COMUNICADO DERLIM DE 25.09.2017
DIRIGENTE/GABINETE
Fone 3404.2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE
Fone 3404.2970/2971– delim@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Atribuição de Vagas para Atuação em Escolas do Programa de Ensino Integral
A Dirigente Regional de Ensino, nos termos da Lei Complementar 1.164/12 alterada pela LC 1.191/2012, do Decreto nº 59.354/13, da Resolução SE 58/14 e Resolução SE 67 de 16-12-2014, convoca os candidatos classificados no Processo Seletivo, conforme Lista de Classificação publicada em DOE de 17-12-2016; 22-12-2016, para sessão de atribuição de vagas e adesão ao Regime de Dedicação Plena e Integral – RDPI como segue:
Rua Octaviano José Rodrigues, 1225, Jardim São Manuel
Data: 28/09/2017 (Quinta-Feira)
Horário: 8h30
Maiores informações no Anexo I
2. Assunto: Informativo SED 029 – 2017 – Módulo Conselho de Escola
Segue, abaixo, Informativo SED 29-2017 – Módulo Conselho de Escola.
Prezados Senhores,
Está disponível o módulo Conselho de Escola dentro da plataforma SED (www.educacao.sp.gov.br/sed).
O presente Tutorial objetiva orientar os Conselheiros de Escolas, as Unidades Escolares sobre a utilização da ferramenta “Sistema de Gestão de Conselhos de Escola”.
Siga o Passo a Passo desta Ferramenta de Gestão construída para fortalecer o processo participativo e democrático do Conselho de Escola, enquanto instância máxima de decisões pedagógicas, administrativas e financeiras da unidade escolar. Anexo II e Anexo III.
Acesse o sistema! Utilize a ferramenta! Veja seus benefícios:
*Gestão automatizada das informações
*Informatização do processo de agendamento de reuniões ordinárias, extraordinárias
*Produção de Atas
*Inserção da Proposta Pedagógica da Escola
*Inserção das ações prioritárias a curto, médio e longo prazo
*Maior transparência
*Agilidade e facilidade no acesso à informação
*Emissão de Relatórios Gerenciais
*Possibilita ao Órgão Central consultar Atas e Relatórios
Uma gestão democrática implica na avaliação de modelos de gestão tradicionais e pressupõe mudanças nas relações interpessoais, introdução de uma nova cultura institucional e organizativa à altura dos desafios impostos pelo século XXI.
Atenciosamente,
Equipe Secretaria Escolar Digital
Centro de Planejamento e Integração de Sistemas (CPLIS)
Departamento de Tecnologia de Sistemas e Inclusão Digital (DETEC)
Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional (CIMA)
3. Assunto: Orientações/CGEB Relativas à Reposição de Aulas Não Ministradas no Período de 28 a 31/03, e ou, em 28/04/2017
Aos Diretores das Escolas Estaduais
À vista das tratativas efetuadas junto ao Gabinete do Secretário da Educação e às orientações dispostas na informação enviada no Comunicado Extraordinário de 19.09.2017, referente à autorização e à reposição dos dias e ou aulas decorrentes da paralisação ocorrida no período de 28 a 31/03/2017 p.p., e/ou, no dia 28/04, a Coordenadora da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica, julga oportuno esclarecer que:
I – dimensionado, dentro do período acima indicado, o número de aulas e ou de dias letivos a serem repostos, caberá ao diretor da unidade escolar, elaborar, até 15/10/2017, um Plano de Reposição, que, encaminhado à Diretoria de Ensino, deverá merecer parecer do respectivo Supervisor de Ensino, ser aprovado pelo Conselho de Escola e ser homologado pelo Dirigente Regional de Ensino;
II- o Plano de Reposição, a ser executado até 30/11/2017, representa no processo de escolarização do aluno de qualquer modalidade de ensino, um direito à apropriação das competências e habilidades que fundamentaram as atividades escolares previstas nos diferentes planos de ensino aprovados e, um direito à aprendizagem e ao acesso aos conhecimentos, saberes e conteúdos neles previstos;
III- na elaboração do Plano, de Reposição, os demais gestores, em especial os Professores Coordenadores, deverão zelar pelo acompanhamento das atividades desenvolvidas, subsidiando os docentes com sugestões/ orientações didático-pedagógicas que viabilizem o total cumprimento do compromisso por eles assumido, orientando-os com base nos materiais didáticos utilizados em sala de aula e nos demais recursos, a exemplo de vídeos, para que possam oportunizar aos alunos condições que lhes possibilitem ampliar e aprofundar o conhecimento sobre o objeto do conhecimento em estudo;
IV- os ajustes de horário como componente integrante do Plano de Reposição, deverão compor o calendário de reposição de forma a harmonizar as condições entre a plena viabilização de todos os docentes envolvidos na reposição e a maior participação possível dos alunos;
V- as unidades escolares que, em decorrência de diferentes contextos funcionais, não conseguirem dar cumprimento aos procedimentos e prazos operacionais exigidos, deverão encaminhar, até 20/10/2017, para análise e parecer conclusivo da respectiva Diretoria de Ensino, a proposta do Plano de Reposição a ser implementada, contendo a exposição de motivos, o período de execução e a manifestação do Supervisor de Ensino;
VI- ao docente readaptado, professor coordenador, vice-diretor de escola, diretor de escola e aos demais servidores docentes que tenham registrado ausências no citado período, poderão ser elaborados Planos Individuais de reposição de horas não trabalhadas, com vistas a assegurar o acompanhamento das atividades de reposição de aulas dos docentes.
NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE
Fone 3404.2955 – delimnpe@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: AAP
Senhores Diretores,
Solicitamos a gentileza de retirar o material de aplicação da AAP (quantidade em anexo IV), no Salão de Reuniões da Diretoria de Ensino, conforme cronograma abaixo:
Dia 26/09/2017 (terça-feira)
Período da manhã Horário das 8h30às 11h30 |
Escolas dos municípios de Limeira, Iracemápolis e Cordeirópolis
|
Período da tarde Horário das 13h30 às 16h30 |
Escolas dos municípios de Rio Claro, Ipeúna, Santa Gertrudes, Cosmópolis, Artur Nogueira, Engenheiro Coelho. |
OBS.: Trazer auxiliar de carregamento
1.2. Conferência do Material
Após a retirada das caixas, efetuem a conferência minuciosa do material e, em caso de divergência entre em contato com o Núcleo Pedagógico.
Quanto as faltas ou sobras encaminhar planilha em anexo V para e-mail: delimnpe@educacao.sp.gov.br, até 02/10/2017.
Segue em anexo VI Comunicado Conjunto CGEB-CIMA, de 22-9-2017
2. Assunto: Levantamento de demanda para o Curso de Agroecologia em Rio Claro
Lembramos que, atendendo solicitação da Secretaria Municipal de Educação da cidade de Rio Claro, objetivando levantamento de interesse para possível implantação de curso no Centro Paula Souza, solicitamos as unidades escolares de Rio Claro realizar pesquisa com alunos de 9º ano do E. F. e preenchimento de planilha abaixo.
Encaminhar planilha até 26/09/2017, e-mail delimat@educacao.sp.gov.br
Pesquisa de Interesse Curso Técnico de Agroecologia no Ensino Médio.
Unidade Escolar |
Quantidade de alunos matriculados (9º ano) |
Quantidade de alunos interessados |
EE |
3. Assunto: Memória Escolar – História do Patrono
Encaminhamos, anexo VII, história do Patrono da EE. Cel. Joaquim Salles, do município de Rio Claro.
4. Assunto: Curso de Especialização em Mídias na Educação
Encaminhamos, anexo VIII, convite da UFSCAR para Curso de Especialização em Mídias na Educação
5. Assunto: II Semana USP de Ciência e Tecnologia
Segue, anexo IX, convite da USP para a II Semana USP de Ciência e Tecnologia.
CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH
Fone 3404.2961 (Cecília) 3404.2984 (Madalena) – delimcrh@educacao.sp.gov.br
Núcleo de Administração de Pessoal – NAP
Fone 3404.2968/2964/2965/2993/2992/2967 (Aline) – delimnap@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Recadastramento
Informamos que, até a data de hoje (25/09/2017), ainda não se recadastraram 93 servidores conforme Anexo X.
Solicitamos que as unidades informem os interessados sobre a necessidade do recadastramento até o dia 30/09/2017, impreterivelmente.
Atenciosamente,
Profa. Isabel Cristina Pivetta Fodra
Dirigente Regional de Ensino