COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 16.10.2023 

COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 16.10.2023 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br 

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br  

 

1. Assunto: Atendimento Educacional Especializado – AEE (Sala de Recursos ou Modalidade Itinerante) e Projeto Ensino Colaborativo – Atribuição de Aulas 

     Reforçamos assunto publicado no COMUNICADO DERLIM de 11.10.2023.

Visando à uniformização dos procedimentos relativos à atribuição do Atendimento Educacional Especializado – AEE (Sala de Recursos/Itinerância – Sala Multiuso) e o Projeto Ensino Colaborativo, a Comissão de Educação Especial. esclarece que, anexo I, seguem os documentos de referência e fundamentos normativos que devem ser considerados para fins de implementação da política de Educação Especial. 

COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO II DERLIM DE 16.10.2023

DIRIGENTE/GABINETE

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971 delim@educacao.sp.gov.br  

 

1. Assunto: SARESP 2023

1.1.   SUSPENSÃO REUNIÃO DE DIRETORES DE 17.10.2023

    A reunião de Diretores de Escola/Escolar de 17.10.2023 fica SUSPENSA. Nova data será encaminhada posteriormente, via Comunicado DERLim.

1.2.   REEMBOLSO APLICADORES – DESLOCAMENTO

O valor a ser pago por período de aplicação será de 75 reais, corrigindo informação do Comunicado DERLim de 11.10.2023

1.3.   SIS SARESP 2023 FUNDAÇÃO VUNESP

Esclarecemos que o SIS ainda não está em funcionamento e não temos a informação de quando será liberado, pedimos a compreensão e colaboração de todos.

Comissão SARESP 2023

Diretoria de Ensino Região de Limeira

 

COMUNICADO DERLIM DE 16.10.2023 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br 

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE  

Fone 3404.2970/2971 delim@educacao.sp.gov.br   

1. Assunto: SARESP 2023 

Prezados (as) Diretores de Escola/Escolar,  

  1. SUSPENSÃO AVALIAÇÕES DIGITAIS SARESP 
    A Comissão do SARESP 2023 da Diretoria de Ensino Região de Limeira informa que as provas digitais previstas para início no dia 23/10 foram SUSPENSAS. Esta Comissão encaminha novas datas (Anexo I) e, reencaminhará Comunicado DERLim com novas orientações posteriormente. 
     
  2. SUSPENSÃO REUNIÃO DE DIRETORES DE 17.10.2023 
    Devido a suspensão das aplicações das avaliações digitais, previstas para início no dia 23/10, a reunião de Diretores de Escola/Escolar ocorrerá em 26.10.2023.   
     
  3. REEMBOLSO APLICADORES – DESLOCAMENTO O valor a ser pago por período de aplicação será de 75 reais, corrigindo informação do Comunicado DERLim de 11.10.2023. 
  1. PLANILHA DE TROCA E DESLOCAMENTO DE APLICADORES
        Após abertura do sistema SIS, será revisto o número de aplicadores e reencaminhada nova planilha. Solicitamos que continuem a cadastrar Aplicadores. 
 
ATENÇÃO: Ressalta-se que todos os Aplicadores e PROATECs devem estar cadastrados no Portal do Colaborador Vunesp:  https://colaborador.vunesp.com.br/  
Os PROATECs poderão ser indicados para uma nova função durante as aplicações digitais. Esclarecemos que o SIS ainda não está em funcionamento e não temos a informação de quando será liberado, pedimos a compreensão e colaboração de todos. Comissão SARESP 2023 Diretoria de Ensino Região de Limeira 
 NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE  Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br  
1. Assunto: Conteúdos 4° Bimestre  Solicitamos ampla divulgação da planilha com os conteúdos e habilidades de cada ano/série a serem trabalhados ao longo do 4° bimestre. Informamos que estamos compartilhando o planejamento de produção e, por isso, o documento pode sofrer alterações.  

2. Assunto: Edição SAEB- 2023 – Sistema de Avaliação da Educação Básica 

A equipe SAEB da Diretoria de Ensino Limeira informa que provavelmente haverá atraso na logística de entrega das provas impressas, acarretando alteração no cronograma de aplicação previsto anteriormente para iniciar-se em 23/10/23. Solicitamos que aguardem novas orientações e reagendamento das datas de aplicação. 

