COMUNICADO DERLIM DE 29.11.2023

COMUNICADO DERLIM DE 29.11.2023

 

DIRIGENTE/GABINET

Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br

Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br

 

EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE 

Fone 3404.2970/2971– delim@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: SARESP/ Provão Paulista Seriado

A Comissão SARESP/Provão Paulista Seriado, encaminha cronograma de retirada de caixas de provas dos Anos Iniciais – Ensino Fundamental e cronograma alterado da data e horário de devolução dessas avaliações (encaminhadas anteriormente) e dos Instrumentos de Controle das Avaliações Digitais do EF – Anos Finais (6° ao 9°ano), a saber:

A – CRONOGRAMA DE RETIRADA DE CAIXAS DE PROVA – ANOS INICIAIS – ENSINO FUNDAMENTAL.

ANEXO I

B- CRONOGRAMA ALTERADO DE DEVOLUÇÃO DE PROVA DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS E DOS INSTRUMENTOS DE CONTROLE DAS AVALIAÇÕES DIGITAIS DO EF – ANOS FINAIS (6° AO 9°ANO).

ANEXO II

 

 

2. Assunto: Inscrições Multiplica SP #Diretores

Prezados(as) Diretores(as),

Reiteramos que encontram-se abertas as inscrições para Diretores interessados em atuar no programa. No âmbito do Programa Multiplica SP #Diretores, o Diretor Multiplicador, ocupante de cargo ou designado na função em exercício, é o responsável pela formação, orientação, mediação e acompanhamento das ações realizadas pelo Diretor Cursista.

•     Os Diretores Multiplicadores acompanharão a frequência e a avaliação dos Diretores Cursistas, registrando nas turmas da plataforma virtual as agendas de trabalho, realizando o acompanhamento das atividades e disponibilizando os materiais de apoio. Eles deverão mediar didática e pedagogicamente as atividades, tendo como referência o conteúdo específico dos roteiros formativos, bem como orientar e avaliar as atividades propostas, atendendo às solicitações e entregar documentações, pertinentes ao Programa, no prazo solicitado.

•     Ressaltamos que neste momento, estão abertas as inscrições, apenas, para Diretores que desejem atuar como Multiplicador. A Fase para cursista, ocorrerá em fevereiro de 2024.

Para tanto, a seleção de Diretores Multiplicadores ocorrerá mediante ao seguinte processo:

Etapa 1: Inscrição na SED – período de 28//11/21023 a 08/12/2023;

Etapa 2: Avaliação de caráter classificatório, será realizada na plataforma do CMSP (aplicativo ou web) no período de 27/11/2023 a 09/12/2023;

Etapa 3: – Entrevista possui caráter classificatório. Serão convocados para a realização da entrevista os 04 (quatro) primeiros classificados de cada Diretoria na Etapa 2 – Avaliação;

Salientamos que após a inscrição na SED, a avaliação será disponibilizada ao Diretor, em até 6 horas e o candidato terá até o dia 09/12/2023 para realizá-la.

O resultado do processo seletivo será publicado em ordem de classificação no dia 05 de janeiro de 2024, na plataforma Secretaria Escolar Digital – SED.

Disponibilizamos no link a seguir, o site da plataforma multiplica SP, cujo local apresenta todas as informações relacionados ao programa, assim como, edital de inscrição, tutoriais de acesso, dentre outros documentos pertinentes.

Em caso de dúvidas, procurar o Supervisor de Ensino Gabriel.

Link de acesso:

https://multiplicasp.educacao.sp.gov.br/diretores/diretor-multiplicador/#informacoes-importantes-dir-multi

 

NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE 

Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto Desfazimento de Livros Unidades Escolares 

Orientamos às unidades escolares, que possuam os materiais abaixo relacionados, procederem  processo de desfazimento com data limite até o dia 29 de dezembro de 2023 (último dia útil do ano), visto que a Resolução 83/13 estabelece em seu “Artigo 6º – No ano em que se realizar eleição municipal, estadual ou federal, a doação, de que trata o artigo 4º desta resolução, deverá ser suspensa, por força do parágrafo 10 do artigo 73, da Lei federal nº 9.504, de 30 de setembro de 1997, devendo ser retomada no ano subsequente, exceto no caso de doação ao FUSSESP.”

Relação de materiais para desfazimento:

 

Currículo em ação – anos iniciais (1º ao 5º ano) – 1º semestre 2023 

• Projeto de Convivência – Estudante – Anual

• Sociedade – Natureza – Tecnologia – Estudante – 1º Sem.

• L. Portuguesa/Matemática – Estudante – Vol. 1

• Projeto de Convivência – Professor – volume único – Anual

• EMAI/Tecnologia e Inovação – Estudante – 1º Sem.

• Ler e Escrever/Sociedade e Natureza – Estudante – 1º Sem.

