COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 16.05.2025

COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 16.05.2025
 
DIRIGENTE/ GABINETE
Fone: 3404-2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
Fone: 3404-2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE LIM
Fone: 3404-2970/3404-2971 – delim@educacao.sp.gov.br
 
1. Assunto: Eleição Eletrônica – CIPA 2025
Prezados gestores,

Segue, anexo I, o ppt referente as informações sobre a Eleição Eletrônica CIPA – 2025

CONFIRA O ANEXO AQUI

COMUNICADO DERLIM DE 16.05.2025
 
DIRIGENTE/ GABINETE
Fone: 3404-2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
Fone: 3404-2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br
1. Assunto:  Pesquisa sobre Professores Ingressantes
Reencaminhamos assunto publicado no COMUNICADO DERLIM de 15.05.2025.
Solicitamos as equipes gestoras o preenchimento da pesquisa sobre professores ingressantes, link abaixo, até o dia 19.05.2025 (segunda-feira).
 
 
2. Assunto: Edital – Vice Diretor – EE Barão Piracicaba
A EE. Barão de Piracicaba nos termos da Resolução SEDUC nº 52, de 29-06-2022, torna pública a abertura do período de recebimento de propostas de trabalho e realização de entrevistas para docentes interessados em exercer junto à esta Unidade Escolar a função gratificada de Vide Diretor Escolar. Segue edital enviado pela Unidade Escolar, anexo I.
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE LIM
Fone: 3404-2970/3404-2971 – delim@educacao.sp.gov.br
 
1. Assunto: Processo Seletivo Simplificado de Agente de Organização Escolar – 2025 (Previsão de Horário de Trabalho)
A Comissão Especial de Contratação por Tempo Determinado – CE-CTD da Diretoria de Ensino – Região Limeira, solicita o preenchimento da tabela por meio do link abaixo, com a indicação da previsão do horário de trabalho para os contratados a partir do Processo Seletivo Simplificado de Agente de Organização Escolar – 2025, de acordo com o número de vagas disponíveis para cada Unidade Escolar, até às 12h00, do dia 21/05/2025, impreterivelmente.
Será realizada sessão de escolha no dia 26/05/2025. 
LOCAL: Diretoria de Ensino – Região de Limeira
ENDEREÇO: Rua Cesarino Ferreira, 145, Vila Piza – CEP 13486-159 – Limeira/SP
 
HORÁRIO: 8h30
Municípios: Santa Gertrudes – Iracemápolis – Cosmópolis – Cordeirópolis – Engenheiro Coelho – Ipeúna – Artur Nogueira.
HORÁRIO: 14h00
Municípios: Rio Claro e Limeira
Comissão responsável pelo Processo Seletivo Simplificado Agente de Organização de Escolar 2025
 
