COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 14.03.2025
DIRIGENTE/ GABINETE
Fone: 3404-2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
Fone: 3404-2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br
CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH
Fone: 2904-2961 (Aline) – delim@educacao.sp.gov.br
Núcleo de Frequência e Pagamento – NFP
Fone: 3404-2995 / 2994 / 2969/ 2982 (Rafaela) – delimnfp@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: PAEC 15 – Digitação Eventual
Encaminhamos as informações do CEPAG, referentes a Digitação Eventual:
Prezados,
Fizemos uma tratativa para prorrogar o prazo de digitação do Eventual, SISTEMA PAEC OPÇÃO 15, até 14/03/2025 (Sexta-feira) às 12h00, impreterivelmente.
COMUNICADO DERLIM DE 14.03.2025
DIRIGENTE/ GABINETE
Fone: 3404-2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
Fone: 3404-2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Edital – CGP – EE. Profa. Maria Aparecida Soares de Lucca
A EE. Profa. Maria Aparecida Soares de Lucca nos termos da Resolução SEDUC nº 52, de 29-06-2022, torna pública a abertura do período de recebimento de propostas de trabalho e realização de entrevistas para docentes interessados em exercer junto à esta Unidade Escolar a função gratificada Coordenador de Gestão Pedagógica – CGP – ANOS INICIAS. Segue edital enviado pela Unidade Escolar, anexo I.
2. Assunto: Edital – CGP – EE. Cesarino Borba
A EE. Cesarino Borba nos termos da Resolução SEDUC nº 53, de 29- 06-2022, torna pública a abertura do período de recebimento de propostas de trabalho e realização de entrevistas para docentes interessados em exercer junto à esta Unidade Escolar a função gratificada Coordenador de Gestão Pedagógica – CGP. Segue edital enviado pela Unidade Escolar, anexo II.
3. Assunto: Reunião de Trabalho com a Dirigente – 03/2025
A Dirigente Regional de Ensino convoca os Diretores de Escola/Escolar, e convida os Supervisores de Ensino, conforme segue:
Dia: 27/03/2025 (quinta-feira)
Horário: Das 13h30 às 17h30
Local: Diretoria de Ensino Região de Limeira – Rede do Saber (Rua Cesarino Ferreira, 145 – Vila Piza)
Limeira Antonio de Queiroz Prof.
Limeira Antonio Perches Lordello Prof.
Limeira Arlindo Silvestre Prof.
Limeira Ary Leite Pereira Prof.
Limeira Ataliba Pires do Amaral Prof.
Limeira Brasil
Limeira Carolina Arruda Vasconcellos Prof.
Limeira Castello Branco
Limeira Dorivaldo Damm Prof.
Limeira Ely de Almeida Campos Prof.
Limeira Gabriel Pozzi Prof.
Limeira Gustavo Peccinini
Limeira Idilio José Soares Dom
Limeira Jardim Paineiras
Limeira José Ferraz Sampaio Penteado Prof.
Limeira José Marciliano da Costa Jr.-Prof.
Limeira Lázaro Duarte do Páteo Prof.
Limeira Leontina Silva Busch Prof.
Limeira Leovegildo Chagas Santos Prof.
Limeira Luigino Burigotto
Limeira Manuel Alves Cônego
Limeira Margarida Paroli Soares Prof.
Limeira Maria Aparecida Soares de Lucca Prof.
Limeira Maria de Santo Inocêncio Lima Irmã
Limeira Maria Gertrudes Cardoso Rebello Irmã
Limeira Octávio Pimenta Reis
Limeira Paulo Chaves Prof.
Limeira Ruth Ramos Cappi Prof.
Limeira Tarcísio Ariovaldo do Amaral Dom
Limeira William Silva Prof.
Cordeirópolis Jamil Abrahão Saad
Cordeirópolis José Levy Cel.
Cordeirópolis Odécio Lucke Prof.
Iracemápolis Cesarino Borba
Iracemápolis João Ometto
Iracemápolis Joaquina de Castro Azevedo
Dia: 28/03/2025 (sexta-feira)
Horário: Das 08h30 às 12h30
Local: Diretoria de Ensino Região de Limeira – Rede do Saber (Rua Cesarino Ferreira, 145 – Vila Piza)
A.Nogueira Armando Falcone Prof.