 

Aprender Sempre – Anos Iniciais (1º Ao 5º Ano) – 1º Semestre 2023  

• L. Portuguesa/Matemática – Estudante – Vol. 1

 

Currículo Em Ação – Anos Finais (6º Ao 9º Ano) – 1º Semestre 2023  

• Linguagens, Tecnologia e Inovação & Projeto de Vida – Estudante – 1º Sem.

• Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas – Estudante – 1º Sem.

 

Aprender Sempre – Anos Finais (6º Ao 9º Ano) – 1º Semestre 2023  

• L. Portuguesa/Matemática – Estudante – Vol. 1

• L. Portuguesa/Matemática/Ciências da Natureza – Estudante – Vol. 1

 

Currículo Em Ação – Ensino Médio (1ª À 3ª Série) – 1º Semestre 2023  

• Ciências Humanas e Sociais aplicadas, Tecnologia e Inovação e Projeto de Vida – 1º Sem.

• Linguagens e suas tecnologias – 1º Sem.

• Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias – 1º Sem.

• Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Humanas e Sociais e Inova – 1º Sem. – Parte 01

• Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Humanas e Sociais e Inova – 1º Sem. – Parte 02

• Linguagens e suas tecnologias, matemática, tecnologia e projeto de vida – 1º Sem.

 

Aprender Sempre – Ensino Médio (1ª À 3ª Série) – 1º Semestre 2023

• L. Portuguesa/Matemática – Estudante – Vol. 1 – 2023

• L. Portuguesa/Matemática/Tecnologia e Inovação – Estudante – Vol. 1 – 2023

• Biologia, Física e Química – Estudante – Vol. 1 – 2023

 

Material De Apoio Ao Planejamento E Práticas De Aprofundamento (Mappa)  

• Unidades Curriculares 1, 2, 3, 4, 5 e 6

 

* Inclui-se nesta relação o material do Currículo em Ação e Aprender Sempre anos iniciais, finais e médio utilizados em 2022 e anteriores. 

 

Procedimentos 

Os procedimentos estão resumidos abaixo em concordância com Artigo 3 da referida Resolução:

1. Nas Unidades Escolares:

a) realização de levantamento dos materiais a serem descartados considerados irrecuperáveis, desatualizados e inservíveis;

b) preenchimento do Anexo I que integra esta resolução (modelo anexo III)

c) encaminhamento do Anexo I, por meio de ofício – SEI (modelo anexo IV), à Equipe de Apoio aos Materiais Excedentes (EAMEX) da Diretoria de Ensino, para deferimento.

Destinação 

O Artigo 4º da Resolução SE 83/2013 prevê cinco possibilidades de doação:

I – ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo – FUSSESP;

II – à prefeitura do município onde localiza-se a unidade escolar ou a Diretoria de Ensino;

III – à cooperativa de reciclagem e/ou associações de catadores de materiais recicláveis, devidamente habilitadas;

IV – às instituições de caridade ou filantrópicas que prestam atendimento educacional;

V – à Associação de Pais e Mestres – APM para uso de interesse social e educacional.

Finalização 

A Unidade Escolar deve oficializar seu requerimento por meio do SEI. Preencher corretamente o modelo do Anexo I (escola) e tramitar a EAMEX de sua Diretoria de Ensino. O Despacho deverá conter a destinação do material (Fundo Social Municipal, Cooperativa habilitada, Entidade Filantrópica ou APM).

Esse procedimento deve ocorrer ainda neste ano de 2023 (em razão da Resolução que veta o desfazimento em anos eleitorais). Competirá à EAMEX da Diretoria de Ensino deferir o pedido. Em caso de deferimento, deve-se encerrar o processo uma vez concedida autorização.

Segue Anexo V – Resolução SE-83. 

 

 

2. Assunto: Divulgação da Avaliação do Kit de Material Escolar 2023

COMUNICADO EXTERNO CONJUNTO SUBSECRETARIA/FDE – 2023 – N º 273

Divulgamos a realização, no período de 22 de novembro a 12 de dezembro de 2023, de uma pesquisa avaliativa nas escolas da rede estadual sobre o Kit de Material Escolar 2023, sob a organização técnica-operacional da FDE – Fundação para o Desenvolvimento da Educação.

O principal objetivo da avaliação consiste em coletar a opinião da maioria dos alunos do Ensino Fundamental – anos iniciais e anos finais e Ensino Médio, dos diretores e equipes de coordenação pedagógica sobre os materiais escolares recebidos em 2023, com a finalidade de subsidiar a gestão dos investimentos na composição desses insumos materiais para as escolas da rede estadual de ensino de São Paulo.

