COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 10.09.2021 

COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 10.09.2021 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971– delim@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Alteração Calendário Escolar 

    Tendo em vista o Decreto nº 65.966, de 30/08/2021, que suspende o expediente das repartições públicas estaduais no dia 06 de setembro de 2021, e considerando a Resolução Seduc 36, de 12/03/2021, assim como o disposto nos parágrafos 1º e 2º do artigo 1º da Resolução Seduc 83, de 10/11/2020, as unidades escolares deverão proceder à alteração do Calendário Escolar, de forma a garantir o cumprimento mínimo dos 200 dias letivos para o ano de 2021.  A alteração do calendário escolar deverá ser elaborada pelo Conselho de Escola e ser inserido na plataforma “Secretaria Escolar Digital” – SED para aprovação do diretor da unidade escolar até o dia 13/09/2021. Após aprovação, o calendário escolar deverá ser submetido à manifestação do Supervisor de Ensino da unidade escolar e posterior homologação do Dirigente Regional de Ensino, até o dia 17/09/2021.

COMUNICADO DERLIM DE 10.09.2021 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Controle de Frequência Semanal de Alunos – Semanal – Período de 06/09/2021 a 10/09/2021

     Prezada Direção

     Encaminha link, abaixo, para que possamos acompanhar o andamento da frequência dos alunos, referente a semana 06/09/2021 a 10/09/2021, até segunda-feira, dia 13/09/2021, às 12h00.

      OBS.: Lembrando que são três quantidades solicitadas, total semanal de alunos previstos, total semanal de alunos que realmente esteve presente na escola e o total de merenda servida, todos os dados por período (manhã, tarde ou noite; caso, por exemplo, a sua Unidade Escolar não tenha período noturno colocar 0 (zero)).

      CONTROLE DE FREQUÊNCIA SEMANAL DE ALUNOS – DER LIMEIRA – SEMANA DE 06/09/2021 a 10/09/2021

      https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=mHe4FhdFLESSAM4cypMlnN7HbW0_pE5OgGPtOQOuN8lUNFhJU0I4VTBWSlBPNjE3RllLMktHREZGSi4u

      Quaisquer dúvidas estamos à disposição.

 

2. Assunto: Lives 

 

3. Assunto: #FormaçãoMicrosoftForms 

 

4. Assunto: Ações Formativas do CMSP: Currículo Em Ação I Programação da Semana 

     Solicitamos especial atenção nº 10. Anexo I.

5. Assunto: Série “Memória Escolar” 

     Solicitamos especial atenção nº 131. Anexo II.

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971– delim@educacao.sp.gov.br  

 

1. Assunto: Vagas de PROATEC 

    Senhores(as) Diretores(as),

    Solicitamos que preencham o link abaixo, com levantamento de vagas de PROATEC, que a unidade escolar tem disponível para atribuição, para que possamos dar publicidade no site da Diretoria de Ensino.

    Prazo: até 14/09/2021.

    Link do formulário: https://forms.gle/dUGbSZ2LjPF3YxuP7

2. Assunto: ALÉM DA ESCOLA–MISSÃO NOVOTEC EXPRESSO  

     1.1) MISSÃO NOVOTEC EXPRESSO NO ALÉM DA ESCOLA  

     Atenção GOEs, AOEs e Professores Além da Escola que cadastraram turmas na Missão Novotec Expresso!

     – Todos os estudantes da turma serão matriculados pelas escolas técnicas responsáveis pelos cursos: as ETECs e FATECs do Centro Paula Souza e também a Escola Sequencial.

     – Todas as aulas das Missões Novotec Expresso são remotas, o que significa que os estudantes não terão que comparecer presencialmente nas escolas técnicas, trata-se apenas de um registro formal.

     – Para darmos início às aulas da Missão Novotec Expresso Além da Escola, solicitamos que sejam cumpridos os seguintes passos, até sexta-feira, dia 10/09.

     1) Inserção do CPF e e-mail dos estudantes cadastrados na Missão Novotec Expresso no prontuário da SED – a ser realizado pelos GOES e AOEs.

