COMUNICADO DERLIM DE 28.03.2024
DIRIGENTE/GABINETE
Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
Fone 3404.2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Pílula CIPA-Quais as vantagens da CIPA?- PSOS
2. Assunto: Pílulas de Qualidade de Vida 04-04 Março Lilás e Amarelo
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE
Fone 3404.2970/2971– delim@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Orientações para Atendimento ao Estágio Supervisionado Docente Obrigatório 2024 – Presencial
Desconsiderar o publicado no COMUNICADO DERLIM de 22.03.2024, considerar que foi publicado anteriormente, no dia 11/03/2024 e neste.
Prezados Diretores,
Em atendimento à Lei 11.788/2008 e Informação contida no Boletim Semanal da Subsecretaria, – nº 42 de 26 de outubro de 2022.
Orientamos tempestivamente que:
Em 2024 o estágio supervisionado de Licenciatura Plena continuará a ser firmado diretamente na escola. O Estágio é uma atividade curricular obrigatória desenvolvida a partir da inserção do aluno no espaço socioinstitucional, objetivando oportunizar a experiência do exercício profissional, o que pressupõe supervisão direta e sistemática. Nessa engrenagem ocorre o fortalecimento da articulação entre a SEDUC/SP e as Instituições de Ensino Superior na formação dos estudantes dos cursos de licenciatura.
DAS ETAPAS
1. ETAPA PRELIMINAR DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO
O licenciando deverá providenciar junto à Instituição de Ensino Superior (IES) a documentação (Termo de Compromisso, assinado pelo orientador, pelo aluno e pela direção da escola, Carta de encaminhamento que deverá conter as seguintes informações);
• Identificação da Instituição requerente com a identificação do responsável pelo acompanhamento do estagiário e contato;
• Identificação do estagiário: nome, RG, CPF e RA;
• Cópia do número da apólice de seguro, nome da seguradora, responsável pelo seguro, e período de cobertura (validade do seguro) contra acidentes pessoais e responsabilidade civil por danos contra terceiros. parágrafo único do Art. 9º da Lei 11788/2008 e o Art. 4º da Del. CEE 87/2009;
• Identificação do curso de licenciatura, período de duração do curso e semestre cursado pelo aluno, a área e disciplina, e indicação para o ensino fundamental séries iniciais, finais e/ou ensino médio;
• Período do estágio e carga horária a ser cumprida: nº horas total e a discriminação da carga horária para observação, regência e projeto;
• Indicação da escola pretendida para cumprimento;
• Copia Apólice de Seguros, (verificar data de vigência atentar para as datas início e fim de vigência), Art. 9º da Lei 11788/2008 e o Art. 4º da Del. CEE 87/2009;
• Atestado de Matrícula atualizada e Plano de Estágio, verificar sobre itens a serem citados: disciplina, ações a serem realizadas pelo interessado, dias, horários, período e total de horas a serem cumpridas semanalmente na escola, citando o ensino específico para a realização do estágio e a devida assinatura do estagiário) necessária para realização do estágio;
• Termo de Compromisso/Acordo de Cooperação (verificar os dados pessoais do interessado e informações sobre o curso: nome, RG, celular, e-mail, endereço residencial, nome da licenciatura, semestre matriculado, total de horas do estágio obrigatório a ser realizado na unidade escolar em cada tipo de ensino, nome da instituição de ensino superior, assinatura do professor responsável pelo estágio supervisionado da IES).
ADEMAIS
• Toda documentação do estagiário deverá ser conferida e assinada.
• O licenciando deverá apresentar toda a documentação na unidade escolar de seu interesse e, após acolhimento e autorização do Diretor de Escola/Escolar, deverá iniciar seu estágio.
• Autorização de Estágio Supervisionado deverá ser somente aos cursos de Licenciatura.
2. DA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO
a) O licenciando deverá realizar o estágio e registrar em livro próprio da unidade escolar a sua frequência, não devendo exceder 6 horas diárias e 30 horas semanais.
3. DA CONCLUSÃO E ENCERRAMENTO DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO
• Concluído o estágio, o Diretor de Escola/Escolar e/ou professor preceptor deverão assinar os documentos de conclusão de estágio.
• O licenciando deverá apresentar os documentos à IES.