 
2. Assunto: Atualização sobre Pagamento das Bolsas: Aluno Monitor BEEM
Prezados(as),
Seguimos no aguardo da finalização da abertura das contas Poupança Social Digital pelo Banco do Brasil. Por esse motivo, os pagamentos das bolsas de março e abril ainda não foram efetuados.
Estamos em contato constante com o banco, que nos informou que a previsão é concluir a abertura de todas as contas até metade da próxima semana, com os valores sendo depositados na sequência na mesma data de abertura da conta.
Assim que recebermos uma confirmação oficial com data definitiva, enviaremos a atualização imediatamente aos pontos focais das Diretorias de Ensino, com total agilidade e transparência. Também iremos enviar uma comunicação quando as contas forem abertas.
Agradecemos a compreensão e seguimos à disposição.
3. Assunto: Acompanhamento- Estágio Probatório “Professor Ingressante”
Segue, anexo II, material da reunião do Estágio Probatório “Professor Ingressante” realizada no dia 15/05/2025.
4. Assunto: Curso Saúde Mental na Escola – Ame Sua
Em parceria com o Instituto Ame Sua Mente, o CONVIVA e a EFAPE disponibilizou a terceira edição da formação “Ame Sua Mente na Escola”.
Essa formação oferece aos educadores a oportunidade de acessar conteúdos atualizados e fundamentados, promovendo uma nova cultura sobre saúde mental no ambiente escolar. Além de estratégias de promoção de saúde mental para educadores e estudantes, o curso também aborda a prevenção de transtornos mentais entre os jovens.
Entre os principais objetivos da formação estão a redução do estigma relacionado à saúde mental, o desenvolvimento de habilidades para resolução de problemas e o fortalecimento da capacidade das escolas em identificar precocemente situações que demandam encaminhamento para assistência especializada.
O curso é oferecido em formato autoinstrucional e conta com uma variedade de recursos: vídeos, estudos de caso, planos de aula, podcasts e outros materiais desenvolvidos por especialistas em educação e saúde mental.
Se você realizou sua inscrição pelo AVA EFAPE, fique atento ao prazo para concluir a e garantir a pontuação necessária para a evolução na carreira. Acesse a plataforma, finalize os oito módulos e suas respectivas avaliações até 31 de julho de 2025.
Confira a seguir alguns depoimentos dos cursistas concluintes sobre a formação:
“O material foi elaborado de maneira bem completa. Exemplos e evidências também estão presentes. Salvei o material para fazer uso dele ao longo do ano.” P.H.B.
“Curso extremante relevante para minha prática docente. Aborda temáticas importantes e enriquecedoras para subsidiar meu trabalho.” S.S.
“As aulas favoreceram a reflexão sobre os temas tratados e auxiliaram com dicas de manejo para conseguir lidar com os conflitos que vivemos no ambiente escolar.” H.C.P.
Em caso de dificuldades com o acesso, assista o vídeo a seguir: Passo a passo https://www.loom.com/share/4a3fec77863a466f9957b43204dbe0d2?sid=70eb0614-9020-4980-98b9-fb1f97188279
Se ainda assim não conseguir acessar, entre em contato com o suporte: suporte@amesuamente.org.br ou (11) 97202-5978 de segunda a sexta das 8h às 20h.
Cuidar da mente é cuidar da gente, quanto mais cedo melhor!
Não perca essa oportunidade e estamos aqui para apoiá-los.
5. Assunto: Dia C – Dia da convivência nas escolas
Conforme Boletim Semanal Subsecretaria n° 19, de 16 de maio de 2025, a Equipe CONVIVA Regional da Diretoria de Limeira transmite informações sobre o DIA C – DIA DA CONVIVÊNCIA NAS ESOLAS, conforme segue:
Interessados: Diretorias de Ensino, diretores, vice-diretores, POCs, PEC Conviva, Supervisores Conviva e demais públicos interessados
O Dia C é uma ação promovida pela CONVIVA SP e realizada pela gestão das escolas que visa estreitar laços com as famílias, proporcionando um espaço de diálogo entre educadores e a comunidade escolar. O objetivo deste dia é promover a reflexão de pais e responsáveis sobre o impacto do uso das redes sociais na vida dos estudantes.
O público-alvo desta ação serão os pais e responsáveis de estudantes dos Anos Finais e Ensino Médio, das escolas estaduais do Estado de São Paulo.
Para a formação sobre o Dia C foram realizados encontros formativos de forma síncrona via Teams com duração de 2 horas para vice-diretores e POCs, e também participaram PEC, Supervisor Conviva e psicólogos.
Durante esses encontros formativos, foram debatidos temas de grande relevância para a proteção e a convivência, com destaque para o cyberbullying e a necessidade de supervisão no ambiente online, aproveitando a grande repercussão gerado pela série “Adolescência“, onde foram exibidos cenas do filme, sinalizando as vivências diárias desafiadoras numa escola bem como parte da convivência diária de uma família.
Foi exibido um vídeo da delegada Lisandréa Salvariego Colabuono, delegada de Polícia e Coordenadora do NOAD – Núcleo de Análise e Observação Digital, que trouxe várias vivências dos riscos que as plataformas digitais oferecem aos nossos estudantes, bem como ações eficazes em prol da preservação da vida.
E será utilizado pelos vice-diretores e POCs para realizarem as reuniões com pais e responsáveis no Dia C.
Orientações sobre Convocação de Servidores podem ser consultadas no COMUNICADO CGRH – 03/04/2025. O CONVIVA-SP com essa ação trabalha para que a disseminação da cultura de prevenção seja efetivada em todas as comunidades escolares do Estado de São Paulo.
6. Assunto: Questionário – Ensino Médio e EJA- Comunicado Conjunto COPED/CITEM
Com o intuito de fortalecer a busca ativa e reduzir a evasão escolar, por meio do Programa Pé de Meia, elaboramos um questionário voltado aos estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa estará disponível no período de 16 a 30 de maio, e o acesso será realizado via Secretaria Escolar Digital (SED), conforme o tutorial: https://docs.google.com/presentation/d/1nUecI3Ch2b25vNNNYbhnRae8tW5OVHCp/edit?usp=sharing&ouid=102359277282019239566&rtpof=true&sd=true
Pedimos o apoio de todos para ampla divulgação do questionário aos estudantes. Segue sugestão de comunicação:
Prezados estudantes do Ensino Médio e da EJA, queremos ouvir vocês!
Sua experiência escolar é fundamental para entendermos melhor os desafios, expectativas e vivências do dia a dia. Por isso, convidamos você a responder à pesquisa que preparamos. É rápida, fácil e sua participação pode trazer melhorias importantes para sua rotina escolar.
Acesse o formulário da pesquisa e contribua para a construção de uma escola mais acolhedora e eficiente para todos. Sua voz faz a diferença!
Contamos com vocês!
7. Assunto: Atividade Avaliativa: Análise do Vídeo – avaliação por pares
Público-alvo: Cursistas da Escola de Gestão que alcançaram nota igual ou superior a 7,0 na atividade avaliativa de Múltipla Escolha do Módulo 3.
Datas: As datas seguem os cronogramas semanais das turmas
Turma de segunda-feira: 16/05 a 18/05/2025
Turma de terça-feira: 17/05 a 19/05/2025
Turma de quarta-feira: 18/05 a 20/05/2025
Turma de quinta-feira: 26/05 a 28/05/2025
Turma de sexta-feira: 27/05 a 29/05/2025
Informações: Essa atividade é simples, mas essencial para concluir o módulo 3 com sucesso. Reserve um tempinho para essa etapa e finalize sua participação com tranquilidade.
 
NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE
Fone: 3404-2955 (Viviana) – delimnpe@educacao.sp.gov.br
 