     2) Caso essas informações não estejam na ficha do aluno, o Professor Além da Escola deverá colher esses dados nas aulas desta semana e fornecer para os GOEs e AOEs inserirem no prontuário da SED.

     3) Recebimento de e-mail (estudantes e Professores Além da Escola) informando os dias e horários em que as aulas vão acontecer, bem como as credenciais para acesso à plataforma de aulas remotas.

     4) Início das aulas na próxima semana.

      Para conhecimento, este link contém as turmas cadastradas na Missão Novotec Expresso.

     1.2) REABERTURA DO SISTEMA DE MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE AO CHIP DE INTERNET E PARTICIPAÇÃO NO ALÉM DA ESCOLA. NOVIDADE: PEI TAMBÉM PODE PARTICIPAR  

      O sistema para manifestação de interesse em receber o chip de internet e participar do Além da Escola foi reaberto na SED!

     Agora, os estudantes do PEI (Programa de Ensino Integral) também poderão participar do Além da Escola!

     A Resolução Seduc-30, de 2-3-2021 será alterada ainda essa semana para normatizar a distribuição dos chips de internet, mas os estudantes já podem manifestar interesse na SED.

     Passo a Passo:  

     Login e senha na SED > Menu Questionários > Questionário – Chips de Internet (Estudantes):

     O estudante que manifestar interesse deve aguardar o contato da escola para retirar o chip e iniciar as aulas do Além da Escola. A escola terá acesso, pela SED (como já era feito antes) a quem foi contemplado e poderá receber e, assim, deverá vincular o número do chip ao RA do estudante que apresentar o Termo de Responsabilidade.

Mais informações: https://docs.google.com/document/d/1uvU2amMVc5OTRm-reeo7Hcmnce7ExnbijmJFSPr6d6A/edit

    1.3) REABERTURA DA ADESÃO AO CHIP DE INTERNET (SERVIDORES)  

     O sistema de adesão ao chip de internet para professores e servidores também foi reaberto na SED. A distribuição deverá seguir as regras da Resolução Seduc – 98, de 22-12- 2020.

     1.4) LINKS ÚTEIS  

Live Novotec Expresso (16/08) https://drive.google.com/file/d/1ZbJoH5_0Vm0L03A0rHdqzsnJRG8xXIlB/view

Slides da Live Novotec Expresso (16/08) https://drive.google.com/file/d/1ZbJoH5_0Vm0L03A0rHdqzsnJRG8xXIlB/view

Matéria Informativa https://www.educacao.sp.gov.br/professores-alem-da-escola-tem-ate-proxima-quinta-feira-18-para-cadastrar-turmas-nas-missoes-novotec-expresso/

Live Apresentação Além da Escola https://www.youtube.com/watch?v=wtHG5TtPhnQ

PPT da Live Além da Escola https://docs.google.com/presentation/d/1LjyqC9elJ9bn3CFq8W9lkFAeV4rqLYI-ZBjorU6RuTM/edit?usp=sharing

Playlist Formativa https://www.educacao.sp.gov.br/wp-content/uploads/2021/05/Final_Playlist-Formativa_Al%c3%a9m-da-Escola.pdf

Matéria sobre Playlist Formativa https://docs.google.com/document/d/1uvU2amMVc5OTRm-reeo7Hcmnce7ExnbijmJFSPr6d6A/edit?usp=sharing

Regras para Distribuição de Chips Remanescentes https://docs.google.com/document/d/1uvU2amMVc5OTRm-reeo7Hcmnce7ExnbijmJFSPr6d6A/edit?usp=sharing

Caderno do Professor https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/downloads/Caderno-do-professor.pdf

Caderno do Aluno https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/downloads/Caderno-do-professor.pdf

Caderno de Missões https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/wp-content/uploads/2021/06/OK_Caderno-de-Missoes_Alem-da-Escola-1-1-1.pdf

Outros Materiais https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/materiais-de-orientacao/

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto AAP 3 – 2021 – Orientações  

     Com objetivo de fornecer orientações sobre as provas da Avaliação da Aprendizagem em Processo do 3º bimestre – AAP 3, e atualizando o Cronograma Integrado enviado em 16 de agosto pela Subsecretaria, informamos:

  