• O Diretor de Escola/Escolar deverá informar à DE a finalização do estágio, validando as horas realizadas pelos alunos, via e-mail ao delimat@educacao.sp.gov.br (anexos I e II -Aprovação do Plano de Estágio e Validação das horas de estágio).
Ressaltamos que a SEDUC-SP destaca que não existe estágio virtual em hipótese alguma. Todo estágio deverá ser realizado presencialmente, mesmo para os licenciandos que realizam seus cursos inteiramente a distância – incluindo UNIVESP e demais instituições de ensino.
ADEMAIS
- Recomendamos de praxe, que a escola registre num livro a frequência dos estagiários para posterior consulta. Não será necessário abrir expediente no Sistema SEI.
- Estagiários de Psicologia não farão estágio nas escolas estaduais, uma vez que não é uma disciplina do Currículo, que abrangeria o referido curso.
- Na unidade escolar, o licenciado é recepcionado pelo CGP-Coordenador de Gestão Pedagógica para levantamento de dados da escola (PPP, SED, IDESP e demais indicadores), para que o estagiário possa elaborar o Plano de Desenvolvimento de Estágio, com apoio do seu Professor do IES. Após aprovação do Plano pelo Diretor da Escola, o licenciando pode iniciar seu estágio.
- Após o término do período de estágio supervisionado, a Direção da Escola deverá encaminhar a Carta de Conclusão do Estágio juntamente com as cópias das fichas de Estágio Supervisionado para publicação da Portaria em DOE.
- Disponibilizar ao estagiário para consulta cópia do Projeto Político Pedagógico, Plano Gestão Quadrienal e seus anexos, Regimento Escolar, cadernos do currículo oficial do Estado de São Paulo, de gestão e de ensino, entre outros documentos escolares.
- O seguro oferecido pela instituição de ensino poderá cobrir apenas o período do semestre letivo ao qual se refere o estágio supervisionado obrigatório. Após este período, caso o aluno continue no estágio, deverá ser feito um novo Termo de Compromisso, na modalidade Não Obrigatório, incluindo o seguro garantido pela concedente.
Professor Coordenador/CGP:
• Proceder o acolhimento do licenciando, viabilizar o estágio e acompanhar as ações desenvolvidas em parceria com o Professor Regente da Classe;
• Garantir a inserção do futuro professor nas vivências escolares;
• Socializar a grade de atividades e programação escolar com o estagiário;
• Acolher e criar um ambiente facilitador para a realização de um estágio de qualidade;
• Dar ciência ao estagiário sobre o desenvolvimento do plano de ação;
• Informar e estabelecer o contato entre o estagiário e o Professor Regente da classe.
Professor Regente da sala de aula:
• Proporcionar condições para que haja engajamento do estagiário nas atividades concernentes a seu estágio (observação, regência e projetos).
• Promover condições favoráveis para a realização desse estágio, reportando-se ao Professor Coordenador sobre qualquer situação que comprometa a formação do futuro Professor.
• Oferecer devolutivas ao Corpo Gestor da Unidade Escolar, sobre o processo de desenvolvimento do estágio supervisionado.
• Registrar a frequência do candidato, e as atividades desenvolvidas diariamente de acordo com o cronograma preestabelecido.
Orientamos que o Diretor de Escola encaminhe o estagiário ao CGP para que possa ter o horário de aula do professor responsável pelo estagiário; tendo o horário para iniciar o estágio ele poderá iniciar suas atividades na Unidade Escolar;
O Supervisor de Ensino responsável pelo estágio no corrente ano é Ricardo Giovanni.
Solicitamos ciência inequívoca da equipe escolar do teor dessa orientação bem como de costume o acolhimento célere da equipe escolar aos estudantes estagiários. Não obstaculizar, criar barreiras desnecessárias aos estagiários, nos termos da lei.
Reiteramos que não devem encaminhar o estagiário para a DERLIM.
Plantão da Supervisão- tel.: (19) 3404-2971 nas quartas feiras (manhã) – Ricardo Giovanni
Equipe de Estágio Supervisionado
2. Assunto: Programa Pé de Meia do Governo Federal
COMUNICADO EXTERNO CONJUNTO SUBSECRETARIA/CHEFIA DE GABINETE – 2024 – Nº 79 São Paulo, 28 de março de 2024.
A Seduc aderiu ao programa Pé de Meia do Governo Federal. Trata-se da oferta de incentivo financeiroeducacional, na modalidade de poupança, destinado à permanência e à conclusão escolar de estudantes matriculados no Ensino Médio público.
