COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 11.02.2025

COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 11.02.2025
 
DIRIGENTE/ GABINETE
Fone: 3404-2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
Fone: 3404-2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br
CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH
Fone: 2904-2961 (Aline) – delim@educacao.sp.gov.br
Núcleo de Frequência e Pagamento – NFP
Fone: 3404-2995 / 2994 / 2969/ 2982 (Rafaela) – delimnfp@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Associação do Professor na Classe – Professor Auxiliar (PA)
Encaminhamos as orientações passadas pela CGRH / COPED, referentes a Atribuição de Aulas – Professor Especializado do Projeto Ensino Colaborativo e Professor Auxiliar:
 
II – Professor Auxiliar
Conforme o cronograma previamente divulgado na Portaria CGRH 42/2024, a recondução dos docentes que atuam como Professor Auxiliar foi realizada em 28/01/2025, com possibilidade de registros até 04/02/2025.
A partir de 10/02/2025, a contratação ou inclusão de carga horária, mediante atendimento de ação judicial para professores auxiliares, ou a solicitação de disponibilização de profissionais de apoio escolar atividades escolares (PAE-AE), somente poderá ser registrada na Secretaria Escolar Digital (SED) mediante procedimentos e elaboração de expediente a ser tramitado pela Diretoria de Ensino, via SEI, a Seduc.
Após tramites junto a Seduc – DEMOD / CAPE, o expediente será tramitado para a mesa do SEDUC – CEPAG, para inclusão da carga horária no sistema SED.
Ou seja, as inclusões de Cargas ou informações de associação do professor na classe referentes as atribuições do professor auxiliar, passam a ser inseridas pela Seduc – CEPAG, mediante análise de liminar judicial e processo SEI elaborado pela Diretoria de Ensino. Assim posto, para regularização dos casos pendentes de associação, casos de recondução ou atribuição ocorridas dentro dos prazos e da legalidade da portaria de atribuição, solicitamos que as unidades escolares encaminhem através do e-mail delimnfp@educacao.sp.gov.br, os seguintes dados dos servidores, para que possamos realizar os tramites necessário junto a comissão de atribuição da educação especial. Os dados do servidor devem ser encaminhados através de ofício, justificando quais os motivos de pendência de associação dentro dos prazos de cronograma estipulado na Portaria CGRH 42/2024.
 
  • Nome do Interessado:
  • RG:
  • CPF:
  • DI:
  • Unidade Escolar:
  • Tipo de Atribuição: (Professor Mediador / Professor de Sala de Leitura / Professor de Classe Hospitalar / Formação PEB I – Anos Iniciais _ Parte Diversificada / Projeto Presença / Prof Articulador (PEF) / Vence – Articulação / Ação Judicial – Redução de Jornada / CEEJA / Atendimento Domiciliar)
  • NÚMERO DA AÇÃO JUDICIAL
  • Tipo de Ensino: (Educação Especial – DA – Sala de Recurso / Educação Especial – DI – Sala de Recurso / Educação Especial – DV – Itinerante / Educação Especial – DV – Sala de Recurso / Educação Especial – TEA – Itinerante / Educação Especial – TEA – Sala de Recurso / Ensino Fundamental – Anos Finais / Ensino Fundamental – Anos Iniciais / Novo Ensino Médio / Novo Ensino Médio com Habilitação Profissional / Atividades Curriculares Desportivas e Artísticas (ACDA) / Educação Profissional Técnico / EJA Ensino Médio)
  • Quantidade de aulas:
  • Fase: (1.1 – Constituição\Composição de Jornada / 1.3 – Carga Suplementar / B.1 – Constituição\Composição de Jornada / B.3 – Carga Suplementar)
  • Se for – Aulas Noturna, Substituição, Artigo 22: (Aulas Noturna / Substituição / Artigo 22)
  • Aulas Noturna – Informar quantidade, se houver.
O ofício deverá ser encaminhado através do e-mail, até 11/02/2025, as 12h00, para que a comissão de atribuição possa adotar os tramites sequenciais e elaboração dos expedientes no SEI, quando necessário.
COMUNICADO DERLIM DE 11.02.2025
 
DIRIGENTE/ GABINETE
Fone: 3404-2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
Fone: 3404-2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE LIM
Fone: 3404-2970/3404-2971 – delim@educacao.sp.gov.br
 