1. Assunto: Grêmio Estudantil
1.Feiras Estudantis – Expressão, Protagonismo e Criatividade
 As Feiras Estudantis são espaços organizados por estudantes e para estudantes, onde a troca de saberes, criatividade e protagonismo juvenil ganham vida! É o momento de mostrar projetos, ideias, pesquisas e criações nas áreas de ciência, arte, cultura, tecnologia, meio ambiente, direitos humanos, entre outras.
Período para realização das Feiras nas escolas: 26 de maio a 06 de junho de 2025
Cada escola pode definir seu próprio formato, tema e dinâmica. Normalmente, os estudantes escolhem um tema central (como sustentabilidade, profissões ou cultura) e organizam projetos em grupo, com apresentações abertas para a comunidade escolar.
No site oficial do Grêmio Estudantil você encontra:  https://sites.google.com/prof.educacao.sp.gov.br/gresp/
  • Explicações claras sobre o que são as feiras;
  • Um modelo de plano de ação com exemplos aplicáveis às feiras;
  • Um cardápio de ideias temáticas para inspiração (os temas sugeridos são orientativos — as escolas podem escolher livremente).
2. Plano de Ação Gremista – Compromisso e Responsabilidade
Vice-diretores e articuladores do Grêmio, orientem as Coordenações Gremistas de suas escolas para que todos os grêmios elaborem um Plano de Ação. Trata-se de uma responsabilidade coletiva e uma exigência formal, especialmente para as escolas que receberão recursos do PDDE Grêmio.
Além de direcionar os esforços da coordenação gremista, o Plano de Ação é uma ferramenta estratégica que permite planejar melhor as atividades, justificar o uso dos recursos e garantir que as ações estejam alinhadas com as demandas reais dos estudantes.
Base legal:
  • Resolução SEDUC 45/2025 – Art. 17: prevê a elaboração do planejamento de ações como atribuição da coordenação gremista.
  • Resolução SEDUC 76/2024 – Arts. 4º e 5º: exige que o plano seja aprovado pela escola e contenha o registro da escolha de eixo em assembleia, com ata anexada.
No site oficial do Grêmio Estudantil, está disponível uma sugestão, útil tanto para o planejamento geral do grêmio quanto para a organização da feira estudantil.
3. PDDE Grêmio – Consulta e Instruções para Aplicação
De acordo com Boletim Semanal da Subsecretaria n. 18 de 09 de maio de 2025, informo:
Os recursos financeiros destinados ao Grêmio Estudantil devem ser utilizados prioritariamente conforme as necessidades apontadas pelos próprios estudantes. Para isso, é fundamental que a escolha dos itens seja feita com base na Lista de Itens do PDDE Grêmio, disponível no seguinte link:
Após a definição dos itens, o Grêmio Estudantil deverá preencher o Plano de Ação, seguindo o modelo disponibilizado no Hub de Inteligência e Gestão. No mesmo ambiente virtual, os estudantes poderão consultar os valores repassados à escola pelo PDDE Grêmio, já descrito como custeio e capital, o que facilitará o preenchimento adequado do Plano de Ação, respeitando os limites orçamentários.
Consulta do valor disponível para cada escola e acesso ao plano de ação específico do PDDE: https://hubinteligenciaegestao.educacao.sp.gov.br/
O diretor da escola deve entrar com seu login e senha da SED.
4. N3 – Eleição de Representantes do Polo 16
As escolas que inscreveram candidatos à representatividade regional participarão da Eleição da N3.
Formato: Votação por formulário online
Data da eleição: 21/05/2025 Horário: das 10h00 às 11h00
Cada DE terá 10 eleitores, representando 10 escolas (incluindo os candidatos). Candidatos também votam.
Orientação às Escolas Participantes:
  • Vice-diretor deve garantir que os coordenadores gremistas tenham acesso aos vídeos para que juntos possam escolher o melhor representante e votar de forma consciente.
  • Link para o Drive com os vídeos dos candidatos (acesso até 20/05);
  • Link para o formulário de votação (acesso apenas no horário da eleição)
As escolas selecionadas para participar da votação são:
E.E. Carolina Augusta Seraphim
E.E. Luigino Burigotto
E.E. Profº Roberto Garcia Losz
E.E. Alberto Fierz
E.E. Chanceler Raul Fernandes
E.E. Gabriel Pozzi
E.E. Leovegildo Chagas Santos
E.E. Maria Carmem Codo Jacomini
E.E. Pedro Rapahel Da Rocha
E.E. Silvia Ap. Bueno Ortolan
PEC – Desenvolvimento Curricular de Ciências Humanas – Ponto Focal do Grêmio Estudantil – Ariane Guimarães
2. Assunto: Plano Anual de Trabalho das Turmas de Atividades Curriculares Desportivas e Artísticas (ACDA)
Interessados: Diretores de escola e professores de Educação Física
 
