COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 08.12.2023

COMUNICADO EXTRAORDINÁRIO DERLIM DE 08.12.2023

 

DIRIGENTE/GABINETE

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br

 

CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH

Fone 3404.2961 (Aline) – delimcrh@educacao.sp.gov.br

 

Núcleo de Administração de Pessoal – NAP

Fone 3404.2965/2968/2993/2992/2990/2967/5814 (Ana Claudia) – delimnap@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Levantamento dos profissionais que não permanecerão no Programa Ensino Integral em 2024 (cessação a pedido, por não recondução ou por redução de módulo) 

Solicitamos que as unidades escolares realizem o levantamento dos profissionais que não permanecerão no Programa Ensino Integral em 2024 (cessação a pedido, por não recondução ou redução de módulo).

Segue, anexo I, modelo de declaração com a indicação de cessação, que deverá ser feita de próprio punho e digitalizada para upload no Formulário. A via original deverá ser arquivada no prontuário do servidor.

Para os casos de cessação por não recondução ou redução de módulo, a Unidade Escolar deverá elaborar um ofício contendo os dados do servidor, digitalizar para upload no Formulário e arquivo do original no prontuário.

Ressaltamos que a declaração de intenção de cessação e o ofício de não recondução encaminhados no formulário não isenta o envio do expediente de cessação do servidor para publicação e envio a Secretaria da Fazenda.

Quanto aos profissionais já informados anteriormente, de acordo com Comunicado Extraordinário de 28/11/2023, não há necessidade de novo preenchimento.

O Formulário deverá ser preenchido até às 11h, de 08-12-2023, pelo link: https://forms.gle/hABPAr3LRTDpTGHy9

 

TODOS OS ANEXOS AQUI

COMUNICADO DERLIM DE 08.12.2023 

 

DIRIGENTE/GABINETE 

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br 

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br 

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE  

Fone 3404.2970/2971– delim@educacao.sp.gov.br   

 

1. Assunto: Programa Psicólogos na Escola – período de férias 

Este comunicado tem a finalidade de informar e orientar sobre o período de férias dos Psicólogos e dos 16 Líderes/Supervisores.

Considerando o Parecer Jurídico da Diretoria da Empresa Med Mais Soluções em Serviços Especiais LTDA, fica determinado a inviabilidade da concessão de férias nos meses de dezembro /2023 e janeiro /2024 visto que os psicólogos não têm tempo suficiente de registro na empresa (considerando o marco de admissão dos empregados, o mais antigo em 29/08/2023).

Sendo assim, o CONVIVA CENTRAL e a CGRH orientam e sugerem atividades que deverão ser cumpridas, presencialmente, nas Unidades Escolares e nas Diretorias de Ensino:

✓ Análise dos diagnósticos, preparo de relatório final 2023, partilha dos diagnósticos e relatórios com a Gestão Escolar e os Professores (período de 11 a 15/12/2023);

✓ Partilha dos diagnósticos e relatórios com os Líderes/Supervisores de POLO e início e elaboração de Planos de Ação de Melhoria da Convivência Escolar 2024;

✓ Partilha dos diagnósticos e relatórios com as Equipes Regionais Conviva das Diretorias de Ensino e dos Planos de Ação 2024;

✓ Elaboração e realização de ações no Acolhimento de Professores (Planejamento 2024);

✓ Acolhimento dos Estudantes (a partir do início das aulas);

✓ Análise das justificativas dos acolhimentos individuais/emergências para a criação de grupos de apoio coletivos, e elaboração de formações e dinâmicas coletivas com os profissionais da educação e estudantes.

Temáticas sugeridas para planos de ação – de acordo com demandas e especificidades de cada região e unidade escolar:

✓ Bullying, Cyberbullying, Fake News;

✓ O papel do professor diante do bullying como agente da educação;

✓ Projeto de vida perspectiva de vida / futuro;

✓ Autoestima;

✓ Sexualidade;

✓ Orientação Profissional;

✓ Habilidades socioemocionais e inteligência emocional para estudantes;

✓ Saúde Mental, habilidades e inteligência emocional para equipe docente / professores(as);

✓ Rodas de conversa com orientações com grupos de pais / responsáveis;

✓ Grupos de acolhimento com alunos para falar sobre as emoções;

✓ Grupos de acolhimento com alunos sobre como lidar com a ansiedade;

✓ Clube para roda de conversa durante horários de intervalos / lanche;

✓ Novas abordagens e orientações sobre o “Setembro Amarelo” no ambiente escolar;

✓ Inclusão – respeito à Diversidade;