3. Assunto: Redação Paulista: mês outubro 

Prezados, 

Lembramos, primeiramente, que a partir de agora nossa meta é a realização de uma redação por mês (digitada pelo aluno e corrigida pelo professor). 

Para que a redação de outubro seja iniciada é necessário que as redações de setembro estejam finalizadas, ou seja, as pendências de qualquer status devem ser finalizadas com urgência a fim de não prejudicar a meta do mês de outubro. 

Considerando que nem todas as aulas do quarto bimestre estão disponíveis no repositório do centro de mídias o professor pode optar em realizar a publicação de tipos textuais ainda do terceiro bimestre (modelos que ainda não foram desenvolvidos nas aulas), se assim preferir. 

Modelos públicos para publicação no gerenciador de tarefas no mês de outubro 

Conto

Aula 44

99999

3º bimestre- setembro

Resenha Crítica

  1. Escolher a obra que será analisada. Será também sobre um jogo, ou outra obra? Uma história em quadrinho, um livro, um filme, uma música?

Aula 23

99433

3º bimestre- setembro

Reportagem sobre Maria Carolina de Jesus 

Aula 28

99406

3º bimestre- setembro

Artigo de Opinião

“Os limites entre a liberdade e o discurso de ódio”

Aula 35

99530

3º bimestre- setembro

Playlist comentada

Curadoria de músicas

Aula 31

98855

3º bimestre- setembro

Crônica Argumentativa

Aula 15

98672

3º bimestre- setembro

Dissertativo-Argumentativo

“Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil” 

Aula 16

99733

3º bimestre- setembro

Narrativa Ficcional

Versão escrita para narrativa visual 

102331

4º bimestre- outubro

Conto

“Tempo nosso de cada dia” 

102853

4º bimestre- outubro

Texto de opinião 

“A cultura do cancelamento na internet” 

102195

4º bimestre- outubro

Artigo de Opinião

“Desafios do sistema de proteção à infância e a adolescência” 

102867

4º bimestre- outubro

 Artigo de opinião

“As consequências da polarização das ideias” 

redacaopaulista

4º bimestre- outubro

Resenha-crítica de filmes indicados: 

“Crash no limite”, “A sociedade dos poetas mortos”, “Nunca me sonharam”, “Entre os muros das escolas”, “Como estrelas na terra, toda criança é especial” 

Aula 6

redacaopaulista

4º bimestre- outubro

Dissertativo-Argumentativo

“O mundo contemporâneo está fora da ordem?”

redacaopaulista

4º bimestre- outubro

 

 

4. Assunto: Alinhamento das ações previstas em contrato das três empresas que atendem a nossa Diretoria de Ensino 

Nova licitação começa amanhã 

Esta comissão de Educação Especial em análise aos processos de Solicitação de Contratação do Profissional de Apoio Escolar  com o TAC “Termo de Ajuste de Conduta” em relação ao Cuidador entendemos e analisamos caso a caso de acordo com as necessidades individuais escolares, dentre outras atividades necessárias, no cotidiano escolar visando a independência e autonomia destes alunos e, supracitadas necessidades especiais, principalmente aqueles que chegarem transferidos de outras unidades/ novas matrículas, e que não estavam inclusos até o momento, para que sejam atendidos (a) com o serviço de um PROFISSIONAL DE APOIO ESCOLAR (CUIDADOR), nos termos da CFB/1988; LDBEN/1996; ECA/1990; Lei Federal 13.005/2014(PNE); Lei 16.279/2016 (PEE); artigo 28 da Lei n.º 13.146/2015 (EPCD), artigo 4.º, Inciso VI, da Deliberação CEE n.º 149/2016 e Indicação CEE n.º 155/2016; TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) do Cuidador, celebrada entre as Secretarias Estaduais da Educação e Saúde, Governo Estadual e o Ministério Público do Estado de São Paulo; artigo 10, Inciso IV, Resolução SE 68/2017, em conformidade com o Art. 1º e 2º do Decreto nº. 57.730/2012 e Art. 1.º, da Resolução SE 14 /2012 TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) celebrada entre as Secretarias Estaduais da Educação, Saúde e o Ministério Público Estadual de São Paulo reiteramos que a NOVA LICITAÇÃO COMEÇARÁ AMANHÃ (nova empresa ASSEJ) TODAS AS UNIDADES ESCOLARES QUE SOLICITARAM O PAE/AVD SERÁ ATENDIDO.  