Turmas de ACDA em continuidade
Os professores com turmas em continuidade (abertas em anos anteriores e mantidas em 2025) deverão encaminhar à Gestão da Unidade Escolar:
– Plano anual de trabalho por turma (modelo em ANEXO).
A Gestão da Unidade Escolar encaminha, em papel físico, assinado e carimbado pelo Diretor, para a Diretoria de Ensino, ao Núcleo Pedagógico, A/C Camila PEC – Ponto focal ACDA, os planos das respectivas turmas de ACDA e cópia da ata do Conselho de Escola com o parecer pela manutenção da turma de 2024 para 2025.
Prazo: Até 30 de maio de 2025.
Novas turmas ACDA 2025
Poderão ser homologadas novas turmas, conforme previsto no artigo 9º da Resolução SEDUC 115, de 05-11-2021. O professor elabora o plano anual de trabalho por turma, com dia/hora e lista completa de estudantes com: RA, RG, data de nascimento e ano/série de origem (modelo em ANEXO). O Conselho da escola emite o parecer e a solicitação da abertura da turma de ACDA registrado em ata. A Gestão encaminha para a DE o plano e a cópia da ata, por meio de abertura de expediente para fim de homologação ao Núcleo Pedagógico, A/C Camila PEC – Ponto focal ACDA, em 2 vias. Após homologadas, as mesmas deverão ser cadastradas no sistema SED, com solicitação de alteração de quadro resumo pelo setor de matrícula da Diretoria de Ensino para a CITEM.
Prazo: Até 31 de julho de 2025.
Em caso de dúvidas encaminhar e-mail: setin@prof.educacao.sp.gov.br
Contato: (19) 3404-2987
3. Assunto: Plano de Ação – “Joga Junto, Aprende Junto: A escola na mesma equipe que você”
Prezada equipe escolar,
Em continuidade ao plano de ação de atividades esportivas iniciado durante o planejamento escolar de 2025, em parceria com os professores de Educação Física, comunicamos que está disponível o formulário de acompanhamento das ações previstas no âmbito do projeto “Joga Junto, Aprende Junto – A escola na mesma equipe que você”.
Este formulário tem como objetivo sistematizar e acompanhar as estratégias e iniciativas desenvolvidas por cada unidade escolar, garantindo alinhamento com os objetivos pedagógicos e fortalecendo a integração entre escola, estudantes e comunidade por meio do esporte.
Contamos com a participação de todos para o preenchimento responsável e dentro do prazo estabelecido. Favor preencher até 23/05/25 (sexta-feira) link abaixo:
4. Assunto: Orientações sobre o XIII CONCURSO DE REDAÇÃO / Núcleo de Educação em Câncer do Hospital de Amor
Prezados gestores,
Estamos entrando na segunda fase do Concurso de Redação do Hospital do Amor, nela cada escola interessada a participar deverá enviar por e-mail até o dia 30/05/2025 as redações selecionadas à sua respectiva Diretoria Regional de Ensino (A/C do Núcleo Pedagógico) e na sequência deverá preencher a planilha eletrônica (no Google Drive) a seguir:
Email para envio das redações: guimaraesariane@professor.educacao.sp.gov.br
5. Assunto: Material da Reunião de Orientações para aplicação do Teste de Fluência Leitora – 6º ano
Encaminhamos o material utilizado na reunião de Orientações para aplicação do Teste de Fluência Leitora – 6º ano, realizada em 16/05/2025.
Na pasta vocês encontrarão:
· Guia Orientador para aplicação do Teste de Fluência Leitora
· Vídeos tutoriais (visão estudante e educador)
· Gravação da Reunião
· Orientações sobre a aplicação aos estudantes público-alvo da Educação Especial
6. Assunto: Atualização Planos de Aula Redação e Leitura 6° e 8º anos EFAF
Os planos de aula do 2° bimestre de Redação e Leitura dos 6° e 8° anos EFAF foram atualizados no repositório, visando a melhor adequação das obras indicadas para o ano escolar. Os professores podem optar por continuar a leitura dos livros já iniciados, sem prejuízo ao trabalho pedagógico. Reforçamos a importância do trabalho de mediação de leitura pelos professores, conforme sinalizado nos planos.
7. Assunto: Informações – Plataformas Educacionais
7. 1. Aplicação do Teste de Fluência Leitora para Estudantes do 6º ano
No período de 21/5 a 10/6, os estudantes do 6º ano realizarão o Teste de Fluência Leitora, dentro da plataforma Leia SP. O objetivo é realizar um diagnóstico das habilidades de leitura dos estudantes dos 6º anos da Rede Estadual de SP, a fim de traçar estratégias que auxiliem na recuperação dessas aprendizagens. Seguem, abaixo, as orientações:
• A participação é obrigatória, exceto para determinados casos sobre os quais os PECs Desenvolvimento Curricular Língua Portuguesa já foram orientados;
• A aplicação do teste aparece somente no perfil do estudante e deverá ser realizada na escola, com o acompanhamento do professor responsável pela plataforma (Redação e Leitura);
• Professores de Sala de Leitura e Gestores podem auxiliar o professor na aplicação, caso seja necessário.
7.2. Cronograma de entregas – Redação Paulista
Divulgamos o calendário para a entrega das propostas de redação, estabelecido em um cronograma de cinco semanas, a contar da primeira semana letiva. Link: https://bit.ly/3GLabXl
 Informamos que, no período compreendido entre 23 de junho de 2025 e 25 de julho de 2025, será promovido um evento de incentivo à leitura. Em decorrência desta iniciativa, a semana de 23 de junho de 2025 deverá iniciar-se com atividades de leitura, sendo estas contabilizadas para o cômputo das cinco semanas que integram a Proposta 5.
Ressalta-se que tal procedimento não acarretará impacto no registro de aula, visto que o docente poderá consignar, no campo de observações, o trabalho desenvolvido durante o período.
Orientações complementares referentes a esta semana serão divulgadas oportunamente.
7. 3. Retificação – Fluência Leitora Plataforma Elefante
Reencaminhamos o cronograma referente à aplicação dos Testes de Fluência Leitora – Elefante Letrado, destinado à Rede Estadual de Ensino, com a devida retificação de data
Pedimos a divulgação para as unidades escolares da rede estadual.
7.4 Conversa ao vivo com Rodrigo França
No dia 22 de maio, às 14h30, teremos um bate-papo online com o autor Rodrigo França, autor do livro O Pequeno Príncipe Negro. O tema será Protagonismo Negro.
Compartilhem com suas escolas e chamem estudantes e professores para esse momento especial.
A transmissão será ao vivo, pelo canal Sala de Leitura do CMSP e pelo Youtube da SEDUC.
Quer participar? Envie sua pergunta clicando aqui! https://forms.gle/gDB5aCbK6BJo73zp7
8. Assunto: Reabertura das Plataformas- Expansão, Projeto de Empreendedorismo, ALURA e SPeaK – Comunicado Conjunto COPED/CITEM
Informamos que os estudantes do Ensino Médio Noturno terão uma nova oportunidade de realizar as atividades que ainda não fizeram, previstas para o 1º bimestre de 2025, referente aos componentes curriculares ofertados em Expansão por meio das seguintes plataformas:
· Plataforma Expansão Noturno
· Plataformas Externas (ALURA, SPeaK e Projeto de Empreendedorismo) DESTAQUES IMPORTANTES – Plataforma Expansão
1. Para que o percurso seja validado, é imprescindível que o estudante conclua 100% das atividades, incluindo os conteúdos e os questionários.
2. Estudantes que já realizaram as (2) duas tentativas disponíveis no questionário não poderão refazê-lo, mas os conteúdos seguirão acessíveis para estudo e acompanhamento.
3. Todos os conteúdos permanecerão acessíveis para estudo e revisão. FIQUEM ATENTOS! Os conteúdos dessas plataformas estarão presentes na Prova de Recuperação Semestral.
Cronograma Plataforma Expansão, Projeto de Empreendedorismo, ALURA e SPeaK:
· 14/5/2025: Reabertura da Plataforma Expansão Noturno.
· 25/7/2025: Encerramento do prazo para realização das atividades na plataforma.
Fechamento de Expansão – 1º Bimestre de 2025
· As notas serão disponibilizadas a partir do dia 12/8/2025.
· O período de reabertura para lançamento do fechamento de expansão do 1º bimestre de 2025 no Diário de Classe será de 12/8/2025 a 18/8/2025.
· Os professores deverão realizar o procedimento por meio da plataforma Sala do Futuro – Professor, acessando o link: https://saladofuturoprofessor.educacao.sp.gov.br/Inicio
Passo a passo:
1. Acesse o site e realize o login com sua conta gov.br.
2. No ambiente inicial, clique no card “Diário de Classe”.