A.Nogueira João Baptista Gazzola
A.Nogueira José Amaro Rodrigues
A.Nogueira José Apparecido Munhoz Prof.
A.Nogueira Magdalena Sanseverino Grosso Prof.
A.Nogueira Severino Tagliari
Cosmópolis Alberto Fierz
Cosmópolis Célio Rodrigues Alves
Cosmópolis Ivete Sala de Queiroz Prof.
Cosmópolis Lidia Onelia Kalil Aun Crepaldi Prof.
Cosmópolis Paulo de Almeida Nogueira Dr
Eng.Coelho Antonio Alves Cavalheiro
Ipeúna Marcelo de Mesquita Prof.
Ipeúna Silvia Aparecida Bueno Ortolan
Rio Claro Barão de Piracicaba
Rio Claro Carolina Augusta Seraphim Prof.
Rio Claro Délcio Báccaro Prof.
Rio Claro Heloisa Lemenhe Marasca Prof.
Rio Claro Januário Sylvio Pezzotti Prof.
Rio Claro João Baptista Negrão Filho Prof.
Rio Claro João Batista Leme Prof.
Rio Claro Joaquim Ribeiro
Rio Claro Joaquim Salles Cel.
Rio Claro José Cardoso Prof.
Rio Claro José Fernandes Prof.
Rio Claro Marciano de Toledo Piza Prof.
Rio Claro Michel Antonio Alem Prof.
Rio Claro Nelson Stroili Prof.
Rio Claro Odilon Corrêa Prof.
Rio Claro Oscália Goes Correa Santos Prof.
Rio Claro Oscar de Almeida Prof.
Rio Claro Raul Fernandes Chanceler
Rio Claro Roberto Garcia Losz Prof.
Rio Claro Zita de Godoy Camargo Prof.
Sta.Gertrudes Maria Carmen Codo Jacomini
Sta.Gertrudes Pedro Raphael da Rocha
O café será comunitário. Contamos com a colaboração de todos
4. Assunto: Medidas Relacionadas à COVID-19
Em virtude das orientações de saúde e prevenção contra a COVID-19, reforçamos a importância de seguir as medidas de segurança para proteção de todos. Solicitamos que todos observem as seguintes recomendações:
✔️ Uso obrigatório de máscara em ambientes fechados.
✔️ Higienização frequente das mãos com álcool em gel.
✔️ Manutenção do distanciamento social sempre que possível.
✔️ Em caso de sintomas gripais, evite comparecer presencialmente e procure orientação médica.
A prevenção é o melhor caminho! Por isso, pedimos que o informativo em anexo seja compartilhado por e-mail e disponibilizados em locais de fácil acesso para os servidores, se for possível. Além disso, recomendamos que esse assunto seja pauta de discussão nas unidades escolares e administrativas.
Faça a sua parte e fique atento aos sintomas. Se apresentar sinais da doença, procure uma unidade de saúde.
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE LIM
Fone: 3404-2970/3404-2971 – delim@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: 6ª Alocação de Vagas para Atuação em Escolas Participantes do Programa Ensino Integral 2025
A Dirigente Regional de Ensino de Limeira, nos termos da Portaria CGRH de 03-02-2025, que altera a Portaria CGRH 42, de 19 de dezembro de 2024, que estabelece procedimentos para o Processo de Atribuição Inicial de Classes e Aulas para o ano de 2025, aos docentes titulares de cargo, ingressantes, não efetivos (P, N, F), remanescentes do Público nº 01/2023 e classificados no Processo Seletivo Simplificado VUNESP 05-06-2024, convoca os docentes credenciados para atuação no Programa Ensino Integral em 2025, conforme Listas de Classificação publicadas no site da Diretoria de Ensino – Região Limeira https://delimeira.educacao.sp.gov.br . Segue edital, anexo III.
2. Assunto: Escola de Gestão
Prezados cursistas da Escola de Gestão
O sistema foi revisitado e atualizado, já com as correções técnicas implementadas! Dessa forma, as avaliações já estão disponíveis para acesso e realização.
IMPORTANTE: Para participar do 2º Encontro Síncrono, é obrigatória a realização da avaliação de múltipla escolha, além de alcançar um desempenho mínimo de 70%.