Até dia 23/10 todos os PAE/AVD ESTARÃO UNIFORMIZADOS E COM CRACHA DE IDENTIFICAÇÃO.  

CONTAMOS COM A COLABORAÇÃO DE VOCES PARA QUE SEJAM CUMPRIDOS O QUE FOI ACORDADO COM CADA EMPRESA CONTRATADA;  

 

  • POSTO DE TRABALHO DO PAE

Na frente da Sala de aula que o estudante estuda, ou no corredor quando atende mais de um estudante e quando em caráter exclusivo de acordo com a gravidade do quadro dos estudantes e/ou comorbidades do quadro   dentro da sala de aula. 

 

  • LIVRO PONTO 

Cada empresa colocará em suas respectivas escolas o LIVRO PONTO para cada PAE assinar na entrada e saída de seu turno-Ficará na Secretaria da Escola. O diretor da Unidade Escolar deverá avisar a empresa que atende a escola na ausência do PAE como tem sido feito através dos telefones: 

 

NX-Tabata-19-98310-0241 ASSEJ-Daniela-11-97718-3027 ACURATTE-Daniel-19-99228-4229  

  • USO DO UNIFORME 

Cada empresa se comprometeu –Todos os PAE usarão o Jaleco com a seguinte IDENTIFICAÇÃO “PAE-PROFISSIONAL DE APOIO ESCOLAR” (ESSENCIAL) e Crachá de Identificação-OPCIONAL. 

 

  • USO DE CELULAR 

Momentos livre (café e almoço) 

 

Assim, alinhamos o Trabalho com todas as empresas que nos atendem a ser realizado nesta Diretoria de Ensino, a fim de que os discentes, nas condições e necessidades especificadas, sejam contemplados com o referido serviço, garantindo assim sua permanência na rede regular de ensino.  

 

5. Assunto: Relatório Consolidado Turmas de ACDA de 2023  

Interessados: Diretor de Escola e Professores do componente Educação Física das escolas relacionadas abaixo: 

EE Prof. Marcelo de Mesquita 

EE Maria Carmen Codo Jacomini 

EE Prof. Ely de Almeida Campo 

EE Prof. Gabriel Pozzi 

EE Prof. Lázaro Duarte do Páteo 

 

Prezados(as),   

Para cumprir o que determina a Resolução SE 115, de 5-11-2021, e Resolução SEDUC n°66, de 25-7-2022, apresentamos o modelo de “Relatório 2023 sobre turmas de Atividades Curriculares Desportivas e Artísticas – ACDA”  

Segue anexo II o modelo de Relatório para Educação Física. 

Neste sentido, solicitamos a apreciação e preenchimento do respectivo relatório e apontamos os prazos para as providências cabíveis:   

• Até 31/10/2023 – Os professores devem preencher e entregar os relatórios para a direção da escola, acompanhados de listas atualizadas de cada turma, expedidas pela SED (solicitar à Secretaria da própria escola), contendo apontamentos que indiquem quais os alunos que permanecerão na turma, caso ela seja mantida para o ano de 2024 (para efeito de matrícula na turma a ser coletada);  

• Até 06/11/2023 – O Conselho de Escola se reúne para analisar os relatórios e manifestar-se, em ata, sobre a manutenção ou interrupção de cada turma, inclusive turmas existentes que eventualmente não possuam relatório;  

• Até 10/11/2023 – Entregar na DE ou e-mail: cópia do conjunto de relatórios das ACDA (um por turma) e a cópia da ATA do Conselho de Escola. A PEC de Educação Física confere todos os relatórios para consolidação no sistema da COPED.   

E-mail: emilialeite@professor.educacao.sp.gov.br ou o relatório impresso A/C Maria Emília Leite de Oliveira -PEC Educação Física no setor – Núcleo Pedagógico da DERLimeira. 

Telefone para contato: (19) 3404-2940 Ramal 2958  

 

6. Assunto: Seleção POCs 

     Encaminhamos de publicação do DOE de 16/10/2023, abaixo, edital nº 02/2023, seleção para Professor Orientador de Convivência: 

EDUCAÇÃO 

GABINETE DO SECRETÁRIO  

EDITAL Nº 02/2023 

SELEÇÃO PARA PROFESSOR ORIENTADOR DE CONVIVÊNCIA 

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, por meio deste edital, torna público o processo seletivo para o cargo de Professor para Orientação de Convivência, de acordo com a Resolução 44/2023, para preenchimento de vagas nas unidades escolares do estado de São Paulo. 