3. Em seguida, selecione o acesso rápido “Fechamento”.
9. Assunto: Desafio dos Dados – Pense Grande Tech 2025 para Escolas da Rede Estadual de SP
A Maratona Acadêmica de tecnologia – Desafio dos Dados: Dados Locais, Oportunidades Globais é uma iniciativa promovida pela Fundação Telefônica e faz parte do Programa Pense Grande Tech.
O Programa Pense Grande, da Fundação Telefônica, convida jovens estudantes Educação Profissional e Tecnológica em cursos de tecnologia, a pensarem no seu projeto de vida, compreendendo as tecnologias digitais como aliadas na solução dos desafios do dia a dia, tornando-os aptos a usarem elementos da Cultura Digital e, desta forma, ampliar sua forma de expressão e compreensão da sociedade atual. Possui, então, o intuito de fortalecer cada vez mais a tecnologia como instrumento de transformação.
Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEDUC/SP) e a Fundação Telefônica Vivo (FTV) convidam todas as escolas da rede estadual a participarem do Desafio dos Dados 2025.
Este desafio é uma maratona acadêmica destinada aos estudantes do itinerário técnico nos cursos de tecnologia (Ciência de Dados e Desenvolvimento de Sistemas), proporcionando uma oportunidade única para aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula na resolução de desafios reais com tecnologias digitais, dados e inteligência artificial.
A participação é totalmente gratuita, não sendo necessária a aquisição de qualquer produto, bem, direito ou serviço, nem está condicionada ao pagamento de qualquer quantia e/ou valor aos participantes, seja qual for sua natureza e ainda que a título de ressarcimento de tributos.
O objetivo desta ação é promover aos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica uma experiência imersiva, colaborativa e que requisite a utilização dos conhecimentos e habilidades desenvolvidas no próprio itinerário formativo profissionalizante, por meio de uma competição, dividida em etapas e fases, entre equipes.
Participantes elegíveis: Estudantes dos Cursos técnico em Desenvolvimento de Sistemas e de Ciência de Dados.
Incentive os estudantes a se inscreverem por meio do formulário disponível em: https://forms.gle/4F8t8u4Jsx65w2rw6
Para mais informações sobre o Desafio dos Dados 2025, acesse: Saiba mais sobre esse projeto clicando aqui. https://bit.ly/desafiodosdados25
Não perca essa chance de enriquecer a experiência educacional dos nossos estudantes!
Aproveite essa oportunidade! Uma iniciativa da Fundação Telefônica Vivo
10. Assunto: Errata – Currículo em Ação – Livro do Estudante Anos Iniciais
Informamos as seguintes erratas para o material do Currículo em Ação – Livro do Estudante – Volume 2 – Anos Iniciais:
3º ano
5º ano
História – Aula 4 – página 154
Matemática – Aula 9 – Atividade 4 – página 35
11. Assunto: Processo Seletivo COPED – Equipe Curricular Anos Iniciais
A Coordenadoria Pedagógica – COPED está selecionando professores, do Quadro do Magistério (QM), efetivos, interessados em atuar como Técnico Curricular na equipe de produção de materiais didáticos de Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Os profissionais selecionados por este processo serão afastados na Coordenadoria Pedagógica, para trabalho presencial, em dedicação exclusiva, de jornada integral, e farão jus à Gratificação de Atividade Pedagógica (GAP) e vale-refeição.
Período de inscrição: de 16 de maio de 2025 a 30 de maio de 2025.
12. Assunto: Concurso de desenho Toyama 2025
Datas: Período para produção e seleção dos desenhos nas escolas até 30/05/2025.
Informações: O Concurso de desenho Toyama 2025 tem como tema “Jardim Japonês”. Podem participar do concurso os estudantes com até 15 anos de idade das escolas da rede pública estadual de ensino, regularmente matriculados nos Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e no Centro de Estudos de Línguas (CEL) – japonês. Especificações sobre o tema, formato do desenho e informações de como participar estão disponíveis no regulamento e anexos do concurso https://efape.educacao.sp.gov.br/concurso-de-desenho/. Em caso de dúvidas, envie o seu e-mail para premioseconcursoscre@educacao.sp.gov.br.
13. Assunto: Concurso de música Faça (A Sua) Parte, em parceria com o TCESP
Datas: O prazo para produção e seleção nas escolas vai até 30 de maio de 2025
Informações: O tema do Concurso de música Faça (A Sua) Parte é “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”. Podem participar estudantes do Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª séries). Serão premiados três grupos. Cada estudante do grupo que ficar em primeiro lugar receberá um notebook, assim como o professor orientador. Para o segundo e terceiro lugares, o prêmio é um tablet para cada estudante e professor orientador. Os finalistas terão a oportunidade de conhecer a sede do TCESP e se apresentarão ao vivo na cerimônia de premiação. Para mais informações, acesse o site da EFAPE. https://efape.educacao.sp.gov.br/faca-a-sua-parte/ Em caso de dúvidas, envie seu e-mail para premioseconcursoscre@educacao.sp.gov.br.
14. Assunto: Planejamento de Aula – Frequência no Painel Escola Total (BI)
Público-alvo: Diretorias de Ensino, Unidades Escolares, Grêmios Estudantis
Datas: Período para produção e seleção das redações nas escolas até 06/06/2025
Informações: Podem participar do concurso de redação China e Brasil: “uma amizade que atravessa montanhas e mares” todos os estudantes matriculados nas escolas da rede pública estadual, jurisdicionadas as 91 Diretorias Regionais de Ensino do Estado de São Paulo, divididos em duas categorias:
● Categoria I – Anos Finais do Ensino Fundamental (8º e 9º anos);
● Categoria II – Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª séries).
Serão premiadas 33 (trinta e três) redações de cada categoria. Os(As) estudantes finalistas receberão prêmios como smartphones, tablets, relógios inteligentes e mochilas, conforme o regulamento do concurso. Já os professores orientadores das oito melhores redações de cada categoria serão premiados com caixas de som. Mais informações estão disponíveis no regulamento do concurso, acesse em Concurso de Redação: “China e Brasil: uma amizade que atravessa as montanhas e mares” – EFAPE | Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação, ou envie o seu e-mail para premioseconcursoscre@educacao.sp.gov.br.
15. Assunto: Exposição celebra 130 anos do prédio histórico da Escola Caetano de Campos
Público-alvo: todos servidores da SEDUC-SP.
Datas: até julho de 2025. Informações: O Núcleo de Memória e Acervo Histórico (NUMAH), do Centro de Referência em Educação Mario Covas (CREMC), convida os servidores da SEDUC-SP a visitar a exposição “‘O magnífico edifício que São Paulo possui’: 130 anos do prédio da Escola Caetano de Campos”, no andar térreo da sede da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP), na Praça da República.
A mostra celebra os 130 anos do prédio que originalmente abrigou a Escola Normal e a Escola Modelo, referências na formação de professores e na prática de ensino no Estado. O nome da exposição foi inspirado em uma notícia publicada no jornal Correio Paulistano, em 1894, que exaltava a inauguração do edifício como símbolo do progresso educacional paulista.
16. Assunto: Novidades no AVA-EFAPE: relatório de acompanhamento individual dos Planejamentos de Aula concluídos por semana
Público-alvo: todos os servidores da Seduc-SP
Datas: a partir de 12 de maio de 2025.
Informações: A partir dessa semana, os professores da rede terão acesso a uma nova funcionalidade: um relatório individual com o histórico de Planejamentos de Aula realizados semanalmente. Essa novidade foi desenvolvida para facilitar ainda mais o acompanhamento das ações formativas referente ao Planejamento de forma mais assertiva, proporcionando aos cursistas visualizar as ações concluídas de forma satisfatória, isto é, que foram acessadas, com as leituras realizadas e atividades com desempenho satisfatório.
Com essa nova funcionalidade, o professor consegue visualizar os registros de ações concluídas e identificar possíveis pendências em outros Planejamentos que iniciou, mas não concluiu seu desempenho.
