COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 16.09.2020 

COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 16.09.2020 

 

NÚCLEO DE APOIO – NA 

Fone 3404.2952 (Gracielle) delim@educacao.sp.gov.br

Fone 3404.2986 (Fabiola) delimat@educacao.sp.gov.br

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971 – delim@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: PESQUISA DE INTERESSE DOS PROFESSORES POR AULAS EM POTECIAL DE DOCENTE A SER DESIGNADO PCNP NA DIRETORIA DE ENSINO 

Prezados Diretores de todas as UEs desta Diretoria de Ensino, 

Solicitamos a todos que, por gentileza, divulguem a todos os professores, vinculados à Unidade Escolar, a saber: efetivos para carga suplementar, Categoria F para aumento de carga horária, e Categoria O com contrato ativo, inclusive aqueles que se encontram em interrupção de exercício, com habilitação e ou qualificação em História e Geografia, para que respondam à pesquisa de interesse por aulas em potencial da professora JOCELINE FERREIRA DO NASCIMENTO ROSADA, na Escola Estadual “CÔNEGO MANUEL ALVES, município de Limeira, que deverá ser designada PCNP na Diretoria de Ensino.

A pesquisa estará aberta até 4ª feira, dia 16/09/2020 às 23 horas e 59 minutos. 

Link da pesquisa: 

https://forms.gle/wBWR1sY9WsyDtgRR6 

Agradecemos a colaboração de todos!

Atenciosamente:

Comissão de Atribuição de Classes e Aulas.

 

 

COMUNICADO DERLIM DE 16.09.2020 

 

NÚCLEO DE APOIO – NA 

Fone 3404.2952 (Gracielle) delim@educacao.sp.gov.br

Fone 3404.2986 (Fabiola) delimat@educacao.sp.gov.br

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971– delim@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Plano de alteração do Calendário Escolar 

 

Senhores (as) Diretores (as):

Conforme informações já encaminhadas anteriormente, reiteramos a solicitação de envio do plano de alteração do calendário escolar, pois o prazo foi até 11/09 (sexta-feira). O modelo de ofício a ser enviado, encontra-se disponível no Comunicado DERLIM de 02/09. As unidades que não realizaram o envio do plano (ofício e ata) ao Supervisor da escola, terão até 16/09. Lembramos que, assim que o expediente retornar homologado, o mesmo deverá ser inserido na SED, até o dia 18/09, de acordo com orientações apresentadas no Comunicado DERLIM de 11/09.

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 

Fone 3404.2955delimnpe@educacao.sp.gov.br

1. Assunto: Instruções Preliminares sobre Escolha do PNLD 2020 Literário 

1.       Participarão as escolas e unidades da Fundação Casa que ofertam Anos Finais;

2.       O sistema pode ser acessado no endereço www.pddeinterativo.mec.gov.br;

3.       A senha de acesso ao sistema pertence à direção da escola;

4.       O conteúdo das obras estará disponível mediante senha gerada pelo sistema do PDDE Interativo à direção escolar para visualização pelos professores, confira manual (Anexos I a IV);

5.       Caso a escola não deseje receber os livros deverá acessar o sistema e indicar a opção “não desejo receber acervos literários” no campo para acervo e no campo para livros “não desejo receber obras literárias”;

6.       Se a escola não acessar o sistema ou não finalizar a escolha serão encaminhados aleatoriamente acervos e obras literárias constantes do guia conforme critérios do FNDE;

7.       Observar que há duas categorias: categoria I para alunos do 6º e 7º anos e categoria II para alunos do 8º e 9º anos;

8.       Sobre os acervos: a) cada escola deverá indicar na plataforma acervos dentre as 14 opções, b) cada acervo é composto de 23 a 25 obras, que serão destinados para Sala de Leitura, c) a quantidade de acervos estará em função de dados do Censo Escolar.

9.       Sobre livros do estudantes: a) a escola escolherá duas obras para cada aluno; b) as duas obras serão iguais para todas as turmas de um mesmo ano; c) as opções, primeira e segunda, dos dois títulos dos livros do aluno deverão ser de editoras diferentes (ou seja,  4 editoras diferentes); d) os livros do estudante e professor são reutilizáveis, portanto, devolvíveis ao final do ano letivo, pois possuem ciclo de atendimento de 4 anos;

10.   É necessário inserir a “Ata de Escolha”, digitalizada em um único documento para respectiva finalização do registro de escolha;

11.   As escolas devem: a) manter sigilo absoluto sobre dados de acesso a sistema de registro da escolha; b) informar sobre visitas de representantes de editoras; c) divulgar, em local público, a ata de escolha e o comprovante do registro de escolha;

12.   É proibido às escolas e diretorias de ensino: a) aceitar, a qualquer tempo, vantagens, presentes ou brindes em razão da escolha de materiais do PNLD; b) permitir o acesso de representantes, de detentores de direitos autorais ou editoras nas dependências da escola ou diretoria de ensino durante o período de escolha

Com a finalidade auxiliar o processo de escolha do PNLD 2020 Literário acompanha esta mensagem os seguintes anexos: a) guia PNLD 2020 Literário; b) passo a passo PNLD 2020 Literário; c) orientações gerais PNLD 2020 Literário; d) acessar obras PNLD 2020 Literário.

