COMUNICADO DERLIM DE 25.06.2025

COMUNICADO DERLIM DE 25.06.2025
 
DIRIGENTE/ GABINETE
Fone: 3404-2952 (Gracielle) – delim@educacao.sp.gov.br
Fone: 3404-2986 (Fabiola) – delimat@educacao.sp.gov.br
EQUIPE DE SUPERVISÃO DE ENSINO – ESE LIM
Fone: 3404-2970/3404-2971 – delim@educacao.sp.gov.br
 
1. Assunto: Resultado Edital 15.05.2025 – EE Brasil
O Dirigente Regional de Ensino da Região de Limeira, comunica, de acordo com o Item IV do Edital para preenchimento das vagas de Diretor de Escola/Diretor Escolar, de 15-05-2025, que, após concluídas as etapas previstas, não há candidato selecionado.
2. Assunto: Edital – Diretor de Escola/Diretor Escolar – EE Brasil
A Dirigente Regional de Ensino da Região de Limeira, torna público a relação de vagas de Diretor de Escola/Diretor Escolar, a ser preenchido mediante designação, na(s) unidade(s) escolar(es) participantes do Programa Ensino Integral (PEI) sob sua jurisdição, nos termos da Resolução SEDUC – 41 de, 15-9-2023. O preenchimento da vaga será realizado em conformidade com as normas e requisitos estabelecidos no Edital em anexo I e II.
3. Assunto: Atribuição EJA 2° Semestre
A comissão de Atribuição informa o que segue:
•          Docentes que estão afastados/designados não possuem acesso a manifestação de interesse durante o ano, este deverão ser atendidos manualmente via ABA 2;
•          As aulas de Redação e Leitura de expansão do 3° termo EJA devem ser associadas pela ABA 2, não constam no saldo para manifestação
4. Assunto: Expansão Ensino Médio Noturno
Live Expansão Noturno – Fechamento do Semestre
Público-alvo: Professores Mediadores, Equipes Gestoras do Ensino Médio
Data: 26/06/2025
Horário: 19h15
Canal: Gestão e Formação dos Professores
O Dirigente Regional de Ensino, convoca os Senhores Diretores e/ou Gestor Responsável pelo período noturno na unidade escolar e convida Professores Mediadores e Supervisores de Ensino, para participarem da Orientação Técnica – EXPANSÃO NOTURNO – FECHAMENTO DO BIMESTRE.
Dia: 27/06/2025
Horário: 18h00 
 
5. Assunto: Vem aí o novo Tarefa SP: descubra como potencializar sua prática em sala de aula
Live de lançamento do novo relatório do Tarefa SP: 26/06 às 11h
Prezado(a), Professor(a), 

Nesta semana será lançado o novo relatório do Tarefa SP, uma ferramenta desenvolvida para apoiar o trabalho dos professores.
Para apresentar essa novidade, explorar suas funcionalidades e ampliar as possibilidades de uso em sala de aula, realizaremos uma Live de lançamento na quinta-feira, 26/06, às 11h, com transmissão pelo Centro de Mídias (CMSP) no Canal Gestão. Acesse aqui.
Contaremos com a participação do secretário Renato Feder, que se junta a nós neste momento importante para a rede.
Esperamos a participação de todos! Estaremos à disposição para tirar dúvidas durante a transmissão.
A Live ficará gravada e disponível posteriormente no repositório oficial e no YouTube, para que você possa acessá-la mesmo que não consiga acompanhar ao vivo.
COPED. 
 
NÚCLEO PEDAGÓGICO – NPE
Fone: 3404-2955 (Viviana) – delimnpe@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Concurso de Redação da USTI- União Sindical dos Trabalhadores de Limeira 
Parabenizamos os estudantes e as unidades escolares vencedores do Concurso de Redação da USTI e convidamos a todos para a Cerimônia de Premiação.
 
CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA REDE ESCOLAR – CIE
Fone: 3404-2979 (Silvia) – delimcie@educacao.sp.gov.br
Núcleo de Gestão da Rede Escolar e Matrícula – NRM
Fone: 3404-2976 (Ana Lúcia) – delimnrm@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Planejamento de Escola – Planejar Escola
Prezados(as) Diretores,
Gostaríamos de agradecer a todos(as) que participaram ontem da nossa orientação sobre a nova aba “Planejar Escolas” na SED.
Para aqueles(as) que não conseguiram acompanhar ao vivo ou desejam rever o conteúdo, disponibilizamos abaixo os links com o material de apoio:
CENTRO DE ADMINISTRAÇÃO DE FINANÇAS E INFRAESTRUTURA – CAF
Fone: 3404-2943 (Eli) – delimcaf@educacao.sp.gov.br
Núcleo de Obras e Manutenção Escolar – NOM
Fone: 3404-2947 (Reinaldo) – delimnom@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Implementação do Projeto “BI – Manutenção do Diretor”
Público-alvo: Diretores de Escola
Com o objetivo de fortalecer a gestão da infraestrutura escolar e promover ambientes mais adequados à aprendizagem, será implementado o Projeto BI de Manutenção do Diretor, que visa padronizar e aprimorar o acompanhamento da conservação e manutenção das escolas estaduais.
O projeto tem como foco avaliar, de forma contínua e baseada em dados, a qualidade da gestão da manutenção sob responsabilidade da equipe gestora, com destaque para o papel do diretor.
Dessa forma, a partir de 23/06/2026, iniciaram as vistorias quinzenais nas escolas, com a aplicação de um formulário que contempla 25 critérios distribuídos em 7 ambientes distintos, entre eles: salas de aula, banheiros, cozinha/refeitório, ambientes administrativos e áreas externas.
Cada critério será avaliado com base nas menções: MUITO RUIM, RUIM, BOM E MUITO BOM, e permitirá a inclusão de fotos para subsidiar a análise posterior. Serão observados aspectos como:
•          Organização e execução da manutenção preventiva;
•          Estado de conservação geral da unidade;
•          Gestão da limpeza, pequenos reparos e armazenamento;
•          Presença de boas práticas de preservação;
•          Situações críticas que demandem intervenção imediata.
Visando maior agilidade nas vistorias, solicitamos que estejam separados em uma pasta ou afixados em quadro de avisos as notas de prestação de serviços e/ou certificados de execução dos últimos 6 meses, dos seguintes serviços:
•          Limpeza de calhas;
•          Dedetização e desratização;
•          Recarga de extintores;
•          Limpeza de caixa d’água.
O levantamento possibilitará monitorar padrões, identificar desafios, destacar boas práticas e embasar decisões para a alocação de recursos e ações de apoio às escolas.
Informamos, ainda, que, em breve, será desenvolvido um aplicativo para consolidar os dados, facilitar o acompanhamento de indicadores e apoiar a estruturação de planos de melhoria em conjunto com os diretores.
Em caso de dúvidas, favor contatar o NOM.
CENTRO DE RECURSOS HUMANOS – CRH
Fone: 2904-2961 (Aline) – delim@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Agendamento de Exame Demissional – CAT O em Interrupção
Prezados(as),
Conforme orientações sobre a extinção de contratos de docentes em interrupção de exercício, informamos que deve ser agendado exame demissional junto à empresa Ambiental, o qual deve ser realizado em até 10 dias corridos a partir da data da extinção contratual.
De acordo com o artigo 6º da Resolução SEDUC nº 2, de 18/01/2024:
§ 2º – Além do exame admissional, caberá ao docente contratado comparecer aos exames periódicos, retorno ao trabalho e demissionais nos dias e horários agendados, sujeitando-se a devolução do valor do exame correspondente e a extinção contratual, quando não houver o devido comparecimento.”