Ressaltamos que os professores podem acessar as ações disponíveis do Planejamento de aula referente à semana vigente e à anterior. Isso permite que sejam revisitadas estratégias pedagógicas, atividades e recursos que foram bem-sucedidos, além de possibilitar a adaptação e melhoria contínua dos seus planejamentos de aula. Além disso, o acesso ao histórico de Planejamentos de aula realizados no AVA-EFAPE contribuirá para a organização do professor a longo prazo.
É de suma importância a compreensão de que essas ações proporcionam aos professores planejar suas aulas com base em dados concretos e experiências anteriores, garantindo uma abordagem mais estruturada e eficaz no processo de ensino-aprendizagem, além da troca de experiências e boas práticas entre os educadores, promovendo um ambiente colaborativo e enriquecedor. A ação formativa “Planejamento de Aula” é uma ferramenta valiosa para os professores, que poderão se inspirar nos planos de aula já realizados por seus colegas.
Estamos confiantes de que essa novidade trará muitos benefícios para todos os professores da rede, tornando o Planejamento de AULA no AVA-EFAPE ainda mais completo e eficiente. Aproveitem essa nova funcionalidade e continuem a inovar e aprimorar suas práticas pedagógicas!
Para visualizar o relatório o cursista deverá acessar o link “Planejamentos concluídos” na barra superior do AVA após fazer o seu login:
17. Assunto: Diálogos do Programa Alfabetização Ambiental – Saneamento Básico
Datas: 20 de Maio de 2025 (terça-feira) das 14h30 às 15h30, on-line (via CMSP no canal de Desenvolvimento Profissional).
Informações: O programa Alfabetização Ambiental é uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, com o objetivo de promover o desenvolvimento de temáticas socioambientais nos processos de ensino e de aprendizagem de professores e de alunos da rede pública estadual, além de valorizar as áreas protegidas como espaços educadores e promover os espaços escolares como locais de aprendizagem socioambiental.
18. Assunto: Concurso de vídeo Festival Afrominuto Flinksampa 2025 – 10ª edição
Público-alvo: Diretorias de Ensino, Unidades Escolares, Grêmios Estudantis.
Datas: 20/05 a 05/09/2025 período de produção e seleção dos vídeos nas escolas.
Informações: Realizada em parceria com a Faculdade Zumbi dos Palmares, a 10ª edição do Concurso de vídeo Festival Afrominuto Flinksampa é em homenagem aos 80 anos de vida e trajetória de Leci Brandão. O concurso é voltado para os estudantes da rede pública estadual de ensino, organizados nas seguintes categorias:
● Anos Iniciais do Ensino Fundamental
● Anos Finais do Ensino Fundamental
● Ensino Médio
● Educação de Jovens e Adultos (EJA e CEEJA)
Os(As) estudantes classificados(as) em 1º lugar de cada categoria receberão leitores digitais Kindle, certificados de participação e livros de literatura afro-brasileira da Editora Unipalmares e/ou de editoras parceiras. Os(as) classificados(as) em 2º e 3º lugares receberão certificados e livros.
Os(as) professores(as) orientadores(as) e as escolas dos três primeiros colocados também receberão certificados de participação e livros de literatura afro-brasileira.
Mais informações estão disponíveis no regulamento do concurso. https://drive.google.com/drive/folders/11I9GJg-nu1uRdvvaYsbNeb2ichER68Mt?usp=drive_link
19. Assunto: Programa Ignite de Empreendedorismo
Encaminhamos convite do Instituto Federal de São Paulo.
O Programa de Empreendedorismo Ignite, anexo III, é uma oportunidade única que combina tecnologia, mentoria e conteúdo de alta qualidade para impulsionar o aprendizado de estudantes e servidores. Inscreva-se para participar da nossa formação!
A formação síncrona ocorrerá nos dias 03/06 e 05/06, das 15h30 às 17h em link a ser enviado exclusivamente aos inscritos.
Inscreva-se em https://bit.ly/FacilitadoresIgnite até 29/05/2025.
A formação é parte da parceria do IFSP com a Fundação WadhWani e aberta a qualquer pessoa que queira utilizar o material para formar estudantes em empreendedorismo.
20. Assunto: 4ª OBMEP Mirim – Inscrições abertas!
Com satisfação anunciamos a abertura das inscrições da 4ª Olimpíada Mirim – OBMEP.
As inscrições para a 4ª Olimpíada Mirim estão abertas até 10 de junho exclusivamente no site https://olimpiadamirim.obmep.org.br. Leiam com atenção o regulamento e fiquem atentos às datas do calendário, pois as mesmas não serão prorrogadas.
Para realizar a inscrição da sua escola na 4ª Olimpíada Mirim – OBMEP, acesse o site https://olimpiadamirim.obmep.org.br, clique no banner “Inscreva-se aqui”, insira o código INEP (8 dígitos) de sua escola, clique em buscar e preencha as informações solicitadas.
Contamos com vocês para incentivar os alunos a participar da 4ª edição da Olimpíada Mirim – OBMEP (alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental).
Informamos que os alunos participantes da Olimpíada Mirim – OBMEP, serão divididos em 2 (dois) níveis, de acordo com o grau de escolaridade em que estiverem matriculados:
– Mirim 1: 2º e 3º ano do ensino fundamental
– Mirim 2: 4º e 5º ano do ensino fundamental
Em caso de dúvidas, por favor, entrem em contato com a OBMEP por e-mail olimpiadamirim@obmep.org.br ou pelo telefone (21) 2529-5084.
21. Assunto: Prepara SP 2025 – nova plataforma de preparação para o vestibular
Informamos que ficará disponível para alunos da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio a nova plataforma do Prepara SP, com acesso via Sala do Futuro. Importante ressaltar que a plataforma foi pensada de a partir da adesão e experiência positiva, relatada pelos estudantes, quanto à plataforma de 2024. Faremos uma live de lançamento no dia 19/05/2025, segunda-feira, às 10h30 no canal de gestão, para anúncio dessa novidade. A plataforma será de uso autoinstrucional, livre e opcional para estudantes da 2ª e 3ª séries e professores de Projeto de Vida. O que os estudantes encontrarão na nova plataforma:
1. tutor virtual que interage e estimula a curiosidade do usuário;
2. correção de redação por I.A. com base na matriz de competências do Enem, oferecendo sugestões de aprofundamentos conforme o desempenho;
3. trilhas adaptativas conforme o nível de dificuldade já alcançado;
4. exercícios rápidos para o estudante praticar;
5. simulados completos em que o estudante pode, inclusive, ativar ou desativar o cronômetro para verificar o tempo médio de resposta; 6. vídeos e textos disponíveis no menu de Resumo.
Observação: O conteúdo para professores e estudantes é o mesmo, já que o professor não precisará validar as atividades e pode seguir com seu planejamento de atividades e avaliações. Além disso, os estudantes também poderão se preparar para o Provão Paulista por meio dessa ferramenta e garantir mais chances de acesso ao ensino superior. Disponibilizaremos materiais de apoio para a toda a rede, mas nossa orientação inicial é que, ao comentar das inscrições do Enem e falar sobre carreiras acadêmicas, o Professor de Projeto de Vida possa indicar aos estudantes que experimentem a plataforma.
22. Assunto: Engajamento Enem 2025 e demais vestibulares
Estamos com uma novidade! Por meio da Sala do Futuro e da nova plataforma do Prepara SP, iremos manter os estudantes informados sobre as datas de isenção e inscrição dos principais vestibulares do Estado de São Paulo e do Enem/SISU. Neste ano, a inscrição no Enem será do dia 26 a 6 de junho de 2025 e deve ser feita através do site https://enem.inep.gov.br/participante
Próximas isenções vestibulares:
• Fuvest: isenção ou redução da taxa estará aberta do dia 12 de maio (segunda-feira) até dia 11 de julho de 2025, às 12h00 (sexta-feira) através do site www.fuvest.br
• Unicamp: isenção do dia 12 de maio (segunda-feira) até dia 06 de junho (sexta-feira) de 2025 através do site https://www.comvest.unicamp.br/ingresso-2026/vestibular-2026/isencao-2026/
Contamos com o excelente engajamento de todos os gestores das escolas e diretorias de ensino, professores e Grêmios Estudantis para superar o recorde que atingimos em 2024, quando 80% dos concluintes do Ensino Médio fizeram inscrição no Enem!
 