São elegíveis aos estudantes de baixa renda regularmente matriculados no Ensino Médio das redes públicas, em todas as modalidades, e pertencentes a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com prioridade aos que tenham renda per capita mensal até o limite estabelecido no inciso II do caput do art. 5º da Lei nº 14.601, de 19 de junho de 2023.
Para a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), são elegíveis os estudantes de 19 (dezenove) a 24 (vinte e quatro) anos.
A elegibilidade obedecerá a critérios de inscrição no CadÚnico e poderá ser associada a outros critérios relacionados, nos termos do regulamento, em especial: I – à situação de vulnerabilidade social; II – à matrícula em escola em tempo integral; e III – à idade do estudante contemplado.
Para que o estudante permaneça no Programa, devem ser cumpridos os seguintes requisitos:
1. efetivação da matrícula no início de cada ano letivo;
2. frequência escolar mínima de 80% (oitenta por cento) do total de horas letivas;
3. conclusão do ano letivo com aprovação;
4. participação nos exames do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e, quando houver, nos exames aplicados pelos sistemas de avaliação externa dos entes federativos para o ensino médio;
5. participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para aqueles que frequentam o último ano letivo do ensino médio público;
6. participação no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), para os estudantes da EJA elegíveis ao recebimento do incentivo.
A verificação dos requisitos e a operacionalização do incentivo ficarão sob a responsabilidade da autoridade competente federal responsável pela área de educação. O estado é responsável pelo envio das informações sobre matrículas, frequência e demais requisitos coletadas através da SED periodicamente ao Governo Federal.
A primeira base de dados foi enviada em 06/03/2024 e a partir do dia 25/03/2024, as informações completas de todos os alunos enviados estarão disponíveis no Sistema Gestão Presente. Servidores da Coordenadoria de Informação Tecnologia Evidências e Monitoramento operam este sistema para a transmissão de informações mensais aos gestores federais do programa.
Há possibilidade de incluir novos estudantes ou corrigir os dados enviados em até 3 (três) meses da data original de envio, sem prejuízo aos alunos. Ou seja, os estudantes que atenderem aos critérios e cujos dados forem enviados dentro desse prazo receberão o benefício retroativamente.
É importante que os senhores orientem as unidades escolares a cadastrar corretamente o CPF e NIS dos estudantes no cadastro de alunos da Seduc.
Estamos encaminhando arquivos, por Diretoria dos alunos que não constam CPF e NIS, para que as unidades escolares façam as inclusões dos mesmos até a data de 28/03/2024, para o envio ao Governo Federal dos dados atualizados.
O aluno poderá visualizar as suas informações referentes à participação no Programa, inclusive se ele é elegível, se cadastrando no APP Jornada do Estudante (é necessário ter cadastro no GOV.BR). O APP está disponível para download no APP Store ou Google PLay.
A partir da demanda do MEC, a CAIXA abrirá uma conta de forma automática para os estudantes que ainda não tiverem conta aberta na modalidade aceita pelo Programa. A conta digital será em nome do estudante e pode ser acessada pelo App CAIXA Tem.
Para os estudantes menores de 18 anos, será necessária a autorização do Responsável Legal para que o próprio estudante possa movimentar a sua conta.
Para informações aos estudantes, o canal oficial que o MEC disponibiliza é o telefone 0800 616161.
Legislação:
Lei nº 14.818, de 16 de janeiro de 2024 https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2024/lei-14818-16-janeiro-2024-795255-publicacaooriginal-170861-pl.html#:~:text=1%C2%BA%20Esta%20Lei%20institui%20incentivo,matriculados%20no%20ensino%20m%C3%A9dio%20p%C3%BAblico.
Decreto nº 11.901, de 26 de janeiro de 2024
Portaria nº 83, de 7 de fevereiro de 2024
https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-83-de-7-de-fevereiro-de-2024-542249506
Portaria nº 84, de 7 de fevereiro de 2024
https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-84-de-7-de-fevereiro-de-2024-542258771
3. Assunto: Prontos pro Mundo – direcionamento para alunos e professores selecionados
Queremos agradecer o empenho e a dedicação de todos no acompanhamento das escolas, bem como no encaminhamento das demandas vindas dos estudantes e professores atendidos pelo Programa Prontos Pro Mundo.