✓ Grupos direcionados a mediação de conflitos e na construção de clima harmônico nos ambientes escolares, na busca de melhoria da aprendizagem;

✓ Racismo;

✓ Violência contra meninas e mulheres;

✓ Ações para desenvolver mapa da empatia;

✓ Grupo de estudantes do Ensino Fundamental 1 sobre as emoções, sentimentos e comportamentos (Projeto Convivência);

✓ Encontros formativos, em ATPC, planejamento, reuniões e conselhos bimestrais, para professores sobre Saúde Mental e suas implicações;

✓ Capacitação para professores sobre temáticas que envolvem a percepção de situações sensíveis no dia a dia;

✓ Encontros com equipe docente sobre as Fases do Desenvolvimento Humano (a partir dos 6 anos até final da adolescência);

✓ Gestão e liderança de pessoas (Equipe Gestora da Unidade Escolar).

 

2. Assunto: Programa Multiplica Professor 

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Avaliação de Fluência Somativa – Anos Iniciais 

A Avaliação de Fluência Somativa (saída) vem acontecendo desde o dia 21/11 e se encerrará no dia 08/12. Devido à natureza da avaliação bem como a complexidade do lançamento das fichas individuais dos alunos, iremos prorrogar o período de lançamento da correção até o dia 15/12.

Aproveitamos para informar que os resultados estarão disponíveis na plataforma PARC a partir do dia 19 de janeiro de 2024, sendo assim uma ferramenta importante para o planejamento de alfabetização para as redes de ensino.

Para auxiliar no lançamento, reforçamos aqui os procedimentos de correção. É importante ressaltar que o uso das fichas individuais dos alunos é para as escolas que estão realizando a avaliação censitária.

Para o lançamento via aplicativo:

 

  1. Clicar no ícone “Leitor de Cartões”:

 

  1. Selecionar a escola para a qual se deseja lançar os resultados. É importante garantir que os aplicadores estejam cadastrados como corretores. Sem isso, eles não conseguem lançar o cartão de respostas no app.

 

  1. Basta selecionar o estudante que se deseja associar à ficha de correção. Importante: se o aluno foi adicionado como base extra, é preciso incluí-lo na aba de correção também.

 

  1. Clicando no nome do aluno, o sistema irá solicitar o QRCODE da ficha, que é igual para todos os alunos

  1. Após inserir o número do QRCODE, basta enquadrar a imagem e fotografar.

 

É possível editar as respostas manualmente também, seguindo pelo menu indicado. Repetir o processo para todas as fichas e salvar normalmente.

 

  1. Caso a escola encontre dificuldades para realizar o processo pelo aplicativo, é possível realizá-lo manualmente pela plataforma.

Finalizado o lançamento, basta o diretor confirmar a aplicação, informando qualquer ocorrência pela Ata de Sala.

  

 

 Importante: A confirmação deve ser realizada tanto na aplicação quanto na correção. 

 

 

2. Assunto: Programa Multiplica SP #Professores 2024 – Inscrições para Professor Multiplicador  

• Ação: Lembrete sobre as inscrições para Professor Multiplicador para atuar na 1ª edição/2024 do Programa Multiplica SP #Professores.

• Formato: Inscrições on-line, por meio do link https://sed.educacao.sp.gov.br/.

• Status: Em andamento.

• Público-alvo: Todos os educadores atuantes em sala de aula – SEDUC-SP.

• Datas:

o Etapa 1 (inscrição): 21 de novembro até 20 de dezembro de 2023.

o Etapa 2 (avaliação): 22 de novembro até 21 de dezembro de 2023.

• Mais informações:

o A Etapa 1 (inscrição) estará disponível na plataforma da Secretaria Escolar Digital (SED) até o dia 20 de dezembro. Após efetivar a inscrição é importante realizar uma avaliação, de caráter eliminatório e classificatório, que estará disponível na plataforma do CMSP (aplicativo ou web) no período de 22/11/2023 até 21/12/2023. Para realizar a avaliação, o candidato deverá acessar o CMSP > clicar em turmas > Processo Seletivo Multiplica >Clicar na turma disponível > Provas e Atividades.

o Para maiores informações, consulte os documentos de leitura fundamental para a participação no processo seletivo 2024: https://multiplicasp.educacao.sp.gov.br/professores/professor-multiplicador/#processoseletivo-multi

 

 

3. Assunto: Clube de Leitura Gato Preto – Votação dos livros para leitura do calendário 2024  

• Ação: Divulgação do link para votação dos livros que serão lidos pelo Clube de Leitura em 2024.

• Formato: Formulário Google (https://forms.gle/x5VvC6Wt9r32tb7S8 ).