1. DAS VAGAS 

1.1. Serão oferecidas vagas de PROFESSOR PARA ORIENTAÇÂO DE CONVIVÊNCIA nas seguintes unidades escolares, acesse https://docs.google.com/spreadsheets/d/1NUzV8_9lOWQV4vkwN-lRgdM9alVykCRldgqr–q6cog/edit#gid=1215352226 

1.2. Nesse processo, o docente somente poderá se inscrever para participar da seleção em sua unidade de classificação ou controle de frequência. 

1.3. O número de vagas disponíveis pode variar de acordo com as necessidades específicas de cada unidade escolar. 

2. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 

2.1. O candidato interessado em concorrer a uma das vagas deverá atender aos seguintes requisitos: 

2.1.1. Ser professor titular de cargo (categoria A) ou ocupante de função-atividade (categoria F); 

2.1.2. Não possuir antecedentes funcionais desabonadores; 

2.1.3. Estar em pleno gozo dos direitos políticos; 

2.1.4. Estar regularizado junto às obrigações eleitorais e militares (quando aplicável); 

2.1.5. Não ter sido penalizado em Processo Administrativo Disciplinar nos últimos 5 (cinco) anos. 

3. DAS FASES DO PROCESSO SELETIVO 

3.1. O processo para preenchimento das vagas ocorrerá no período de 16/10/2023 a 31/10/2023, considerando os seguintes momentos: 

3.1.1. Teste de Perfil: 

3.1.1.1. Os candidatos inscritos, no período de 16/10/2023 a 22/10/2023, serão submetidos a uma Análise de Perfil, cujo objetivo é avaliar suas habilidades e competências relacionadas às funções do cargo de Professor para Orientação de Convivência; 

3.1.1.2. Para realizar a inscrição, o candidato deve acessar o link: https://forms.gle/8b4TpAmiUtUamTxV8 

3.1.1.3. Os candidatos responderão um questionário com 30 questões sobre temática relacionada ao perfil do professor de convivência, com duração de 90 minutos, conforme orientações descritas no ato de inscrição. 

3.1.2. Entrevista com a Unidade Escolar: 

3.1.2.1. No período de 23/10/2023 a 26/10/2023, os candidatos de cada Unidade Escolar que obtiverem melhor desempe5.3. A relação final dos professores selecionados será publicada em Diário Oficial, conforme cronograma. 

6. CRONOGRAMA 

Datas Atividades 16 de outubro de 2023 a 22 de outubro de 2023 até às 23h59min 

Período de inscrição 

23 de outubro de 2023 Encaminhamento para o processo de entrevistas com a Equipe da Unidade Escolar. 

23 de outubro de 2023 a 26 de outubro de 2023 

Entrevista com a Equipe da Unidade Escolar. 

31 de outubro de 2023 Publicação da relação dos aprovados nas Unidades Escolares. 

7. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS 

7.1. A inscrição do candidato implicará a aceitação das normas estabelecidas neste edital. 

7.2. O candidato que não atender aos requisitos estabelecidos será eliminado do processo. 

7.3. É de responsabilidade do candidato a veracidade das informações prestadas e a apresentação dos documentos solicitados no edital. 

7.4. O não comparecimento ou não participação do candidato nas etapas do processo implicará na sua eliminação. 

7.5. As disposições deste Edital estarão sujeitas a adequações que respeitem quaisquer alterações de dispositivos legais supervenientes. 

7.6. Este edital entra em vigor na data de sua publicação. 

nho satisfatório, igual ou acima de 80%, no teste de perfil, serão convocados para uma entrevista com a equipe local; 

3.1.2.2. Será convocado para a entrevista, com a equipe da Unidade Escolar, um número de candidatos correspondente a 125% do número de vagas da localidade, permitindo assim, escolher o candidato com o perfil mais adequado a atividade de Professor Orientador de Convivência; 

3.1.2.3. Na entrevista, serão avaliados aspectos como a motivação do candidato, experiência prévia, e sua adequação ao ambiente escolar além dos itens descritos no artigo 3º da Resolução SEDUC 44, de 11 de outubro de 2023; 

3.1.2.4. A data, horário e local das entrevistas serão comunicados aos candidatos selecionados por e-mail. 

4. CRITÉRIOS DE DESEMPATE 

4.1. Em caso de empate na pontuação final, serão adotados os seguintes critérios de desempate: 

4.1.1. O professor que já ocupa a posição de Professor Orientador de Convivência na unidade escolar terá preferência na ordem de classificação; 

4.1.2. Caso o empate persista após a aplicação do critério mencionado anteriormente, será considerado o tempo utilizado na realização do teste de perfil, sendo favorecido o candidato que tenha concluído o teste em menos tempo. 

