breve possível, para podermos dar seguimento às ações necessárias dentro do e-Social.
Por fim, vale ressaltar que alguns servidores podem não apresentar divergências nos dados cadastrais.
Agradecemos a colaboração e contamos com a agilidade no processo.
2. Assunto: Orientações para requisição de perícia médica para emissão de laudo médico para fins de isenção de imposto de renda
Retransmitimos o COMUNICADO DA DIRETORIA DE PERÍCIAS MÉDICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO – DPME Nº 010, publicado nos DOEs de 15, 16 e 17/04/2025, referentes as “Orientações para requisição de perícia médica para emissão de laudo médico para fins de isenção de imposto de renda”:
CUMPRIMENTOS:
Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidades por mais um ano de vida à:
– ROBERTA TEREZINHA SIA MARSOLA, Diretor Escolar na EE JOAO BAPTISTA GAZZOLA, 23-04-2025 (Quarta-Feira).
Atenciosamente,
Profa. Gilssara Cavalcanti de Lima Bandeira
Dirigente Regional de Ensino