Até o momento, tivemos três turmas de estudantes e professores que iniciaram o curso de inglês online oferecido pela Wizard. Lembramos que aqueles que ainda não receberam o e-mail da Wizard com a informação da sua turma, devem aguardar a divulgação da quarta lista de enturmação.
As aulas ocorrem no contraturno escolar, em dias e horários encaminhados por e-mail pela Wizard.
-Confira a lista dos alunos que iniciaram as aulas em 11/03:
-Confira a lista dos alunos que iniciaram as aulas em 18/03:
-Confira a lista dos alunos que iniciaram as aulas em 25/03:
Deixamos abaixo algumas dicas para que consigam orientar ainda melhor os estudantes a realizarem o curso de inglês oferecido pela Wizard:
➔ Como os alunos que já foram enturmados (listas acima) acessam as aulas de inglês online com a Wizard?
Passo 1 – O estudante deve acessar a conta do seu e-mail institucional da Microsoft: exemplo@aluno.educacao.sp.gov.br e localizar o e-mail da Wizard que contém um link para o aluno cadastrar sua senha de entrada.
Importante: o cadastro é essencial para que o aluno consiga acessar as aulas, sem ele o aluno não terá acesso.
Passo 2 – Após o cadastro da senha, o aluno poderá acessar o curso online diretamente pela plataforma da Wizard através do link https://ensino.pearson.com.br/prontospromundo
Passo 3 – Caso não tenha recebido a senha e esteja nas listas dos enturmados, o estudante deve enviar uma mensagem para https://ensino.pearson.com.br/fale_conosco_prontospromundo
Passo 4 – Caso o estudante ou o professor não esteja em uma das três turmas, deve aguardar pela próxima lista de enturmados. As informações serão divulgadas, assim que forem enviadas pela Wizard.
➔ Como eu faço para direcionar as minhas dúvidas sobre o Programa Prontos Pro Mundo? Procure em sua diretoria de ensino o PEC embaixador do Programa Prontos pro Mundo.
➔ Reuniões de alinhamento semanal para PEC e supervisores do Programa Prontos pro Mundo, às terças-feiras, das 10h às 11h. A participação nesta reunião é essencial para o alinhamento das atividades e próximos passos do programa.
➔ Pedidos de trocas de turma por estarem enturmados no mesmo horário das aulas da escola estão sendo atendidos, assim como os casos em que por questões de deslocamento não seria possível assistir às aulas a tempo. Além disso, problemas com acesso e encaminhamento de respostas estão sendo respondidos e atendidos.
Agradecemos o empenho e contamos com a participação de todas as unidades escolares selecionadas para o Prontos Pro Mundo.
NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE
Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Revista Digital DERLIM – Março 2024
Segue, anexo III, a Revista DERLIM Março 2024 para ampla divulgação. Parabenizamos todas as escolas participantes desta edição e reforçamos o convite para que todas as escolas participem das futuras edições da Revista DERLIM, orientações podem ser obtidas diretamente com o PEC que realiza acompanhamento em sua Unidade Escolar.
2. Assunto: “Formação: Programa de Desenvolvimento Paralímpico do Estado de São Paulo”
A Dirigente Regional de Ensino da Região de Limeira convoca os professores de Educação Física regularmente inscritos em um dia de curso (conforme lista abaixo), para participarem da “Formação: Programa de Desenvolvimento Paralímpico do Estado de São Paulo” a ser realizada das 8h às 17h, na Secretaria Municipal de Educação de Limeira, Rua João Kuhl Filho, s/n – Parque Cidade de Limeira Vila São João – Limeira – SP.