A Resolução SEDUC nº 44/2024 ainda estabelece que o não comparecimento ao exame demissional poderá impedir nova contratação:
“§ 2º – Além do exame admissional, caberá ao docente contratado comparecer aos exames periódicos, de retorno ao trabalho e demissionais, nos dias e horários agendados, sujeitando-se:
1- à devolução do valor do exame correspondente;
2- à extinção contratual, quando não houver o devido comparecimento;
3- à vedação de nova contratação.”
Diante disso, orientamos que o exame demissional seja agendado e comunicado por e-mail até duas vezes. Caso o servidor não compareça, deve ser anexado ao prontuário o comprovante de que os dados do agendamento foram comunicados ao servidor, a fim de formalizar as tentativas de cumprimento da obrigação.
Atenciosamente
PSOS/CEQV
Núcleo de Frequência e Pagamento – NFP
Fone: 3404-2995 / 2994 / 2969/ 2982 (Rafaela) – delimnfp@educacao.sp.gov.br
1. Assunto: Remessa à Secretaria da Fazenda – Julho/2025
Solicitamos que todos os formulários de pagamento (Formulários 02, 03, 04, 05, 09, 12, 15, 16, 17, 26, 29) sejam digitalizados e encaminhados para o e-mail <delimnfp@educacao.sp.gov.br>, até às 12h00, do dia 26/06/2025Os formulários 13 e 14 devem ser encaminhados em vias originais através da caixinha.
Reforçamos que os prazos de envio de documentação seguem os estipulados na Instrução DDPE/G nº 6, de 23 de outubro de 2015, onde “o Diretor do Departamento de Despesa de Pessoal do Estado, objetivando fixar o cronograma de entrega de documentação, expede a presente instrução”. Ressaltamos que os documentos e formulários encaminhados após o prazo estabelecido no cronograma de julho (26/06/2025), serão encaminhados à Secretaria da Fazenda apenas na remessa de agosto/2025 para efeitos e correção de pagamento em setembro/2025. Dessa forma, solicitamos que todas as Unidades Escolares encaminhem os formulários referentes as rejeições e correções de pagamento respeitando o prazo do cronograma de remessa.
Alertamos as orientações encaminhadas através do COMUNICADO DERLIM DE 28.08.2024, referentes a PORTARIA CAF-G Nº 00017, de 26 de agosto de 2024, que define e uniformiza procedimentos relativos às informações de ocorrências para o processamento da folha de pagamento dos servidores públicos. Bem como as orientações encaminhadas através do Comunicado DERLIM 24-09-2024, referentes a INSTRUÇÃO DDPE Nº 00001, 28 DE AGOSTO DE 2024.
O documento deve estar assinado e as digitalizações devem estar nítidas e salvas em formato de arquivo PDF ou PDF X, conforme sugestão dos técnicos da Sefaz. Atentar para que os documentos digitalizados não fiquem de cabeça para baixo, dificultando o manuseio através do sistema.
Cada arquivo deve ser salvo de forma separada, um para cada servidor e um por modelo de formulário. Por exemplo: Formulário 04 e Formulário 17 do professor Tibúrcio. Digitalizar um PDF para o Formulário 17 (frente e verso no mesmo arquivo) e outro PDF para o Formulário 04. Em casos de formulário e outros documentos, digitalizar e inserir em um único arquivo. Por exemplo: Formulário 12 e copias de demonstrativo. Encaminhar um único arquivo que contenha o formulário e os documentos auxiliares.
Lembramos que todos os formulários recebidos que compõe a remessa a ser encaminhada, é inserida pela Diretoria de Ensino no sistema SEI!, dessa forma, as orientações acima têm objetivo de facilitar o trabalho de todos, bem como adequá-lo ao sistema utilizado e as exigências realizadas pela Secretaria da Fazenda. Contamos com a compreensão e colaboração de toda equipe.
Atenciosamente,
Gabriel Prochnou Vieira
Dirigente Regional de Ensino