• Público-alvo: Todos os profissionais da SEDUC-SP.

• Data: O formulário estará aberto para votação até o dia 10/01/2024.

• Mais informações: Vote no seu livro favorito! Os mais votados serão lidos e discutidos nos encontros do Clube de Leitura Gato Preto de 2024. Para votar, acesse o formulário em: https://forms.gle/x5VvC6Wt9r32tb7S8.

Em caso de dúvidas, envie sua mensagem para o e-mail: nucleodebibliotecacre@educacao.sp.gov.br

 

 

4. Assunto: 6º Diálogo do Programa Alfabetização Ambiental – Tema: Culminância  

• Ação: Já está disponível a gravação da live do 6º diálogo do Programa Alfabetização Ambiental, último diálogo com o tema “Culminância”, realizado em 28/11/2023.

• Formato: Remoto via Repositório do CMSP (https://repositorio.educacao.sp.gov.br/MidiasCMSP/Midia?videoPlay=104443) ou Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=YRdFJUSFDBg&t=3703s).

• Status: Realizado.

• Público-alvo: Professores Especialistas em Currículo de todas as áreas, em especial dos Anos Iniciais e das áreas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas, inclusive Interlocutores de Educação Ambiental; Professores das redes estadual e municipal; Coordenadores de Gestão Pedagógica, Coordenadores de Gestão Pedagógica Geral, Coordenadores de Gestão Pedagógica por Área de Conhecimento, Diretores Escolares/Diretor de Escola e Coordenadores de Organização Escolar.

• Mais informações:

o O programa Alfabetização Ambiental é uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, com o objetivo de promover o desenvolvimento de temáticas socioambientais nos processos de ensino e de aprendizagem de professores e de alunos da rede pública estadual, além de valorizar as áreas protegidas como espaços educadores e promover os espaços escolares como locais de aprendizagem socioambiental.

 

 

5. Assunto: Divulgação UCTEC: publicações  

• Ação: “Divulgação UCTEC” é uma iniciativa que objetiva socializar publicações, eventos e pesquisas, com vistas a contribuir para a atualização constante de educadores, em especial os profissionais da EFAPE, que poderão contar com os temas e oportunidades veiculados para embasar estudos, aprimorar produção de materiais e ações formativas.

• Formato: Remoto.

• Status: Disponível.

• Público-Alvo: Professores e Gestores de escolas e órgãos centrais.

• Mais informações: compartilhamos as publicações a seguir.

 • TIC Educação é a 13ª edição da Pesquisa TIC Educação – 2022, coordenada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br). É um documento importante por apresentar dados coletados e analisados com rigor metodológico, assim como reflexões de especialistas em diversas áreas que se pautaram pelas evidências para retratar um panorama nacional sobre a apropriação das TIC em Educação. https://cetic.br/media/analises/tic_educacao_2022_coletiva%20de%20imprensa.pdf

• Equidade Racial na Matemática é uma publicação com planos de aula que abordam a equidade racial e incluem novos recursos de conteúdos de matemática para educadores. Busca fortalecer os aprendizados de conceitos básicos e a conscientização sobre a necessidade de incluir práticas de equidade racial nas ciências exatas.

https://www.fundacaotelefonicavivo.org.br/wpcontent/uploads/pdfs/PlanosdeaulaEquidade_Racial_MatematicaProFuturo.pdf

• Detetives da comida é uma sequência didática que traz material de apoio a professores, lançados no Portal de Livros Abertos da USP e com download gratuito. Dirigido a estudantes do Ensino Fundamental II, o material trata dos temas Segurança e Soberania Alimentar, sob a perspectiva da Saúde Planetária.

http://www.iea.usp.br/publicacoes/ebooks/detetives-da-comida

 

 

 

CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH 

Fone 3404.2961 (Aline) – delimcrh@educacao.sp.gov.br 

1. Assunto: Concurso de Remoção – Quadro de Apoio Escolar 2024 – Fase Coleta de Vagas 

O Centro de Ingresso e Movimentação/DEAPE/CGRH informou os procedimentos referentes à coleta de vagas do Concurso de Remoção – Quadro de Apoio Escolar 2024, que ocorrerá brevemente e envolverão as Unidades Escolares e Diretorias Regionais de Ensino, considerando a data-base de 06/12/2023. 

 

1- Data-Base: 

QAE: 06/12/2023 

 

2- Legislação para a Coleta de Vagas: 

Regulamentação Remoção do Quadro de Apoio Escolar – Decreto nº 52.630/2008 e Decreto nº 58.027/2012

Resolução SE 12, de 17-2-2017- Módulo e movimentação dos integrantes do QAE.