 Por oportuno, nesta edição da AAP foi introduzida avaliação destinada aos anos finais das diferentes etapas de escolarização, baseado em habilidades que contemplam aquelas mais relevantes para o percurso do segmento tendo em vista o retorno dos estudantes, neste momento, às atividades presenciais nas escolas e considerando a importância de diagnosticar com maior amplitude aquelas habilidades que demonstrarem maior fragilidade em cada uma das etapas, dando oportunidade para sua retomada no trabalho pedagógico docente e como sinalização para suas práticas ainda neste semestre, atuando preventivamente para que tais dificuldades não se acumulem na continuidade da etapa seguinte.

Os estudantes realizarão as provas diretamente na plataforma do CAEd, acessando pela SED. Os resultados serão automaticamente incorporados ao sistema após o encerramento da aplicação, sem necessidade de sua digitação por parte dos professores.

Será disponibilizado em PDF, na intranet, um dos cadernos – Caderno 1 – de cada uma das provas, lembrando que neste caso seus resultados não serão inseridos no sistema, destinado aos seguintes atendimentos:

– Disponibilização, pelas Diretorias de Ensino, a redes municipais de cidades de sua circunscrição que o solicitarem;

– Atendimento excepcional a estudantes que não dispuserem de meios para sua realização remota e tampouco puderem comparecer à escola presencialmente, para acesso por meio de equipamento da unidade escolar, por pertencerem a grupo de risco para COVID-19, nos termos da Resolução SEDUC 65, de 26/7/2021, Artigo 1º, parágrafo 8º.

As provas poderão ser acessadas pelos estudantes (tanto presencial como remotamente, conforme a organização da escola), com apoio da equipe escolar e sempre seguindo as orientações e protocolos de segurança sanitária orientados à rede.

As provas do 1°, 2° e 3° anos do Ensino Fundamental terão apoio de vídeo para aplicação, disponível também na Plataforma. Os estudantes público-alvo da educação especial que necessitarem de ampliação das provas deverão utilizar tablet ou computador que disponham de recurso para a ampliação necessária, utilizando igualmente a Plataforma CAEd para sua resolução. Na impossibilidade do acesso em casa, as provas poderão ser acessadas nas unidades escolares, com apoio do professor especializado, sempre seguindo as orientações e protocolos de segurança sanitária orientados à rede.

Posteriormente ao processo de aplicação, os dados e informações resultantes desta avaliação serão estatisticamente processados e disponibilizados na Plataforma CAEd, incluindo participação, desempenho por habilidades avaliadas (DE, escola, turma, aluno, prova) e orientações pedagógicas lativas às habilidades diagnosticadas como prioritárias, para apoio às ações pedagógicas junto aos estudantes.

Para esclarecimentos eventualmente necessários, utilizar os seguintes canais:

Portal de Atendimento da SEDUC – para problemas relacionados com o acesso ao sistema (integração de alunos ou atualização de perfil de acesso dos educadores);

Suporte do CAEd – para problemas relacionados à Plataforma (por meio dos Diretores das escolas ou do Dirigente de Ensino ou responsável na DE pelo acompanhamento do projeto).

2. Assunto: Instrumentos de apoio à gestão escolar  

Para apoiar os diversos desafios que se apresentam às escolas, elaboramos instrumentos de apoio à gestão escolar. Estes instrumentos são compostos por um conjunto de questionários com aplicação bimestral, cujas respostas compõem os painéis de indicadores. Tanto os questionários quanto os painéis de indicadores são disponibilizados na SEDhttps://sed.educacao.sp.gov.br/ . Para saber mais, consulte as orientações técnicas realizadas:

· Orientação técnica para acompanhamento das escolas https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=16335&id=0, realizada em 22/06/2021

· Instrumentos de Apoio à Gestão Escolar https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=17227&id=0, realizada em 02/07/2021

Dando continuidade à utilização dos instrumentos de apoio à gestão, os questionários referentes ao 3º bimestre de 2021 serão aplicados entre os dias 13/09 a 01/10. Devem responder: 1) Estudantes; 2) Professores e 3) Trio Gestor + Supervisores de Ensino.