5. DOS RESULTADOS 

5.1. Será selecionado o candidato mais qualificado de cada unidade escolar que tenha participado da entrevista. 

5.2. Os resultados do processo seletivo serão disponibilizados conforme descritos no item 3, em consonância com o cronograma. 

7. Assunto: Convocação OT “Introdução à Robótica 

A Dirigente Regional de Ensino convoca um professor indicado pelas Escolas abaixo relacionadas, para Orientação técnica de Introdução à Robótica que será realizada como segue:    

Data: 18/10/2023 (quarta-feira)    

Horário: das 08h00 às 17h00      

Local: Diretoria de Ensino – Rede do Saber 

Cada unidade deverá enviar, pelo professor participante, um kit de Arduino para as atividades práticas. 

O café será uma ação coletiva, portanto solicitamos a costumeira colaboração de todos.  

 

  • EE. “Joaquim Ribeiro” 
  • EE. “Délcio Baccaro, Prof.” 
  • EE. “Maria De Santo Inocêncio Lima, Irmã” 
  • EE. “Paulo De Almeida Nogueira, Doutor” 
  • EE. “Castello Branco” 
  • EE. “João Baptista Negrão Filho, Prof.” 
  • EE. “Marcelo De Mesquita, Prof.” 
  • EE. “William Silva, Prof.” 
  • EE. “João Baptista Negrão Filho, Prof.” 
  • EE. “Armando Falcone, Prof.” 
  • EE. “Antônio Alves Cavalheiro” 
  • EE Alberto Fierz 
  • EE. “José Levy, Coronel ” 
  • EE. “Ivete Sala De Queiroz, Profª” 
  • EE. “José Marciliano Da Costa Júnior, Prof.” 
  • EE. “Silvia Aparecida Bueno Ortolan 
  • EE. “João Batista Leme, Prof.” 
  • EE. “Nelson Stroili, Prof.” 
  • EE. “José Ferraz Sampaio Penteado, Prof.” 
  • EE. “Antônio De Queiroz” 
  • EE. “Manuel Alves, Cônego” 
  • EE. “Ary Leite Pereira, Prof.” 
  • EE. “Severino Tagliari” 
  • EE. “Ely De Almeida Campos, Prof.” 
  • EE. “Heloisa Lemenhe Marasca, Profª 
  • EE. “Lázaro Duarte Do Pateo, Prof.” 

CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF  

Fone 3404.2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br  

Núcleo de Compras e Serviços – NCS 

Fone 3404.2945/2946/4948 (Sandra) – delimncs@educacao.sp.gov.br  

1. Assunto: Dia Nacional da Alimentação na Escola 

Prezados Diretores 

A COORDENADORIA DE INFRAESTRUTURA E SERVIÇOS ESCOLARES no uso de suas atribuições, comunica as Unidades Escolares pertencentes a gestão Centralizada e Descentralizada do Programa de Alimentação Escolar, que: Em 21 de outubro é celebrado o Dia Nacional da Alimentação na Escola, esse dia foi criado para ressaltar a importância das ações voltadas para a educação alimentar e nutricional dos estudantes de todas as etapas da Educação Básica. Anexo III.

CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH 

Fone 3404.2961 (Aline) – delimcrh@educacao.sp.gov.br 

Núcleo de Administração de Pessoal – NAP 

Fone 3404.2965/2968/2993/2992/2990/2967/5814 (Ana Claudia) – delimnap@educacao.sp.gov.br  

1. Assunto: Recadastramento/2023 

Informamos que ainda não se recadastraram 160 servidores até a data de hoje (16/10/2023). 

Solicitamos que as unidades escolares desta Diretoria informem os interessados não recadastrados (anexo IV) para efetuá-lo impreterivelmente até o dia 31/10/2023.

CONFIRA O ANEXO AQUI

Atenciosamente, 

Gabriel Prochnou Vieira 

Dirigente Regional de Ensino