1. Assunto: Plano de Contingência e Plano de Melhoria de Convivência Escolar
Prazo final: 20 de março de 2025.
Alertamos cuidado ao enviar documentos digitalizados, verifiquem se o documento está legível.
A Equipe Regional CONVIVA desta Diretoria de Ensino orienta que a construção desses Planos deve ser em parceria entre vice direção, responsável pelo desenvolvimento das ações referente ao CONVIVA na escola, Professor Orientador de Convivência – POC, psicólogo/CONIVA, alunos gremistas, representantes de sala entre outros da comunidade Escolar.
Os Planos acima citados devem atender às necessidades específicas de cada unidade escolar, devem estar disponíveis para consulta.
Ressaltamos que os Planos podem e devem ser revisitados e alterados, a qualquer momento, de acordo com a necessidade da escola.
Lembramos que os modelos se encontram no padlet/CONVIVA: https://padlet.com/danielefranco/conviva-epmxi7n691gsr4is
Estamos à disposição.
2. Assunto: Programa Escola de Gestão: Início adiado para 24/02/2025
● Público-alvo: Diretores Multiplicadores e Cursistas do Escola de Gestão
● Datas: início adiado para 24/02/2025
● Informações: Acesse o site https://escoladegestao.educacao.sp.gov.br/documentos/ e baixe o Cronograma de Encontros Síncronos
 
3. Assunto: Alteração da data do Simulado SAEB
1. O componente Orientação de Estudos SP em Ação, destinado ao 9º ano do Ensino Fundamental (Anos Finais) e à 3ª série do Ensino Médio, inclui um material físico para cada estudante, com foco nos componentes essenciais para a recomposição das aprendizagens em Língua Portuguesa e Matemática.
2. O material físico “SP em Ação” e o Simulado SAEB 1 serão entregues até o dia 17 de fevereiro. A versão digital do material estará disponível na Sala do Futuro a partir do dia 07 de fevereiro.
3. Além disso, o componente contempla um calendário de avaliações. Uma das avaliações mais importantes é o Simulado SAEB, que visa proporcionar aos estudantes a experiência com o modelo de avaliação do SAEB. Pedimos que, ao receber os materiais em sua escola, não sejam entregues os simulados aos estudantes antes da data prevista, para garantir que a aplicação ocorra no período correspondente.
ATENÇÃO: A data do Simulado SAEB 1 foi postergada para o período de 24 a 27 de fevereiro, com o objetivo de garantir maior engajamento, o recebimento dos materiais e a preparação adequada das escolas para uma aplicação eficaz dessa avaliação.
Para mais informações sobre o componente Orientação de Estudos SP em Ação, acesse o seguinte link: https://bitly.cx/Jf0RY
4. Assunto: Programa Multiplica SP #Coordenadores 1º Edição/2025 – Início das Inscrições para Coordenador Cursista
● Público-alvo: professores da Rede que atuam como coordenador de gestão pedagógica e coordenador de gestão pedagógica geral
● Datas: 11 de fevereiro até 17 de fevereiro
● Informações: a partir de 11 de fevereiro de 2025, os coordenadores da Rede Estadual poderão se inscrever como cursistas para o Programa Multiplica SP #Coordenadores 2025. As inscrições se encerram no dia 17 de fevereiro de 2025. As informações sobre o Programa estão disponibilizadas em https://multiplicasp.educacao.sp.gov.br/coordenadores/
 
NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE
Fone: 3404-2955 (Viviana) – delimnpe@educacao.sp.gov.br
 
1. Assunto: Orientações para condução das aulas de redação e leitura (EFAF E EM) durante o mês de fevereiro de 2025
Os Planos de aula de Redação e leitura — voltados aos professores e disponibilizados via Repositório do CMSP — preveem, desde a primeira semana letiva do ano (3 a 7 de fevereiro), o início das leituras de livros pertencentes ao acervo digital. No entanto, a plataforma com o acervo digital estará disponível a partir de 17/02/2025. Anexo I.
 