Os instrumentos foram propostos para auxiliar o trabalho de acompanhamento realizado e sua utilização não é obrigatória. Caso opte por realizar o acompanhamento estruturado pelos instrumentos disponibilizados, é necessário saber que:

· Os questionários estão disponíveis na SED para os perfis Diretor(a), Vice-diretor(a), Professor(a) e Estudante das escolas que atendem Anos Finais do Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio. É possível identificá-lo pelo nome “Questionário Bimestral”.

· Recomendamos que o questionário disponível no perfil do(a) Diretor(a) e Vice diretor(a) de Escola seja preenchido em conjunto com o(a) Supervisor(a) e integrantes do Trio Gestor. Esta é uma ótima oportunidade para promover o diálogo sobre as práticas da unidade escolar.

· Caso seja necessário corrigir ou alterar alguma resposta, o questionário pode ser respondido novamente. O sistema gravará o último preenchimento.

· Embora este instrumento tenha iniciado nas escolas PEI, atualmente está disponível para todas as escolas que atendem Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

· Os Diretores, Supervisores e Dirigentes poderão acompanhar em tempo real o número de respondentes dos questionários.

· Os resultados dos questionários poderão apoiar as reuniões de N3, através da análise dos dados do painel de indicadores.

Consulte a seguir os questionários do 3º bimestre para cada público:

Escolas do Programa Ensino Integral (PEI):  

· Gestores https://drive.google.com/file/d/10xAHceia8zk09c7eK56ORfsVtNOPQ6FF/view?usp=sharing

· Professores https://drive.google.com/file/d/1XqhpKPV-JFqb0QYzfGvcqvFbOkph9X1w/view?usp=sharing

· Estudantes https://drive.google.com/file/d/1tY5Rt8zPOHbKzclkh7a5CkvVYptBtt87/view?usp=sharing

Escolas com jornada parcial:  

· Gestores https://drive.google.com/file/d/1uzndP48zWkrXg4vroYLTwiNWIn8mwnsU/view?usp=sharing

· Professores https://drive.google.com/file/d/1uzndP48zWkrXg4vroYLTwiNWIn8mwnsU/view?usp=sharing

· Estudantes https://drive.google.com/file/d/1ez_up2EL1hmHaqEjz7oGMer0FOsZTMOk/view?usp=sharing

3.. Assunto: Ações Formativas do CMSP: Currículo Em Ação – Programação da semana  

Já iniciaram as transmissões das Ações Formativas do Currículo

Em Ação no Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP). Fique atento(a) ao cronograma de transmissão na página do CMSP.

Conheça mais sobre a ação

O público-alvo, profissionais da Rede de Ensino Estadual do Estado de São Paulo e das Redes de Ensino Municipais, terá a possibilidade de desenvolver e aprimorar as suas competências e habilidades necessárias, as quais são requeridas para a implementação do Currículo em Ação.

Atenção: Se você está fazendo o curso Currículo Em Ação (Público Escola) – Nivelamento 1ª Edição/2021 ou Currículo Em Ação (Gestor e Formador) – Nivelamento 1ª Edição/2021, pelo AVA EFAPE, recomenda-se acompanhar as ações formativas do CMSP para maior aproveitamento dos estudos.

Participação e Programação da semana

A participação será por meio de interesse do público, não requerendo inscrição, e de acordo com o especificado para a ação de formação, conforme apresentado abaixo:

 

Atenção: Os(As) servidores(as), pertencentes ao público-alvo desta ação, devem estar obrigatoriamente com seus nomes no cadastro ativo na base da Secretaria Escolar Digital (SED).

Como será a transmissão

A transmissão será síncrona via CMSP, e a gravação ficará disponível posteriormente no repositório do CMSP e nas playlists do canal no YouTube: https://www.youtube.com/c/CMSPDesenvolvimentoProfissional/playlists

Atividade no AVA-EFAPE

Para efetivar e comprovar a sua participação nesta transmissão do CMSP, será necessário:

a.    Acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem da EFAPE (AVA-EFAPE), por meio do endereço (ou pelo site da EFAPE no canal “SOLUÇÕES”):

SEDUC: https://avaefape2.educacao.sp.gov.br/

SME: https://avaefapemunicipios.educacao.sp.gov.br/

b.   Localizar a seção “Apoio CMSP”;

c.    Realizar a atividade de validação (questões objetivas), que comprovará a sua participação em cada transmissão.