CEEJA – Resolução SE 75/2018, alterada pela Resolução SEDUC 119/2021

CEL – Resolução SEDUC nº 67/2022

ENSINO INTEGRAL – Lei Complementar nº 1.374/2022, Resolução SE 52/2014 alterada pelas seguintes Resoluções: Resolução SE 6/2015, Resolução SE 68/2019, Resolução SE 6/2020.

 

3- PUBLICAÇÃO – VACÂNCIAS ATÉ DATA-BASE – 06/12/2023 

Salientamos que somente serão consideradas as vacâncias que foram devidamente publicadas em Diário Oficial do Estado, até a data-base fixada, em virtude de exonerações, falecimentos e aposentadorias.

 

4- ATUALIZAÇÃO CADASTRO: até 08/12/2023 

Considerando a data-base de 06/12/2023, para o levantamento de vagas iniciais, o Centro de Recursos Humanos deverá efetuar a atualização dos dados no Cadastro Funcional – PAEF/SED, das vacâncias publicadas, assim como, dos registros decorrentes da cessação dos funcionários – Agentes de Organização Escolar e Secretários de Escola, designados/cessados para a função de Gerente de Organização Escolar, o mais breve possível.

As vagas provenientes de servidores do QAE aguardando aposentadoria, com o código 056 registrado no Cadastro Funcional – PAEF/SED, não deverão ser oferecidas para a Remoção.

 

5- PROCEDIMENTOS – CONFIRMAÇÃO DE VAGAS 

5.1 – UNIDADE ESCOLAR – 13 a 15/12/2023 

Mediante levantamento prévio do módulo e contingente da Unidade Escolar, computado nos termos da Legislação vigente, o Diretor de Escola deverá acessar o endereço eletrônico http://portalnet.educacao.sp.gov.br – Concurso de Remoção/ Perfil Escola. Nesta página encontra-se disponível o Manual de Confirmação de Vagas, contendo as respectivas orientações de como proceder nesta fase.

Na sequência, a guia “Cadastro/ Confirmação de Vagas” deverá ser acessada, para que o Diretor de Escola efetue a confirmação das vagas levantadas previamente pelo sistema, para os Cargos de Agente de Organização Escolar, Secretário de Escola, Agente de Serviços Escolares e Assistente de Administração Escolar, registrando SIM em caso de concordância do levantamento efetuado pelo sistema. 

Caso discorde, deverá registrar NÃO, sendo que neste caso, deve-se justificar no campo determinado, a alteração a ser considerada pela DE, bem como, a quantidade correta da vaga inicial a ser oferecida. 

IMPORTANTE: Neste campo, deve constar a quantidade de VAGAS. Em anos anteriores, algumas Diretorias lançaram erroneamente o número do módulo da escola, sendo motivo de retificação em DOE.

 

5.2- DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO – 18 a 22/12/2023 

Após o levantamento das vagas efetuadas pelo Diretor de Escola, o Centro de Recursos Humanos – CRH deverá acessar o mesmo endereço eletrônico acima disposto, através do perfil “Diretoria de Ensino”.

Na mesma tela de confirmação de vagas, o CRH procederá a ratificação/ retificação do levantamento de vagas já efetuado pelo Diretor de Escola em todos os cargos, sendo que no caso de retificação, deverá lançar a justificativa da alteração e o novo valor, o qual prevalecerá.

OBS: Caso o CRH não proceda à confirmação das vagas levantadas pela escola, o sistema desconsiderará o apontamento do Diretor de Escola, prevalecendo o levantamento inicial do sistema. 

Salienta-se que eventualmente, as Unidades Escolares que possuem Tipos de Ensino distintos, poderão apresentar Módulo Escolar registrado em dobro.

Assim, as escolas/ Diretorias de Ensino deverão se atentar a esta situação, sendo que caso haja necessidade, deverão retificar o número de vagas iniciais disponibilizadas, procedendo as devidas justificativas, em consonância com a Resolução SE 12/2017.

Lembramos que no sistema Portalnet estão disponíveis os Manuais de Coleta de Vagas para os perfis Escola e Diretoria de Ensino.

 

CRONOGRAMA PARCIAL: 

Publicação do Comunicado CGRH/ Relação de Vagas Iniciais: 02/01/2024

Período de inscrição/indicação do candidato: 02 a 09/01/2024.

 

CUMPRIMENTOS: 

Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidades por mais um ano de vida à:

– Mateus de Godoy Gonçalves, Núcleo de Frequência e Pagamento/CRH – 11/12 (segunda-feira) 

 

Atenciosamente,

Gilssara Cavalcanti de Lima Bandeira

Dirigente Regional de Ensino