Dia da formação – Nome
Dia 02/04 – terça-feira: modalidades Atletismo e Vôlei Sentado | Cristiano Gabriel Ferrazzi |
Dia 02/04 – terça-feira: modalidades Atletismo e Vôlei Sentado | Isair Regina Marciano Da Silva |
Dia 02/04 – terça-feira: modalidades Atletismo e Vôlei Sentado | Leticia Aparecida Calderão Spósito |
Dia 02/04 – terça-feira: modalidades Atletismo e Vôlei Sentado | Marcelo Monteiro Marabesi |
Dia 02/04 – terça-feira: modalidades Atletismo e Vôlei Sentado | Mirela Santana |
Dia 02/04 – terça-feira: modalidades Atletismo e Vôlei Sentado | Thais Adorno |
Dia 03/04 – quarta-feira: modalidades Futebol de Cegos e Tênis de Mesa | Bárbara Alves Clemente |
Dia 03/04 – quarta-feira: modalidades Futebol de Cegos e Tênis de Mesa | Denise Martins Da Silva Soares |
Dia 03/04 – quarta-feira: modalidades Futebol de Cegos e Tênis de Mesa | Eurides Braz Do Nascimento |
Dia 03/04 – quarta-feira: modalidades Futebol de Cegos e Tênis de Mesa | Gutierre Onofre |
Dia 03/04 – quarta-feira: modalidades Futebol de Cegos e Tênis de Mesa | Jairo Donizete Alves Júnior |
Dia 03/04 – quarta-feira: modalidades Futebol de Cegos e Tênis de Mesa | Jean Pierre De Campos Filho |
Dia 03/04 – quarta-feira: modalidades Futebol de Cegos e Tênis de Mesa | Juliana Morais Monteiro |
Dia 03/04 – quarta-feira: modalidades Futebol de Cegos e Tênis de Mesa | Miguel Pedro De Freitas |
Dia 03/04 – quarta-feira: modalidades Futebol de Cegos e Tênis de Mesa | Nathalia Bueno De Camargo |
Dia 03/04 – quarta-feira: modalidades Futebol de Cegos e Tênis de Mesa | Pedro Luiz Ferreira |
Dia 03/04 – quarta-feira: modalidades Futebol de Cegos e Tênis de Mesa | Silvana Cristina Salles |
Dia 03/04 – quarta-feira: modalidades Futebol de Cegos e Tênis de Mesa | Tayane Caroline Aires Ribeiro |
Dia 04/04 – quinta-feira: modalidades Halterofilismo e Judô | Ana Lucia Sartori Schiavon |
Dia 04/04 – quinta-feira: modalidades Halterofilismo e Judô | Cleones Dos Santos |
Dia 04/04 – quinta-feira: modalidades Halterofilismo e Judô | Juliana Piovesani De Camargo |
Dia 05/04 – sexta-feira: Badminton e Natação | Gabriel Ribeiro Marques |
Dia 05/04 – sexta-feira: Badminton e Natação | Rogerio Godoy |
3. Assunto: Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais de São Paulo (OMASP) / 2024 – peças de divulgação
Comunicamos, que no dia 22 de março foi divulgado para os PECs responsáveis pela organização da Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais de São Paulo (OMASP) os primeiros materiais de divulgação. Nessa primeira etapa, a intenção das peças é, principalmente, anunciar a OMASP e destacar a importância da participação na Prova Paulista, uma vez que a avaliação de matemática é também a primeira etapa classificatória da Olimpíada.
No conjunto de peças, a comunidade escolar encontra mídias impressas, como banner, flyer e cartazes, bem como digitais, post e story, para as redes sociais. Dentro das ações de engajamento, no dia 26 de março, também foi realizada uma live com os grêmios estudantis e para os estudantes. Já temos, inclusive, estudantes produzindo seus próprios vídeos para convidar os colegas a participarem da Olimpíada. A Escola Antônia, da Diretoria de Ensino de Apiaí, deu a largada e produziu um vídeo que pode ser conferido neste link:
– https://drive.google.com/file/d/1lCi5BjvRDAKUUGjy0PXW_aoyF49s4ecB/view?usp=sharing.
Para acessar as primeiras peças de divulgação da OMASP, clique aqui: https://drive.google.com/drive/folders/1s-1egWLVLuKW60h81vIs7o6MfuPakr8N?usp=drive_link.
Contamos com a colaboração de todos para a divulgação das informações da Primeira Fase da OMASP.
4. Assunto: 02 de abril – Dia Mundial de Conscientização do Autismo
O dia 02 de abril foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007 como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, instituído no Brasil como Dia Nacional pela Lei nº 13.652, de 13 de abril de 2018.
Essa data foi escolhida com o propósito de dar visibilidade, conscientizar e promover o conhecimento sobre a garantia de direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista -TEA.
Ciente do nosso papel institucional, a Coordenadoria Pedagógica (COPED) vem realizando, em parceria com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), ações a fim de impulsionar a inclusão plena dos estudantes matriculados na rede estadual de ensino.