Para visualizar as resenhas das obras aprovadas no Guia de Livros Didáticos do PNLD 2020, acesse o guia digital em https://pnld-dev.nees.com.br/pnld_2020/inicio .

 

 

Anexo I

Anexo II

Anexo III

Anexo IV

 

2. Assunto: Comunicado COPED nº 85 

 

COMUNICADO EXTERNO CONJUNTO COPED/SUBSECRETARIA  Nº.  85/2020

 

São Paulo, 15 de setembro de 2020.

 

 

Assunto: Formações adicionais com o foco na preparação para apoio e condução dos desdobramentos das transmissões realizadas pelo Centro de Mídias que compõem as ATPC de Recuperação e Aprofundamento

 

Prezado (a) Dirigente,

 

 

Prezados Dirigentes de Ensino, equipes de Supervisão, equipes dos Núcleos Pedagógico e  gestores escolares.

Conforme informado nas apresentações do Programa de Recuperação e Aprofundamento, professores de Língua Portuguesa e Matemática que tiverem interesse estão convidados a participarem de formações adicionais com o foco na preparação para apoio e condução dos desdobramentos das transmissões realizadas pelo Centro de Mídias que compõem as ATPC de Recuperação e Aprofundamento. Tais formações adicionais – que têm como foco a formação de formadores – trarão a oportunidade do professor consolidar e aprimorar sua prática pedagógica de formador de professores com a aplicação dos aprendizados adquiridos apoiando a formação de seus pares durante as ATPCs.

 

Atuar como professor facilitador é uma opção de cada docente, caso tenha interesse em:

 

  • participar, opcionalmente, de formações adicionais oferecidas pelo órgão central, podendo ser complementada pela DE, antes da realização das ATPC;
  • apoiar o Professor Coordenador (PC) no desenvolvimento das ATPC com os colegas, com foco nas especificidades do ensino e da aprendizagem do componente.

 

Todos os professores de Língua Portuguesa e Matemática (incluindo os professores polivalentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental) interessados em participar das formações de formadores no Centro de Mídias poderão acompanhá-las, independentemente de serem indicados como facilitadores ou não, inclusive como uma oportunidade de conhecerem e, caso se interessem, se disponibilizem a atuar como facilitadores durante as ATPC.

 

As formações dos formadores (PC, PCNP e professores facilitadores) ocorrerão uma semana antes de cada ATPC de Recuperação e Aprofundamento, conforme esta agenda:

 

  • Anos Iniciais do Ensino Fundamental: terça-feira às 13h30 (com semanas intercaladas de Língua Portuguesa e Matemática);
  • Anos Finais e Ensino Médio – Matemática: segunda-feira às 8h30;
  • Anos Finais e Ensino Médio – Língua Portuguesa: segunda-feira às 13h30.

 

OBS.: Como as ATPC de recuperação e aprofundamento alternam-se com pautas propostas pela EFAPE, cumpre destacar que nem todas as semanas acontecerão formação de formadores. – para Anos Finais e Ensino Médio ocorrerá a cada quinzena. Para os Anos Iniciais, teremos (i) uma semana com formação dos formadores para condução da pauta de Língua Portuguesa; (ii) na semana seguinte de Matemática e na (iii) terceira não haverá formação de formadores. Em seguida, esse mesmo ciclo se repete sucessivamente.

 

Destacamos que a atuação do professor como facilitador não substitui o PC em suas atribuições, em especial como formador, cabendo ao professor contribuir para a mediação das atividades pedagógicas de trabalho coletivo, cuja organização e condução cabe ao PC. Além disso, não há remuneração ou gratificação adicional pois a atuação enquanto facilitador ocorrerá durante o horário regular de trabalho dentro de sua carga horária semanal – durante tempo de ATPC do qual já participa – tendo porém durante esse mesmo tempo um papel mais ativo apoiando o PC, e tendo a oportunidade de participar, opcionalmente, de formações para as quais estão convidados. Como é opcional para os docentes, algumas escolas poderão não contar com professores facilitadores.

 

Não há limitação quanto ao número de professores facilitadores em cada escola; por exemplo, pode haver um professor facilitador de Matemática para o período matutino e outro para o período vespertino e cada um poderá apoiar as ATPC da manhã e da tarde, respectivamente. E as formações dos formadores serão abertas a todos os professores interessados.

 

No tutorial disponível neste link, serão apresentadas orientações sobre a indicação dos professores facilitadores na SED (Secretaria Escolar Digital), para que possam ser reconhecidos pela contribuição para a formação de seus pares, incluindo menção honrosa por terem contribuído com a formação dos seus pares na escola, e sua participação nas formações dos formadores possa ser acompanhada.