2. Assunto: USP 90 Anos – Uma Jornada Imersiva pelos Nossos Museus
A Universidade de São Paulo (USP) comemora seus 90 anos com a exposição itinerante e interativa “USP 90 Anos: Uma Jornada Imersiva pelos Nossos Museus”, que chega à capital paulista após percorrer os campi do interior. A inauguração será no dia 30 de janeiro de 2025, às 10h, no InovaUSP, e a visitação estará aberta ao público até 28 de fevereiro, de segunda a sábado, das 9h às 18h. A exposição utiliza tecnologias imersivas para apresentar uma amostra dos acervos dos museus da USP, incluindo o Museu de Arte Contemporânea (MAC), Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), Museu de Zoologia (MZ) e o Museu do Ipiranga, parte do Museu Paulista (MP). A mostra combina realidade virtual e peças físicas, proporcionando uma experiência única e envolvente.
A iniciativa busca aproximar o público dos acervos da USP, ressaltando a importância dos museus como espaços de produção e formação acadêmica. A exposição é gratuita, aberta a visitas espontâneas e contará com monitores e um programa educativo voltado para grupos e escolas.
Informações Gerais
Ï Inauguração: 30 de janeiro de 2025, às 10h.
Ï Período de Visitação: 30 de janeiro a 28 de fevereiro de 2025.
Ï Horário: Segunda a sábado, das 9h às 18h.
Ï Local: InovaUSP – Centro de Inovação da USP.
· Endereço: Avenida Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 370 – Butantã, São Paulo – SP, CEP: 05508-020
Gratuidade
Ï Entrada Gratuita: Estudantes e professores da rede pública estão isentos de ingressos.
Orientações para as Escolas
Público-Alvo: Estudantes do Ensino Fundamental II (Anos Finais) e Ensino Médio (12 a 18 anos).
Agendamento de visitas: As escolas devem realizar o agendamento previamente. Planejamento: As visitas devem ser integradas às atividades pedagógicas das escolas.
Material de Apoio: O Núcleo Central de Ações Educativas elaborou materiais para auxiliar na formação dos mediadores e no trabalho dos professores em sala de aula.
Como Agendar
A responsabilidade pelo agendamento é da escola. Para mais informações e agendamento de grupos, acesse: expomuseus90anos.usp.br
Esperamos que esta exposição seja um valioso recurso educativo e cultural, incentivando a comunidade escolar a se aproximar do patrimônio acadêmico e artístico da USP.
3. Assunto: Documento Orientador – OE
O componente curricular Orientação de Estudos (OE) foi aprimorado, com a adoção de material impresso para os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio de escolas de tempo parcial e de escolas de tempo integral.
O documento orientador elaborado pelas equipes do Programa de Recomposição da Aprendizagem e do Programa Ensino Integral traz informações detalhadas sobre o componente curricular:
 
4. Assunto: Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Este comunicado trata da parceria entre a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e o Ministério da Educação por meio da adesão ao Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O Pacto que tem como objetivo apoiar os Estados, o Distrito Federal e os Municípios na superação do analfabetismo e na qualificação da educação para jovens e adultos e que foi instituído pelo decreto federal nº 12.048, de 5 de junho de 2024.
Este programa terá duração de 2 (dois) anos – biênio de 2025/2026, com ações voltadas a oferecer novas oportunidades de aprendizado para milhares de indivíduos que ainda não tiveram acesso à educação ou que não puderam dar continuidade aos seus estudos, além de intensificar as ações de busca ativa.
Por meio dessa parceria estratégica, busca-se a implementação de ações conjuntas, a troca de experiências e a mobilização de recursos para atingir as metas estabelecidas de forma colaborativa.
Baseando-se nisso, as escolas precisam estar engajadas no processo, principalmente quanto aos momentos de formação do PACTO que envolve o Coordenador de Gestão Pedagógica, os Professores que atuam na EJA e os Formadores do PACTO. Esses momentos ocorrerão de forma semanal, com duração de 2 (duas) horas em cada encontro, e têm como objetivos:
1. Formação do CGP das escolas estaduais pelo Formador do Pacto;
2. Oficinas de Círculo de Cultura;
3. Formação dos Professores da EJA pelo CGP.
A dinâmica do trabalho para o primeiro semestre de 2025 se dará da seguinte forma:
Ï Semana de 10 a 14 de março de 2025, o Formador do PACTO capacita o CGP das escolas estaduais que, por sua vez, repassa em ATPC essa capacitação aos Professores de EJA.
Ï Semana de 17 a 21 de março de 2025, o CGP das escolas estaduais repassa em ATPC o vídeo do curso do IFFAR (Instituto Federal de Farroupilha) aos Professores da EJA.
Esse formato vai se revezando a cada semana, acompanhado sempre pelo Formador e Articulador do PACTO.
Contamos com a valiosa colaboração de todos os envolvidos, incluindo os Diretores das escolas, Coordenadores Pedagógicos, Professores da EJA, Formadores e Articuladores para que consigamos atingir nosso maior objetivo que é levar formação a milhares de pessoas que não tiveram essa oportunidade na idade adequada.
5. Assunto: Concurso de Kamishibai plurilíngue Brasil – 3ª edição
O Concurso Kamishibai Plurilíngue Brasil é organizado em parceria com a rede internacional KAMILALA (www.kamilala.org) e tem como objetivo oferecer aos profissionais da educação e às crianças e jovens a oportunidade de desenvolver projetos plurilíngues e interculturais através da criação de uma história com uma dimensão plurilíngue (caracterizado pela presença de pelo menos quatro línguas) e adaptada à ferramenta kamishibai. O kamishibai (« teatro de papel » em japonês) consiste numa sequência de pranchas ilustradas que vão deslizando num pequeno palco em madeira, o butai. Cada prancha coloca em cena um episódio da história; na frente o público vê a ilustração, enquanto no verso o (a) contador(a) pode ler o texto. Se trata de um recurso lúdico que permite estimular uma escuta ativa da história e ao mesmo tempo provoca o desejo de produzir e contar por sua vez.
O público da ação são os estudantes de 6 aos 15 anos de idade que residam no Brasil. O tema desta terceira edição é “Deixa-me em paz”. Um júri, composto por profissionais do livro, da educação, ilustração, literatura, etc. será responsável pela eleição de dois premiados: um premiado kamishibai por faixa etária (6-10 anos e 10-15 anos).
O prazo de inscrição termina dia 27 de fevereiro de 2025. Para acompanhar os professores inscritos, a embaixada oferecerá uma formação pedagógica. O regulamento do concurso Kamishibai Plurilíngue e o formulário de inscrição estão disponíveis no site seguinte: https://kamilala.org/partner/servico-educativo-e-linguistico/
Como a língua principal de narração é o português, o projeto se destina a todos os profissionais da educação e não somente aos professores de francês.
No ano passado, o Kamishibaï vencedor da categoria 10-15 anos foi realizado pelos alunos do CEL de Ibitinga.
 