Para a preparação e aplicação da avaliação sob a responsabilidade dos Diretores, a FDE coloca à disposição das unidades escolares o Sistema Integra  ((https://integra.fde.sp.gov.br/login), a partir da data de início da pesquisa, os seguintes documentos: a) instrumentos orientadores de aplicação, destinados aos diretores e aos professores; b) questionário da equipe gestora, de preenchimento dos diretores e equipe de coordenação pedagógica e c) formulários de coleta de opinião dos alunos para cada etapa/nível de ensino, a ser preenchido pelos professores aplicadores.

Em nível de escola, o acesso ao site indicado se dará exclusivamente por login e senha do diretor. O acesso às respostas apuradas é restrito ao Diretor e às equipes de nível central, responsáveis pela construção da avaliação. As informações  sobre a avaliação serão encaminhadas para o e-mail institucional de cada escola estadual.

Reforçamentos, aos Diretores, a importância da pesquisa avaliativa e da contribuição dos alunos em colaborar com a avaliação.

 

 

 

CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE 

Fone 3404.2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br 

 

1. Assunto: Recadastramento de Salas e Ambientes

Prezados Docentes,

Agradecemos as mais de 3 mil participações em nossa pesquisa sobre a quantidade de salas de aula e ambientes das escolas.

Aos que ainda não responderam, aguardamos sua colaboração o quanto antes, lembrando que a data limite é 30/11 e a participação de todas as escolas é muito importante!

O formulário é simples e de rápido preenchimento, segue link abaixo, sendo necessário apenas uma participação por escola.

https://forms.gle/AtrCxQCUrxMfykTFA

Na pesquisa informe preferencialmente o e-mail administrativo da escola.

 

CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH

Fone 3404.2961 (Aline) – delimcrh@educacao.sp.gov.br

 

1. Assunto: Transferência de Cargo/Função: Sessão de Atribuição de Vaga e Transferência  

Sr. Diretor e Gerente de Organização Escolar,

A Comissão de Atribuição de Aulas e CRH da Diretoria de Ensino tem a informar o que segue:

1 – Mediante as informações prestadas pelas unidades escolares dos docentes que não permanecerão (cessação a pedido) nas unidades integrantes do Programa Ensino Integral para o ano de 2024, solicitamos:

1.        que as unidades escolares verifiquem as planilhas, anexo VI e VII, com a relação dos docentes que deverão participar da sessão de escolha de vaga (Efetivos e Categorias F) e que deem ciência ao professor.

2.        caso seja detectada alguma divergência, informem o CRH imediatamente através do e-mail: delimcrh@educacao.sp.gov.br, impreterivelmente até às 8h30, de 30/11/2023.  

3.        Após o início da sessão para fins de transferência de Cargo/Função não será possível alterar as informações prestadas.

2- A Sessão de atribuição de vaga e transferência do Cargo/Função será realizada às 13h30 do dia 30-11-2023, através da Plataforma Teams – link:

https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_ZDE0ZjQ3ZjQtNGYzOS00YjEyLWI1Y2MtMzljMTg1NjY1M2Ex%40thread.v2/0?context=%7b%22Tid%22%3a%2216b87798-4517-442c-9200-ce1cca93259c%22%2c%22Oid%22%3a%22e829aa27-5b9a-4449-b1d4-96a4bfe5da3a%22%7d 

Os docentes que se encontrem nas condições mencionadas acima devem participar desta sessão, através de ferramentas próprias ou disponibilizadas pelo Diretor de escola em ambiente que garanta a conectividade do docente. Para tanto solicitamos que o Diretor de Escola e/ou Gerente de Organização Escolar acompanhem toda a sessão de transferência, a fim de viabilizar a participação do docente que deverá ser transferido, no momento de sua classificação. Caso ocorra instabilidade ou interrupção da conexão na plataforma Teams no momento da escolha do docente, o Diretor ou GOE deverá entrar em contato com a comissão de Atribuição pelo telefone (19) 3404 2961.

3- A Diretoria de Ensino irá informar o resultado da sessão de escolha através de ata a ser encaminhada via Comunicado da DERLIM;

4- O Diretor da escola de origem deverá oficializar a escola de destino do professor para que esse participe da sessão de atribuição de classes e aulas para o ano de 2024, fase UE do processo inicial.

5- O Diretor da escola de destino deverá verificar se o professor transferido já está inserido na classificação, em nível de UE, da SED. Caso não esteja, fazer a inclusão manual para o processo de atribuição inicial.

 

TODOS OS ANEXOS AQUI.

 

Comissão de Atribuição de Classes e Aulas da DERLIM

 

CUMPRIMENTOS:

Desejamos Muita Paz, Saúde e Felicidades por mais um ano de vida à:

– Wilson Ricardo Antoniassi de Almeida, Diretor da EE. Castello Branco – 30/11 (quinta-feira)

 

Atenciosamente,

Gilssara Cavalcanti de Lima Bandeira

Dirigente Regional de Ensino