Importante: O acesso à atividade no AVA-EFAPE será liberado a partir de 24 horas da transmissão. Atestado Para as ações de Anos Iniciais, caso o(a) participante vier a concluir as 16 horas totais, será emitido um Atestado de Participação não válido para a evolução funcional. Importante! Após o período de seis meses da expedição do certificado ou do atestado, o acesso ao conteúdo do curso será interrompido, assim como os serviços de atendimento ao(à) participante via “Fale Conosco”.

As informações detalhadas sobre esta ação estão disponíveis no site da EFAPE e no Regulamento.

Em caso de dúvidas, você deverá abrir uma ocorrência no Portal de Atendimento da Secretaria da Educação por meio do site https://efape.educacao.sp.gov.br/ no canal “Fale Conosco”.

Aproveite essa oportunidade!

4. Assunto: ATPC do Programa de Recuperação e Aprofundamento  

    Em continuidade às ações de apoio à aprendizagem dos estudantes, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC – SP) retificou o Cronograma Integrado – ATPC e Reuniões de Trabalho para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, os quais estavam previstas para o dia 6 de setembro.

     Diante da suspensão de atividades do dia 6 de setembro de 2021 (segunda-feira), e da necessidade de se realizar as ATPC EMAI e as formações do Programa de Recuperação e Aprofundamento em Língua Portuguesa, sobre a Sequência Didática 3 do volume 3, comunicamos que essas formações serão gravadas e disponibilizadas no repositório e no no canal do YouTube do Centro de Mídias, a partir do dia 6 de setembro, para serem desenvolvidas no momento das ATPC da escola ou em outro momento oportuno nas próximas semanas.

     Acesse os links das Transmissões:

     · ATPC: EMAI https://repositorio.educacao.sp.gov.br/#!/midia?videoPlay=22534&id=596

     · Língua Portuguesa: 1º Ano do EF – SA 3 – vol. 3 http://encurtador.com.br/dnHT0

     · Língua Portuguesa: 2º Ano do EF – SA 3 – vol. 3 http://encurtador.com.br/mvDHQ

     · Língua Portuguesa: 3º Ano do EF – SA 3 – vol. 3 http://encurtador.com.br/rKY06

     · Língua Portuguesa: 4º Ano do EF – SA 3 – vol. 3 http://encurtador.com.br/wyBL2

     · Língua Portuguesa: 5º Ano EF – SA 3 – vol. 3 http://encurtador.com.br/adqQ1

      Destacamos que, ao longo do 2º semestre, as formações, a serem desenvolvidas pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” (EFAPE), continuarão sendo realizadas de acordo com o Cronograma Integrado de ATPC e Reuniões de Trabalho,  https://efape.educacao.sp.gov.br/wp-content/uploads/2021/07/cronograma-efai-vf-20210727.pdf

Para mais informações, consultem a programação do CMSP destinada aos professores e aos profissionais da Educação e o Cronograma Integrado de ATPC e Reuniões de Trabalho atualizado no link https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/programacao-profissionais-da-educacao/

5. Assunto: Série “Memória Escolar”  

   Temos um convite para você! No próximo programa da Série “Memória Escolar”, com a temática sobre as “Narrativas sobre as Feiras de Ciências – décadas de 60 e 70 do século XX”, vamos conversar com a professora caetanista Clarinda Mercadante de Lima e com Deborah Godoy Martins, também caetanista e aluna da professora Clarinda. Elas tiveram importante atuação nas Feiras de Ciências realizadas na Escola Caetano de Campos durante as décadas de 60 e 70 do século passado.

A mediação deste encontro será feita por Diógenes Nicolau Lawand, historiador da equipe do CRE Mario Covas http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/Default.aspx?alias=www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/cre&, que abordará a Memória Oral como um destaque do Acervo Histórico da Escola Caetano de Campos.

Para não perder esta oportunidade, anote na agenda!

Quando?  