6. Assunto: Cardápio Formativo: Inscrições de Cursos – Edição 2025
● Público-alvo: QM, QAE, QSE
● Datas: a partir de 03/02/2025
● Informações: O Cardápio Formativo apresenta uma diversidade de ações formativas para que você, profissional da educação, possa trilhar o seu caminho rumo ao desenvolvimento profissional, a partir das suas necessidades e das competências que deseja desenvolver ou aprimorar. Confira, anexo II, os cursos com inscrições abertas.
7. Assunto: Processo Seletivo COPED – Equipe Curricular Anos Iniciais
A Coordenadoria Pedagógica – COPED está selecionando professores, do Quadro do Magistério (QM), efetivos, interessados em atuar como Técnico Curricular, para, por meio de afastamento, compor a equipe do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Os interessados devem preencher o formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScnpePiixynKGbyGAgVa72fb8LSOFh6P49EaDEgHePt30JUg/viewform?usp=sf_link
8. Assunto: Fulbright DAI – Fulbright Distinguished Awards in Teaching Program for International Teachers 2025-2026. Programa de aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa
Público-alvo: Professores de Inglês do ensino médio
Datas: 20/02/2025 a Agosto de 2026
Informações anexo III.
 
9. Assunto: Programa de estágio para professores em Toyama 2025 – Inscrições abertas
● Público-alvo: Professores efetivos da rede com domínio da língua japonesa.
● Datas: Inscrições via formulário de 03 a 21 de fevereiro de 2025.
● Informações: O Programa Estágio em Promoção da Convivência Multicultural em Toyama – 2025 irá selecionar um(a) professor(a) da rede estadual de ensino para o período de estágio, de aproximadamente um ano (previsão para julho de 2025 a junho de 2026), na Província de Toyama, no Japão.
O(A) candidato(a) deve ser professor(a) efetivo(a) da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP) e possuir domínio da língua japonesa. As inscrições serão realizadas por meio do preenchimento de formulário on-line https://docs.google.com/forms/d/1-X7KlUM9nNBo_Xj5sSE9yziWqBJouBnOtWIVyYkdqGM/edit, no período de 03 de fevereiro a 21 de fevereiro de 2025.
Saiba mais sobre o Programa acessando o link: http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=9035
Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: cremariocovas@educacao.sp.gov.br
10. Assunto: Mais acessibilidade nos cursos autoinstrucionais da EFAPE – 1º Semestre/2025
● Público-alvo: servidores da SEDUC-SP que participam dos cursos auto instrucionais da EFAPE.
● Datas: a partir de fevereiro de 2025, durante todo o período de realização dos cursos.
● Informações: Os cursos auto instrucionais já possuíam compatibilidade com leitores de tela e com navegação por teclado, bem como legenda em vídeos, janela de intérprete de LIBRAS em vídeos e audiodescrição de imagens. Agora, os cursos passam a ter também: audiodescrição em atividades interativas. Com este recurso, exercícios interativos como “clique e arraste” e “preencha as colunas” agora estão acessíveis por meio de leitores de tela, sem necessidade de configurações extras.
 Os regulamentos das ações formativas também foram atualizados e agora contém informações detalhadas sobre o que cada ação fornece em termos de acessibilidade.
Ajude-nos a melhorar! Caso você tenha alguma dificuldade em relação ao uso dos recursos de acessibilidade, por favor, entre em contato via Portal de Atendimento (https://atendimento.educacao.sp.gov.br). Queremos ouvir sua opinião caso você, cursista, identifique:
● Erros na interpretação de LIBRAS;