Lembrando: Embora o sistema sinalize “Presença Insuficiente”, todo cursista que participou do 1º Encontro Síncrono terá sua frequência computada posteriormente.
Agradecemos a compreensão e paciência!
Bons estudos!
3. Assunto: Escola de Gestão – 1a Edição/2025
• Público-alvo: Cursistas Escola de Gestão da 1a Edição – 2025
• Datas: a partir de 24/02/2025
• Informações: Para participar do 2º Encontro Síncrono, é indispensável:
▪ Concluir no AVA-EFAPE:
○ Mapeamento de Saberes I
○ Estudo de Caso
○ Tema do Módulo
○ 1º Encontro Síncrono
○ Atividade Avaliativa: Múltipla Escolha
Acesse agora: https://avaefape.educacao.sp.gov.br/
Confira o cronograma do seu curso e avance nos estudos: https://escoladegestao.educacao.sp.gov.br/documentos
Atenção: Garanta que o e-mail de acesso ao Microsoft Teams seja o mesmo cadastrado na SED para evitar problemas de login e presencialidade.
Não deixe para depois! Garanta sua participação e aproveite ao máximo essa oportunidade!
O link para o 2º Encontro Síncrono será disponibilizado poucos minutos antes do início.
4. Assunto: Dia D – Recomposição das Aprendizagens com base nos resultados do Simulado SAEB
Parabenizamos a dedicação de todas as escolas e Diretorias de Ensino na aplicação do Simulado SAEB para turmas do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. Conquistamos um grande resultado: 90% dos cartões-resposta foram inseridos na plataforma SP em Ação, totalizando 1,12 milhão de gabaritos!
Até o dia 21 de março, os resultados detalhados do Simulado serão compartilhados com toda a rede via plataforma SP em Ação. Teremos acesso a dados que identificarão o nível de proficiência de cada estudante do 9º ano e da 3ª série em Língua Portuguesa e Matemática. Os resultados nos ajudarão a evidenciar as principais defasagens de aprendizagem e traçar um plano de recomposição, com vistas a diminuir as lacunas criadas ao longo dos ciclos.
Para que toda a rede faça esse movimento de maneira coordenada e significativa, criamos o Dia D da Recomposição das Aprendizagens, um momento dedicado à mobilização de toda a comunidade escolar em prol da recomposição das aprendizagens. O objetivo do Dia D é diagnosticar, com base nos resultados do Simulado SAEB, o nível de aprendizagem dos estudantes, sensibilizar a comunidade escolar, planejar ações pedagógicas e mobilizar esforços para garantir avanços significativos na recomposição das aprendizagens.
Para apoiar as escolas e as diretorias de ensino na organização e realização desse momento prioritário, a SEDUC criou um documento orientador, que pode ser acessado por este link https://docs.google.com/document/d/1KhUYtmDQS4xDK-oBtJRtTbzWKGcS0xFqOQzW9Kc4n2M/edit?usp=sharing. Também temos uma pasta compartilhada https://drive.google.com/drive/folders/1wY9WdqEW1fAQJKDu9xhrzkCSKccXkatK , com guias complementares, vídeos tutoriais e materiais de apoio.
Além disso, agendamos uma live de orientação direcionada para o trio gestor, professores de OE São Paulo em Ação, Matemática e Língua Portuguesa (9º ano e 3ª série), no dia 20 de março, às 14h.
5. Assunto: Novidades Prova Paulista 2025
Em 2025, a Prova Paulista terá novidades importantes para sua realização como a inclusão do 4º ano, padronização dos cadernos de prova, tempo mínimo e máximo para a realização da prova e restrição para realização no horário de aula do estudante, entre outras.
Essas novidades serão apresentadas e explicadas em live no dia 21/03, às 14:00.
Agenda da live – Prova Paulista 2025
· Data: 21/03/2025
· Onde: Canais: Gestão, Diretoria de Ensino, Trio Gestor, Professores
· Horário: 14h00 às 15h00
· Público-alvo: Professores do 4º ano a 3ª série do Ensino Médio, Trio Gestor, Dirigentes de Ensino, Supervisores de Ensino, Núcleo Pedagógico
A live ficará disponível no repositório.