Dia: 16 de setembro de 2021. Horário: às 14h.

Onde?  

Local: no canal Desenvolvimento Profissional 1, do CMSP.

Sobre a Série “Memória Escolar”  

Essa série tem como objetivo promover um espaço de debates e fomento à pesquisa para conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da Preservação da Memória e do Patrimônio Histórico, Artístico e Cientifico Escolar. Assim oferecer subsídios e orientações para o desenvolvimento de projetos e ações nas escolas da Rede, para valorização e divulgação de suas histórias.

Esperamos por você!

6. Assunto: Comunicado sobre as formações complementares ao curso de Professor Coordenador de Área – 1ª Edição/2021  

Interessados: Educadores(as),

Serão oferecidas formações complementares ao curso de Professor Coordenador de Área – 1ª Edição/2021 pelo Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP), no Canal Formação de Professores, no perfil da Secretaria da Educação (SEDUC – SP) e nos Canais de Formação de Professores e Diretores da Secretaria Municipal de Educação (SME).

As formações ocorrem sempre às sextas-feiras, no período da manhã, das 8h às 9h.

O objetivo da formação é contemplar as premissas do Programa Ensino Integral (PEI) de formação continuada, além da replicabilidade de práticas exitosas desenvolvidas por profissionais que atuam como Professores Coordenadores de Área (PCA) em unidades escolares do PEI.

      Assim como os cursos da Trilha PEI, as formações são abertas a todos os profissionais do Quadro Magistério (QM), Quadro de Apoio Escolar (QAE) e Quadro da Secretaria da Educação (QSE) da SEDUC – SP e SME.

      Serão quatro encontros contando com a participação de Profissionais da Rede Educacional Paulista, reunidos em rodas de conversas, debatendo e compartilhando experiências.

  

7. Assunto: Próxima leitura do Clube de Leitura “Gato Preto”: “Terra sonâmbula”, de Mia Couto  

     Prezado(a),

     Os participantes dos encontros do Clube de Leitura “Gato Preto” elegeram “Terra Sonâmbula”, de Mia Couto, para a próxima discussão, que acontecerá como sempre na última sexta-feira do mês, em 24 de setembro de 2021, pelo Microsoft Teams, em dois horários: das 10h às 11h30 e das 14h30 às 16h.

      Trata-se de um dos livros que constituem o acervo referente às questões étnico-raciais enviado recentemente a todas as escolas estaduais de São Paulo. Mia Couto, pseudônimo de Antônio Emílio Leite Couto, nasceu na cidade de Beira, em Moçambique, em 1955. É autor de mais de 30 livros entre prosa e poesia, biólogo e jornalista, vencedor de vários prêmios literários, como Camões, em 2012, e Neustadt Prize, em 2013 e membro da Academia Brasileira de Letras como sócio correspondente. Em 1992,

     Mia Couto publica “Terra sonâmbula”, seu primeiro romance em prosa poética, e vence o prêmio Nacional de Ficção da Associação dos Escritores Moçambicanos (AEMO), considerado pelo júri como uma das maiores obras da África do século XX.

     Inscreva-se: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSck_BTi3h10zP358wMHtkyNtUUiEN5Il4qgDRGIpeAIs8uAnA/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0

     E no encontro anterior:  

     A Obra “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis, foi o livro discutido no encontro do Clube de Leitura “Gato Preto” de agosto de 2021. O romance, até hoje extremamente original e singular, escrito na primeira pessoa por um personagem já falecido, é considerado uma das obras mais importantes do principal escritor da literatura brasileira, Machado de Assis, e marco do início da escola realista no Brasil. Ainda na atualidade, desperta grande interesse e admiração.

8. Assunto: Convocação PC – Encontro “VI Mostra Virtual de Sustentabilidade”  

    A Dirigente Regional de Ensino convoca 1 (um) Professor Coordenador de todas as escolas da Diretoria de Ensino convida os PCAE, PCNP para o Encontro ” VI Mostra Virtual de Sustentabilidade” que será realizado através da ferramenta Microsoft  TEAMS.

Solicitamos, por favor, que ingressem com 15 min de antecedência, de modo a evitar eventuais atrasos. 