 

Lembramos que para a indicação de quem serão os professores facilitadores, o diretor da escola, em conjunto com os demais membros equipe gestora da escola e professores, identifica os professores que teriam interesse, e seleciona quem serão os professores facilitadores da escola, caso haja. Para o registro dessa indicação, solicitamos que os gestores escolares – Diretor de escola, Vice-diretor, Professor Coordenador ou Gerente de Organização Escolar (GOE) indiquem se suas escolas têm professores facilitadores, e se sim quais são, até o dia 25 de setembro de 2020. Destaca-se que, caso a escola tenha mudanças nos seus professores facilitadores, poderão realizar também alterações posteriormente.

CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH 

Fone 3404.2961 (Cecília) 3404.2984 (Madalena) delimcrh@educacao.sp.gov.br

Núcleo de Administração de Pessoal – NAP 

Fone 3404.2968/2964/2965/2993/2992/2967 (Aline) delimnap@educacao.sp.gov.br

  1. Assunto: Desincompatibilização – ATA DE CONVENÇÃO PARTIDÁRIA

Lembrando que a entrega da Ata de convenção Partidária, que deve ocorrer até o dia 17/09/2020, com lista de candidaturas aprovadas, que inclua o nome do candidato, e o consequente registro de candidatura fornecido pelo TRE, tem que ser apresentado ao Centro de Recursos Humanos da Diretoria de Ensino no primeiro dia útil subsequente a realização da Convenção Partidária, para fins de manutenção do afastamento para concorrer às eleições.

 A Ata dos servidores afastados deverá ser entregue, impreterivelmente até 18/09/2020, mediante envio ao e-mail institucional ana.schnoor@educacao.sp.gov.br , c/c para delimcrh@educacao.sp.gov.br .

Segue abaixo relacionados os servidores que até o presente momento não entregaram a documentação mencionada:

NOME 

RG 

U.E 

CARGO/FUNÇÃO  

CATEGORIA 

MARCIA CRISTINA BERBEL FABRIS

19138495

ODILON CORREA-PROF.

DIRETOR DE ESCOLA

EFETIVO

CRISTIANE BEATRIZ GARCIA

26235322 – 2

CASTELLO BRANCO

AGENTE DE ORGANIZACAO ESCOLAR

EFETIVO

IZILDA FRANCISCA ARENA

10381938 – 1

MARCIANO TOLEDO PIZA

AGENTE DE ORGANIZACAO ESCOLAR

EFETIVO

ANA PAULA XAVIER FIUZA

34504317 – 0

 MARIA AP.SOARES LUCCA-PROFA

PEB II

CATEGORIA O

EVANDRO JUVENCIO RODRIGUES

26725035 – 6

ELY DE ALMEIDA CAMPO

PEB II

CATEGORIA O

MARILIM APARECIDA FERNANDES CRISTALDO

53304613 – 0

CELIO RODRIGUES ALVES

PEB II

CATEGORIA O

RAFAEL SILVA PRADO

47608081 – 2

JOSE APPARECIDO MUNHOZ PROF

PEB II

CATEGORIA O

EDUARDO LOPES DE ARAUJO

40353788 – 5

ARY LEITE

PEB I

CATEGORIA V

ADALBERTO DI LABIO

15686702 – 3

MAGDALENA S.GROSSO

PEB II

Efetivo

ARISTIDES LANGE FILHO

25152613 – 6

JOSE APPARECIDO MUNHOZ PROF

PEB II

EFETIVO

CLAUDIO BERALDINO DELLA ROCCA RIBEIRO

32772165 – 0

CAROLINA A VASCONCELLOS

PEB II

EFETIVO

DALBERTO CHRISTOFOLETTI

25355649-1

ODILON CORREA-PROF.

PEB II

Efetivo

DENILSON GRANCO(DI 1)

15615827 – 9

CESARINO BORBA

PEB II

Efetivo

DENILSON GRANCO(DI 2)

15615827 – 9

CESARINO BORBA

PEB II

Efetivo

GUILHERME MAERKI COGHI

43231155 – 5

ARMANDO FALCONE

PEB II

EFETIVO

JOSE ROBERTO PENNACHI SILVEIRA

9632637 – 2

MARIA SANTO I.LIMA

PEB II

EFETIVO

LILIAN DE CAMPOS MARTINS

16341942

OCTAVIO PIMENTA REIS

PEB I

EFETIVO

ROSA MARIA LOPES

14972533 – 4

CELIO RODRIGUES ALVES

PEB II

EFETIVO

ROSE MARIE RODRIGUES MARTINELLI VISCAINO

16296432-8

JOSE CARDOSO

PEB II

EFETIVO

CUMPRIMENTOS:

Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidades por mais um ano de vida à:

– Roseli Ricce Bortoletto, Supervisora de Ensino – 17/09 (quinta-feira).

Atenciosamente,

Magda de Moraes

Dirigente Regional de Ensino