6. Assunto: Educação Especial – Preenchimento e atualização de dados dos estudantes elegíveis aos serviços de Educação Especial na SED
O Departamento de Modalidades Educacionais e Atendimento Especializado (DEMOD), através do Centro de Apoio Pedagógico (CAPE) da Coordenadoria Pedagógica (COPED), reforça a importância de manter atualizados todos os dados dos estudantes elegíveis aos serviços de Educação Especial na Secretaria Escolar Digital (SED).
Estas informações são necessárias para que possamos garantir a oferta dos serviços de Educação especial com a excelência que buscamos e, para isso, é essencial atualizar (e manter atualizados) os seguintes documentos na SED:
• Avaliação Pedagógica Inicial (API)
• Plano de Atendimento Educacional Especializado (PAEE)
• Laudo médico (quando disponível)
Solicitamos ainda, que sejam informados os Níveis de Apoio Pedagógico dos estudantes elegíveis aos serviços de Educação Especial na Secretaria Digital (SED), nos novos campos para preenchimento desta informação.
Prazo para atualização das informações: Até 28 de abril de 2025, impreterivelmente.
Contamos com a colaboração das equipes gestoras para assegurar o cumprimento desta orientação, no prazo estipulado. A promoção de um ensino inclusivo e de qualidade aos estudantes da rede estadual de ensino é nosso dever e nossa missão.
7. Assunto: Programa Multiplica SP #Coordenadores 1ª Edição/2025: Início das formações para Coordenador Multiplicador e Coordenador Cursista
• Público-alvo: Todos os coordenadores multiplicadores, cursistas líderes e coordenadores cursistas que estão no Programa Multiplica SP #Coordenadores 2025.
• Datas:
Coordenador Multiplicador: a partir de 11 de março de 2025
Coordenador Cursista: a partir de 18 de março de 2025
• Informações: As formações serão realizadas pelo Microsoft Teams, para acessar sugerimos o seguinte passo a passo:
o O participante abra o navegador Microsoft Edge.
o Clique nos três pontinhos no canto superior direito e selecione Nova Janela InPrivate.
o Na barra de pesquisa, digite Office 365.
o Clique em Entrar e insira seu e-mail institucional.
Ao acessar a plataforma, clique nos nove pontinhos (menu de aplicativos) e selecione o ícone do Teams e entre com o seu e-mail @professor.educacao.sp.gov.br
Tema do primeiro encontro formativo: O perfil do líder educacional.
NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE
Fone: 3404-2955 (Viviana) – delimnpe@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Olimpíadas Científicas SEDUC 2025: Aulas Olímpicas 2025 – divulgação das inscrições para OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
Divulgamos que estão abertas as inscrições para a 20ª OBMEP até 17 de março para escolas públicas e privadas. Promovida pelo IMPA, a competição reúne anualmente mais de 18 milhões de alunos do 6º ano do Fundamental ao 3º do Médio e, este ano, está comemorando 20 anos de incentivo à matemática. As escolas interessadas devem se inscrever pelo site www.obmep.org.br.
Público: 6° ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio.
Inscrições: até dia 17 de março.
Provas: primeira fase, 03 de junho; segunda fase, 25 de outubro.
Premiações: 8.450 medalhas nacionais, sendo 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze, além de 51 mil certificados de menção honrosa. Os alunos premiados nacionalmente são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que oferece uma bolsa de R$ 300 aos participantes de escolas públicas que integram o programa. Haverá também premiação dos estudantes com melhor desempenho estadual, com a distribuição de, pelo menos, 20,5 mil medalhas estaduais. Professores vencedores também são premiados pela competição, ganhando um diploma, um livro de apoio e uma medalha de ouro especial, além de concorrerem, ainda, a oito viagens: seis para a Cerimônia Nacional de Premiação da OBMEP 2026 e duas para o Encontro do Hotel de Hilbert.
Para a realização da inscrição da unidade escolar na OBMEP, basta acessar o site (http://www.obmep.org.br/selecaoEscola.do) e utilizar o código MEC/INEP (o código de 8 dígitos que inicia com 35 e o CIE da Unidade Escolar).
Na primeira fase, o material já vem pronto para aplicar (prova e gabarito para correção). As provas são encaminhadas as unidades escolares que realizaram a inscrição, com orientações de como aplicar, corrigir e enviar os resultados dos estudantes melhores classificados.