O ano de 2023 foi coroado com ações que fortalecem a inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista no Estado de São Paulo:
● Decreto nº 67.634, de 06-04-2023: Institui o Plano Estadual Integrado para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista – PEIPTEA;
● Resolução Seduc nº 21, de 21-06-2023: dispõe sobre a regulamentação da Política de Educação Especial do Estado de São Paulo e do Plano Integrado para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo – TEA;
● CipTEA – Divulgação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (para maiores informações acessar o Link https://drive.google.com/file/d/1p3u4WF10zr0nvjbexXgO0rEiCan3HtDA/view?usp=sharing);
● Prêmio de Educação em Direitos das Pessoas com Deficiência, instituído pela Resolução Conjunta SEDPcD/SEDUC nº 02, de 09-10-2023.
Para o ano de 2024, estamos fortalecendo ações efetivas para promoção da cultura inclusiva.
Destacamos que na campanha nacional do Dia Mundial de Conscientização do Autismo deste ano é apresentado o tema “Valorize as capacidades e respeite os limites!”, enfatizando a relevância de reconhecer as especificidades e habilidades da pessoa com TEA.
Nesse sentido, de modo a estabelecer um ambiente respeitoso e equitativo para todos, convidamos a rede estadual de ensino a refletir sobre o papel da escola no processo de inclusão dos estudantes com TEA e da importância do acolhimento aos estudantes e seus familiares/responsáveis, de modo a tornar nossas escolas cada vez mais acessíveis.
Reconhecemos que receber estudantes com TEA pode ser desafiador para a gestão pedagógica, porém enriquecedor para toda comunidade escolar, pois amplia nossa possibilidade de avançar rumo à inclusão escolar com equidade de oportunidade e a aceitação da diversidade humana.
5. Assunto: Curso da Educação Integral ao Ensino Integral – 2ª Edição/2023
● Ação: Curso prorrogado até 28/03/2024.
● Formato: EaD, no AVA-EFAPE.
● Status: Em andamento.
● Público-alvo: ○ SEDUC-SP: Aos servidores do Quadro do Magistério (QM), do Quadro de Apoio Escolar (QAE) e do Quadro da Secretaria da Educação (QSE); ○ Municípios: Aos profissionais das redes municipais de ensino do estado de São Paulo, exceto o secretário de escola.
● Data: Término até 28/03/2024.
● Mais informações: https://efape.educacao.sp.gov.br/acao-formacao/da-educacao-integral-ao-ensino-integral-2a-edicao-2023/
6. Assunto: Programa de Desenvolvimento de Liderança (PDL): Curso 2 – 1ª Edição/2024
● Ação: As atividades deverão ser realizadas até 31/07/2024.
● Formato: EaD, no AVA-EFAPE.
● Status: Em andamento.
● Público-alvo: Servidores da SEDUC-SP, integrantes do Quadro do Magistério (QM) e do Quadro da Secretaria da Educação (QSE).
● Data: Até 31/07/2024.
● Mais informações: https://efape.educacao.sp.gov.br/acao-formacao/programa-de-desenvolvimento-de-lideranca-pdl-curso-2- 1a-edicao-2024/
7. Assunto: ATPC 2024 – Escola
● Ação: Passo a passo para baixar os relatórios de ATPC da sua escola
● Formato: No AVA-EFAPE
● Status: Em andamento
● Público-alvo: Gestores das unidades escolares
● Mais informações: Acompanhar como tem sido a participação e o desempenho dos seus professores nas ATPC 2024 é um passo importante, e que a sua escola não pode deixar de fazer. No Ambiente Virtual de Aprendizagem da EFAPE (AVA-EFAPE) é possível visualizar e baixar os relatórios da ATPC que vão te indicar como está esse desempenho. Se você tem dúvidas em como fazer isso, assista o passo a passo detalhado de como acessar esses dados, por meio do link https://youtu.be/HPI5PR8qtdY. Ponto importante! Ao longo do vídeo, você será convidado a acessar o AVA-EFAPE. No momento de login e senha no sistema, coloque nos dois campos a palavra ‘esc-’ e e os seis números da sua escola, da seguinte forma: esc-000000.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a EFAPE, por meio do Portal de Atendimento.