    Dia: 14/09/2021 

    Horário: 14h às 16h 

    Link de Acesso:   http://bit.ly/VIMostraVirtualSustentabilidade

9. Assunto: Acesso à ATPC da Diretoria de Ensino da Região de Limeira – Anos Finais e E.M

     Informamos que a realização das ATPC a serem transmitidas pela Diretoria de Ensino da Região de Limeira será via YOUTUBE, cujo acesso se dará das 10h às 11h30 pelos seguintes links:

    Tema: Teoria das Múltiplas Inteligências

     Dia 14/09 (3ª feira): https://youtu.be/62VYzRAs_dc 

     Dia 15/09 (4ª feira):  https://youtu.be/bagA9Wxmlk8  

     Dia 16/09 (5ª feira):  https://youtu.be/ALHNZIbs8d8

10. Assunto: Encontro com Coordenadores de relações sociais CMSP e CONVIVA

Prezados Articulares,

Em cumprimento ao Calendário do Conselho Estadual do Grêmio Estudantil informamos que acontecerá um encontro com gremistas, mediado por esta Diretoria de Ensino, através do Microsoft Teams.

Público-alvo: todos os Coordenadores de relações sociais CMSP e CONVIVA das unidades escolares e articuladores dos grêmios.   

Data: 13/09/2021 (2ª feira)

Horário: das 14h00 às 16h00

Observação: fica a caráter de convite a participação dos demais integrantes das equipes de coordenação gremista.

CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE 

Fone 3404.2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br 

 

Núcleo de Vida Escolar – NVE 

Fone 3404.2976 (Ana Lúcia) – delimnve@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Concluintes 

     Reforçando o Comunicado DerLim do dia 27/08/2021, onde foram enviados FAQ, Tutoriais e Apresentação com detalhes das mudanças ocorridas na nova Plataforma Concluintes, salientamos a importância da inserção do RG na Ficha do Aluno – Cadastro de Alunos, uma vez que não haverá mais a Carga de Concluintes e a partir do momento em que a Unidade Escolar digitar o rendimento ao aluno e este estiver com o número do RG cadastrado, estará apto a seguir o fluxo até a sua publicação. Toda correção de dados de alunos deverá ser feita diretamente na Ficha do Aluno e não mais no Cadastro de Concluintes.

     Lembrando ainda que todo aluno que precise ser inserido no sistema, será inserido no Concluintes 2021 em Cadastro Exceção, no Concluinte Antigo apenas alunos já cadastrados seguirão seu fluxo.

2. Assunto: Retificação de Nome Civil  

      Informamos que devido ao grande número de solicitações de Retificação de nome Civil por alunos e ex alunos de nossa Rede, o Núcleo de Vida Escolar vem orientar que em nosso Manual de Procedimentos de Vida Escolar 2020 na página 18 tem o Modelo de Requerimento a ser preenchido pelo interessado, e que posteriormente deverá ser arquivado no prontuário do aluno.

     Toda solicitação deverá ser encaminhada para o delimnve@educacao.sp.gov.br juntamente com o Requerimento preenchido, a Certidão de Nascimento antiga e a atualizada, o RG antigo e o atualizado, o Histórico antigo e o retificado.

     Lembrando que a Unidade Escolar deverá solicitar ao interessado o original do Histórico a ser retificado, para ser arquivado em seu prontuário.

 

Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula – NRM 

Fone 3404.2978/2991 (Matilde) – delimnrm@educacao.sp.gov.br  

 1. Assunto: NCOM das turmas de EJA 2ª semestre e Classificação da Lista de Chamada 

      Informamos que está disponível, na plataforma SED, as seguintes opções:

  • Lançamento do NCOM das turmas de EJA – 2º semestre – a partir de 13/09/2021
  • Classificação da lista de chamada das turmas de EJA – 2º semestre – até 17/09/2021

 

CUMPRIMENTOS: 

Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidades por mais um ano de vida à:

– Sérgio Luiz Estima Antoniol, Diretor da EE. Prof. Nelson Stroili – 12/09 (domingo) 

 

TODOS OS ANEXOS AQUI.

Atenciosamente,

Magda de Moraes