A participação das escolas da rede é mais uma iniciativa para fortalecer a cultura olímpica. Para conferir essa e outras informações, consulte o regulamento oficial e divulgue essa iniciativa na sua Diretoria de Ensino e na sua escola: http://www.obmep.org.br/regulamento.htm.
COPED – Equipe de Olimpíadas da SEDUC
2. Assunto: Errata – Currículo em Ação – Livro do Estudante Anos Iniciais
Informamos as seguintes erratas para o material do Currículo em Ação – Livro do Estudante – Volume 1 – Anos Iniciais:
1º ano
História – Aula 6 – página 148
2º ano
Matemática – Aula 11 – página 42
Matemática – Aula 14 – Atividade 1 – página 54
3º ano
Matemática – Aula 14 – Atividade 4 – página 64 https://drive.google.com/file/d/1y287ZrwkKz0J9X7qGUjhn2wEluw2zrkz/view?usp=sharing
Matemática – Aula 19 – Atividade 4 – página 82 https://drive.google.com/file/d/1ZxaQfh2GFZIONJT17Ue6IcLKjaV7iBM5/view?usp=sharing
4º ano
Matemática – Aula 12 – Atividade 6 item C – página 46 https://drive.google.com/file/d/14p-2SJqLjcsibJ9F6uLNACPS7qyZEqGQ/view?usp=sharing
5º ano
Matemática – Aula 18 – Atividade 2 e 4 – páginas 76 e 77 https://drive.google.com/file/d/1XUEqbk0t1XWO19L086GVq7SNRRrx7dyd/view?usp=sharing
Língua Portuguesa – Aula 15 – Atividade 07 – página 75 https://drive.google.com/file/d/18BsQomoo9YqYHDxOnBtmuOF0PxNcgp-7/view?usp=sharing
Língua Portuguesa – Aula 15 – Atividade 11 – página 75 https://drive.google.com/file/d/1KN7YfJCajTo-Kev2b_lrS0Ffoi9fXVKC/view?usp=sharing
3. Assunto: Processo Seletivo COPED – Equipe Curricular Anos Iniciais
A Coordenadoria Pedagógica – COPED está selecionando professores, do Quadro do Magistério (QM), efetivos, interessados em atuar como Técnico Curricular na equipe de produção de materiais didáticos de Anos Iniciais do Ensino Fundamental, para, por meio de afastamento, compor a equipe do Ensino Fundamental Anos Iniciais.
Os interessados devem preencher o formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScnpePiixynKGbyGAgVa72fb8LSOFh6P49EaDEgHePt30JUg/viewform?usp=sf_link
4. Assunto: USP.comvc – Programa de Cultura e Extensão Universitária
O USP.comvc, programa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP, conecta seus docentes da universidade com professores de escolas e instituições de ensino.
O programa oferece atividades gratuitas das mais diversas áreas, como atividades práticas, oficinas, demonstrações científicas e conversas sobre temas da atualidade, palestras e outras atividades.
Por meio da interação entre os docentes da USP e as escolas participantes do programa, busca-se contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos pelos estudantes.
As unidades escolares interessadas devem acessar a página do USP.comvc por meio do link https://prceu.usp.br/programa/uspcomvc/, para obter informações detalhadas sobre o programa, visualizar as atividades já cadastradas pelos docentes da USP e entender como proceder para agendar uma atividade de interesse.
5. Assunto: 14 de Março – Dia Internacional da Matemática
O Dia Internacional da Matemática (IDM, na sigla em inglês) foi oficializado pela Unesco em 2019. Liderado pela União Internacional de Matemática, o projeto incentiva escolas, universidades e outras instituições a aproveitarem a data para criar eventos e atividades que mostrem a importância da matemática para os estudantes e para a sociedade.
Escrito como 3/14 no padrão americano, a data já era conhecida como o Dia do Pi (π), constante matemática que começa com 3,14159265359… e tem outros infinitos dígitos na sequência.