8. Assunto: Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo – A REDE NA EFAPE
● Ação: Oportunidade para os professores da Rede Estadual compartilhar suas experiências, com base no material digital utilizado em sala de aula. Participe conosco!
● Formato: Remoto, via Plataforma ZOOM ou por meio de envio de vídeo
● Status: Em andamento.
● Público-alvo: Todos os professores em exercício na sala de aula (SEDUC-SP)
● Mais informações: Para participar e contribuir com sua prática pedagógica enriquecendo o repertório de outros professores da rede ampliando as concepções metodológicas, estratégias e técnicas didático – pedagógica, bem como utilizar o material digital, acesse o formulário a seguir: https://bit.ly/Participacao_ATPC_EFAPE_2024 e https://drive.google.com/file/d/1kgcpH9mOL3czFJ_FN7rU7dcB1In8pOCr/view?usp=sharing.
Caso prefira, você pode acessar o formulário pelo QR CODE abaixo:
9. Assunto: Formação Inicial: Educação Profissional Paulista -1ºEdição/2024
● Ação: Divulgar curso para professores que tem aulas atribuídas nos componentes curriculares do Itinerário de Formação Técnica Profissional
● Formato: EaD, no AVA-EFAPE
● Status: Em andamento.
● Público-alvo: Servidores da SEDUC-SP integrantes do Quadro do Magistério (QM): professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e Professores de Educação Básica (PEBII) com aulas atribuídas nos componentes curriculares do Itinerário de Formação Técnica Profissional
● Data: De 07/02 até 15/04/2024
● Mais informações: Para mais informações, sobre essa formação: https://efape.educacao.sp.gov.br/acao-formacao/formacao-inicial-educacao-profissional-paulista1a-edicao-2024/
10. Assunto: Divulgação do “Documento Orientador – ATPC/Atividade Pedagógica de Caráter Formativo 2024”
● Ação: Divulgar as orientações para que as unidades escolares organizem as ATPC/Atividade Pedagógica de Caráter Formativo 2024
● Formato: Arquivo online, no site da EFAPE https://efape.educacao.sp.gov.br/wpcontent/uploads/2024/02/Documento-Orientador-ATPC_Carater-Formativo_2024_v08-1.pdf e no AVA-EFAPE 2 (ATPC -2024)
● Status: Em andamento
● Público-alvo: Todos os profissionais da educação
11. Assunto: ATPC para Professores de Anos Iniciais e Professores especialistas em Língua Inglesa de Anos Iniciais
● Ação: Nova organização de ATPC para formação de professores de Anos Iniciais e Língua Inglesa dos Anos Iniciais. Em 2024, as ATPC/Atividade Pedagógica de Caráter Formativo de Língua Inglesa serão disponibilizadas a cada três semanas, devido ao revezamento com os componentes curriculares de Arte e Educação Física.
● Formato: Via CMSP e AVA-EFAPE
● Status: Em andamento.
● Público-alvo: Professores de Anos Iniciais e Professores especialistas em Língua Inglesa dos Anos Iniciais
● Mais informações: De acordo com a Resolução SEDUC nº 133, de 29-11-2021, os docentes interessados em ampliar sua formação profissional podem opcionalmente fazer jus às duas ATPC semanais adicionais de Língua Inglesa. As duas ATPC semanais, a serem acrescidas à carga horária total atribuída, deverão ser cumpridas na Unidade Escolar, mas fora do horário regular de funcionamento da classe.
Os(as) professores(as) regentes com duas ATPC/Atividades Pedagógicas de Caráter Formativo adicionais de Língua Inglesa dos Anos Iniciais poderão acompanhar as formações produzidas em 2022 e 2023. As formações de 2022 e 2023 poderão ser acessadas por meio do link: https://drive.google.com/file/d/1ZTJ8xD0ZsrqFiWDuFmFPVvSnQdinXH8j/view?usp=sharing
12. Assunto: Concurso de desenho de Toyama – 2024
● Ação: Divulgação do Concurso de Desenho “Toyama – 2024”
● Status: A ser iniciado
● Público-alvo: Estudantes com até 15 anos de idade das escolas da rede pública estadual de ensino matriculados nos Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental e no Centro de Estudos de Línguas (CEL).
