COMUNICADO DERLIM DE 26.07.2024

COMUNICADO DERLIM DE 26.07.2024
 
DIRIGENTE/ GABINETE
Fone: 3404-2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
Fone: 3404-2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: A importância da saúde bucal
Segue, anexo I, algumas sugestões de cuidado sobre à saúde bucal.
Como manter uma boca saudável!
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE LIM
Fone: 3404-2970/3404-2971 – delim@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Tarefa SP: novidades para o 3º bimestre
Informamos novidades da Plataforma Tarefa SP para o 3º Bimestre.
1. Quantidade de questões
No 3° bimestre, as tarefas do dia terão entre 3 e 4 questões, a depender da necessidade pedagógica.
Esse aumento tem como objetivo garantir questões mais diversas e de diferentes níveis de dificuldade. Além disso, as tarefas passam a contar com mais suportes em texto, vídeo e imagens para trazer mais contextualização.
Na tabela a seguir, apresentamos a quantidade de tarefas de cada componente por ano/série para o 3º bimestre.
 
2. Novas funcionalidades
Prazos: foi implementado, nas tarefas automáticas, o ajuste para verificar fins de semana e feriado nacional e estadual no prazo dos dias. Ou seja, caso o professor registre aula em uma sexta, será descontado o final de semana para contabilizar o prazo da expiração da tarefa!
Verificar respostas: Cada questão passa a contar com o botão “Verificar” para que o estudante possa checar se acertou ou errou enquanto realiza a tarefa. Antes, só era possível ver o gabarito ao finalizar a tarefa.
A resolução (que contém o gabarito e a explicação da questão) só aparece para o estudante quando ele acertar. A intenção é que ele reflita e tente outras vezes antes de ver a resposta.
Visualizar Resolução: Agora, os professores conseguem visualizar a tarefa completa (com gabarito e resolução), clicando no botão Resolução no CMSP.
Duplicar modelos: O professor que desejar pode duplicar os modelos disponibilizados pela Seduc, clicando no botão “duplicar”
Ao fazer isso, será gerada uma nova tarefa que pode ser adaptada. Lembrando que o estudante continuará recebendo a tarefa produzida pela Seduc pelo registro de aula.
Notas fracionadas: Para os tipos de questão Resposta múltipla e Certo ou Errado (ver abaixo), o cálculo da nota da questão será proporcional ao acerto do estudante. Por exemplo, em uma atividade de resposta múltipla em que três alternativas estão corretas, caso o estudante marque apenas duas delas, a nota dele será proporcional a esse acerto. Antes, se ele não acertasse as três alternativas corretas, a questão inteira seria considerada errada.
Exemplo do tipo: Resposta múltipla
Exemplo do tipo: Certo ou Errado
3. Novos tipos de questões
Para o 3° bimestre, foram lançados dois novos tipos de questão:
Tipo de questão: Certo ou Errado
Nesse formato, o estudante deve analisar cada afirmação, fórmula ou imagem presente na questão e escolher entre as duas opções (certo ou errado).
Tipo de questão: Preencher letras
Nesse formato, o estudante deve digitar letras no teclado para preencher os espaços e formar uma palavra. Ele pode adicionar letras, hífen e espaço (caso seja uma palavra composta ou um termo). Não faz diferença se as letras são inseridas em maiúscula ou minúscula.
Questões pré-aula em Língua Portuguesa
Buscando estimular os estudantes a se familiarizarem com os conteúdos da próxima aula previamente, as tarefas do dia de Língua Portuguesa passam a contar com uma questão extra de “pré-aula”, ao final da tarefa, sob o título – Contém spoiler do bem.
O foco dessas questões é antecipar conteúdos que serão trabalhados na próxima aula, de forma descontraída e leve. Essas questões não valem nota na tarefa.
Em caso de aulas duplas, a questão pré-aula da aula 1 servirá de revisão e de preparação para a próxima tarefa; enquanto a questão pré-aula da aula 2 antecipará, de fato, conteúdos da aula seguinte de forma contextual e introdutória.