Sugerimos para que na semana na semana de 17 até 21 de março, as escolas de Ensino Fundamental anos iniciais e anos finais) e Ensino Médio separem algum momento do horário escolar para dedicar-se ao desenvolvimento do desafio criativo: “Matemática na qual se pode mexer”,
O desafio criativo proposto para este ano, consiste em construir elementos matemáticos utilizando objetos do cotidiano, desenvolvendo o talento artístico e a criatividade do estudante, por exemplo:
• formas geométricas;
• padrões ou sequências;
• curvas e espirais;
• quadrados mágicos e outros puzzles matemáticos;
• murais, pavimentações e ladrilhamentos de superfícies;
• fractais
• etc.
Consulte no link a seguir algumas propostas de aplicação: https://www.idm314.org/2025-math-you-can-touch-challenge-pt
6. Assunto: Programa Multiplica SP #Professores 1ª Edição/2025: Início das formações para Professor Multiplicador e Professor Cursista
● Público-alvo: Todos os professores multiplicadores e professores cursistas que estão no Programa Multiplica SP #Professores 2025
Data:
● Professor Multiplicador: a partir de 17/03/2025
Professores Cursista: a partir de 24/03/2025
● Informações: As formações serão realizadas pelo Microsoft Teams, para acessar sugerimos o seguinte passo a passo:
o O participante abra o navegador Microsoft Edge.
o Clique nos três pontinhos no canto superior direito e selecione Nova Janela InPrivate.
o Na barra de pesquisa, digite Office 365.
o Clique em Entrar e insira seu e-mail institucional.
o Ao acessar a plataforma, clique nos nove pontinhos (menu de aplicativos) e selecione o ícone do Teams e entre com o seu e-mail @professor.educacao.sp.gov.br.
Tema do encontro formativo: Formação entre pares – Peer Instruction
7. Assunto: Apoio à pesquisa a respeito do curso “Formação Ame Sua Mente na Escola – 1ª edição 2024” – Divulgação do link para preenchimento de formulário
• Público-alvo: Público inscrito no curso “Formação Ame Sua Mente na Escola 1ª edição 2024”.
• Datas: de 10 a 31/03/2025
• Informações: O Instituto Ame Sua Mente convida os inscritos (concluintes ou não) do curso realizado em 2024 para participar de uma entrevista por videoconferência, cujo objetivo é buscar o aprimoramento dos conteúdos, materiais e a estrutura da formação oferecida. Os interessados em contribuir com a pesquisa, aprovados ou não, podem manifestar o interesse preenchendo um formulário pelo link: Autorização para contato para realização de pesquisa qualitativa. https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdWj9PVYDF2mzLNaCnxWjBCm8aFCF5MowT75Ck238yOub8rcw/viewform
8. Assunto: Live lançamento XIII Concurso de Redação do Hospital de Amor
• Público-alvo: Diretorias de Ensino, Unidades Escolares e Grêmios Estudantis
• Data: 17/03/2025, às 13h30
• Informações: A live de lançamento do XIII Concurso de Redação do Hospital de Amor será transmitida pelos canais Gestão e Grêmio Estudantil e contará com a participação de integrantes da equipe do NEC – Núcleo de Educação em Câncer do Hospital de Amor, que irão falar sobre o tema escolhido para a edição de 2025 do concurso.
9. Assunto: UFSCar – Curso de extensão: Usando Arduino e Inteligência Artificial em Sala de Aula
Encaminhamos convite da UFSCar.
Transforme sua sala de aula!
|
Prezada(o) Dirigente de Ensino, boa tarde!
Esperamos que esta mensagem a(o) encontre bem. Somos os Professores Renato e Antonio da Universidade Federal de São Carlos-UFSCar. Tomamos a liberdade de lhe escrever para apresentar o Curso de Extensão em Tecnologias Digitais, Arduino e Inteligência Artificial aplicadas ao Ensino da UFSCar. Este curso foi desenvolvido especialmente para profissionais do ensino que desejam se destacar na era digital! Além disso, ao final do curso a(o) docente estará preparada(o) para a utilização e aplicação de atividades didáticas que envolvem, por exemplo, os kits de robótica e o Arduino (ou microbit).
Com uma abordagem prática e pedagógica, o curso capacita professores a utilizar ferramentas como Arduino e sensores, integrando-as de forma eficaz ao ensino de ciências da natureza, tecnologia, matemática e robótica. Além disso, você aprenderá a aplicar conceitos de Inteligência Artificial, transformando suas aulas em experiências dinâmicas e interativas.
|
Por que escolher este curso?