● Datas: De 01/04 a 31/05/2024 – Fase Escola
● Mais informações: A edição de 2024 do Concurso de Desenho de Toyama tem como tema “Lendas da Cultura Japonesa”. O regulamento com orientações para produção dos desenhos e cronograma completo estão disponíveis na página do CRE Mario Covas: http://www.escoladeformacao.sp.gov.br/portais/cre/. Em caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail: premioseconcursoscre@educacao.sp.gov.br
13. Assunto: Programa Multiplica SP #Professores 2024 – Novas vagas para Professor Multiplicador
● Ação: divulgação de abertura de novas vagas de Professor Multiplicador com dias e horários determinados
● Formato: remoto, via SED
● Status: em andamento
● Público-alvo: todos os professores inscritos para Professor Multiplicador no Programa Multiplica SP #Professores 2024
● Data: a partir de 22/03/2024
● Mais informações: Os interessados devem acessar: https://sed.educacao.sp.gov.br/ ATENÇÃO: Conforme o Edital nº 02/2024 – 1ª edição 2024 – Programa Multiplica SP #Professores Processo Seletivo Professor Multiplicador (5ª Chamada- Vagas Remanescentes) disponível em: https://multiplicasp.educacao.sp.gov.br/wp-content/uploads/2024/03/edital-5a-chamada-edital-deconvocacao-do-pm.pdf, a ordem de classificação não será considerada, portanto, fique atento ao prazo.
Em caso de dúvidas entre em contato pelo Email: multiplica.professor@educacao.sp.gov.br
CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE
Fone 3404.2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br
Núcleo de Informação Educacional e Tecnologia – NIT
Fone 3404. 5816/2953 (Tiago) – delimnrm@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Prova Paulista – IMAGEM
O CIEQ/DETEC/CITEM (Centro de Instalações e Equipamentos), vêm, por meio deste, informar a respeito do bom funcionamento dos Notebooks Positivo salas de aula durante a realização da Prova Paulista às Unidades Escolares (UEs) e Diretorias de Ensino (DEs).
Com o intuito de garantir o bom funcionamento dos Notebooks Positivo salas de aula durante a realização da Prova Paulista, solicitamos a atenção especial aos seguintes pontos:
Manutenção para Recebimento de Updates:
Pedimos que deixem todas as máquinas ligadas durante a noite para que possam receber os updates necessários. Essas atualizações são fundamentais para garantir a segurança e o desempenho adequado dos sistemas durante a Prova Paulista.
Problema de Espaço em Disco e Inicialização do Windows:
Identificamos um problema relacionado ao espaço em disco que está impedindo o Windows de inicializar corretamente em alguns Notebooks Positivo. Para solucionar esse problema, deve ser aplicada a imagem V3.
Manual para identificação da versão da imagem do Notebook Sala de Aula:
Está disponível um manual detalhado que auxiliará na identificação da versão da imagem instalada em cada Notebook Sala de Aula. É essencial verificar essa informação para garantir a compatibilidade e o funcionamento adequado durante a prova no link: Repositório CIEQ – DEs – UEs https://drive.google.com/drive/folders/1JwX3tMuGOu4FnxCxeDWDkIro4zYGpqSL?usp=sharing
Gostaríamos de reforçar a importância de ligar os equipamentos com antecedência antes do início da Prova Paulista. Recomendamos que todos os equipamentos sejam ligados pelo menos 20 minutos antes do horário previsto para o início da prova, tendo em vista que estes passam por um pico de processamento durante a inicialização, causando um natural lentidão.
CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF
Fone 3404.2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br
Núcleo de Compras e Serviços – NCS
Fone 3404.2945/2946/4948 (Sandra) – delimncs@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Convocação para Reunião de alinhamento dos procedimentos da SED – alimentação escolar (Merenda Escolar Centralizada – Rio Claro, Limeira e Cosmópolis)
Convoca os Diretores de Escola e/ou Vice-diretores para participarem da Orientação Técnica “Alinhamento dos procedimentos na SED – alimentação escolar”
Data: 01/04/2024 (segunda-feira)
Horário: 09h00 às 10h30
Local: Plataforma Teams
Anexo I_APROVAÇÃO DO PLANO DE ESTÁGIO 1.docx
Anexo II_VALIDAÇÃO DAS HORAS DE ESTÁGIO 1.docx
Anexo III_Revista DERLIM Março 2024.pdf
Atenciosamente,
Gilssara Cavalcanti de Lima Bandeira
Dirigente Regional de Ensino