23. Assunto: SPeak – curso School English já está disponível
Neste mês, ficou disponível para os estudantes e Professores de Inglês e Língua Inglesa o novo curso no SPeak “School English”, que traz contextos de situações da vida real trabalhando as quatro principais habilidades acadêmicas: leitura, escrita, fala e audição. O novo curso possui o propósito de se conectar com os alunos mais jovens, contando com conteúdos apropriados à idade e tarefas práticas do mundo real, adaptadas às suas necessidades atuais e futuras. Atualmente, estão disponíveis apenas os níveis A1 e A2 CEFR (níveis 1 ao 6). O lançamento do B1 (níveis 7 ao 9) acontecerá em junho de 2025.
Como é feito o acesso ao School English?
O professor continua sendo o mediador do uso da plataforma e pode explorar o novo curso com as turmas ou recomendar a estudantes interessados em ampliar seus conhecimentos em outros contextos, assim como já acontece com os demais conteúdos temáticos.
Para trocar o seu curso atual para o School English, basta seguir esse passo a passo:
No menu superior clicar em CURSO > MUDAR DE CURSO > CLICAR no School English/Inglês para Escolas
A nossa recomendação é que os alunos façam o School English como seu curso de autoestudo, após concluírem o nível em que estão atualmente no Inglês Geral.
É importante destacar que todo progresso feito no Inglês Geral ficará salvo e continuará aparecendo na tela “Meu Progresso e Metas” e no CRC. Sendo assim, quando o aluno voltar para o Inglês Geral, todo seu progresso permanecerá o mesmo.
As atividades feitas no School English também geram certificado ao concluir o teste final do nível e contam para os dados do Painel Escola Total (BI).
24. Assunto: Acompanhamento do uso da plataforma SPeak pelo painel Escola Total
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo reforça a importância do acompanhamento do uso da plataforma SPeak por meio do painel Escola Total, ferramenta essencial para o monitoramento das ações pedagógicas no componente de Inglês. Esse acompanhamento deve considerar dois aspectos fundamentais:
– Escopo-sequência das lições, conforme planejado para cada ano/série.
-Disponibilização de equipamentos pela própria escola, garantindo que os estudantes tenham acesso adequado à plataforma.
Em relação às metas de aprendizagem, orientamos que os estudantes do 7º ano realizem, no mínimo, 3 lições por bimestre, enquanto os alunos do 8º ano até a 3ª série do EM completem, no mínimo, 6 lições por bimestre.
Para garantir uma análise justa e eficiente sugerimos que a equipe gestora, especialmente a direção escolar, selecione pelo menos duas semanas representativas (sem feriados ou interrupções no calendário) dentro do bimestre para observar e registrar o uso da plataforma. Assim, é possível evitar distorções causadas por eventuais indisponibilidades pontuais e assegurar que o acompanhamento reflita o engajamento real dos estudantes.
Contamos com o compromisso das equipes escolares para potencializar o uso pedagógico da plataforma SPeak, promovendo a aprendizagem significativa da língua inglesa para todos os estudantes.
CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE
Fone: 3404-2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br
Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula – NRM
Fone: 3404-2976 (Ana Lúcia) – delimnrm@educacao.sp.gov.br
 