● Legendas com problemas;
● Audiodescrição ausente ou com falhas;
● Dificuldades na navegação por teclado e leitores de tela;
● Baixo contraste e problemas de fonte,
● Conteúdo não acessível ou indisponível.
11. Assunto: Ouça o Podcast “Gato Preto Cast”
● Público-alvo: Servidores da SEDUC-SP, público geral
● Datas: novos episódios todas as 1as quintas-feiras do mês
● Informações: Em fevereiro vai ao ar o Gato Preto Cast EP 14 – Livros, câmeras, ação! Projeto “Mediação e Linguagem” trabalha literatura e audiovisual nas escolas. Quem atua com incentivo à leitura nas escolas com certeza já conhece o projeto “Mediação e Linguagem”, que desenvolve há muitos anos um lindo trabalho formativo a partir da transposição de textos literários para a linguagem audiovisual e de radionovela. O Gato Preto Cast, nesse episódio, traz uma estimulante entrevista com Márcia Reis, gestora do Programa na SEDUC-SP. E fiquem atentos, no final do programa há um convite especial aos professores. Ouça nas plataformas: https://youtu.be/SS5qvUc9YtU?si=jMHACg2v70yXtyDS e https://open.spotify.com/show/58HVHRhf73UFReLYVTNekX?si=6bcf4d7748f2481d
12. Assunto: Programa Multiplica SP #Professores 1ª Edição/2025 – Início das Inscrições para Professor Cursista
● Público-alvo: professores da Rede (Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Finais e Médio) e professores da Rede Municipal para o curso de Alfabetização.
● Datas: 11 de fevereiro até 17 de fevereiro
● Informações: a partir de 11 de fevereiro de 2025, os professores da Rede Estadual poderão se inscrever como cursistas para o Programa Multiplica SP #Professores 2025. Os Professores da rede municipal podem se inscrever, mas exclusivamente para o curso de Alfabetização. As inscrições se encerram no dia 17 de fevereiro de 2025. As informações sobre o Programa estão disponibilizadas em: https://multiplicasp.educacao.sp.gov.br/professores/
13. Assunto: Documento Orientador ATPC e ATPL/APD 2025
● Público-alvo: Gestores e professores
● Mais Informações: Compartilhamos o Documento Orientador ATPC, ATPL/APD 2025 https://drive.google.com/file/d/11QWOmbvapv3q8WoMm856jpPAsUNYtLJJ/view?usp=sharing elaborado conjuntamente pela CGRH, COPED e EFAPE contendo as diretrizes gerais para a realização de Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC) e de Aula de Trabalho Pedagógico em Local de Livre Escolha – ATPL ou Atividade Pedagógica Diversificada – APD.
As diretrizes gerais apresentadas neste Documento Orientador também abordam a realização do Programa Multiplica SP #Professores, do Planejamento de Aula (antigo ATPC EFAPE) e das Formações Presenciais em Cascata.
14. Assunto: Desafio de Inovação Instituto 3M | Estão abertas as inscrições para o programa de formação gratuita para professores
CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF
Fone: 3404-2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br
 
Núcleo de Compras e Serviços – NCS
Fone: 3404-2945 / 2948 (Sandra) – delimncs@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Visita Técnica
Informamos as Unidades Escolares de Rio Claro que a Empresa Litucera Limpeza e Engenharia LTDA fará visita técnica em todas as escolas no dia 12/02/2025 – das 9h00 às 17h00, de acordo com o Pregão Eletrônico nº 90001/2025 – Contratação de prestação de serviços de preparo e distribuição de alimentação balanceada e em condições higiênicos sanitárias adequadas, aos alunos regularmente matriculados na rede pública estadual.
Atenciosamente,
Gilssara Cavalcanti de Lima Bandeira
Dirigente Regional de Ensino