Qualidade: curso com a qualidade comprovada de uma das melhores Universidades públicas do Brasil.
Flexibilidade: Aulas 100% EaD com encontros síncronos aos sábados, permitindo que você estude no seu ritmo.
|
Aplicação imediata: Conteúdos práticos que você pode levar diretamente para a sua sala de aula.
Certificação: 60 horas de formação, divididas em 4 módulos de 15h (o curso dura 4 meses), que vão impulsionar sua carreira e enriquecer suas práticas pedagógicas.
Inscrições abertas! Garanta já sua vaga e dê o próximo passo na sua carreira docente.
|
Transforme suas aulas. Transforme o futuro.
Atenciosamente,
Profs. Renato e Antonio |
CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE
Fone: 3404-2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br
Núcleo de Informação Educacional e Tecnologia – NIT
Fone: 3404-5816 / 2953 (Tiago) – delimnit@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Entrega de notebooks e plataformas de recarga móvel
Comunicado CITEM/DETEC/CIEQ– n° 06, de 12 de março de 2025
O CIEQ (Centro de Instalações e Equipamentos), vem por meio deste, informar acerca da entrega de notebooks e plataformas de recarga móvel, referente a primeira compra realizada em 2025.
Nesta compra, foram adquiridos 135.009 notebooks e 8.148 plataformas de recarga móvel, com o objetivo de garantir a proporção de 1 equipamento para cada 3 alunos no maior turno de cada escola.
A planilha com o quantitativo destinado a cada unidade está disponível no link a seguir: 1ª Compra de equipamentos 2025. Anexo IV.
Lote 1 – Notebooks Sala de Aula Windows (Colunas X, Y e Z):
Fabricante: Positivo
Modelo: Master N1210
Entregas: Entre Março a Junho de 2025
● Coluna X (Prof. Sala de Aula Windows): Equipamento prioritário para os cursos de Técnico em Administração, Agronegócio, Enfermagem, Farmácia e Vendas. Quando não utilizados pelos alunos desses cursos, podem ser usados pelos demais estudantes.
● Coluna Y (SR Sala de Aula Windows): Equipamento prioritário para as salas de recurso.
● Coluna Y (Quantidade Lote 1 – Notebook Salas De Aula Windows): Soma das quantidades das colunas X e Y.
Lote 2 – Notebooks Sala de Aula Chromebook (Coluna AC):
Fabricante: Samsung;
Modelo: Chromebook;
Entregas: Entre Março e Abril de 2025.
● Uso geral entre alunos e professores.
Lote 4 – Notebooks Avançado Educacional (Coluna AF):
Fabricante: Positivo;
Modelo: Master N8440;
Entregas: Entre Março a Maio de 2025.
● Equipamento prioritário para os cursos de Técnico em Ciência de Dados, Desenvolvimento de Sistemas, Hospedagem e Logística. Quando não utilizados pelos alunos desses cursos, podem ser usados pelos demais estudantes.
Lote 7 – Plataforma de Recarga Móvel (Coluna AI):
Fabricante: MovPlan;
Modelo: CHARGE MATE PBLC-SP 40D;
Entregas: Entre Março a Maio de 2025.
● Armazenamento, carregamento e transporte de até 40 equipamentos.
Ainda não há um cronograma detalhado de entregas por escola. Assim que for definido, as informações serão repassadas aos NITs.
Reforçamos que, no momento do recebimento, a escola deve preencher o comprovante de recebimento de forma legível e completa, garantindo a correta identificação do responsável pelo recebimento.
Por fim, ressaltamos que todos os equipamentos adquiridos por meio desta ATA possuem garantia de 60 meses contra defeitos de fabricação.
Agradecemos a colaboração e comprometimento de todos.
CUMPRIMENTOS:
Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidade por Mais um Ano de Vida à:
– Quelli Cristina dos Santos, Supervisora Educacional – 15/03 (sábado)
– Valdineia Aparecida Olivatto, Supervisora de Ensnio – 15/03 (sábado)
– Ariana Vasiulis, Supervisora Educacional – 17/03 (segunda-feiira)
Atenciosamente,
Gilssara Cavalcanti de Lima Bandeira
Dirigente Regional de Ensino