1. Assunto: Inscrição de Aluno Fora da Rede – 2º Semestre EJA/CEL
Comunicamos que, em conformidade com o cronograma estabelecido pela Resolução 55/2024, que define os critérios e procedimentos para o atendimento à demanda do Ensino Fundamental e Médio, o sistema estará disponível para inscrições de alunos fora da rede no período de 19/05 a 02/06, para o ingresso no 2º Semestre de EJA – Educação de Jovens e Adultos.
Informamos também que, durante o mesmo período, o sistema estará aberto para inscrições no Centro de Línguas (CEL). Podem se inscrever para o CEL os seguintes grupos de alunos:
  • Alunos com matrícula ativa nos Anos Finais do Ensino Fundamental ou Ensino Médio;
  • EJA – Anos Finais e Médio;
  • CEEJA.
Solicitamos que esta informação seja amplamente divulgada a toda a comunidade escolar.
Núcleo de Informação Educacional e Tecnologia – NIT
Fone: 3404-5816 / 2953 (Tiago) – delimnit@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Ressarcimento da Licença URÂNIA 2025
Comunicado CITEM/DETEC – n° 10, de 14 de maio de 2025.
Temos uma boa notícia para as escolas que já realizaram o pagamento da licença 2025 do sistema URÂNIA: o processo de ressarcimento já foi iniciado! Caso a sua escola ainda não tenha informado os dados bancários para a devolução, pedimos que siga as orientações abaixo:
com os dados bancários da instituição;
2. Envie o documento para o e-mail: administrativo@horario.com.br
Em caso de dúvidas, nossa equipe está à disposição pelos canais de atendimento, de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h:
0800 702 2011 (ligação gratuita)
 0800 702 2011 (WhatsApp)
Importante: o valor será restituído com o desconto dos tributos e custos operacionais aplicáveis.
CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH
Fone: 2904-2961 (Aline) – delim@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Processo Seletivo – Agente de Organização Escolar 2025
Edital de Convocação para Sessão de Escolha de Vagas que ocorrerá em 26/05/2025, anexo IV.
Solicitamos a gentileza de ampla divulgação.
Núcleo de Administração de Pessoal – NAP
Fone: 2968 /2992 / 2990 / 2967 / 5814 (Ana Claudia – delimnap@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Processo de Promoção QAE – 2019, edital nº 2/2024 publicado no DOE de 23/12/2024, com retificação em 27/12/2024 
O Centro de Vida Funcional – CEVIF informa que foram detectadas inscrições para o Processo de Promoção do Quadro de Apoio Escolar – QAE ano de 2019, de Agentes de Serviço Escolar e Secretários de Escola realizadas indevidamente, por estarem enquadrados na faixa 2, em virtude de Promoção. A faixa 2 é o limite para esses cargos.
Do mesmo modo, foram identificadas inscrições indevidas, de Agentes de Organização Escolar já promovidos em 2016 e 2018, que não possuíam o interstício de 5 anos de (1.825 dias de efetivo exercício) para Promoção, de acordo com o artigo 3º do Decreto 58.648/2012.
Dessa forma, o referido Centro comunicou que as referidas inscrições serão excluídas do sistema.
Por fim, solicitamos que esse comunicado seja amplamente divulgado.
2. Assunto:  Processo de Promoção QM – 2023, publicado no DOE de 04/10/2024, com retificação em 11/04/2025
A Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos, em continuidade ao Processo de Promoção do Quadro do Magistério – QM ano de 2023, com Edital de Abertura publicado no DOE de 04/10/2024, e retificado no DOE de 11/04/2025, que alterou a data da realização da prova de Promoção QM – 2023, para o dia 29/06/2025.
Por fim, solicitamos que esse comunicado seja amplamente divulgado.
3. Assunto: Designação PEI
Encaminhamos, anexo IV, a ata de atribuição de escolha PEI ocorrida em 16-05-2025. Solicitamos que as unidades escolares verifiquem a listagem e providenciem o envio de documentação de designação dos servidores.
Núcleo de Frequência e Pagamento – NFP
Fone: 3404-2995 / 2994 / 2969/ 2982 (Rafaela) – delimnfp@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Expediente de Contratação – Pendências (2025) 
Revendo nossos arquivos verificamos algumas situações em que consta a pendência de envio de documentação e/ou portaria de contrato refeita, por parte da Unidade Escolar, para que possamos finalizar os processos de contratação dos servidores, bem como arquivo na Diretoria de Ensino, devolução a Unidade Escolar para atualização do prontuário funcional, e finalização do processo junto ao Tribunal de Contas.
Em anexo, encaminhamos as planilhas com as pendencias, onde os contratos compreendem a vigência de 2025, correspondendo a contratação de Docentes Categoria O, (anexo V) e Contratação de AOE, (anexo VI). Os documentos já foram solicitados anteriormente através da caixinha da unidade escolar com a indicação das correções necessárias e prazo de retorno e devolução do documento junto com o documento refeito.
Para que possamos regularizar os expedientes e finalizar os processos de contratação junto ao Tribunal de Contas, além de possibilitarmos dar continuidade ao processo de contratação do ano letivo de 2025 e considerando que as pendências já foram levantadas junto a unidade escolar e os prazos anteriormente estabelecidos já constam extrapolados, solicitamos urgência na providência e envio de documentos em vias originais, através da caixinha, até 20/05/2024. Reforçamos que são quatro as vias da portaria de contratação.
CUMPRIMENTOS:
Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidade por Mais um Ano de Vida à:
– José Reinaldo Motta, Diretor do Núcleo de Obras e Serviços/CAF – 17/05 (sábado)
 
Atenciosamente,
Gilssara Cavalcanti de Lima Bandeira
Dirigente Regional de Ensino